Ir para conteúdo

VIAGEM 22 DIAS - CHILE (SAN PEDRO DE ATACAMA E SANTIAGO), BOLÍVIA (UYUNI) E PERU (SALKANTAY, CUSCO E MP)


Posts Recomendados

  • Membros
Show de bola o relato! Estou acompanhando, quero fazer Salkantay em 2018!

 

Na mesma época que você estava viajando, estava mochilando na Bolívia, escolhi o mês mais seco do ano se baseando em relatos e dados na Internet e pasmem, quando cheguei lá peguei muita chuva e neve, e segundo os Bolivianos é bem comum no inverno chover! Rs

Também não conseguimos ir até alguns locais mas a viagem não perdeu a sua característica!

 

hahaha... Pois é... o que mais me chocou é que a galera não conta sobre o clima ruim nessa época... Marquei férias achando que estava escolhendo o melhor mês.. ahahaha.

Mas sabe que achei que Atacama e o uyuni tiveram o seu charme com neve?

 

Amanhã eu posto o Salkantay todo. Já escrevi, mas preciso selecionar as fotos..

Obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 15 – As belezas de Soraypampa

Conforme combinado, 4 horas da manhã e lá estava o guia nos chamando. Descemos até a Plaza de Armas para pegar a van que nos guiaria até Challacancha. Paramos em Mollepata para tomar o café... Esse café era pago a parte por nós, mas eu aconselho a todos a tomarem. Não é caro e é muito bom, além de fornecer energia suficiente para seguir em frente. Lá eu comprei um bastão de caminhada muito bom por 20 soles. O Átila comprou um de madeira por 5 soles. ::tchann::

Continuamos o caminho de van até Challacancha (3000 m) e lá descemos para iniciar o trajeto a pé... Colocamos as mochilas nas mulinhas e fomos em direção a Soraypama (3920 m), o nosso acampamento. Ganhamos uma bolsinha com um lanchinho para o dia... Todos os dias essa bolsinha era abastecida com frutas, chocolates, caramelos e balas...

Confesso que eu estava morrendo de medo dessa trilha de tanto relato que eu vi dizendo que era muito difícil... ::ahhhh:: Não vou negar, é difícil. Mas tem uma certa quantia de exagero aí. Para mim, a primeira parte desse percurso foi super de boa! Grande parte era plana, em torno de água, com paisagens maravilhosas.. São 9 Km, mas não é difícil. Chegamos no acampamento e aquela coisa linda!

DSC02372.JPG.43a2e85c59ba60aa53629ae8d84f6e49.JPG

A primeira noite dos “iglus”!!! Eu e o Atila ficamos em um iglu só para nós! Eu estava doida para ver os “iglus”, mas não imaginava que eram tão arrumadinhos.. Tem energia elétrica, tem armário de madeira, tem as camas, colchões e ainda um coberta com travesseiro. Claro que pelo frio que fazia, tinha que usar saco de dormir, mas era delicia! ::love::::love::DSC02476.JPG.23f3711992f1b30aa3a73cf2a45e320f.JPG

 

Nesse acampamento havia banheiro, mas sem chuveiro.. Então nesse dia, o banho era de lenço! ::bruuu::

Fomos almoçar em um iglu maior que havia lá! E nossa! Como estava boa aquela comida! É sem noção o que o cozinheiro faz,viu? Tudo muito farto e muito saboroso!

Do acampamento, era possível ver o Salkantay e o Humantay... Mas depois do almoço, começou a chover finamente e não dava para ver mais nada... Um frio de rachar! Achamos que iriam cancelar a Laguna Humantay, mas não! ::toma::

Então, após uns 30 minutos, começamos a subir em direção a Laguna.. São uns 6 km ida e volta. Você sobe, sobe, sobe, passa por uns pedaços com mta lama (contei 5 pessoas que caíram), sobe, sobe, sobe e não chega! Sobe mais um pouco, começa a avistar a imensidão de gelo da montanha Humantay na altura dos olhos.. ::ahhhh:: E ali logo em frente, está ela. A coisa mais linda até aqui: a lagoa Humantay. ::love::::love::DSC02433.JPG.ecb5be511d9a5b49f96b0b1b716eeb66.JPG

 

Eu pensava que a Lagoa só dava aquele tom de verde se tivesse sol, mas não. Mesmo tudo nublado (já havia parado a chuva), ela é sem noção de bonita.

Algumas pessoas estavam tacando pedra na lagoa e o guia nos disse que não era bom, porque desestabilizava o fundo que as algas viviam... Nesse dia estava frio de doer, então não tinha nenhum doido entrando... ahahah

Ficamos lá por um tempo e dps descemos. Para descer é aquela beleza! Todo santo ajuda, mas tomem cuidado com os joelhos... Lembrem que é só o primeiro dia! DSC02446.JPG.9951087e4571bbf6223de751c1f8589e.JPG

 

Ao chegar no acampamento, fomos lanchar: pipoca, sucos, biscoitos... Tudo mto bem preparado novamente.

Tomamos o tal banho de lenço e vou te falar que até o lencinho tava difícil, de tão frio ::Cold::::Cold:: ... Fomos jantar e depois nos preparamos para dormir..

Acontece que o tempo mudou e lá estava o céu mais estrelado da vida! Foi só deitar e ficar olhando pelo vidro, até o sono chegar...

 

Dia 16 – O magnífico Salkantay

Acordamos bem cedo nesse dia, pois queríamos chegar cedo ao Salkantay e evitar o tempo ruim que geralmente chegava no almoço...Antes de sairmos dos iglus, lá estsva o guia nos servindo chá de coca!

Três americanos se juntaram a nós nesse dia... Elas haviam feito a Rainbow Mountain um dia antes, então decidiram subir de mula... Os guias oferecem as mulas para alugar para algumas pessoas, mas o restante do grupo decidiu ir andando... Existem alguns passeios de 4 e 3 dias em Salkantay. Esses americanos estavam fazendo o de 3 dias... e o outro casal de brasileiros, o de 4...

Tomamos o delicioso café preparado pelo nosso cozinheiro, pegamos os lanches do dia e lá fomos nós.

Salkantay está a 4630 m de altitude, então eu não preciso dizer o que vinha pela frente né ::quilpish:: ? DSC02570.JPG.e14b59823600b7fa00a942b131fcd47a.JPG

Sobe, sobe, sobe e não para nunca mais. Nesse dia realmente é uma subida muito puxada. Nesse ponto, você começa a entender o porquê dos incas acreditarem que subindo as montanhas você está mais perto dos deuses...DSC02532.JPG.883654196ca3ca8ed8a593a379180cab.JPG

Não há como chegar ao topo de você não manter as suas energias alinhadas, o pensamento tranquilo e o coração calmo... Muitas coisas passam na cabeça ::essa:: . A gente lembra de gente que nunca imaginou lembrar. A gente pensa que não vai conseguir, mas continua andando. Depois de um tempo, tudo fica pra trás e a trilha vira muito mais um auto conhecimento do que qq outra coisa. Para mim, é necessário um preparo muito mais psicológico do que físico. É preciso estar atento aos seus próprios sinais. É preciso parar..DSC02597.JPG.73f7b170e320cb840ee1c5a1de3a95db.JPG

É preciso ver e sentir por você mesmo ::lol3:: . É preciso sentir a emoção sugindo diante de tanta coisa bela, os olhos tremerem e você tentar disfarçar a emoção :cry: ... Mesmo que inutilmente. ::mmm:

Há um pedaço da trilha chamado 7 snakes...Mas há um atalho que corta esse pedaço... O meu grupo todo decidiu cortar por esse atalho. Durante toda a trilha, o guia vai acompanhando e perguntando se estão todos bem...

Ao chegar na base do Salkantay, a gente fica meio paralisado diante da sua beleza ::hein: ... Acho tbm, por tudo que passou... O guia nos serviu um sanduíche com chá de coca... É importante comer algo sempre, para manter o corpo aquecido... Então, em toda parada, alguma comida era servida...

DSC02619.JPG.cdbcd9a2da8118a3e80f7aed5375cc85.JPG

Lá em cima estava muito frio, então iniciamos a descida! No meio do caminho paramos para ouvir a explicação do guia sobre o lugar...

Descemos até Wayracmachay (3912m) e lá estava o nosso cozinheiro com a melhor comida do mundo! Sempre serviam sopas como entrada, o que dava uma esquentada e uma reanimada geral na galera... Durante o almoço, começou a chover bem forte... A agência deu um poncho descartável para cada um.. Não é grandes coisas, mas não molha... Então ta ótimo, né? Depois do almoço, já iniciamos o segundo trecho da descida até o nosso acampamento em Chaullay (2900 m). Nesse trecho, já começamos a adentrar na selva peruana e com isso, foi diminuindo o frio e a chuva...DSC02657.JPG.e7c6161fecd702a91e6919e30494a257.JPG

Em compensação, foram aumentando os mosquitos ::vapapu:: ! Para essa trilha, é imprescindível levar protetor solar e o repelente!DSC02672.JPG.0aabf3db381eba011af1a2290ba1e168.JPG

 

A trilha é muito boa! Bem aberta, com postos de venda e banheiro no meio do caminho... Ao chegar no acampamento, lá estava nosso cozinheiro com o chá nos esperando.. É uma coisa muito doida que rola com esse pessoal... Eles saem dos lugares depois que a gente e chegam primeiro, arrumam tudo... Como havia chovido muito, não dormimos nas famosas cabanas de palha... Montaram as barracas em um terraço coberto... Nessa noite havia banheiro e banho quente por 10 soles... O banheiro não era muito limpo, mas quem quer saber disso nessa altura do campeonato! Haha... ::tchann::

Após o banho, fomos jantar!!! Maravilhoso jantar e dormir.. Foram 22 Km de uma mistura de sentimentos... Tudo perfeito... Eu me sentia muito feliz, pois sempre li que passado o segundo dia, tudo melhora! Me sentia vitoriosa! Dormi extremamente fácil!

DSC02370.JPG.e587f22895dac2acc7daa879b92a23cf.JPG

DSC02602.JPG.2f2c5d1422bb05b40eba7d5ff3602aa8.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Boa noite Livia, irei fazer a mesma viagem agora em julho/agosto e queria dicas do que levar.

Obs: seu relato esta muito bom!!

Obg

 

 

Lary,

 

Você vai adorar a viagem!!! Só se cuida com o tempo lá no atacama, hein?

 

Eu levei uma jaqueta corta vento, um fleece, um casaco de pluma de ganso, uma segunda pela (calça e blusa), 1 touca, 1 cachecol, 1 par de luvas (das boas), 10 calcinhas, 10 camisetas dessas que secam rápido, um conjunto de moletom para dormir, 10 pares de meia, biquíni, toalha, chinelo, bota para caminhada, 2 calças daquelas das que secam rápido (não eram imperméaveis), 1 calça jeans, protetor labial, protetor solar, repelente, papel higiênico (para os tours que levam mais de um dia principalmente), óculos de sol bom (a neve quase cega), kit de higiene de banho e escova de dente, lenço umedecido, paracetamol, pastilha para garganta e outro remedinhos como (dorflex, um antissépticos, anti-alérgicos), lubrificante nasal (em gel é melhor, porque o soro queima um pouquinho no Atacama), colírio lubrificante... Leve seus carregadores, bateria extra, máquina fotográfica... E tbm o saco de dormir!

 

No meio do caminho eu precisei lavar algumas roupas, como calcinhas, meias e camisetas... Minha mochila pesou 11 Kg com td isso aí..

 

Obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 17 – Vamos a La Playa?

Acordamos 5h da manhã com o guia chamando na porta da barraca com chá de coca. Tomamos o chá, mais pelo frio do que pela coca! Ahahah ::Cold::

Tomamos café e já fomos para o próximo ponto, a Playa Sahuayaco. Pegamos a trilha e pelo início percebemos que seria um dia com mtas cachoeiras e rios! Começamos no rio Salkantay, que deságua no rio Amazonas... É muita água e a maior parte, de degelo... DSC02758.JPG.05e55b9e90166d9a8f8e2819d9757647.JPG

Essa parte da trilha oscila um pouco, com algumas subidas e algumas descidas. Nem se compara ao dia anterior, mas o cansaço vai aumentando com o passar dos dias ::hein: ... Mas bem que os meninos do grupo ainda jogaram bola em umas das paradas no meio do caminho.. Enquanto isso, eu encontrei uma mulinha que estava com um machucado muito feio no dorso, provavelmente por carregar as coisas do acampamento... Tadinha... ::kiss::

GOPR3720.JPG.1aba925ca13f77fffd7db95b249d249f.JPG

Chegamos a Playa de Sahuayacco para almoçar. O lugar é muito bonitinho e a minha vontade era que o acampamento fosse ali mesmo, mas não era não...

Há muitas redes para descansar, banheiro, ducha... E claro, nosso maravilhoso almoço nos aguardava! Nesse dia, em especial, teve ceviche de entrada! Um luxo, né? :DDSC02773.JPG.78918d128f2f5c0138e8a5dbb15a1b15.JPG

Depois do almoço foi a hora de nos despedir dos brasileiros e americanos, que iriam direto para Águas Calientes. Eu me senti um pouco triste... Acabou que eu e a Virginia conversávamos muito durante a trilha e agora estava indo embora... É triste, mas é assim... :cry:

Pegamos uma van direto para o acampamento em Lucmabamba (2000 m) e deixamos as mochilas lá. Continuamos na van até as Águas Calientes de Santa Teresa (precisa pagar 30 soles aqui, 20 para entrar e 10 da van ::ahhhh:: ). Lá haviam várias piscinas com graduação da temperatura. Todo mundo trocou de roupa e caiu naquelas água quentes ::hahaha:: ... Você não quer saber de nada, só de ficar ali dentro...

É muito bom...Relaxa os músculos, revigora... Quando dá a hora de ir embora, o guia avisa e todo mundo vai tomar banho nas bicas... Aí é outro banho bom!

No lugar tem banheiros e restaurante para quem quiser!

Voltamos ao acampamento e adivinhe! Lá estava nosso lanche nos esperando.... Salkantay é pura reposição de energia, gente! Ahahahaha ::tchann::

Nesse dia, os nossos companheiros de caminhada suíço, belgo e um dos alemães compram pisco e deram para o cozinheiro preparar para todos ::love:: ... Foi a sensação, né ::dãã2::ãã2::'> ? Muito bom, mas ficou bem fraquinho... ahahah

Após o lanche, nos organizamos em barracas e uma hora depois veio o jantar.. Dessa vez, havia música rolando, o que deixou o pessoal bem animado.

Eu fui dormir e parte do grupo com o guia ficaram conversando até bem tarde.. Em todos os acampamentos vendem cerveja... Então para quem gosta, é a hora de se distrair um pouco..

 

Dia 18 – O dia que quase pedi arrego!

Começamos cedo nesse dia e como em todos os outros, acordamos com o guia nos chamando com o chá de coca. Esse era o dia com a maior distância a ser percorrida, então sairíamos cedo após o café... Porém antes de sair, era hora de despedir da equipe que nos acompanhava... Era a última refeição preparada pelo cozinheiro Juanzito e ele fechou com chave de ouro! Havia até bolo com cobertura para o café.. ahahah Então tem aquele momento de agradecimento, a galera dá a propina e tals..

A primeira etapa de trilha desse dia é um subidão regaçado ::bruuu:: . DSC02779.JPG.5b0e322a507092d7eec5f5f95ea5d43e.JPG

 

Aconteceu uma coisa estranha comigo.. Eu acho que subi a primeira parte num pique mais forte que estou acostumada e aí o corpo sentiu um pouco.. Eu não senti nada. Não me senti tonta, não senti dor... Só que eu simplesmente não conseguia sair do lugar direito... Estava andando meio cambalenado e estava muito muito muito fria. Eu já desmaiei e sei que não foi isso que aconteceu.. Pq eu tava bem.. eu estava consciente de que eu não ia ter nada... Que devia ser um mal estar... Atila e o Willye me perguntando se eu tava bem toda hora.. Nesse dia eu acordei meio gripada e acho q talvez isso tenha piorado a minha respiração.. ::Ksimno::

Mas aos trancos e barrancos eu subi tudo. Cheguei lá no alto, sentei, comi, conversei e estava como se nada tivesse ocorrido.

Em resumo e de novo: Vá devagar. Nunca é competição. Não empolgue por ser o último dia. Vá devagar. Mesmo que você não pareça cansada, vá devagar. ::prestessao::

Esse pedaço da trilha faz parte da trilha inca original, então vale muito a pena sentir bem o lugar! No topo da trilha, há uma divisão.. A trilha original que leva a MP e a trilha que faremos.. Não é permitido seguir pela original por causa de conservação..

Então começamos a descida pela mata fechada. Na mata há varias frutas típicas muito boas! Tem abacate e café tbm! É uma descida bem inclinada e com mta lama.. Escorrega muito, então os bastões de caminhada ajudam bastante... Paramos em um ponto onde tinha umas ruínas e já era possível ver Machupicchu lá no fundo, beeeeem pequenininha! Mas dá pra identificar fácil a Montanã e Huayna picchu.

:oDSC02793.JPG.4fddf9dd4f671aaed79e48a77e31bd55.JPG

DSC02818.JPG.600e8e9d040a4f130c92ad4e3611e255.JPG

Enquanto isso, do outro lado o Salkantay vai ficando pequeno e distante...

DSC02802.JPG.0eeb68b17627b66a824c5714f31875b9.JPG

Aí os olhos já ficam molhados e o coração louco para chegar.... ::love::::love::

Vimos uma cachoeira linda, mas que parece só existir por causa da hidroelétrica...

DSC02929.JPG.251ed8f3aafe560645eb56175559a4c3.JPG

A descida vai até o começo da linha ferroviária, onde paramos para almoçar em um restaurante. A comida nem se compara com a do nosso saudoso cozinheiro, mas estava incluída e foi... Nesse restaurante há muitas coisas para comprar, se quiser.. Água, refri, sorvete, doces, biscoito, etc... Eu queria um sorvete, mas a sobremesa foi isso msm, então não comprei...

Seguimos a linha do trem até Água Calientes... A linha do trem é infestada de mosquito, então passe muito repelente. Não tem subida e nem descidas íngremes, é bem plana, mas longa.. No caminho tem muitas vendas e banheiros. Como contorna o rio Sagrado, há alguns lugares bem bonitos e dá até vontade de largar a mochila e correr pra dentro do rio ::tchann:: . Fique atento as buzinas do trem, em alguns pontos é bem estreito e você precisa sair da frente... Se ouvir a buzina, já procure o seu lugar e aproveite faça uma foto legal! :!:DSC02948.JPG.3569569e152c63d3a0870dfd7b06ad49.JPG

DSC02951.JPG.c87e5d69f467b5052aa28917f3f5dc16.JPG

Chegamos em Águas Calientes e fomos direto para o hostel... ::hahaha:: Quando chegamos, eu nem acreditei que tinha um banheiro só pra mim e pro Átila!!! Após os 26 km, tomamos aquele merecido banho! Descansamos um pouco e já fomos para a rua!

Água Calientes parece ser uma cidade super boa para ficar uns dias... Tem mtos restaurantes, muito artesanto, muita cafeteria... É um charme..

Paramos em uma cafeteria que fica na frente do ponto de ônibus para Machupicchu, em frente do guichê que vende o bilhete do ônibus. Comemos um donut lá! Putzzzzz ::putz:: ! Que bom! Devia ter comido mais de um...

 

Eu até ia comprar o lanche para levar para machupicchu, mas lá abre 4 horas.. Então dá pra comprar no dia msm!!!

As 19 horas fomos no restaurante indicado pelo guia e encontramos o nosso grupo.. Comemos uma comida muito boa. O guia nos entregou as entradas de machupicchu e os ingressos do trem de volta!

Todo o grupo decidiu subir para machupicchu de ônibus, pq estávamos muito cansados e vimos que não compensava subir a pé. São vários degraus, de madrugada, chega lá todo suado.. enfim... Compramos os tickets do ônibus e fomos para o hostel.

Apagamos muito fácil!

 

 

Amanhã tem Machupicchu e mais de Águas Calientes!

DSC02742.JPG.a56f28f9e33d31843696a4a18b7e2220.JPG

DSC02747.JPG.a5628a2ff1ba2facab361761c698788a.JPG

DSC02772.JPG.2d9fe8590fa24bf1129f6bda6e83dbba.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Tô amando seu relato, rico em detalhes e muito sincero. Pude sentir a emoção de quando descreveu a dificuldade na trilha e ao mesmo tempo o êxtase que a experiência te trouxe. Aguardo ansiosamente pelo desfecho e se possível, gostaria que me enviasse tb a planilha que mencionou.

Email kathuciadonato@gmail.com

Bjão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...