Ir para conteúdo

Patagônia e Terra do Fogo - Roteiros e Meios de Transportes - Perguntas e Respostas.


Posts Recomendados

  • Respostas 308
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Valeu Marcelo,

 

Escolhi setembro pelo frio mesmo. Nem inverno e nem Verão. Espero que consiga fazer o W em Torres del Paine.

 

BetaBeta

 

Obrigado pela resposta.

Pelo jeito posso ate diminuir alguns dias da viagem.

Minha preocupação é mais de sobrar dias e eu ficar la sem faze nada.

Talvez 20 dias esteja de bom tamanho.

 

Valeu Mochileiros

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ja fiz muita coisa viajando pela argentina.......algumas dicas:

1) Evite entrar na Argentina pelo Norte, ou seja seja por puerto iguazu, ou por rivera.....pois voce terá o desprazer de conhecer os policiais mais safados e corruptos que eu já vi. Policial corrupto brasileiro perto deles, é fichinha. Fazem da tua viagem um inferno.Inventam de tudo para te fazer acreditar que vão desde te multar (multas carissimas), ou até aprender o carro, só para te tomarem dinheiro.

2) Entre na Argentina por colonia del sacramento( uruguay),,,onde voce pega o buquebus, que não é muito barato..voce vai gastar uns 450/500 reais para um carro pequeno com 4 pessoas, mas em 50 minutos estará em buenos aires. Entre no site: http://www.buquebus.com.ar. Voce saberá preços e horários.

3) De Buenos Aires para o Sul, é outro pais em relação ao Norte.....são educados e só te param se voce realmente cometer uma infração.

4) Quanto mais para o Sul.....em direção a Rio Gallegos.....mais dificil é a hospedagem, abastecimento e socorro mecanico....leve alguma coisa para comer, agua, ferramentas de emergencia, e não hesite em abastecer quando ver um posto de gasolina, pois o próximo pode estar muito longe. Eu costumo abastecer quando o ponteiro indica meio tanque.

5) Leve alguns agasalhos e até cobertores, pois mesmo no verão no sul da argentina é frio para padrão de brasileiro. Em uma emergencia de carro quebrado na

estrada, voce pode precisar.

6) Eu costumo fazer etapas a partir de São Paulo de mais ou menos 850 a 1100 km por dia, com duas paradas intermediárias de 15 minutos e uma maior de uma hora para almoço. Não recomendo viajar a noite pelo sul da argentina, devido ao deserto de possibilidades em relação a encontrar socorro em caso de necessidade.

7) Leve muita memória para máquina fotográfica, pois voce terá paisagens inesqueciveis. rsrsrsrsrsr

8) Use o site : http://www.ruta0. com.ar........excelente para rotas e dicas de estrada.....voce faz a rota entre cidades e ele mostra tudo. Experimenta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Não sei o quanto voce pretende gastar, mas com dinheiro na mão é muito fácil alugar carros na Argentina. Não é diferente do Brasil.

Vá trocando seu dinheiro....dolares por pesos argentinos, conforme a necessidade...real nem pensar...fazem uma cotação absurda, onde voce toma um prejuizo danado.

Há distancias consideraveis nesse roteiro que voce pretende fazer, com bastante subida, portanto um carro potente é indispensavel. Quanto a reserva de hotéis, não sei como é em dezembro.......sempre fui entre janeiro e fevereiro e costumo reservar com uns dois meses antes, mas posso garantir que a oferta de hotéis é bem grande e para muitos bolsos. Voce pode paga-los com cartão de crédito internacional, assim como a locação de carros, mas tente negociar para que façam em pesos argentinos, porque se voce bobear convertem em dolares americanos.

Não deixe de visitar o roteiro dos sete lagos em bariloche....e desses lugares que voce citou, talvez o que realmente seja de cair o queixo é El Calafate.

Boa viagem.

PS: Se voce tiver tempo.....carro em ótimo estado.....e um pouco de coragem.....estica isso e vá até Ushuaia......lá é demais e na volta de lambuja, voce volta nesse roteiro em direção a El Calafate, com uma passada para ver o Glaciar em Perito Moreno....INESQUECIVEL !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Putz Mauro, quanta informação importante.

 

Meu maior problema é tempo. Tenho apensa 15 dias de férias e por isso não poderei sair de carro daqui para fazer o trajeto.

Vou alugar o carro lá, mas tenho medo de deixar para fazer isso na chegada e ficar sem carro ou opção.

 

Outra dica que valeu muito foi a do dinheiro. Não sabia com que moeda ir e como funcionava o real lá. Muito obrigada.

 

Vou olhar o site que tu recomendou e terminar de planejar a viagem.

 

Abraço e valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Odirlei,

 

Planejei algo assim ano passado, mas por escassez de tempo acabei cortando e fazendo só o lado Chileno.

 

Fui Agosto/Setembro, por lá não tem muito esse lance de baixa/alta temporada, ou é ou não é temporada no lado chileno, se quiser fazer o Tour Glaciais Balmaceda e Serrano (Puerto Natales) recomendo consultar antes as datas de partida, na baixa temporada eles não saem todos os dias.

 

Torres pretende fazer por conta ou vai contratar guia e equipamento? Fiquei em Torres no inicio de setembro, é meio na sorte, base das torres fechada por conta da neve, o barco que permite o trekking de um dia no Valle do Francês só funciona na temporada. Creio que fazer o W fora da temporada é bem complicado, para não dizer impossível.

 

Deixaria o Chile para o final da viagem, já que Ushuaia tem uma estrutura de turismo de inverno, El Calafate é básicamente apenas ponto de Saída para Perito Moreno e El Calafate, creio que melhora tuas chances. Faria o roteiro assim:

 

Ushuaia

El Calafate

El Chalten

El Calafate

Puerto Natales (Torres del Paine)

Punta Arenas

 

Uma alternativa é Incluir Porvenir - Terra do Fogo (duas horas de ferry de Punta Arenas).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Puerto Natales

 

Puerto Natales, logo na entrada da cidade, na costanera próximo ao posto da Petrobrás e a Estatua del Milodon a um centro de informações turísticas onde é possível obter um mapa da cidade e outras informações.

 

O que fazer na baixa temporada:

 

- Glaciares Serrano & Balmaceda, navegação de dia inteiro, normalmente inclui o almoço em estância, na temporada com saídas todos os dias, fora de temporada com uma ou duas saída por semana (se não me engano as quartas e domingos, recomendo confirmar). Há duas empresas que fazem o tour "Turismo 21 de mayo" uma empresa familiar de lá e a ANGUSA uma grande empresa do setor de navegação. O barco da ANGUSA me pareceu muito mais confortável e veloz, contudo fiz pela Turismo 21 de mayo e se tivesse que fazer novamente faria por ela, o almoço da 21 de mayo é em uma estância no meio do canal (o barco para durante a volta), na da ANGUSA pelo que me disseram você volta para Puerto Natales e pega um ônibus para ir até a estância, fiquei com a impressão ANGUSA=Luxo // 21deMayo=Rústico. A viagem pode ser feita em qualquer agência (Punta Arenas ou Puerto Natales) ou pela internet, inclusive vale a pena dar uma olhada que por agências você as vezes consegue até um desconto que sai mais barato do que direto com as empresas.

 

Cavalgada ao Cerro Dorotea - não fiz não posso dar detalhes.

 

Full Day - Torres del Paine - Eu fiquei hospedado dentro do parque, este tour é a melhor forma de chegar ao parque (não a mais barata, nem a mais cara), você já dá uma geral no parque. O tour que fiz parou em uma Estância onde Pudemos ver a tosquia de ovelhas, ele ainda faz uma rápida parada na "Cueva del Milodon" para se conhecer a caverna principal onde foi encontrado os restos muito bem conservado pelo frio de uma espécie de preguiça pré-história o "Milodon". (Com relação ao operador do tour, normal, nada a destacar de ruim - empresa: COMAPA).

 

Full Day - Perito Moreno - Não creio que será o teu caso, uma vez que irá fazer o lado argentino, contudo há a possibilidade de fazer um Day Tour ao Glacial Perito Moreno, contudo é extremamente cansativo e a empresa que contratei deixou muito a desejar. Contudo o Glacial Perito Moreno valeu o sacrifício (A empresa passou antes do horário no hotel, depois voltaram lotados, tive que ir num assento super estreito e minha esposa num assento sem cinto - onde havia sinto estava ocupado com malas, para piorar, como reclamei o Guia meio que nos largou para trás e seguiu apenas com o resto do grupo - pode ter sido só má sorte minha - empresa: Turismo ZAAHJ).

 

Subida do RIo Serrano - É feito em bote zodiac, não cheguei a fazer se não me engano é oferecido pela Turismo 21 de mayo e pela AGUNSA, não posso falar a respeito.

 

 

Estes passeios anteriores podem ser contratados em praticamente qualquer agência de Puerto Natales ou Punta Arenas, há outros que fiz e encontrei em apenas uma agência (eu tinha muito tempo disponível em Puerto Natales), são para se ter um pouco mais de contato com Fauna e Flora, contudo gostei muito do guia, se tivesse feito este passeios antes teria optado por esta empresa para ir a Perito Moreno, os tour são:

 

Cueva del Milodon e Pinturas Rupestres Por ser baixa temporada foi um tour privativo, inclusive no momento que entramos na Caverna já não havia ninguém, pois as excursões que vão a Torres param por lá mais ou menos no mesmo horário, além da Cueva é possível ter um pouco de contato com a Flora local, conhecemos a famosa planta "Calafate". (Destaque especial para o guia Nelson, gente bonissima - Empresa: Go Calafate Chalten).

 

Há alguns outros tour's interessante, o problema principal na baixa temporada é que não há muita opção de transporte público para torres, o que meio que obriga a optar pelos tours. Depois faço um relato destes de Punta Arenas e das opções para deslocamento Punta Arenas - Puerto Natales - El Calafate//Ushuaia.

 

Observação, se você for estar no Chile na semana do dia 24 de Setembro (semana da patria), vale a pena participar das comemorações locais, muita comida e muita bebida, e o melhor de tudo conviver com o pessoal local. Beber vinho chileno comendo as tradicionais empanadas de horno é tido por eles como uma forma de demonstrar o amor por seu país.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Com certeza vai ajudar muito o seu relato.

 

Não estou esperando que de pra fazer tudo pq sei q fora da temporada é mais dificil.

 

Ano passado fiz um mochilão mas o clima que indicava o proxim destino. Fui no inverno de Bariloche a Santiago.

Mas mesmo assim foi perfeito.

 

Só de estar lá ja vou estar feliz ::Cold::::otemo::

 

Valeu pela ajuda. Vou consultar algumas agencias para ver os passeios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Puerto Natales - continuação

 

Acabei esquecendo de falar da cidade propriamente dita. Há dois museus um de história natural dentro de um colégio, se tiver um tempo sobrando vale a pena conhecer, é um pouco mais afastado da Plaza de Armas, mas relativamente próximo ao Mirante. Há um museu da cidade, este próximo ao centro.

 

Supermercado Saindo da praça de armas pelo lado da Igreja a primeira a esquerda subindo um ou dois quarteirões tem um UNIMARC (Bulnes 742)

 

Punta Arenas

 

Quando estive por lá o Centro de Informações Turísticas (parece um coreto na Plaza de Armas) estava fechada, consegui informações num outro centro na praça central da Avenida Colon quase na esquina da Avenida Bulnes (avenida central da cidade).

 

Fuerte Bulnes não sei a tua idade, mas você brincou com forte apache? É uma fortificação feita toda em madeira ao sul de Punta Arenas, próximo ao extremo sul do continente americano, em meados do século XIX, foi construido em Ancud - Chiloé um barco (Goleta Ancud) com o objetivo de fazer uma expedição e tomar posse efetiva do estreito de magalhães para o Chile, ao chegar lá foi construido o Fuerte Bulnes. Este tour passa ainda pelo "Puerto del Hambre", primeira tentativa de assentamento ao longo do estreito de Magalhães, final do século XVI, marco do centro geográfico do Chile (não do continental, mas do territorial, medido do polo sul (antartica chilena) até a divisa com o Perú). Trata-se de um passeio relativamente barato, fiz contratando um taxi, para duas pessoas não ficou nem 40 dólares.

 

Isla Magdalena ilha ao centro do estreito é uma reserva de vida selvagem (pinguins e lobos marinho) até ano passado só era possível visita-lá entre Dezembro e Março. A empresa que faz a navegação é a TABSA excursões e bilhetes podem ser comprados praticamente em qualquer agência, há ainda a possibilidade do tour em botes zodiac para grupos de 8 pessoas. Não visitei mas dizem ser muito legal.

 

Terra do Fogo - Punta Arenas tentei ir a Porvenir de duas formas, contudo acabou não dando certo. A primeira opção era fazer um tour que saia de Punta Arenas, cruzaria o estreito até Porvenir, city tour por Porvenir, visitaria uma colonia de "Pinguinos Rey", visita ao Cerro Castillo e retorno a punta arenas por Primera Angostura, mais ao norte, chegando tarde da noite, contudo não foi possível fechar o grupo necessário (se quiser fazer o tour, escolha uma agencia e entre em contato bem antes de sair do Brasil, pois no que vão aparecendo interessados eles já vão tentando formar grupos na mesma data). Outra tentativa era ir a Porvenir e pernoitar uma noite por lá e retornar a Punta Arenas, contudo achei meio complicado com o pouco tempo que dispunha. Há duas formas de chegar a Porvenir de barco via TABSA e por avião pela Aerovias DAP.

 

Há alguns outros passeios e tour em Punta Arenas, mas nenhum deles me cativou muito. Vale muito apenas ir ao mirante, ao porto, ao mercado municipal e ao Cemitério (estranho mas obrigatório), um city tour combinado com um taxista resolve isso, se tiver tempo o transporte público pode resolver, tais visitas foi meio que uma cortesia do taxista quando fui ao Fuerte Bulnes.

 

Comendo em Punta Arenas uma ótima dica (do taxista) para almoçar bem e barato são os restaurantes do segundo piso do Mercado Municipal (próximo ao Porto), geralmente o prato do dia é o mais em conta. Para comer um sanduiche vá ao Lomits numa travessa da da Av. Bories (você disse fez a região dos lagos, chegou a ir ao Mamusia em Puerto Varas, este restaurante me deu uma impressão de nostalgia semelhante que tive por lá). Outro lugar que achei interessante foi o Café Tapiz um daqueles lugares que você ouvirá musica brasileira de fundo, mas se quiser saber quem esta cantando terá que perguntar.

 

Vamos as Compras há em Punta Arenas uma Zona Franca uma área enorme, contudo no Centro Comercial há uma loja Balfer que vende roupas e equipamentos Outdoor, principalmente da marca Doite, tem ainda alguns quiosques que vendem livros. Com relação a roupas no centro há as lojas da NorthFace e Columbia, que podem ser encontradas também na loja de departamento Paris, entre outras, não há muito o que eu possa falar além disso a respeito de compras. Na avenida Bories a uma livraria de livros usados e uma Loja de Cd's.

 

Supermercado Na Avenida Bories 647, vindo da Praça de Armas depois de cruzar a avenida Colon há um Supermercado UNIMARC grande e bom a direita no meio do quarteirão.

 

CONSIDERAÇÕES GERAIS - PATAGÔNIA CHILENA Digamos que por la venta um pouco forte, há algumas dicas que gostaria de saber antes de ter ido pra lá. Não sei se você conhece um acessório que parece um lenço de cabeça (se pesquisar por "Headwear Mutifuncional", vai encontrar fotos e lojas vendendo), é algo extremamente útil, você pode deixa-lo no pescoço como uma gola e cobrir o rosto quando estiver ventando, custa uns R$20,00 aqui em São Paulo. Leve, compre e use muito protetor labial comprado na farmacia de lá como "mantequilla de cacao" ou "balsamo labial". Para aliviar aquela dor de cabeça incomoda por conta da friagem usariamos a pomada Vicky que não existe por la, mas pode ser substituida pelo "unguento Mentolado" ou simplesmente "mentolado". Gorro de lã daqueles com forro e preferencialemente aqueles tradicionais que cobrem as orelhas e ficam com os barbantinhos pendurados, descobri que são muito uteis, pois em torres del paine o vento chega a arrancar o gorro da cabeça é sempre muito útil amarrar os barbantinhos sobre o queixo. Se ficar com a garganta irritada é sempre possível comprar um Spray de Própolis na farmácia.

 

No próximo POST vou colocar como se deslocar entre as cidades, qualquer dúvida é só perguntar!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Meu plano de viagem inicial chegaria e sairia por Punta Arenas.

 

 

Para ir de Punta Arenas a Ushuaia cogitei inicialmente duas opções:

 

Cruceros Australis que apesar de caros (a partir de USD 1400 por pessoa 4 noites ou USD 1100 por pessoa 3 noites no sentido inverso) me chamou bastante a atenção, contudo não precisei me preocupar muito com o investimento necessário, pois na época que fui eles ainda não operavam (operam do final de setembro ao começo de abril).

 

Ir de Punta Arenas até Puerto Willians(Puerto Willians é uma cidade Chilena que fica do outro lado do Estreito em relação a Ushuaia, ou seja, mais ao sul ainda) pela Aerovias DAP(voos as Segundas e Sabados), o problema que encontrei é que na época que ia não consegui encontrar nenhuma empresa que fizesse a travessia de Puerto Willians para Ushuaia ou vice-versa. Se quiser tentar esta viagem a empresa que poderia fazer o percurso é Zenit Explorer.

 

 

Para ir de Punta Arenas a Puerto Natales:

 

Buses Fernandes com diversas partidas diárias sai de Punta Arenas (Armando Sanhueza,745 - próximo a praça de armas) e chega a Puerto Natales (Eleuterio Ramirez, 399, também próximo a Praça de Armas, uns 4 quarteirões) tempo de viagem cerca de 3 horas, é possível pegar o ônibus ou descer dele direto no aeroporto de Punta Arenas. Foi esta a empresa que utilizei.

 

Buses Pacheco sai de Punta Arenas (Avenida Colon, 900) chegando a Puerto Natales (Eleuterio Ramírez, 224). Durante a alta temporada eles fazem conexão até Ushuaia e tem ônibus regulares para torres del pains, contudo não sei se será possível nesta época do ano.

 

Bus-Sur sai de Punta Arenas (José Menendez, 552) chegando a Puerto Natales (Baquedano, 668). Durante a alta temporada eles fazem conexão até Ushuaia e tem ônibus regulares para torres del paine, contudo não sei se será possível nesta época do ano.

 

 

Para ir de Puerto Natales a El Calafate:

 

Turismo Zaahj que é a empresa que fiz o tour a Perito Moreno para a qual já fiz comentários suficientes. O escritório deles em Puerto Natales na rua ao lado da igreja da Praça de Armas, em El Calafate já é mais fácil uma vez que todas as empresas operam desde o terminal.

 

Cootra (cootracalafate@cotecal.com.ar) Sai de Puerto Natales a rua Baquedano, 244, chegando no terminal de El Calafate.

 

Bus-Sur sai de Puerto Natales (Baquedano, 668) chegando a El Calafate no Terminal.

 

 

Para ir de El Calafate a Ushuaia:

 

Aerolineas Argentinas não cheguei a me aprofundar muito no lado Argentino, pois com as dificuldades encontradas para fazer o trecho Ushuaia - Punta Arenas, acabei abandonando este trecho e ficando só do lado chileno.

 

 

Observação foge um pouco do teu itinerário mas é bom deixar registrado que existia a possibilidade de navegar de Puerto Montt (região dos lagos) até Puerto Varas pela NAVIMAG, contudo segundo comunicado da empresa o serviço esta temporariamente suspenso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...