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TRANSIBERIANA - Rússia em 58 Dias (R$2162 ou $675)

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Esta viagem foi a última parte da viagem que fiz pela Ásia, então claro não tem preços dos voos do Brasil, isto vai depender de cada um.
Vamos aos números que muita gente gosta de saber.

O Roteiro
TURQUIA - IRÃ - VIETNÃ - LAOS - TAILÂNDIA - MALÁSIA - SINGAPURA - FILIPINAS - COREIA DO SUL - RÚSSIA

A Rota dentro da Rússia
Vladivostok – Khabarovsk (13h48 de viagem – R$ 84,68)
Khabarovsk  – Chita (42h10 de viagem – R$ 211,76)
Chita – Ulan-Ude (10h27 de viagem – R$ 50,66)
Ulan-Ude – Irkutsk (06h43 de viagem – R$ 46,14)
Irkutsk – Novosibirsk (32h11 de viagem – R$ 103,81)
Novosibirsk  – Omsk (08h36 de viagem – R$ 52,94)
Omsk – Tyumen (07h48 de viagem – R$ 49,78)
Tyumen  – Yekaterinburg (05h27 de viagem – R$ 36,31)
Yekaterinburg – Vladimir (25h31 de viagem – R$ 94,65)
Vladimir – Moscou (01h42 de viagem – R$ 12,91)
Moscou – St. Petersburgo (11h35 de viagem – R$ 52,04)
St. Petersburgo – Kaliningrado (01h35 de viagem (avião) – R$ 180,77)

Quando: Março e Abril de 2018
Dias: 58
Noites em Hostel: 1
Viagens Noturnas: 6
Couchsurfing: 51
Valor Gasto em Real: R$2162,94 ($675,92)
Média Diária em Real: R$37,29 ($11,65)

Planilha com todos os gastos: https://goo.gl/JtTho9
Meus Vídeos no Youtube: LINK AQUI

O Trailer

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VLADIVOSTOK (3 DIAS)

Como eu cheguei até a Rússia é outro assunto, hoje você vai assistir um relato de como foi viagem durante 58 dias no maior do país do mundo.
Voo da Coreia do Sul direto para Vladivostok, pousei em um dia com sol e temperatura por volta de 1 grau, inesperado para 4 de março. Para sair do aeroporto nada de táxi pois isto é coisa para turista, um mini bus me levou direto para a estação de trem onde meu primeiro anfitrião estava me esperando, Vladivostok fiquei 3 noites e foi o suficiente para ver o que a cidade tinha para oferecer e claro conhecer pessoas, a Rússia ficou marcada por isto, dúvida?
Meu anfitrião não é a pessoa mais simpática do mundo, mas logo no primeiro dia conheci Ana que falava espanhol, japonês e russo é claro, nada de inglês. Ela trabalha em uma multinacional japonesa e dá aulas de espanhol, a explicação é meio lógica, Vladivostok fica do lado do Japão e existem muitas empresas e carros japoneses circulando em toda a Sibéria inclusive até Irkutsk, falo isso pois a direção dos carros fica na direita. Ana me levou a uma fortaleza antiga que defendia a cidade até 1991, não tenho imagens pois praticamente congelei naquela noite com temperaturas próximas dos -20 e um vento assustador.
No outro dia começou muito bem com Elena, uma pessoa divertida demais que fomos andar sobre o mar congelado, lembrando que fui viajar no final do inverno, o que não significa calor na Rússia.
Foi um dia muito especial praticamente me avisando do que seria esta viagem, teve comida mexicana, restaurante fino, chocolate com sal e claro mais uma amizade do mundo.

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Uma das novas pontes da cidade, Vladivostok estava fechada ao turismo até 1991

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Elena foi uma das novas amigas da Rússia, mais uma que ama o Brasil

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O mar congelado junto com o inverno Russo

A estação de trem de Vladivostok tem a icônica placa com o número 9288, significa a distância de trem até Moscou, mas eu não segui exatamente a rota da transiberiana, antes do momento do embarque fui com o Leo ver o farol do mar congelado e aquele local parece cena de filme.

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A placa com 9288 km até Moscou

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O farol que serve para guiar embarcações

Primeiro destino definido, Khabarovsk fica a 14h48 de Vladivostok e as por volta das 5 da tarde embarquei com neve para a minha primeira jornada na Rússia, foi curta se comparar com o que vinha pela frente. Logo do inicio da viagem presenciei uma das cenas mais bonitas da minha vida, uma senhora de dentro do trem despedindo-se de seus parentes e assim começou a vida nos trens russos. Vagão novo e foi bem vazio, mas esta maravilha não seria frequente depois de algumas viagens.

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Submarino S-56 utilizado em guerra, hoje é um museu

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O vagão da terceira classe, a platzkart

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Ainda na estação uma das placas mais esperadas da minha vida, hora de embarcar

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Na praça central tem o Monumento aos combatentes pelo poder soviético

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KHABAROVSK (2 DIAS)

Quando cheguei em Khabarovsk por volta das 7 da manhã eu tinha entrado em um freezer, a temperatura batia os -19 no celular, mas a sensação era perto de -30. Sem problemas para um mochileiro de verdade e bem informado fui pegar o bonde e ir para casa.
Lá conheci Yana e seu atual namorado (prefiro não citar o nome), vai que ela muda de namorado, e pense em uma menina querida. Mesmo não falando um inglês perfeito conseguimos nos comunicar muito bem, fiquei 2 noites da cidade onde conheci claro igrejas impressionantes e muita neve, confesso que fiquei impressionado com a diferença para a Europa. A temperatura ficava entre -9 e -20 graus, foi um pouco complicado ficar andando pela cidade.

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Yana foi uma das melhores pessoas que conheci durante a viagem

De atrativos turísticos não tem praticamente nada, mas minha estadia foi a melhor possível, Yana me deu uma meia de presente pois eu não conseguia achar uma boa para comprar, e cozinhou ovos para levar na minha próxima e longa jornada até Chita, ela toda preocupada se eu não estava passando frio.

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A Catedral da Transfiguração é a terceira mais alta do país

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A Catedral de Assunção

No outro dia pela manhã nós 3 seguimos até a estação de trem, e eles me deixaram na porta do meu vagão, onde o destino agora era Chita, 42 horas de viagem, as coisas na Rússia são longe mesmo, especialmente no lado oriental.
Antes que você pergunte o que aconteceu no trem durante toda a jornada transiberiana é o seguinte, as pessoas comem, dormem, conversam e é isto, se você não fala Russo pode esquecer que vai conseguir interagir, e olha que a próxima história você vai gostar.
Não foi uma viagem ruim apesar do tempo dentro de um trem, algumas paradas maiores servem para esticar as pernas e por que não utilizar o banheiro público.russia-khabarovsk-001.jpg
Se você acha que estava frio nas fotos, imagina ao vivo

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Ficar em casa é coisa para os fracos

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Um dos sobrevivente do frio russo

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CHITA (2 DIAS)

Quando falei que tudo é longe acredito, embarquei em Khabarovsk para 42 horas viajando até Chita, longe de verdade. A paisagem se resumiu a muito frio, por sorte algumas paradas acima de 15 minutos e em uma delas precisei utilizar o banheiro público, congelando a bunda para mandar o número 2, é possível fazer dentro do trem mas nada confortável. Lá fui com frio perto de -20 fazer em uma casinha de madeira sem nenhuma cara de banheiro.
Foi a coisa mais emocionante que aconteceu em todo o trajeto, o trem estava bem vazio pois ainda era inverno e como são cidades nada turísticas só eu perdido por aquelas bandas, durante o verão deve estar mais cheio de Russos viajando para visitar amigos e familiares, foi bom pois tive mais conforto durante a viagem.

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Pôr-do-sol durante a viagem de 42 horas até Chita

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Uma das paradas na longa jornada para Chita

Eu tinha um plano para Chita, chegar 4h40 da manhã e esperar até as 6 horas pois tinha um sofá me esperando, ao mesmo tempo para a minha surpresa quando desci do trem encontrei Marina, ela tinha me oferecido sua casa mas não tinha confirmado nada, então imaginei que ela tinha esquecido ou algo parecido, rapidamente mandei mensagem cancelando com a outra pessoa e segui para casa este horário.
Agora se lembre o que comentei pouco tempo atrás, a Marina não falava inglês, e utilizava o tradutor para expressões simples, ali eu pensei, será que vai ser legal?
Ela é mãe de 2 filhos e tem uma vida agitada, mesmo assim arrumou espaço na sua agenda para sair comigo. Ainda mais curioso que sua mãe mandou mensagem para mim no couchsurfing, também chamada Marina, deu para entender? Resumo que o primeiro dia conheci a cidade onde não existe muita coisa fora uma igreja, casas antigas de madeira o que não deixa de ser curioso. Durante a noite fomos jantar em um restaurante bacana.

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As Marinas congelando comigo

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Museu de guerra

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Ao lado do museu de guerra tem mais um memorial

No outro dia encontrei a Marina durante a tarde para comer o melhor doner kebab de Chita a noite tive uma experiência muito legal, ela me levou para uma floresta onde existe uma torneira vamos falar assim com água potável enriquecida com sais minerais, segundo ela tem vários poderes medicinais. O gosto não é exatamente de água, neste mesmo lugar com temperaturas congelantes foi hora de brincar de deslizar na neve com seu filho pequeno, por volta de 3 anos e sua mãe. É até difícil de explicar como foi divertido, mesmo sem estar falando a mesma língua, em nenhum momento foi estranho pois a Marina tentava se expressar da melhor maneira possível.
Fiquei 2 dias inteiros e 3 noites pois tinha que seguir meu rumo até Ulan-Ude e mais uma vez ela me levou até a estação de trem, fez questão de me presentear com 2 litros desta água e eu mesmo sem espaço para carregar dei meu jeito, o trecho seguinte foi para Ulan-Ude que fica a apenas 9 horas de Chita.

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No meio da floresta para buscar água

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Catedral de Kazan em Chita

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Alguns dos tradicionais ônibus da região

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A Praça Lenin como em toda cidade Russa

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ULAN-UDE (2 DIAS)

O trecho de 10h27 até chegar em Ulan-Ude foi um dos mais bonitos da transiberiana, passando por inúmeros vilarejos em uma região ainda desconhecida para os turistas, até aquele momento conseguia viajar em bons lugares no trem a um preço baixo, logo tudo iria mudar pela proximidade do lago baikal. Nesta viagem acho que consegui sentir de verdade a essência de uma transiberiana.

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Passando por pequenas cidades no caminho

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Em muitos momentos consegui ver um pedaço da composição

Cheguei no final da tarde e o primeiro desafio foi andar naqueles ônibus apertados em horário de pico para chegar em casa, fui recebido por um casal bem jovem com um neném bem lindo. Casa bem simples mesmo e totalmente com cara de Sibéria, ficava uns 30 minutos do centro de Ulan-Ude.
O povo por estes lados são curiosos para conhecer estrangeiros, Ulan-Ude é um dos pontos de parada para quem segue a Mongólia vindo de Moscou, mas meu caso foi ao contrário.
Minha anfitriã tinha uma amiga que queria me conhecer e no outro dia a conheci, uma menina que tem um sonho simples, conhecer o Brasil mas para ela é algo bastante distante de acontecer. Inglês praticamente zero e algumas palavras em português conseguimos nos comunicar, de quebra ganhei um city-tour pela cidade.

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Angelina tem o sonho de viajar para o Brasil

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Uma das construções de madeira

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Bela igreja de madeira

Ulan-Ude não tem nada turístico para os ocidentais, uma enorme cabeça do Lenin é o destaque, alguns teatros e casas de madeira no centro da cidade trazem um olhar diferente. Meus planos foram ficar apenas 2 dias antes de seguir a Irkutsk e assim o fiz, dormi 3 noites e de manhã com bastante frio embarquei em uma viagem curta passando pelo congelado Lago Baikal, eu não visitei o lago, portanto nem adianta perguntar nada sobre ele, como estava tudo congelado não achei interessante para a minha viagem.

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Centro da cidade de Ulan-Ude

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A maior cabeça do Lenin na Rússia

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IRKUTSK (5 DIAS)

A viagem para Irkutsk saindo de Ulan-Ude contorna boa parte do lago baikal que claro estava congelado, por isto decidi não visitar desta vez, as fotos são bonitas mas eu estava querendo ver água. A paisagem é bonita com muita neve durante todo o trajeto que fiz no final de março. A cidade de Irkutsk serve de base para quem visita o lago, mas não é a melhor opção e sim a mais barata, hospedagem perto do lago é bem mais alta.

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No caminho para Irkutsk existem várias pequenas cidades

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Minha amiga gatinha

Mesmo que eu não tenha visitado o lago Baikal, a paisagem no caminho para Irkutsk foi uma das mais bonitas na transiberiana. Na cidade fiquei 5 dias em duas casas diferentes, a primeira foi com a Natalia que é atriz, inclusive fui assistir uma peça de fantoches no domingo cedo, sem entender muita coisa por ser tudo em Russo (óbvio), engraçado que as crianças se comportaram muito bem.
A outra casa que fiquei foi com a Ludmila que participa de um grupo de capoeira na cidade, sim existe um Brasileiro da Bahia (a vá) que ensina a dança para os Russos, novamente com inglês praticamente conseguimos nos virar.

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Centro de Irkutsk

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Catedral da Epifania

Esta região é bem pobre para o turismo, mas aconteceu algo muito bom, achei cheburek, espécie de um pastel russo bem parecido com o brasileiro, o preço varia mas comi um bem grande por 62 Rublos (1 Dólar). Irkutsk tem belas igrejas perto do rio, inclusive uma catedral polonesa, coisa rara na região.
Como tive tempo cortei meu cabelo e serviço é caro, me custou 350 Rublos (6,14 Dólares), tudo na base da mímica e fotos no instagram para mostrar como queria, inglês em praticamente todo o país é algo raro, igual no Brasil. Foi em Irkutsk que fiquei minha única noite em hostel, barato neste caso pois paguei 300 Rublos (5,26 Dólares), a filha da mulher que fiquei as duas primeiras noites era muito chata e decidi ir dormir no hostel pois tinha combinado com a Ludmila somente no outro dia. Nem pense que será fácil achar algumas casas na Rússia, eles tem o péssimo costume de passar o endereço pela metade achando que é moleza encontrar. Minha dica é olhar com atenção e pedir completo e ainda olhar no google street view, acredite mas é um dos desafios ao ficar em couchsurfing, os blocos de apartamento são enormes, parecidos e a noite a situação piora.

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Cheburek na parte de cima, pastel para matar o desejo

Gastei um bom tempo na cidade onde descansei antes de viajar para Novosibirsk, que fica a 32 horas de trem, acabei desistindo de parar em Krasnoyarsk pois vi que para mim seria uma cidade sem graça, espero voltar um dia para conferir ela. A passagem saiu 1608 Rublos (28 Dólares).

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NOVOSIBIRSK (4 DIAS)

As 32 horas de trem até chegar na cidade foram bem tranquilas, já estava bem acostumado a dormir nos trens da terceira classe, cheguei por volta da meia noite da cidade e tudo começou a dar errado. Minha internet parou de funcionar para chamar um Uber, fui perguntar quanto custa para um taxista (só para ver mesmo), ele falou 500 Rublos (9 Dólares) para uma corrida de 3,5km, junto veio a vontade de cagar (isso mesmo), fazia bastante frio na cidade para andar até em casa. Achei um wifi chamei o Uber mas nem reparei que era impossível o carro chegar até a estação, cancelei, estudei a região e chamei outro Uber que parou na rua de cima, o cara não me achava e claro que no final tudo deu certo, achar o apartamento até que foi tranquilo, se não fosse o sabão que estava o chão.
Chegar em casa e tomar um chá quentinho foi a recompensa, a minha nova amiga Svetlana é uma mulher muito querida, seu flat muito aconchegante também, desta vez tinha cama, mesa para produzir vídeos e escrever.
Novosibirsk significa nova Sibéria, a cidade é bastante nova fundada em 1893, justamente por estar na rota da construção da ferrovia, além de ser totalmente plana. A minha curiosidade foi visitar um museu de trens, se eu amo trem nada melhor que conhecer alguns clássicos soviéticos.

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Réplica de um dos primeiros trens Russos

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Locomotiva dos anos 80

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Locomotiva dos anos 50

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Por dentro de um vagão de passageiros antigo

Nem pense que foi fácil chegar lá, na teoria era mas passei reto do ponto, nevava forte e difícil se encontrar, por sorte achei uma estação de trem que ficava uns 5 km além do museu. A comunicação na Rússia é simples, aprenda a falar o nome do lugar que você deseja ir, sério é a fórmula do sucesso.
O museu é sensacional para os amantes de trens, custou 300 Rublos (5,26 Dólares). É um espaço aberto com locomotivas desde 1935, ou o primeiro trem rápido que ligava Moscou a São Petersburgo em 1992. Além de vagões especiais com enfermaria ou prisão. Me senti no passado no meio de tantos vagões e locomotivas históricas, mas a neve estava complicando as gravações.

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Minha anfitriã na cidade

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Teatro de ópera e balé de Novosibirsk

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Catedral St. Alexander Nevsky's

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Capela de São Nicolas

Fiquei 4 dias no total mais pela minha anfitriã mesmo, Novosibirsk é nova e ponto de parada aos que cruzam toda a transiberiana, mas não vale a pena se você tiver pouco tempo. Minha próxima cidade foi Omsk.

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OMSK (2 DIAS)

Uma viagem curta com pouco mais de 8 horas para chegar em Omsk, lá encontrei Viktory, uma daquelas Russas altas que chamariam a atenção no Brasil, ela tem um gato lindo também, me esperou no ponto de ônibus próximo ao seu flat.

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Durante o belo pôr-do-sol e o rio ainda congelado

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Ele realmente é um gato

Omsk é mais uma parada somente para quem tem tempo e amigos na cidade, para a minha sorte Viktory é uma mulher muito querida (algo comum na Rússia), ela me mostrou tudo que tem em Osmk incluindo um pôr-do-sol de tirar o folego, fazia bastante frio naqueles dois dias que fiquei na cidade.
Ao que me pareceu Omsk é bastante organizada e relativamente bonita, não tem metrô apesar de ter 1,16 milhão de habitantes, difícil eu recomendar parar e dormir em hotel.

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Catedral de Assunção em Omsk

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Na Rússia você vai encontrar muitas estátuas, mas muitas mesmo

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Centro de Omsk

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TYUMEN (5 DIAS)

Tyumen não estava no meu primeiro planejamento da transiberiana, a cidade que fica a menos de 8 horas de Omsk foi uma boa surpresa. Minha anfitriã sem falar nada de inglês me buscou na estação de trem e por sorte me apresentou uma amiga com inglês fluente.
Logo na primeira noite ela resolveu me mostrar a cidade (congelando), dando uma aula sobre Tuymen e a região, foi muito legal ver mais uma vez o carinho e orgulho que os Russos tem com o seu país.

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O nome aterro criado em Tyumen, ponto de encontro no curto verão

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Mesmo gelado não faltou animação para este povo, é difícil de acreditar que eles são tão legais

A cidade foi um dos primeiro assentamentos da Sibéria e tem algumas histórias curiosas, serviu para esconder o corpo do Lenin na segunda guerra mundial, nem os próprios Russos sabiam onde ficava a cidade. Outra história que existiu um Russo que falava alemão perfeito e ele matou muitos nazistas durante a guerra, sendo um dos melhores espiões soviéticos.
No centro existe um parque bem grande, teatros e igrejas bem lindas, várias esculturas de guerra e construções históricas das mais bonitas que vi durante a minha viagem.

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Casas mais simples ao lado de lugares mais bacanas são comuns em Tyumen

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As antigas construções estão presentes em muitos lugares do centro.

Acabei ficando 5 dias na cidade onde 2 deles foram com outro anfitrião do couchsurfing, novamente sem inglês mas um tradutor para salvar a vida.
Tyumen foi uma das cidades que mais gostei na Rússia e voltaria no verão, a próxima parada foi Yekaterinburg, a cidade que fiquei por mais tempo no país, 5 horas de viagem que me custou 562 Rublos (9,87 dólares)

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Este monumento é para ajudar os poucos animais abandonados, deixe sua moeda ali no buraco

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Catedral Znamenskiy

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ECATERIMBURGO (9 DIAS)

Eu tinha um bom motivo para visitar a cidade e acabou se tornando vários motivos, mais uma vez tive uma ótima recepção na estação de trem, onde fiquei os 3 dias primeiros dias com um casal jovem e super simpático, inglês perfeito e boas histórias para contar. Logo no primeiro dia fui encontrar uma amiga que conheci na Armênia em 2015, sabe aquela sensação gostosa de rever alguém de tão longe, pois é. Andando bastante pela cidade e eu me sentindo como se morasse ali.

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A primeira casa na cidade

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Um ralador grandão

Falando da cidade em si, ela é importante para os Russos e bem fraca para o turismo, o mais importante mesmo é o Boris Yeltsin Presidential Center, que acabei nem indo, museu do primeiro presidente russo e de história do país. Yekaterinburg é uma cidade com monumentos estranho com por exemplo um ralador e um teclado enormes, não faz muito sentido mas é curioso. No outro dia conheci Kate, uma Russa daquelas bonitas e simpáticas tudo ao mesmo tempo, mais voltas pela cidade para comer e trocar ideias e os dias foram passando.

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Depois de 3 anos juntos novamente agora na Rússia

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Frio não é um problema para um rolé

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A cidade tem seu lado moderno, a região de Plotinka é a principal

A parte diferente foi a sauna, conhecida como banya pelos russos, é uma tradição antiga e ainda bastante popular, especialmente entre os mais velhos, infelizmente não tenho fotos desta “aventura”. Meu amigo me convidou e fomos encarar aquele calorzinho gostoso, a idade média do pessoal devia ser uns 75 anos. Resumindo como toda sauna existe uma pré-sala para se preparar e dentro da banya chega a fazer próximos dos 90 graus, é muito calor.
Algumas recomendações para fazer movimentos lentos lá dentro são importantes, a parte curiosa fica pela “surra” de folhas que eu tomei. Existem algumas senhoras vendendo estes ramos que servem para purificar sua alma, agora imagina eu dentro de uma sala pequena a 90 graus cheio de russo velho pelado, e meu amigo me batendo na bunda e nas costas, foi uma cena diferente para mim normal para os Russo, mas é estranho se for parar para pensar.
Os dias passavam e mudei de casa, quando minha próxima anfitriã abriu a porta, vi uma loira de 1,80m sem alto, mesmo eu acostumado ela é uma loira de respeito, super simpática, curiosa e adora o Brasil, especialmente pela bundas das Brasileiras que ela gostaria de ter, acredite em mim ela não precisa. Ali fiquei mais alguns dias até o final da páscoa ortodoxa onde comemos ovos pintados, e ela me levou para visitar várias igrejas de madeira no meio da floresta, coisa linda de ver.

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Acredite mas fui para a minha terceira casa na mesma cidade, era tanta gente me ofertando que fiquei sem jeito em falar não, Liya veio da Yakutia, uma das regiões mais frias da Rússia, outra menina querida e curiosa, mesmo sem falar um bom inglês, mas com ela vivi um cara que posso considerar o mais chato de todos, resumo ele é o tipo de cara que sabe de tudo, ou pensa é claro, arrogante e sem respeitar a opinião dos outros, nem sei como alguém tão legal como a Liya vive com uma praga dessas. Mais 4 dias para terminar a minha jornada de 9 dias por Yekaterinburg, além de reencontrar Kate e minha amiga, fui gravar mesmo somente nos últimos dias.
Para você ver como Russo é um povo curiosa, estava Kate e eu bebendo uma cerveja na rua sentando no banco, quando uma tia viu que conversámos em inglês e parou para trocar ideia comigo, e para ela entender que eu não falava Russo, foi meio comédia pois era tarde da noite e aquela tia andava perdida por um centro gelado, a temperatura estava perto de zero.
Foram os 9 dias mais intensos na Rússia, pois conheci outras pessoas neste meio tempo e cada vez eu sabia, melhor viagem da minha vida, a próxima parada estava longe, 25 horas de viagem até Vladimir.

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Achei um enorme chebureki, praticamente o nosso pastel

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VLADIMIR (2 DIAS)

Já conhecia Vladimir então não foi nenhuma surpresa, o lado chato foi esperar no frio meu host, mais de 1h20 esperando não é legal e estranho de acontecer, Russos são pessoas pontuais.
Não tenho quase nada para descrever da cidade, apenas aproveitei o clima quente perto dos 15 graus durante o dia, bem melhor de quando havia visitado em 2015.
Tudo foi mais fácil, sem problemas de comunicação ou perder a bagagem como naquele ano. Meu host foi um cara bacana mas nada comparado com as mulheres que conheci pelo caminho, é um dos motivos que mulheres são melhores neste ponto, elas são mais humanas. A próxima parada era pertinho e o ponto final de transiberiana, para os normais é claro, eu fui até Kaliningrado.

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O portão dourado ao ponto, principal local de Vladimir

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Igreja Salvador Transfiguração Paroquial de São Nicolau

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Catedral da Dormição

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Rússia e seus monumentos, este é legal

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A rua principal se chama Bolshaya Moskovskaya

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    • Por TMRocha
      Estou aproveitando esse espaço para contar um pouco de como foi a minha experiência de intercâmbio nesse país que é tão próximo de nós, mas mesmo assim tão diferente.

      Entenda um pouco sobre a experiência que obtive após estudar espanhol por um mês no Uruguai.
       
      Para não perder tempo, estou dividindo os tópicos desse dessa forma:
      1) Alguns dados interessantes do Uruguai; 2) Por que estudo Espanhol?; 3) Minha Experiência de Intercâmbio no Uruguai; 4) Minhas Considerações. Após isso o Índice dos posts dessa viagem; E por fim o relato propriamente dito! 1) Alguns dados interessantes do Uruguai
      O Uruguai é um país pequeno e muito charmoso, com cidades arborizadas, campos extensos, praias limpas e um povo muito cordial e amistoso. O país faz fronteira com a Argentina e com o Brasil, no estado do Rio Grande do Sul.

      Os verões são quentes, com temperaturas que variam entre os 23 e 38ºC, já os invernos são frios e a temperatura gira ao redor dos 15ºC, com algumas madrugadas geladas abaixo de zero. Com um clima temperado, o Uruguai possui estações bem definidas, atendendo a todos os gostos.

      Os uruguaios gostam de futebol, mate e churrasco. É muito comum vê-los com uma garrafa térmica sob o braço e o mate na mão andando pelas ruas, nos shoppings, em todos os lugares. São pessoas alegres, receptivas e solícitas, que estão sempre prontas pra ajudar.

      Mate uruguaio.
      O país conta com pouco mais de 3,3 milhões de habitantes, sendo que destes, 1/3 vive na sua capital, Montevideo. A economia é estável e vale ainda citar que o Uruguai é um dos países mais seguros e possui uma das mais altas taxas de qualidade de vida de toda a América do Sul.

      Fonte Pesquisada:
      http://www.brasileirosnouruguai.com.br/conheca-o-uruguai
      2) Por que estudo Espanhol?

      Olá, me chamo Thiago e acho que deve fazer ao menos uns três anos que estudo espanhol  [04/10/2017] e pouco a pouco estou melhorando meu conhecimento nesse idioma tão interessante. Com o espanhol tive a oportunidade de conhecer outras culturas que antigamente estavam fechadas para mim.

      Vestimenta típica para festas musicais de alguma região do Equador.

      Touradas, na Espanha.

      Murga, uma apresentação típica do carnaval uruguaio.

      Festa dos Mortos, no México.
      Descobri novos povos, outras comidas típicas que antes não fazia ideia que existiam e ainda tive a oportunidade de me aventurar por um novo país: o Uruguai, onde fiquei morando por um mês em uma casa de família super simpática enquanto estudava espanhol de forma intensiva em uma academia de ensino uruguaia.
      3) Minha Experiência de Intercâmbio no Uruguai
      Minha ideia inicial era fazer um intercâmbio junto ao CACS para a Espanha, mas como a crise estourou pesado em 2014 esse plano acabou caindo por terra, então continuei juntando mais algum dinheiro e resolvi fazer isso por conta própria junto a CVC, e numa das opções apareceu o Uruguai, país que decidi passar um mês inteiro realizando o intercâmbio de espanhol.

      Montevideo, capital do Uruguai.
      Lá fiz muitos passeios pela capital Montevideo e ainda conheci outras cidades próximas como Punta del Este, Colonia del Sacramento e Salto del Penitente (em Minas). Nesta última cidade andei a cavalo, me aventurei em uma tirolesa e até me arrisquei num rapel [que na verdade foi uma falha total!].

      Academia Uruguay, onde estudei no meu intercâmbio.

      Praça Independência, Montevideo.

      Monumento Los Dedos, em Punta del Este.

      Colônia do Sacramento, vista do alto de um Farol.



      Nas últimas três fotos acima: Eu me arriscando nos esportes de aventura em Salto del Penitente, no Uruguai.
      Com o intercâmbio conheci mais do comportamento dos uruguaios e descobri que eles são um povo incrível, cultos, organizados, super trabalhadores, que gostam da natureza e realmente amam o seu pequeno país.
       
      E claro, como um bom viajante também passei por alguns perrengues mais complicados, em especial para me adaptar com o clima e a comida típica do país, que é muito diferente da brasileira.

      Milanesa Pollo Napolitana con fritas.

      "Pasta". Esse é o nome que os uruguaios dão para o macarrão.

      Carne de Javali, uma iguaria típica de Salto del Penitente.
      O mais importante é que tive boas experiências que serão lembradas por mim até o meu último dia de vida. Mesmo em todo esse texto não foi possível relatar sequer um décimo do que fiz e do que senti por lá. Resumindo...
      "Ter a oportunidade de aprender um novo idioma é o mesmo que se abrir para novas oportunidades no presente e no futuro."
      Acho que isso resume um pouco do aprendizado que tive por lá. E pensando nisso, resolvi organizar esse tópico para que incentive novos viajantes ou até mesmo outras pessoas que pretendam aprofundar mais o seu conhecimento nessa língua.

      Sem mais delongas, abaixo estou colocando o índice organizado de toda essa maratona que fiz por lá, sem claro, deixar de ensinar um pouco do espanhol também e contando praticamente tudo que aconteceu no país, desde a minha saída do Brasil até a chegada no outro mês.E para fechar com chave de ouro, só falta esse assunto
      4) Minhas considerações:

      Desejo um agradecimento especial à família que estava me hospedando: O Álvaro, a Stela, a Fernanda e também aos dois hóspedes gringos que ali estavam e me ajudaram muito, o Míchel da Suíça, e a Kelsy, dos Estados Unidos. E também para toda a equipe da Academia Uruguay que me ajudou bastante.
       
      Desejo que todos vocês aproveitem a vida, trabalhem bastante e que viagem sempre que puderem. A todos os leitores, espero que tenham sempre uma boa viagem!
       
      A seguir:
      - Índice do Relato dessa viagem;
      - Relato propriamente dito.
    • Por Lljj
      Assisti esse filme quando tinha uns 11 anos de idade. Na época, enquanto os créditos finais subiam na tela, me via profundamente incomodada com o que eu era, o que fazia e o que estava fadada a me tornar. Minha vida não era motivo de orgulho.
      Para uma pré-adolescente é difícil conseguir começar de novo, afinal a vida sequer havia começado, e meus responsáveis seriam contra uma viagem solo de autodescoberta. Conforme os anos passavam, esta insatisfação se aprofundava dentro de mim. Para driblá-la, eu seguia o caminho básico de qualquer pessoa que almeja ser razoavelmente bem-sucedida: não repeti na escola, trabalhei desde cedo, fiz cursos variados e dei o meu melhor para não desapontar aqueles que me amavam. Ainda assim, todas as vezes que realizava alguma conquista, esta era ofuscada pela sensação de vazio. Não me orgulhava delas.
      O problema não era a minha vida, não realmente. O problema era que aquela não parecia ser a minha vida. Nada era como eu queria que fosse, e sim como os outros esperavam que eu quisesse. Seguindo indicações alheias, acabei estudando um curso superior que desgostava e trabalhando em um escritório insuportavelmente tedioso e restritivo. “O que mais poderia querer em tempos de crise?”, me questionava. E, mesmo assim, não me orgulhava de nada daquilo.
      Uma profunda autoanalise e o auxílio de uma coaching foram necessárias para que enxergasse a razão da minha infelicidade: eu encarava o mundo de forma negativa. Nada seria satisfatório enquanto insistisse em dar voz ao pessimismo que sussurrava nos meus ouvidos. A partir daí, passei a travar uma feroz batalha interior para descobrir que pessoa poderia me tornar sem essa negatividade nublando as minhas decisões.
      Agora posso até dizer que sempre entendi esse trecho do filme pela perspectiva errada. Me concentrava tanto em “espero que tenha uma vida da qual você se orgulhe” que ignorava o “nunca é tarde de mais para ser quem você quiser ser”. Engraçado, né?
      Ainda não sei o que quero ser e, pela primeira vez, não estou com pressa em saber. Bem, “não há regras para esse tipo de coisa”! Então, com toda a coragem que percebi possuir, iniciei o Projeto Preciosas.
      O projeto envolve duas paixões pessoais: escrita e viagem. Escrever é meu ponto de equilíbrio, o que me impede de correr pela rua arrancando os cabelos da cabeça. Viajar é algo que vivencio desde que aprendi a ler, pois a leitura já me transportou a incontáveis lugares.
      Preciosas é o título de uma série de romances que venho desenvolvendo há longos anos. Apenas nos últimos meses que me permiti idealizar uma viagem baseada nos cenários das histórias, que se passam no Rio Grande do Sul.
      A viagem, ou melhor, expedição, iniciará em agosto/2018. Serão três meses circulando por diferentes cidades gaúchas, e mais três cruzando o Sul do Brasil até regressar ao meu estado natal. Comprei as passagens de avião em março – só de ida –, e cada dia que me aproxima da data de partid a me traz mais certeza, mais confiança, de que enfim tomei uma decisão por mim mesma. Ainda que rolar uma merda estratosférica, terei o consolo de ser a única responsável e não mais ser teleguiada pelas indicações dos outros.
      O slogan Na trilha da insensatez se refere exatamente a isso. Estou seguindo o caminho tortuoso da autonomia, realizando algo que todos ao meu redor acreditam ser uma loucura. Aonde essa estrada me levará? Acredito que até ao fim. Não tenho medo... pelo menos não muito. Mas há uma satisfação, um orgulho, em saber que estou me tornando a pessoa que sempre quis ser.
       
      Post original em https://www.lljj.com.br/
      Imagem em Pixabay
    • Por BrunaKC
      Depois de 5 meses de planejamento, no primeiro dia do ano peguei um avião rumo à Patagônia!
      Eu deveria estar super feliz, mas ao invés disso eu estava triste e com um nó enorme na garganta.
      Foi minha primeira viagem sozinha. Desejei tanto essa viagem e no meu ímpeto de conhecer o mundo me esqueci que, na verdade, eu sou uma pessoa tímida. É uma luta brava ter que interagir com desconhecidos. Mas não tinha mais jeito. Bastaram 5 minutos de coragem insana. Fui. Ainda bem.
      A viagem durou 17 dias, que dividi - não proporcionalmente - entre a Patagônia Argentina e a Patagônia Chilena.
      Fiz o roteiro da seguinte forma: São Paulo ⇒ El Calafate ⇒ El Chaltén ⇒ Puerto Natales ⇒ Torres del Paine ⇒ Punta Arenas ⇒ Ushuaia ⇒ São Paulo.
      Cheguei em El Calafate pela manhã, peguei um transfer no aeroporto - que custou 180 pesos - deixei minha bagagem no hostel e fui conhecer a cidade. A cidade é pequena, a rua principal me lembrou Campos do Jordão, só que mais simples. Apesar disso, os preços são bem salgados por lá. Os mercados não tem tantas opções e os restaurantes, em grande variedade, também não tem preços muito convidativos. Li muito sobre cada um dos destinos e fui distribuindo os dias de acordo com os meus objetivos em cada um desses lugares. 
      Na volta, almocei num restaurante chamado Rutini: sopa de abóbora, um filé a milanesa napolitano com fritas e uma Quilmes. Paguei 430 pesos. Algo em torno de 60 reais.Caminhei por aquelas ruas tranquilas até o Lago Argentino. Fiquei um bom tempo lá fotografando e sentindo o vento bater no rosto. Vi alguns flamingos de longe e também vi alguns canos de origem duvidosa desembocando no lago. Uma pena. 
      Gastei mais 300 pesos no mercado comprando frutas, amendoim, suco, água, um pacote de pão, um pote de doce de leite e uma peça pequena de mortadela. Isso foi meu almoço, janta e lanche para os próximos dias.
      Em El Calafate meu principal - para não dizer único - objetivo era conhecer o Glaciar Perito Moreno, uma das maiores geleiras do mundo. Então comprei um passeio na própria recepção do hostel: Tour Alternativo Al Glaciar Perito Moreno. Esse passeio, além de levar ao parque, passa por um caminho "alternativo", vai por dentro da Estância Anita, atravessada pelo rio Mitre, a maior e mais importante da região. O tour é muito atrativo porque o ônibus vai parando na estrada, os turistas descem e tiram fotos à vontade e os guias vão contando histórias - muito interessantes, sobre a colonização da província - que você não saberia de outro modo. O tour custou 800 pesos e o ingresso do parque - pago somente em dinheiro, na entrada do parque - saiu por 500 pesos. Foi barato? Não. Valeu a pena? Muito!
      Esses passeios, e qualquer outro, são fáceis de encontrar. Há muitas opções de agências no centro da cidade. Se você for mais ansioso (a), também tem a opção de comprar antecipadamente, pela internet.Chegando no parque, a estrutura surpreende. São quilômetros de passarela, nos mais diferentes ângulos, para você apreciar o Glaciar Perito Moreno e toda a natureza daquele lugar fantástico. Foi uma das coisas mais incríveis que eu já vi na vida. Me faltam palavras para descrever. É majestoso. A natureza é maravilhosa.
      Fiz o passeio mais simples do parque: a pé, através das passarelas. Mas vale lembrar que existem passeios de barco e caminhadas em cima da geleira também. 
      O que eu te digo sobre esse lugar: você precisa ver de perto. Não há foto ou vídeo capaz de reproduzir toda a sua grandiosidade. Os sons do gelo caindo, o sol refletindo naquela imensidão branca, os inúmeros tons de azul, os pássaros, o vento. Tudo. A natureza é perfeita. Cada pedacinho dela. 
      Espero que esse relato tenha te deixado, no mínimo, curioso para ver com seus próprios olhos.
      Fico por aqui, mas logo eu volto para continuar contando a minha aventura pela Patagônia.
      O melhor ainda está por vir!
      Ah! E o que eu aprendi até aqui: encare seu medo.
      Até logo, aventureiro!








    • Por emanuelle.ec
      01/05 a 01/06 – EURO = R$ 4,41
      Oii galera ! 
       Minha primeira postagem aqui ! Resolvi compartilhar com vocês a minha primeira eurotrip ! Fiz a viagem em Maio/2018 .
      Vou deixar bem curtinho os posts com os valores e um pouco de cada cidade e algumas fotos , mas antes um resumo porque sempre tem os zé preguiça kkkkkk 
       
      Quem quiser acompanhar essa e outras viagens : @emanuelle_ec
       
      GASTOS :
      Passagem aérea :
      - Joinville – São Paulo : 5.770 milhas – GOL
      - São Paulo – Dubrovnik : R$ 1.478,47 – Turkish Air (Promo 123 milhas)
      - Bruxelas – São Paulo : R$ 1443,72 - TAP
      - São Paulo – Joinville: 4.000 milhas + R$ 31,27 – GOL
      Total : R$ 2953,46
      - Transporte (ônibus, blablacar,tram,etc) : € 269,44
      - Hospedagem :  € 475,41
      - Alimentação e extras : € 651,21
      Total : € 1396,06    Total em reais : R$ 6156,62
      TOTAL DA VIAGEM : R$ 2953,46 + R$ 6156,62 = R$ 9110,08 
       
      Como essa iria ser a minha primeira viagem pra Europa eu não estava muito afim de fazer o clichê Paris, Roma, Barcelona e tudo mais, então resolvi ir para o Leste Europeu . Eu não tinha nada planejado, tinha pesquisado claro algumas cidades que queria ver, mas não comprei NADA antecipado (fora as passagens de ida e volta claro kkk) , ia reservando ao longo do caminho os hostels e comprando as passagens de ônibus via FLIXBUS pelo app deles mesmo e as passagens de barco na Croácia foi tudo direto no local.
      Consegui uma promoção de passagem pra Croácia na 123 milhas, fiquei com receio de comprar por milhas e pelo site ser novo e tudo mais, mas olha ! Deu tudo certo !!! Como a passagem era pela Turkish eu tinha um stopover em Istambul de 21 horas, não me perguntem se eu tinha direito a hotel ou qualquer outra coisa porque nem perguntei ( mals ai), mas é que eu tenho um amigo que mora lá então ficou combinado que eu ficaria na casa dele e ele me mostraria a cidade no dia seguinte. Cheguei em Istambul as 22hrs e meu voo pra Dubrovnik só sairia as 19hrs do dia seguinte então deu tempo pra ver os principais pontos da cidade.  Não gastei quase nada em Istambul porque o maluco resolveu pagar tudo e ainda conseguimos umas pizzas free logo na noite que cheguei porque tinha sobrado e o cara da pizzaria não queria jogar fora, muita sorte !! 
       
      ISTAMBUL (01/05 a 02/05):
      Troca : 30 euros  = 141.30 liras
      Ônibus p/ aeroporto : 12 Liras
      Chocolate aeroporto : 8 Liras
      Lembrancinha: 3.50 liras
      Troca : 118 Liras = 22 euros
      Total Istanbul:  23,50 Liras - 8 euros
       
       


       
       Segui pra Croácia no dia seguinte.
      Cheguei em Dubrovnik as 21 hrs e peguei o busão do aeroporto pra cidade velha. Apesar de ser tarde já a cidade ainda tava lotada de turistas, coisa de doido mesmo, nunca vi tanta gente por m². Fiquei pouco tempo em Dubrovnik, porque pra mim foi a cidade mais cara da croácia. Passeia pela cidade, subi na muralha, tentei não enlouquecer com a senhora do mercado que não queria me vender as coisas porque eu não tinha dinheiro trocado.   O hostel que eu fiquei é super simples mas o dono é mega gente boa e já chegava recepcionando a galera com Rakia, uma bebida tradicional deles, forte do c* hahahha
       
      DUBROVNIK (02/05 a 04/05):
      Hostel (The City Place Guesthouse – 2 diárias 😞 31,44 euros ( cartão de crédito)
      Troca : 20 euros = 140 kunas
      Ônibus aero: 40 kunas
      Taxa turista : 2 euros
      Mercado – 26.81 kunas
      Almoço- 57 kunas
      Troca : 60 euros - 432 kunas
      Ônibus p/ Porto: 27 kunas
      Janta (Foccacia+Croissant): 20 kunas
      Ticket Muralha: 150 kunas
      Almoço:24 kunas
      Ônibus p/ Porto: 15 kunas
      Barco p/ Hvar: 210 kunas
      Troca : 10 euros - 72 kunas
      Mercado: 27 kunas
      Sorvete: 20 kunas
      Total Dubrovnik : 616,81 kunas = 90 euros dinheiro e 31,44 euros cartão = 121,44 euros

       


       
    • Por PedrãodoBrasil
      EXPEDIÇÃOLENÇÓIS MARANHENSES EXTREME FASE III
                                  27 de Junho a 06 de Julho de 2018 (Lua cheia)
       
      Guia: https://www.facebook.com/patricio.zelarayan.3
      https://www.facebook.com/patricio.zelarayan.3

        
             
              A expedição lençóis maranhenses começou em 2016, com a ideia inicial do nosso amigo Pedrão do Brasil, um amante da natureza como nós, que ao caminhar por essas dunas se apaixonou por sua trilha e suas historias. Em 2018 será a fase III, a primeira estivemos no deserto por 5 dias, a segunda travessia já ficamos 7 dias, e esta que virá  a ser a maior expedição dos lençóis maranhenses com 10 dias e 9 noites.  Na expedição lençóis maranhenses extreme fase III atravessaremos o parque nacional dos lençóis maranhense em 10 dias/ 9 noites. Serão 4 noites nos oásis onde ficaremos acampados nas casas de moradores locais para vivenciar os costumes e o modo de vida local. Os “oásis baixa grande” “queimada dos Britos”e “Queimada dos Paulos” , serão nossas moradas por esses dias no meio do deserto, e mais 5 noites com acampamento armado frente as lagoas de aguas cristalinas. Preparamos uma fantástica vivência pelos Lençóis Maranhenses, uma das mais singulares regiões do globo. Paisagens surreais serão observadas no “deserto” brasileiro. Visitaremos comunidades perdidas no tempo, rios intocados, dunas gigantescas e lagoas multicoloridas. Conheceremos de perto como é viver em uma área onde a natureza é quem dita as regras, vivenciando o modo de vida dos nativos. Uma experiência transformadora e inesquecível, indicadas apenas para os fortes de corpo e alma. As caminhadas exigem bom condicionamento físico, com alto grau de dificuldade e a vivência cultural e troca de experiências exige coração aberto e muito amor! Momento único para estar em contato de forma mais intima com essa natureza. É uma ótima oportunidade para conhecer este maravilhoso e inexplorado pedaço do Brasil, considerado por muitos uns dos locais mais bonitos do mundo.
              O parque nacional dos lençóis maranhenses é um paraíso ecológico com 155 mil hectares de dunas, rios, lagoas e manguezais.
      raro fenômeno geológico, foi formado ao longo de milhares de anos através da ação da natureza.
      suas paisagens deslumbrantes em meio à imensidão das dunas de areias o tornam único no mundo.
      não perca esta oportunidade e venha se aventurar conosco.
      PONTOS DE INTERESSE
      -Curtir um passeio de barco pelo Rio Preguiças, com uma parada no Farol do Rio Preguiças.
      -Curtir Caburé
      -Apreciar a beleza de Atins,  Canto do Atins, saboreando o famoso Camarão grelhado da região
      -Mergulhar e se refrescar nas lindas lagoas de água transparente, no interior -dos Lençóis
      -Descer e caminhar pelas gigantes dunas dos Lençóis.
      -Acampar no meio do deserto e ter a experiência de dormir diretamente nas dunas.
      -Caminhar por lugares em que poucos chegaram, explorando cada pedacinho no Parque Nacional.
      -Levar renda para as comunidades locais, gerando impacto positivo social, ambiental e econômico.
      -Interagir com as culturas locais e aprender com seu modo de vida
      -Se surpreender com a beleza dos Lençóis Maranhenses
      -Pernoitar em verdadeiros oásis no meio dos Lençóis Maranhenses
      -Vislumbrar o intenso céu estrelado, sem a interferência de qualquer iluminação
      -Fazer um dos trekkings mais incríveis do Brasil.
       INFORMAÇÕES TÉCNICAS:

      Duração: 10 Dias/ 9 noites
      Data: 27 de Junho a 06 de Julho de 2018
      Idade mínima: 18 anos
      Ponto de encontro: Hostel e camping Paraíso do caju – Barreirinhas - MA

      Hospedagem do grupo no camping: www.paraisodocaju.com
       
       
       

       
       
      ITINERÁRIO
       
       
      Dia 27/06
      BARREIRINHAS / VASSOURAS  /  CABURÉ.
       
      08:30 embarcaremos em uma voadeira (lancha rápida) em direção a vassouras que vai ser nosso ponto de inicio para o trekking nos lençóis, uma acolhedora Vila de Pescadores dentro da área de proteção ambiental denominada de “pequenos lençóis maranhenses”. Desde barreirinhas vamos passar em vassouras para primeiramente visitar o farol de mandacaru, um povoado de barreirinhas próximo a foz do rio preguiças. Do farol podemos avistar e ter uma prévia da exuberância e beleza dos Lençóis Maranhenses.
      O percurso de lancha pelo Rio Preguiças é de aproximadamente 1 hora  de duração, 45 minutos ate o farol de mandacaru e depois mais 15 ate vassouras.
      já em vassouras, teremos a manha livre para banhar nas lagoas dos pequenos lençóis e apreciar a floresta de mata atlântica rica em manguezais, aves e observar a colônia de macacos pregos que vive na região.
      Almoço em vassouras R$ 35 por pessoa
      descanso no redario em vassouras após o almoço.
      Inicio do trekk as 15:00, 10 km / 3-4 horas de duração. Chegada à praia de caburé no por do sol. Acampamento da expedição no restaurante do “Dudu” porto da lua. O restaurante oferece cardápio para quem quiser fazer a refeição do jantar, demais integrantes estarão a vontade para preparo individual de suas refeições. Noite livre com fogueira e horas livres para o grupo festejar o inicio da grande travessia.
      Obs: opcional levar comida para o dia e a noite, haverá pontos de apoio neste local. Responsabilidade individual de consumir ou levar sua alimentação.
       
      Dia 28/06
      MANDACARU (FAROL) / ATINS /  CANTO DE ATINS / PONTA DO MANGUE.
      Despertar às 04;00hs, desmontagem do acampamento e café da manhã em caburé. Travessia em barco desde a praia de caburé ate a praia de Atins. R$ 15  (duração 30 minutos). Chegada em Atins, e inicio do trekking as 07:00. 8 km / 2-3 horas de caminhada desde atins ate a vila de canto dos lençóis, o primeiro povoado já dentro dos limites do parque nacional leste/oeste. Já iniciaremos nossa caminhada em direção ao interior dos Lençóis Maranhenses.
      No começo do trekking caminharemos dentro da vila para conhecer o povoado e observar a atuação do turismo e influencia do parque nacional no modo de vida local. No caminho ate cantos dos lençóis, terreno arenoso, de restinga até o início do campo de dunas, de onde avistaremos o conjunto exuberante de dunas a perder de vista e o Oceano Atlântico. Durante o percurso cruzaremos dunas e lagoas de diversos tamanhos.
      Suas águas, com tonalidades de diversas cores, variam do verde esmeralda ao azul profundo. Na caminhada, faremos parada para banho. Chegada prevista para as 11:00. o descanso e o almoço será realizado do restaurante do sr. Antonio (morador, nativo da região e proprietário do restaurante mais famoso dos lençóis maranhenses apreciado por todo mundo por ter o melhor camarão e pescado grelhado da região. Prato típico do local! R$ 35 – 45.Demais participantes estarão a vontade para preparo individual de suas refeições.
      Logo as 15:00, preparação e inicio da segunda etapa do dia.
      Uma caminhada por dunas e lagoas desde o canto dos lençóis, ate uma região conhecida por nos locais de ilha grande ( uma pequena região de vegetações remanescente do processo de desertificação dos lençóis. Em media caminharemos 10 km , 3-4 horas de caminhada. Ao longo do caminho faremos pausa para banhos e apreciaremos o primeiro por do sol já no parque nacional dos lençóis maranhenses, um verdadeiro espetáculo da natureza. A noite na chegada, montagem de acampamento e jantar nas dunas. montaremos nosso acampamento próximo de alguma lagoa exuberante, onde poderemos tomar banho de lagoa refrescante a noite.
      Jantar no acampamento - Dentro dos Lençóis.
      Obs.: necessário levar comida para esta noite, não haverá pontos de apoio neste local. Responsabilidade individual de levar sua alimentação.

      Dia 29/06
      PONTA DO MANGUE / LAGOA BONITA / DUNAS.
      Despertar as 04:00hs, após o café da manhã o grupo inicia a primeira etapa do dia que será feita pela manha. Serão 14 km ate o povoado lagoa bonita, na chegada  teremos apoio para com sombra para almoço e descansar a tarde.
      Inicio da tarde as 15:30 partimos para a segunda etapa do dia, serão mais 6 km ate o interior dos lençóis, ali montaremos acampamento e passaremos mais uma noite do meio do deserto.
      Ao longo de todo o dia vamos apreciar as mais belas lagoas da região, e apreciar o belíssimo nascer do sol e se despedir do mais lindo sol que se põe no horizonte de dunas.
      Jantar no acampamento - Dentro dos Lençóis.
      Obs.: necessário levar comida para esta noite, não haverá pontos de apoio neste local. Responsabilidade individual de levar sua alimentação.


      Dia 30/06
      DUNAS / OASIS BAIXA GRANDE.
      Despertar às 04 :00hs, desmontagem do acampamento e café da manha.
      Caminhada de 14 km ate o esperado oásis. A sensação de estar no meio do deserto começa a ficar mais nítido durante esse dia, a caminhada ate o oásis baixa grande (pequena vila de moradores dentro dos lençóis, são 2 oásis em todo o parque nacional e este será o primeiro que vamos visitar) se passa por longo campo de dunas livres, durante a caminhada vamos fazer pausas para descanso e banho numa das regiões mais linda dos lençóis maranhenses. A chegada ao oásis baixa grande é prevista para o almoço.
      A tarde montaremos nosso acampamento próximo da base familiar onde teremos acesso a agua encanada, banheiros, luz, eletricidade para carregar telefones, câmeras fotográficas e outros equipamentos eletrônicos.
      Taxa de contribuição para área de acampamento, agua, luz e banheiros R$ 15
      Cada refeição no oásis baixa grande R$ 35 por pessoa.
      Obs.: opcional levar comida para esta noite, haverá pontos de apoio neste local. Responsabilidade individual de consumir ou levar sua alimentação

      Dia 01/07
      OASIS BAIXA GRANDE
      As 06:00 desmontamos acampamento, logo após o café da manha partiremos para uma pequena caminhada onde iremos visitar uma outra casa familiar no mesmo oásis baixa grande. O intuito disso é aproveitar para conhecer uma outra região do oásis, além de conhecer uma outra família local e com isso ter novas experiências reais.
      Uma caminhada de cerca de 1 hora apenas, porem dificultosa pelo volume d’gua encontrado no meio da vila. O acesso é difícil e desafiador mas a coragem deve ser maior.
      A tarde é livre para que todos possam descansar e aproveitar o oásis por mais um dia.
      Obs.: opcional levar comida para este dia, haverá ponto de apoio neste local. Responsabilidade individual de consumir ou levar sua alimentação.

      Dia 02/07
      OASIS BAIXA GRANDE / OASIS QUEIMADA DOS BRITOS.
      As 04:00 desmontamos acampamento, logo após o café iniciamos mais um dia de caminhada, seguindo os dias anteriores um dia leve .
      O destino é o oásis queimada dos britos, ultrapassando os limites de barreirinhas já adentramos no município de santo amaro do maranhão.
      O oásis queimada dos britos é realmente o coração dos lençóis, neste dia serão 10 km, de muitos rios cruzados e muitas lagoas gigantes para percorrer. Ao longo do dia faremos pausas para se refrescar em lagoas azuis e profundas no interior do parque. É sem duvidas umas das paisagens mais linda do trekking nos lençóis.
      A chegada é prevista para o almoço, no local vamos poder armar acampamento para descanso e noite no oásis.
      Tarde e noite livre para desfrutar do oásis .
      Taxa de contribuição para área de acampamento, agua, luz e banheiros R$ 15
      Cada refeição no oásis baixa grande R$ 35 por pessoa
      Obs.: opcional levar comida para este dia, haverá ponto de apoio neste local. Responsabilidade individual de consumir ou levar sua alimentação.
       
      Dia 03/07
      OASIS QUEIMADA DOS BRITOS 
      Neste faremos o mesmo como no oásis baixa grande, vamos visitar uma outra parte da região do oásis. Dentro do oásis queimada dos britos vamos passar o dia na região conhecida como “queimada dos paulos” ou “queimada de baixo”, ficaremos numa outra casa familiar a fim de aumentar nosso grau de envolvimento e experiência com os nativos da ilha. De uma casa ate a outra são cerca de 20 minutos de caminhada, faremos isso pela manha.
      O restante do dia, tarde e noite ficam livres para atividades que vamos desenvolver.
      Taxa de contribuição para área de acampamento, agua, luz e banheiros R$ 15
      Cada refeição no oásis baixa grande R$ 35 por pessoa
      Obs.: opcional levar comida para este dia, haverá ponto de apoio neste local. Responsabilidade individual de consumir ou levar sua alimentação
       
      Dia 04/07
      OASIS QUEIMADA DOS BRITOS / DUNAS
      As 05:00 levantamos acampamento e logo após o café iniciamos mais uma etapa da travessia nos lençóis.
      Obs.: opcional levar comida para o almoço neste dia, haverá ponto de apoio neste local durante a manhã. Responsabilidade individual de consumir ou levar sua alimentação.
      A tarde segue as 15:00 com mais uma caminhada para interior dos lençóis, mais 5 km de percurso ate uma região repleta de lagoas e dunas gigantescas que fazem dessa paisagem um lugar especial para poder admirar e compreender a imensidão do campo de dunas no parque nacional.
      Montaremos acampamento próximo a uma lagoa, onde teremos oportunidade para banhar em lagoas durante a noite.
      Jantar no acampamento - Dentro dos Lençóis.
      Obs.: necessário levar comida para esta noite, não haverá pontos de apoio neste local. Responsabilidade individual de levar sua alimentação.
      Dia 05/07
      DUNAS / BETHÃNIA / DUNAS
      Desmontamos acampamento as 05:00, logo após o café iniciarmos mais uma etapa da travessia em direção ao povoado Bethânia, um paraíso dos lençóis.
      Nesta manhã serão 6 km ate o povoado, durante o caminho inúmeras lagoas para banho.
      Chegada prevista para o almoço no local terá eletricidade para carregar equipamentos eletrônicos.
      Obs.: opcional levar comida para este dia, haverá ponto de apoio neste local. Responsabilidade individual de consumir ou levar sua alimentação
      A tarde seguimos com mais uma parte da caminhada, agora serão mais 6 km, partiremos para nossa ultima noite no deserto maranhenses. Neste vamos montar acampamento na região mais bonita de santo amaro, vamos poder aproveitar ali os últimos momentos nas dunas. Esperamos que seja uma noite bem feliz e de muita descontração com todos do grupo.
      Montagem do acampamento no final da tarde
      Jantar no acampamento - Dentro dos Lençois.
      Obs.: necessário levar comida para esta noite, não haverá pontos de apoio neste local. Responsabilidade individual de levar sua alimentação.
      Dia 06/07
      DUNAS / LAGOAS / SANTO AMARO (RESGATE NAS DUNAS PARA SANTO AMARO).
       
      Desmontamos o acampamento as 05:00, já vamos poder assistir ao ultimo nascer do sol da expedição nos lençóis maranhenses.
      Agora serão mais 6 km ate o final do trajeto proposto inicialmente, a chegada é dentro da cidade de santo amaro.
      Durante o caminho será feita pausa para banho nas ultimas lagoas dos lençóis e também as ultimas para todos que finalizam a expedição lençóis extreme.
      No total de quase 120 km percorridos durante 10 dias/ 9 noites, cruzando o parque nacional dos lençóis maranhenses por entre dunas e lagoas a expedição lençóis extreme termina aqui.
       
      Expedição"Lençóis Maranhenses Extreme" Fase III 118 km
      27 Junho a 06 Julho 2018
      10 dias, 9 noites
      118 km percortidos
      Roots nas Dunas
      1 dia
      Barreirinhas
      Vassouras
      Pequenos lençóis
      Parque eólico
      Caburé
      12 km
      2 dia
      Caburé
      mandacaru farol
      Atins
      Canto de atins
      Ponta do mangue
      21km
      3 dia
      Ponta so mangue
      Lagoa Bonita
      Dunas
      22 km
      4 dia
      Dunas
      Baixa grande
      Casa do Sr moacir e dona Odete
      10 km
      5 dia
      Baixa grande
      Pernoite sr Moacir
      Lagoas e Dunas 3 km
      6 dia
      Baixa grande
      queimada dos Britos
      Sr Bagardo
      12 km
      7 dia
      Queimada dos britos
      Sr Mansur
      Lagoas e Dunas 10 km
      8 dia
      Queimada dos britos
      Pernoite nas Dunas
      Dunas
      12 km
      9 dia
      Dunas
      Bethânia
      Pernoite na lagoa das Gaivotas
      13 km
      10 dia
      Lagoa das Gaivotas
      Santo Amaro
      3 km
      Transportes de são luis/barreirinhas/são luis
       
       
      Informações para quem precisa de transportes para chegar em barreirinhas desde são luis:
      Onibus na rodoviária em 4 horarios distintos, diariamente as
      Ida : 06:00, 08:45, 14:00 e 19:30.
      Volta: 06:00, 09:00, 14:00 e 18:45
      http://www.cisnebrancoturismo.com.br/mobile/compre.asp
      telefone: (98) 3243-2847 - Rodoviária
       
       
      Coopcart (cooperativa de taxi são luis/barreirinhas) (98) 32589239
      Van: tigrão turismo (98) 996113331 – messias
      Van : levatur (98) 9 999694544 – Jorge
       
       
       
       

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