Ir para conteúdo

Relato: Madrid, Porto, Lisboa, Sevilha, Cordoba, Granada e Barcelona - Janeiro 2018 - 24 dias com criança


Posts Recomendados

  • Membros

Chegamos em Lisboa, Estação Oriente, as 09:30 da manhã. Um transfer de 10 euros ( indicado pela dona do apartamento) levou eu, mulher, filhos e 2 malas pesadas até o apartamento Airbnb alugado no Bairro Alto de Lisboa.  Dinheiro bem gasto. A dona nos recebeu bem, foi muito simpática, permitiu um check-in mais cedo para deixarmos as malas, nos convidou para um café na esquina e nos deu varias dicas da cidade, como a de comprar cartões de transporte público e colocar dinheiro neles na modalidade "zap", assim eles valeriam tanto para Metro, bonde, trem para Sintra, etc. Dica boa. Ajudou. Embora em Lisboa, a partir de 3 ou 4 pessoas, As vezes o Uber compensa mais que Metro ou bonde. Tem de fazer as contas para ver qual compensa mais, e qual se anda mais a pé. Isso faz diferença quando se está com coisas pesadas ou então muito casado.  Usei Uber  algumas vezes também.

Ela também nos deu dicas de restaurantes locais, tipo bom e barato, e fez uma reserva de show de fado na Tasca do Chico, no bairro alto. Deixamos as malas e fomos andar. O Bairro alto e arredores é do tipo cheio de ladeiras, ruas apertadas, um pouco sujo....mas muito típico e gostoso de andar. Nos agradou bastante.  Almoçamos  e fomos direto para o Castelo de São Jorge. Lugar muito bacana e com uma bela visa de Lisboa.  Descemos andando pelo bairro de Alfama e fomos até o centro, Praça do Comércio, etc. A noite, pegamos o bonde de volta para o Apartamento, já com queijos, pães, embutidos e vinhos para o jantar, e o café da manha do dia seguinte. Delícia.

No segundo dia fomos para Belém de trem. Visitamos o impressionante Mosteiro dos Jerônimos, Padrão dos descobrimentos e Torre de Belém. Gostamos bastante de Belém. Lugar bonito, com boas atrações e gostoso de andar. Fomos comer o Pastel de Belém no lugar original e achamos muito gostoso....foi o melhor que provamos em toda viagem. Comemos os pastéis de Nata no Porto e em outros lugares de Lisboa, mas nenhum bateu os "originais" em nossa opinião. De lá visitamos o Cais do Sodré e região, e voltamos para o apartamento, pois às 20h tinha o show de fado.

A Tasca do Chico é uma Tasca localizada no coração do Bairro Alto, pequena e simples, mas muito popular pela qualidade dos Shows de fado que ela apresenta. Ela não cobra pelos shows, mas precisa reservar mesa, que são poucas, de 6 lugares e, comumente são divididas entre as pessoas. Nós sentamos com uma moça americana e na mesa ao lado tinha uma mesa dividida entre chineses e alemães. O cardápio é simples, com poucas opções e carinho. 11 euros por uma simples punhetinha ( calma....é um prato típico de bacalhau desfiado) achei meio acelerado. O lance é jantar antes e ficar lá somente bebendo e petiscando de leve. O fado rola das 21h00 até 01 ou 2 da madruga, onde cada cantor canta por 15 minutos, e ai tem um intervalo de 20 minutos até o próximo. Ficamos até umas 23h30 e vimos as apresentações, separadas, de 2 cantores e uma cantora, que cantaram por 15 minutos cada  : foi uma experiência excelente. O fado emociona. Gostamos muito mesmo...até meu filho curtiu.

SINTRA

No dia seguinte fomos para  um bate e volta de trem em Sintra. Chegamos lá 09h30, para o dia render, e pegamos o primeiro ônibus a sair para o Tour, o 434. Paramos no Palácio Nacional de Sintra mas não entramos, só tiramos umas fotos ali fora mesmo, pois o Nosso foco era a o Castelo dos Mouros e o Palácio Nacional da Pena. Dai embarcamos no 434 novamente e fomos até o Castelo do Mouros. Não sei se daria para fazer a pé, por algum atalho, mas o caminho percorrido pelo ônibus foi grande e em subida, então creio que o ônibus seja fundamental se vc não estiver de carro, do contrario vai se cansar muito e perder um tempo precioso.

Castelo dos Mouros:

Muito legal!!!! Como chegamos cedo, estava mais vazio ainda, e deu para curtir bem. Adoramos antigos castelos fortalezas militares. É legal ver como eles pensavam nas estratégias de defesa, nas portas de acesso baixas, para obrigar um cavaleiro inimigo a ter de desmontar para entrar, etc, etc e explicar e mostrar essas coisa para meu filho não tem preço...o moleque curtiu junto. Lugar show!!! Recomendo muito, embora não seja bem um castelo, e sim um muralha bem conservada com algumas ruínas de antigos prédios dentro. caminhar na muralha é legal, mas tem alguns trechos estreitos e altos, então vá com cautela e com sapatos adequados. Como fica no alto, tem belas vistas da cidade. Ficamos cerca de 1h30 nessa visita, parando para um café (tinha um maquina de café lá e um salgadinhos pra comer) para esquentar um pouco. Vale muito a penas visitar.

Palácio Nacional da Pena:

 Pegamos o 434 na porta do castelo dos Mouros e fomos até o portão de acesso ao Palácio da Pena. De lá rola uma caminhada, em subida íngreme até o palácio em si. Tem um micro ônibus pago que leva até a porta, mas fomos andando mesmo. Deu 10 min de caminhada.

O Palácio é muito bonito, todo vermelho e amarelo. Não tão antigo quanto o dos Mouros, mas  é um castelo completo e muito fotogênico. Dá para visitar a parte externa e interna, e tem um restaurante e um café lá. Achamos esse lugar  bem legal e recomendamos a visita. Ficamos 1h30 lá mais ou menos. De lá pegamos o ônibus de volta e fomos almoçar na cidade de Sintra.

Acabamos nosso almoço umas 14hs e pensamos: vamos aonde agora? A mulher e o filho estavam cansados mas eu falei: vamos em apenas mais um lugar que dizem ser legal, a Quinta da Regaleira. Ainda bem decidimos ir!!!

 

Quinta da Regaleira!!! Lugar incrível

 

Pegamos outro ônibus (o 435) e fomos para lá. Só uma coisa a dizer: QUE LUGAR LOUCO!!! Como, posteriormente, conversando com um motorista de Uber em Lisboa, ele me disse: Palácio da Pena é legal, Castelo dos Mouros bacana, mas a Quinta da Regaleira é algo completamente diferente!  E eu concordo.  Os jardins são fenomenais, cheios de construções estilosas, fontes e torres. Tem um portal que vc entra nele e ai tem um túnel, um poco escuro,  de uns 100 metros de extensão, que chega na parte baixa do Poço Iniciático ( o lugar que mais gostei), e de lá  saem outros tuneis que terminam numas fontes e mini cascatas, todas meio místicas, espalhadas pelos jardins...sério, Que lugar ésse?!! Meu filho enlouqueceu nos túneis e no poço iniciático de tão empolgado. Por fim, visitamos a mansão da casa que é muito bonita também.  Ficamos 2 horas lá e adoramos. Recomendo muito essa visita! Tive pouco tempo em Lisboa mas fiquei muito feliz de ter visitado Sintra. Vale a pena abrir mão de um dia de Lisboa para ir a Sintra e ver uma maravilha de lugar como a Quinta da Regaleira, além do Palácio da  Pena e dos Mouros, é claro.

  • Gostei! 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

No dia seguinte eu já tinha alugado um carro e fomos visitar Obidos e Batalha. 

 

Obidos e Batalha

Obidos é legal? É...mas eu esperava mais, pelo menos pelo que tinha lido na internet nos relato de quem visitou.  Em termos de vila medieval, achamos Toledo bem mais legal. Obidos é pequena e charmosinha, as ruazinhas são legais mas, na verdade, não tem muito o que fazer não. ficamos cerca de 1h30 lá.  Se o tempo estiver curto e vc tiver de escolher um bate e volta apenas, achamos Sintra muito mais legal e bonito.

Em batalha vimos o impressionante mosteiro. É bonito e tem muita história.

Conclusão:  seu eu pudesse falar ao meu "eu do passado", diria: não vai valer muito a pena alugar carro, gastar tempo e $ para a ida à Obidos e Batalha. Fique em Lisboa mesmo, ainda mais se que vc já visitou Toledo.

No dia 14 saímos cedo do apto, deixamos nossas malas no Locker da estação Rossio  e fomos andar por Lisboa e foi muito agradável. Visitamos uns mirantes e outros lugares que ainda não tinhamos conhecido. Á noite pegamos outro Low Cost para Sevilha.

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

SEVILHA

Em Sevilha ficamos em um outro apto Airbnb alugado na parte do centro antigo da cidade. Excelente localização para se fazer tudo a pé. Quando estavamos planejando a viagem, li bastante sobre Sevilha, vários relatos, etc. Sabia que a cidade era legal, tinha o Alcazar, etc mas não me lembro de ninguém falando tão bem da cidade (ao contrário de Barcelona, por exemplo, onde tem muita gente que adora).   Então separei 2 dias inteiros para Sevilha e, novamente, se eu pudesse me mandar um "aviso no passado" kkk eu diria para ficar de 3 a 4 dias em Sevilha. Até então, a cidade que mais tinhas nos agradado era Porto seguida de Madrid

Sevilha é linda! Alterna ruas e avenidas grandes, arborizadas e belíssimas, com vielas medievais que desembocam em pracinhas de bairro muito charmosas e um lindo rio que corta a cidade, proporcionando um lugar excelente para caminhadas. Das principais atrações, a Plaza de Espanã é um show! Que lugar bonito e agradável e ainda tinha um pessoal fazendo um belo show de flamenco na praça. O Alcazar de Sevilha é magnífico e foi um dos pontos altos da viagem. Lugar incrível, e ainda, por sorte, estávamos em Sevilha em uma segunda-feria, que é o único dia que possui horário gratuito para visitar o Alcazar depois das 16hs.  20 Euros economizados para a janta kkk.

Alias, em Sevilha, e na Andaluzia em geral, comer fora é bom e barato. A rabada deles, chamada de "Cola de Toro", um prato típico da região, é fantástica!! Sentávamos em um restaurante, 3 ou 4 tapas, entre cola de toro, pulpo na chapa (Pouvo na Chapa) croquetes de Jamon e de camarão (Gambas), uma garrafa de vinho,  um suco pro moleque (que adorou a Cola de Toro ..... mas ele já gostava de rabada) e gastávamos 30 euros em lugares bem recomendados ainda por cima?!

Vimos muitos mais lugares em Sevilha, assistimos um apresentação de Flamenco, visitamos a Catedral de Sevilha (Show e com muita história), ruinas romanas e o monumento Las Setas. A agenda foi cumprida, mas faltou uns 2 dias pra ficar e andar a toa nessa cidade que conquistou nossos corações: Linda, agradável, cheias de atrações legais,  barata e com um povo simpático.  Foi a cidade que nós mais gostamos de ficar. Ainda faltavam Córdoba e Granada na Andaluzia, e elas não decepcionaram. A  região da Andaluzia é fantástica!!!

 

Algumas fotos de Sevilha:

Ruas, e avenidas;

20180116_145809.thumb.jpg.6bcaf5adf7bc05dbe546d120eb48ff21.jpgDSC_6327.thumb.JPG.58d5da6e3a9212a89c148da71f5b5602.JPGDSC_6328.thumb.JPG.a90fc8666a865f5cabcc57bf712b8a87.JPGDSC_6349.thumb.JPG.45c3b4a708199df624dc0ac60788cedc.JPG

 

 

Plaza de Espanã:

 

DSC_6123.thumb.JPG.8b79000a8908589511227fb9ef42ddbb.JPG

DSC_6067.thumb.JPG.dae7b66f37fd4841a46192ab6e5e06cf.JPGDSC_6070.thumb.JPG.a34e667a4520433c66001c18717ef197.JPG

 

Alcazar de Sevilha:

20180115_162647.thumb.jpg.ebe6b69b6e270b0f223d849b4d6c5ac9.jpgDSC_6134.thumb.JPG.5a17e086720315dace7a4597687ab522.JPGDSC_6155.thumb.JPG.602eb41a5327b5188e01904216460330.JPGDSC_6188.thumb.JPG.dfc2b29493bdff568a1fde3bc7796891.JPG

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

CORDOBA - 1 dia

 

De Sevilha para Cordoba fomos de trem, logo cedo, no dia 17 de janeiro. Chegamos e fomos direto para um hotel ( único lugar da viagem inteira em que ficam em um hotel compensou mais que alugar pelo Airbnb), e ainda pegamos um Hotel ao lado da Mesquita - Catedral de Cordoba, que era a grande atração a ser visitada na cidade.

Mesquita:

Esse lugar foi, certamente, um dos destaques da viagem, pois reúne, em um só lugar: um belo jardim, um arquitetura impressionante na parte interna, com diferentes estilos, relacionados a duas religiões (Muçulmana e Cristã) e mais de 1000 anos de história, registrada em sua arquitetura, através de suas ampliações ainda como mesquita e posterior construção da Catedral em sua parte mais central, após as conquistas da cidade pelos Reis Católicos Fernando e Isabel. Lugar incrível mesmo. Ficamos umas 3 horas lá dentro e saímos encantados.

De lá fomos almoçar e ver o resto da parte antiga da cidade: A ponte Romana, a Muralha, o Alcazar dos Reis Cristãos e andar pelas belas ruas dessa parte da cidade. Foi apenas um dia, mas foi intenso e valeu muito a pena conhecer um pouco de Cordoba e sua maravilhosa Mesquita - Catedral. Era a Andaluzia continuando a nos encantar.

DSC_6392.JPG

DSC_6405.JPG

DSC_6429.JPG

DSC_6442.JPG

DSC_6452.JPG

DSC_6468.JPG

DSC_6495.JPG

DSC_6503.JPG

DSC_6516.JPG

DSC_6544.JPG

DSC_6596.JPG

DSC_6622.JPG

 

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...