Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Berlim - Praga - Munique - Füssen - em 11 dias (de 05 a 15 de setembro 2016)

Postado
  • Membros

Olá amigos do Mochileiros.com! Novamente grata por todas as informações colhidas por aqui, posto esse relato de nossa mais recente viagem pela Alemanha (passando rapidamente pela República Tcheca também), por mais ou menos 11 dias (tirando os dias que passamos no avião). Foi a quarta viagem que realizamos por conta própria, para nossa felicidade.

Antes de tudo, inicio meu relato contando que a minha ideia era planejar uma viagem pela Itália, mas devido à situação econômica não tão favorável, mudamos o roteiro para que ficasse mais barato... E como sempre foi uma vontade do meu marido conhecer a Alemanha e nossa vontade também conhecer Praga, planejamos essa viagem que acabou saindo uma viagem muito legal, pra gente guardar no coração e na memória!

Só para reclamar um pouquinho: Senti falta de ler mais relatos de viagem por aqui sobre esses destinos. Existem tópicos muito interessantes sobre as cidades, mas sou viciada em ler relatos de viagens e dentre os poucos que existem, vários estão incompletos... E por falar nisso: Vou fazer o possível para eu não entrar nas estatísticas aqui de relatos incompletos também! ::lol4::

Antes de mais nada, também, algumas considerações:

Essa viagem começou com um pouco de preocupação (além da situação econômica não tão favorável, ainda teve episódios de familiares doentes e precisando de ajuda e por isso demoramos um pouco mais para comprar as passagens e reservar quartos de hospedagem (e tudo com cancelamento incluído, para se algo desse errado), mas tudo correu bem, graças a Deus! Por esse motivo, perdemos uma promoção de passagens pela TAP (que voamos pelas últimas vezes), e ficamos tristes, mas conseguimos uma promoção pela Lufthansa, o que nos salvou.

Descobrimos que nosso último dia de viagem era praticamente o primeiro dia da Oktoberfest em Munique (mas peraí, não era em Outubro?! Não, começa em Setembro, mesmo! Mas como não bebemos cerveja, não ficamos tristes, só um pouco preocupados, pois foi um pouco difícil conseguir hospedagem e acabamos achando um pouco afastado do centro histórico, mas acabou sendo muito boa hospedagem!)

Reservamos um horário para a visita no Reichstag, para visitar a cúpula, que só se consegue se reservar horário (é gratuito) e reservamos também um horário para o Castelo de Neuschwanstein, pois eu queria muuuito conhecer e não queríamos dar o azar de depois de muito custo, ao chegar lá, não ter horário disponível! Os tickets só podem ser comprados na hora no Ticket Center, mas é possível reservar um horário com antecedência online por uma taxa extra, de 1.80 Euros por pessoa, por castelo, sendo que se perder o horário reservado, parece que eles cobram o preço do ticket no cartão do crédito. Acho que foi só isso que tivemos que reservar com antecedência.

Tivemos um pouco de sorte para trocar os Euros, pois o câmbio não estava favorável, até a notícia da saída da Inglaterra da união Européia, quando o Euro abaixou e nós aproveitamos para trocar bastante!

Li muitos blogs, os Mochileiros.com e assisti vlogs de viagens sobre a Alemanha antes de ir e em vários deles, se dizia que na Alemanha é difícil os lugares comerciais aceitarem cartões de crédito (diziam que até em supermercados não se aceitava). Ficamos muito preocupados e eu queria levar muuuuito dinheiro, mas meu marido ficou preocupado de levar tanto em espécie e resolveu arriscar. Acabou que deu certo, pois os estabelecimentos médios e maiores aceitam cartões, só as lanchonetes, padarias, jornaleiros, etc é que não aceitavam. Até lojinha de souvenir maiorzinha também aceita cartão! Embora o cartão não seja também a melhor opção, devido ao IOF, sempre rola uma preocupação em levar uma grande monta em espécie!

E os alemães são muito gente boa! São reservados e diretos, mas são gente boa! :P O mais engraçado é que se a gente floreava um pouco pra explicar uma situação, ao pedir uma informação, eles logo perguntavam no estilo: "afinal de contas, o que a vocês querem?!" Mas assim como acho que os Espanhóis também não são grossos, são diretos, os alemães também não compartilham desse "mimimi" que nós, os brasileiros, estamos acostumados e por isso o choque cultural. E a grande maioria deles fala inglês (os mais jovens, então, diria que 100%). Tivemos algumas situações que a comunicação foi difícil, pela pessoa não saber falar inglês, ou a gente também demorar pra entender o que estava sendo dito, mas no final, até com um pouco de mímica, deu tudo certo! Teve até uma moça que, em Berlim, veio nos pedir informação em alemão, sobre onde era o ponto do ônibus e ao informar que não falávamos alemão, ela nos perguntou em inglês e a gente que a ajudou a se encontrar.

O Rodrigo, meu marido, estudou o basicão de alemão, mas não dava pra ter uma conversação na língua deles, teve que ser em inglês, mesmo... E ele que me salvou no inglês, pois nesse quesito, eu não estou lá muito fluente (que tristeza!) ::Ksimno::

A idéia de visitar Praga veio depois que vi um vlog de viagem dando dicas de como deixar sua viagem mais barata (e eu estava vendo se faltava mais alguma coisa que pudéssemos fazer pra isso!) e no vlog a dica era tentar visitar cidades perto, como um "bate-volta" ou um 'pit-stop" e a dica era Berlim-Praga-Outra cidade... e me deu um estalo que poderíamos fazer isso com Berlim-Praga-Munique, já que Praga fica no meio do caminho, e nós sempre tivemos vontade de conhecer (só que eu, não sei o porquê, achava que era um sonho meio distante). Também vimos em vlogs/blogs de viagem, recomendando viajar de ônibus pela Alemanha, de uma cidade a outra, pois em muitas das vezes, o preço saía mais barato e as estradas são maravilhosas... E resolvemos pesquisar e realmente conseguimos baratear um pouco mais a viagem (agora não lembro quanto que foi a diferença, pois isso ficou a cargo do meu marido... Mas lembro que a gente conseguiu melhorar o custo!).

Bem, acho que por enquanto, é só... E vamos ao que interessa: o relato da Viagem!

• Respostas 34
  • Visualizações 16.6k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Gente, se alguém estiver lendo o relato e puder me dar um feedback, se está legal, eu agradeço! Abraços a todos!

• No dia seguinte, teríamos que fazer check out até às 11h e o ônibus para Munique era às 14h. Como estávamos muito cansados, resolvemos tentar não ir ao Castelo de Praga novamente e ver se poderíamos v

• O tal do ônibus da FlixBus (já estávamos na rodoviária de Praga)   Torre da Pólvora   E mais Torre da Pólvora   Já avistando a Praça e o Relógio Astronômico   Close no Relógio Astronôm

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

E chegamos ao último dia de viagem... Dia que teve até uma surpresa pra nós!

Acordamos, bastante desanimados e cansados do corre-corre nessa viagem ::dãã2::ãã2::'> (tentamos não correr tanto, mas é impossível quando os lugares que visitamos tem tantas coisas legais pra se conhecer!) e ficamos pensando em não fazer nada "pesado". Falei com o Rodrigo que poderíamos conhecer o Deutsches Museum, que li na internet as pessoas falarem bem, nem que fosse só pra dar uma passada de leve, mas a ideia não nos animou de pronto. ::mmm:

Acordamos, tomamos café e arrumamos as malas. Tivemos que fazer o check out no hotel às 11h e ainda ganhamos um presentinho do hotel! (guardamos as malas em um espaço reservado pra isso), mas o nosso vôo era só à noite... Saímos para caminhar e refizemos todo o trajeto turístico da cidade, da Karlstor até a Viktualienmarkt, acho que esperando para ver algo diferente... ::lol4:: e ficamos sentados nos banquinhos das árvores da praça pensando o que poderíamos fazer. Uma amiga sugeiru que procurássemos lojas de trabalhos manuais para comprar linhas e tudo mais (que eu gosto), mas procuramos no Google e não encontramos nada perto, só longe... ficamos desanimados e desistimos... e fomos almoçar. Retornamos para a Trattoria Luigi al Mercato, já que não queríamos comer nada com tempero forte no dia de pegar o avião e almoçamos lá novamente. ::tchann::

Ficamos pesquisando o que fazer para preencher o tempo até à noite e nos rendemos a ideia de procurar o museu, finalmente. :D Rodrigo pesquisou como chegar lá (esse museu também fica em uma ilha, assim como os de Berlim!) e seguimos via tram.

Chegando lá, descobrimos que estava tendo um encontro de cientistas, com palestras e tudo mais (não sei dizer o que era) e pela manhã o museu não estava aberto e à tarde a entrada era gratuita. ::otemo:: Que sorte! Fomos até a parte de informações para perguntar e confirmamos a informação, deixamos as bolsas no locker e entramos! E achamos tudo muito legal! O museu é realmente show! ::otemo:: Nós ficaríamos o dia inteiro lá se possível, muita informação bacana, muita coisa que a Alemanha inovou na tecnologia (como o primeiro submarino, que foi alemão e estava lá, pra gente ver como era por dentro), informações sobre barcos (em tamanho real, dentro do museu!), aviões, máquinas a vapor, geração de energia, astronomia, instrumentos musicais diferentes... tudo muito legal! ::otemo::

Quase que eu ia esquecendo de falar que o museu em toda parte tem algo interativo, então é ótimo para crianças! E lá no último andar, dá pra ver a cidade toda e tirar boas fotos também. Nesse momento, quando subimos, o tempo que ficou bom durante toda a nossa viagem (Graças aos Céus!) estava mudando e com cara de que ia chover...

Vimos o que deu pra ver no tempo que tivemos disponível e saímos de lá na hora que precisávamos para voltar de tram ( e ainda vimos o Isartor meio de longe, pena que eu não tinha visto sobre ele antes de visitar Munique, como indicação de lugar legal, para incluir no nosso roteiro) e voltamos para o hotel, pegamos as malas e rumamos para a estação de trem, a hauptbahnhof. Chegamos lá, mas o Rodrigo viu pelo Google algumas informações desencontradas sobre trem e metrô que teríamos que pegar (com as malas), fazendo baldeações, ficamos meio confusos... e vimos ao longe, o ônibus da Lufthansa, que nos levaria direto para o aeroporto ao pagarmos em torno de 11 Euros. Rodrigo ficou chateado por pagar tanto pelo ônibus, mas o convenci que seria mais prático, menos estressante (acabamos não ficando com muito tempo livre e fiquei com medo de nos enrolarmos com as baldeações e atrasarmos para chegar no aeroporto), mais confortável e o que economizamos no museu, gastaríamos no ônibus ::hein: (era exatamente o mesmo preço!). E fomos. Confesso que até dormimos no ônibus, pois estávamos confortáveis e tranquilos, indo direto ao aeroporto e chegamos bem. Fizemos conexão em Frankfurt, que foi meio estressante, pois depois que o avião aterrissou, ainda ficou esperando (não entendi se foi a escada para descer do avião ou se ficamos esperando algum problema com a parte de descarregar bagagens) ::essa:: e depois tivemos que correr muuuito para chegar ao nosso avião para o Rio. Mas conseguimos chegar a tempo e fomos tranquilos, porque tinha bastante lugar vago no voo, muito bom!

Considerações finais: Fiz bastante pesquisas antes da viajar, mas mesmo assim fiquei surpresa por ter visto tanta coisa bonita e legal e pelo acolhimento que tivemos! Berlim é uma cidade vibrante, cheia de história, mas tentando aprender com a história e seguir em frente! Munique tem um ar ainda mais acolhedor e é muito lindinha! Praga tem construções maravilhosas, pra todo lugar onde se olha, tem prédios lindos, mas é muito cheia de turistas, o que me deixou pouco à vontade... mas gostei de ter conhecido mesmo assim! ::otemo::

Cuidado com as casas de câmbio de Praga, pois algumas anunciam um preço mais baixo, mas quando se vai trocar o dinheiro, eles põem uma taxa que acaba aumentando o valor e a gente fica tiririca no final de tudo! Andando mais um pouco, acabamos por encontrar casas de câmbio com preços mais justos e sem taxas.

Gastamos em torno de 70 Euros por dia em Berlim e de 90 Euros por dia em Munique, sem levar em conta as diárias dos hotéis, só levando em conta gastos com alimentação, transporte, ingressos e souvenirs (que também não somos de comprar muito). Acabamos usando o cartão de crédito mais do que o esperado, mas tudo bem, faz parte!

É possível beber água da torneira em todas as cidades pelas quais passamos, o que nos ajudou a economizar um pouco na água (eu bebo bastante água! Hehehe)

Bem, acho que foram só essas as considerações. Se alguém tiver alguma dúvida, é só perguntar! Espero que eu tenha animado mais gente a viajar por essas cidades tão encantadoras também! ::hahaha::

E até a próxima, pessoal!

Editado por Visitante

Postado
  • Autor
  • Membros

DSCN9614.JPG.b0a43d8fdc85c46e2961a47030b07c48.JPG

Nós indo visitar o Deutsches Museum

DSCN9633-1.jpg.a8d3bdebe589442a086ed60f960d95b6.jpg

Deutsches Museum

DSCN9666.JPG.d5b16a185be2210b5ef66e649fe68681.JPG

Deutsches Museum

DSCN9668.JPG.761413dea515229a81632fb11a9cfe4e.JPG

Deutsches Museum

DSCN9771.JPG.de11365e8a06343478e9deed11440337.JPG

Deutsches Museum

DSCN9786.JPG.5fa8b1c7eb8f8bdbebc6d65a116a3669.JPG

Deutsches Museum

DSCN9824.JPG.b6210c3bb698d2a4ab867ff53305a909.JPG

Deutsches Museum

DSCN9760-1.jpg.6e5716075fb7abe9d06c1cfdd6b5a9b5.jpg

Deutsches Museum

DSCN9859-1.jpg.0ad3301445cf7c8f8a87ec5a4b528a6e.jpg

Deutsches Museum

DSCN9857.JPG.32eda41916fa616e033ecc5db4e86034.JPG

Deutsches Museum

20160915_160707-1.jpg.a25459850fcf0640417cad4cc8da9d94.jpg

Interatividade em Deutsches Museum

• 5 semanas depois...
Postado
  • Membros

@debalves adorei seu relato! Muito obrigada por ter se dedicado a posta-lo, e por ter feito com tanto capricho e riqueza de detalhes. ::kiss::

Ri demais e me identifiquei com o perrengue que vocês passaram no metrô em Berlim! hahaha

Aconteceu a mesma coisa comigo... Fiquei apavorada! ::sos::

Do nada o trem começa a andar para trás, e começam a falar em alemão naqueles auto-falantes, a gente entendendo bulhufas... ::putz:: Minha sorte foi que quando isso aconteceu eu estava com meu primo que é top na balada na língua. Senão era capaz de eu estar perdida lá até hoje ::lol4::

Sua experiência em Munique vai me ajudar demais na próxima viagem. Ainda não conheço a cidade, e pretendo ir em Junho/2017.

Postado
  • Autor
  • Membros

Obrigada marianabmcastro pelos elogios! Ninguém estava comentando nada enquanto eu estava escrevendo, achei que não tinha ninguém lendo, eu estava carente de feedback! Hehehe

Pois é, na hora é desesperador! Mas agora a gente ri montes! Mas essas lembranças que fazem as nossas viagens únicas, não é mesmo?!

Obrigada pelo comentário! Qualquer dúvida, se eu conseguir responder, estamos aí!

Boa viagem! Depois escreve tudo aqui para eu acompanhar também, vou adorar ler! Bjos!

• 2 semanas depois...
Postado
  • Membros

Demaaaais o relato Débora... Quando li a parte do metrô me deu frio na barriga... Lembrei de quando a gente invadiu sem querer uma área militar na Turquia kkkkkk, socorro né.

Agora quero ir logo pra Alemanha, rs.

Bjao

Postado
  • Autor
  • Membros

Hehehe pois é Juliana! A gente ri agora que passou, mas na hora é tenso!

Sim! Vai sim, recomendo! Gostei muito!

Beijos!

• 9 meses depois...
Postado
  • Membros

tambem sou viciada em relatos de viagem! Estou indo para Munique agora em setembro;17, e foi ótimo ler seu relato! Obrigada!

• 7 meses depois...
Postado
  • Membros

Muito, mas muito bom o relato!!! To indo semana q vem, não tinha visto NADA e seu relato já me abriu a cabeça de 70% do trajeto!! Copiando colando tudo! kkkkkkkk

ALguma coisa que sentiu falta de fazer, ou que vc teria mudado??

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.