Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Viagem "de carona" de salvador a argentina e paraguay

Posts Recomendados

• Respostas 21
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Mais Ativos no Tópico

Postagens Populares

luis muito boa sua historia... incrivel ver que depois de 4 anos ainda tem pessoas  que leem e gostam das nossas loucas aventuras     a minha eh tao louca que na verdade ainda não acabo

Não contou o final da história, mas vou resumir a minha: Sou de Salvador-BA também, e no final de 2018 decidi fazer exatamente a mesma coisa, ir de Salvador até a Argentina de carona. Tinha

Gostei tb Luis! E gente, a coisa tá tão feia que ao ler o título deste post eu li "viagem de CORONA..." kkkk

Posted Images

• 2 semanas depois...
  • Membros

Continuando...

Penultima parte...

Finalmente de carona, saimos de itambe e fomos rumo a fronteira. So que era caminhao cargueiro ne pai? Ai ja viu. A 40 por hora. Mas o papo tva bom. Testei meu castellano e ele o portugues. Alem de aprender o guarany ( lingua muito usada na regiao por paraguaios)

As conversas no radio eram muito divertidas. Todos os caminhoneiros se conhecem e tem um codinome. Um mais engracado que o outro.

A experiencia da carona eh realmente fenomenal.

As dez da noite paramos em guarapuava, num posto onde varios caminhoneiros param e tem um restaurante bacana

Ai foi a hora de provar as delicias do sul!

Vinho feito no quintal (foooorte)

Churrrasco

Massas

E ainda tinha as polakas heheh

O jeito cmo eles chamavam as meninas germanicas de la.

Conheci mta gente e todos me perguntavam oq eu tva fzdo la vindo da Bahia.

Pra todo mundo eu era Piá. Esqueca meu nome haha.

Nesse posto literalmente no meio da estrada n tinha nada por perto entao meu saco de dormir foi meu companheiro cama e lencol. E a mochila o travesseiro. Acordamos bem cedinho e pe na estrada!!!

Subimos a serra e a vista dos eucaliptos eh linda. Recomendo

Paramos em laranjeiras, advinha? Pra pegar laranja!!! E em cascavel

As 5 e meia finalmente a placa anunciou q chegamos a foz.

Paramos em mais um posto. Esse com uns 300 caminhoneiros, logo na entrada da cidade.

Hora de cozinhar na cozinha do caminhao. Assistir ao brasileirao e timar chimarrao - pra rimar. Queria ja ir explorar a cidade, mas meus brothers paraguaios me convenceram a passar mais uma noite com eles, que no outro dia seriam meus guias.

Como beberam muito, acordaram muito tarde, eu me despedi rapidamente e parti. Rumo a ponte da amizade.

SEM QUALQUER FISCALIZACAO!!!

Entrei no país e a primeira coisa que me ofereceram foi uma ponto 40. Pode??

Fora isso, os cassinos e shops por la sao muitos. Mas a cidade eh charmosa. Os veiculos sao dos anos 80( nao sei por que ) e as pessoas lembram muito as brasileiras.

O que nao acontece na argentina. Passei o dia em ciudad del est e ao fim da tarde, fui em direcao a Argentina... e pasmem, eh outro mundo mesmo

Mas essa historia fica pro fim

Continua....

Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • 4 meses depois...
  • 2 anos depois...
  • Membros

Não contou o final da história, mas vou resumir a minha:

Sou de Salvador-BA também, e no final de 2018 decidi fazer exatamente a mesma coisa, ir de Salvador até a Argentina de carona.

Tinha apenas 18 dias de férias pra fazer essa viagem.

Arrumei a mochila na noite anterior, umas 5 peças de roupa, um par de chinelos, itens de higiene pessoal e um saco de dormir.

No dia seguinte acordei bem cedo, tomei um café reforçado e saí de casa em direção a BR-324.

Fiz uma grande parte do percurso andando até chegar no pedágio onde peguei minha primeira carona até um posto de gasolina onde disseram que seria mais fácil conseguir carona para sair da Bahia.
Peguei mais umas 3 caronas curtas até chegar em Feira de Santana, (lá é o entroncamento das duas BRs que ligam o norte e o sul do Brasil então é o melhor lugar pra isso)

Após várias tentativas frustradas de conseguir carona, alguns quilômetros andando no acostamento da BR-324 e várias horas de espera em postos de gasolina e pedágios, consegui uma carona com um caminhoneiro que ia para Santa Catarina e aceitou me levar até São José dos Pinhais no Paraná, era o lugar mais distante que ele poderia me levar.

Então nosso trajeto seria: Bahia--> Minas Gerais--> São Paulo--> Paraná.
Foram 3 dias de carona com esse caminhoneiro que se tornou um grande amigo meu (até hoje nos falamos pelo Whatsapp). Cozinhando na beira da estrada na hora das refeições e acampando nos postos de gasolina na hora de dormir.
Durante uma dessas paradas numa cidade do interior de Minas Gerais chamada São José da Lagoa, aproveitei pra conhecer um pouco a cidade. O lugar é muito bonito, com aquele ar típico de interior. Foi o único lugar que deu pra parar pra conhecer um pouco durante essa viagem.

Após 3 dias incríveis na estrada, cheguei a São José dos Pinhais. Levei um dia inteiro tentando carona pra Foz do Iguaçu e não consegui. Decidi dormir no posto de gasolina aquela noite, no dia seguinte acordei bem cedo e decidi ir pegando várias caronas curtas, pois percebi que direto pra Foz do Iguaçu seria quase impossível. Então foi mais um dia inteiro de caronas, horas de espera e muita caminhada nos acostamentos das estradas (inclusive debaixo de chuva).

Por volta das 22:00 eu tinha chegado em Guarapuava e após algumas tentativas consegui uma carona para Foz do Iguaçu.
Cheguei lá às 03:00 da manhã. Fiquei no estacionamento da Ceasa esperando o dia amanhecer. Mal podia esperar para atravessar a fronteira e conhecer a Argentina.
Porém o ônibus que faz a imigração só começaria a rodar a partir das 07:00, então decidi ir pro Paraguai, já que a fronteira do Paraguai (Ponte da Amizade) pode ser atravessada a pé. Então acabei conhecendo o Paraguai primeiro. Minha primeira vez fora do Brasil!! rsrs
Fiquei 3 dias no Paraguai conhecendo Ciudad del Este, depois voltei pra Foz do Iguaçu e peguei o ônibus pra Argentina.

Quando cheguei lá que desci do ônibus a sensação foi incrível. Sensação de sonho realizado. Sempre quis conhecer a Argentina mas nunca tive dinheiro pra viajar. Então conseguir realizar aquele sonho do meu jeito foi uma das coisas mais marcantes da minha vida!
Passei 4 dias na Argentina depois voltei pra Foz do Iguaçu.

Era o momento de voltar pra Salvador, então voltei pras tentativas de carona...
Mais horas de espera, mais caminhada e mais uma noite dormindo num posto de gasolina. No dia seguinte, de tarde, consegui uma carona com uma transportadora que estava levando uma carga pra São Paulo. Eles precisavam de mais uma pessoa pra completar a taxa necessária pra transporte daquela carga, então além de me dar a carona ainda me deram R$:100,00 de comissão, pois de certa forma eu acabei ajudando eles.
Foi inacreditável, consegui uma carona super tranquila e ainda ganhei R$:100,00...

Cheguei em São Paulo no dia seguinte 06:00 da manhã. Dei um passeio na cidade, visitei um museu, fui conhecer o Mercadão Municipal e depois voltei pras caronas.
Tentei carona pra Minas Gerais (último estado que faz divisa com a Bahia nesse trajeto), porém sem sucesso!!

Era dia 30 de dezembro, véspera de ano novo, dificilmente eu conseguiria carona nesse período, então decidi ir para uma cidade do interior de São Paulo onde morei quando era criança e tenho alguns parentes lá, então decidi passar o réveillon na casa deles e voltaria a tentar pegar carona novamente assim que passasse as comemorações de fim de ano.

Fiquei uma semana na casa dos familiares, eu não os via há 15 anos desde a última vez que estive lá (saí de lá com 8 anos quando vim pra Bahia, voltei em 2018 com 23 anos), matei a saudade da família revi alguns amigos de infância. Então um vizinho do meu tio que já foi caminhoneiro há um tempão atrás ficou impressionado com a história da minha viagem e disse que se eu quisesse ele conseguiria uma carona pra mim direto pra Salvador, pois ele tem muitos contatos de amigos caminhoneiros e pra ele isso seria fácil, então aceitei.
Mas no dia seguinte passou uma ideia pela minha cabeça, eu nunca tinha ido pro Rio de Janeiro, mas sempre quis conhecer.
Então falei pro vizinho do meu tio que ao invés de ir pra Salvador se ele conseguiria uma carona para o Rio de Janeiro.
Ele e meus parentes ficaram espantados com essa mudança repentina, mas eles já tinha percebido que eu tava mesmo afim de aventura e de conhecer o máximo de lugar possíveis durante essa viagem.

Então ele conseguiu uma carona saindo no dia seguinte de manhã, eu teria que encontrar o amigo dele em um posto de gasolina às 5:00 da manhã.
Como o local era muito distante, eu teria que ir pra esse posto de gasolina naquele mesmo dia de noite e dormir lá.
Então me despedi de todos e fui. Peguei 3 ônibus e mais um trajeto de metrô até chegar no local onde eu teria que esperar.

O local era péssimo pra passar a noite. Muito barulhento e perigoso.
Mas acabei fazendo amizade com os frentistas do posto que fizeram várias perguntas sobre a minha viagem, até me deram lanche da lanchonete do posto, e no final acabaram me dando a chave da copa e disseram que eu podia dormir um pouco se eu quisesse.
Acabei aceitando, tava muito cansado naquela noite.

Então dormi um pouco ali na copa do posto de gasolina,  acordei umas 4:00 da manhã pra me preparar, estava ansioso por essa carona.

Pontualmente às 5:00 o amigo do vizinho do meu tio chegou. Agradeci aos amigos frentistas do posto de gasolina, e entrei no caminhão.
Rumo ao Rio de Janeiro!!

Fomos conversando bastante sobre vários assuntos, paramos em um posto de gasolina pra tomar café, depois seguimos viagem novamente.
Finalmente chegamos no Rio de Janeiro!!
Ele me indicou o melhor lugar para pegar ônibus para o centro da cidade, então agradeci e me despedi.

Ah, e ele me alertou sobre a dificuldade para conseguir carona no Rio de Janeiro. Ele disse que a cidade tava em passando por um momento em que estava tendo muitos roubos de carga, então os caminhoneiros estavam com muito medo de dar carona pra pessoas desconhecidas, por isso seria praticamente impossível eu conseguir carona do Rio de Janeiro pra Salvador... (e ele realmente estava certo)!!

Enfim, fui direto conhecer o Cristo Redentor. Não imaginava que era tão caro!!
Somando o valor do ingresso e das conduções que são necessárias pra chegar ao topo do Corcovado dava mais ou menos uns R$: 130,00.
Então aqueles R$:100,00 que eu ganhei na carona com a transportadora acabei usando pra pagar por esse passeio.
Então cheguei ao Cristo Redentor. Mais um sonho realizado!!

Voltei pra o centro da cidade e fui tentar carona pra Minas Gerais, ou se tivesse sorte, direto pra Salvador. Sem sucesso!!
Fui pra rodoviária passar a noite. No dia seguinte fui pra Ceasa. Imaginei que lá seria mais fácil conseguir a carona pois teria vários caminhoneiros.
Realmente tinha, porém como o amigo do vizinho tinha me alertado, os caminhoneiros estavam muito preocupados com os roubos de carga que estavam acontecendo e realmente não estavam dando carona pra ninguém.

Voltei pra rodoviária, passei mais uma noite e no dia seguinte fui tentar carona novamente. Sem sucesso!!
Já estava cansado. Havia 3 dias que eu não dormia direito e aquelas tentativas frustradas de carona me fizeram desistir.

Então fui pra rodoviária e comprei a passagem pra Salvador. Estava triste. Eu realmente queria concluir minha aventura apenas pegando carona, já que eu já tinha feito todo aquele percurso sem gastar um centavo sequer com transporte. Mas percebi que não teria outra alternativa. A passagem custou R$:400,00 (paguei com cartão de débito, e isso era quase todo dinheiro que eu tinha conta).

O ônibus saiu no dia seguinte às 09:00 da manhã. Foram 2 dias e meio de viagem curtindo de novo as paisagens da estrada.

Cheguei em Salvador numa terça-feira faltando apenas 1 dia para acabar minha férias.
Enfim, estava em casa de novo!!

E foi assim que eu conheci 4 estados e 2 países em 17 dias gastando mais ou menos uns R$:600,00 (já incluso os R$:400,00 da passagem)

E só acabei gastando todo esse dinheiro porque tive que comprar passagem do Rio de Janeiro pra Salvador.
Durante todo o trajeto não gastei nenhum centavo com transporte e nem com hospedagem.
Gastei apenas com alimentação e alguns passeios pelos lugares por onde andei. Gastei mais ou menos uns R$: 200,00 com alimentação e passeios, (sendo que R$:100,00 eu ganhei na carona indo pra São Paulo).

Vou deixar umas fotos aqui pra vocês curtirem um pouco da aventura!!

São José da Lagoa-MG 1.jpg

Foz do Iguaçu-PR.jpg

Ciudad del Este-Paraguai 1.jpg

Misiones-Argentina 1.jpg

Misiones-Argentina 2.jpg

São Paulo-SP.jpg

Rio de Janeiro-RJ 1.jpg

Rio de Janeiro-RJ 2.jpg

• Gostei! 4
Link para o post
  • 4 semanas depois...
  • Membros

luis muito boa sua historia... incrivel ver que depois de 4 anos ainda tem pessoas  que leem e gostam das nossas loucas aventuras

a minha eh tao louca que na verdade ainda não acabou.

no fim eu acabei gostando tanto da regiao que acabei mudando pra foz do iguacu

depois conheci e casei com uma paraguaya que mora em sao miguel do iguaçu  ( vc deve ter passado por aqui pra chegar em foz) onde vivo a quase 3 anos.

bom ela esta gravida, eu passei num concurso publico da prefeitura e ja estou trabalhando. entao essa viagem acabou me dando um nopvo lar e uma familia.

espero que mais pessoas se aventurem e venham conhecer a regiao.

gente precisando eh so falar. adoreraia receber visitas

• Gostei! 4
Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Conteúdo Similar

• Por jairosouza02
      Galera, gostaria de compartilhar com vcs algumas informações sobre minha trip roots. Pode ajudar vcs minha ideia era sair em grupo fiz uma grupo no whats com umas 10 pessoas. muito confirmaram no final só 3 foram.

Meu nome é Francisco, eu larguei trabalho, casa a porra toda e saí pelo mundo em 01 de Janeiro de 2019. Destino até onde a natureza quiser. Objetivo: aprender a prosperar do zero. Aprender novas habilidades e Conhecer novos lugares, culturas e pessoas. Meu estilo de viagem no começo era rápido, mas sem distino fixo vi que gastava muito dinheiro, então desacelerei ao ponto de passar mais de um ano em uma cidade, resultado ao invés de gastar dinheiro comecei a ganhar dinheiro, uma grande mudança.

Conheci: Brasil: lugares de Recife té o matogrosso do sul, não tanto porque no início tinha que me reunir com os parceiro de trip. Bolívia, Parte da Argentina, Parte da Bolívia e Paraguay.  Minha atual localização: Foz do Iguaçu

Próximos passos: outro mochilão roots pela América do Sul ou Europa agora em grande estilo porque ganhei muita experiência. 
      Quem se interessar manter contato comigo: me segue nos instagram: @chicoalhandra ou manda um email pra [email protected] - Quem sabe não rola uma nova parceria aí.

AGORAS AS DICAS:
      PARCEIROS - Arrume pessoas comprometidas com a causa ou vc termina ficando sozinho. Combinei sair em grupo com umas 10 pessoas, muitos confirmaram, no final só 3 foram comigo. Uma coisa que aprendi é que a estrada interage com você, novos parceiros surgem e alguns seguem outro caminho ou vc segue outro caminho. Mesmo se vocÊ sair sozinho encontra um parceiro pelo caminho. Saímos em 3, um segui conosco até meitade do caminho, depois ficamos só eu e uma menina brasileira que mora na espanha, depois encontramos um alemão em um trem e ele seguiu conosco, depois eu não pude continuar e a menina seguiu com ele, depois ela encontrou outros e seguiu com eles. conexões se formam e se desfazem o tempo todo. Isso é interessante e bom.

CARONA - Melhor lugar pra carona é posto de gasolina e restaurante de beira de estrada, Só caminhoneiros dão carona, em último caso tento carros pequenos. Dedo é furada, melhor forma é falar direto com o motorista e explicar a situação, minha primeira carona na vida consegui assim e foi na primeira tentativa. Em último caso se não for rota de caminhão uso dedo. Brasil é ótimo pra carona, dizem que argentina também, bolívia não rola eles cobram pela carona (mas bus é super barato lá).

LOCOMOÇÃO - Carona é o melhor, mas vá preparado que algumas vezes é preciso seguir a pé. Bike fiz 1000 km, mas é cansativo, melhor se preparar antes, e vc gasta muito dinheiro porquê para manter a energia é preciso comer bastante principalmente doces nutritivos tipo paçoca. Blablacar pode ser útil em emergência é mais barato que bus.

DORMIR - Melhor forma barraca que venha com capa de chuva é importante, usei uma básica, mas uma ou outra vez molhou tudo. Isolante é importante, não usei, mas dormi no chão duro cheio de pedras, é foda. Melhor lugar pra camping posto de casolina, praia, parques ou natureza no geral. No posto é só chegar de boa já no final da tarde, antes de tudo parar e analisar o ambiente, localizar o melhor lugar escondido e que não incomode o pessoal do posto. feito isso analisar os funcionários e localizar o frentista que parece ser mais de gente boa ou doideira é perguntar se naquele local ele acha que vc pode armar a barraca para descansar e sair logo cedo. Geralmente, conversando depois rola um banho free (eles custam entre 2 e 4 reais). Às vezes quando muit ocansado ou em lugar turístico me permiti uma ou duas diárias em hostel ou camping. Pra que quem trabalhar na cidade dá pra ficar de mensalista nesses lugares ou voluntariado.

COMIDA - É só pedir nos restaurantes perto do final do horário de almoço. Se vc não quiser esperar vai na cara de pau e pede às 12h que eles dão. É só dizer que não tem dinheiro. Ou pedir por uma sobra que não será vendida se for o caso de estar pedindo perto do final do almoço. Ambos funcionam, falar que viaja sem dinheiro não é bom. Se vc não conseguir no primeiro, no segundo vai. No começo eu esperava o final do almoço, mas aí minha amiga cansou um dia de esperar e começamos a pedir há qualquer hora daquele dia pra frente. Na época que eu viajei de carona eu comi melhor do qeu em casa, era churrasco todo dia.

BANHO - Aproveite cada oportunidade pq às vezes pode rolar um ou outro dia sem banho. Vale tudo: postos, rio, ducha nas praias, pedir pra nas pra os trabalhadores nas obras, carrafa pet de 2 ou 3L salva sua vida se achar uma toneira enche 2 delas e já rola um banho. Sempre carregue uma por carantia.

ÁGUA PRA BEBER - Só pedir nas casas ou pegar nas toneiras. Não levar cantil, o melhor é garrafa pet.

TRABALHO EM TROCA DE ACOMODAÇÃO - Muito bom, é só falar com o pessoal dos hosteis com antecedência, diz quando vc vai chegar na cidade. É uma ótima opção vc tem uma casa, comida e roupa lavada em troca de algumas horas de trabalho limpando piso, banheiro, atendendo hóspedes, arrumando cama. No Brasil também rola muito isso. também te dá uma oportunidade para aprender coisas novas, aprender novas linguas falando com a galera do hostel. Conhecer a cidade mais a fundo. Procurar trabalho, ganhar dinheiro fazendo sabe-se lá o q vcs inventarem.

DINHEIRO e GASTO - Querendo ou não vc precisa de dinheiro é bom levar o máximo que conseguir e não gastar com besteira, só com coisas essenciais. Não existe isso de viagem sem grana, se vc não levar vai ter arrumar um jeito de ganhar pelo caminho vale vender brigadeiro, bolo, sanduiche, água no sinal ou nas praças. Água mineral é bem rentável. Já subi em abacateiro catei um monte e levei pra vender na feira eu e um amigo fizemos 80 reais chegando tarde na feira. QUANTO MAIS LENTO VC VIAJAR MENOS DINHEIRO VC GASTA. Eu passei um ano em uma cidade e recuperei o dinheiro que gastei na viagem inteira.  Se algum de vc é designer gráfico dá pra ganhar uma grana viajando, também dá pra vender suas fotos da viagem, eu sei que dá porque recentemente estou desenvolvendo um projeto pra tentar ganhar algum dinheiro com isso e sei que funciona porque já começou a render alguma coisa. É pouco mas já garante uns almoços, ou uma diária de hospedagem.

EQUIPAMENTO: Não comprar nada além do essencial, vai só fazer peso e vc acaba largando pelo caminho porque não te serve de nada. Necessário barraca, mochila eu uso uma baratinha não é cargueira, ela é 40L acredito e expande pra 55 se eu não me engano, posso informar depois se alguém se interessar em saber, cabe minhas coisas quando expandida e normal posso usar como bagagem de mão pra avião (minha ideia era europa, por isso peguei ela, mas optei por america do sul). Bota é inútil e pesada, fui de chinelo de Recife em pernambuco até o Salar do Uyuni na bolívia, bike, carona, a pé. depois voltei pro brasil. O chinelo me serviu muito bem. É confortável. E como disse um mochileiro no youtube: É melhor entrar num restaurante com o pé levemente sujo de poeira do que fedendo a um chulé. Roupas nada de roupas especiais, só o básico e nessa vida andarilha MENOS É MAIS, se vc precisar de algo compra em bechó paga 5 reais por peça a medida que forem gastando. Um chapelão daquele de tecido tipo do exercito é útil o sol é foda. Talvez umas luvas pra braço daquelas de motoboy, são leves e não ocupam espaço. Nada de roupa de frio, isso se compra em brechó quando vc chega em um lugar frio. Panela leivei mas nunca usei, não precisa. Eu levaria um canivete daqueles com talheres e pronto lanterna USB me foi útil vc recarrega em qualquer lugar e ajuda nas caminhadas noturnas, tambem adptei ela pra usar na bike. Levei uma pequena caneca daquela de aluminio do exercito, usei muitas vezes mas não é tão necessario. Pretendo largar a panela e continuar só com a caneca. NADA DE LIVRO, COISA PEQUENA QUE ACUMULA PESO. Pra ler PDF no celular tá de bom tamanho.

NAVEGAÇÃO: baixem o app MAPS.ME e baixem os mapas offline, é melhor que google map e tem GPS se precisar. Ele nunca me deixou na mão.

O QUE APRENDI VIAJANDO: Comunicação, fazer dinheiro do zero, gerenciamento financeiro, profissão de recepcionista de hotel, inglês e espanhol (aprendi o básico em casa, e o resto no hotel falando com o povo).  E um par de habilidades de sobrevivência urbana.

Insta: @chicoalhandra
      email: [email protected]
    • Por Aprazzivel
      Gente o sonho da maioria das pessoas é viver viajando e por que não?! O problema é se organizar para que consiga sempre ta viajando, com organização nada será impossivel. 
      Dê uma lida nesse artigo e descubra como viajar gastando pouco:
      https://aprazzivel.com.br/como-viajar-gastando-pouco/
    • Por Hi.Loren
      Olá, galera!
      Vou sair de mochilão pelo BR e América do Sul (roteiro incerto), sem data para voltar, estou com pouco dinheiro mas dinheiro não é o mais importante, podemos fazer grana pelo caminho, pedir caronas, dormir em albergues, acampar, etc. Sem mordomias.
      Quero mesmo é aventurar em todas as adrenalinas que puder, me divertir muito, amo cachoeiras, praias, natureza no geral.
      Sou de Minas Gerais, será meu primeiro mochilão roots. Adoraria companhia de pessoas dispostas a viver uma experiência apaixonante.
      Sempre com respeito e responsabilidade.
      Bora?
    • Por Noel Lino
      Olá, Sou de Brasília, vou ir para São paulo dia 12/10. E irei trabalhar em um hostel até 10/01, depois disso vou fazer um mochilão bem roots, com pouco dinheiro, acampando no mato. Gostaria de chegar mais ao sul possível sem data de volta. Dicas, opiniões e companhias são bem vindas.
    • Por maria.alves
      Mas como assim, Cuba com menos de 10 dólares por dia? 🤨 
      É isso mesmo pessoal, e para sermos mais exatos, gastamos exatamente $8,70 dólares cada um por dia, mas como o nome do post diz, foi um mochilão raiz e por isso eu advirto vocês que NÃO FOI FÁCIL, mas é possível.😎 Então, antes de começarmos, preciso dizer duas coisas:
       - PRIMEIRO: Eu e meu namorado estamos fazendo um ano sabático e tivemos a oportunidade de encontrar bons preços nas passagens a cuba, saindo de Bogotá- Colômbia e depois seguindo a Miami/NY-Estados Unidos. Então lá vamos nós com pouca grana e sem ter pesquisado muito.🤦‍♀️🙆‍♀️🤷‍♀️
      -SEGUNDO: Falaremos a verdade, é bem difícil ser mochileiro em Cuba! Mas, porquê Maria? Porque é um país pobre, em que a maioria das pessoas pensam que “turistas tem dinheiro, cubanos que não tem dinheiro”, segundo que por ter duas moedas os preços são absurdamente diferentes para cubanos e estrangeiros e terceiro que sempre vão tentar tirar um pouco do seu suado dinheirinho. Além  disso, seu mochilão pode se complicar pelo fato de ser ILEGAL fazer Couchsurfing, trabalhos voluntários, acampar selvagem, difícil pegar carona e até mesmo comprar comida em um supermercado para cozinhar, pode ser muito mais caro que comer na rua. 🤑😮
      Mas se você é brasileiro e não desiste nunca, assim como nós, vamos te dar dicas e esmiuçar como fazer um mochilão raiz em Cuba.
      Mas antes de começar, queria falar rapidinho sobre o DICIONÁRIO CUBANO, ou seja, palavras próprias que vão te ajudar e muito a se "disfarçar" de Cubano:
      CORRER LAGUAGUA = pegar um ônibus 🚍 CORRER CAMIONES = pegar um caminhão que é adaptado como se fosse uma lotação 🚚 CORRER BOTELLA = pegar carona PUNTO AMARILLO = lugar aonde fica uma pessoa vestida de amarelo, que para transportes do governo para você, mediante a uma proprina.  MONEDA NACIONAL = peso cubano/ CUP * DÓLAR = peso convertível / CUC  (se fala CU ou Ce-u-ce)
      Lembrando que Cuba tem duas moedas, o peso cubano (CUP) e o peso cubano convercível (CUC), ISSO É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA, porque?
                  1 DÓLAR = 0.96 CUC (-10% ... não compensa levar dólar)
                  1 EURO = 1,08 CUC
                  1 CUC = 25 CUP
      OU SEJA, 
                  1 CUC = 4,07 reais
                  1 CUP = 0,15 centavos.
      obs: é fácil diferenciar as moedas, porque o CUP sempre ter os ROSTOS DOS PERSONAGENS FAMOSOS e o CUC vai ter sempre a imagem dos monumentos nacionais aos mesmos personagens.

Lembrem sempre disso quando comentarmos os valores nos posts. E não esqueça, é balela o assunto que não é possível trocar CUP, acontece que na casa de cambio primeiro vão trocar TODO seu dinheiro por CUC e se você quer uma parte em CUP só pedir que a pessoa troca tranquilamente.
      *Lembrando que essa viagem aconteceu em maio de 2019, então eu estou usando a cotação dos valores comerciais, para ficar mais fácil.
      _________________________________________________________________________________________________________
      OUTRAS DICAS  RÁPIDAS PARA ECONOMIZAR
      ÁGUA – O gasto com água pode se tornar absurdo se você comprar todos os dias, mesmo se comprar aqueles galões de 6l. Normalmente uma água de 500ml e 1,5l em qualquer lugar custa entre 1 CUC e 1,5CUC respetivamente, em alguns mercados você até encontra por menos, mas se você fizer essa conta pela quantia de dias que você vai ficar, vai ser um gasto bem grande só com água. Nós tomamos água da torneira e não morremos por causa disso. Quando possíve, fervíamos e depois descobrimos um truque de comprar uma solução de hipoclorito por 1 CUP e colocar 3 gotas por litro de água. Pronto problema resolvido. 🥳 CASAS DE FAMÍLIA – A opção mais econômica de hospedagem são as casas de particulares. Minha dica é reservar por AIRBNB porque normalmente sai mais em conta ou também você pode chorar as pitangas. Assim você pode conseguir casas entre 10 e 12 CUC, na temporada baixa. Hoje em dia, Cuba tem pontos de Wi-Fi (ETECSA), no qual você compra um cartão, que varia de 1h e 5hs (Preço: 1 e 5 CUC respectivamente) e procurar hospedagens com reserva instantânea (sem a necessidade de confirmação com o anfitrião). Pronto, não precisa engessar o roteiro reservando tudo de casa e pode procurar o preço mais acessível na hora. COMIDA – Sempre vai ter algum lugar que vende comida por CUP ou estatais. Geralmente são estabelecimentos simples, e as vezes (poucas vezes) você até vai ter que comer em pé, mas a diferença é absurda de preço e a comida em si, é a mesma.  

• Criar Novo...