Ir para conteúdo

Projeto CUBArato, 30 dias em CUBA gastando menos de 20 dolares ao dia!


Posts Recomendados

  • Membros

hahaha Valeu galera. Realmente muita viagem de caminhão hahahaha

 

Décimo nono dia de viagem

08/05/2017 – Segunda – Feira – Moron

 

Acordamos as 06 horas da manhã porque tivemos a informação que poderíamos pegar algum ônibus que levava os trabalhadores ao Cayo, assim fomos lá, pagamos 5 Cuc´s ao motorista, mais caro do que eu pensava, mas isso era tipo de uma propina e fomos burro de ter pagado antes de chegar la, mas vocês agora vão entender porque eu disse isso, antes de entrar na ilha tem um controle policial que vai verificando os carros e ônibus, ao nos ver lógico que deu merda né, pediram para descer, pegaram nossos passaportes, explicaram que não poderíamos fazer aquilo, que aquele era um ônibus exclusivo para cubanos e trabalhadores, somente poderíamos entrar na ilha de táxi, depois perguntaram se pagamos ao motorista alguma coisa, Paulo falou que não pagou nada, eu com medo de mentir e o soldado perceber, respondi que sim, ele perguntou ao motorista que desconversou e falou que não recebeu nada, e ficou nessa por uns bons minutos, o soldado estava com nosso passaporte, e assim ficou uns 20 minutos, enfim o policial falou que só poderíamos continuar de táxi, por sorte havia um parado por ali que cobrou 15 Cuc´s para levar os dois ate Cayo Coco, em uma praia chamada Playa Flamingo, ainda eram 8 horas da manhã e já estávamos na praia mesmo depois de toda confusão.

 

4bd889_358ee973b3dd46eca0d3743bcfff39f5~mv2_d_2576_1932_s_2.webp

Manhã nublado a água escurece.

 

 

 

A praia realmente é linda, tem umas cadeiras e guarda-sois a vontade, escolhemos uma e ficamos por lá, a água cristalina, sem ondas, com o mar raso e a areia branquinha, realmente estava em uma praia do caribe, por sorte levamos água e lanches para o dia, então estávamos bem, porque ali não tem cidade, é apenas resorts e coisas do estilo, logo que nem pesquisamos os preços, nem imagino o quanto deve ser um almoço, ficamos por la ate as 15 horas, ate que começamos a pensar em como voltar para Morón, a principio achamos que lá era tudo pequeno que dava para andar entre as praias, mas engano nosso, um outro Cayo muito bonito fica a 35 km dali, foda rs, mas aí fomos andando pela estrada e uma coisa que percebemos é que jamais fique perto da mata, tem CENTENAS de pernilongos, e eles grudam na sua pele de forma inacreditável, em 1 segundo tem 05 deles no seu braço, acho que nunca matei tanto pernilongo na minha vida, repelente é um item importante no local, ate que um caminhão parou e nos deu carona ate a entrada do Cayo, economizamos uns 5 km de caminhada e uns 5 mil pernilongos, na entrada buscamos carona por quase uma hora, sem sucesso, ate que um taxista passou e cobrou 10 Cuc´s de cada para nos deixar em Moron, como estávamos sem opção, aceitamos.

 

4bd889_64746f9fadc640e89ddba3c4da9633a3~mv2_d_3264_2448_s_4_2.webp

Tempo abriu e o azul apareceu.

 

 

Mais tarde na cidade vimos que gastamos muito e que talvez se combinássemos com algum taxista, as coisas seriam melhores, conversamos com um que cobra 40 Cuc´s para ir, e se a pessoa quiser que ele espere para o retorno, fica 50 Cuc´s, isso é o valor do carro e não por pessoa, eu e Paulo, naquele jeito louco que contei acima, gastamos 22,50 Cuc´s para ir e voltar, se combinasse com o taxista daria 25 Cuc´s, bem melhor da segunda maneira, porque talvez dê para combinar de ir para outras praias.

 

Em Moron buscamos táxi para Ciego de Avila, custou 4 Cuc´s para cada, lá tentamos ir direto para Cárdenas, mas não conseguimos, tivemos que buscar casa por 12 Cuc´s por ali para tomar um banho e dormir um pouco, já que o ônibus da Viazul sairia as 05 horas da manhã do terminal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Antes de começar o relato queria avisar que ficamos 04 dias em Varadero, os 20 dias de viagem foram no modo Hard, pouco descanso, quase andando 10 km por dia, as vezes mais e viagens duras e cansativas, assim deixamos o melhor para o final, ter 04 dias de tranquilidade num dos lugares mais turísticos de Cuba, assim vou colocar os dois primeiros dias juntos e depois os dois últimos dias de Varadero, já que não tem muita novidade para contar.

 

Vigésimo dia de viagem

09/05/2017 – Terça – Feira - Varadero

 

Acordamos as 03h40min da manhã, para as 4 horas estar no terminal, tomamos um café e compramos lanches para a viagem, o ônibus da Viazul custou 19 Cuc´s e tínhamos a ideia de parar em Cárdenas, cidade que fica a 16 Km de Varadero, por ser muito turística queríamos evitar o local pela grana, mas o destino nos levou para lá, após 7 horas de viagem o ônibus não passou no centro de Cárdenas, assim só conseguimos desembarcar em Varadero, como já estávamos por ali, resolvemos conhecer a cidade, deixamos as mochilas guardadas por 1 Cuc no Terminal e começamos a andar pela cidade e perceber que havia muitas casas disponíveis, ao saber disso pensamos em ficar por aqui caso encontrássemos lugar para comer barato, fomos perguntando para os cubanos e descobrimos um lugar na Calle 15 que era super barato para comer, isso nos animou e fomos la ver se era verdade, e o lugar realmente existia, agora era só ver um lugar para ficar, na primeira casa a dona queria cobrar 30 Cuc´s e explicou que em Varadero os imposto são mais caros, indicou a ficarmos a 1,5 km dali, em uma praia mais afastada, ali deu uma desanimada, mas continuamos tentando e na outra casa que ficava a uns 15 metros da primeira que tentamos, chegamos ao valor de 15 Cuc´s, a dona forçou nos 20, mas eu permaneci nos 15 Cuc´s e ela acabou aceitando, já que ficaríamos 4 noites por la, assim encontramos um lugar barato para dormir, com restaurante econômico para almoçar e jantar, com a praia a 5 minutos a pé, finalmente teremos o descanso merecido depois de tantos dias na correria, assim voltamos ao terminal para pegar nossas mochilas e depois almoçar e finalmente deitar em uma cama, dormimos um pouco e as 18 horas fomos para a praia e ficamos ate as 20 horas, horário do por do sol, fomos jantar e cama de novo, amanha teremos um dia longo porém suave, com muita praia, sombra e água caribenha.

 

4bd889_d0d3cb70c5a24391a41e0145963ca59b~mv2_d_4128_2322_s_2.webp

Um belo por do sol cubano hehe

 

Vigésimo primeiro dia de viagem

10/05/2017 – Quarta – Feira - Varadero

 

Nos demos o luxo de acordar mais tarde, as 09 da manhã, para nossa sorte na frente da casa tem uma cafeteria do governo, assim tomamos nosso café da manha de forma bem econômica, e fomos em busca de uma CADECA para trocar dinheiro, a Cadeca fica na Calle 54 a esquerda em um mini shop, andamos mais um pouco para conhecer a cidade de Varadero, após isso voltei para casa para guardar a grana, e fui para a praia, o sol estava forte deixando a água mais bonita ainda, fomos almoçar e voltamos para casa, dar uma descansada e ver a semifinal da Champions League, aqui o jogo passa ao vivo e no canal do governo, assim evitaríamos o sol forte, lá pelas 17 horas voltamos para a praia e ficamos ate as 20 horas, fomos jantar, dar uma volta e dormir.

 

4bd889_7f29a8c43457485cb44cc4529296756c~mv2_d_2576_1932_s_2.webp

 

Como é bom tirar umas férias do mochilão hehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Vigésimo segundo dia de viagem

11/05/2017 – Quinta – Feira - Varadero

Acordamos as 09 horas da manhã de novo, aquele café da manhã barato e fomos para o ponto de ônibus, queríamos chegar ate a ponta de Varadero, mas descobrimos que os ônibus vão ate a Calle 65, que não chega a metade da cidade, imaginamos que os Resorts luxuosos sejam daquele lado, mais afastados, mas não rolou de ir lá, com tempo livre, descobrimos que Al Capone tinha uma casa em Varadero e transformaram em restaurante, fomos ate lá na caminhada pela praia, quase 1 hora andando, chegamos no local e só pelo nome do restaurante já da para perceber que estávamos no lugar certo, RESTAURANTE CASA DO AL, tiramos algumas fotos e voltamos pela praia ate o nosso ponto, ate que fomos almoçar e ir para casa tirar aquele cochilo na hora que o sol esta judiando, as 17 horas voltamos para a praia e ficamos ate as 20 horas de novo, horário do por do sol, para jantar e ir tomar um banho para dar uma volta pela cidade a noite.

 

 

4bd889_f6fab23ff3654085bd1fada837a1bcf2~mv2_d_4128_2322_s_2.webp

 

As 21:40 fomos procurar alguma agitação pela cidade e depois de andar muito encontramos um bar que tocava Rock na Calle 56, mas ali é um publico mais velho, já na Calle 62 encontramos um bar que fica virado para uma rua lateral, ali estava tendo uma apresentação cultural e depois começou a tocar salsa, o lugar é lotado de gringo, ficamos ate 1 da manhã e voltamos para casa, tivemos que sair da Calle 62 para Calle 14, um puta rolê, quase 1 hora de caminhada, quase 4 Km de distancia hehehe.

 

4bd889_71c7f3934e104511bb4835138b160f39~mv2_d_4128_2322_s_2.webp

 

 

Vigésimo terceiro dia de viagem

12/05/2017 – Sexta – Feira - Varadero

Depois de ontem, acabamos acordando às 11 horas da manhã, tínhamos o dia livre praticamente, só precisávamos saber como chegar em Havana de caminhão, fomos tomar o café da manhã no lugar de sempre e lá perguntamos como podíamos fazer, assim ficamos sabendo que os caminhões param em um posto de gasolina na Calle 17 com destino a Matanzas, e de lá conseguiríamos ate Havana, fomos ate la para verificar e a informação procedia, assim fomos para a praia relaxar, para lá pelas 15 horas almoçar no lugar de sempre.

 

Voltando para casa, resolvi fazer a barba, não toda é claro, o cavanhaque continua hehe, e nesses períodos que me escondo do sol forte, acabo escrevendo no diário, organizando as fotos e fazendo alguns textos, as 18 horas voltei para a praia para ver o ultimo por do sol de Varadero, o bom que o sol nessas horas não esta tão forte, então fica muito gostoso esse final de tarde, com isso fomos jantar e dormir, já que amanha é dia de pegar 2 caminhões ate Havana, espero que dê tudo certo, enfrentar caminhão é sempre uma aventura e uma incerteza.

 

4bd889_874c8090b50f4b72aee593084474e6e4~mv2_d_2576_1932_s_2.webp

 

 

Follow me

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Vigésimo quarto dia de viagem

13/05/2017 – Sabado – Havana

Acordamos as 7:30 da manhã, arrumamos as coisas, café tomado e rumo para o ponto onde os caminhões param, 30 minutos esperando e passa um caminhão para Matanzas, 40 Km de Varadero, sorte a nossa que o mesmo caminhão iria para Havana, que seria mais 100 km de viagem, assim o motorista nos cobrou 2,5 Cuc´s, de Viazul o valor era 10 Cuc´s, a viagem foi tranquila, depois de Matanzas o caminhão não parou mais e foi vazio ate Havana, e só havia eu e Paulo de passageiros, ate que a policia nos parou, deu uma olhada nos nossos passaportes, perguntou quanto tempo ficaríamos em Cuba, e no fim nos liberou, assim chegamos a Havana, o problema que o caminhão parou 6 km do lugar onde estávamos hospedados, bora caminhar com as mochilas nas costas e o sol do meio dia na cabeça, no meio do caminho eu e Paulo nos perdemos, um do outro, ele geralmente caminha mais rápido, e numa dessas ele entrou numa rua que eu não vi, e ele que tinha o mapa ate a nossa hospedagem, mas como eu sabia que estávamos perto do Estadio Latino-americano, foi só ir perguntando a direção que foi fácil chegar, e no fim cheguei primeiro que o Paulo hehe, fomos direto ao Hostel Teresa, onde já havíamos ficado na primeira vez, Teresa ficou muito feliz em nos ver, deu um abraço forte e nos preparou um café e ficamos batendo papo sobre nossa viagem, mostrando algumas fotos, depois fomos almoçar e ir ate o shopping para comprar chinelos (7 cuc´s), porém acabei esquecendo meu boné na loja, e só fui lembrar quando cheguei no Hostel, fiquei bem chateado, o boné já era velho, mas tinha sido um presente especial, mas como sou brasileiro e não desisto nunca, fui ao shopping de novo para ver se encontrava, mas não encontrei, o dono da loja falou que um cara pegou e levou, quem sabe eu andando pela cidade não encontre ele na cabeça de um cubano?! Ai eu pego de volta hehehe, o valor material era nulo, era mais pelo valor sentimental, agora é comprar um boné por aqui, pelo menos terei um boné de Havana agora, se eu achar um para comprar né?!

 

 

 

4bd889_d099c27104344ff89adb280df16b1d27~mv2_d_2576_1932_s_2.webp

 

 

 

A noite chegou e resolvemos dar uma volta pelo centro, na parte turística, que fica a 4 km de onde estávamos, no meio do caminho paramos para jantar, existe um calçadão com bares e restaurantes voltado para os gringos, mas mesmo sendo sábado estava meio morto, assim decidimos voltar para o hostel para dormir, hoje andamos uns 20 km tranquilamente e enfrentamos 140 km de caminhão, estávamos cansados.

 

 

 

 

 

 

Follow me

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Vigésimo quinto dia de viagem

14/05/2017 – Domingo – Havana

 

Acordamos as 9 horas da manhã, além de domingo ser um dia parado, hoje ainda é Dia das Mães, logo muitas coisas não vão abrir hoje.

 

Logo cedo fomos comprar o cartão da internet para usar mais tarde, fomos na CADECA, porque Paulo precisava trocar dinheiro e passamos pela Praça da Revolução, já é a terceira o quarta vez que passamos por lá, nosso lugar favorito, depois caminhamos para a região que tem um hotel conhecido como Havana Libre, passeamos pela região, conhecendo as ruas, almoçamos por ali, e voltamos para o hostel para usarmos a internet.

 

4bd889_d84ea6b877754733a0434f02d6c12617~mv2_d_4128_2322_s_2.webp

 

Não consegui falar com a minha mãe, uma pena, já faz quase 30 dias que eu não falo com ela, e a saudades esta apertando, consegui responder alguns amigos e meu irmão pelo whats, atualizar algumas redes sociais e só, internet tava bem ruim, tinha muita gente na praça, e a conexão estava uma merda.

 

Começou a chover muito pela tarde, ficamos na cama descansando, atualizando fotos, textos, saímos para jantar, usar um pouco da internet e as 23 horas já ir dormir, amanha era dia de ir para Viñales, conhecer o famoso charuto cubano.

 

4bd889_74c7a80399074ead984826e736f7b806~mv2_d_4128_2322_s_2.webp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Vigésimo sexto dia de viagem

15/05/2017 – Segunda – Pinar del Rio e Viñales

 

Acordamos as 7 horas da manhã e fomos para o terminal de ônibus, perto da Praça da Revolução, em frente ao terminal sai táxis coletivos, são carros bem grandes que levam ate 12 pessoas, cobram 5 Cuc´s e vão direto para Pinar del Rio, cidade que fica a 30 Km de Viñales, o táxi não faz parada, vai direto ao terminal da cidade, lá você pega um ônibus local que sai por 2 pesos cubanos ate Viñales, essa cidade é conhecida pela produção de Tabaco, é uma cidade muito pequena voltada ao turismo, ao chegar na cidade estávamos sem nenhuma informação, assim fomos as agências de viagem para saber o que tem para fazer por ali, descobrimos que tem alguns trekkings, ida para a praia, conhecer caverna, porem todos passeios são bem caros, inclusive aquele que queríamos fazer que era ver a produção e os processos do charuto, em uma agencia estava 63 Cuc´s, o passeio completo, em outra, o passeio só para a fabrica saia 30 Cuc´s por pessoa, MUITO CARO, assim ficamos pensando e chegamos na seguinte conclusão, devíamos descobrir onde ficava essa Fabrica de Tabaco e ir diretamente nela, fomos ate uma loja de tabaco da cidade e uma senhora nos falou sobre uma fabrica em Pinar del Rio, decidimos voltar para lá, já que a passagem era muito barata, para tentarmos encontrar a tal fabrica, ate que chegamos nela, a visita é das 09 as 13 pm e já era 16 horas, mas a entrada custava 5 cuc´s e que todos os passeios de Viñales iam para lá, que essa era a única fabrica que fazia visitas, a diferença que no passeio mais caro de 63 cuc´s, eles param em uma fazenda de tabaco antes, onde vem a colheita, separação e preparo das folhas de tabaco, que depois vão para a fabrica para serem enrolados e virarem charutos, mas um passeio que custa 30 cuc´s, você fazer por 5 é bem melhor, decidimos passar a noite em Pinar, pagando 12 Cuc´s para os dois, e na manhã seguinte conhecer a fabrica.

 

A galera gringa só anda de Viazul, então eles fazem Havana – Viñales por 12 Cuc´s, passando por Pinar sem saber, ai lá em Viñales pagam um passeio bem caro para ir nessa fabrica de Pinar del Rio, foda né.

 

4bd889_f8c756636ba444efab4c44c23bdd5910~mv2_d_4128_2322_s_2.webp

 

 

Viñales tem 2 ruas de bares, restaurantes e outra rua de artesanatos, o resto são casas de família para você se hospedar, não encontramos lugar barato para comer por lá, já Pinar é uma cidade maior, porem sem nada para fazer, a não ser visitar a Fabrica, mas da para comer barato por aqui, jantamos por 1 cuc, aqui na região da para ir para a praia também, mas depois de Varadero eu pensei que não valeria a pena, o que tem de diferente para se fazer aqui é conhecer a bendita Fabrica de Tabaco.

 

Eu recomendo saírem bem cedo de Havana em táxi coletivo ate Pinar, visite a fabrica logo de manhã, almoce na cidade e se quiser vai para Viñales, em 40 minutos você conhece a cidade, se tiver grana beba uma cerveja em algum bar, volte para Pinar e depois para Havana, tudo no mesmo dia, da para fazer um bate volta tranquilo, claro que será cansativo, mas se você tiver pouco tempo, da para fazer, só compensa dormir em alguma dessas cidades se você tiver tempo sobrando.

 

4bd889_0c86aac2d1b54f358641c1e95126a358~mv2_d_4128_2322_s_2.webp

 

Recapitulando, pegue um táxi coletivo por 5 cuc´s no Terminal próximo a Praça da Revolução para Pinar del Rio, chegando lá visite a Fabrica e volte para o terminal, se quiser pode voltar para Havana ou pegar um ônibus municipal para Viñales por 02 pesos cubanos, conheça a cidade, e volte para Pinar, de lá pegue um táxi compartilhado ou caminhão ate Havana, amanha será minha volta, logo amanhã escrevo detalhes com preços exatos, lembrando que o ultimo transporte para Havana sai as 17 horas, chegue antes disso para garantir seu lugar, se você estiver com tempo de sobra, considere em dormir em alguma das cidades, lembrando que Pinar é mais barato para comer do que Viñales, e se estiver com grana sobrando da para fazer outros passeios por lá, é que o modo CUBARATO não permite fazer tudo hehehe.

 

Escrevi de forma detalhada pois tem muita pouca informação na internet, tanto que andamos perdidos por lá rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...