Ir para conteúdo

Santiago


Mensagem adicionada por Mochileiros.com

Tópico arquivo sobre Santiago do Chile. Disponível apenas para leitura.

Clique aqui para acessar o tópico oficial sobre Santiago
 

 

Posts Recomendados

  • Respostas 2k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Colaboradores

Acho que como os colegas já citaram, para 2 dias apenas e para ficar somente em Santiago não é imprescindível alugar um carro. Mas, se ainda assim, essa for a preferência de vcs, podem já garantir o aluguel aqui do Br mesmo: www.avis.com.br e www.hertz.com.br

 

até mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Só uma coisa. O preço dos táxis em Santiago é difícil de entender de primeira. Ele sempre vem com dois preços no para-brisa. O mais caro, é a bandeirada inicial, o mais barato é o valor por deslocamento/tempo. A bandeirada inicial varia de $100 a $1.000 e o valor de deslocamento/tempo entre $80 e $200. Quanto mais caro for o bairro e o horário, a probabilidade de pegar valores maiores é maior.

 

Outra coisa é saber exatamente quanto de dinheiro deu ao taxista pra ele não te devolver outra nota de volta falando que deu menos. Me ferrei numa dessas em que já estava meio "alegre"...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olá.

 

A minha dica é: use e abuse do metrô em Santiago. É muito fácil se locomover usando o metrô lá, além de ser bem mais barato do que taxi. Você pode usar o metrô sem problemas durante e dia e caso saia à noite, já que você está com crianças, vá de metrô e volte de taxi. No hotel, peça o mapa da cidade. Nele tem as estações do metrô. Não tem erro!!! ::hãã2::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olá ao Leo e a todos! Então, estarei indo em Dezembro para Janeiro para Santiago com mãe, irmão e noiva. Iremos passar +- 4 dias só em SANTIAGO. A intenção é conhecer a cidade, AS VINICOLAS e as estações de Ski, para relaxar minha mãe e sogra já que meu pai e meu sogro faleceram ha 1 ano e ambas ainda estão muito tristes :cry: e como ! Acho que não tem neve, então queria ir a vale nevado pelo menos para andar de teleferico. Então:

01) Alguem sabe alguma excursão/onibus para conhecer as vinicolas ? E onde posso contratar , não vi nada, não achei nada bom

02) Alguem sabe alguma excursão para conhecer vina del mar ?

03) Alguem sabe alguma excursão para conhecer o vale nevado , para passarmos um tempo lá e depois voltar ? Se não existir tal tipo de coisa, é fácil ir e voltar de lá por conta própria? para tipo andar de teleferico e cavalo

Em relação a estes passeios, como irei com a mãe e Sogra, tenho que contratar, então alguem sabe onde posso contratar estes passeios fechados ?! Agradeço muito. Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oi Excalibur,

 

A CVC e a New Line (que eu conheço e costumo trabalhar com elas) têm esses roteiros.

Dê uma olhada no site que o Léo passou e nos conte quanto está. Depois eu dou uma olhada para você quanto essas operadoras brasileiras estão cobrando para esses passeios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Saudações a todos, cheguei domingo (22/11) de Santiago do Chile , cheguei em Santiago na terca feira dia 17/11 final de tarde e fiquei ate sexta feira dia 20/11 de manha , relato aqui minha experiência afinal no fórum consegui muitas informações importantes para a construção da minha viagem e para minha estadia em Santiago .

 

Domingo dia 15 de novembro saimos de Florianopolis , eu e minha esposa ju, as 23:45 hs do terminal rodoviario Rita Maria , viajamos com a empresa chilebus

 

, o onibus nao estava cheio , mais aqui em Floripa com agente embarcaram 12 freiras chilenas , nao preciso dizer que a barca estava mais que abencoada , os

 

outros passageiros todos chilenos , do Brasil somente eu e minha linda , o onibus nada demais era um executivo serviam cafe refrigerante a todo momento

 

forneceram 3 lanches durante a viagem eu e a ju nao comemos, eu nao senti a viagem consegui dormir , daquele jeito , mais consegui ja a ju ate a segunda

 

feira a tarde suportou depois foi complicado tive que fazer muito cafune , os motoristas tem muita experiencia o comissario muito atencioso nos ajudou nas

 

aduanas , no meu caso precisei declarar uma bike que levava e ele me encaminhou nos lugares certos , sem eu ter que perder tempo procurando , o onibus da

 

Ilha foi direto a Porto Alegre ,mais ou menos umas 6hs de viagem, e depois so parou perto das 14 hs 100 km antes de uruguaiana num posto de gasolina onde

 

pudemos tomar banho e almocar era uma churrascaria e lanchonete nao gostei da cara da comida e comemos 3 misto quentes bebemos 1 agua e um

 

refrigerante , tempo da parada foi de 1:20 h, dali saimos direto para uruguaiana onde o onibus parou em um supermercado para que os passageiros pudessem

 

comprar comida para sequencia da viagem , nao descemos pois ja traziamos de Floripa agua bolacha e algumas frutas e de onibus algo que nao sentimos foi

 

fome , em uruguaina fizemos os tramites aduaneiros para passagem do Brasil para Argentina , estava bem tranquilo o onibus encostou e ja fomos atendidos ,

 

tivemos que passar nossa bagagem pelo raio x , apenas a bagagem que estava no porta malas , oque levamos em cima nao precisou , perdermos mais ou

 

menos 1 h na aduana , agora estavamos em territorio argentino o onibus parava em alguns postos de fiscalizacao da germandia argentina , coisa muito rapida

 

nao demorava 5 minutos , pelas 22:00 hs o onibus parou em um posto de combustivel para banheiro e lanche , na argentina a coisa é complicada nao tem

 

restaurante , no posto era loja de conveniencia , nao tinha opcoes de comida so salgadinhos e essas porcarias , tomamos 2 cafes com leite , na argentina nao

 

aceitam real , peso chileno e ate mesmo dolar , so que se der uma chorada eles acabam aceitando o dolar , tempo de parada foi de 30 minutos , durante o

 

percurso na argentina chamou a atencao santa fé onde passamos por um tunel em baixo de um rio , chegamos a mendonza na terca feira de manha mais ou

 

menos 9 h o onibus nao parou indo direto a aduana los libertadores passagem da Argentina para o Chile , o percurso ate la é muito lindo de mendonza ja

 

comecamos a avistar a cordilheira e qto mais se aproximava mais lindo ficava , a cordilheira estava com bastante neve oque dava aquele toque especial , a

 

estrada cruzava por varios tuneis , de mendonza ate a aduana los libertadores levamos mais ou menos 3 hs no onibus recebemos um documento onde tinhamos

 

que declarar tudo que levavamos , desde comida ate dinheiro , la amigos o bixo pega , qdo chegamos haviam 3 onibus na nossa frente , muitos desceram para

 

comer em kioskes que tem ao lado da aduana ,tava muito frio , compramos uma agua de 1,5 l , o tramite de passagem para o chile referente a documentacao

 

foi muito rapido e tranquilo na hora passava ao vivo chile x eslovaquia , tem policias do chile andando por toda aduana com cachorros da raca labrador ,

 

enquanto vc esta na fila p apresentar seus documentos eles passam com o cachorro pela fila , a chatice é na fiscalizacao da bagagem , passa tudo pelo raio x ,

 

oque esta no porta malas e oque esta em cima , oque notei foi que se no raio x aparece alguma bagagem que tem sacola plastica dentro eles mandam abrir ,

 

comida , fruta ate mesmo uma flor , isso mesmo tinha uma senhora do meu onibus que levava uma rosa dentro da bagagem e nao deixaram passar , pior ainda

 

quebraram a flor na frente da senhora e jogaram fora , e tem mais se nao declarar quaquer coisa do genero e eles pegarem pode ter multa de ate 10 000

 

dolares ,tempo de parada na aduana foi de 2 hs , fiscalizacao feita partimos rumo a santiago , logo na saida o famoso e esperado caracol que é qdo comeca a

 

descer a cordilheira , ali o motorista tem que mostrar experiencia e braco , o da chilebus mostrou , alucinante a descida , cordilheira para todos os lados e

 

aquela descida , ponto alto da descida foram a freiras , podem acreditar comecaram a cantar uma musica do tipo aquela aqui no Brasil "motorista se eu fosse

 

como tu eu tirava o pe do freio e ....." so que a delas dizia algo do tipo " acelera , acelera , acelera motorista que Deus chega mais rapido ....."

 

hahahahahahahahaha foi oque fizemos rimos muito , a descida toda é muito linda , o problema é que a estrada esta em reforma e causa algumas filas , mais

 

nada que parasse o transito , as 17 hs de terca feira estavamos chegando no terminal de buses de Santiago Chile , pegamos um metro na estacao universidade

 

de santiago que fica ao lado do terminal e descemos 4 estacoes depois na estacao pedro de valdivia bairro da providencia saimos da estacao caminhamos 50

 

metros e estavamos em frente ao nosso hotel , o cambiaso aparthotel , aprovado o hotel , quarto bom com uma boa cama cozinha completa que acabamos nao

 

usando , banheira , todas as informacoes que precisamos tiramos com o pessoal da recepcao do hotel que foram sempre muito prestativos ,estacao de metro

 

na frente , alguns restaurantes bem ao lado , como sushi , pizzahut e outros , supermercado bem ao lado tbm enfim recomendo o apart hotel , deixamos

 

nossas coisas no quarto e fomos dar uma caminhada pela regiao perto do hotel precisavamos achar uma casa de cambio para comprarmos pesos chilenos , pela

 

regiao tem algumas casas de cambio mais sao ruim de negocio , cotacao bem abaixo das casa de cambio do centro de Santiago mais tinhamos que comprar

 

alguns e compramos na afex casa de cambio, caminhamos ate perto das 19:00 a fome era grande, resolvemos ir ate o bairro de bella vista para buscarmos

 

alguma opcao de janta no patio bellavista ,pegamos o metro em frente ao hotel e descemos na estacao baquedano caminhamos mais ou menos 10 minutos e

 

chegamos ao patio , la exitem varios restaurantes , comida peuana , irlandesa ,italiana , chilena , grelhados (parrilla) , jantamos comida italiana , o la bota ,

 

aprovado tbm , comemos uma pizza marguerita de 6 fatias bem fininha é praticamente uma entrada , e comemos 1 massa cada 1 eu com um molho gorgonzola

 

e a ju com pesto , tomamos 2 refrigerantes e 1 agua ,terminamos por volta das 21 hs , voltamos de metro para o hotel e capotamos .

 

 

Ps. Saida de Floripa dia 15/11 as 23:45 hs chegando em Santiago dia 17/11 as 17:00 hs , o dinheiro que levei foi em reais , apenas alguns dolares ( U$$ 50 ) para o percurso entre Floripa e Santiago

 

No 1 dia em santiago consegui um cambio na Afex casa de cambio por R$ 1 = PCH 280

 

Custos do 1 dia de viagem :

 

Passagem de onibus chilebus - R$ 312,00 cada passagem Total R$ 614,00

 

Banho na parada antes de uruguaina - R$ 2,00 cada banho Total R$ 4,00

 

Lanche na parada antes de uruguaiana - R$ 18,00

 

Lanche na parada posto combustivel argentina - U$$ 2 (R$ 3,80)

 

Agua de 1,5 L comprada na aduana chilena - U$$ 1 (1,90)

 

3 diarias no apart hotel cambiaso - U$$ 46,00 a diaria para casal Total U$$ 138 ( R$ 262,20 )

 

Metro do terminal de buses ao hotel - PCH 450 cada passagem Total PCH 900 ( 900/280 = R$ 3,21 )

 

Metro do hotel para o patio bellavista - PCH 450 cada passagem Total PCH 900 ( 900/280 = R$ 3,21 )

 

Janta no patio bellavista - PCH 21 100 com 10% ( 21 100/280 = R$ 75,35 )

 

Metro de volta ao hotel - PCH 400 cada passagem Total PCH 800 ( 800/280 = R$2,85 )

 

Dia 18/11 quarta feira

 

Acordamos bem cedo e fomos a inauguracao do bike park san cristobal , que foi um dos motivos da minha viagem , o bike park foi construido bem no meio do

 

cerro san cristobal que é um morro no meio de santiago onde se tem uma vista maravilhosa de Santiago , da cordilheira e varios entretenimentos fui a convite

 

do bike park para inauguracao da pista de downhill e andei por todo o cerro sem custo algum , downhill é o esporte que pratico , a manha de quarta feira foi

 

dedicada a bike , perto do meio dia ja estava encerrado pegamos o metro e fomos ao centro de santiago para almocar , conhecer alguns pontos turisticos e

 

fazer cambio , almocamos no mc donalds , eu 1 quarteirao com refrigerante e batata e a ju 1 big mac com refrigerante e batata , depois fomos ao palacio la

 

moneda , pza de armas , catedral , terminamos os pontos turisticos e fomo em busca de cambio , focamos entre a rua moneda e a rua agustinas bem no centro

 

de Santiago , sao muitas casas de cambio uma ao lado da outra ,fomos praticamente em todas e o melhor cambio foi na J C Tour na rua moneda 896 ,

 

finalizando o cambio fomos desbravar os imensos calcadoes do centro de santiago , paseo ahumada , paseo estado , varias e varias galerias , paramos em um

 

café que se chama café haiti , um café imenso no meio do paseo ahumada muita gente entra pra aquele cafezinho 99% dos clientes homens pq oque chama a

 

atenção no café são as meninas que servem vestidas em micro saias e so de sutiã isso mesmo so de sutiã e eram bem bonitinhas as meninas mais tranquilaco

 

todo mundo tomando seu cafezinho e apreciando belas paisagens , as lojas de departamento fallabela , ripley , la polar , johnson s , é uma verdadeira loucura

 

precos muito muito bons , para terem uma ideia camisetas da diadora por R$ 6,80 comprei um relogio da timex com frequencimetro que aki custa R$ 280,00

 

por R$ 68,00, a ju se esbaldou sandallia , blusinha , produto p cabelo comprou muita coisa tudo isso promocao na falabella que chegava a 70% de desconto em

 

muitos produtos , por exemplo as camisetas da diadora estavam com 70% pq eram da colecao do verao de 2009 , perfume , computador, oculos , roupa tem

 

muita coisa e tem as grandes marcas tbm dentro das proprias lojas de departamento todas separadas , polo ralph lauren , armani , hugo boss e por ai vai tem

 

que andar muito dentro das lojas e pelo centro pq tem muita promocao , muito desconto , nas lojas do centro por exemplo podem pexinxar se for em efectivo

 

como eles chamam pagamento a vista em cash la eles dao descontos muito melhores que aki no Brasil , compramos perfumes eu e a ju em uma loja no centro

 

que estava com 30 % a loja toda , como compramos eu e ela ganhamos 40% de desconto compramos bastante no centro de Santiago presentes de natal das

 

minhas filhas e os nossos tbm , o melhor nao foram muitos reais considerando a quatidade de compras , saimos do centro de santiago por volta das 17:30 e

 

fomos ate ao mall sports pegamos um metro na estacao la moneda e fomos ate a ultima estacao da linha 1 que é a estacao escuela militar de la tomamos um

 

taxi ate o mall sports , shopping irado so de esportes tem uma onda artificial p raca surfar , muro de escalada , arvorismo , e muitas lojas de esportes , loja da

 

vans pra quem anda de bike ou de skate sabe que a marca é top em tenis para estes esportes , mais muito muito muito caro nao havia nada em promocao , no

 

chile agente fica mal acostumado pq é muitas promocoes na maioria das lojas nao so no centro mais em shoppings como o parque arauco entao vc chega em

 

um shopping como este e encontra precos iguais ou ate maiores que o Brasil vc quer sair correndo de la , e foi oque fizemos nao compramos nada nem uma

 

agua , valeu so p conhecer pois tem lojas iradas , de la tomamos um novo taxi e fomos ate o parque arauco que é um dos maiores shoppings de Santiago , mais

 

uma loucura , muita promocao , comprei calca da calvin klein por R$ 72,00 , tenho uma filha de 4 anos e compramos muita roupa p ela tbm tudo com precos

 

muito baixos , as lojas la nao importa se sao grandes marcas , se sao as de departamento , infantil , todas elas dao muito desconto , queimam estoque ,

 

colecoes passadas ficando ainda mais barato , ate a loja da apple no parque arauco tem promocao inclusive vc pode entrar e ficar navegando em algum i mac

 

ou mac book da loja , o shopping vale muito a pena , ele fecha as 21 hs mais no lado de fora tem o boulevard onde tem algumas lojas que ficam abertas ate as

 

23 hs como tous , volcon, apple , billabong , quiksilver e o parque de alimentacao que fica ao ar livre com muitos restaurantes , italianos , parrilladas , japones

 

, chilenos , escolhemos o tip tap , e foi indicacao que pedimos a funcionaria da loja volcom , otima indicacao por sinal o restaurante serve desde parrillas ate

 

massas , saladas , sanduiches especiais , escolhemos uma salada ceasar que comeriam 3 pessoas tranquilamente , pedimos 2 parrillas com batata frita e ovo

 

frito seria nosso bife a cavalo muito bem servido , a ju não conseguiu comer tudo , bebemos 3 refrigerantes , na volta pegamos um taxi do shopping ate nosso

 

hotel , estava finalizada a quarta feira em santiago .

 

 

Custos da quarta feira

 

Cambio na J C Tour - R$ 1 = PCH 290

 

Metro ate o centro de santiago - PCH 450 cada passagem Total PCH 900 ( 900/290 = R$ 3,10 )

 

Almoco no mc donalds - PCH 5 000 ( 5000/290 = R$ 17 )

 

Taxis , incluso os 3 taxis do dia - PCH 15 000 ( 15000/290 = R$ 51 )

 

Janta - PCH 30 000 ( 25000/290 = R$ 86 )

 

Dia 19/11 quinta feira

 

Acordamos bem cedo por volta das 7:30hs tomamos banho e fomos ao centro novamente , de metro , as lojas so abrem as 10:00 hs da manha como chegamos

 

no centro eram umas 8:30 hs estava tudo fechado , fomos então visitar outros pontos turísticos , mercado , municipalidade e outros , a partir das 10 hs foi

 

novamente desbravar os calçadões e suas lojas , como falei antes muita promoção , não tem como virar um consumista compulsivo , perto das 13 hs fomos

 

comer no mc donalds novamente no paseo ahumada , terminamos e embarcamos no metro bem em frente ao mc donalds , fomos ao hotel deixamos nossas

 

coisas e seguimos de taxi para Rua Irarrazaval , Av Vicuna Mackena , Rua Rodrigo de Araya e Av Manoel Matta , que é onde fica a maioria dos out lets de

 

Santiago , é muito out let , nike adidas , puma , grandes marcas , jeans , é uma verdadeira loucura , tem out let de decoração pra casa tem de tudo , comprei

 

uma jaqueta na adidas aquelas com pluma dentro que adapta se a temperatura , que aki custa no mínimo R$ 600 paguei R$ 110 , a ju comprou jeans da Levis

 

e Lee 2 por 15 000 pesos = R$ 51 tenis da Nike por 12 000 pesos = R$ 41 recomendadissimo a ida ate esta região e são ruas todas uma perto da outra ,

 

acabamos perto das 18 hs tomamos um novo taxi , deixamos nossas coisas no hotel e seguimos para o parque arauco para jantar , demos mais uma volta no

 

shopping , jantamos mais uma vez no tip tap , pedimos a mesma salada do dia anteiror , eu o mesmo prato do dia anterior tbm e a ju pediu um prato que

 

vinha um file de mais ou menos 300 gr feito em panela de pressão com arroz e purê de batata , tomamos 3 refrigerantes , tomamos um taxi por volta das

 

22:30 hs e voltamos ao hotel , para deixarmos tudo pronto para manha seguinte onde partiríamos as 10 hs da manha rumo a Floripa .

 

 

Custos da quinta feira

 

Metro ate o centro de santiago - PCH 450 cada passagem Total PCH 900 ( 900/290 = R$ 3,10 )

 

Almoco no mc donalds - PCH 5 000 ( 5000/290 = R$ 17 )

 

Metro ate o hotel - PCH 450 cada passagem Total PCH 900 ( 900/290 = R$ 3,10 )

 

Taxi incluindo os 3 do dia –PCH 15 000 ( 15000/290 = R$ 51 )

 

Janta no tip tap – PCH 17 000 ( 17000/290 = R$ 58 )

 

Dia 20/11 sexta feira

 

Acordamos bem cedo pois nosso ônibus partiria as 10:00 hs da manha , no dia anterior já tinha solicitado a recepção do hotel um taxi pra não pegar o metro na

 

hora do rush que La em Santiago é complicado , o metro fica muito cheio e carregar nossas mochilas e sacolas das compras , a bike , melhor foi o taxi , e tinha

 

que ser van , foi marcado para as 8:30 hs , e as 8:30 hs o telefone do quarto tocou informando que o taxi nos aguardava em frente ao hotel , levamos mais ou

 

menos 20 minutos ate o terminal rodoviário , chegamos fomos ate a pluma para liberar nossas passagens que já havíamos comprado em Floripa , passagens

 

liberadas foi aguardar a chegada do latão , sim latao pq nem executivo era , tratava se de um convencional , bem fraquinho , o da chilebus pelo menos era 2

 

andares , esse era convencional mesmo o banco não reclinava quase nada , imaginem como foi a volta ne , o comissario se esforcou p atender bem , serviam

 

café ,cha , refrigerante e água a todo momento , serviram bolacha , os motoristas tem experiência no volante e na estrada , mais são meio caguetas , explico

 

, tipo eles ficam de marcacao com quem vai muito , por exemplo conhecemos uma mulher na volta dentro do onibus que vai toda semana pro Chile so para

 

buscar canetas mont Blanc que ela compra a U$$500 a original de ouro , a mesma caneta aqui custa R$ 6 000 , então ela vai toda semana e no dia que

 

estávamos voltando na hora de entrar no ônibus os motoristas não deixaram ela entrar com a bagagem que ia em cima junto a ela , moral da historia la

 

estavam as canetas e qdo passou na aduana Chile/argentina ela simplesmente perdeu todas as canetas , eu subi com a minha mochila nas costas , achei isso

 

uma babaquice deles afinal são brasileiros tbm , o onibus já falei , a viagem de volta foi bem cansativa o mesmo visual para subir de volta , agoral o caracol

 

era p subir que tem sua emoção tbm e lindas fotos perdemos mais ou menos 6 hs na aduana Chile/argentina , cara esses argentino são muito safado mesmo

 

deram uma geral no ônibus muito pior que na los libertadores entrando no chile , revistaram todas as malas , pegaram a mercadoria de mont Blanc pegaram de

 

um cara tbm que vai de 15 em 15 dias pra la so p comprar peca de jeep , troller vinha com supsensao , cabo de acelerador muita coisa , imagina so qto não

 

custa isso la deve ser mínimo , mais pegaram tudo , o cidadão da aduana um argentino muito do otario ainda dava altas explicações sobre o MERCOSUL , mais

 

foi isso , uma chatice passar por essa aduana , na Argentina o mesmo problema da ida com relação a comida , so loja de conveniência em posto de

 

combustível , qdo chegamos em Uruguaiana no sabado por volta do meio dia é que parou em um restaurante e lanchonete , comemos 5 misto quentes e

 

bebemos 1 refrigerante e 1 agua , a noite perto das 23 hs parou proximo a porto alegre novamente em um restaurante e lanchonete , compramos apenas 1

 

agua , domingo 7:00 hs da manha estávamos chegando em Florianópolis no terminal rodoviário Rita Maria .

 

 

Custos da sexta feira e volta

 

Passagem de ônibus pluma – R$ 300 cada passagem Total R$ 600

 

Taxi para o terminal de buses – PCH10 000 ( 10000/290 = R$ 34 )

 

Lanche na parada em Uruguaiana – R$ 27

 

Água na parada antes de Porto Alegre – R$ 3

 

Valeu muito a viagem ate Santiago , aprovado todos os lugares que visitamos , o hotel , povo chileno é um povo muito receptivo e educado , no período estava

 

frio , tinha sol mais era frio , começo da manha e noite mais frio ainda tipo 10 graus , nas aduanas vimos muita neve na cordilheira , no aconcagua , na aduana

 

chata da argentina oque valeu foi ter visto a neve cair , foi pouco mais bem legal ter visto , muito frio nas aduanas , vento cortando , enfim vale muito a pena

 

conhecer Santiago , se tiverem alguma pergunta estou a disposição abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

×
×
  • Criar Novo...