Postado Setembro 13, 2017 8 anos Autor Membros Dia 10 - 19/12 - Chacaltaya, teleférico, Shopping, um pouco de choque de realidade e a (quase não) partida pra Uyuni! Para quem quiser ver mais fotos da viagem segue lá @oquetragonamala Acordamos cedo pra ir pro Chacaltaya e a van nos buscou no hotel. O trajeto até lá é longo, eles fizeram uma parada pra gente poder comprar alguma coisa pra levar mas a gente tinha levado, então nem descemos. Fizemos uma parada em uma laguna no caminho, uma paisagem incrível! O guia nos avisou que dali em diante a estrada era bem ruim. E era mesmo! Já tinha lido sobre essa estrada então já fui preparada, mas deu um certo nervosinho de ver o penhasco do lado da estrada mesmo estando preparada! Chegamos lá em cima e é realmente incrivel a vista de lá, mesmo com o tempo um pouco fechado estava muito bonito. De repente começou a nevar!! Como os meninos nunca tinham visto neve foi uma experiência incrível! Pagamos 15 bolivianos pra cada de entrada. No início eu e o Thiago não queríamos subir até o topo porque estávamos cansados demais e queríamos nos poupar pro Uyuni. Os meninos foram com o guia e a gente começou a subir bem devagar, bem devagar mesmo. Mas ai o frio apertou e descemos até uma casa abandonada que tem lá. Acho que essa casa era usada quando a estação de ski ainda existia. Esperamos por uns 40 minutos até o pessoal descer. Na volta o tour passa de novo no centro de La Paz pra ir ao Vale de la Luna, mas como não queríamos ir, pagamos os 23 dólares do passeio e eles nos deixaram pertinho do hotel por volta de 13:00. Tínhamos pensado em ir pra Miraflores mas conversei com Aletucs e ele disse pra gente ir no shopping pra dar uma olhada na parte mais rica da cidade e pra conhecer o teleférico. E foi isso que fizemos! Pegamos um táxi até a linha amarela e na linha amarela compramos os tickets pra linha amarela e verde só pra subir. Cada ticket custa 3 bolivianos. No total pra subir pagamos 12 bolivianos por casal. Descemos na estação iupawi e depois andamos um pouquinho até o Mega Center. O trajeto do teleférico em si já pode ser considerado um passeio. É muito legal ver a cidade lá de cima. E muito triste também. A desigualdade social fica bem evidente. O bairro que fica próximo ao shopping tem casas do tipo de revista! Nem parece o mesmo lugar que estávamos hospedados. Na época que fomos estava tendo racionamento de água, as pessoas estavam chegando a ficar 4 dias sem abastecimento de água. Na hora em que estávamos subindo, um caminhão pipa estava chegando em um bairro mais pobre e ver as pessoas correndo atrás dele e carregando baldes de água me fez repensar muita coisa da minha vida! Almoçamos no shopping e eu comi um hambúrguer que foi o melhor da viagem! O lugar chama Xpress, estava tendo a promoção do dia que era qualquer burguer do cardápio mais 6 coxinhas de frango mais um refri por 59 bolivianos! A comida dava pra dois mas o Thiago queria comer frango frito e pegou um combo no Pollo Copacabana por 25 bolivianos (vinha frango, refri e batatas). Agora vamos a parte que ele escreveu " e tá puto até hoje por não ter comido a porra do hambúrguer que tava bom pra carai! Ele só deu uma mordida do meu e tá arrependido até hoje de ter pego a porra do frango!! Frango come em casa carai!!!" Sacamos dinheiro no ATM pra terminar o tempo na Bolívia. Fomos no supermercado e compramos umas coisinhas pra levar pra Uyuni. A água de 2 litros nesse supermercado estava por 5,80 bolivianos. Eu comprei um secador porque o meu "estragou"(sim, ele não estragou de verdade mas eu só descobri depois e novamente o Thiago brigou comigo e novamente ele tinha razão). Comprei alguns pacotinhos de oreos (comemos muito oreo na viagem, deu pra perceber né) . No total deu 198 bolivianos. Pegamos um táxi pra voltar pro hotel por 40 bolivianos (20 por casal), não voltamos de teleférico por causa do horário do ônibus pra Uyuni. Sobre o ônibus pra Uyuni, eu tinha lido que era bom ligar antes pra confirmar o horário porque caso acontecesse de fecharem a estrada ou algo do tipo podia ter a saída antecipada. Então pedimos o recepcionista (que era super prestativo) pra ligar quando saímos de manhã mas falaram que ainda não sabiam e que era pra ligar mais tarde. Quando chegamos o outro recepcionista (mais sem vontade de ajudar) ligou mas não conseguiu falar. Resolvemos ir no horário marcado mesmo. Arrumamos nossas coisas e pagamos o hotel. 43 dólares pra cada casal. Fomos pro escritório da Todo Turismo a pé e chegando lá o cara disse que tinha más notícias! (pra variar novamente! ) Tinha um bloqueio na entrada de Uyuni e teríamos que andar até chegar lá. Ele disse que não podia dizer quanto teríamos que andar, porque não dava pra saber onde o bloqueio estaria quando a gente chegasse lá. Ele disse que podíamos cancelar a passagem e pegar o dinheiro de volta. Nós brigamos com eles por não saberem dizer o tanto que teríamos que andar, poderia ser 30 minutos ou poderiam ser horas! Mas se você ler na passagem está bem esclarecido que se algo impedir a viagem o empresa se isenta da culpa e pode devolver o dinheiro. Dadas as circunstâncias resolvemos ir. Embarcamos atrasados por causa da confusão e logo que saímos serviram o jantar. Arroz, frango e vegetais. A aparência estava ótima! Não comi porque estava com o estômago ruim. O ônibus é muito bom, a comida (segundo os meninos) estava boa, tem um banheiro que da pra usar, tem serviço de bordo o tempo todo, aquecedor, coberta e travesseiro. Valeu cada centavo investido! E assim partimos pro sonho de conhecer o Salar!! E mais uma vez não sabíamos o que estava por vir! Gastos do dia: Taxa no Chacaltaya: 30 bolivianos Passeio Chacaltaya: 23 dólares Teleférico: 12 bolivianos Almoço: 84 bolivianos Supermercado: 198 bolivianos Taxi: 20 bolivianos Hotel: 43 dólares
Postado Setembro 15, 2017 8 anos Membros Ansioso pela chegada em Uyuni, acompanhando o relato! Estou montando um roteiro parecido para janeiro/18.
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.