Ir para conteúdo

Barracas leves, levíssimas!


Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Getúlio, quantos mm de resistência à coluna d'água no piso e no sobreteto você considera suficientes para nossos acampamentos "molhados" aqui no Brasil? Qual o mínimo?

Abraços.

Posso responder essa?!?! :mrgreen:

Vou falar pela minha experiência: MSR Hubba com 1.500mm no sobreteto e 10.000mm no piso.

No piso tranquilo, já peguei chuva bem forte e nada de passar água. Acho que os 6.000mm da Nepal devem aguentar.

Já o sobreteto e seus 1.500mm: nas chuvas fortes chega a passar um "spray", não sei se é a umidade de dentro (condensação) que com a força dos pingos acabam "caindo" ou se o tecido saturou mesmo e passou água. Como a Hubba é inteira telada dá pra sentir o spray na hora do chuvão... mas só nos pancadões mais fortes, com chuva "normal pra forte" não molha.

Pretendo dar uma reforçada na impermeabilização da tenda, depois conto como ficou; mas vai demorar, só ano que vem...

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Poxa Otávio, eu acho 1500 mm tranquilo pra qualquer chuva. A barraca que eu mais uso tem isso no sobreteto e eu já peguei muita chuva com ela. nunca passou nada. Eu tenho outra barraca que é 1200 mm e está velhinha, e mesmo assim nunca passou chuva. Isso aí que vc esta falando é condensação, com certeza.

 

Se a barraca já está muito velha tem um produto muito bom, da Nikwax. É similar aos produtos para goretex e outras membranas impermeáveis, mas este é específico para barracas. Protege dos raios ultravioleta e cria uma camada repelente à água:

 

http://www.nikwax.com/en-gb/products/productdetail.php?productid=498

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Minha T&R SE6 com 2.000mm não passa nada... pode ser que seja a umidade condensada por dentro do sobreteto que esteja formando o spray, e que somente na chuva mais forte, quando o chuvão faz o sobreteto "tremer", que forme o spray.

A Hubba é nova, foi usada 4 vezes, eu pretendia passar scothguard nela. Vou ver sobre esse Nikwax.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Moçada!

 

 

Getúlio, quantos mm de resistência à coluna d'água no piso e no sobreteto você considera suficientes para nossos acampamentos "molhados" aqui no Brasil? Qual o mínimo?

Abraços.

 

Então Rafael, as considerações, tecnicamente seriam muito, muito longas, mas resumindo, considero que 1500mm sejam (em tese - ou seja, teoricamente) o mínimo aceitável para as condições climáticas brasileiras, para um uso recreacional e moderado do equipamento, principalmente pelo fato de estarmos expostos potencialmente à altas taxas de calor e umidade que temos no verão aliados a ventos potencialmente fortes. Aliás o VENTO é um dos fatores que geralmente as pessoas esquecem de considerar nesta equação. Vento gera pressão sobre os tecidos de roupas e barracas. Por isso, como exemplo, uma jaqueta que "em tese" é impermeável para uso numa caminhada na chuva não o será se for usada para andar de moto numa garoa leve a 80 Km/h, onde o vento + umidade + impacto geram pressão contra o tecido, fazendo a água penetrá-lo. Numa tempestade tropical, comum nesta época do ano aqui no Brasil, uma barraca montada, mesmo que em local protegido, poderá ser submetida a grandes cargas de pressão, ainda que por curtos espaços de tempo (cálculos de alguns fabricantes indicam pressões que ultrapassam os 6-7 PSI para tempestades com ventos até 100 km/h) o que ultrapassaria facilmente os tais 1500mm que citei.

 

A Trilhas & Rumos, por exemplo, considera como padrão adequado à nossa realidade o valor de 2000mm de resistência à coluna d'água, o que na prática tem se mostrado eficiente. No exterior estes valores mudam e sofrem influência de fatores climáticos e experiências locais, mais ou menos relevantes, fazendo com que os diversos fabricantes adotem padrões diversos como "adequados" aos seus países/condições climáticas.

 

Um fator importantíssimo que também deve ser considerado é o tempo de exposição à chuva que a barraca deverá suportar. Quando me refiro a um uso "moderado", penso em uma utilização em que a pessoa ficará acampada de 2 a 4 dias (cada uso), com exposição à chuva também moderada por até 8 horas diárias, que seria equivalente a uma noite inteira de chuva. Tenha em mente que se o sujeito der azar e pegar tempo chuvoso por períodos prolongados o tecido do sobreteto da barraca irá fatalmente "saturar" e deixará passar água, comprometendo sua impermeabilidade.

 

Um grande problema, sempre, são as especificações fornecidas pelos "fabricantes" vs. as especificações reais existentes (qualidade do produto fabricado/distribuído e suas diferentes "formas" de testes). Nem sempre o divulgado pelo fabricante é real, ou a forma/metodologia empregada nos testes divergem, e então assistimos a certas discrepâncias.

 

As principais normas normalmente utilizadas como referência para se estabelecer padrões de resistência à penetração de água são a AATCC TM-127 e TM-35 (American Association of Textile Chemists and Colorists) e a ISO 811 (International Organization for Standardization), que determinam as metodologias de testes a serem empregadas. A AATCC TM-127, entre outras definições, estabelece como "impermeáveis" os tecidos com resistência hidrostática a partir de 13.000mm!!! Isso mesmo, treze mil milímetros ::ahhhh::

 

Por último, considerar que todo tecido exposto à intempéries acabará fatalmente apresentando algum tipo de desgaste, visível ou não, que fatalmente se manifestará sobre a questão impermeabilidade. Uma barraca com vários usos, exposta à várias horas de sol (raios UV), diversas horas de chuva, etc, não apresentará mais a mesma impermeabilidade do que quando era recém saída da loja.

 

É por estes e outros motivos que deve-se pensar em escolher, sempre que possível, uma barraca com maior impermeabilidade do que a "estritamente" necessária para as condições normais a serem enfrentadas. Isso se refletirá em maior tempo de vida útil do equipamento e, certamente, você sequinho lá dentro mais tempo... :mrgreen:

 

 

Algumas referências que podem ser úteis:

 

http://www.trilhaserumos.com.br/dicas_ler.asp?IdDica=57

http://www.fernandozara.com.br/2010/09/07/como-escolher-uma-barraca/#.UNHQV4w4_kE

 

 

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

O Otávio foi rápido no gatilho nessa, uau! Obrigado pelas dicas, amigo!

Obrigado pela resposta também, Mineirim!

E o Getúlio, o que dizer... é a wikipedia do trekking. Otávio, tenho inveja de vc por caminhar com esse "rapaiz". Quanta coisa ainda tenho que aprender...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
E o Getúlio, o que dizer... é a wikipedia do trekking. Otávio, tenho inveja de vc por caminhar com esse "rapaiz". Quanta coisa ainda tenho que aprender...

 

Hahahahahahaha! Wikipedia do trekking foi muito boa! Sem o Otávio e o Getulio boa parte dos mochileiros montanhistas daqui estariam perdidos! São preciosidades, estão virando lenda! hahahahaha! Ainda quero ter a oportunidade de darmos umas pernadas por aí e aprender muito com esses dois mestres.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Moçada!!!

 

 

[...]

E o Getúlio, o que dizer... é a wikipedia do trekking. Otávio, tenho inveja de vc por caminhar com esse "rapaiz". Quanta coisa ainda tenho que aprender...

 

Rafael,

Menos, menos... :mrgreen:

É sempre gratificante compartilhar experiências e conhecimentos, especialmente com quem também sempre compartilha suas indiadas conosco. ::otemo::

De qualquer forma, agradeço suas palavras!

 

 

Pois é, o Getúlio tá aprendendo direitinho, afinal eu sou o mais velho da turma... :mrgreen::mrgreen:::bruuu::::lol4::

 

Otávio,

Na vida sempre aprendemos em tudo o que fazemos, e sem dúvida aprendo muito contigo! ::otemo::

Sem falar no prazer da boa companhia em nossas pernadas! ::otemo::

 

 

[...] Sem o Otávio e o Getulio boa parte dos mochileiros montanhistas daqui estariam perdidos! São preciosidades, estão virando lenda! hahahahaha! Ainda quero ter a oportunidade de darmos umas pernadas por aí e aprender muito com esses dois mestres.

 

Amend,

Menos, menos, menos... :mrgreen:

Compartilhamos conhecimentos naturalmente (creio que posso falar pelo Otávio também). A motivação disso não é por mérito, estrelinhas, pontos de reputação ou seja lá mais o quê que conceda algum tipo de "status", mas ser reconhecido é sempre gratificante, especialmente por saber que ajudamos pessoas a fazer melhor aquilo que gostam e que também gostamos.

 

E oportunidade não faltará em 2013... Vários projetos "bons" em elaboração! ::hahaha::

 

Grande abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Olá Moçada!!!

Otávio,

Na vida sempre aprendemos em tudo o que fazemos, e sem dúvida aprendo muito contigo! ::otemo::

Sem falar no prazer da boa companhia em nossas pernadas! ::otemo::

 

Pô, eu esperando uma ::quilpish:: e o cara vem todo zen... nem preciso falar o quanto meus amigos do fórum e da AMC são importantes pra mim, como digo sempre, companhia é tudo, e a de vocês é nota 10!!!(rasgação de seda de final de ano.:mrgreen: )

 

[...] Sem o Otávio e o Getulio boa parte dos mochileiros montanhistas daqui estariam perdidos! São preciosidades, estão virando lenda! hahahahaha! Ainda quero ter a oportunidade de darmos umas pernadas por aí e aprender muito com esses dois mestres.

 

Amend,

Menos, menos, menos... :mrgreen:

Compartilhamos conhecimentos naturalmente (creio que posso falar pelo Otávio também). A motivação disso não é por mérito, estrelinhas, pontos de reputação ou seja lá mais o quê que conceda algum tipo de "status", mas ser reconhecido é sempre gratificante, especialmente por saber que ajudamos pessoas a fazer melhor aquilo que gostam e que também gostamos.

 

E oportunidade não faltará em 2013... Vários projetos "bons" em elaboração! ::hahaha::

 

Grande abraço a todos!

 

x2 ::otemo::::otemo::::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Olá Moçada!!!

Otávio,

Na vida sempre aprendemos em tudo o que fazemos, e sem dúvida aprendo muito contigo! ::otemo::

Sem falar no prazer da boa companhia em nossas pernadas! ::otemo::

 

Pô, eu esperando uma ::quilpish:: e o cara vem todo zen... nem preciso falar o quanto meus amigos do fórum e da AMC são importantes pra mim, como digo sempre, companhia é tudo, e a de vocês é nota 10!!!(rasgação de seda de final de ano.:mrgreen: )

 

 

Olá Otávio!

 

Hahaha, não sei porque iria te ::quilpish:: mas obrigado pela rasgação de seda!!!

Também não preciso dizer que tanto os amigos da AMC quanto outros companheiros que tenho feito de uns tempos para cá ligados ao montanhismo e ao trekking foram e têm sido muito importantes para o meu retorno a uma vida saudável, caminhadas, indiadas e montanhas!

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...