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11 dias na Serra do Roncador e Chapada dos Guimarães - 2017 (Dicas,fotos e gastos!)


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Resolvi fazer um relato desta viagem, porque existem poucas informações sobre a serra do roncador, principalmente sobre valores e logísticas de passeios. Quando comecei as pesquisas encontrei muitas informações desatualizadas e não conseguia estabelecer algum tipo de roteiro. Então gostaria de ajudar os próximos mochileiros que forem para essa região incrível.

 

A ida para a chapada dos Guimarães foi um plus na viagem, porém acho que não custa nada falar sobre ela também, pois é um local incrível. ::otemo::

 

Mas, antes de qualquer coisa, eu queria agradecer a todas as pessoas que fizeram essa viagem ser mais especial e inesquecível e a todas as caronas que fizeram uma diferença enorme na vivência que tive pelos estados do Mato Grosso e de Goiás.

 

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DIA 01

 

Então vamos lá, a passagem aérea de SP-GOIÂNIA custou R$252,36 , ida e volta. Comprei com pouco mais de um mês de antecedência ;

A viagem começou no dia 23/02 do Aeroporto de Congonhas, e até o meu retorno dia 05/03, foram mais ou menos 3900 km rodados, sendo que 1970 km foram feitos via terrestre. ::lol3::::lol3::

 

Meu voo estava previsto para as 17h45, mas acabei decolando apenas as 19h20 e cheguei em Goiânia por volta das 20h30. ::hein:::hein:

 

Peguei um UBER do aeroporto para a rodoviária, com o Edimar (62.99204-4343), que me contou que Goiânia tem bares e baladas sertanejas OTEMAS, além de histórias engraçadas de cantores famosos! ::hahaha::::hahaha::

O trajeto durou mais ou menos 20 minutinhos e me custou apenas R$17,00.

Ao chegar na rodoviária, encontrei a Patrícia(Pat), uma carioca que também gosta de viajar e come bixcoito! Hahaha

::lol4::

Ela viu aqui no site que eu ia para lá e combinamos de nos encontrar e seguir viagem! Mas ela havia ido para Goiânia no dia anterior.

 

INFOS ADICIONAIS: Barra do Garças é a cidade chave e mais estruturada para ir para a Serra do Roncador, fica na divisa entre MT e GO. Você pode chegar até ela por Goiânia igual a mim, ou por Cuiabá (fica um pouco mais longe). Minha impressão, por ser uma cidade na divisa de dois estados, era que seria uma cidade sem muita estrutura e pequena, mas me enganei e muito! Barra do Garças é uma cidade bem grande e estruturada, tem mercados grandes, lojas, hotéis (mais do que tem no booking), várias agencias bancárias, farmácia 24hs, etc...

 

Lá você tem duas opções, se hospedar na própria cidade e contratar o guia para te levar nos passeios da Serra ou seguir viagem para o Vale dos Sonhos, este, que é um pequeno distrito que fica a mais ou menos 75km de Barra do Garças.

 

O vale dos sonhos, é bem pequeno e pouco estruturado, tem uma rodoviária pequena, um mercadinho pequeno, lanchonete, boteco, etc. Mas tem alguns hotéis bem simples, que é uma opção de hospedagem, caso você queira ficar perto da Serra e não depender da hospedagem no Maurinho (A figura mais conhecida da Serra do Roncador)

Eu não consegui pegar telefones para contato, mas quando eu fui pegar essa foto no street view, vi que tem uma plaquinha escrito: “POUSADA DOS SONHOS: (66) 3442-1051 / 3442-1109” , pode ser que esteja desatualizado, fica de dica.

 

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Prosseguindo com a história, após encontrar a Pat, fui ao guichê da companhia Xavante para pegar minha passagem, que nos levaria até Barra do Garças, ela custou R$ 65,00, com saída as 23hs.

Existem diversos horários, companhias e valores de ônibus para BG, mas comprei esse horário pois não queria chegarno meio da madrugada. Acompanhei a lotação dos ônibus pelo site da rodoviária (http://www.rodoviariadegoiania.com) , tentei comprar a passagem antecipada mas não consegui por esse site; Por sorte, eu pedi para a Pat e ela conseguiu comprar por outro site (talvez netviagens) , pois o ônibus já estava ficando lotado e eu desesperada. rs ::sos::::sos::

 

Como eram mais ou menos 21h30 e na rodoviária tem um shopping (shopping mesmo, tem lojas, praça de alimentação, boliche), resolvi comer , gastei R$25 reais no combo (lanche, batatas e refrigerante).

Após comer, fui atrás de tomada para carregar meu celular e adivinhem só, NÃO TEM UMA TOMADA na rodoviária. ::putz::::putz:: MAS, tem uma máquina que agente PAGA e carrega o celular. Estava com 0% e tinha a opção de R$2 por 20 minutos, então, deixei carregando um pouco.

Exatamente às 23hs o ônibus saiu e partimos em direção a Barra do Garças. Nossos acentos eram o 1 e 2 e por sorte no compartimento superior tinha uma tomada ::love::

Eu dormi praticamente a viagem toda, lembro que algumas chacoalhadas, mas nada demais.

 

No próximo post eu conto como continua essa viagem que já começa cheia de emoções. ::hãã2::

 

 

 

TOTAL DE GASTOS ANTES DA VIAGEM

PASSAGEM AÉREA = R$252,36

COMIDINHAS = R$ 46,32

-água de 1l, amendoin salgado e doce, 3 bolachas salgadas e 2 doces, cupnuddles, tapioca, suco em pó, etc

 

GASTOS DO DIA 01

UBER = R$17,00

PASSAGEM ÕNIBUS GOIANIA- BARRA = R$65,00

LANCHE= R$25,00

CARGA NO CELULAR = R$2,00

 

Total = R$407,68

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DIA 02 – 24/02

 

Como eu disse no post anterior, eu durmi a viagem toda, não quis nem descer na parada, então não posso opinar se ela é boa RS ::mmm:

 

Só sei que chegamos em Barra do Garças as 5h25, e descobrimos que o ônibus que estávamos ia até Vila Rica (divisa do MT com o Pará), ou seja, ele passaria pelo Vale dos Sonhos, mas como nossa passagem era até Barra, tínhamos que descer ali mesmo. ::putz::::putz::

 

Como ele só sairia as 5h30, corremos para o guichê para verificar se havia lugares disponíveis, e por nossa sorte a resposta foi SIM! Compramos a passagem, por R$19,50 reais e corremos para a plataforma novamente e então embarcamos sentido vale dos sonhos. Digo que foi sorte mesmo, pois o próximo ônibus para o Vale sairia por volta das 8hs. ::Ksimno:: Fica a dica, quem quiser ir direto para o Vale de Goiânia, consegue

 

***Além da xavante, existe outra viação que faz esse trajeto, não me lembro do nome (mas o Maurinho nos disse que ela custava cerca de R$15 reais).

Como era um trajeto curto fiquei acordada vendo o nascer do Sol de dentro do ônibus, e ele estava lindo. Após alguns quilômetros a formação rochosa da Serra do Roncador começou a aparecer.

 

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Ambas haviam conversado com o Maurinho no Whats (66 9653-9917 - Tem uma página no facebook chamada Portal do Roncador), o combinado era de R$150,00 reais por dia cada uma (hospedagem + passeios, sendo comida por nossa conta) e ele havia nos dado algumas instruções para chegar.

 

Inclusive pedir que o motorista nos deixasse no Portal do Roncador, mas o mesmo nos disse que não poderia parar fora da rodoviária, então tivemos que descer no Vale dos Sonhos mesmo. Eram por volta de 6h40, estava tudo fechado e não teria ônibus tão cedo, o portal do roncador estava a 9km de distância e nos estávamos com nossas mochilas pesadas para ir andando. Então resolvemos tentar pegar nossa primeira carona. ::mmm:::mmm:::mmm:

Acho que demorou uns 10 ou 15 minutos até que um caminhoneiro que estava indo para Água Boa, parou e nos deixou na entrada do Portal. ::otemo::

Ele não sabia exatamente aonde era, mas eu havia olhado no street view.

 

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Atravessamos a pista e entramos no caminho de terra, por um momento pensei que estávamos no local errado, mas logo avistamos uma casinha de madeira e algumas pessoas. Chamamos e fomos recepcionadas pelo próprio Maurinho, o guardião do Roncador, cheio de histórias de vida para contar. Logo conhecemos a Claudia, que é uma das irmãs do Maurinho e estava lá ajudando em tudo e um tempinho depois o Gabriel, que é sobrinho do Maurinho e também ajuda o tio como guia e na limpeza do local.

Tomamos café da manhã, nos acomodamos no chalé e então conhecemos nossos super companheiros de viagem: A Bruna, de Goiânia, o Lauro de Vilha Velha (ES) e o Carlos, meu conterrâneo de SP; eles estavam interessados na parte mística e ufológica da serra do roncador. Então combinamos o primeiro passeio que seria a trilha do “guardião”.

 

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Iniciamos a trilha quase 10hs, ela parte do próprio terreno do Maurinho, com uma leve subida, na qual o Carlos desistiu, porque ele fez algumas cirurgias na coluna e ficou com receio de se machucar. Chegamos à primeira parada, que é uma formação rochosa da própria serra, na qual desce água la do alto, Como era época de seca, não tinha muita água, mas mesmo assim o visual é muito bonito. CUIDADO: existem muitos marimbondos nesse local, aconselho a ir de calça comprida, pois dos 4 no grupo, 3 tomaram ao menos uma picada (todos estavam de calça comprida, mas não adiantou).

 

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Após algumas fotos prosseguimos a trilha, margeando a formação rochosa, até que enfim chegamos ao guardião, por volta das 12h30 . Visto de baixo é essa pontinha da direita, mas estando ao lado dele, é um paredão GIGANTESCO , sem contar da vista linda, o local ainda tem um “ar condicionado natural” , como chama o Gabriel. É uma delicia ficar lá em cima apreciando a paisagem e com aquele ventinho fresco no rosto.

 

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Ficamos lá um bom tempinho e descemos, chegamos à casa do Maurinho, almoçamos e descansamos um pouco. Então resolvemos fazer mais um passeio, que eu vou contar no próximo post, porque esse já esta enorme ::mmm:::mmm:::mmm:

 

Os gastos eu vou postar no próximo post

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DIA 02 – 24/02 (SEGUNDA PARTE)

 

Após almoçarmos, queríamos um passeio mais tranquilo. Então deram a ideia de irmos até o Rio do Ouro, que fica a mais ou menos 37km da Casa do Maurinho. Como a Bruna estava de carro, conseguimos ir com eles. A promessa era que íamos parar o carro na beirada do Rio, então era tranquilo ir de chinelo.

 

O Rio do Ouro fica em outra propriedade particular, para chegar até ele pegamos a estrada sentido Barra do Garças, andamos cerca de 4km e entramos na 1º direita, aonde tem uma placa indicando FAZENDA SERRA AZUL.

 

***Já vou deixar de DICA para vocês, que essa mesma entrada é a localização do ARCO DE PEDRA E DA GRUTA PÉZINHOS (não conseguimos visitar, mas não tem erro, ao entrar nessa estrada, vai ter uma parte da subida que é asfaltada, logo no final dessa entrada a direta fica essas atrações e vale a pena ver o nascer do sol dela ::love:: ).

 

O restante do caminho era boa parte de subida e de estrada de terra, demoramos cerca de 1h para chegar (foi cansativo pois estávamos em 6 no carro). Ao chegarmos, não caminhamos nem 5 minutos e chegamos o ponto inicial que as pessoas param, aonde tem uma entrada a Esquerda e uma “prainha”. Mas o Gabriel nos disse para ir mais adiante, pois havia alguns cânions.

 

Foi por isso que eu disse no começo que era a promessa, esse local dos cânions não era longe, porém eu não aconselho ir de chinelo, é um local muito preservado, passamos por uma região de mata que não tem movimento e tem animais peçonhentos. Graças a Deus não nos deparamos com ninguém, mas NÃO acreditem quando falarem que pode ir de chinelo. ::putz::::putz::::putz::

 

Chegamos por volta das 16h30 e o local é realmente incrível, lembra muito o vale da Lua da chapada dos Veadeiros, porém o tom das pedras é avermelhado (Vale de Marte? Poderia ser hehehe), tem algumas quedas de água enormes e piscinas naturais lindas. O Gabriel disse que que continuássemos um pouco, teria uma cachoeira bem bonita, mas era longe e já estava tarde. Eu ACONSELHO MUITO vocês há irem lá cedo, pois o sol refletido na água deixa ela bem verdinha e como ele já estava se pondo, não conseguimos ter essa visão dele. ::love::

 

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Esse passeio por ser de carro, saiu R$60,00 por pessoa. Caso não tenha ninguém de carro, o Maurinho “empresta” o carro dele, não lembro exatamente, mas ele disse que cobra cerca de R$2 reais o Km rodado + alguma coisa que eu não lembro (achei caro).

Retornamos para a casa do Maurinho, todos com as energias revigoradas e muito unidos. Foi aqui que perdemos a percepção espaço-temporal, estamos no primeiro dia de passeios, tínhamos nos conhecido pela manhã e parecia que éramos amigos a tempos e que todos estavam viajando juntos a vários dias.

 

Depois de fazermos a janta e conversamos, todos foram dormir. Eu e a Pat estávamos em um chalé de madeira bem simples e os nossos amigos estavam em uma casa que tem 4 quartos, todos com 3 camas.

Durante a noite a Pat me acordou assustada dizendo que alguém estava rodeando a casa, mas na verdade eram ratos no telhado e essa diária saiu R$75,00 reais

 

GASTOS DO DIA 02

 

PASSAGEM DE BARRA PARA VALE DOS SONHOS = R$19,50

TRILHA DO GUARDIÃO = R$ 75,00

TRILHA RIO DO OURO = R$ 60

DIÁRIA NO CHALÉ = R$ 75,00

 

TOTAL DO DIA = R$229,50

Total geral= R$637,18

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DIA 03 – 25/02

 

Acordamos cedo, mas estava chovendo muito. Haviam chegado mais algumas pessoas na casa do Maurinho, dentre eles um casal de São Paulo,outro casal ali da região do Araguaia e três amigos de Campo Grande. Decidimos fazer a trilha das TORRES GÊMEAS, mas íamos esperar a chuva diminuir e as pessoas novas se acomodarem.

 

 

Então, o Carlos, a Pat, o casal de SP e Eu, resolvemos ir até o Vale dos Sonhos com o Maurinho para comprar algumas coisas e comer o pão de queijo super famoso da rodoviária. ::otemo:: Ao lado da rodoviária, tem uma moça que vende vários tipos de raízes e uma castanha muito famosa na região, que é a castanha de Baru (a Pat comprou, R$10 reais um saquinho).

 

Passamos no Mercado, eu comprei um pão de forma caseiro, maionese, seleta de legumes e um espelhinho que o Lauro havia pedido para se barbear, gastei R$22,00.

 

O tempo abriu um pouco, retornamos para o portal do roncador e resolvemos fazer a trilha. Nesse momento, o Lauro ficou bravo pois eles estavam nos esperando para almoçar e como havíamos comido o pão de queijo não estávamos com fome. Ele quis desistir da trilha, mas conseguimos convencê-lo a ir, ele só iria comer algo antes. Nisso o Gabriel começou a nos apresar e resolveu ir com o grupo na frente. ::dãã2::ãã2::'>

 

Saimos por volta das 14h45 e o começo da trilha era o mesmo caminho para o guardião, porém ao chegar na cachoeira, pegaríamos para o lado esquerdo. Conseguimos chegar sem grandes problemas, porém passamos por aquelas abelhas que grudam no cabelo e foi um terror tirar todas elas de mim RS. ::mmm:::mmm:::mmm:

 

Seguimos por uma trilha bem fechada, margeando o paredão, passamos por inscrições rupestres e depois por uma colmeia de marimbondos enorme (tem que tomar cuidado para passar nesse local).

 

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Prosseguindo a trilha, chegamos em um local chamado PEDRA VERDE , que é uma fenda entre dois paredões enormes da serra do roncador com diversas pedras, plantas e árvores. Segundo o Maurinho, já foi capa do National Geografic (eu procurei mas não encontrei RS), mas o local é muito bonito e da a real dimensão que aquele lugar realmente já foi mar (pra mim seria um lago, mas quem sou para discordar ne?) .

 

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obs: Como estava nublado e nessa hora começou a chover, as fotos não ficaram tão boas.

 

Nesse ponto a trilha fica um pouco complicada, pois temos que subir pelas pedras escorregadias até o topo. Ao chegar no alto, não demorou muito até chegarmos nas torres gêmeas . Que nada mais é, do que duas formações rochosas que parecem duas torres. A tranquilidade lá de cima e a paz de simplesmente olhar a paisagem e escutar a natureza, foi realmente um momento muito único.

 

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Chegamos no local para contemplação das torres gêmeas por volta das 16hs, ou seja, demoramos cerca de 1h20. A volta é bem mais tranquila e tem um atalho (que é bem mais íngreme e escorregadio), mas que encurta bastante o caminho.

 

Ao chegarmos no Maurinho, a Claudia nos pediu para trocar de quarto pois um casal de Brasilia havia chego e eles queriam ficar no chalé, pela troca o valor da diária na casa sairia R$50,00 reais (inicialmente, ele nos disse que era o mesmo valor o chalé e a casa, por isso ficamos no chalé).

 

Nos próximos dias eu conto como foram os próximos dias, aguardem ::love::

 

GASTOS DO DIA 03

MERCADO = R$22,00

TRILHA DAS TORRES GÊMEAS = R$ 75,00

DIÁRIA NA CASA = R$ 50,00

 

TOTAL DO DIA = R$ 147,00

Total geral= R$784,18

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DIA 04 – 26/02

 

No dia anterior havíamos combinado de ir para Nova Xavantiva, pois um dos passeios que gostaríamos de ir - Lagoa Sagrada – não estava acontecendo, pois estavam tendo um problema com a tribo ::hein:

Algumas pessoas foram embora de manhã e chegaram outras, um casal de Brasília e o Jeter, um curitibano que estava fazendo um mochilão de carro, passou no Rocandor para seguir até a Chapada dos Veadeiros. Como era o primeiro dia deles, a programação deles foi fazer a trilha do guardião e o rio do ouro com o Gabriel, enquanto nós faríamos esse outro passeio com o Maurinho.

 

Confesso que fiquei um pouco “bodiada” nesse dia, porque combinamos de sair as 8h30 e só saímos às 11hs e o passeio é longe ::essa::

 

Nova Xavantina, fica a 70km, na região do Vale do Araguaia. É conhecida pelo rio das Mortes, na qual existe a ilha do Coco. Combinamos de ir à Cachoeira Azul, que também faz parte do rio das mortes, porém em outra parte.

Do centro da cidade para o início da trilha foram mais 30km de estrada de terra. A Cachoeira azul fica na propriedade do Ricardo (temos que pagar R$10,00 para ajudar + R$75,00reais do guia). Adianto que é um local que tem muito a ser explorado ::otemo::

 

Lembra que eu falei para NÃO acreditar se alguém falar para ir de chinelo, pois é! Nessa trilha foi a mesma história, mas eu não acreditei e fui com a minha botinha... ::mmm: Mas a Pat e a Bruna foram de chinelo, logo no inicio da trilha, passamos por uma vegetação em fechada e estreita que ultrapassava nossa altura, com grandes chances de sermos surpreendidos por cobras ::bad::::hein:

 

Já perto da cachoeira, existem diversas formações rochosas, porém tem muitas plantas com espinhos, muitos lugares bem fechados, que poderia ser um pouco melhor cuidado... enfim... Na minha opnião, para ser aberto ao público, deveria existir plano de manejo para que os visitantes não corressem riscos e que ao mesmo tempo não destruísse o local (mas eu acho que TODA a região da serra do roncador devia ter isso, e por ser um local menos conhecido e procurado o governo não faz nada) :roll::roll::roll:

 

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Prosseguindo o caminho, tivemos que atravessar algumas corredeiras pequenas e médias de água, sendo que em uma delas eu escorreguei e encharquei toda minha bota ::putz:: Enfim vida que segue, após uns 40 minutinhos de trilha finalmente chegamos a Cachoeira Azul, que não estava azul devido a chuva e ao tempo que permanecia nublado.

 

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Ela é bem rasa, dá para entrar debaixo da queda d'água, o fundo é de areia, tem pouquíssimas pedras; Levei o snorkel, mas não havia nada para ver. Ao redor da cachoeira não tem muito lugar para sentar e tem MUITA formiga. Então do mergulho, comemos nossos lanches e pegamos o caminho de volta.

 

Ao chegarmos próximo à formação rochosa, o Maurinho e o casal de SP foram explorar umas pedras e quedas de água que havia mais para cima, eu fui até uma parte olhar e era um local bem plano com algumas piscinas naturais, que seria UM ÓTIMO LOCAL para sentar, descansar e comer (aconselho a ir até a cachoeira e depois ficar nesse local ::otemo:: )

 

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Chegamos aos carros umas 17hs e pegamos a estrada de volta. Como a fome era bem grande paramos para jantar no centro da cidade na “Pizzaria do Gaucho”, local bem simples, mas tem uma pizza GRANDE, GOSTOSA E VEM RÁPIDO ::hahaha:: . Como estávamos em 8 pessoas, comemos 3 pizzas de tamanho normal (8pedaços), alguns tomaram refrigerante e alguns suco de laranja, e pasmem ficou R$16,00 para cada (dividimos em 7, para o Maurinho não pagar). ::otemo::::otemo::::otemo::

 

Eu tinha dúvidas se a cidade tinha hotéis, pois pensei em ficar nela alguns dias. E sim tem alguns hotéis e pousadinhas, caso alguém passe por lá para continuar subindo, podem ir tranquilos. Lá também tem bancos, mercados e padarias.

 

 

Bom gente, como eu disse no começo do post, esse dia foi gostoso, mas eu estava já bodiada... Vou aproveitar e dizer algumas das opções de passeios e o motivo que não fizemos eles:

- Lagoa sagrada (contei lá em cima que estavam com problemas com as famílias da tribo) ::hein:

-Subir platô do roncador (demora 12 hs e necessita de barraca de camping para pernoite) ::putz::

-Dar a volta toda da formação rochosa do Maurinho porque demora 8 hs (só eu iria querer fazer isso ) ::putz::

- Cachoeira São Francisco (se não me engano) escutamos das pessoas que foram lá que viram filhotes de sucuri, então vamos combinar que era melhor não ir lá conferir! ::sos::

- Duas tribos indígenas, sendo uma “globalizada” e a outra era a Xavante (R$75 reais + R$50,00 em alimentos)

-Barra do Garças

 

Sinceramente, acho essa maneira de visitar qualquer tipo de povoado ruim, além disso iria ficar caro e ainda tinham muitos dias de viagem pela frente. Mas ai, sem conversar com TODOS, o Maurinho combinou com o Carlos de irmos para Barra do Garças, voltar e ir no próximo dia na tribo (porque não deu tempo de fazer as compras). Eu achei perda de tempo e dinheiro isso, afinal barra já seria o caminho de volta, então resolvi SEGUIR MEU CAMINHO. ::mmm:

 

 

Não queríamos nos desfazer do grupo, já que estávamos tão bem entrosados, então tentamos fechar algum roteiro diferente, mas acabou que não resolvemos nada, pois um queria ir na tribo, um achava ruim ir e voltar para barra... Então eles decidiram ficar e a Pat seguir viagem comigo.

 

Dormimos cedo pelo cansaço, enquanto o pessoal resolveu fazer vigília (tentar ver ETs) assim acabou o nosso quarto e último dia na Serra do Roncador. ::kiss::

 

 

GASTOS DO DIA 04

CACHOEIRA AZUL = R$ 60,00 (guia) + R$10,00 (propriedade)

PIZZARIA = R$ 16,00

DIÁRIA NA CASA = R$ 50,00

 

TOTAL DO DIA = R$ 136,00

Total geral= R$920,18

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Para encerrar esse capítulo, eu gostária de agradecer a toda hospitalidade que o Maurinho e Cia tiveram conosco! Esqueci algumas informações importantes ao longo do texto como:

 

-Água da torneira é limpa e natural, não se preocupem em levar água

-NÃO tem chuveiro aquecido ::Cold::

-Tem wi-fi na casa e não tem sinal nenhum de telefonia :lol:

-É PROIBIDO levar bebidas alcoólicas no Maurinho

-Não custa repetir, SEMPRE USEM SAPATOS FECHADOS ::mmm:

 

contato: MAURINHO - (66) 9653-9917 (responde no whats)

Facebook https://www.facebook.com/parkportaisdoroncador/?fref=ts

 

Fica como dica que também existem outras agências como Roncador Expedições (fazem pacotes com hotéis) e Eco trilhas Roncador (guia é o Durval, muito atencioso, falei com ele algumas vezes).

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DIA 05 – 27/02

 

Acordamos cedo, nossas mochilas já estavam prontas. Não tínhamos um plano de como seguir, pensamos em ir para a região do Xingú e até para a ilha do bananal, mas não era uma boa época. Então resolvemos voltar para Barra do Garças e ai decidir o próximo passo. ::mmm:

 

No café da manhã, eu vi o Jeter, aquele curitibano que eu comentei, arrumando as coisas dentro do carro para ir embora. Então pedimos uma carona para ele, já que ele teria que passar em Barra do Garças e seguimos viagem juntos. ::otemo::

 

Ele nós contou que havia passado em Prudentópolis, Bonito, Chapada dos Guimarães, Barra do Garças e do Roncador iria até a chapada dos Veadeiros. Juro que até cogitei ir com ele ::hahaha::

 

Ele nos deixou na Praça dos Garimpeiros, local no centro de Barra e aonde tem diversos hotéis.

Entramos no Hotel Serra Azul, a diária era de R$130,00 reias para as duas, quarto triplo com chuveiro quente e café da manhã. ::lol3::::lol3::::lol3:: Não pensamos duas vezes e fechamos ali mesmo. A placa no balcão mostrava uma diária mais cara, então perguntem sempre! ::otemo::

 

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Após acomodação, andamos até o Porto do Baé, local que tem muitos bares, restaurantes, etc. Mas como era segunda feira de carnaval e antes do almoço, não tinha quase nada aberto hahaha ::putz::

 

O rio Araguaia, divide os estados de Mato Grosso e Goiás, e nessa região de Barra do Garças ele se encontra com o Rio das Garças. Era época de cheia, então o Rio fica barroso e mais fundo. Mas pelas fotos que eu vi, compensa MUITO ir na época de seca e curtir as praias de água doce com areias branquinhas (tanto nessa região, quanto mais pra cima no Araguaia). ::otemo::

 

Resolvemos fazer um passeio de barco pelo Araguaia, com o Nilson. Ele tem várias opções de passeios, ficamos um tempinho conversando com ele, e conseguimos formar um grupo com 8 pessoas, e fazer o passeio de 1 hora descendo o rio, que custou R$45,00 reais para duas pessoas.

 

E mesmo com ele barroso foi sensacional, aquele ventinho no rosto e vendo aquele rio enorme correr bem debaixo dos nossos pés. Além disso, vimos botos, iguanas e diversos pássaros. ::otemo::

 

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Depois desse delicioso passeio a fome bateu. O Nilson indicou um restaurante perto do resort, mas estava fechado.

Voltamos ao porto, só tinha um quiosque com PF normal e o restaurante flutuante, como nós queríamos comer um peixinho arriscamos o restaurante flutuante. ::mmm: Olhamos o cardápio e tinha algumas coisas ok, sem contar que a vista dele é maravilhosa, dentro do rio Araguaia e da para as pontes que dividem os dois estados.

 

Comemos uma porção de isca de peixe (não lembro o nome) que saiu R$39,00 reais, como estávamos morrendo de calor e na seca de uma cerveja tomamos 3 stellinhas cada uma (que foi o que saiu mais caro ::lol3:: )R$7,00 reais cada e como tinha música ao vivo, cobraram o couvert artístico ( uma banda de MPB delicinha - R$10,00 cada). Totalizando nossa conta R$111,11... Tá bom não saiu tão barato, mais uma vez na viagem merecemos. ::hahaha::

 

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Após o almoço, passamos no hotel, eu deixei minhas câmeras e pegamos um taxi para o parque de ÁGUAS QUENTES, pois ele fica aberto até as 21hs, que saiu R$28,00. ::dãã2::ãã2::'>

 

A entrada do parque foi R$5,00 e o guarda volumes R$5,00 (tem que pagar R$20,00 e eles devolvem quando devolver a chave). O parque estava bem lotado, mas é bem arrumadinho, só tem piscinas de águas quentes (estava muito quente, não recomendo no calor ::dãã2::ãã2::'> ), mas ninguém nos avisou que TODAS as atrações do parque fecham as 17hs e só as piscinas ficam abertas até as 21hs. ::putz::

 

Ficamos um pouco mais de 1 hora por lá, acabei não tirando nenhuma foto, por causa da chuva e resolvemos voltar para o hotel. Seguimos uma parte a pé, mas vimos um ônibus vindo e resolvemos pega ló, a passagem custou R$3,50 (não lembro os centavos exatamente, mas foi algo assim), chegamos super rapidinho no local que íamos descer (cerca de 1 quadra da praça). Ou seja, se quiserem economizar, verifiquem os horários dos ônibus e esperem tranquilamente RS ::putz::::putz::

 

Após banho, saímos para jantar. Escolhemos um lugar que servia “JANTINHA”, ou seja, PF com arroz, feijão, mandioca, vinagrete e um espetinho da nossa escolha, cada jantinha saiu por R$ 16,00 e dividimos uma jarra de suco de laranja, R$13,00 reais (OBS: VEM BEM ADOÇADO se não pedir sem açúcar ::xiu:: ).

 

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Voltamos para o hotel para acordar cedo, pois já havíamos decidido que nosso próximo destino seria a CHAPADA DOS GUIMARÃES e que tentaríamos ir de carona.

 

GASTOS DO DIA 05

DIÁRIA NO HOTEL = R$65,00

PASSEIO DE BARCO = R$22,50

ALMOÇO = R$55,55

TAXI ATÉ ÁGUAS QUENTES = R$14,00

ENTRADA ÁGUAS QUENTES = R$5,00

GUARDA- VOLUMES ÁGUAS QUENTES = R$2,50

ÔNIBUS DO PARQUE PARA O HOTEL = R$3,50

JANTINHA + SUCO = R$22,50

 

TOTAL DO DIA = R$190,55

 

Total geral= 1110,55

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DIA 06 – 28/02

 

O café da manhã no hotel começava 6h30, então acordamos bem cedinho e tomamos um belo que um café da manhã com tudo que tínhamos direito kkkkk ::otemo::::otemo::::otemo::

 

Iamos seguir pela BR-070 que liga Brasília à divisa da fronteira com a Bolívia em Cáceres, passando por Cuiabá. Sendo que ela cruza Barra do Garças, então saímos do hotel e andamos cerca de 2km para tentar nos afastar da zona central. Porém, ali não era ainda o melhor local para tentarmos carona, só que havia uma subida imensa pela frente, então começamos a pedir carona ali mesmo. Não demorou muito até que um moço parou, ele ia até a saída da cidade, então topamos seguir com ele.

 

Rapidinho ele nos deixou em um posto de gasolina, logo depois da saída para a Serra do Roncador, então todo carro que passasse ali, iria prosseguir pela BR-070.

 

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Esquecemos que era terça feira de carnaval, e por issoo movimento na estrada não estava muito grande. Fora que estava um Sol de rachar ::mmm: . Cheguei a pensar em desistir, pois só tínhamos percorrido 6 dos 460km que faltavam até a Chapada dos Guimarães.

 

Maaaas pouco mais de 1 hora esperando, nosso primeiro “anjinho” parou. O Willian, um tatuador de campo verde, que estava voltando de um work shop em Goiânia. ::otemo::

 

Para quem não conhece, Campo Verde fica há 75km da Chapada dos Guimarães, ou seja, foi muito sorte nossa pois já estaríamos quase na chapada! ::love::

 

Só fizemos três paradas no caminho, uma para comer (gastei R$3,00 em um pedaço de bolo de cenoura), uma em Primavera do Leste para ele comprar um presente para a filha dele que havia feito aniversário e uma para abastecer.

Ainda para ajudar um pouco mais, ele nós deixou na entrada da rodovia que levava direto para a Chapada. ::otemo::

 

Não demorou nem 10 minutos e a nosso segundo anjinho e nosso guia turístico parou para nos ajudar. O nome dele era Tiago, original de Campo Verde, que morava em Cuiabá, por nossa sorte ele prefere ir para Cuiabá passando pela Chapada, pois a estrada não tem pedágio e não passa caminhão. ::lol4::

 

Bom, porque eu o chamei de guia turístico? :lol: Porque ele parou para conhecermos dois pontos turísticos, a Cachoeira da Martinha (cachoeira muito bonita, aberta para a visitação, a trilha é bem curta, porém devido a essas facilidades vimos muito lixo espalhado pelo lugar :x::bad:: ) e no Mirante do Centro Geodésico, que tem esse nome, porque é exatamente o ponto “central” entre os oceanos Atlântico e Pacífico ::love::::love::::love:: (não é muito amor gente?)

 

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Depois de algumas fotos, o Tiago nos levou para um restaurante japonês chamado Oishi de uma amiga dele, a Sandra. E gente SUPER RECOMENDO! Sério, o peixe estava bem fresquinho delicioso, melhor que muitos aqui de SP! Pedimos dois combinados, duas cervejas e um suco para o Tiago. Gente não faço ideia de quanto ficou a conta! Mas não eram caros os combinados e super compensa pela qualidade! ::otemo::::otemo::

 

https://www.facebook.com/OishiChapada.Uemura/

https://www.tripadvisor.com.br/Restaurant_Review-g1600093-d2414634-Reviews-Oishi-Chapada_dos_Guimaraes_State_of_Mato_Grosso.html

 

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A Sandra nos indicou um hostel, que o Jeter havia ficado, o “Casa di Rose”. Então nos despedimos do nosso novo amigo e guia turístico, e seguimos para esse hostel. ::lol3::

 

Chegamos lá sem reserva, fomos bem recepcionadas pela Rose, Anderson e o cão Bilbo. A Rose e o Anderson são um casal, ela é designer e ele artista plástico e guia. Então imaginem, a casa é um charme, acho que pra ficar perfeita só faltou ter umas redes para descansar após os passeios ::hahaha::::hahaha::::hahaha::

 

O hostel tem quarto compartilhado misto e feminino.e também individual, dois banheiros, sendo um só feminino, um lavabo, uma sala e uma geladeira de uso comum. Os quartos tem ventilador e cobertor. Só a cozinha que não é compartilhada, pois eles moram na casa. E além disso tudo eles emprestam bike! ::otemo::

 

https://www.facebook.com/casadirose/

 

O valor da diária era de R$60 reais, com café da manhã. Íamos pegar o quarto compartilhado, mas como o individual estava livre, ela deixou nos ficarmos nele. O hotel é bem pertinho do centro da cidade (5 minutinhos andando) e na rua dele tem um empório (cervejas geladas, diferentes e boas ::cool:::'> )

 

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Um detalhe básico, todo mundo fala do CALOR de cuiabá né? Pois é gente, a Chapada dos Guimarães, por estar a mais de 800 m do nível do mar é bem fresquinha, é bom estar com uma blusinha na mochila!

Enfim, estávamos cheias, só tomamos banho, nos acomodamos e conversamos com eles e com o Yoann, um Francês que é casado com uma cuiabana, ele é guia no pantanal, estava no hostel pois iria fazer um trabalho voluntário no dia seguinte no parque da chapada.

 

E acabou nosso sexto dia cheio de aventura! ::love::::love::::love::

 

GASTOS DO DIA 06

BOLO DE CENOURA = R$3,00

DIÁRIA DO HOSTEL = R$60,00

TOTAL DO DIA = R$63,00

Total geral = R$ 1.173,55

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Parabéns pelo o relato, Maria.

Tive a oportunidade de ir algumas vezes à Barra do Garças, e de brinde conheci várias cachoeiras, umas bem próximas e outras mais afastadas.

Inclusive, a minha última ida foi no carnaval, e por coincidência fui até a entrada do portal, ficando apenas na margem da BR, apenas para conhecer o dedo de Deus.

Que lugar é aquele?! Na verdade, que lugares lindos são esses que você foi! Achei que eu já conhecia bastante, mas não, vou tentar voltar para fazer essas trilhas e conhecer mais ainda dessa região.

No aguardo dos próximos relatos.

Grande abraço.

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Parabéns pelo o relato, Maria.

Tive a oportunidade de ir algumas vezes à Barra do Garças, e de brinde conheci várias cachoeiras, umas bem próximas e outras mais afastadas.

Inclusive, a minha última ida foi no carnaval, e por coincidência fui até a entrada do portal, ficando apenas na margem da BR, apenas para conhecer o dedo de Deus.

Que lugar é aquele?! Na verdade, que lugares lindos são esses que você foi! Achei que eu já conhecia bastante, mas não, vou tentar voltar para fazer essas trilhas e conhecer mais ainda dessa região.

No aguardo dos próximos relatos.

Grande abraço.

 

Obrigada pelo comentário Rodrigo! :)

Você chegou a subir também no dedo de Deus? Muito incrível né? Lá tem muitos lugares ainda para serem explorados, aproveita quando voltar lá!

Nós próximos dias, eu termino os posts!

Brande Abraço

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DIA 07 – 01/03

 

O café da amanhã no hostel começa as 7h30, então acordamos cedo. Nossa ideia era fazer o circuito dentro do parque nacional, pois não necessita de guia, a entrada é gratuita e poderíamos ir de carona com o Yoann (GENTE INFORMAÇÃO IMPORTANTE: talvez o parque será privatizado igual foz do Iguaçu, pode ser que melhore, ou pode ser que não, quem puder aproveitar como esta, eu recomendo!)

 

Então, o Anderson conseguiu nós juntar a um grupo que ia fazer o circuito das cavernas, então resolvemos mudar os planos e ir com ele.

Estávamos em 9 pessoas (4 era do interior de SP, 2 de Cuiabá e 1 de Santos), divididos em dois carros. A entrada das cavernas fica a mais ou menos 50km do centro da chapada, sendo boa parte de estrada de terra.

 

É um passeio caro, mas é um dos principais atrativos e queríamos conhecer ::essa:: . A trilha tem 11 km ida e volta, mas dão a opção fazer a ida, a volta ou ambos de trator. A escolha depende do grupo, já que temos um guia.

 

Nosso grupo resolveu fazer a ida de trator (dica do Anderson). Eu disse que é caro, pois por ser em uma propriedade particular o passeio custa R$65,00 reais, o trajeto do trator mais R$20,00 e a diária do guia R$50,00 reais, ou seja, o passeio todo custou R$135,00. ::hein: O local aceita cartão, desde de que o sinal esteja funcionando (é bom levar em dinheiro). ::mmm:

 

Para proteção contra cobras, é obrigatório usar umas caneleiras que eles fornecem.

 

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Após acertarmos tudo, subimos no trator e seguimos o caminho. Paramos em um mirante, com uma vista muito bonita.

 

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Descemos mais um pouco de trator, então nosso grupo parou antes do final para começar a trilha. Visitamos 3 cavernas, em uma delas existe a lagoa azul, a ponte de pedra e voltamos ao ponto inicial. A trilha tem um nível de dificuldade médio e passamos por alguns pontos de água. Se você foi para a chapada antes de novembro de 2016, foi em apenas duas cavernas, mas agora são três.

 

A primeira parada foi na Pobo-Jari, que é justamente a caverna mais recente, que foi aberta a visitação ano passado:

 

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Caminhamos mais um pouco e chegamos na Kiogo Brado, sério eu achei ela muito diferente e muito linda:

 

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Continuamos nossa trilha e começamos a ver algumas partes da Aroe Jari, a maior caverna de arenito do Brasil (não sei se existe alguma descoberta nova). Passamos por algumas partes externas dela, paramos para o lanche na lagoa azul e depois seguimos ate um ponto que pudêssemos entrar em uma parte da caverna (Nesse ponto haviam partes com bastante água, minha bota é impermeável, mas a maioria das pessoas molharam os pés)

 

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Começamos a voltar, e paramos apenas na ponte de pedra. Mas todo o trajeto da trilha é simplesmente lindo.

 

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Após uma pequena pausa, pegamos o carro e seguimos para a Cachoeira do Relógio, que fica a 3km de carro e tem uma trilha bem curtinha. Para dar aquela relaxada após a caminhada, foi ótimo.

 

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Ao retornarmos para a cidade, tomamos banho e saímos para jantar, por volta das 17h45. Andamos um pouco e pasmem, só tínhamos opções de lanches para comer. Subimos a rua do sushi e tinha um local chamado “Maloka espetos”, era simples, porém o preço ok e tinha aquela “jantinha” com espetinho. A Pat pediu file completo (R$24reais) e eu coração completo (R$15reais), e olha veio MUITO ARROZ, feijão, uma farofa de banana e uma normal e vinagrete. Ou seja, se você come razoavelmente bem, peça um completo e um simples, que talvez dê!

Também pedimos uma caipirinha de limão para mim (estava bem azeda) e para Pat uma long neck de Heineken, que foram R$6 e R$7 reais respectivamente.

 

E assim acabamos mais um dia pela chapada dos Guimarães.

 

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GASTOS DO DIA 07

CIRCUITO DAS CAVERNAS = R$135,00 (Entrada, ida de trator e guia)

JANTINHA + CAIPIRINHA = R$21,00

DIÁRIA NO HOTEL = R$60,00

 

TOTAL DO DIA = R$221,00

 

Total geral= R$ 1394,55

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