Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Mochilão Reggaeton! 29 dias de frio por Bolívia, Chile e Peru!

Postado
  • Membros

O Ministério de Viajantes informa:

Ler relatos de outros mochileiros pode causar dependência, sede de conhecer novos lugares e outras culturas. Aprecie sem moderação.

Índice:

Página 1:

- Informações gerais

Página 2 (Roteiro e Corumbá):

- Roteiro

- 03/07 O dia que eu conheci os desproporcionais quarteirões de Corumbá

Página 3 (Trem da morte e Santa Cruz de la Sierra):

- 04/07 O dia que eu conheci um boliviano corinthiano

Página 4 (Santa Cruz de la Sierra e Sucre):

- 05/07 O dia que eu encontrei Isa e nós pegamos uma van clandestina

Página 5 (Sucre):

- 06/07 O dia que eu joguei can can com Jesus

Página 6 (Salar de Uyuni):

- 07/07 O dia que eu conheci meu grupo

Página 7 (Salar de Uyuni):

- 08/07 O dia que eu conheci a neve

Página 8 (Salar de Uyuni e San Pedro de Atacama):

- 09/07 O dia que não conheci os gêiseres

- 10/07 O dia eterno

- 11/07 O dia que meu dedão quase congelou

- 12/07 O dia mais lindo do Atacama

Página 9 (Arequipa):

- 13/07 O dia que não molhei meus pés no pacífico

- 14/07 O dia que eu passei cerol na mão

- 15/07 O dia que só os brasileiros se fantasiaram

- 16/07 O dia que Carol chegou

Página 10 (Canyon del Colca):

- 17/07 O dia que eu conheci a Dulce

Página 11 (Cusco):

- 18/07 O dia que conheci o melhor ônibus da vida

- 19/07 O dia que ficamos defumadas no restaurante

Página 12 (Valle Sagrado):

- 20/07 O dia que conheci o Valle Sagrado dos Incas

Página 13 (trilha da hidrelétrica e Machu Picchu): [/b]

- 21/07 O dia que me senti enganada

- 22/07 O pior e melhor dia da viagem

Página 15 (Cusco):

- 23/07 O dia da linguiça crua

- 24/07 O dia do check out mais rápido de todos

Página 16 (Copacabana):

- 25/07 O dia que eu experimentei “trucha”

Página 17 (Isla del Sol e La Paz):

- 26/07 O dia que eu conheci onde tudo começou. Há um tempo atrás. Na ilha do Sol.

- 27/07 O dia que eu vi La Paz do alto

Página 18 (Estrada da Morte, La Paz, volta pra casa e fim):

- 28/07 O dia que eu tive mais medo de morrer na van do que na estrada da morte

- 29/07 O dia do amigo secreto

- 30/07 O dia que eu me perdi em La Paz

- 31/07 O dia que eu experimentei chicha

- 01/08 O último dia

- Agradecimento!

Olá galera mochileira! Meu nome é Letícia (mas podem me chamar de Let)! Sou do interioR de São Paulo e, depois de vários perrengues, unhas quebradas, frieira no pé, roupas perdidas, falta de sensibilidade nos dedos, nariz todo fudido, lábio rachado, fígado inutilizado, acabei de retornar do melhor mês da minha vida! Fiz o mais que tradicional roteiro Bolívia -> Chile -> Peru -> Bolívia (via trem da morte). Minha viagem durou 29 dias – começou dia 03/07 e terminou dia 01/08. Concluí que seria legal relatar sobre o mochilão porque fiz no ápice do frio e acho legal alertar a galera (que pretende fazer essa viagem nesse período) de suas doçuras e travessuras.

Primeiramente, gostaria de agradecer a todos os milhares e milhares de relatos que eu li nesse site maravilhoso: aos queridinhos e conhecidos por todos do fórum rs, Rodrigo e Bárbara, e também a Thaís Silva, Gabi - gmourisco, Augusto - Mochilão Pobrão, Tito Ribeiro (relato badalado), Marcelanuol, Andri S., Maicon Amarante, Denilson Grosa, Vagner Dal Pra Machado, Rodrigo Paulo, Cheila Anja, Naty Goulart, Guto - Mendigo Macho, Tia Poly, Diegoxpp, Julio Dalmazio. Dicas do Frenato, Leandro Hilcko e Manubarral.

Sem vcs não seria ninguém! <3

Agradecimentos devidamente feitos, vamos lá!

Pontos sobre mim a serem levados em consideração:

- Eu não sei pechinchar merda nenhuma;

- Eu sou alérgica a 2983 coisas;

- Eu adoro festas! Devido a isso, acabei bebendo grande parte do meu orçamento;

- Eu não fiz todos os passeios que todo mundo acaba fazendo, algumas vezes culpa do roteiro, algumas vezes culpa da preguiça;

- Quando não aguentava mais pollo e papas fritas, parti pro fast food e/ou comida do hostel (o que aumentou ainda mais meus gastos – e meu colesterol).

Agora sim, dito isso, vamos lá:

Primeiro quesito: Programação

Eu e minha amiga (Isabella) tomamos a decisão de fazer algum tipo de viagem já em junho de 2015. Não sabíamos pra onde, nem quando, nem porque, mas sabíamos que íamos fazer! Beleza! Em julho, comecei a montar alguns roteiros. Esquematizei, beeeeem mais ou menos, três: Leste Europeu, Sudeste Asiático e América do Sul. Sem querer dar spoiler, mas acabamos decidindo por América do Sul ::lol4::

Então de lá pra cá, eu li trocentos blogs, fiz pesquisas sobre os lugares, me juntei ao mochileiros, conversei com pessoas que tinham ido, blablabla... Ao longo dos meses, tirei passaporte, fiz o certificado de vacinação da febre amarela, fui comprando as coisas, juntando dinheiro, e, tudo isso, quase morrendo de ansiedade! Dólar lá passeando nas alturas, primeiro fuá do Lula, deu a primeira baixada, eu já tendo um ataque do coração, fui e troquei tudo! Não foi a melhor cotação da vida, mas pelo menos não era a 4,20. Outra amiga nossa decidiu se juntar a nossa aventura, mas só teria 15 dias de férias. Mexe no roteiro daqui, mexe no roteiro dali, incluímos Carol! E era isso, coisas todas compradas e passagens já começando suas infinitas parcelas. No último mês, comprei o seguro viagem, autentiquei meus documentos, recebi vários votos de boa sorte e parti! Sozinha, pois Isabella iria direto pra Santa Cruz. ::cool:::'>

Segundo quesito: $$

Vamos ser práticos: levei na doleira 1.450 dólares (ia levar 1.350, porém nos 45 do segundo tempo, ganhei 100 dólares da minha mãe <3) + 500 reais para eventuais gastos no Brasil. Acabou sobrando 151 dólares, MAAAAS durante a trip fui obrigada a fazer um saque, que fazendo o câmbio deu 233,70 reais! Também fiz a compra da passagem de La Paz para Santa Cruz pelo cartão de crédito, que deu mais 213,10 reais. OU SEJA, no fim das contas, é como se tivesse gastado tudo o que levei em dólares mesmo.

Terceiro quesito: Certificado de Vacinação da Febre Amarela

NINGUÉM NUNCA PEDE! JAMAIS! Eu sugiro que você faça, mas se por um acaso não conseguir, nem se descabela, só vai! ::hãã2::

Quarto quesito: Compras antes da viagem

Comprei TROCENTAS coisas! Não tinha absolutamente nada! Mas como comecei a planejar um ano antes, meus gastos se dividiram ao longo dos meses, e não ficou tão pesado! Comprei roupas, calçado, mochilas, câmera, doleira, tirei passaporte, etc etc etc... milhões foram gastos, por isso não gosto de ficar relembrando!

Além dessas coisinhas compradas para a viagem, eu também comprei o ingresso para Machu Picchu + Huayna Picchu, ticket para o trem da morte, a passagem de avião de Santa Cruz para Sucre e, obviamente, a passagem ida e volta para Corumbá! Várias facadas no coração graças ao nosso parça dólar! Também fiz a reserva da maioria dos hostels: de Corumbá, Sucre, San Pedro de Atacama e dos três Wild Rover.

Machu Picchu eu comprei pelo site: ingressomachupicchu.com

Trem da Morte eu comprei pelo site: ticketsbolivia.com.bo

Passagem de Santa Cruz a Sucre eu comprei pelo site: amaszonas.com

Passagem de Viracopos a Corumbá eu comprei pelo site da Azul.

Quinto quesito: Seguro Viagem

Queria ter feito pela Mondial, mas não entendi o que aconteceu e quando fui comprar tava coisa de 600 conto! ::essa:: Aí fechei pela GTA, que sabia que era boa, depois de ter lido o relato da Poly. Escolhi o intermediário que saiu 254,04.

Sexto quesito: Soroche e ar seco

A falta de ar era horrível, só de subir meia quadra, tinha que parar pra me recompor. No salar, eu acordava todos os dias com dor de cabeça, mas foi só lá. Daí eu tomava uma aspirina e boa. Minha boca ficou horrível, chegava a arder, mesmo passando protetor labial. Quando a altitude era demais, eu tossia muito, mas muito mesmo, coisa de incomodar todo mundo que tava perto. E o que me incomodava pra valer era o meu nariz menstruando! Sério, doía muito e saía sangue toda hora que ia assoar! Sem or!! ::dãã2::ãã2::'>

Sétimo quesito: carteirinha de estudante

Estudantes!!! Levem suas carteirinhas, mesmo que não sejam ISIC. Eu levei, e era aceita nos lugares! Só não aceitam a carteirinha normal na compra do ingresso de Machu Picchu, mas já tá ótimo! ::otemo::

Oitavo quesito: nécessaire

Gente, desapega e compra tudo lá! É muito peso desnecessário já levar tudo daqui e você encontra tudo genérico lá. Sério. Compra lá e seja feliz! :D

Nono quesito: comida

Eu comi do xexelento ao top da balada, muitas vezes no mesmo dia! Algumas vezes eu tive reação alérgica, mas é pq eu sou podre e tenho alergia de várias coisas! Mas ai eu tomava um antialérgico e ficava boa! Não tive diarreia por causa de comida típica! Acredito que as vezes que eu tive foi porque eu comia muito mal (do tipo, ir no fast food toda hora), ou pq tinha enchido a cara mesmo rs. ::putz::

Décimo quesito: bebida

Eu tive reação alérgica com um refresco que vinha junto com o prato do dia! Não imagino do que era feito, mas dps disso eu não tomei mais! Por outro lado, eu tomei “chicha” do jeito mais boliviano possível de tomar, e não tive nada! Vai entender!! Digo para não deixar de experimentar, se tiver alguma reação, parte pra próxima e seja feliz!

Último quesito, mas não menos importante: O que levei

Roupas e sapatos:

1 Calça jeans

1 short jeans

1 par de luvas

1 gorro

2 leggings

Roupas de frio da decathlon (que inclui: 1 fleece, 3 blusas segunda pele, 1 calça segunda pele, 1 calça fleece e 1 corta vento)

2 blusas de manga comprida

3 blusas dry fit

1 moleton

Top (2)

Sutiã (1)

Blusinhas (4)

Calcinhas (10)

Pijama de frio

Meias (2 térmicas/4trekking)

Biquíni

Toalha que seca rápido

Bota impermeável

Bota

Chinelo

Rasteirinha

*Considerações sobre roupas e sapatos:

- Pijama é uma coisa completamente desnecessária, se usei duas vezes foi muito! Você não consegue nem pensar em trocar de roupa com aquele frio do c******.

- Dá pra levar uma blusa segunda pele a menos;

- Se forem abusar de algo, que seja nas meias! Pelamordedeus, levem muitas! A moça que lava suas meias durante a viagem não vai ter o mesmo carinho que sua mãe teria! Então volta tudo podre do mesmo jeito que vc levou!

- Biquíni/short/sunga: levem para não ficar com peso na consciência! Mas eu usei zero vezes, então...

- Usei bastante minha bota impermeável antes da trip para lacear, e mesmo assim durante a viagem ela quase me deixou aleijada. Fiz a desapegada e larguei ela em Cusco! Adios muchacha!

Eletrônicos:

Extensão

Secador de cabelo

Benjamin

Máquina fotográfica

Carregadores

Pau de selfie

Fone de ouvido

*Considerações sobre eletrônicos:

- Extensão é desnecessário!

- Levem um secador de cabelos pequenininho 220V! É muito útil quando vc sai tremendo do chuveiro e seu cabelo está ensopado

- Benjamin, sem palavras, necessário super!

Necessaire:

Sabonete líquido

Shampoo (médio) e Condicionador (pequeno)

Shampoo a seco

Esponja

Desodorante aerosol

Gilete

Escova de cabelo

Prendedor de cabelo

Presilha/grampo

Escova de dente

Creme dental pequeno

Fio dental

Espelhinho

Pinça

Lixa de unha

Maquiagem (base, pó, lápis e batom)

Protetor Solar (corpo e rosto)

Protetor labial nívea

Bepantol derma

Hidratante e repelente

Cotonete

Algodão

Naridrin e soro fisiológico

Colírio

Band-aid, Gaze e Esparadrapo

Lenços umedecidos

Álcool em gel

Papel higiênico

*Considerações sobre necessaire:

- Shampoo, sabonete, condicionador, etc etc, essas coisas mais pesadas, comprem tudo lá! A não ser que vcs usem algo muito específico! Tem tudo igual no Brasil pra vender lá! Levei nos potinhos de 100 ml e eles ficavam explodindo dentro da minha bolsa, maior raiva da galáxia, joguei tudo fora!!!!!!!

- Lenços umedecidos: vou adotar pra vida! Servem pra tudo mesmo: banhos de gato, limpar a mochila quando suja, limpar o sapato, tirar maquiagem, limpar a mão de gordura depois que vc acaba de comer um Doritos, etc etc...

- Álcool em gel: outra coisa divina! Não pode faltar!

- Uma coisa que faltou na minha bolsa foi cortador de unha! Levem! Suas unhas ficarão um cocô depois de uns dias de viagem

Diversos:

Óculos de sol

Travesseiro de pescoço

Cobertor

Can Can

Bandeira do Brasil

2 Cadeados

Talherzinhos

Sacos plásticos

*Considerações sobre diversos:

- óculos de sol deve ser o item mais importante da mochila

- esse cobertor que eu levei é daqueles que você vai enrolando e eles ficam mega pequenos. Comprei no Wall Mart, muito útil

- Can Can (ou Uno) é mara pras horas de várzea, e qualquer pessoa de qualquer país consegue jogar!

- Levei uma bandeira do Brasil para colher assinaturas dos migos que eu ia fazendo durante a viagem! É uma ótima lembrança!

- Talherzinhos (que seria um garfinho, uma faquinha e uma colherzinha) eu levei porque ganhei! Mas não compraria.. acabei usando só uma vez!

- Outra coisa para abusar: sacos plásticos! Servem pra tudo: lixo, colocar roupa suja, tacar aquele creme que explodiu dentro da sua mochila dentro, emprestar pros amigos que esqueceram, etc etc etc!

Pra fechar essa primeira parte: Coisas que descobri durante a viagem:

- Mochilão não é nada prático (com relação à organização dentro dele)! Vc vai ficar com raiva dele já na segunda vez que tiver que arrumar tudo pra partir pra próxima cidade;

- Doleira coça;

- Meia nunca é demais;

- A trilha da hidrelétrica não é tão de boa assim;

- Peruanos são mais abertos a negociação que bolivianos;

- Wifi é uma merda em qualquer lugar;

- Perfumes secam na altitude!! Não leve o seu!!!

- Comida podre na beira da estrada não necessariamente vai te fazer passar mal no outro dia;

- Comida fina no meio da plaza principal não necessariamente vai ser buena;

- Vc vai fazer vários amigos de infância durante a viagem ::love::

Se eu esqueci de algo, vou incluindo durante o relato! ::otemo::

IMG_1481.JPG.dca3a23f3aad584deaed2469daa9d4fb.JPG

Editado por Visitante

• Respostas 255
  • Visualizações 54.6k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Esse negócio de vendedora te puxar pra dentro da loja e te vestir de peruano é familiar pra mim Até tirei foto com a figuraça da vendedora... O nome dela é Lucy, simpatia em pessoa, e a lojinha del

• letícia.amorim
    letícia.amorim

Depois da pior noite de todas, cheguei a Puerto Quijarro as 5h45. Estava o maior breu. Fiquei pensando: nossa, e agora? Eu sozinha, na madrugada fria e escura, como farei pra chegar a fronteira?

• letícia.amorim
    letícia.amorim

Queria agradecer a todos que tiveram paciência pra ler sobre a minha viagem! Tentei postar o mais rápido que consegui, espero que tenham aproveitado ao máximo e que tenham se inspirado a dar andamento

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

muito massa sua trip em leticia.. parabéns..

estou planejando isso tambem... so que pretendodemorar um pouco mais do q 29 dias..

vc poderia me dar uma luz ai pra ajudar..

passarei nesses mesmos paises so que vou para a colombia depois, e tenho algumas duvidas..

nesses paises eh melhor levar dolares ou real mesmo? sobre o cambio.. sai mais em conta a conversao aqui no brasil ou nesses outros paises?

valew ai

Postado
  • Autor
  • Membros
muito massa sua trip em leticia.. parabéns..

estou planejando isso tambem... so que pretendodemorar um pouco mais do q 29 dias..

vc poderia me dar uma luz ai pra ajudar..

passarei nesses mesmos paises so que vou para a colombia depois, e tenho algumas duvidas..

nesses paises eh melhor levar dolares ou real mesmo? sobre o cambio.. sai mais em conta a conversao aqui no brasil ou nesses outros paises?

valew ai

oieee

com certeza dólar compensa mais! Pelo menos, quando eu fui, compensava! E o dólar faz bem menos volume do que levar tudo em reais!

e quanto as trocas de moedas, não troque nada no Brasil!! Deixe pra fazer a conversão durante a viagem! é muito fácil achar lugares que fazem câmbio! sem falar que só quando estiver lá fechando passeios, comendo e pagando diárias que você saberá quanto que deve trocar exatamente ::otemo::

Postado
  • Membros

ebaaaa.. mais um!!! ::otemo:: não tenho palavras para descrever a emoção quando o "mochilão reggaeton" aparece em primeiro da lista ::hahaha::::hahaha::::hahaha::

Estava ansiosa pela isla, pq ainda tenho que definir a trilha, fazer ou não fazer?? Também não vou conseguir dormir por lá mas pego o barco pela manhã e retorno no final da tarde como vcs. Você sabe me dizer (ao se alguém souber) se daria tempo de fazer a trilha do norte ao sul no mesmo dia e se compensaria?? ainnnnn faltam 2 semanas ::hahaha::

Postado
  • Autor
  • Membros
ebaaaa.. mais um!!! ::otemo:: não tenho palavras para descrever a emoção quando o "mochilão reggaeton" aparece em primeiro da lista ::hahaha::::hahaha::::hahaha::

Estava ansiosa pela isla, pq ainda tenho que definir a trilha, fazer ou não fazer?? Também não vou conseguir dormir por lá mas pego o barco pela manhã e retorno no final da tarde como vcs. Você sabe me dizer (ao se alguém souber) se daria tempo de fazer a trilha do norte ao sul no mesmo dia e se compensaria?? ainnnnn faltam 2 semanas ::hahaha::

oieee

hahahahaha obrigada! ::love::

Olha, dá pra fazer a trilha sim. O barco te deixa na parte norte umas 11h e sai da parte sul as 15h30, ou seja, dá tempo de fazer, só não pode demorar muito! Você tem que ver como seu corpo estará respondendo à altitude, porque o meu tava péssimo! Eu estava me arrastando... andar e respirar ao mesmo tempo era uma tarefa muito dificil... então nem me atrevi! Mas se vc quer muito fazer e estiver toda ótima, faz sim! Eu queria muito ter feito! Quem sabe um dia... ::mmm:

Se vc conseguir, me conte ::hãã2::

E tá chegandoooooo ::hahaha::

Postado
  • Membros

Siiiim, falta muito pouco ::hahaha::

Pois é, tem este detalhe rsrs.. mas se estivermos bem vamos tentar!!

oieee

hahahahaha obrigada! ::love::

Olha, dá pra fazer a trilha sim. O barco te deixa na parte norte umas 11h e sai da parte sul as 15h30, ou seja, dá tempo de fazer, só não pode demorar muito! Você tem que ver como seu corpo estará respondendo à altitude, porque o meu tava péssimo! Eu estava me arrastando... andar e respirar ao mesmo tempo era uma tarefa muito dificil... então nem me atrevi! Mas se vc quer muito fazer e estiver toda ótima, faz sim! Eu queria muito ter feito! Quem sabe um dia... ::mmm:

Se vc conseguir, me conte ::hãã2::

E tá chegandoooooo ::hahaha::

Postado
  • Autor
  • Membros

Acordamos, tomamos banho e fomos tomar nosso café da manhã. Chegamos lá e SURPRESA o café era só até 10h, e não até 10h30, como o cara chato da recepção havia dito. ::vapapu:: Fomos lá reclamar e não era mais o mesmo cara da noite. Reclama daqui, reclama de lá, e eles deixaram a gente tomar nosso desayuno. ::cool:::'>

A moça nos serviu com a pior vontade do universo, mas fazer o que? Ninguém mandou falar a hora errada pra nós. Fizemos check-out, atravessamos a rua e fizemos check-in no Wild Rover. Mesmo sem ter dado a hora de entrar, pudemos ir pro nosso quarto. Os quartos do WR são identificados por letras, e o nosso era a letra U, ou seja, tinha que andar horrores pra chegar nele, mas ok, pelo menos tínhamos um teto. ::mmm:

Fomos dar uma olhadinha no lugar do café-da-manhã e já comemos mais um pãozinho. Lá reencontramos Amanda. Logo nos juntamos ao grupo de Uberlândia, que estava de saída ao Mercado de las Brujas. No caminho, fizemos câmbio. Entrei numa farmácia pra comprar naridrin (porque Junnio havia roubado o meu) e aproveitamos para usar uma balança eletrônica muito legal que dava seu peso, imc, altura, etc... parecia atração turística, todo mundo fazendo fila pra pesar! ::lol4:: bem coisa de quem não tem o que fazer, eu sei...

Até o mercado das bruxas é um chão bom... deve dar uns 15 minutos de caminhada do Wild Rover. E, pra piorar, o caminho é feito só de ladeiras. Meu pulmão tava pedindo socorro já. ::sos::

Enfim, chegamos ao mercado e lá decidimos que faríamos um amigo secreto. Peguei um papel e escrevi o nome de todos, tiramos nossos amigos secretos e ficamos de comprar a lembrancinha ali mesmo (só que como eu sou péssima nisso, só fui comprar a minha no dia do amigo secreto ::mmm: ).

598ddb460a007_IMG_2373(451x800).jpg.5b0b5c0c0b885dbf23689c2e67479111.jpg

Depois de comprinhas, bater pernas e nos perder inúmeras vezes, estávamos com fome, pois já era quase 14h. ::hein: Fomos arrumar um lugar pra almoçar, mas ali perto só tinha coisa cara! Aliás, ali perto do mercado é tudo caro!!! Decidimos ir em um lugar que eles já haviam almoçado no dia anterior, só que era lááááá perto do hostel.

Quase pulando de felicidade, começamos nosso caminho de volta pelas ladeiras. Chegando lá, nosso grupo se dividiu entre os que queriam comer hambúrguer e os que queriam comer comida. Isa, Amanda e Carol seguiram pra comida, num restaurante de massas, se não me engano, e eu, Ju, Amadeu, Bryan e Marina fomos atrás do hambúrguer. O lugar chamava Mega Burger. Lá era gostoso! O problema é que graças as sistema ótimo deles de entrega, meu lanche demorou muito pra chegar. Tanto que todo mundo já estava lá satisfeito e eu quase comendo a mesa. Então lá vai a dica pra você que quer comer no Mega Burger: fica esperto! Assim que eles gritarem o nome do seu lanche, já sai correndo, antes que alguém pegue na sua frente. ::cool:::'>

No caminho para o hostel, entramos numa agência pra ver os preços do Downhill. Ninguém de Uberlândia iria fazer, até euzinha convencer Juliana. Como ela iria embora na sexta à noite, tinha que ser no dia seguinte (quinta). Isa e Carol ainda não tinham certeza se iriam, então nós duas acabamos fechando lá mesmo (até porque só de pensar em rodar La Paz atrás de agência, naquelas ladeiras, eu já tinha um treco). ::dãã2::ãã2::'>

Localização da agência: saindo do Wild Rover, virando a esquerda (pro lado da plaza), no mesmo quarteirão. No hostel também era vendido o pacote, mas, obviamente, estava mais caro.

Nós pegamos a bicicleta top. Pelo que eu entendi, de acordo com sua escolha de bike e número de pessoas que tem seu grupo, a moça da agência te coloca em alguma empresa. A nossa foi a “Adventure on Wheels”. TODO MUNDO fala super bem da “Xtreme”, mas deixa eu contar uma coisa.

A nossa empresa foi PERFEITA. Os guias eram super engraçados, fizeram mil fotos e vídeos, o hotel que almoçamos era mara, a ducha lá foi a melhor da vida e nenhuma bicicleta deu defeito. Os únicos pontos negativos eram o motorista, que era meio tarado, mas ok, e um episódio que aconteceu na volta pra La Paz. Mas no geral foi ótimo!!!

Assim como tinha meu pensamento sobre a Esmeralda, eu queria muito ter ido com a Xtreme. Mas, no fim das contas, ainda bem que não fomos, pois o grupo de brasileiros que foi com eles, um dia depois de nós, contou que várias bicicletas estouraram o pneu na descida! Então, eu recomendo essa empresa que fomos e, pela experiência do outro grupo, não recomendaria a Xtreme. Pensa só, já tem todo o perigo de cair no precipício com uma bicicleta boa, imagina com uma bicicleta ruim.

Enfim, assim que você fecha o pacote, pode experimentar os acessórios pra ver que tamanho é o seu. Depois de tudo pago e experimentado, voltamos ao Wild Rover. Lá, eu e Isa usamos o computador pra entrar no site da Amaszonas e comprar a passagem pra Santa Cruz de La Sierra. Sempre lembrando que no site tem a opção de ser cobrado em reais, ou seja, não precisa se preocupar com o rombo no cartão de crédito quando voltar pra casa. Quem me deu essa dica na hora foi a Juliana! Senão nós teríamos saído atrás de alguma agência pra comprar.

Depois decidimos ir até o Mirador Killi Killi para apreciar a vista de La Paz com o pôr-do-sol. Umas 17h30 nós partimos para lá. No meio do caminho Isa desistiu de ir, pois era uma ladeira atrás da outra e, realmente, estava muito difícil caminhar. Ela voltou e nós seguimos adiante, a passos de tartaruga. Senhorrrr, como foi difícil! Mas chegamos!!!

É lindo lá! Dá pra ver tudo, inclusive o Chacaltaya ao longe. ::hahaha::

598ddb46690bc_IMG_2383(800x600).jpg.5c2e5bb06ed9d8bbed35f87ea888bee1.jpg

598ddb461f48e_IMG_1765(800x600).jpg.ca17a2c48ba43b67af4babbe016aef67.jpg

598ddb462628e_IMG_1766(800x600).jpg.0f2877783ee31567d45d48fe8eeac161.jpg

598ddb462d0db_IMG_1767(800x600).jpg.274412362eae9de7b06cfd25f0bcd7fe.jpg

598ddb463441f_IMG_2449(600x800).jpg.95ca8c7faa54972e74c4a7222b74931f.jpg

Ficamos lá até anoitecer, tirando fotos, apreciando a vista e brincando na beira do precipício. Levamos baralho e jogamos Presidente, bebendo vinho! Foi muito bom!

598ddb463afc4_IMG_1773(800x600).jpg.d2f442af86d9008e31315f29eb299efa.jpg

598ddb4640c99_IMG_2399(600x800).jpg.4a92f9350a209f0ab80483a28e0b33d6.jpg

598ddb4646219_IMG_2419(451x800).jpg.effbc096ae9cedb2f1d9ee5ea3e6a133.jpg

IMG_3027.JPG.cd1ac7f0aeab23d0714f7f9ef9183535.JPG

598ddb465585f_IMG_1783(800x600).jpg.79a2e16a8e06ac0e138c1ff811e7e66f.jpg

Na hora que o frio começou a apertar, decidimos voltar!

Todos nós nos arrumamos e fomos pra primeira festa em La Paz! Combinamos de ir todos com a camiseta do Wild Rover!

PS: Pra quem não sabe, ao passar pelos três Wild Rover’s, você ganha uma camiseta e um free drink! Então, guarde suas pulseirinhas!

598ddb461895e_IMG_2375(800x600).jpg.77dfae35c4da22009859473d7247a471.jpg

Essa noite foi ótima! Tomei meu free drink, tocou várias músicas brasileiras e, pra variar, todo mundo subiu no balcão!

598ddb467af42_IMG_2448(800x800).jpg.30e0128115e50480eb64a00985e5161f.jpg

598ddb465a527_IMG_2439(451x800).jpg.cf50381b0a12b163662f8f7dd2ed5739.jpg

598ddb4661396_IMG_2438(451x800).jpg.f3c09c5c93b8d7b69c65e98d2c418053.jpg

598ddb4670584_IMG_2440(800x451).jpg.ec0f97b78383fd433333b3aad748b3a6.jpg

598ddb468d3f6_IMG_2441(451x800).jpg.6bcbbe7b867541b7800753dc14af74ea.jpg

598ddb4682ea2_IMG_2445(800x442).jpg.4db60d2fe9bac2d3cd9d1f62a8356811.jpg

598ddb4688ca3_IMG_2447(451x800).jpg.2ee5e7af1865edaf25b0fc453b6fc22f.jpg

Sobre os gastos:

Diária no hostel em frente o Wild Rover: 70 bolivianos

Naridrin: 24,50 bolivianos

Pesar na balança da farmácia: 1 boliviano

Lanche + coca dividida no Mega Burger: 26 bolivianos

Pacote da estrada da morte com bike completa: 450 bolivianos

Voo pra Santa Cruz de la Sierra: 213 reais

O câmbio do dia estava a 1 dólar = 6,95 bolivianos

Troquei 200 dólares que me renderam 1.390 bolivianos

Postado
  • Membros

Oi de novo, Letícia! ::lol3::

Dessa vez vou contribuir sobre essa questão do Downhill com a Xtreme! Eu fiz com eles ano passado, paguei 350 bolivianos na bicicleta mais barata. Achei os guias ok, as bicicletas também (apesar de a de um menino do meu grupo ter dado algum defeito - que eu não sei qual é - umas 3 vezes).

Eles prometeram almoço com piscina no final, mas só tinha o almoço, a piscina que é bom: nada hahahaha. E as fotos que eles tiraram ficaram HORRÍVEIS! Eu sei que são coisas bobas, mas poxa, se prometem uma coisa, têm que cumprir, e as fotos a mesma coisa, a gente quase não tem como tirar fotos durante o downhill e eles prometem tirar.. Quando fui ver o dvd, quase nenhuma salvou. Enfim, como você falou, muita gente vai com a idéia de que eles são os melhores e tal, mas eles são caros, isso sim. Existem muitas outras empresas boas e mais baratas. Então acho que, pra quem ainda vai, vale a pena dar uma pesquisada. E que bom que a sua experiência foi boa! Ansiosa pra ver as fotos :D

Postado
  • Autor
  • Membros
Oi de novo, Letícia! ::lol3::

Dessa vez vou contribuir sobre essa questão do Downhill com a Xtreme! Eu fiz com eles ano passado, paguei 350 bolivianos na bicicleta mais barata. Achei os guias ok, as bicicletas também (apesar de a de um menino do meu grupo ter dado algum defeito - que eu não sei qual é - umas 3 vezes).

Eles prometeram almoço com piscina no final, mas só tinha o almoço, a piscina que é bom: nada hahahaha. E as fotos que eles tiraram ficaram HORRÍVEIS! Eu sei que são coisas bobas, mas poxa, se prometem uma coisa, têm que cumprir, e as fotos a mesma coisa, a gente quase não tem como tirar fotos durante o downhill e eles prometem tirar.. Quando fui ver o dvd, quase nenhuma salvou. Enfim, como você falou, muita gente vai com a idéia de que eles são os melhores e tal, mas eles são caros, isso sim. Existem muitas outras empresas boas e mais baratas. Então acho que, pra quem ainda vai, vale a pena dar uma pesquisada. E que bom que a sua experiência foi boa! Ansiosa pra ver as fotos :D

Nossa, que bad! eu ia ficar puta! hahahahahaaha

obrigada por compartilhar sua experiência! Precisamos parar de achar que essas empresas famosinhas serão perfeitas!! ::tchann::

Amanhã já coloco o relato da estrada da morte e minhas fotinhas ::hahaha::

bjsssss

Postado
  • Autor
  • Membros

Acordei as 7h, levemente de ressaca, pro segundo dia mais esperado da viagem (o primeiro era Machu Picchu). ::hahaha::

Como o café da manhã só começa 8h, fui de barriga vazia lá pra recepção e encontrei Juliana.

A van demorou pra buscar, era pra estar lá as 7h30, mas só chegou às 7h50. Já estávamos torcendo pra atrasar mais um pouco, pra dar tempo de comer um pãozinho. ::lol4::

Enfim, entramos na van e só tinha o guia, nós duas, um costa-riquenho e um casal inglês, o que foi ótimo com relação a espaço.

8h30 paramos num tipo de feirinha e o guia dá um tempo pra gente comprar alguma coisa. Pulando de felicidade, fomos comprar nosso desayuno. Acabamos comprando umas coisas muito aleatórias, acredito que mais influenciadas pela ressaca: uma Pringles, uma coca grande, um cacho de uvas, um danone e água, que eu me lembre.

8h50 partimos para o ponto de início da descida, que seria o ponto mais alto: pra lá de 4.600m de altitude. Lá faz frio e venta um pouco. É bom ir de corta vento, viu...

Aliás, a minha vestimenta era blusinha de manga curta primeiro, um casaco por cima e depois o corta vento. Fui de legging e uma bota impermeável emprestada da Marina, já que tinha abandonado a minha em Cusco! É bom ir de óculos escuros também porque, na hora da descida, faz muito vento, principalmente na parte de asfalto.

Esse lugar é bem bonito, tem um lago, montanhas e várias gaivotas. Lá, nós vestimos nosso traje de astronauta, todo equipamento de segurança, testamos as bicicletas e ouvimos as instruções dos guias. No nosso grupo também tinha uma turma de chilenos, que foram em outra van. Devido a isso, nosso guia falava em inglês e o outro falava em espanhol. Muito organizado. ::otemo::

IMG_2458.JPG.812ace955babe097b53a613c8a94a3bb.JPG

IMG_2461.JPG.2e97fb3fb4adb5e099af571133a2921b.JPG

IMG_2455.JPG.d4fefb2df3053289766d4db04271de6f.JPG

P1210932.JPG.04c013a54eb42bea6494362e5702708a.JPG

A descida funciona assim: vai um guia na frente, que é o que tira fotos e faz os vídeos; um guia por último, pra não deixar ninguém pra trás; e, atrás dele, vai a van com todas as nossas coisas (não tivemos problemas com coisas desaparecendo na van, como já descrito em outros relatos). Antes de começar, já entregamos ao guia o valor correspondente a duas entradas no caminho, então nem com isso precisávamos nos preocupar. ::tchann::

P1210941.JPG.53dabb5c715c331e718900b04cd73519.JPG

P1210942.JPG.2be695daf4ca0b753866eee4c4f0d99a.JPG

Tudo explicadinho, foto antes de começar e lá vamos nós! Gente, não tenho palavras pra descrever a sensação! ::hahaha::

É MUITO MASSA! Nessa primeira parte, como é no asfalto, você ganha uma velocidade incrível! Sem falar da paisagem que nos acompanha: deslumbrante! Eu amei! ::love::

Em diversos momentos, o guia fazia o sinal de parada e nós tirávamos fotos, conversávamos pra ver se estava tudo bem, e continuávamos em frente.

P1210949.JPG.8cddb1eb7c8b0debad23e04f43e4195c.JPG

P1210952.JPG.f1ccc1ca757e288c95fecb7d2cc989b6.JPG

P1210954.JPG.ace9c00490840aeaacaf31a333ed4e19.JPG

P1210962.JPG.c19140dc79f0316a24490c20967327c3.JPG

P1210972.JPG.a97c1a80d1ebed79535c77085389f522.JPG

P1210979.JPG.83f4a6768ef4d6709db1673346e9affd.JPG

IMG_2465.JPG.c494f7966cffd187203d5620c4f3c9d6.JPG

P1430137.JPG.8f29c436333002b23d0bdd77f07a2b63.JPG

P1430142.JPG.d7437df82e8363be85897247360cd9a7.JPG

Depois que termina a parte asfaltada, paramos e eles explicam como devemos proceder na estrada da morte, para evitar tombos.

P1430163.JPG.67095be1e86c8adb9d8908d19102e7ce.JPG

E aí começa a verdadeira emoção! Ainda tinha neblina pra deixar o caminho com mais cara de filme de terror! ::mmm:

Apesar de ter muitas curvas e pedras soltas, eu queria muito alcançar os chilenos que ficavam fazendo graça o tempo todo na frente! ::grr:: A medida que eu ia ganhando confiança, ia pedalando mais rápido, até chegar o momento que YESSS passei todos eles! ::hahaha:: É muito mais legal ficar na frente, que você acaba pegando todas as fotos legais! Não fiquei muito tempo liderando, mas foi ótimo ter meus 5 minutos de sucesso! ::mmm:

IMG_2466.JPG.1ae38add80dcbe7b186e29439f6ae4b6.JPG

IMG_2468.JPG.7170a5aee0a2fded14f405496ef2989a.JPG

IMG_2470.JPG.88a1536ad1c53062a95b5b8e8d281a4e.JPG

IMG_2473.JPG.2f320adeeafb60c822c30c4f6f244f16.JPG

P1430154.JPG.03e79ec19bda9c796989ec4ee47f5bf8.JPG

P1430178.JPG.4174c0a50f602f5f975977b71d29028a.JPG

P1430186.JPG.cdaefb26383fd66817c18d28ff18ff6b.JPG

P1430204.JPG.e565c2b36371742a2bfcb4a66c9052b6.JPG

P1430216.JPG.e92b2b53e6df0027b853b2fee911c19e.JPG

P1220045.JPG.3872cc54f9d0a0bf1c82e5d8b10e68b9.JPG

P1220046.JPG.0ccfb756743ac4e9f0b4d04051311b12.JPG

Tiramos várias fotos durante o caminho em pontos estratégicos e que todo mundo já conhece, como, por exemplo, na Curva del Diablo, que reza a lenda que várias pessoas já haviam caído lá, pois o Diabo as enganava, mostrando um caminho reto quando, na verdade, era um precipício. ::ahhhh::

P1220002.JPG.30740f8e03379d8c2e7a8d3ebfb59bfe.JPG

P1220016.JPG.e6ba28880fbc32e71ea0e266a75a0ae1.JPG

P1220012.JPG.2341f029da4bd6ace856f562110d26d0.JPG

P1220023.JPG.dbf271d5c487f6ce1e6b31b3e8c13f9a.JPG

P1220025.JPG.90634c006be01d1181560b845940d435.JPG

Enfim, a gente desce cerca de 15km e aí já é hora de um lanchinho. 12h, mais ou menos, nós paramos em um lugar pra comer. A empresa que disponibiliza os snacks, que é pão com presunto e queijo, maionese, ketchup, coca-cola, água e banana. Estava simples e gostoso!

De barriga cheia, voltamos a descida. São mais 17km. Aí é até o fim, somente com uma parada as 12h45 num lugar que tinha baño. ::cool:::'>

13h20 chegamos ao fim da descida! O guia nos leva até um bar. Lá nós entramos com as bicicletas e as deixamos nos fundos para serem lavadas. É lá que tiramos nossos equipamentos e temos uma meia hora pra descansar, enquanto eles limpam tudo e guardam as bikes em cima da van. Há venda de cerveja, a quem possa interessar. De um bando de homens, eu e Juliana fomos as únicas a comprar uma Paceña, que estava super gelada e desceu maravilhosamente bem depois de todo o trajeto! ::love::

Tudo limpo, as 14h45 partimos para o hotel, onde seria nosso almoço. Era um self-service muito gostoso. O lugar lá era muito bonito e tinha piscina. Nós poderíamos ter entrado, mas a água estava um pouco gelada, então só deitamos na beira, molhamos os pezinhos e relaxamos um pouco, antes de ir tomar um banho.

Pegamos nossas coisas e fomos ao banheiro. A ducha lá foi uma das melhores da viagem! Eu havia levado minha nécessaire e toalha, mas tudo desnecessário, pois nos disponibilizaram toalha limpa, shampoo e sabonete líquido de graça. Foi maravilhoso tomar banho com aquela super ducha farta e quentinha! Que sonho! ::love::

Depois do banho, deitamos numas espreguiçadeiras e esperamos a hora de partir. 16h30 começamos o caminho de volta a La Paz. Gente, é sério! Esses bolivianos não têm medo de morrer! O motorista estava correndo em plena serra! E, pra piorar a situação, tinha muita cerração! ::ahhhh::

Mas isso não é único dessa empresa! Pegamos vários ônibus e vans que saíam atropelando tudo e todos pra chegar logo! Acho que tá mais pra uma questão cultural... ::lol4::

La Paz fica tão alta, que uma hora estávamos acima da cerração ::hein:

IMG_2476.JPG.b102e8d388ab210708f1bd5a3c81cbd6.JPG

IMG_2479.JPG.b3c40dfc11af89b28ce89f9ed2f3871d.JPG

Pra abstrair da estrada e nossa quase morte, nós fomos ouvindo várias músicas internacionais antigas. Rolou Backstreet Boys, Britney Spears e até aquela música do Savage Garden, que Sandy & Júnior fizeram a versão em português! Eu e Juliana arrasamos, cantamos todas e ainda lembramos a letra toda da Sandy (até o rap do Júnior). ::mmm:

Enfim, depois de altas emoções na estrada, chegamos a La Paz umas 18h40. Andamos até o centro, achando que super chegaríamos cedo quando DO NADA a van parou numa rua qualquer e não saiu mais. :?: Ficou todo mundo um olhando pra cara do outro com aquela cara de interrogação. O inglês resolveu perguntar o que estava acontecendo e o guia explicou que aquele dia em La Paz estava acontecendo rodízio de carros e o final da placa da van não poderia rodar. Só depois das 20h. Ou seja, ficaríamos plantados lá 1 hora. ::ahhhh::

Revoltado, o inglês começou a falar que tinha voo pra pegar de manhã e que precisava fazer as malas e descansar. Falou tanto na cabeça do guia que ele disse que a única alternativa seria pegar um busão até a agência. Todo mundo concordou que seria uma boa ideia, pegamos nossas coisas e saímos na rua pra caçar um.

Pra quem não sabe, temos que ir até a agência para pegar o CD com as fotos e a camiseta de sobrevivente.

Gente, quando você pensa em ônibus, não é que nem o circular aqui do Brasil. Esses ônibus estão mais pra mini van, de tão pequenos e apertados que eles são. O guia parou um e entramos nele. Só tinha boliviano, obviamente. Todo mundo olhando a gente como se fôssemos alienígenas. No caminho, percebi que havia perdido o recibo de pagamento do passeio. O guia ainda brincou, dizendo que teríamos que pagar tudo de novo se quiséssemos nossas camisetas. Nem brinca, tio! ::lol3::

Enfim, seguimos até o ponto final, saímos e ainda andamos cerca de 3 quarteirões até a agência. O guia que pagou a passagem de todo mundo, que era cerca de 2 bolivianos cada. Faltou um pouquinho pra completar, mas o inglês puto falou que pagava. Mesmo sem o recibo, eles me deram o CD e a camiseta (pudemos experimentar na hora pra ver o tamanho certo). ::cool:::'>

IMG_2485.JPG.69665a0d986246f60a7e7c769f672d32.JPG

Na hora de ir embora, o guia gentilmente parou um táxi pra nós e pediu um preço mais barato. Chegamos ao Wild Rover umas 20h40. Como já havia tomado banho, só me troquei e fui correndo jantar no bar do hostel, pois não há mais janta depois das 21h, e eu não tava afim de sair no frio de La Paz pra encontrar um lugar pra comer.

Voltei pro quarto só pra me arrumar direitinho e parti pra festa. ::tchann::

IMG_2486.JPG.58d13bce96d148faa277a669a3157ec3.JPG

IMG_2487.JPG.dd046111024562a873887b00bc9fac5a.JPG

IMG_2489.JPG.dcac245f5ba45011f447f6b8ecfc422d.JPG

IMG_2488.JPG.a74e155686736300d0994d349a5a93e0.JPG

IMG_2492.JPG.6c4e237ea4f8d8032492d63ef3f63a21.JPG

IMG_2490.JPG.7f7d66757a7e02ed951ef6d81f48ec6c.JPG

Sobre os gastos:

Comidas aleatórias na feirinha: 29 bolivianos

Taxas do passeio: 50 bolivianos (25 cada)

Paceña estupidamente gelada: 20 bolivianos (10 pra cada)

Táxi da agência até o Wild Rover: não anotei, mas era bem barato, tipo 10 bolivianos (5 pra cada)

PS 1: nós compramos o pacote da estrada da morte na agência ao lado do Wild Rover, mas o lugar que tínhamos que retirar as camisetas e o CD era na agência própria do Adventure on Wheels (que ficava no centro).

PS 2: Nossos queridos amigos mineiros tentaram nos botar medo dizendo que conheceram algumas pessoas na viagem, que haviam feito o Downhill, e voltaram com o pé quebrado, ou o braço, ou a clavícula. Gente, juro que se você tiver cuidado, não ficar fazendo graça e saber seu limite, não tem nada de NOSSA QUE IMPOSSÍVEL. É sim uma descida perigosa, e você vai ter várias chances de se arrebentar, mas é MUITO DAHORA!

Sem falar que se você quebrar alguma parte do seu corpo, vai poder falar: tá vendo esse pé quebrado? Foi descendo a estrada da morte! (brincadeirinha viu) ::otemo::

Eu achei o melhor passeio da vida e, com certeza, se um dia eu voltasse a La Paz, seria pra fazer a estrada da morte novamente! ::hahaha::

img.JPG.06f192c9403edc762bed5f580393f75b.JPG

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.