Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Postado
  • Membros
  • Este é um post popular.

(Alerta de relato gigante! (rss) Se vc não tiver saco pra ler o textão, pode me fazer perguntas específicas sobre a expedição e vou tentar responder :wink: )

598de3643bf10_PlazadeMulas.jpg.7a2c5a419bca2fc2d8e8348753e8cfd8.jpg

Ainda em 2015 decidi que tentaria chegar ao cume do Aconcágua, e que seria em dezembro de 2016. Queria fazê-lo da forma mais independente possível, sem contratar porteadores, guias e expedições pagas. O primeiro desafio foi encontrar companhia, porque a maioria dos meus amigos nem considera a possibilidade de entrar num projeto desses. Mas quando um amigo me surpreendeu dizendo que animava, o plano começou a tomar rumo. Ainda queríamos encontrar mais uma ou duas pessoas pra formar um grupo, e encontramos aqui no mochileiros! Estava formada a equipe: eu, meu amigo Carlo, o Zaney e o Greison. ::otemo::

O Aconcágua, com 6.962 m de altitude, é a montanha mais alta do mundo fora da Ásia. É também a segunda montanha mais proeminente do mundo, atrás apenas do Everest. Mesmo assim, por não exigir escalada técnica, alguns se referem à sua ascensão como um "trekking de altitude". Desde que seu cume foi alcançado pela primeira vez em 1897, mais de 130 pessoas morreram tentando chegar lá em cima. A temperatura no cume é geralmente por volta de -25° a -30° C, mas a sensação térmica cai facilmente abaixo de -50° C em dias de clima ruim, principalmente entre abril e novembro ::Cold:: . Por isso, a ascensão é permitida nos meses próximos ao verão argentino, de meados de novembro até o começo de março, sendo a alta temporada centrada em janeiro. Nas últimas temporadas a taxa de cume tem sido entre 20% e 40% das tentativas. Mas com ou sem cume, é um lugar incrível. Em média, são necessários de 12 a 15 dias para alcançar o cume e descer (se vc tiver mais sorte que eu rs). As principais dificuldades desta montanha são o clima muito instável, com frio e vento extremos (principalmente no começo e fim de temporada) e, é claro, a altitude. Com a redução da pressão parcial de oxigênio no ar, podemos sentir não só fadiga e dificuldade pra respirar, mas também dores de cabeça, dor no estômago, tonturas, dificuldade pra comer e dormir, hemorragia nasal, inchaço nas extremidades e no rosto e diarreia. O metabolismo acelera muito, assim como os batimentos cardíacos. A desidratação é facilitada pela maior taxa de vapor de água perdida dos pulmões. Dependendo da pessoa, do ganho de altitude e da aclimatação, os sintomas podem evoluir para um edema pulmonar ou cerebral de alta altitude (HAPE ou HACE), situações mais graves que devem percebidas e tratadas logo.

Planejei começar o treinamento no primeiro dia de 2016. Porém, um dia antes, lesionei meu joelho esquerdo em uma trilha. Precisava recuperar o joelho e também os tendões de aquiles dos dois pés, outro problema que já vinha de um tempo antes. O treinamento pro Aconcágua teve que esperar... e quando começou foi em ritmo lento. Comecei a fazer academia, mas pegando leve, quase uma fisioterapia... Os pés melhoraram com alguns meses, o joelho não. Fiz um raio-x e o médico pediu uma ressonância pra ver se precisava fazer cirurgia ou apenas repouso. Ignorei (digo, posterguei a ressonância e o repouso pra depois do Aconcágua). Tentei fortalecer os músculos das pernas pra poder começar o treinamento aeróbico sem piorar muito a lesão. Só faltando quatro meses pra viagem que deu pra começar a correr, 5 km, uma ou duas vezes na semana, quando conseguia. Sabia que deveria ter treinado com peso nas costas e com inclinação... mas tinha que poupar o joelho. E a inclinação forçava os tendões dos pés, que ainda não estavam 100%. Então continuei fazendo o que dava.

Não pensei em desistir, mas tinha consciência de que com esses probleminhas a mais estaria assumindo riscos e dificuldades maiores. Somaram-se a isso os inúmeros desincentivos do tipo: “você deveria fazer várias montanhas acima de 6 mil antes de querer tentar o Aconcágua”; “sem guia?; “você devia pensar melhor antes de ir, gastar dinheiro e ter que desistir”; “Sem querer te desanimar, mas isso de ir sem guia me parece uma utopia”; “uma pessoa deveria tentar o Aconcágua depois de fazer, pelo menos, o Kilimanjaro e o Denali, necessariamente nesta ordem, pra ter chance de sucesso”; etc. ::essa:: Claro que esses "conselhos" nem sempre são pra desanimar, às vezes são pra te alertar, mas... às vezes o melhor é fingir que não ouviu/leu.

E continuei adquirindo equipamento, planejando a alimentação, estudando a montanha e montando o cronograma.

598de35ef2465_experimentandooscrampons....jpg.42d87ad595a1739746b6d79b387e3c5a.jpg

Editado por vanessa.miranda

• Respostas 60
  • Visualizações 26.7k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• vanessa.miranda
    vanessa.miranda

De volta a Mendoza e a surpresa do frostnip... Chegamos a Mendoza meia noite. Um último esforço pra carregar toda a tralha até o ponto de táxi do outro lado da rodoviária. Nos despedimos do Phili

• vanessa.miranda
    vanessa.miranda

Em uma montanha dessas, dizem que 80% da força que você precisa é mental, e só 20% é força física (não leve tão ao pé da letra). Pra parte da força mental, experiência prévia conta.. bastante. Eu já t

• vanessa.miranda
    vanessa.miranda

No dia 12 de dezembro, aproveitamos a manhã pra nos alimentar bem e hidratar bastante, e tomar o último banho. Jose nos buscou às 11 hs pra nos levar ao parque, como combinado, e às 11:30 já havíamos

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

Boa Tarde, Vanessa... ó eu aqui outra vez...

Qual o tamanho de mochila cargueira você recomenda? Meus pais vão para a Europa agora em maio, e vou encomendar uma Deuter ou Osprey. Tenho 1,86 e peso 83 kg.

Também vou pedir para trazerem a duffel bag, lanternas de cabeça, canivete etc... tudo q não preciso experimentar para comprar.

As roupas vou adquirir através de uma "personal shopper", amiga de minha esposa, que reside nos Estados Unidos.

Obrigado de novo.

Postado
  • Membros

Meninaaaa que relato fodaaaaa

Parabéns sem sombra de dúvidas foi o melhor relato que ja li aqui no mochileiros...

Parabéns por sua coragem e persistência... tiro o chapéu pra vc viu...

Eu amo ler relatos de trekkings montanhas cumes...mas não tenho experiência com isso rsrs...só sonhos e um joelho e coluna ferradakkkk

Trekkig só fiz em El Chalten e Circuito W em torres del paine que foi onde machuquei meu joelhohahahahah ... quero ir pra Huaraz fazer os trekkings por lá e tenho um sonho de ir até o Campo Base do Everest... Aconcágua tbm está na lista de sonhos rsrs más vamos fazer um teste em Huaraz rs

Mais uma vez parabéns garota... bjuss e nos conte sobre sua próxima montanha..

Postado
  • Membros

@GERALDOGFILHO você pensa em ir sozinho? de repente eu posso ir também de novo. Quando a Vanessa foi eu também estava por lá, conheci até os amigos dela menos ela rs.

Aliás devia ter acompanhado eles pois tava muito mal de companheiros de montanha.

Postado
  • Membros

Grande mestre Fyukio! Encontrei o tópico onde vc, Vanessa, Zaney e etc. planejam a ascensão do aconcágua para dezembro de 2016.

Vc não fez cume? O q aconteceu?

Então... eu e dois amigos estamos iniciando as conversas para fechar um grupo para ir para lá. 

Pretendemos bater o martelo sobre quem vai e quem fica em julho. A data escolhida para a ascensão seria por volta do dia 02 ou 03 de janeiro de 2019.

Posso ver com eles se vc pode integrar o time... isso porque, na verdade, eu já sou meio q um penetra no grupo... rs.

Vamos conversando.

Vanessa, não precisa mais responder a pergunta acima, encontrei a indicação de mochila de 80 litros no site cerroaconcagua.

grande abraço.

Postado
  • Membros

@GERALDOGFILHO Estava com 2 amigos que esta bem mal fisicamente, so pra vc ter ideia, teve uma que nem conseguiu chegar ate Confluencia.

O terceiro que estava bem so tinha permissão para 3 dias entao fomos ate o mirador Plaza Francia.  

Eu sou meio cagão de continuar sozinho, ainda mais a travessia para Plaza Mulas que nao é facil.. que ja fiz  na vez anterior.. e como não tinha mais ninguem o acampamento estava meio vazio entao fiquei mais 1 dia e vim embora. Foi beeem frustante.

• 1 ano depois...
Postado
  • Autor
  • Membros

@iscaglioni eu não fui até a plaza francia.... Dormi uma noite em confluencia e de lá direto pro campo base no dia seguinte... Mas pode jogar suas dúvidas aí que tento ajudar no que eu souber!

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Boa amigos.
Acabei de retornar de um pequeno trekking lá e peguei algumas informações.
Conheci uma australiana subindo sozinha, ia fazer em dez dias. Ela era muito boa na pernada, talvez consiga...vai tentar esse final de semana.
Segunda ela, pagou 600 dolares pra carregar com as mulas. Valor muito alto pelo que descobri depois...talvez ela tenha incluido banheiro e outras comodidades junto as agencias. Mas de resto ela tava sozinha, sem guia.
Depois conversando com argentinos la, descobri que meia mula (30kg) estava na faixa de 140 dolares. E que pagar só pelo banheiro, nenhuma empresa aceita.
Banheiro publico e agua publica, só em confluencia. Depois disso ou tu se vira nos xtube e derretendo gelo, ou contrata agencia.
Uma boa opção pra aclimatar é ir fazer a plaza francia, antes de subir pra plaza mulas. é um caminho bem tranquilo que se faz sem peso. Inclusive o trekking curto de 3 dias é muito tranquilo pra fazer solo, e nao necessita de equipamentos especificos, e nem preocupar com banheiro ja que acampa em confluencia. Só equips iguais fazemos nas montanhas frias do brasil. Começo de fevereiro fazia um calor desgraçado de dia com o sol, e de noite um frio bem tranquilo...sentia ate calor no saco de dormir -10.
O coletivo sai do terminal ate o parque, custou 2720 pesos (+- 12 reais). pra ir tem que pegar o primeiro as 05:55 na andesmar. pra voltar eu consegui pegar tranquilo o de 11:30...e depois so as 16:30.
O cume do aconcagua apesar de "facil" é muito perigoso por causa da altitude. todo dia era cerca de 8 resgate d helicoptero. conversando com os guardaparque, o resgate só é possivel no acampamento dos condor 5mil e pouco. depois disso tem um outro ponto perto dos 6mil que só eh possivel sem pousar o helicoptero. entao, apartir disso, se estiver solo, va com mto cuidado.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.