Ir para conteúdo
Mochileiros.com
thiagozuza

Chapada dos Guimarães e Nobres - MT

Posts Recomendados

thiagozuza    0

Depois de uma semana à trabalho em Cuiabá, resolvemos esticar o final de semana para conhecer à Chapada dos Guimarães. Durante a estada em Cuiabá, pedi informações várias vezes, e sempre o pessoal de lá falava assim:

 

“porque vocês não aproveitam e conhecem Nobres que é bem mais bonito?”

 

Alugamos um Palio por 70 reais a diária, no aeroporto, e fomos em direção à Chapada dos Guimarães. O município da Chapada do Guimarães fica à 65 Km de Cuiabá.

 

 

20100207210911.JPG

 

Na estada já se pode ver os encantos da chapada, com suas altas montanhas. No meio do caminho paramos em um mirante chamado “Portão do Inferno”.

 

20100207211539.JPG

20100207211650.JPG

 

Chegamos no munícipio da Chapada, que é bem pequeno, ao anoitecer e hospedamos na Pousada Bom Jardim, que ficava na praça principal, Pagamos 30 reais cada um, pelo quarto triplo com café da manhã.

 

Sábado pela manhã fomos conhecer o cartão portal da Chapada, a Cachoeira Véu da Noiva que fica dentro do parque nacional. A entrada é controlada pelo ibama e para nossa surpresa, o parque estava fechado pois houve um desmoronamento ano passado em que morreu uma pessoa e várias ficaram feridas. Tentamos insistir mas não deu certo. Fomos para outra cachoeira que tinha sido indicada pela recepcionista da pousada. Cachoeira das Andorinhas. Fica no caminho de volta, entro o Parque Nacional e a cidade. Paga-se 10 reais por pessoa para entrar. Tomamos um banho refrescante mas não achei grande coisa a cachoeira.

 

20100207211818.JPG

 

Nesta cachoeira, conheci um guia que me indicou uma trilha alternativa que levava até a cachoeira Véu da Noiva, pelo meio do mato. O guia disse que era tranquilo e me levou sem cobrar nada até o início da trilha. 1 hora de caminhada estávamos dentro do parque nacional e passamos perto do posto do ibama, sem sermos avistados.

 

20100207212045.JPG

 

Conseguimos chegar até o mirante da cachoeira véu da noiva, por esse caminho alternativo e sem pagar nada.

 

20100207212154.jpg

 

Enquanto admirávamos a cachoeira no mirante, 2 funcionários do Ibama chegaram e solicitaram a nossa retirada. Foram educados, disseram que o parque estava interditado, mas não nos deixaram ficar mais nem um minuto. Portanto, nem sei se tem mais coisas para conhecer dentro do parque além da cachoeira. O pessoal do Ibama não nos deixou voltar pela trilha clandestina e tivemos que voltar pelo asfalto… resultado: andamos mais duas horas no sol quente até chegarmos onde estava o carro.

 

Pegamos o carro e seguimos até a cidade de Chapada, para ver o por do sol no mirante.

 

20100207212328.jpg

20100207212455.JPG

 

No mirante outras pessoas nos falaram de Nobres. Sendo assim, decidimos partir domingo de manhã e conhecer Nobres. Voltamos ao carro para ir à cidade descançar. Quando liguei o farol, uma cobra enorme na frente do carro.

20100207212702.JPG

 

À noite comemos uma pizza na pizzaria da Chapada e fomos dormir cedo.

 

Acordamos 6 horas da manhã, tomamos o café e fomos determinados a conhecer Nobres. Um nativo até nos disse a seguinte frase: “Nobres não é Bonito, Nobres é Lindo”. Fazendo referência às comparações de Nobres com a cidade de Bonito no Mato Grosso do Sul.

 

Voltamos quase até Cuiabá e no trevo pegamos o caminho de nobres.

20100207212833.JPG

 

Tem uma parte que é estrada de terra e passa por alguns rios.

 

20100207213020.JPG

 

Vimos até algumas capivaras. Cerca de 9 da manhã chegamos em Nobres e encontramos uma agência de turismo. Não me lembro o nome da agência. Sei que fica em uma estradinha de terra, no arraial que fica próximo de onde são realizados os passeios.

 

Depois de muito negociar, fechamos em 80 reais por pessoa a visista à cachoeira Serra Azul, a flutuação no Áquario Encantado / Rio Salobra e incluía almoço e equipamento para flutuação. Eles ainda nos emprestaram uma caixa estanque para colocarmos à maquina sony cybershot e tirarmos fotos sub aquáticas. Na hora, achei o preço salgado, mas depois vi que foi bem barato.

 

Pegamos o equipamento e fomos de carro. O guia foi com a gente e nos levou primeiro até a Cachoeira, Cerca de 30 minutos de estrada de terra e mais 30 minutos andando. A cachoeira é realmente sensacional.

 

20100207213114.JPG

 

A água é quente, azul e pode-se mergulhar com máscara e observar as milhares de Piraputangas – peixe local.

20100207213137.JPG

 

Depois de conhecer a cachoeira pegamos o carro se seguimos mais uns 40 minutos até o Aquário encantado. Deixamos o carro na fazenda e seguimos a trilha, cerca de 15 minutos. Colocamos o equipamento e mergulhamos no aquário vendo diversos peixes e até uma arraia de água doce, que até então eu nem sabia que existia.

 

20100207213251.JPG

 

20100207213336.JPG

 

Depois saímos do aquário, que é como se fosse uma parte mais larga do rio e descemos o rio salobra flutuando e vendo diversos peixes. O passeio é muito legal.

20100207213503.JPG

 

Quando termina o passeio, caminhamos mais uma meia hora e um banquete nos esperava na sede da fazenda. Me surpreendeu em todos os sentidos o passeio, e na minha opinião Nobres superou em muito a Chapada dos Guimarães.

 

Por fim, concordei com o que o pessoal de lá havia me falado… “Nobres não é Bonito, é lindo.”

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
carlanog    0

Oi Thiago!

Valeu pelo relato, até vou mudar meu roteiro e incluir Nobres no meu passeio a Capada...

Obrigada!

Carla

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
João-JDJ    0

Olá Thiago

VC sabe me dizer se na chapada há lugares onde se possa praticar canionismo ou rapel? estou pretendo ir para esta regiaão daqui umas 2 semanas.

valew.....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, Thiago e pessoal, curti o relato e estou em busca de companhia para Chapada dos Guimarães, Nobres e Jacyara. Ficarei aqui em Cuiabá até final de janeiro, sou de Belo Horizonte.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora




×