Ir para conteúdo

Barracas leves, levíssimas!


Posts Recomendados

  • Membros

Pessoal, fiz uma pequena seleção de barracas levíssimas mas queria ouvir as opiniões dos estimados colegas sobre sua resistência, em especial ao vento/chuva e ao uso, afinal leve não quer dizer descartável. E de nada adianta ser leve se ela não aguentar um ventinho "básico" como os que peguei no acampamento Paine Grande na Patagônia.

 

A título de referência, uma Nautika Falcon 2 pesa 1,8kg e tem 1,3m x 2m de piso com 1m de altura e o vestíbulo tem 30cm. A Falcon 2 me atendeu bem em termos de espaço nas ocasiões em que optei por dividir barraca e foi tranquilo de levar nas ocasiões me que dormi sozinha, por isso procurei fazer uma seleção com características semelhantes. Referência, não comparação!

 

20120411141753.png

 

Minhas observações:

- Não gosto do interior todo telado da Seedhouse e da SuperMega, menor resistência ao vento.

- Essas varetas com a ponta pra fora da Nook e da SuperMega, com vento, não vai furar o tecido?

- A Nook e a Fly Creek tem uma vareta só indo até o fim da barraca, ou seja, não são autoportantes de fato, mas a Nook tem uma opção de usar o bastão de caminhada para torná-la autoportante

 

O que vocês acham?! Pros e contras de cada uma?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Todas são excelentes barracas, com qualquer uma ficarás bem servida.

O quarto sendo inteiro de mosquiteiro não irá influenciar em nada quanto a resistência ao vento, apenas a barraca será mais fresca. Se queres uma 4 estações pesquise outras tendas. Minha Hubba é inteira telada e já passei frio aqui no PR.

Quanto a Fly Creek e a Nook não serem auto-portantes por terem apenas uma vareta na parte traseira isso não é verdade. Auto-portante é a barraca que fica em pé sozinha, e isso elas fazem (acredito eu, pois não conheço nenhuma pessoalmente). Mas a resistência ao vento é menor. Para ter uma boa resistência precisa ter varetas se cruzando, e estas certamente serão mais pesadas, pelo maior número de varetas.

"Não existe almoço grátis", já ouviu esta expressão? Não existe barraca resistente a ventos fortes, ao frio, auto-portante e super-leve. Para se ter uma coisa tem que se abrir mão de outra, é uma questão de escolher qual o seu caminho, super-leve ou super-protegido.

Tá, eu sei que tem umas tendas super-mega-power, tipo Vaude e Terra Nova, mas aí o preço da brincadeira já é outro... e pelo que vi não são auto-portantes, são túneis...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Droga tinha digitado um monte de coisa e o post se perdeu!

 

Eu complementaria a deifinição de auto portante - nao basta a barraca parar de pé sozinha, ela tem que ser utilizavel soh com o uso das varetas, sem a necessidade de estacas. Essas "tripés" se vc não estacar os pés, ela não estica toda.

 

Muitas destas barracas utilizam o recurso de prender o interior a cobertura para aumentar a resistência do abrigo como um todo - imagino que prender tela e prender nylon de diferença sim na resistência.. além de eu, como menina, ser super friorenta ::Cold:: e prefiro a proteção de tecido vs tela!

 

isso pra mim é uma boa resistência - fui pesquisar as terras nova q vc comentou ::otemo::

http://www.youtube.com/watch?v=vdt5pMP9o6o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Katish!

 

 

Suas preocupações fazem muito sentido! A questão do forro telado, nos esquemas em que se monta o "quarto" interno afixado ao sobreteto externo realmente fica prejudicada, mas alguns fabricantes adotam soluções híbridas para esse problema, como reforços em fita de nylon ao longo dos pontos de stress do material telado, que também tem evoluído muito nos últimos anos, alguns apresentando resistência mecânica à tração bem grande, praticamente igual aos nylon/poliamida existentes. No entanto não conheço pessoalmente essas barracas que você elencou para saber se realmente alguma delas adota soluções deste tipo (pelas imagens disponíveis na internet não dá para ter certeza) presume-se que sim pelo fato de serem barracas com boas avaliações no exterior e de fabricantes conceituados - no entanto me parece evidente essa solução na MSR Nook, cujo teto do quarto é em tecido não telado.

 

A questão "autoportante", ainda que concorde com você, não é o que tecnicamente se reconhece no mercado, falando em convenção. Nesse ponto, "autoportante" é mesmo a barraca que se sustenta em pé apenas com sua armação, sem uso das estacas, ainda que o sobreteto não fique completamente esticado (o que ademais não inviabiliza seu uso, apenas o torna definitivamente não recomendado em situações em que a barraca fique exposta às intempéries, diferente de uma montagem dentro de um ginásio de esportes, no interior de uma caverna ou na varanda de uma casa, por exemplo).

 

As Terra Nova são em geral barracas de 4 estações (vide o que falou o Otávio em seu post anterior). Não usam tela até porque são projetadas (as de 4 estações) para o uso em climas bem mais inclementes do que o nosso, como a Inglaterra, por exemplo, que pelo frio não admite o uso de material telado em abundância. A TN Solar 2.2 mostrada em seu post, por exemplo, é dotada ainda de armação com geometria semi-geodésica, onde se procura fazer com que as varetas se cruzem o maior número de vezes (neste modelo em 2 pontos) de forma a aumentar a resistência estrutural da armação aos esforços causados pela força dos ventos. Isso a torna excepcional em termos de resistência, mas aumenta consideravlmente o seu peso final. Essa, por exemplo, vai a 2,2 Kg... ::ahhhh:: fora o precinho!!!

 

Como se vê e sabiamente já afirmou o Otávio, não há "almoço grátis". Precisamos escolher o que priorizar. Para cada tipo de perrengue pretendido há "um" equipamento mais adequado, nunca haverá "o" equipamento adequado a todos. Por essa razão geralmente temos mais de uma barraca :mrgreen:

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
........................................................... além de eu, como menina, ser super friorenta ::Cold:: e prefiro a proteção de tecido vs tela!............................................

Opa, aí sim faz diferença. ::cool:::'>

Legal a tenda da Camp, é fácil de achar fora da europa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

OFF

as vezes me pergunto o tamanho do mercado de equipamentos mais "high end" no brasil.. vejo bastante procura e bastante gente disposta a investir em bons equipamentos que a maioria dos fabricantes simplesmente não oferece! ::vapapu:: Não há investimento em novos designs, menos ainda em termos de material.. quem sabe temos aqui uma oportunidade de negócio?! :!:

/OFF

 

E pra quem procura um pouco mais de espaço, uma pequena seleção de outras 3 barracas que chamaram minha atenção! Esta copper spur parece ótima.. eu só não comprei a danada ainda por causa do medo da vareta atravessada furar o tecido num ventinho qualquer.. além de claro, a barraca exigir uma área maior pra montar por ter dois vestíbulos.. mas nossa.. deve ser um palaciozinho!

 

 

20120412015223.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

As varetas "atravessadas" servem para sustentar o sobreteto longe do quarto e também para aumentar o avanço. Elas tem um lugar próprio e reforçado para encaixar e não vão furar o nylon não, minha Hubba também tem, não se preocupe com isso.

E respondendo a minha pergunta, o Tiago está trazendo material da Camp (e também Marmot), fala com ele:

www.lojaclubetrekking.com.br

tiagokorb@hotmail.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
A questão "autoportante", ainda que concorde com você, não é o que tecnicamente se reconhece no mercado, falando em convenção. Nesse ponto, "autoportante" é mesmo a barraca que se sustenta em pé apenas com sua armação, sem uso das estacas, ainda que o sobreteto não fique completamente esticado

 

O problema é que a convenção foi convencionada pelos próprios fabricantes rsss..o que percebo nos forums la de fora é que a maioria dos usuários faz uma distinção entre autoportante e realmente autoportante.. então tvz a gente precisa inventar um novo termo pra essas barracas tripe rsss

 

Otávio, e que tipo de vento vc já pegou com sua hubba hubba?! essa vareta com a ponta pro ar me deixa realmente apreensiva...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...