Ir para conteúdo

Cuba sozinha - Havana, Vinãles, Trinidad, Santa Clara e Varadero - 16 dias


Posts Recomendados

  • Membros

Mochileiras e mochileiros, estive em Cuba por 16 dias em outubro/novembro de 2017 e retorno aqui com algumas informações e dicas dos locais por onde passei.

 

Meu objetivo inicial era passar uns 20 dias e ir até Baracoa, mas veio o furacão Irma, alguns cayos foram fechados, surgiu a insegurança de como estaria Cuba.. E resolvi diminuir meus dias e também o roteiro. No final o roteiro realizado (e que foi sendo feito durante a própria viagem) foi:

19/10 – Rio – Havana

20/10 – Havana

21/10 – Havana

22/10 – Havana

23/10 – Havana – Vinãles

24/10 – Vinãles

25/10 – Vinãles – Trinidad

26/10 – Trinidad

27/10 – Trinidad

28/10 – Trinidad

29/10 – Trinidad – Varadero

30/10 – Varadero

31/10 – Varadero

01/11 – Varadero – Havana

02/11 – Havana

03/11 – Havana – Rio

 

 Transporte

Fui para Cuba pela Copa, com parada no Panamá, tanto na ida quanto na volta. Escolhi a Copa, pois eram as escalas mais curtas, 1h e meia na ida, 47 minutos na volta. Paguei aproximadamente R$2.380,00.

Para me deslocar pelas cidades usei tanto a Via Azul quanto taxi coletivo.  

Dentro de Havana utilizei o ônibus comum e as “maquinas”.

Explico melhor no relato como, onde e o valor dos transportes utilizados em Cuba.

 

Tarjeta Turística (visto)

Comprei no aeroporto, na hora do check in.

Antes eu já tinha feito contato com a Cia aérea e me informaram que era só comprar, por 20 dólares, no próprio aeroporto aqui no Rio de Janeiro.

 

Moeda

Levei euro e nos 16 dias gastei um total de 780 euros. 

Realizei a troca de moeda no aeroporto, em Trinidad e, no fim da viagem, em Havana, diferença mínima de valores.

Não entendo miuto de cambio, vou colocar aqui a informação que consta no comprovante de cambio do valor da troca Euro – CUC.

Valor no aeroporto, na casa de cambio na área externa do aeroporto – 1,138

Valor em Trinidad, casa de cambio perto da praça onde tem a câmara de vereadores – 1,126

Valor em Havana, na calle Obispo – 1,130

Irei falar sobre os gastos durante o relato.

 

Seguro saúde e vacina contra febre amarela

O seguro eu não fiz e não foi pedido em nenhum momento. Acabei tendo um problema odontológico durante a viagem e fui a uma policlínica em Vinãles, onde fui atendida muito bem e paguei em CUC os custos da consulta e do procedimento realizado, além de apresentar o passaporte para preenchimento de alguns papéis.

A carteira de vacina internacional com comprovante da febre amarela foi solicitada no aeroporto. Façam!

 

Segurança

Realmente Cuba é um país muito seguro, andei sozinha pelas ruas em diferente horários e me senti segura a todo momento.

A única parte bem ruim é que os cubanos são extremamente machistas e nos cantam a todo o momento >:(

 

Hospedagem

Eu fiquei em casa particular, o que acho a melhor opção, além do valor ser menor, vc convive com os cubanos. 

Tive uma dificuldade em me comunicar por e-mail com as casas, tive o auxílio de uma cubana, Irina, que fez contato comigo aqui no mochileiros. Quem quiser maiores informações só me chamar no privado que explico melhor como foi essa questão da hospedagem. 

 

Política e Revolução

Não vou comentar muito sobre, pois não é o objetivo do site. Mas os cubanos são muito abertos a conversar sobre política e opinar sobre o regime cubano. A segurança, saúde e educação são o grande orgulho do país, com toda razão. Há também algumas críticas, mas isso acho que vale a pena ir, conversar e tirar sua própria conclusão.

 

Cuba foi uma grata surpresa. Visitem! :D

 

 

20171022_152716.jpg

  • Gostei! 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 1 – Rio – Havana

 

Meu vôo saiu às 12:30 do Galeão. Cheguei com 2h de antecedência ao aeroporto, principalmente para comprar o visto sem complicações. Quando fui despachar a bagagem me ofereceram a tarjeta turística, mas, diferente do que me informaram por telefone, que só aceitariam dólares, no guichê da cia aérea só aceitam real, valor cobrado: R$65,00.

Embarque, decolagem e pouso ocorreram no horário, escala no Panamá de 1h e 50min.

Obs: para utilizar o wi-fi no aeroporto do Panamá é preciso preencher um formulário. As 2 primeiras horas são gratuitas. Eu nao consegui acessar o wi fi do aeroporto. 

 

O vôo para Cuba também saiu no horário previsto e quando o avião pousa a galera bate palmas. Enfim Cuba! :x

Atrasei o horário em 2h, devido ao horário de verão, sem horário de verão seria só 1h a menos.

Primeiro passei pela imigração. Perguntaram se visitei algum país na África nos últimos tempos, informei que não. Apresentei o passaporte, tarjeta turística e a carteira internacional de vacinação.

Ele carimbou o passaporte e a tarjeta, tirei uma foto e entrei. Bem rápida e simples a entrada no país. 

Depois passei por um local onde estão funcionários da saúde, pedem a carteira de vacina e solicitam que preencha um formulário, onde coloquei tudo NÃO e segui para pegar a mochila.

Nessa hora bateu um certo desespero, era uma esteira só e malas de 3 vôos.  Demorou bastante, até que minha mochila apareceu. Nessa hora não desespere, demora mesmo. 

O taxista já estava no desembarque com uma placa com meu nome. Fui até a casa de cambio localizada na parte externa do aeroporto, troquei um valor significativo do valor que levei pq já tinha lido que em Cuba não é como nos demais países onde o cambio no aeroporto e horroroso (e realmente nao é).

Com CUC em mãos, partiu Havana!

Aí já foi meu primeiro contato com Cuba, o carro era um Chevrolet da década de 50. Durante o caminho, apesar de ser tarde, 1h da manhã, vi muitas pessoas pelas ruas e percebi que as calçadas do centro da capital cubana não tinham moradores de rua.

 

Cheguei na casa e a Srª Yoyi já estava a minha espera. Casa miuto bem localizada, perto do Centro histórico, perto do Malecon, fiz td caminhando. Indico muito essa hospedagem! :)

Valor da diária: 20 CUC (como estava sozinha chorei o desconto, valor normal é de 25 CUC).

Casa: Yoyi Alvarez

Calle Industria, 270, apt 601

Tel: (53) 7 863 5533

E-mail: yoyirentroom@gmail.com

 

Obs: o acesso da internet é limitado então há uma dificuldade em fazer contato por e-mail. Nesse prédio onde fiquei hospedada existem diversos apartamentos que alugam quartos, caso não consiga contato, acho válido ir até lá, pois os cubanos se comunicam e acabam arrumando um outro apt pra vc ficar. Isso foi bem comum durante a viagem.

 

 

20171020_105556.jpg

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 2 – Havana - Museu da Revolução e Malecon

Acordei, ganhei um mapa da cidade da Srª Yoyi, que ainda sentou cmg e sinalizou os principais ponto, e fui direto para a calle Obispo, principal rua do Centro Histórico de Havana. Comprei uma água grande por 1,50 numa lanchonete (Cuba é um país quente, entao vc sempre vai precisar de agua) e fui na ETECSA, comprar o cartão para acessar a internet. Não sei por qual motivo o local estava fechado. Era um dia útil, mas a ETCSA não estava funcionando..

Nesse momento conheci pela primeira vez os famosos “jineteiros”. Ao dar de cara com a ETECSA fechada, magicamente, surgiu uma mulher perguntando se eu queria o cartao para acessar o wi fi e me falando que me levaria até lá, eu sabia que no fim ela me pediria algo, mas eu acabei aceitando, pois queria avisar que tinha chegado bem e, principalmente, ver a possibilidade de fazer um seguro saúde, pois estava com dor.

A cubana saiu caminhando comigo pelas ruas de Havana, conversamos sobre o Brasil, me mostrou algumas praças, me ofereceu charutos, me levou num “local com show do Buena Vista Social Club” e por fim me levou numa papelaria onde os cartões eram vendidos, mas por 0,50 CUC a mais do que na ETECSA. Comprei o cartão de 1h, dei 2 CUC de "gorjeta" para a jineteira e voltei para as proximidades do Hotel Inglaterra, onde utilizei pela primeira vez a internet em Cuba.

 

Como acessar a internet em Cuba

O esquema da internet em td o país é comprar o cartão de acesso na ETECSA, 1,50 CUC a hora. Depois ir até um local onde tenha wi fi, eu acessava sempre no Hotel Inglaterra, localizado em frente ao Parque Central, pois era bem pertinho de onde eu estava hospedada.

 Aí vc liga o wi fi e ao se conectar abrirá uma página da ETECSA, onde vc digita o login e a senha que estão disponíveis no cartão e pronto, conectado. Em Havana foi um dos lugares onde o sinal era mais instável, desconfio eu que devido a grande quantidade de pessoas conectadas.

Quando acaba de usar a internet é só desligar o wi fi.

 

20171024_101806.thumb.jpg.4ef6f6928d4409fc41798b9bfdfc52c5.jpg

 

Enfim.. Depois de conhecer uma jineteira e acessar a internet, fui caminhando até o Museu da Revolução.  O museu está localizado num lindo prédio que foi sede de diversos governos cubanos, sendo o último Fulgêncio Batista, que saiu fugido do local na revolução.

A exposição é bem simples, com textos e fotos que contam a história da revolução e de alguns personagens importantes conhecidos e desconhecidos.

Eu considerei um local essencial para entender um pouco sobre como foi o processo revolucionário vivido pelo país.

Também é realizada a visitação ao Memorial Garnma, onde fica o iate de mesmo nome, que levou Che, Fidel e demais guerrilheiros do México para Cuba.

Valor de entrada – 8 CUC.

Não é permitido entrar com mochila, mas no local há um guarda-volume gratuito.

 É permitido fotografar.

 

20171020_125727.thumb.jpg.e6a1b40927c9764e131a1d6b963cbeb6.jpg

 

20171020_132617.jpg.c47348a6098e362fa0fa8a256b594470.jpg

 

20171020_130142.jpg.b991fe368474109a3721072087334976.jpg

 

Depois do museu fui caminhar pelo Paseo Del Prado, mas já era meio de tarde e o estômago estava roncando. Parei no restaurante Prado 264 e pedi um espaguete com molho de tomate e queijo e uma cerveja Mayabe, que foi o único local onde encontrei essa cerveja durante a viagem, mas não fez diferença, pois achei muito aguada e nao pagaria novamente para bebe-la. Deu um total de 7 CUC, com a gorjeta pro garçon.

20171020_143525.thumb.jpg.41ecf653063269e95cbe5842213249ca.jpg

 

20171020_144258.thumb.jpg.f807963a1e4b812b09ab39d4348b360c.jpg

 

Com as energias recarregadas retornei a minha caminhada por Havana, dessa vez fui ao Malecon, onde observei as degradadas construções, os belos carros antigos e o maravilhoso entardecer.

20171020_184207.thumb.jpg.92ef3b4d3e3a547f84347fa6da06e1f0.jpg

 

20171020_190121.jpg.fb0981c2ca84344de30e9f86c1b7a165.jpg

 

20171020_191110.jpg.b01a6313464e264d59051126367fb430.jpg

 

Na volta parei em uma das famosas pizzarias e comi uma pizza de queijo por 0,50 CUC. Não espere nada sensacional, mas pelo valor, até que a pizza é bem comestível.  

20171101_212256.thumb.jpg.79f77774ca222e10d50b3e8783585b7c.jpg

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 06/11/2017 em 15:12, Neidemn Rocha disse:

Oi Marcela, estou amando seu post pq viajo agora pra la e estou tendo dificuldades com comunicação com aluguel das casas familia. Estou ansiosa pra ver o resto. Se puder ajudar sou grata,

Obrigada

Estava aproveitando os últimos dias de férias na Bahia. Qualquer coisa pode perguntar por msg ;)

 

Vou continuar o relato! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 3 – Havana - Free Walk Tour

Nesse dia eu pretendia ir até a Praça da Revolução, utilizando o Habana Bus Tour, mas no Parque Central fui abordada pelo Orlando, guia, que me convidou para participar do Free Walk Tour, e eu resolvi mudar meus planos e fazer o tour caminhando pelo centro histórico, não me arrependi. Não só pelo tour em si, que já é muito bom, mas pela oportunidade de conversar sobre política e sobre a forma como vivem os cubanos com o guia, que era super receptivo às perguntas.

O tour saiu da San Rafael, rua lateral do hotel Inglaterra e teve uma duração de aproximadamente 3h.  Começou pelo edifício Bacardi, Museu da Revolução, Bodeguita, Plaza das Armas.. e deu uma caminhada por todo o centro histórico explicando a história de Cuba. No final do tour sentamos na Plaza Vieja para beber uma torre de chopp artesanal e continuar o papo sobre o “modo de viver cubano”.

Como o nome do tour já diz, o tour é gratuito e a contribuição é voluntária. Eu dei 10 CUC.

20171021_195537.thumb.jpg.e489e1614d5a759110c64ce733e42e07.jpg

 

20171021_121131.jpg.f264d67a005815712e64729e5d4f9d81.jpg

 

20171021_145817.jpg.b63f6ed6425e4c5a9d7120c2535d3cfb.jpg

 

Depois do tour e da torre de chopp artesanal, que por sinal é deliciosa, aconselho a todos provarem. A torre pequena custa 12 CUC e a média 24 CUC.

Fui caminhando até o Mercado de Artesania. Comprei lembranças pra trazer pra família e amigos. Preço médio: Camiseta 10 CUC, ima 12 unidades por 5CUC, pequenos quadros 1 CUC.

Na volta estava uma chuva torrencial e como a caminhada era longa, optei por um “bici táxi” 3 CUC.

 

20171021_165200.jpg.19c957590f2e277f5be38b04a5ca01ba.jpg

 

A noite eu tive a oportunidade de jantar na casa de uma família cubana, longe da zona turística e diferente das casas particulares grandes e bem equipadas, como as onde me hospedei por toda a viagem. Foi uma experiência incrível. Cuba é um país incrível e os cubanos são realmente encantadores!!

Para chegar a casa, localizada em Miramar, eu peguei uma “maquina”, os carros que passam escrito taxi. Vc para e pergunta se vai para o local onde vc quer ir, se sim, vc entra, se não, vc aborda o próximo carro.. O trajeto me custou 20 CUP. Como eu não tinha moeda nacional, paguei com 5 CUC e recebi 100 CUP de troco.

Na voltei peguei um ônibus que era um valor irrisório, algo como 0,20 CUP. Um cubano pagou minha passagem, ao observar a minha dificuldade em calcular moeda nacional para CUC.

Tanto na maquina quanto no ônibus não encontrei nenhum turista, apenas cubanos.

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
11 horas atrás, D FABIANO disse:

Dizem que é proibido a não cubano pegar esses onibus,verdade?

E como eles são?Também da década de 50?

Fabiano, 

os ônibus que turistas não podem pegar são os intermunicipais. O ônibus que peguei foi ônibus urbano mesmo, que circula em Havana. 

nao sei precisar a década, mas não são ônibus tão velhos. 

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...