Ir para conteúdo

Patagônia - El Chalten - El Calafate e Ushuaia - novembro/2016 (sozinha)


Posts Recomendados

  • Membros
Vou tentar detalhar as partes que quase não achei informação por aí e ser breve nas outras coisas. Todos preços são em peso argentino ($) ou real (R$). Se alguém quiser saber tudo sobre a viagem, pode ir no meu blog: http://seachandonaviagem.blogspot.com.br/search/label/Argentina

 

Qualquer dúvida, pode perguntar aqui que eu respondo ::otemo::

 

A primeira coisa que fiz foi achar a passagem Brasilia – Ushuaia com conexão em El Calafate no site da LATAM. Comprei com um stopover de 4 dias em El Calafate.

 

Com os dias em cada cidade fechados, pesquisei o que fazer em cada lugar. O cronograma ficou mais ou menos assim:

8/11 voo saindo de Brasília

9/11 chegada em Buenos Aires (aeroporto Ezeiza)

voo saindo de Buenos Aires (aeroporto aeroparque)

Chegada em El Calafate

Passeio

10/11 ônibus para El Chalten

Trilha

11/11 Trilha

12/11 Trilha

ônibus para El Calafate

13/11 voo saindo de El Calafate

chegada em Ushuaia

14/11 Passeio

15/11 Passeio

16/11 Passeio

voo saindo de Ushuaia

Chegada em Buenos Aires (aeroporto aeroparque)

17/11 voo saindo de Buenos Aires (aeroporto Ezeiza)

chegada em Brasília

 

Para ir de um aeroporto a outro em Buenos Aires, reservei um transfer de ônibus no site Tienda Leon e paguei em dinheiro na hora ($200). Eles têm ônibus saindo a cada meia hora, durante o dia, e a cada hora durante à noite. O ônibus leva cerca de 1:20 (sem trânsito) entre um aeroporto e outro, fazendo uma parada em porto madero. Eu reservei pelo site para não correr o risco de ficar sem lugar, mas não precisava, já que o ônibus foi quase vazio (peguei de madrugada).

 

9/11

No aeroporto de El Calafate, que fica distante da cidade, os preços são tabelados. Taxi $480, ônibus $160. Acabei dividindo um taxi com uma americana e um alemão que também estavam viajando sozinhos. No meio do caminho, fechamos com o taxista para nos levar ao parque nacional Los Glaciares por mais $1800 ($600 para cada).

A entrada do parque foi $250 (residente do Mercosul). O Parque Nacional Los Glaciares em El Calafate possui 4 passarelas de metal. As que possuem as melhores vistas do Glaciar Perito Moreno são as vermelha e amarela. A verde passa por um bosque e a azul passa pelo lago e vai até o restaurante e estacionamento.

Depois de fazer o check in no hotel, fui à rodoviária para pesquisar ônibus até El Calafate. Uma empresa fazia ida e volta por $1200, com horários livres para pegar o ônibus, mas acabei fechando com a TAQSA, que fazia ida e volta por $1000, mas com horários fixos.

 

10/11

Saí no outro dia às 7:30 da manhã de El Calafate. Cheguei em El Chaltén por volta de 11:00. Logo antes de chegar ao terminal de El Chalten, o ônibus para no centro de visitantes do Parque Nacional (EL Chalten fica dentro do parque) e todos são obrigados a descer e escutar uma pequena palestra (inglês e espanhol) sobre o parque, as trilhas, os animais e o que pode ou não fazer.

 

Deixei minhas coisas no hostel e fui fazer a trilha Laguna Torre. Comecei a trilha por volta do meio dia, cheguei na Laguna às 15:00, retornei às 15:30 e cheguei no hostel por volta de 18:00. Então foram praticamente 6 horas de trilha, com paradas para almoçar no mirador Torre e para apreciar as paisagens.

O único tipo de infraestrutura que tem nas trilhas é uma espécie de banheiro. Na trilha da Laguna Torre há um a cada mais ou menos 3km. Para as caminhadas, aconselho a levar uma garrafa de água (não precisa mais do que isso, pois é possível enchê-la com a água dos rios e lagos do parque), lanches e um casaco para o vento. Não senti frio durante a trilha, mas ao chegar na Laguna, os ventos estavam muito fortes e só possível ficar lá porque levei um casacão.

 

11/11

No outro dia, estava com as pernas doendo e não tive coragem de fazer a trilha do Fitz Roy. Resolvi fazer as trilhas menores: Mirador de los condores e Salto del Chorillo. São trilhas fáceis e curtas. A primeira é excelente para se ter uma vista da cidade. De lá, pode-se ir ao mirados de las aguilas e ter uma vista do lago. A trilha para o Salto del Chorillo é a mais fácil de todas, mas a cachoeira não é lá grandes coisas (talvez por eu estar acostumada com as lindas cachoeiras aqui perto de Brasília). Só indico se você estiver com tempo sobrando ou quiser descansar das trilhas puxadas.

 

12/11

No dia seguinte, peguei o ônibus às 11:00 da manhã de volta para El Calafate. Simplesmente descansei. Deveria ter pego o ônibus que saía mais tarde de El Chalten, mas como já tinha comprado com horário fixo... Há muito mais o que fazer em El Chalten do que em El Calafate.

 

13/11

No outro dia, peguei um transfer do hostel ao aeroporto $100 e depois voei para Ushuaia. Como fechei 3 passeios com os Brasileiros em Ushuaia, eles foram me buscar no aeroporto (teve o transfer de volta também). Fiz check in no hostel e fui passear um pouco na rua principal (San Martin) e no porto. Comprei um pouco de pesos no Hotel Antartida (melhor cotação).

 

14/11

Fui ao porto pegar o ônibus para o passeio dos Pinguins. O ônibus leva 1:40 para chegar a estância. Lá há uma parada para ver umas árvores contorcidas pelo vento, depois o grupo é dividido em dois: um vai ao museu e depois aos pinguins e o outro faz as visitas na ordem contrária. Meu grupo foi primeiro ao museu. É um museu pequeno, basicamente com esqueletos de aves e mamíferos marinhos. Depois esperamos um pouco em uma cafeteria e pegamos um barco até a Isla Martillo. Lá caminhamos cerca de 40 minutos entre pinguins e outras aves. Chegamos em Ushuaia por volta das 15:00. Fui para o hostel descansar. À noite, saí para jantar.

 

15/11

Me buscaram cedo no hostel para ir ao Parque Nacional Tierra del Fuego ($130). Estava chovendo e muito frio. ::Cold:: Não foi muito agradável ficar andando no parque. O bom é que estava em um grupo de excursão, então não precisei fazer as trilhas, a van deixava a gente já nos pontos de interesse. Falaram muito aqui no fórum e eu concordo, depois de ver as paisagens de El Chalten, as paisagens de Ushuaia não são tão impressionantes, ainda mais na chuva. Voltei para o hostel perto de 13:00. Passei numa lanchonete e comprei umas empanadas e uma cerveja e fui comer no hostel. Fiquei a tarde lá de bobeira porque estava chovendo. No final da tarde, começou a nevar! Foi lindo. À noite saí para um bar com um suíço que conheci no hostel. Dublin pub é praticamente na San Martin e foi o único bar bar que encontrei. Os preços das comidas e cervejas estavam no preço de outros lugares em ushuaia. Pedi um drink ($80) e batata frita ($100), estavam bons. O bar enche muito, então, se quiser sentar, chegue cedo.

 

16/11

Meu último dia de viagem. Acordei cedo, arrumei tudo e fui para o porto pegar o barco para fazer o passeio do Canal Beagle (taxa do porto $20). O passeio é muito bonito e interessante. O dia estava bonito, com sol. Vimos diversas aves, lobos marinho, o famoso farol.

A tarde, peguei um taxi ($150) para o Cerro Martial que me deixou no final da pista, junto a uma casa de chá. Dá para ir a pé da cidade, mas não aconselharia (talvez a volta). Dali você tem que ir subindo a pé. O Cerro estava lindo, todo branquinho com neve. Depois de um tempo começou a nevar. Foi ótimo! Voltei para a casa de chá e tinha um casal esperando um taxi. Pedi para dividir com eles ($45).

Enrolei um pouco mais na rua. Gastei meus últimos pesos no mercado (alfajors!!!) e fui para o hostel esperar meu transfer dos brasileiros em ushuaia. Peguei meu voo para Buenos Aires. Fiz o mesmo percurso de ônibus entre os aeroportos (Aeroparque – Ezeiza) ($200).

 

E assim foi!

 

Olá Clarissa, gostaria primeiramente de agradecer pelo excelente texto postado no seu blog e aqui no forum sobre o rotei na patagônia, adorei as dicas e as fotos!

 

Também sou de Brasília e estou indo para a patagônia nesta semana (vou para Ushuaia, El Calafate e El Chaltén), mas estou com algumas pequenas dúvidas e gostaria de perguntar para quem esteve lá recentemente:

 

1 - Eu meu voo da ida vai para Buenos Aires, no aerporto de Ezeiza, por volta de meia noite. Vou ter que ir ao Aeropoarque até umas 4h00. Vi que você utilizou o ônibus para transfer no lugar de táxi. Ele é tranquilo para andar de madrugada em BsA?

 

2 - Estou pensando em levar reais em dinheiro e trocar em peso na casa de câmbio do La Nación em Ezeiza. Estou estimando conseguir trocar R$1,00 por A$4,00. Contudo, vi uma foto no seu blog em que você mostrou a "cotação" em um café em Ushuaia com R$1,00 valendo A$4,50. A minha dúvida é se você chegou a comprar peso em BsA e se sentiu se vale a pena comprar no aeroporto todo o valor da viagem, ou se vale reservar um pouco para trocar nos cafés nas três cidades.

 

3 - Sobre os passeios, eu não comprei nenhum e estou planejando fazer isso no primeiro dia em cada cidade. O pessoal do "brasileiros em Ushuaia" possui agência na cidade, ou a compra é só pela internet?

 

4 - Chego em Ushuaia no dia 27/12, vou para El Calafate dia 2/1, El Chaltén dia 8/1 e volto para El Calafate dia 11/1 e depois para Brasília. Estou estimando gastar uns R$3.000,00 (sem hospedagem) com transporte, passeios e comidas. Pelo teu relato, fiquei um pouco preocupado pq acho que não vai ser suficiente para incluir ainda passeios como day tour em Torres del Paine e mini trekking no glaciar perito moreno. Estou considerando tirar a pinguinera para compensar, mas é algo que vou avaliar quando estiver lá. Enfim, isso tudo para fazer uma simples pergunta: você tem alguma dica para economizar lá, como alguma boa casa de câmbio (ou pagar em real ou dólar) e, principalmente, restaurante com um bom custo x benefício em Ushuaia e El Calafate?

 

Muito orbrigado!

 

Thiago Costa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Thiago,

 

Acho que minha resposta não vai te ajudar, já que pelo visto você já viajou. hehehehe

Mas vou responder assim mesmo para, quem sabe, ajudar outra pessoa.

 

1) O ônibus que eu peguei é de uma empresa que faz transfer e aluga carros, Tienda Leon. Não são ônibus urbanos. São ônibus de viagem, cadeira marcada, poltrona reclinável. Eu também cheguei em BsAs por volta da meia noite e foi tudo bem tranquilo.

 

2) Os cafés e lojas não trocam dinheiro. Alguns apresentam uma tabela de cotação caso você queira comprar com dinheiro sem ser o peso argentino e o troco será em peso. Às vezes a cotação de determinada loja/café é muito boa, mas os preços são caros. Para trocar dinheiro mesmo, só casa de câmbio, bancos e alguns hotéis. A melhor cotação que achei foi no hotel Antertica em Ushuaia 4,20. Eu levei um pouco daqui (já tinha alguns pesos e iria para El Calafate primeiro), mas se o seu destino for primeiro em Ushuaia, recomendo trocar lá.

 

3) Tem duas lojas físicas dos Brasileiros em Ushuaia em Ushuaia. Acho que eles mudaram o nome para Brasileiros no fim do mundo ou algo assim. Você consegue comprar lá sem problemas. Indo na loja física, você tem a opção de comprar pelo site, pagando no cartão de crédito em reais sem iof.

 

4) Eu não fui muito com o intuito de economizar, mas digo logo que os gastos são passeios e alimentação. Achei a comida muito cara por lá, isso pq Brasília não tem nada barato. o que fiz foi levar alguns lanches aqui do Brasil (biscoitos, chocolates) para comer nas trilhas. Eu como pouco, e os pratos lá são bem servidos, então eu acaba levando o que sobrava para o hostel para comer no outro dia. Muita gente comprava comida nos mercados e cozinhava no hostel. Eu não fiz isso pq não sou muito de cozinhar, mas garanto que ficaria mais em conta. Dica: se você achar um preço de uma massa suspeitamente barato em algum restaurante, fique ligado pq eles podem cobrar o molho separado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...