Ir para conteúdo

Projeto CUBArato, 30 dias em CUBA gastando menos de 20 dolares ao dia!


Posts Recomendados

  • Membros

Vigésimo sétimo dia de viagem

16/05/2017 – Terça – Pinar del Rio e Havana

 

Acordamos as 8 da manhã, tomamos café e as 09 já estávamos na Fabrica de Tabacos, pagamos 5 cuc´s para entrar, tem uma explicação básica sobre a fabricação do charuto, você vê a linha de trabalho da fábrica e é isso, em 30 minutos você já viu tudo, a fabrica pertence ao governo, cada trabalhador produz de 100 a 150 charutos por dia em 08 horas de trabalho, os charutos são exportados para o mundo todo, e na fabrica é proibido tirar fotos, achei um passeio legal, é interessante ver como eles vão fazendo o charuto, parece simples até hehehe. Em frente a fábrica tem uma loja com dezenas de tipos de charuto, vale a pena dar uma olhada pelo menos.

 

 

4bd889_87ffa543ced44a849136aabdca120a55~mv2_d_4128_2322_s_2.webp

 

Depois disso fomos ao terminal de ônibus para ver como fazia para voltar a Havana, o mais barato foi ir de caminhão ate a entrada da cidade, por 2 cuc´s, e de lá pegar um bus ate o centro de Havana (0,40 centavos de peso cubano), na viagem de caminhão conhecemos 2 cubanas muito gente boa, que ate pagaram nossa passagem no bus, e um português que estava viajando sozinho, ficamos amigos, viemos conversando toda viagem e como estávamos com o dia livre aceitamos a sugestão dele de ir na casa onde ele estava hospedado, tomar um drink que a dona da casa fazia, depois ir almoçar e mais tarde ir a um bar bacana que vende um dos mojitos mais baratos de Havana (15 pesos cubanos), almoçamos as 16 horas e as 19 horas estávamos no bar, conhecemos 2 cubanos, mas ficaram pouco tempo com a gente na mesa, depois conhecemos 2 gregas que eram irmãs e estavam viajando pela ilha também, e assim fomos ate o bar fechar, foram uns 10 mojitos para cada um durante a noite, mas o bar fechava a meia noite, ai tivemos a ideia de comprar uma garrafa de run e ir para o Malecon, a noite durou ate as 04 horas da manhã, nesse meio tempo nem jantamos hehe, e o mais legal que o portuga era neto de um dos maiores jogadores da historia de Portugal, e o pai dele foi um grande jogador também, foi algo foda, quem diria que iria conhecer ele ali em Cuba em um caminhão...

 

 

As 04 horas da manhã fomos voltar para casa, tínhamos 4 km pela frente, Paulo já estava bebaço, eu estava tranquilo, chegamos as 05 horas da manhã e a D. Teresa nos abriu a porta já dando risada da nossa situação, imagina como estávamos depois de passar o dia todo na rua, 03 horas em um caminhão, ter bebido 10 mojitos e dividido uma garrafa de run, tudo isso sem jantar, e ter que andar 4 km para chegar em casa, estávamos uns zumbis.

 

 

 

4bd889_31dcd340712949218ea0dc08625d6b5e~mv2_d_4128_2322_s_2.webp

Sera que estávamos bêbados? hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Fala de novo Rafa!

Essa D. Teresa em Havana foi bem legal com vocês! ::otemo::

Tentei procurar essa informação, mas não encontrei (posso não ter olhado direito). O que vocês fizeram para encontrar essa hospedagem dela e reservar?

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ola Paulo, a Dona Teresa é uma mãezona, ficar lá fez muita diferença... tanto que a gente tava ate ajudando ela a entrar no Hostelworld e Booking, mas parece que o Booking não aceita eles hahaha... e ela coloca o nome de Hostal, e na verdade la seria um hostel, ate explicamos a diferença para ela. Como eu iria chegar as 10 da noite, preferi reservar uma noite, assim encontrei pelo hostelsclub, lá tem quase todos os lugares de Havana para ficar, e o bom que como o dela é um quarto compartilhado, você paga em torno de 7/8 dolares, não é necessario ficar negociando.

 

Hostal De Teresa

http://www.hostelsclub.com/step015_advsearch.php?lang=pg&city=109&giorno=03&mese=07&anno=2017&notti=3&guests=2&currency=1&room_type=0&ref=left

 

Embaixo do mapa, ela é logo a primeira. Recomendo e muito e se for lá fale de mim hahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Vigésimo oitavo dia de viagem

17/05/2017 – Quarta – Havana

 

Acordamos ao meio dia, com uma leve ressaca, nada que atrapalhasse o dia, contamos toda a historia para a Teresa, e recebemos uma ótima noticia, não precisaríamos pagar pela hospedagem daquela noite, porque como chegamos as 5 horas da manhã, ela já contou como dia seguinte, D Teresa é foda, uma mãezona, ainda fez um café para a gente, assim fomos almoçar, já fazia mais de 20 horas que não comíamos nada, depois disso deu a maior preguiça, passei a tarde escrevendo no diário, fazendo textos para o blog e arrumando as fotos, dormi um pouco, o plano era a noite ir no bar de novo, iriamos encontrar as gregas lá, caso elas fossem né, mas estávamos mortos, o bar era longe e preferimos ficar na casa conversando com Dona Teresa e seu marido, Fran, hoje tiramos o dia para fazer nada de nada.

 

 

4bd889_636c86cb177745999012d986a60ce08f~mv2_d_4128_2322_s_2.webp

 

 

 

Vigésimo nono dia de viagem

18/05/2017 – Quinta – Havana

 

Acordei as 08:30 e o plano era ir ao centro velho, precisava comprar um boné, passear por Havana, dar os últimos roles e comprar 2 garrafas de run cubano para levar para o Brasil, também queríamos ir ao Coppelia, todas as vezes que fomos la estava com fila imensa, lá vende o melhor sorvete de Cuba, vamos ver se hoje temos mais sorte, pela manha conversamos muito com Teresa e Fran e fomos para rua buscar as garrafas, achamos por 10 cuc´s as duas, uma da mais barata e a outra uma edição especial, voltamos para a casa e Paulo queria comprar charutos e Teresa conhecia uma mulher que os vendia mais barato que o da loja, ele comprou por 12 cuc´s 25 charutos pequenos e finos para presentear seus amigos, ajudamos Teresa a colocar o hostel no Hostelworld e fomos almoçar, após isso fomos ao Coppelia, tinha uma fila, mas a encaramos, você come 5 bolas de sorvete por 5 pesos, muito bom e barato, por isso que é lotado sempre, a fila do lado de fora é apenas para organização.

 

 

 

Assim fomos ate o Malecon, mas começou a chover muito, quando deu uma trégua, corremos ao bar que bebemos outro dia, ai a chuva voltou e ficamos por lá bebendo mojitos e cuba libre, quando a chuva parou, fomos jantar e ir para casa, tinha que arrumar minhas coisas, as 04 da manhã estou de pé, rumo ao aeroporto, vou tentar pegar o ônibus P12 que custa 1 peso ou um táxi coletivo de 20 pesos, táxi normal é muito caro, em torno de 15 Cuc´s chorados.

 

4bd889_a2d9408170f34f7abcaa887fa593e820~mv2_d_4128_2322_s_2.webp

 

 

E por fim, hoje comprei um boné novo, que dure muito tempo, e, além disso, fiquei muito feliz, Fran me presenteou com um livro, NAPALM, fiquei bem contente, agradeci e sempre que o ler, vou me lembrar de Cuba e das amizades que fiz nessa ilha.

 

 

Follow me

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Trigésimo dia de viagem

19/05/2017 – Sexta – Havana

 

Assim chegou meu último dia na ilha, uma mistura de sentimentos domina meu coração, a felicidade de um sonho realizado, com as saudades dos lugares que eu passei. Cuba ficará marcado em mim para sempre, acordei as 04 e 30 da manhã, arrumei minhas coisas no maior silêncio, assim Fran e D. Teresa acordaram para se despedir de mim, dei uma segurada na emoção e como todo mochileiro em todos os lugares que passa tem que dizer para si mesmo VIDA QUE SEGUE, e assim me fui, pela escuridão da cidade que ainda dormia tranquilamente, fui andando passo a passo sempre com o pensamento "sera a última vez que ando por essa rua", lá vem a tristeza de novo, mas vida que segue né?!

 

Ao chegar no ponto de ônibus fiquei ansioso pelo ônibus chamado P12, não sabia se ele iria passar a tempo, e se não passasse teria que me virar para arranjar um transporte ate o aeroporto, por sorte, depois de 30 minutos o ônibus apareceu, paguei 1 peso cubano e fiquei sentado olhando a cidade passar pela janela, não tinha ideia de onde descer, mas os cubanos como sempre me ajudaram e me avisariam quando eu tivesse que descer, nesse tempo conheci 02 mexicanos que estavam indo para o aeroporto também, eles eram estudantes de Medicina, já estavam a 04 anos por lá e iam passar 02 semanas no México para visitar a família.

 

Assim, chegou a hora do meu embarque, tive um puta de um problema porque meu voo ia para Cartagena, e eu para embarcar devia ter alguma passagem com saída da Colômbia, não sabia disso, fui obrigado a comprar uma passagem e com 10 minutos para tomar uma decisão e sem internet, resolvi comprar uma para o dia 20/06, uma semana antes do meu aniversário, se eu já estava triste, fiquei muito mais, não queria decidir o fim da minha viagem dessa forma, não mesmo, mas vida que segue.

 

Antes de terminar os posts de Cuba, vou deixar um pequeno paragrafo e uma das melhores fotos da minha viagem.

 

" A pessoa que esta agora reorganizando e polindo estas mesmas notas, eu, não sou mais, pelo menos não sou o mesmo que era antes. Esse vagar sem rumo pelos caminhos de nossa Maiúscula América me transformou mais do que eu me dei conta(...) A menos que você conheça as paisagens que eu fotografei em meu diário, será obrigado a aceitar minha versão delas. Agora, eu o deixo em companhia de mim, do homem que eu era..."

 

Ernesto Che Guevara

 

 

4bd889_ec437ffd7fc646dfabeafacbba215ee2~mv2_d_1600_1200_s_2.webp

 

Follow me

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Como tirar seu visto para Cuba?

 

Quando decidi ir para Cuba a primeira pergunta que eu fiz foi " Como eu faço para tirar o visto para Cuba? Preciso ir a alguma embaixada ou consulado?". A dificuldade em ter informações sobre Cuba sempre deixa dá um gostinho melhor da surpresa e mistério, quando eu decidi ir ainda estava na Colômbia, um problema a mais, certo? ERRADO, tirar o visto cubano é muito fácil, talvez o mais fácil de todos hehehe.

 

Para tirar o visto cubano é necessário apenas pagar, vendo como é fácil, 20 dólares e o problema esta resolvido. Geralmente 99% dos voos para Havana fazem escala no Panamá, assim sendo, você consegue comprar na porta de embarque mesmo, recomendo levar o dinheiro trocado também, 20 dólares já que a moeda local (Panamá) é em dólar, e já fique com uma caneta para preencher os campos, coisa bem simples.

 

Na Colômbia meu voo saiu de Cartagena para Bogotá e de Bogotá para Panamá, nas duas primeiras cidades tentei comprar no guichê da Copa Airlines, não consegui, fui informado que não havia mais, fiquei um pouco preocupado no momento, mas chegando em Panamá consegui, foi bem tranquilo.

 

Então é isso, o visto tem duração de 30 dias, logo se você ficar mais tempo na ilha, com certeza terá problema com a policia, durante meus 30 dias em Cuba, eu sempre carregava meu visto, caso a policia exigisse, então é isso galera, espero que tenham entendido e qualquer dúvida estou a disposição.

 

4bd889_6620b50c63bc46aabd9257becd9e4c44~mv2_d_4128_2322_s_2.webp

 

Follow me

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Onde se hospedar em Cuba de forma barata?

 

Eu tenho um objetivo em minhas viagens, que é sempre buscar viajar de uma forma econômica com uma interação maior com a sociedade local, viajar de forma barata além de me ajudar a viajar para mais lugares e por mais tempo, e ajuda outras pessoas que pensam que precisa ser milionário para fazer certas viagens, depois dessa breve introdução, queria entrar no assunto de onde se hospedar em Cuba, e porque eu fiz essa introdução é porque Cuba tem uma fama de ser muito cara para mochileiro, e um dos motivos é em relação a hospedagem.

 

Em Cuba você pode se hospedar em alguns resorts na praia, os hotéis espalhados em cada cidade cubana, mas tem uma terceira alternativa que é ficar na casa de famílias cubanas, que te faz economizar uma grana e ter essa interação com as pessoas da casa, perfeito ne?! Agora vou dar uma dica que vai melhorar ainda mais esse esquema, e é uma coisa que o brasileiro adora fazer, chorar no preço, tudo bem que eu fui em baixa estação, mas existem MUITAS casas disponíveis, então a oferta é muito grande, e a demanda nem tanto, então isso te da uma margem para negociar.

 

A reserva é pelo quarto, que é uma cama de casal e uma de solteiro, os quartos tem ar condicionado, ventilador, banheiro e geralmente ate um frigobar, a maioria dos quartos seguem esse padrão, é uma exigência do governo para que o turista seja bem recebido, então você não precisa ficar preocupado se a entrada da casa não é das melhores, já que muitas casas tem a fachada histórica, mas em todas as casas que eu fiquei ( oito para ser exato) a casa era muito bonita por dentro, com cadeiras de balanço, televisão, tudo muito organizado e limpo, e os quartos sempre seguindo esse padrão.

 

No segundo parágrafo eu citei sobre a demanda x oferta, certo? Pois é, isso ajuda a gente a chorar no preço, mas só conseguimos isso se você não tiver reservado antes, certo? Se você reserva tudo de forma antecipada, ira pagar o valor cheio que esta em torno de 25 Cuc´s (25 dólares) pelo quarto, se você deixar para ver na hora, você conseguira negociar, no meu caso eu ia na primeira casa e explicava que era mochileiro, viajando a bastante tempo e que não tinha muito dinheiro, isso me dava um ótimo desconto, claro que em todas cidades, as 2/3 primeiras casas sempre recusavam, eu agradecia e ia para a próxima mais perto, e assim ia ate arranjar alguém que aceitasse meu preço. Como estava viajando com mais um amigo que conheci na viagem, eu negociava para 12/15 Cuc´s para os dois, ou seja, eu pagava em torno de 6/7,50 Cuc´s por noite, para você ter ideia um hostel no Equador e Colômbia em quarto compartilhado sem ar condicionado ta o mesmo preço.

 

Mas você pode perguntar, "Você viajou com mais uma pessoa, e eu que vou sozinho, consigo pagar ate quanto?", bom conheci algumas pessoas que estavam viajando sozinhas por Cuba e elas conseguiam fazer por 10 Cuc´s, então da para negociar bem, ao mesmo tempo conhecemos muita gente que pagava 20/25 Cuc´s por noite, da uma boa diferença né...

 

A última pergunta que você pode fazer é " Rafael, se eu chegar na cidade sem nenhuma reserva, como eu vou encontrar essas casas que aceitam turistas?" Bom, eu recomendo vocês ficarem próximos ao centro, onde fica a praça principal da cidade, ali a incidência de ter casas que alugam o quarto é maior, e todas casas tem um símbolo que identifica que a casa recebe turistas, vendo o símbolo que pode ser um adesivo ou uma placa, é só bater palma e conversar com o(a) dono(a) da casa e começar a chorar hehehe. Abaixo eu vou colocar 1 foto de exemplo.

 

Na cidade é normal você ver alguns lugares com o símbolo em vermelho, essas casas são para os cubanos alugarem, já que eles podem fazer turismo dentro do país, assim podem pagar mais barato em peso cubano (moneda nacional).

 

Espero que vocês tenham entendido e qualquer dúvida estou a disposição;

 

 

 

4bd889_d20354374f384fcab293d5ba8c0ece85~mv2_d_4128_2322_s_2.webp

 

Você vera essa placa em toda Cuba rs.

 

Follow me

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Como se locomover barato em Cuba?

 

 

 

No post anterior eu escrevi um pouco sobre a questão de hospedagem econômica em Cuba, hoje vou tentar escrever um pouco sobre o transporte cubano, que não é nada fácil, pois as informações variam de cidade em cidade, então vou explicar um pouco sobre as minhas experiências na ilha para quem sabe poder ajudar vocês.

 

Existem diversas formas de se locomover em Cuba, desde alugando carro, indo de ônibus ou usando táxi coletivo (conhecido lá como máquinas), a opção do carro é um bem cara para quem esta viajando de forma econômica, assim tem a opção de ônibus, mas aqui em Cuba tem uma particularidade única, existe uma empresa chamada VIAZUL que é voltada ao turista, os preços são mais caros que o normal e tem trecho por toda ilha, é a forma mais fácil com um preço moderado, você precisa somente comprar a passagem, ir ao terminal e tomar o ônibus para o seu destino, mas o preço ainda é um pouco caro para alguns trajetos, além disso há também os táxis coletivos, onde você pode dividir o veículo com outras pessoas, geralmente cubanos ou algum turista igual a você, mas ai é necessário negociar o preço com o motorista e a fórmula que descobrimos foi sempre pagar menos que o ônibus da Viazul, taxista sempre vai te pedir um valor muito alto, para qualquer lado eles falam de 20/25 Cuc´s, chega até ser engraçado, ai eu anunciava que eu só pagaria X valor, que era mais abaixo que os ônibus, e sempre conseguia esse preço pedido.

 

Agora tem uma quarta opção que eu deixei para esse parágrafo em especial, que são os caminhões, são beeemmmm baratos e a aventura é garantida, o conforto é minimo, o barulho é grande, mas ali você é capaz de fazer muitos amigos cubanos, é um transporte onde 99% são locais, em 30 dias viajando, e em diversos caminhões que peguei, só encontrei 01 mochileiro, os preços variam de 1/2 Cuc´s dependendo do trecho, em comparação com os ônibus da Viazul, a economia saia quase de 70%, então foi essencial descobrir esse tipo de transporte para fazer essa viagem de forma barata. A dificuldade é que nem toda cidade tem esses caminhões, em lugares há terminais bonitinhos, em outros você precisa ficar na rua esperando ele passar, é sempre uma aventura ir atrás deles hahaha.

 

Na viagem eu usei todos os transportes possíveis, em cidades que não tinha caminhão, eu buscava o táxi coletivo, e usava quando conseguia (foi como fizemos Havana - Cienfuegos, por exemplo), se a distância fosse muito grande os táxis coletivos não aceitavam, ai o jeito era buscar ônibus da Viazul, mas na viagem eu peguei ate ônibus de trabalhadores, ônibus dos cubanos de forma ilegal dando uma grana para o motorista levar a gente, peguei carona e ônibus municipal, tive toda a experiência possível em Cuba e a ideia desse texto foi mostrar que se você for para Cuba, você terá X opções para se locomover, cada um com seus benefícios.

 

Eu recomendo vocês a lerem os resumos que eu escrevi de cada cidade, lá tem os relatos de como eu me locomovi de cidade a cidade, isso pode te ajudar, se você descobrir uma forma melhor de um trajeto, deixe seu comentário para ajudar os mochileiros que ainda vão para lá.

 

 

 

4bd889_d7cc613eca4d4c3ab12e646f24d598bb~mv2_d_4128_2322_s_2.webp

Esperando o caminhão certo rs

 

 

Follow me

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Durante a minha viagem sempre busquei manter o mesmo perfil, independentemente do país visitado, com isso busco manter meu gasto de 20 dólares por dia, e em Cuba não foi diferente, apesar de ter muito mais dificuldades em relação a hospedagem, já que lá não existem hostels como conhecemos pelo mundo afora, a parte do transporte também não é tão fácil assim, porque Cuba depende muito do turismo e tem um preço diferenciado para eles, então é necessário um esforço maior para fugir dessa "armadilha" cubana hehehe. O segredo é buscar o jeito cubano de viver e entrar no ritmo.

 

Passei 30 dias em Cuba, passei por cidades como Havana, Cienfuegos, Trinidad, Santa clara, Camaguey, Santiago de Cuba, Baracoa, Bayamo, Morón, Varadero, Pinar del Rio e Viñales.

 

 

Abaixo tem o link com os gastos detalhados, espero que gostem e que te dê o incentivo para conhecer esse maravilhoso país.

 

CUBA

 

Total de dias: 30 dias

Total de gasto: $573,05 dólares

Gasto em média por dia: $19,10 dólares

 

 

Se quiser ver a tabela com todos detalhes, só clicar no link abaixo

 

https://drive.google.com/open?id=0BwoRR6RnB40FbTBmUm9fN285LXc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...