Ir para conteúdo

Projeto CUBArato, 30 dias em CUBA gastando menos de 20 dolares ao dia!


Posts Recomendados

  • Membros

Fala Rafa!!! Estou seguindo seu post e estou empolgado com a viagem... Está em meus planos fazer uma viagem ano que vem, mas ainda não sei pra onde. Cuba e Colômbia estão em meu possível roteiro...

Vi que você disse que teve de pagar 20 dólares para o visto cubano, mas não entendi o por quê.

Você não saiu com o visto do Brasil? Poderia me explicar melhor?

Valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ola Paulo, atualmente eu estou na Colombia, estou passando quase 3 meses aqui e esse país é muito foda hahaha, depois olhe no meu blog, tem muita dica da Colombia por lá, ta faltando colocar Medellin, Cartagena, Santa Marta e San Gil, mas la já tem coisa de Ipiales, Popayan, Cali, Salento e Bogata hehehe é que eu ainda não fiz post aqui desses relatos, quis dar preferencia a Cuba.

 

O visto cubano você precisa comprar ele, geralmente custa 20 dolares, e quem te vende é a cia aerea, no meu caso eu tinha escala no Panama, e comprei ele na porta de embarque, eu tentei comprar ele na Colombia, mas a cia area não tinha para vender, ja tive um amigo que teve escala em Cartagena, e por ali conseguiu comprar o visto, pelo mesmo valor, o visto dura durante 30 dias. Qualquer duvida so perguntar. Espero que tenha ajudado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Décimo terceiro dia de viagem

02/05/2017 – Terça Feira - Baracoa

 

 

Tive a melhor noite de sono dos últimos 4 dias, já me sinto bem de novo, as 07:00 já estava arrumando a mochila e de banho tomado, as 8:00 devíamos nos encontrar com um taxista que tínhamos combinado de nos levar a 12 Cuc´s para Baracoa, fomos ao terminal e o taxista não apareceu, deu o cano, começamos a pensar no que fazer e um taxista falou que o melhor era ir para Guantanamo e de la tomar outro táxi para Baracoa.

 

Guantánamo fica a 2 horas de Santiago e para essas curtas distancias sempre tem caminhão, fomos nos informar e descobrimos que perto da Praça da Revolução sai caminhão para lá, para a infelicidade do taxista que achou que ia ganhar uma corrida fácil, lá fomos nós na caminhada, encontramos o local e já subimos para guardar nossos lugares, a passagem custou 20 pesos cubanos, menor de 1 Cuc, antes de partir entrou um cara fazendo aquele jogo com 3 copos e 1 bolinha, onde você apostava onde ela estaria, logico que já sabendo da historia jajá apareceria alguns amigos do cara para jogarem e assim tentarem capturar alguém, nessa um cubano se animou, jogou, perdeu, ganhou e perdeu todo o seu dinheiro, ate pensei em avisar o cara do esquema que eles fazem, mas eles estavam em 4 e eu não queria arranjar problemas, uma merda.

 

4bd889_1c3c48bf7b5c45f080f4a411521fff46~mv2_d_4128_2322_s_2.webp

 

 

 

A viagem durou 2 horas ate Guantánamo, lá descemos na avenida meio que perdidos e uma mulher se voluntariou a nos ajudar, tínhamos que pegar um ônibus municipal para depois pegar outro ate Baracoa, o legal é que deveríamos ser um dos poucos turistas a fazer esse trajeto dessa maneira, então a ajuda brotava sem a gente pedir, além da mulher parar o ônibus certo, falar com o motorista onde ele devia nos deixar, ainda pagou a nossa passagem e passou o numero dela para a gente lugar quando chegássemos em Baracoa, isso foi muito foda, uma das coisas mais legais da viagem, ao chegar no outro ponto tivemos que esperar 30 minutos ate que apareceu um ônibus todo velho, subimos nele, a passagem custou 15 pesos cubanos, ou seja, gastamos 35 pesos cubanos ou 1,5 Cuc´s, ainda bem que o taxista não apareceu rs, foram mais 3 horas e meia de viagem, passamos por paisagens lindas, visão para o mar do caribe, varias e varias montanhas, algo de cinema, mas nem tudo é perfeito, estava morrendo de fome, com a barriga meio ruim ainda, preferi não comer nada para não dar problema no caminho, só que de táxi iria demorar 3/4 hora, esse caminho de um caminhão mais dois ônibus levaram 7 horas no total, pelo preço compensou, foi uma bela economia, mas segurar a fome foi foda.

 

 

4bd889_ea29a02e8b1443fc8a7511f47e274316~mv2_d_4128_2322_s_2.webp

 

 

Ate que finalmente chegamos em Baracoa, íamos tentar casa por 10 Cuc´s, mas 12 Cuc´s já estava um bom valor, não queríamos explorar, fiz umas contas e no Peru, Equador, e Colômbia um hostel com quarto compartilhado, dividindo banheiro custa de 7 a 11 dolares, aqui cada um esta pagando 6 dolares num quarto privativo com banheiro, frigobar, ar condicionado, toalha e o mais importante, a experiência de conhecer uma família cubana, queremos sempre gastar menos, mas sabemos que esse dinheiro esta indo para as famílias que abrem a porta de suas casas, assim chegamos na casa do Daniel, eu com meu papo de negociador decorado já falei que éramos brasileiros sem dinheiro buscando quarto por 12 Cuc´s, assim Daniel responde “ Se Brasileiro não tem dinheiro, cubano tem menos ainda”, ai eu respondo “ somos irmãos latinos”, ele da risada e abre as portas de sua casa, assim já teríamos lugar para as próximas duas noites.

 

 

 

Ficamos conversando uns 20 minutos e Sr. Daniel é uma pessoa muito bem humorada, a esposa dele é apaixonada pelo Brasil, ambos indicaram os lugares mais baratos para ir e o que fazer pela cidade, como o quarto não estava pronto e eu com um banheiro disponível se precisasse, fomos comer algo, 2 hot dogs e 2 sucos ( 9 pesos cubanos, 0,37 Cuc´s), estamos mais animados porque estamos conseguindo gastar menos que os 20 Cuc´s, já pegamos o jeito de viajar barato por Cuba.

 

 

Assim fui tomar um banho, dar uma descansada porque amanhã é dia de fazer os passeios em Baracoa.

 

 

 

 

 

Follow me

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala!!

Ajudou muito... Pensei que tinha que ir ao consulado de Cuba em São Paulo para tirar o visto antes de ir. Então é só questão de comprar da própria companhia aérea?

Pode deixar que estarei seguindo seu blog e aguardando notícias sobre Cartagena e Santa Maria, além de Bogotá, que devem ser meus destinos naquele país.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Décimo quarto dia de viagem

03/05/2017 – Quarta Feira - Baracoa

 

Acordamos bem cedo, lá pelas 08 horas e fomos atrás de informação para El Yunque, um parque nacional que fica a 8 km de Baracoa, Paulo tomou seu café da manhã e eu não tomei, continuo mal da barriga, mas antes disso fomos na igreja da cidade para ver a cruz que Cristovão Colombo trouxe lá pelos anos de 1500, essa é 1 das 25 Cruzes que Colombo espalhou pela América Latina, após isso encontramos um moto táxi que nos cobrou 4 Cuc´s, e lá fomos nós, ao chegar lá vimos que era obrigatório a ida de um guia + entrada do Parque, custou 13 Cuc´s, além de nós, veio mais uma senhora francesa e um cubano de Havana que estava em Baracoa a passeio também, a trilha dura em torno de 2 horas, mas no sol escaldante foi cansativo, ainda mais de barriga vazia, uma parte legal do trekking é atravessar o rio, a água chega na cintura, na metade do caminho tem uma parada de descanso onde tem uma barraca de frutas, onde você pode comer a vontade por 1 Cuc, a senhora que estava muito cansada ficou para trás, esperando a gente na banca e assim fomos ate o topo, assim pudemos ver um visual incrível, das praias, do mar, do caribe e de todas as outras montanhas com seus coqueiros, percebemos que tinha muitas árvores caídas e descobbrimos que foi por causa de um Tufão que passou na região, tenso, assim voltamos ate a banca, paguei 1 cuc e destruí as frutas hahaha, comi um do abacaxis mais doces da minha vida, isso deu uma energia a mais e na descida viemos conversando com o cubano sobre diversos temas, sorte que o Paulo foi gravando tudo, no inicio queríamos fazer entrevistas, mas é meio chato ter que pedir para alguém tal coisa sendo que conhecemos a tão pouco tempo, preferimos gravar em conversas naturais, no fim nadamos no rio, fazia tempo que não nadava em um, foi bom.

 

4bd889_1d639ec5f2ce4be39317a9cab0854ea5~mv2_d_4128_2322_s_2.webp

 

Para voltar tivemos que andar 5 km ate a estrada e de la arranjar transporte de volta ao centro, ali conseguimos uma carona em um caminhão, mas aqui as caronas são pagas, gastei 10 pesos cubanos para andar 2 km, assim andamos o ultimo km e fomos direto tomar um suco natural e ir para a casa tomar um banho, lavei algumas roupas e meu tênis, e descansei na cama, também decidimos ficar mais um dia em Baracoa, tem algumas coisas que queremos fazer antes de ir embora.

 

4bd889_7fc94cdeab424a7e97b110052be9a76c~mv2_d_3264_2448_s_4_2.webp

 

Bom, fomos jantar, ficamos na praça e depois em casa ficamos na sacada batendo papo por uma hora, e depois na sala com o Sr Daniel e sua esposa sobre diversos assuntos, nos contaram sobre o Tufão que passou aqui em 2012, e por ai foi...

 

A meia noite fomos dormir, já estávamos mortos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Décimo quinto dia de viagem

04/05/2017 – Quinta Feira - Baracoa

 

 

Assim chegamos a metade da viagem na cidade mais ao oriente da ilha na qual passamos, acordamos e fomos tomar café da manhã e fomos para uma das pontas da praia para ver um pequeno forte que ate então tinha um museu, mas hoje ele estava fechado, voltamos e passamos no mercado para comprar umas cervejas já que merecíamos algumas e eu coleciono tampa de cerveja, 1 cuc cada longneck, voltamos a casa porque o sol estava judiando, tomamos 2 brejas para abrir o apetite e fomos almoçar, de la fomos na loja comprar os cartões para usar a internet, 1 hora sai no valor de 1,50 cuc´s, mais tarde usaríamos para mandar um recado a nossas mães e amigos, já estávamos a 15 dias sem internet, depois disso fomos buscar informação da onde saia caminhão para Guantánamo, fomos em um terminal e nada, no outro encontramos um caminhão parado e fomos perguntar, o motorista disse que saia as 6 da manhã para Guantánamo e falou que poderíamos ir na frente por 5 Cuc´s. e atrás por 3 Cuc´s, no fim aceitou 2 cuc´s de cada um, ótimo preço.

 

 

4bd889_827678df05ea4976a5a17234061f35ca~mv2_d_4128_2322_s_2.webp

 

Assim fomos a um hotel que fica na montanha, lá era um antigo forte e você tem visão geral da cidade e do mar, descemos ate a praça onde tem sinal de internet e fomos usar minha 1 hora de internet, ela é um pouco lenta, mas da para usar whatsapp aproveitei e baixei alguns programas de podcast para escutar na viagem e falar com os amigos, ficar muito tempo sem internet é estranho, foi bom usar um pouco hehehe, assim fomos jantar e direto para casa, arrumar as mochilas e descansar, já que amanha é dia de acordar cedo e ter uma grande batalha para chegar em Bayamo.

 

Follow me

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Décimo sexto dia de viagem

05/05/2017 – Sexta Feira - Bayamo

 

 

Acordamos as 5 da manha para as 6 horas pegar o caminhão ate Guantánamo, deveria dar umas 4 horas de viagem, mas no final foram 6 horas e meia, o caminhão ficou parado por 2 horas na estrada esperando passageiros para lotar o caminhão, pagamos 50 pesos (2 cuc´s), ao chegar em Guantánamo esperamos um ônibus municipal por 1 hora para nos levar ate o terminal da cidade, o legal desse momento era que deixamos nossas mochilas ao lado do ponto de ônibus e sentamos do outro lado da avenida na sombra, e ninguém nem sequer olhava para as nossas mochilas, isso que estava todo nosso dinheiro lá e computador também, a segurança do local ainda me fascina hahaha, o ônibus custou 1 peso cubano, lá mais uns 30 minutos de espera para partir para Santiago de Cuba, o caminhão era muito desconfortável, um dos piores que pegamos, a viagem foi dura e durou umas 3 horas e custou 25 pesos cubanos, ao chegar em Santiago uma péssima noticia, não tinha caminhão para Bayamo, tivemos que tomar um outro para uma cidade que fica a 45 km do nosso destino final, chamada de Contramaestro, custou 20 pesos cubanos e mais 2 horas de viagem, lá pegamos um táxi compartilhado de 25 pesos cubanos ate Bayamo, assim fomos para nossa ultima hora de viagem.

 

4bd889_d17bbad2979b4f2e8d88188b1c43dbf9~mv2_d_4128_2322_s_2.webp

 

Ao todo pegamos 3 caminhões, 1 ônibus e um táxi compartilhado para percorrer 320 km, saímos as 06 horas da manha e chegamos ao destino as 20 horas, foi um dia cansativo, tudo isso se deu pela economia, gastamos 4/5 vezes menos fazendo dessa maneira, o jeito mais fácil porem mais caro é ir de Viazul, assim encontramos uma casa para ficar, saiu por 13 cuc´s a noite, não rolou os 12, fomos jantar hambúrguer e tomei duas belas pinãs coladas geladas e assim capotei na cama. Logo o primeiro dia em Bayamo foi assim, que beleza. rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Décimo sétimo dia de viagem

06/05/2017 – Sábado - Bayamo

 

 

Acordamos as 09 horas da manhã, bem tarde e fomos ao terminal, ficamos sabendo que tem caminhão ate Morón por 10 Cuc´s e ônibus da Viazul por 17 Cuc´s, mas o nosso objetivo era outro, lá conseguimos um táxi para nos levar a Santo Domingo, nos custou 45 Cuc´s, para levar, nos esperar e retornar com a gente, hoje sera um dia bem caro para os nossos bolsos, não teríamos tempo para ir de jeito mais barato, que era tomar um caminhão ate uma cidade próxima e depois tomar um táxi para percorrer os últimos 20 km ate Santo Domingo, como era incerto, fomos de táxi mesmo, Bayamo ate lá da uns 50/60 Km, assim fomos em direção ao destino final, tudo isso para conhecermos a famosa Sierra Maestra, lugar onde os revolucionários ficaram escondidos de 1956 a 1958, porem ao chegar no parque não havia mais como entrar, geralmente os passeios são as 8 horas da manha, nos chegamos as 12 horas e o parque encerra as 15 horas, contamos que viemos de Bayamo e não iriamos passar a noite por ali (que é o que geralmente as pessoas fazem e eu recomendo rs) eles abriram uma excessão para nós, mas com uma condição, que a gente andássemos rápido por causa do encerramento do parque, pagamos 27 Cuc´s cada um e fomos nos 5 km de carro ate a entrada da trilha e caminhamos outros 3 km ate o lugar chamando El Comandancia de La Prata, onde estava situado a pequena vila que Fidel montou como base para se defender dos ataques das tropas de Batista.

 

 

4bd889_188c6702d3494af0a32f565ee6a3f71c~mv2_d_4128_2322_s_2.webp

 

 

Sierra Maestra foi escolhida porque quando Fidel desembarcou o Gramma com 82 soldados revolucionários, logo na primeira batalha ele perdeu vários homens e outros foram presos, sobraram 12 pessoas, incluindo Fidel, Che, Camilo e Raul, assim foram para Sierra Maestra se esconder das tropas e se organizarem novamente, sendo que as tropas de Batista contavam com 80 mil homens, que loucura né, mas assim Fidel foi fazendo ataques estratégicos para pegar mais armas, roupas e comida, criou a Radio Rebelde no cume de uma montanha que tinha alcance por toda a ilha, e todo dia durante 1 hora pela noite, Fidel falava aos cubanos, assim ganhando simpatizantes para a causa, o local que começou com 12, chegou a ter 350 homens, todos escondidos pela Sierra, ate que Fidel foi vencendo as batalhas e foi rumo a Havana.

 

 

 

O lugar é muito bonito, no meio das montanhas, estávamos só eu, Paulo e o guia, que nos deu uma aula sobre Cuba, e no fim nós chamou de irmãos latinos, fiquei feliz, gosto e compactuo com esse tipo de pensamento, conhecemos a enfermaria onde Che trabalhou, o armazém, a cozinha e o principal, a casa de Fidel, foi muito especial andar por ali, uma energia diferente, o passeio foi caro, mas valeu cada centavo, o melhor ate agora, estar no meio das casas foi algo foda, inexplicável, só um detalhe, acabei indo de chinelo e estourei ele na trilha, tive que voltar os 3 km descalços, que merda, fiquei triste nessa parte hehehe.

 

4bd889_3170a384ccce4c909b630196d6c306dc~mv2_d_4128_2322_s_2.webp

 

Ao voltar a cidade, ganhamos um lanche e um refrigerante do parque, vimos o nosso taxista esperando e voltamos para Bayamo, chegamos na cidade e na casa havia uma sobrinha da dona, ali ficamos conversando e ela nos levou a um lugar que se come barato, perto da estação de trem, depois de jantar fomos na praça usar um pouco da internet que tinha sobrado do dia anterior, tomamos um sorvete e fomos para casa, amanha sera mais um dia longo ate Moron.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Décimo oitavo dia de viagem

07/05/2017 – Domingo - Moron

Acordamos cedo para pegar um caminhão de Bayamo ate Moron, mas pela distancia teríamos que ir aos poucos, de cidade em cidade, assim fomos ate Camaguey ( nos custou 4 cuc´s a viagem), o problema que no meio do caminho o caminhão quebrou e ficamos 3 horas parados, foi tenso, no meio do nada, eu, Paulo olhando para o nada e os 3 motoristas tentando consertaro caminhão, os demais cubanos já tinham vazado e buscado outro tipo de transporte, ao chegar em Camaguey não havia caminhão para Moron, somente para Ciego de Avila, o cara do caminhão queria nos cobrar 4 Cuc´s, achamos caro e esperamos pelo próximo, nesse tempo um cara do terminal falou que poderíamos ir em um ônibus local por 5 Cuc´s, acabamos aceitando para ter a experiência de viajar em um ônibus local, assim fomos para Ciego de Avila, a viagem foi tranquila, o interessante que não poderíamos tomar aquele veículo, tivemos que pagar para o motorista antes de entrar no ônibus, sabíamos que estavámos dando uma propina para ele, mas ate em Cuba tem sua corrupção hehehe, de lá para Moron, somente de táxi compartilhado, que custou 5 cuc´s para cada.

 

 

O trajeto que fizemos foi longo, saímos do sul da ilha para o chegar praticamente no centro dela, encostado nas praias do caribe, gastamos 14 Cuc´s no total, de Viazul daria 24 Cuc´s, sempre nos deparamos com essa questão de mais rápido, mais caro, mais demorado, mais barato.

 

Ao chegar em Moron, procuramos pelo nosso quarto a 12 Cuc´s (lembrando que esse valor é para os dois, logo 6 cuc´s para cada um), na terceira casa a dona aceitou mas ela só teria uma noite livre, a segunda noite precisaríamos trocar de casa.

 

Estamos pensando que dia nos vamos sair de Moron porque o ônibus para Varadero/Cárdenas saem as 5 horas da manhã de Ciego, então amanhã podemos passar o dia na praia, a noite ir para Ciego de Avila e esperar o onibus das 5 da manhã, mas isso vamos decidir só amanha, estávamos mortos hoje, só queríamos comer e dormir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...