Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Patagônia - El Chalten - El Calafate e Ushuaia - novembro/2016 (sozinha)

Postado
  • Membros

Vou tentar detalhar as partes que quase não achei informação por aí e ser breve nas outras coisas. Todos preços são em peso argentino ($) ou real (R$). Se alguém quiser saber tudo sobre a viagem, pode ir no meu blog: http://seachandonaviagem.blogspot.com.br/search/label/Argentina

Qualquer dúvida, pode perguntar aqui que eu respondo ::otemo::

A primeira coisa que fiz foi achar a passagem Brasilia – Ushuaia com conexão em El Calafate no site da LATAM. Comprei com um stopover de 4 dias em El Calafate.

Com os dias em cada cidade fechados, pesquisei o que fazer em cada lugar. O cronograma ficou mais ou menos assim:

8/11 voo saindo de Brasília

9/11 chegada em Buenos Aires (aeroporto Ezeiza)

voo saindo de Buenos Aires (aeroporto aeroparque)

Chegada em El Calafate

Passeio

10/11 ônibus para El Chalten

Trilha

11/11 Trilha

12/11 Trilha

ônibus para El Calafate

13/11 voo saindo de El Calafate

chegada em Ushuaia

14/11 Passeio

15/11 Passeio

16/11 Passeio

voo saindo de Ushuaia

Chegada em Buenos Aires (aeroporto aeroparque)

17/11 voo saindo de Buenos Aires (aeroporto Ezeiza)

chegada em Brasília

Para ir de um aeroporto a outro em Buenos Aires, reservei um transfer de ônibus no site Tienda Leon e paguei em dinheiro na hora ($200). Eles têm ônibus saindo a cada meia hora, durante o dia, e a cada hora durante à noite. O ônibus leva cerca de 1:20 (sem trânsito) entre um aeroporto e outro, fazendo uma parada em porto madero. Eu reservei pelo site para não correr o risco de ficar sem lugar, mas não precisava, já que o ônibus foi quase vazio (peguei de madrugada).

9/11

No aeroporto de El Calafate, que fica distante da cidade, os preços são tabelados. Taxi $480, ônibus $160. Acabei dividindo um taxi com uma americana e um alemão que também estavam viajando sozinhos. No meio do caminho, fechamos com o taxista para nos levar ao parque nacional Los Glaciares por mais $1800 ($600 para cada).

A entrada do parque foi $250 (residente do Mercosul). O Parque Nacional Los Glaciares em El Calafate possui 4 passarelas de metal. As que possuem as melhores vistas do Glaciar Perito Moreno são as vermelha e amarela. A verde passa por um bosque e a azul passa pelo lago e vai até o restaurante e estacionamento.

Depois de fazer o check in no hotel, fui à rodoviária para pesquisar ônibus até El Calafate. Uma empresa fazia ida e volta por $1200, com horários livres para pegar o ônibus, mas acabei fechando com a TAQSA, que fazia ida e volta por $1000, mas com horários fixos.

10/11

Saí no outro dia às 7:30 da manhã de El Calafate. Cheguei em El Chaltén por volta de 11:00. Logo antes de chegar ao terminal de El Chalten, o ônibus para no centro de visitantes do Parque Nacional (EL Chalten fica dentro do parque) e todos são obrigados a descer e escutar uma pequena palestra (inglês e espanhol) sobre o parque, as trilhas, os animais e o que pode ou não fazer.

Deixei minhas coisas no hostel e fui fazer a trilha Laguna Torre. Comecei a trilha por volta do meio dia, cheguei na Laguna às 15:00, retornei às 15:30 e cheguei no hostel por volta de 18:00. Então foram praticamente 6 horas de trilha, com paradas para almoçar no mirador Torre e para apreciar as paisagens.

O único tipo de infraestrutura que tem nas trilhas é uma espécie de banheiro. Na trilha da Laguna Torre há um a cada mais ou menos 3km. Para as caminhadas, aconselho a levar uma garrafa de água (não precisa mais do que isso, pois é possível enchê-la com a água dos rios e lagos do parque), lanches e um casaco para o vento. Não senti frio durante a trilha, mas ao chegar na Laguna, os ventos estavam muito fortes e só possível ficar lá porque levei um casacão.

11/11

No outro dia, estava com as pernas doendo e não tive coragem de fazer a trilha do Fitz Roy. Resolvi fazer as trilhas menores: Mirador de los condores e Salto del Chorillo. São trilhas fáceis e curtas. A primeira é excelente para se ter uma vista da cidade. De lá, pode-se ir ao mirados de las aguilas e ter uma vista do lago. A trilha para o Salto del Chorillo é a mais fácil de todas, mas a cachoeira não é lá grandes coisas (talvez por eu estar acostumada com as lindas cachoeiras aqui perto de Brasília). Só indico se você estiver com tempo sobrando ou quiser descansar das trilhas puxadas.

12/11

No dia seguinte, peguei o ônibus às 11:00 da manhã de volta para El Calafate. Simplesmente descansei. Deveria ter pego o ônibus que saía mais tarde de El Chalten, mas como já tinha comprado com horário fixo... Há muito mais o que fazer em El Chalten do que em El Calafate.

13/11

No outro dia, peguei um transfer do hostel ao aeroporto $100 e depois voei para Ushuaia. Como fechei 3 passeios com os Brasileiros em Ushuaia, eles foram me buscar no aeroporto (teve o transfer de volta também). Fiz check in no hostel e fui passear um pouco na rua principal (San Martin) e no porto. Comprei um pouco de pesos no Hotel Antartida (melhor cotação).

14/11

Fui ao porto pegar o ônibus para o passeio dos Pinguins. O ônibus leva 1:40 para chegar a estância. Lá há uma parada para ver umas árvores contorcidas pelo vento, depois o grupo é dividido em dois: um vai ao museu e depois aos pinguins e o outro faz as visitas na ordem contrária. Meu grupo foi primeiro ao museu. É um museu pequeno, basicamente com esqueletos de aves e mamíferos marinhos. Depois esperamos um pouco em uma cafeteria e pegamos um barco até a Isla Martillo. Lá caminhamos cerca de 40 minutos entre pinguins e outras aves. Chegamos em Ushuaia por volta das 15:00. Fui para o hostel descansar. À noite, saí para jantar.

15/11

Me buscaram cedo no hostel para ir ao Parque Nacional Tierra del Fuego ($130). Estava chovendo e muito frio. ::Cold:: Não foi muito agradável ficar andando no parque. O bom é que estava em um grupo de excursão, então não precisei fazer as trilhas, a van deixava a gente já nos pontos de interesse. Falaram muito aqui no fórum e eu concordo, depois de ver as paisagens de El Chalten, as paisagens de Ushuaia não são tão impressionantes, ainda mais na chuva. Voltei para o hostel perto de 13:00. Passei numa lanchonete e comprei umas empanadas e uma cerveja e fui comer no hostel. Fiquei a tarde lá de bobeira porque estava chovendo. No final da tarde, começou a nevar! Foi lindo. À noite saí para um bar com um suíço que conheci no hostel. Dublin pub é praticamente na San Martin e foi o único bar bar que encontrei. Os preços das comidas e cervejas estavam no preço de outros lugares em ushuaia. Pedi um drink ($80) e batata frita ($100), estavam bons. O bar enche muito, então, se quiser sentar, chegue cedo.

16/11

Meu último dia de viagem. Acordei cedo, arrumei tudo e fui para o porto pegar o barco para fazer o passeio do Canal Beagle (taxa do porto $20). O passeio é muito bonito e interessante. O dia estava bonito, com sol. Vimos diversas aves, lobos marinho, o famoso farol.

A tarde, peguei um taxi ($150) para o Cerro Martial que me deixou no final da pista, junto a uma casa de chá. Dá para ir a pé da cidade, mas não aconselharia (talvez a volta). Dali você tem que ir subindo a pé. O Cerro estava lindo, todo branquinho com neve. Depois de um tempo começou a nevar. Foi ótimo! Voltei para a casa de chá e tinha um casal esperando um taxi. Pedi para dividir com eles ($45).

Enrolei um pouco mais na rua. Gastei meus últimos pesos no mercado (alfajors!!!) e fui para o hostel esperar meu transfer dos brasileiros em ushuaia. Peguei meu voo para Buenos Aires. Fiz o mesmo percurso de ônibus entre os aeroportos (Aeroparque – Ezeiza) ($200).

E assim foi!

Editado por Visitante

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

7.jpgPerito Moreno - El Chalten

31.jpgLaguna Torre - El Calafate

41.jpgTrilha - El Chalten

73.jpgPinguin!

52.jpgCordilheira dos Andes

85.jpgLobos marinhos

91.jpgCerro Martial

Postado
  • Autor
  • Membros

Voltei para falar dos hostels que fiquei na Patagônia.

Antes, tenho que mencionar que foi a primeira vez que fiquei em quarto compartilhado, portanto não tenho muita experiência, mas vou repassar minhas impressões desses 6 dias.

El Chalten – Lo de Trivi (2 noites)

O primeiro hostel que fiquei foi o Lo de Trivi em El Chalten. O hostel era simples, parecia uma casa com vários quartos. Logo na entrada era a sala de estar / sala de refeições / recepção. A esquerda desse espaço, tinha dois quartos e um banheiro e, a direita, um corredor com uma cozinha, vários quartos e um banheiro feminino e masculino. A porta ao final do corredor dá acesso ao quintal e nos fundos ainda tinha um espaço grande de refeições/atividades e uma cozinha enorme. O hostel não oferecia café da manhã, apenas café e chá. Eles vendiam empanadas a um preço razoável. A internet não era lá essas coisas, mas dizem que é assim em toda a cidade. Fiquei em um quarto com duas beliches, um pequeno armário para coisas de valor (não caberia nem um laptop) e apenas uma tomada. Não ficou muito apertado porque só estava eu e uma canadense. Cada uma ficou na cama de baixo de um beliche e usou o espaço em volta, sem estresse. Como falei, os banheiros eram do lado de fora do quarto, no estilo vestiário. Como o hostel é muito pequeno, sempre peguei o banheiro vazio. Não cheguei a cozinhar, então não posso falar muito sobre a cozinha. Não tem muito o que dizer sobre localização em El Chalten, tudo é muito perto e só se anda a pé. Ainda assim, o hostel fica no final da rua principal, mais distante do “centro” e do terminal de ônibus. Dependendo do preço, eu voltaria a este hostel, mas há outros mais moderninhos na cidade.

El Calafate – America del Sur (1 noite)

Depois de uma experiência agradável, fui cheia de expectativas para o badalado America del Sur. Só tinha visto depoimentos bons, fotos lindas. Saí do terminal de ônibus e andei um bocado até chegar lá (carregando mochila). Ele fica um pouco fora do centro (mas ainda é perto) e tem uma ladeira para chegar até lá. A moça da recepção demorou muito para terminar meu check in, parecia até que queria que eu dormisse no sofá. Ela parava a todo momento para conversar com outras pessoas, fazer outras coisas. Em determinado momento, por estar cansada da caminhada e da atitude da moça, fui sentar num sofá. Só depois disso é que veio um homem para me atender. Explicou que cada quarto tem uma única chave e que, ao sair do quarto, você deixa a chave com a outra pessoa ou, se não tiver ninguém, deixa na recepção. Como a chave do meu quarto não estava na recepção, ele assumiu que tinha alguém no quarto, mas não. O meu companheiro de quarto estava indo em um passeio com a chave no bolso. O cara da recepção correu na van (sorte que ainda estava lá) e pegou a chave. Eu já estava pra lá de cansada com essa confusão e falta de organização toda, e para completar, o cara ainda me solta uma piada meio que reclamando de brasileiros. ::essa:: Finalmente cheguei no quarto e logo em seguida chegou um casal de Londres. O banheiro fica dentro do quarto. Quando eu reservei, por nunca ter ficado em hostel, não sabia se isso era uma vantagem ou não. Agora eu digo, é uma enorme desvantagem! ::putz:: Principalmente se você está dividindo o quarto com pessoas que você não conhece. Eu estava doida para tomar meu banho, mas o casal foi mais rápido. Aproveitei para ir ao mercado, mas tudo o que eu queria era um banho. Enfim, com quatro pessoas e mais um banheiro, o quarto ficou bastante apertado. Tinha um armário grande para as mochilas, mas como ninguém usou e eu iria embora no outro dia pela manhã, também não quis ter o trabalho de guardar tudo lá. O hostel oferece um churrasco argentino a $300 pesos por pessoa, com direito a comer a vontade e uma bebida. Dizem que é muito bom, mas não experimentei. Usei a cozinha do hostel que é muito boa e limpa. As áreas comuns são muito bonitas e a vista da área de refeição é linda! O café da manhã é muito bom: pães, torradas, geleias, cerais, café, leite, suco. É um hostel boutique. Lindo, grande, cool, descolado, mas não me senti a vontade e nem fui bem atendida. Ele tem cara de hotel. Talvez o fato de ter o banheiro dentro do quarto me deixou desconfortável e não o hostel em si. De qualquer forma, pela localização, não voltaria.

Ushuaia – Cruz del Sur (3 noites)

Nem comecei a falar do Cruz del Sur e já bateu a saudade. ::love:: Já deu para saber o tanto que gostei, né? O hostel é muito bem localizado: rua Gdor. Deloqui, atrás da principal (San Martin). Tem um mercado na rua de cima e uma lanchonete quebra galho em frente ao mercado, o hotel Antartida (onde trocam dinheiro com um câmbio muito bom) fica no mesmo quarteirão. Se você marcar os pontos de interesse em Ushuaia, vai ver que o hostel está bem no meio, sem estar na muvuca da rua principal. O hostel é super charmoso, assim que você entra, tem a recepção e uma estante para deixar os calçados. Não pode andar no hostel com sapato, todo mundo usa meia, chinelo, anda descalço. No começo eu estranhei isso, mas depois acostumei e achei ótimo. Dá um clima aconchegante e despojado. Logo depois tem a área das refeições, onde é servido um café da manhã bem simples (pão, geleia, suco e café) e a cozinha. Um corredor com computadores leva para a área dos quartos e banheiro masculino. Descendo meio lance de escada, tem a porta para a área externa onde tem o living (tomadas, internet, tv, almofadas). Descendo mais meio lance de escada, tem outros quartos e o banheiro feminino. A cozinha é bem equipada e limpa. Os banheiros são estilo vestiário, o que eu gosto. A Anna, que toma conta de tudo, é maravilhosa! Muito atenciosa, sempre pronta para ajudar. Ela fala espanhol, inglês, alemão... O cachorro que eles têm lá é fofo demais, um husky branco super dócil. Mais uma vez fiquei em um quarto com dois beliches e para a minha sorte, só mais uma pessoa: um suíço super gente boa. Havia um armário médio para cada pessoa, talvez coubesse a mochila cargueira, mas nem usei. São várias coisinhas que me marcaram neste hostel. Como o dia em que cheguei tarde e já estava tudo apagado, tirei os sapatos (como se estivesse chegando escondida em casa) e fui devagarzinho até o quarto. Ou quando eu estava esperando sozinha o carro para me levar ao aeroporto e a Anna ficou me fazendo companhia. Eu recomendo e voltaria sempre para este hostel!

Postado
  • Membros

Clarissa, você tem uma estimativa geral de custo, sem contar as passagens de avião? O seu roteiro é quase idêntico ao que planejo fazer em breve.

Agradeço desde já!

Postado
  • Autor
  • Membros
Clarissa, você tem uma estimativa geral de custo, sem contar as passagens de avião? O seu roteiro é quase idêntico ao que planejo fazer em breve.

Agradeço desde já!

Olá, João.

Meus gastos ficaram assim:

PATAGÔNIA - 8 dias - R$

• Passagens - 1.875,00
    Hospedagem 8 noites - 900,00
    Transfer entre aeroportos BsAs - 100,00
    Transfer aeroporto El Calafate (ida e volta) - 65,00
    Taxi Perito Moreno (ida e volta) - 150,00
    Entrada Parque Nacional El Calafate - 62,50
    ônibus para El Chalten (ida e volta) - 270,00
    Pinguinera (Brasileiros em Ushuaia) - 500,00
    Canal Beagle (Brasileiros em Ushuaia) - 300,00
    Excursão Parque Nacional Ushuaia (Brasileiros em Ush) - 254,00
    Entrada Parque Nacional Ushuaia - 32,50
    Taxi Cerro Martial (ida e volta) - 49,00
    Alimentação (+ ou -) - 600,00
    TOTAL - 5.158,00

Só lembrando que eu fiquei um dia em hotel e dividi uma corrida de taxi voltando do Cerro Martial

Detalhe da alimentação: eu não cozinhava nos hostels, comia em lanchonetes, restaurantes e comprava coisas nos mercados. Também levei alguns lanches aqui do Brasil (chocolates, biscoitos, cereais) para comer nas trilhas, já que lá é muito caro.

Postado
  • Membros

Obrigado! Suas contas ficaram quase idênticas ao que eu tinha estimado no início desse ano, mesmo sem ter calculado o preço real dos passeios. Parece que você achou um preço bem em conta nas passagens de avião; eu não tive tanta sorte.

:)

Postado
  • Membros

Olá! Obrigada pelas dicas. Estou indo agora no final de dezembro. Meu roteiro será inverso ao seu, chego em Ushuaia e volto por El Calafate. Estou muito em dúvida quanto ao câmbio. Levou dolar ou real? Onde fez a troca? Lembra como estavam os valores para dolar e real? Abraços e obrigada!

Postado
  • Autor
  • Membros
Olá! Obrigada pelas dicas. Estou indo agora no final de dezembro. Meu roteiro será inverso ao seu, chego em Ushuaia e volto por El Calafate. Estou muito em dúvida quanto ao câmbio. Levou dolar ou real? Onde fez a troca? Lembra como estavam os valores para dolar e real? Abraços e obrigada!

Olá,

Você fez muito bem indo primeiro para Ushuaia, muito melhor assim. O melhor câmbio para trocar que eu vi foi no Hotel Antartida em Ushuaia. O real estava 4,15 pesos. Não lembro ao certo quanto estava o dólar ::mmm:

https://www.google.com.br/maps/place/Hotel+Antartida+Argentina/@-54.8055464,-68.3054102,16z/data=!4m5!3m4!1s0x0:0x9cb6a2489a59b550!8m2!3d-54.805163!4d-68.3015907

Se você já tem dólar, com certeza ganhará mais, por outro lado, não sei se valeria a pena comprar dolar para depois comprar peso. Quando eu fui, o dólar estava mais de 4 reais para comprar aqui. Se fosse trocar por peso lá, não estava mais de 16 pesos por dólar.

Esta foto é de um café com o melhor câmbio que eu vi para compras. Dá para perceber q, se vc comprar o dólar a 4 reais, não compensa.

IMG_20161115_093626817_HDR.jpg

Postado
  • Autor
  • Membros
Relato veio na hora certa! haha Muito obrigada por compartilhar! ::mmm:

Que bom! Se você tiver alguma dúvida, pode perguntar! Não estou acostumada em fazer relatos, fico com a impressão que está sempre faltando alguma coisa ou que ficou confuso ::lol4::

• 3 semanas depois...
Postado
  • Membros
Vou tentar detalhar as partes que quase não achei informação por aí e ser breve nas outras coisas. Todos preços são em peso argentino ($) ou real (R$). Se alguém quiser saber tudo sobre a viagem, pode ir no meu blog: http://seachandonaviagem.blogspot.com.br/search/label/Argentina

Qualquer dúvida, pode perguntar aqui que eu respondo ::otemo::

A primeira coisa que fiz foi achar a passagem Brasilia – Ushuaia com conexão em El Calafate no site da LATAM. Comprei com um stopover de 4 dias em El Calafate.

Com os dias em cada cidade fechados, pesquisei o que fazer em cada lugar. O cronograma ficou mais ou menos assim:

8/11 voo saindo de Brasília

9/11 chegada em Buenos Aires (aeroporto Ezeiza)

voo saindo de Buenos Aires (aeroporto aeroparque)

Chegada em El Calafate

Passeio

10/11 ônibus para El Chalten

Trilha

11/11 Trilha

12/11 Trilha

ônibus para El Calafate

13/11 voo saindo de El Calafate

chegada em Ushuaia

14/11 Passeio

15/11 Passeio

16/11 Passeio

voo saindo de Ushuaia

Chegada em Buenos Aires (aeroporto aeroparque)

17/11 voo saindo de Buenos Aires (aeroporto Ezeiza)

chegada em Brasília

Para ir de um aeroporto a outro em Buenos Aires, reservei um transfer de ônibus no site Tienda Leon e paguei em dinheiro na hora ($200). Eles têm ônibus saindo a cada meia hora, durante o dia, e a cada hora durante à noite. O ônibus leva cerca de 1:20 (sem trânsito) entre um aeroporto e outro, fazendo uma parada em porto madero. Eu reservei pelo site para não correr o risco de ficar sem lugar, mas não precisava, já que o ônibus foi quase vazio (peguei de madrugada).

9/11

No aeroporto de El Calafate, que fica distante da cidade, os preços são tabelados. Taxi $480, ônibus $160. Acabei dividindo um taxi com uma americana e um alemão que também estavam viajando sozinhos. No meio do caminho, fechamos com o taxista para nos levar ao parque nacional Los Glaciares por mais $1800 ($600 para cada).

A entrada do parque foi $250 (residente do Mercosul). O Parque Nacional Los Glaciares em El Calafate possui 4 passarelas de metal. As que possuem as melhores vistas do Glaciar Perito Moreno são as vermelha e amarela. A verde passa por um bosque e a azul passa pelo lago e vai até o restaurante e estacionamento.

Depois de fazer o check in no hotel, fui à rodoviária para pesquisar ônibus até El Calafate. Uma empresa fazia ida e volta por $1200, com horários livres para pegar o ônibus, mas acabei fechando com a TAQSA, que fazia ida e volta por $1000, mas com horários fixos.

10/11

Saí no outro dia às 7:30 da manhã de El Calafate. Cheguei em El Chaltén por volta de 11:00. Logo antes de chegar ao terminal de El Chalten, o ônibus para no centro de visitantes do Parque Nacional (EL Chalten fica dentro do parque) e todos são obrigados a descer e escutar uma pequena palestra (inglês e espanhol) sobre o parque, as trilhas, os animais e o que pode ou não fazer.

Deixei minhas coisas no hostel e fui fazer a trilha Laguna Torre. Comecei a trilha por volta do meio dia, cheguei na Laguna às 15:00, retornei às 15:30 e cheguei no hostel por volta de 18:00. Então foram praticamente 6 horas de trilha, com paradas para almoçar no mirador Torre e para apreciar as paisagens.

O único tipo de infraestrutura que tem nas trilhas é uma espécie de banheiro. Na trilha da Laguna Torre há um a cada mais ou menos 3km. Para as caminhadas, aconselho a levar uma garrafa de água (não precisa mais do que isso, pois é possível enchê-la com a água dos rios e lagos do parque), lanches e um casaco para o vento. Não senti frio durante a trilha, mas ao chegar na Laguna, os ventos estavam muito fortes e só possível ficar lá porque levei um casacão.

11/11

No outro dia, estava com as pernas doendo e não tive coragem de fazer a trilha do Fitz Roy. Resolvi fazer as trilhas menores: Mirador de los condores e Salto del Chorillo. São trilhas fáceis e curtas. A primeira é excelente para se ter uma vista da cidade. De lá, pode-se ir ao mirados de las aguilas e ter uma vista do lago. A trilha para o Salto del Chorillo é a mais fácil de todas, mas a cachoeira não é lá grandes coisas (talvez por eu estar acostumada com as lindas cachoeiras aqui perto de Brasília). Só indico se você estiver com tempo sobrando ou quiser descansar das trilhas puxadas.

12/11

No dia seguinte, peguei o ônibus às 11:00 da manhã de volta para El Calafate. Simplesmente descansei. Deveria ter pego o ônibus que saía mais tarde de El Chalten, mas como já tinha comprado com horário fixo... Há muito mais o que fazer em El Chalten do que em El Calafate.

13/11

No outro dia, peguei um transfer do hostel ao aeroporto $100 e depois voei para Ushuaia. Como fechei 3 passeios com os Brasileiros em Ushuaia, eles foram me buscar no aeroporto (teve o transfer de volta também). Fiz check in no hostel e fui passear um pouco na rua principal (San Martin) e no porto. Comprei um pouco de pesos no Hotel Antartida (melhor cotação).

14/11

Fui ao porto pegar o ônibus para o passeio dos Pinguins. O ônibus leva 1:40 para chegar a estância. Lá há uma parada para ver umas árvores contorcidas pelo vento, depois o grupo é dividido em dois: um vai ao museu e depois aos pinguins e o outro faz as visitas na ordem contrária. Meu grupo foi primeiro ao museu. É um museu pequeno, basicamente com esqueletos de aves e mamíferos marinhos. Depois esperamos um pouco em uma cafeteria e pegamos um barco até a Isla Martillo. Lá caminhamos cerca de 40 minutos entre pinguins e outras aves. Chegamos em Ushuaia por volta das 15:00. Fui para o hostel descansar. À noite, saí para jantar.

15/11

Me buscaram cedo no hostel para ir ao Parque Nacional Tierra del Fuego ($130). Estava chovendo e muito frio. ::Cold:: Não foi muito agradável ficar andando no parque. O bom é que estava em um grupo de excursão, então não precisei fazer as trilhas, a van deixava a gente já nos pontos de interesse. Falaram muito aqui no fórum e eu concordo, depois de ver as paisagens de El Chalten, as paisagens de Ushuaia não são tão impressionantes, ainda mais na chuva. Voltei para o hostel perto de 13:00. Passei numa lanchonete e comprei umas empanadas e uma cerveja e fui comer no hostel. Fiquei a tarde lá de bobeira porque estava chovendo. No final da tarde, começou a nevar! Foi lindo. À noite saí para um bar com um suíço que conheci no hostel. Dublin pub é praticamente na San Martin e foi o único bar bar que encontrei. Os preços das comidas e cervejas estavam no preço de outros lugares em ushuaia. Pedi um drink ($80) e batata frita ($100), estavam bons. O bar enche muito, então, se quiser sentar, chegue cedo.

16/11

Meu último dia de viagem. Acordei cedo, arrumei tudo e fui para o porto pegar o barco para fazer o passeio do Canal Beagle (taxa do porto $20). O passeio é muito bonito e interessante. O dia estava bonito, com sol. Vimos diversas aves, lobos marinho, o famoso farol.

A tarde, peguei um taxi ($150) para o Cerro Martial que me deixou no final da pista, junto a uma casa de chá. Dá para ir a pé da cidade, mas não aconselharia (talvez a volta). Dali você tem que ir subindo a pé. O Cerro estava lindo, todo branquinho com neve. Depois de um tempo começou a nevar. Foi ótimo! Voltei para a casa de chá e tinha um casal esperando um taxi. Pedi para dividir com eles ($45).

Enrolei um pouco mais na rua. Gastei meus últimos pesos no mercado (alfajors!!!) e fui para o hostel esperar meu transfer dos brasileiros em ushuaia. Peguei meu voo para Buenos Aires. Fiz o mesmo percurso de ônibus entre os aeroportos (Aeroparque – Ezeiza) ($200).

E assim foi!

Olá Clarissa, gostaria primeiramente de agradecer pelo excelente texto postado no seu blog e aqui no forum sobre o rotei na patagônia, adorei as dicas e as fotos!

Também sou de Brasília e estou indo para a patagônia nesta semana (vou para Ushuaia, El Calafate e El Chaltén), mas estou com algumas pequenas dúvidas e gostaria de perguntar para quem esteve lá recentemente:

1 - Eu meu voo da ida vai para Buenos Aires, no aerporto de Ezeiza, por volta de meia noite. Vou ter que ir ao Aeropoarque até umas 4h00. Vi que você utilizou o ônibus para transfer no lugar de táxi. Ele é tranquilo para andar de madrugada em BsA?

2 - Estou pensando em levar reais em dinheiro e trocar em peso na casa de câmbio do La Nación em Ezeiza. Estou estimando conseguir trocar R$1,00 por A$4,00. Contudo, vi uma foto no seu blog em que você mostrou a "cotação" em um café em Ushuaia com R$1,00 valendo A$4,50. A minha dúvida é se você chegou a comprar peso em BsA e se sentiu se vale a pena comprar no aeroporto todo o valor da viagem, ou se vale reservar um pouco para trocar nos cafés nas três cidades.

3 - Sobre os passeios, eu não comprei nenhum e estou planejando fazer isso no primeiro dia em cada cidade. O pessoal do "brasileiros em Ushuaia" possui agência na cidade, ou a compra é só pela internet?

4 - Chego em Ushuaia no dia 27/12, vou para El Calafate dia 2/1, El Chaltén dia 8/1 e volto para El Calafate dia 11/1 e depois para Brasília. Estou estimando gastar uns R$3.000,00 (sem hospedagem) com transporte, passeios e comidas. Pelo teu relato, fiquei um pouco preocupado pq acho que não vai ser suficiente para incluir ainda passeios como day tour em Torres del Paine e mini trekking no glaciar perito moreno. Estou considerando tirar a pinguinera para compensar, mas é algo que vou avaliar quando estiver lá. Enfim, isso tudo para fazer uma simples pergunta: você tem alguma dica para economizar lá, como alguma boa casa de câmbio (ou pagar em real ou dólar) e, principalmente, restaurante com um bom custo x benefício em Ushuaia e El Calafate?

Muito orbrigado!

Thiago Costa

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.