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O famigerado roteirão: Bolívia, Peru e Chile em 27 dias


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CAPÍTULO 16: 26.05: Puno e as Islas Flotantes de Los Uros.

Primeiro gente quero dizer que qualquer dúvida pode chamar no Zap: 22997297989 ou segue o instagram ai: @diegomoier ou @sozinho.na.estrada. Lembrando que essa viagem foi feita em Maio/2018, então financeiramente pode ter alguma alteração, principalmente nas cotações. 

  • Resumão de Cusco:

Um dos lugares mais incríveis, sem sombra de dúvidas foi Machu Picchu, não só pela sua beleza, mas sua energia e história.

Humantay é maravilhosa.

Vale muito a pena conhecer o Vale Sagrado. Infelizmente não deu para fazer as montanhas coloridas, mas realmente não estava nos meus planos pelo tempo. 

Detalhes desse fluxo para ir para Puno contei no capítulo anterior. Se tiver interesse em saber volta um cadinho ai.

Meu objetivo principal em Puno seria conhecer as Islas Flotantes. Já sai aqui do Brasil com a ideia de que seria um grande teatro e que não valia muito a pena, pois há muitos relatos falando isso, porém queria tirar as minhas próprias conclusões.

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  • Informações sobre o ônibus para Puno

Empresa: San Luis.

Valor: 20 Soles.

Tempo de viagem: 7h - 8h

Horário de saída: 22h.

Horário de chegada em Puno: 6h.

Algumas agências oferecem ônibus para Puno, porém bem mais caro do que tinha visto na rodoviária. Não comprei passagem antecipada, simplesmente fui mais cedo um pouco para a rodoviária e peguei o ônibus mais barato. Tem muitas empresas que fazem esse trajeto, porém se quiser vai um dia antes na rodoviária e sonda para ver o que é melhor para você. Lembro que a mulher jogou 40 soles e choramos e conseguimos por 20 pois o ônibus já estava saindo. Esse valor está contabilizado no capítulo anterior.  

Confesso que bate uma bad em viajar com ônibus muito barato, principalmente depois que você viaja de Cruz del Sur, mas na situação que estava não tinha muita escolha. Não tinha lanchinho, não tinha TV, nem cobertor. Se bem que pelas pessoas que estavam no ônibus se tivesse cobertor não teria coragem de me cobrir com  eles. rsrsrs

A viagem foi tranquila e o ônibus era confortável, consegui dormir de boa.

  • Chegando em Puno e fechando o passeio

Cheguei em Puno aproximadamente 6 da manhã.

Não comentei antes mas em cusco encontrei com o Vinícios (@viniciusmazevedo) e a Camila (sousahlcamila).

Tinha conversado com o Vinicius através de Whatsapp antes de ir e trocamos várias ideias sobre a viagem. Depois fomos nos encontrando em diversos lugares. Sem palavras para descrever esses dois. Simpáticos, solícitos, gente boa pra cacete. Pessoas que dão orgulho de compartilhar momentos tão especiais.

Quando chegamos na rodoviária de Puno um cara nos abordou na descida do ônibus oferecendo passeio para as Islas Flotantes por 30 Soles falando que os outros são muito mais caros e que se não fechasse com ele ali não teria como fechar mais. Aí você já ativa seu botão de desconfiança e cai fora. Quando entramos na Rodoviária tinham umas 4 pessoas oferecendo passeio. Olhei para a cara de uma mulher e simpatizei com ela. Bora nela!

Ela nos levou para uma das oficinas deles dentro da rodoviária mesmo e começamos a conversar sobre o passeio e valores. Choramos um cadinho e fechamos o passeio para as Islas Flotantes por 20 Soles cada um.

Conhecemos duas brasileiras, mas acabamos não fazendo muitas coisas juntos, mas acabamos nos encontrando em alguns momentos e passeios.

Essa mesma agência informou que poderíamos comprar as passagens de ônibus com eles para Copacabana por 20 Soles. Preferimos não comprar as passagens antes do passeio. Na volta resolveríamos isso, pois segundo a agência não tinha perigo de esgotar as passagens.

  • Detalhes da Agência - Tour Islas Flotantes de los Uros

Valor do passeio: 20 Soles. Não inclui almoço.

Saída: 8h30.

Retorno: 12h00.

A agência fica no final de um dos corredores à esquerda e tá escrito FREE INFORMATION. 

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Agência que fechei o passeio para Islas Flotantes e o ônibus Puno x Copacabana.

Obs: Não feche o passeio em Copacabana, pois sairá muito mais caro. Deixe para fechar em Puno mesmo. São muitos barcos que saem, então não precisa reservar antes. Tem outros horários para fazer o passeio, mas se você quiser seguir viagem no mesmo dia terá que fazer pela manhã.

Era 6 e meia da manhã e o passeio sairia apenas as 8h30, então junto com as duas brasileiras fomos dar uma volta pelo centro, conhecer a praça das Armas até dar o horário.  Pelo caminho comprei 6 laranjas por 2 Soles na feirinha que fica pelas ruas da cidade.

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Praça das armas - Puno

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Arquitetura de Puno

Voltamos para a rodoviária e ficamos esperando dar o horário para o passeio. Umas 8h40 vieram nos buscar para deixar no barco. Chegando no barco aquela surpresa boa: Encontramos Camila e Vinicius. A partir dali a gente não desgrudaria mais.

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Angéllica, Eu, Camila e Vinícius e eu novamente fazendo cara de paisagem

  • O Lago Titicaca

Titicaca é o lago navegável mais alto do mundo (3.821 metros de altura). TitiHAHA como é pronunciada pelos nativos fica na divisa do Peru (Puno) com a Bolívia (Copacabana).

O lago Titicaca possui cerca de 8.560 km² de superfície. Sua largura máxima é de 65 km e o comprimento de 204 km.  O comprimento da costa é de 1.125 km. Sua profundidade média é de 108 metros.

O lago era considerado sagrado para os Incas.

  • As Islas Flotantes

Uros vem da expressão aymara qhana uru. Qhana quer dizer claro e uru significa dia, ou seja dia claro.

Os Uros existem desde a era pré-Colombiana e essa forma de habitação tem como principal objetico uma habitação com maior segurança e não serem subordinados aos impostos e governantes locais.

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São ilhas artificiais flutuantes feitas de Totora, uma planta que nasce no lago Titicaca. Cada ilha que encontra-se a cerca de 7km da cidade é de propriedade de uma família e de tempos em tempos é preciso fazer a manutenção para que não afunde. 

O barco chega na entrada da ilha de uma das famílias, que ajudam a atracar o barco. As ilhas são completamente seguras e nem percebe-se que se trata de uma ilha. Quem escolhe a ilha a ser visitada são as agências. 

A família se apresenta, explica como é feito todo o processo de construção da ilha, como vivem e suas estruturas de lares. É possível entrar em uma das casas, tirar foto, comprar artesanatos ou dar um passeio no barco deles por 10 Soles.

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As mulheres cantaram para nós e deram as mãos a todos dizendo que eramos muito bem-vindos.

Nitidamente há um interesse completamente financeiro ali, mas ora, não é disso que eles também vivem? Vai quem quer. Acho meio páia ir na ilha, conhecer a história deles e reclamar da abordagem depois. Ninguém é obrigado a comprar artesanato nem a andar nos barcos, porém haverá uma abordagem para isso e elas vão insistir com certeza.

Quis dar uma volta no barco para viver a experiência por completo e para colaborar com o turismo local.

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Logo após você vai para o que parece ser uma praça local, com uns comércios, lanchonete e onde você pode pagar uns 2 soles e carimbar o passaporte.

Chegamos em Puno aproximadamente 12h00 e partimos direto para procurar um lugar barato para comer.

Escolhemos comer no segundo piso da rodoviária mesmo. Pagamos 10 soles e confesso que foi a pior comida que comi em toda a viagem. O arroz estava uma papa, o frango com gosto horrível e a batata dura com um caldo sem gosto. O suco que vinha gratuito parecia uma água velha suja. Horrível que não gosto nem de lembrar. Kkkk  Dei umas 4 garfadas  e deixei todo o resto.

Compramos a nossa passagem no guichê da empresa de ônibus (Titicacas Tour) que sairia as 2h00. É a única empresa que faz esse horário e depois disso não há mais saída para Copacabana pois a fronteira segundo alguns fecha as 18h00.

  • Detalhes do ônibus Puno x Copacabana

Empresa: Titicacas Tour.

Horário de saída: 14h00.

Valos: 20 Soles.

Lembrando que há uma taxa para usar o banheiro e não me lembro exatamente quanto era, era baratinho, 1 soles por ai, mas se você já tiver a passagem na mão, tem direito de usar o banheiro 1 vez gratuitamente. Falando em banheiro, te falar uma parada, que banheiro imundo esse de Puno, PQP. Tenso, pelo menos quando fui estava terrível. E eu pensando que daria para tomar um banho em Puno antes de seguir viagem. kkkkk

  • Dormir em Puno ou seguir viagem?

Se você quiser ganhar tempo, sugiro seguir viagem seja para Copacabana ou para Cusco e dormir lá. Se for para Cusco já chegará pela manhã, se for para Copacabana dá tempo procurar um hostel no mesmo dia e dormir por lá. Compensa muito mais dormir em Copacabana do que Puno.

Preferi seguir viagem para Copacabana.

  • Quando visitar?

A melhor época é entre os meses de abril e junho, quando o clima está mais agradável, porém fui em Maio e foi lindo DILMAais. Entre maio e setembro, no inverno, a época é mais seca. Entre outubro e fevereiro chove muito. Além disso, é quente e úmido. No verão são frequentes as tempestades sobre o lago.

  • Fronteira Peru (Puno) x Bolívia (Copacabana)

Seguimos viagem e rapidamente chegamos a fronteira. O motorista parou um pouco antes do posto de imigração no Peru e rapidamente fizemos o trâmite sem nenhuma inspeção. As bagagens ficaram no ônibus mesmo. Os trâmites foram feitos bem rápido também no lado Boliviano sem nenhuma inspeção. Só lembre de ter alguma grana para a imigração. Não é preciso pagar nenhuma taxa para entrar ou sair da Bolívia, mas os guardas podem lhe pedir uma propina.

  • Resumo

Horário de chegada na Imigração de saída: 16h30 - Apresenta o documento de saída do Peru.

Anda uns 100 metros até a outra imigração do lado da Bolívia, o ônibus estará lá esperando com nossas malas.

Em 15 minutos já estará em Copacabana.

Obs: Os motoristas falam que vão parar em uma casa de câmbio para que as pessoas possam trocar os soles em Bolivianos e dizem que só ali que tem. Não se preocupem, troque o suficiente para a fronteira e para chegar na cidade. Depois você consegue trocar lá no centro sem problemas.

Troquei 10 Soles que tinha restado. 

É muito importante ter esse controle financeiro durante a viagem e fazer uma média do seu gasto antes de trocar, se não você chega em outro país cheio de dinheiro do país anterior e aí perde mais ainda fazendo essas trocas. No meu caso que comecei na Bolívia e terminaria na Bolívia não me preocupei muito com isso, pelo menos já teria uma grana quando chegasse lá novamente. 

Lembrando gente que na Bolívia é 1 hora a mais que Peru, então lembre-se de ajustar o relógio.

Próximo capítulo conto tudo sobre Copacabana, hostel e as incríveis Islas del Sol e da Luna.

  • Gastos totais

Laranjas: 2 Soles.

Almoço ruim pra cacete: 10 Soles.

Passeio Islas Flotantes: 20 Soles.

Passeio de barco Islas Flotantes: 10 Soles. 

Passagem Puno x Copacabana: 20 Soles.

Banheiro: 1 Soles (Aproximado).

Total em Soles: 143 Soles. 

Total em reais: R$ 168,23. 

Gasto parcial da viagem (Todos os custos)R$ 5.113,30.

Lembrando que consegui trocar dólares aqui no Brasil a R$ 3.50, mas estou fazendo toda conta baseado apenas em real praticamente para que tenham uma base melhor de custo. No final faço a cotação e informo o valor real que saiu a viagem para mim.

Próximo capítulo: 27.05: Copacabana e a energia singular das Islas del Sol e da Luna.

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Em 07/08/2018 em 20:36, Diego Moier disse:

@TaGomes Fico tãooo feliz quando vejo que alguém está acompanhando e ainda mais que vai fazer essa viagem incrível. Obrigado mesmo!!!! :**

Conheça a Humantay, faça o possível e o impossível, ahahahaha. Não se arrependerá! 

Fiz sim! Em copacabana tem várias agências que fazem esse mesmo passeio e custa entre 25 e 30 Bol. Chora que consegue a 25 com certeza. Os bascos saem cedinho por volta das 8 da manha e voltam a noitinha e vão até a Isla de la Luna também, porém você pode escolher por ficar apenas na Isla del Sol, pois primeiro eles passam lá, deixa um grupo e segue para o outro que quer ir na Isla de La Luna e depois voltam para del Sol. Sinceramente, eu hoje ficaria apenas na Isla del Sol. Teria mais tempo lá.

A Isla de la Luna tem quase nada para se ver.  

Sobre o lado norte, sim está fechado. O Tour te deixa pelo lado Sul mesmo e ai você anda pela ilha a tarde toda. Vá ao mirador, é linda a paisagem. 

Se você for dormir na ilha e te falarem que tem um jeito de ir para o lado norte, esquece isso!!! Não faça! Tem gente que fala que se vc sair cedinho, tipo 5 da manhã você entra no lado norte tranquilamente.

Não sei se é verdade, mas soube lá que uma coreana fez isso e foi morta no lado norte. Pode ser caô, nas não arrisque esse tipo de aventura. rsrsrs. 

Qualquer dúvida pode me mandar um zap: 22997297989. Boa viagemmmm e obrigado por estar por aqui!!! 

Valeu, Diego. Grata pelas informações! Está chegandooo!!! O número está anotado, qualquer coisa, grito socorro :D 

Gratidão!

Continuo acompanhando! ;)

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CAPÍTULO 17: 27-28/05: Copacabana e a energia singular das Islas del Sol e da Luna

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Assim como Uyuni, nunca havia me interessado muito por saber mais sobre Copacabana, aliás Uyuni eu nunca nem tinha ouvido falar. Copacabana vagamente.

Já estava um tempão planejando o roteiro, pesquisando pra cacete, lendo relatos e mais relatos e chegou na hora de copacabana li rapidamente sobre a cidade, ela estaria na passagem, vi escrito ilha do sol e da lua e pronto, 1 dia em Copa para não dizer que não conheci. 

Li algo sobre lado norte, lado sul, dormir em um lado, ir pra outro, depois guerra de lado sul com norte, lado norte fechado, nada que me interessasse muito. 

Hoje me arrependo de uma coisa: Não ter dormido uma noite pelo menos na Ilha do Sol. E ai vocês vão entender o motivo de hoje eu ser apaixonado por Copacabana e principalmente pela Ilha do Sol. 

  • Chegando em Copacabana (27/05).

Copacabana é uma cidade bastante segura e tranquila, não senti insegurança em momento nenhum e provavelmente onde a civilização Inca tenha começado. De todas as partes que passei pelo lago Titicaca, Copacabana sem sombra de dúvidas foi a parte mais bonita que conheci. Por isso quando diversas pessoas me perguntaram sobre Puno e Copacabana não tive dúvidas em falar que dormir em Copacabana era a bem melhor que Puno. 

A cidade está a 3841 metros acima do nível do mar e as suas ilhas guardam grandes histórias. 

No capítulo anterior já contei todo o processo de imigração de saída do Peru. O ônibus acompanha todo o trajeto e te deixa em Copacabana. A chegada na cidade já foi uma delícia daquelas, cheguei a tardinha no pôr do sol.

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Não havia reservado nenhum hostel, mas chegamos a dar uma olhada em algum pelo Booking. Pesquisamos algumas perto do lago titicaca quando chegamos, mas estavam acima do valor que a gente queria. O Vinícios que falei no capítulo anterior tinha anotado um e seguimos direto para ele. 

A moça dona do hostel (chamado Wayra), nem simpática nem antipática nos atendeu e informou o valor 30BOL cada pessoa sem café da manhã. Nem sorria, nem chorava, nem esboçava nenhuma emoção, kkkkkkk ou seja a mulher era indiferente. Resolvemos fechar com ela mesmo para não ficar andando muito. O Vinícios e a Camila ficaram em um quarto e eu e a Angéllica em outro. 

O hostel era bem desconfortável, as cobertas não esquentavam, passei um baita frio, WIFI não funcionava direito, o chuveiro era bem ruinzinho, o banheiro estava bem sujo e usar a cozinha só pagando, até para usar os talheres. Não podia nem entrar na cozinha se não pagasse 5 BOL. Até para conseguir uma faca foi meio complicado.

Não recomendo o hostel, pois tem outros com os mesmos valores, inclusive encontramos um brasileiro que estava em um perto do mercado e que pagou o mesmo valor e disse ser ótimo. 

Como a gente só ia ficar uma noite e já tínhamos acertado, não tinha o que fazer, deixamos as coisas no quarto e fomos dar uma volta para comprar coisas para comer e fechar o passeio para as ilhas. Não precisa fechar nada disso antecipadamente. O que não vai faltar é agência para fechar o passeio. Só feche um dia antes, pois os barcos saem cedinho.

Não é difícil se localizar em copacabana, pois é bem pequeno e as coisas se concentram em um mesmo lugar. Os bares são bem legais e decorados e com uma energia bem good vibes.

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O comércio principal está na rua 6 de Agosto. Nessa avenida estão quase todos os restaurantnes e lojas de souvenirs. É o melhor local para fazer câmbio, para almoçar e jantar e onde se concentra as maiorias das agências. 

Peço desculpas, mas eu não anotei a agência que fechamos o passeio e não achei o papel, deve ter ficado com alguém do grupo, pois todos estavam no mesmo recibo. Mas não se preocupem, qualquer agência vai fazer o mesmo trajeto e todos saem do mesmo lugar. Juntam várias agências no mesmo barco. Mas ela ficava entre as primeiras da rua indo pelo lado titicaca pela Avenida Costanera. Nessa agência compramos a passagem para o ônibus para La Paz no outro dia. Pagamos 20BOL. 

Basta subir a rua e ir sondando preço, chorando até achar um que você queira e ache justo. 

Não achei as coisas do mercado principal muito baratas, mas nas ruas próximas tem muitos comércios com coisas baratas. Na frente do mercado tem um restaurante que faz um prato muito bom e barato. Eles ficam cozinhando ali pela frente mesmo. Resolvemos comer por ali e compramos poucas coisas para fazer lanche e levar para o passeio.

  • Gastos:

- Hostel: 30BOL a diária sem café da manhã. 

- Passeio Isla de la Luna e Isla del Sol: 25BOL (Choramos, pois estavam cobrando 30). Dificilmente vai encontrar mais barato. É quase tabelado em todas as agências. 

- Lanche para levar (Pão, maionese e sardinha): 15 BOL, dividi com Angéllica e pagamos 7.50BOL cada um.

- Janta (Arroz, Frango empanado, Batata frita e salada): 10BOL

- Passagem Copacabana x La Paz: 20 BOL. 

- Entrada Isla de La Luna: 10 BOL - 5BOL para locais (Paga na entrada da Ilha).

- Entrada Isla del Sol: 10BOL - 5BOL para locais (Paga na entrada da Ilha). 

Tem restaurantes na Isla del Sol, porém não quisemos gastar com isso, por isso preparamos nosso lanche para levar, mas não é nada surreal de caro. 

  • Continuando:

 Voltamos para o hostel fizemos a missão de conseguir a faca e preparamos nosso lanche no quarto mesmo, como disse nem a cozinha a gente podia usar sem pagar. Se bem que pelo estado do banheiro a cozinha não estaria diferente. Sem WIFI, restava dormir, afinal estávamos destruídos. Apesar do frio do cão com aquelas cobertas tecidas a fios de gelo, valeu o descanso. 

  • Isla del Sol e Isla de La Luna (28.05):

Acordamos, arrumamos nossas mochilas, comemos alguma coisa que já tínhamos preparado, deixamos as mochilas no hostel e seguimos em direção ao barco. A agência informa o nome do barco que você vai ter que pegar, não é difícil de achar, pois os nomes são grandes. 

Saída do porto: 8h30. 

O tempo para chegar até a ilha é de aproximadamente 1h30.

No barco você apresenta o tickt da compra do passeio e todos seguem viagem. Algumas pessoas sobem no teto do barco, mas precisam descer por conta da fiscalização. Depois de uma determinada distância podem subir novamente. 

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Inicialmente o barco deixou um grupo na Ilha do Sol, essa galera escolheu ficar apenas ali. Depois o barco seguiu viagem para a Ilha da Lua. No caminho um guia oferece os seus serviços, falou de algumas vantagens de ir em lugares que sem o guia não poderia, pois iria de barco. Não prestei muita atenção e preferi não contratar serviço nenhum. O que menos queria era gastar nessa altura do campeonato. 

  • Sobre as ilhas:

As Ilhas são sagradas para os Incas e foi usada como santuários. Há diversos templos onde eram realizados cultos, rituais e sacrifícios. 

  • Isla de La Luna:

Na entrada da ilha você precisa pagar 10BOL.

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Tinhamos 1h para conhecer a ilha da Lua. Acredito que com mais tempo vale a pena, mas com o tempo que o pessoal nos deu teria ficado apenas na Ilha do Sol para aproveitar mais por lá.

Foi o tempo de andar um pouco e descer quase rolando pois o barco já tinha chegado e estava atrasado. Lá de cima estava vendo o povo subindo no barco. Aquele desespero de ficar para trás que não cabe no peito. "Pernas pra que te quero".

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Não cheguei a ver as ruínas. Peguei um lado qualquer e fui andando sem direção ao infinito. Comecei a ver que não tinha ninguém me acompanhando e nenhum turista, todos foram para o outro lado. 

Subia cada vez mais como se não houvesse o amanhã. Não sei exatamente para que servia aquilo, mas encontrei tipo uns túmulos, uns cercados com sinais de fogueira. Fiquei alguns minutos ali tentando entender e comecei a correr desembrestado para baixo para não perder o barco. Torci o pé algumas vezes, cai umas 2 vezes e cheguei lá embaixo com picos e espinhos até no c*. 

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Pode ser que pessoas estejam enterradas aqui

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Aqui também talvez


Seguimos viagem de volta para a Ilha do Sol. Na volta viemos em cima do barco com mais uma galera, o clima tava gostosinho, se não fosse uns filhotes de chaminé que não parava de fumar e eu tava um pouco irritado pois eles estavam jogando fumaça na cara de todo mundo. Eu fumo, mas odeio gente sem noção que acha que todo mundo é obrigado a fumar junto. Preferi descer para não jogar ninguém de barco abaixo. 

  • A Isla del Sol:

A comunidade do lado sul é a Yumani que tem uma estrutura melhor com hostels e restaurantes. Para subir há uma longa escadaria. A comunidade é bem simples, mas o clima é muito gostoso. Fomos subindo e subindo e subindo. Meu objetivo era chegar no mirador pallakasa. O restante da galera parou pelo meio do caminho em um restaurante e foram comer e eu segui sozinho. 

Na subida minhas pernas começaram a bambear, fiquei tonto e meu coração acelerou bastante, fiquei um pouco bolado de morrer, parei um pouco e dei uma relaxada, fiquei preocupado com a descida, se ia dar tempo pegar o barco ou não, pois quando mais eu subia, mais demorava para chegar. 

Agora aquela parte que vocês vão pensar que é alguém tentando dizer ser #goodvibes que sente a energia do lugar. kkkk Mas foi a verdade e me orgulho muito de ter vivido momentos tão únicos. 

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Chegando no topo pude realmente entender o quão incrível é a energia daquele lugar. 

Talvez tenha sido uma das melhores partes dessa viagem, estar sozinho no topo daquela ilha. Senti uma felicidade que não cabia dentro do meu peito, girava 360º e via uma paisagem singular incrível. Uma energia tomou conta de mim. E foi o único momento da viagem que chorei. 

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Não tinha explicação, não tinha motivo, nem tristeza e nem alegria, simplesmente chorei como se tivesse limpado algo de dentro de mim. Não imaginava que fosse sentir isso em um lugar que não tinha planejado e nem notado e a partir dali eu percebi que a Ilha do Sol não é só um rostinho bonito.

Fiquei por alguns minutos sentado ali sozinho apreciando a paisagem e refletindo sobre anos e anos da minha vida. Pude entender o motivo de ter sido levado até ali. Essas coisas a gente não explica né, apenas sente. Não é preciso entrar muito em detalhes. Se eu pudesse ficaria por horas ali, mas tinha um roteiro a zelar. 

Na volta encontrei com duas senhoras. Contei desde o início que eu sou apaixonado por pedras e que peguei algumas por todo os lugares que passei. Estava pegando umas pedras e elas estavam vindo ao meu encontro, provavelmente estavam indo para o lado norte ou não, sei lá, e uma delas quando se aproximou mais, perguntei algumas coisas sobre o lado norte, uma delas percebendo que eu estava catando pedras pegou uma e me entregou, contou umas coisas sobre a ilha.

Tenho hoje a pedra mais especial da minha vida. 

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Acho que a ilha é uma mistura da paz com a guerra. Depende de como ela vai te receber. 

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Desci correndo para encontrar o pessoal, pois já estava muito perto do horário do barco. Chegamos no Píer e já estava todo mundo entrando no barco. Seguimos de volta para Copacabana. 

O barco saiu da parte sul às 16h00 e chegou em Copacabana às 17h30. Os barcos são bem lentos, mas compensa pela paisagem que a gente não cansa de admirar. 

  • Sobre o lado norte x Lado Sul:

Antigamente fazia-se a Ruta Sagrada de La eternidad del Sol (Willka Thaki) até chegar nas ruínas de onde saíram Manco Capac e Mama Ocllo para criar o império Inca. Geralmente as pessoas iniciavam no lado Norte e chegaram até o sul. Porém as coisas mudaram. 

O lado norte está fechado para visitação devido aos conflitos entre os moradores locais. Não tenho certeza absoluta das informações, mas pelo pouco que conversei soube do seguinte: 

formou-se um conflito por meses entre as comunidades, pois um lado sempre foi favorecido financeiramente, pois eles tinham uma estrutura muito melhor e arrecadavam muito mais grana. Os turistas chegavam pelo lado norte, conheciam as ruínas e deixavam a grana no lado sul. Alguns tentavam criar estrutura para arrecadar a grana, mas um grupo não aceitava com o argumento de que eles puseram em risco a riqueza arqueológica, por estar muito próximo aos sítios arqueológicos. 

Desde fevereiro de 2017, as comunidades de Challa e Challapampa lutam por esses lugares, diversas vezes eles pediram às autoridades para retirar essas construções. Como não foram ouvidos, começaram a demolir com suas próprias mãos.

Resultado: Conflitos, dezenas de mortes, barcos queimados e lado norte fechado. "Já que a gente não pode lucrar com os turistas, os sítios arqueológicos não serão visitados". 

Mudaram portanto o esquema de visitação e o fluxo ficou: Isla de La Luna e Lado Sul da Isla del Sol. 

Segundo Freddy Mendoza da comunidade Challapampa, ele tem dezenas de cartas enviadas para todas as instâncias da Prefeitura de Copacabana, ao governo de La Paz e ao Ministério das Culturas. Um ano e ninguém os escutam. 

Atualmente o lado norte ainda encontra-se fechado para visitação. 

Algumas pessoas da ilha dizem que há uma forma de conhecer o lado norte: Acordar pela madrugada e ir em direção a ilha, onde os moradores estarão dormindo. Estando lá dentro, depois consegue-se voltar tranquilamente. Segundo alguns tal atitude é perigosa, pois o lado norte não aceita de forma alguma essa visitação e pode correr risco de morte. Fake News? Nem imagino!

Será que isso tem ligação com a morte da Coreana na Isla del Sol? Não podemos afirmar, mas é o que alguns lá dizem:

Em janeiro de 2017 uma turista sul coreana de 39 anos foi assassinada na Ilha do Sol. O corpo da mulher foi achado oculto debaixo de pedras e galhos. A mulher apresentava cortes no pescoço e tórax e presume-se que foi abusada sexualmente, segundo o laudo pericial preliminar.

Não se preocupem, pois não senti nenhuma insegurança na ilha, mas é bom estar atento a tudo isso para caso alguém diga que pode ir para o lado norte, você possa se informar melhor e ter a cautela necessária. Como disse, não posso dizer que os fatos são verídicos. 

  • Continuando:

Chegamos em Copacabana, pegamos nossas mochilas, tomamos um banho no banheiro "nada limpinho" do hostel kkkk e fomos em direção ao terminal de ônibus indicado pela agência para ir para La Paz.

Sem sombra de dúvidas esse dia foi um dos mais incríveis de toda a viagem. 

No próximo capítulo falo sobre a chegada em La Paz, Mercado das Bruxas, o teleférico, Chacaltaya e o Valle de La Luna. Qualquer dúvida pode chamar ai e se quiserem me sigam lá no instagram: @diegomoier ou @sozinho.na.estrada.

  • Gastos totais

- Hostel: 30BOL a diária sem café da manhã. 

- Passeio Isla de la Luna e Isla del Sol: 25BOL.

- Comida para levar (Pão, maionese e sardinha): 15 BOL, dividi com Angéllica e pagamos 7.50BOL cada um.

- Janta (Arroz, Frango empanado, Batata frita e salada): 10BOL.

- Passagem Copacabana x La Paz: 20 BOL. 

- Entrada Isla de La Luna: 10 BOL - 5BOL para locais (Paga na entrada da Ilha).

- Entrada Isla del Sol: 10BOL - 5BOL para locais (Paga na entrada da Ilha). 

Total em Bolivianos: 112,50BOL.

Total em reais: R$ 66,17 (Cotação:1.70). 

Gasto parcial da viagem (Todos os custos)R$ 5.179,47.

Próximo capítulo: La Paz, teleférico, o famoso mercado das bruxas, Chacaltaya e Valle de la Luna. 

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  • 4 semanas depois...
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Olá Diego, estou te acompanhando.

Uma pergunta: vc não fez taquile? O passeio foi somento na ilha de Uros? ou estou falando besteira. kkkkkk

Estou pensando levar moeda local, tipo boliviano, soles e chileno. O dolar ta muito alto, o que vc acha?

Preciso muitooo saber sobre chalcataya e vale de la luna. Estou no aguardo. kkkk

Até!

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@Cloris Macedo Obrigado por acompanhar.

Falou besteira não kkkkk. Não fiz Taquile, só Uros mesmo. Pelo tempo e pq realmente não tinha interesse nenhum em ficar em Puno. Como ia para Isla del Sol e da Luna em Copacabana achei melhor adiantar minha vida e aproveitar em La Paz. Sem contar que já estava com pouca grana.

Cara se vc conseguir levar moeda local tá ótimo, só precisar ter um controle maior de quanto vc vai levar de cada né. Pq trocando moeda local por moeda local lá, vc vai perder um pouco. O Dólar não, ele é valorizado em qualquer lugar. Mas é uma opção frente ao valor do dólar.

Amanhã vou postar La Paz. Já tô quase terminando, mas se tiver alguma dúvida específica me avisa ai que te adianto.

Abraço camarada!

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  • 3 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
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Fala Diego!!!! Cara, que relato top! Quantos detalhes ... Parabéns!!! Arrepia lê e lembrar tudo que foi vivido!! E nusssss ... Eu tô aiiiiiiii hehehehehehe velho parabéns 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 

Ouuu começando a planejar o próximo ... Norte do Peru, Equador e Colômbia. Iniciando por LIMA - Huaraz - Trujillo ... Até Cartagena!! Anima !??? Abraços!! 

E novamente parabéns, é uma contribuição fundamental pro planejamento da galera!! 

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  • 1 mês depois...

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