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Mochilão Bolívia-Chile-Peru - 25 dias sozinha com 960 dólares + passagens!!


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Dia 5 : Tour Salar de Uyuni (3º dia) -> San Pedro de Atacama

 

Nesse dia acordamos 3:30 da manhã, tínhamos que sair 4hs. Tomamos o desayuno bem rápido e colocamos as mochilas no carro. Tava muito frio! Saímos na escuridão rumo aos Geysers. Sério, só dava pra ver as luzes dos faróis dos outros carros, não dava pra ver mais nada!

 

Quando o céu começou a ficar claro, já dava pra ver um pouco o caminho. Tinha nevado! Claro que pedimos pro guia parar pra tirar umas fotos e sentir a neve né, não é todo dia que temos essa oportunidade kkk Depois de um tempo chegamos nos geysers e é bem legal.. Mas tava tão frio que eu só pensava em entrar no carro de novo kkk. Primeiro vimos um geyser menor e depois fomos em um muito maior, que tinha bastante fumaça. Cuidado pra não andarem muito rápido perto desse último, escorrega bastante lá, tem muito barro. Usem um calçado bom pra isso.

 

32790582394_97eda082d6_b.jpgNeve!! by Natalia Natsumy, no Flickr

 

32819479853_6d3e0e76e1_b.jpgVista da estrada by Natalia Natsumy, no Flickr

 

33476785522_59a9a6ea8f_b.jpgfrio by Natalia Natsumy, no Flickr

 

33633222985_a7fc8cee29_b.jpggeysers by Natalia Natsumy, no Flickr

 

Depois dos geysers fomos para as águas termales. Era tudo que eu queria naquele frio! Chegamos e o guia fala que tínhamos 30 min lá. Para entrar tem que pagar 6 bol.

 

Lá tem um mini vestiário, mas não tem lockers não, são só umas prateleiras. Fiquei bem insegura de deixar minha doleira lá, acabei deixando ela bem embolada com minhas outras roupas em uma das prateleiras. Perto das aguas termales deixei só minha toalha e meu chinelo.

 

Quando entrei foi aquela sensação de paz viu.. Que água quentinha vei, vale muito a pena entrar, você até esquece o quanto tava frio. E a vista é linda, tem um rio correndo do lado, as montanhas ao fundo.. Ficamos um bom tempo só olhando a paisagem. Foi tempo demais, porque o guia foi falar pra gente que estávamos atrasados kkk A pior parte foi sair da água, mas rapidinho me troquei e seguimos viagem.

 

33592369496_cd90232971_b.jpgaguas termales by Natalia Natsumy, no Flickr

 

Nessa hora o nosso guia já tava meio puto com a gente porque o meu transfer ia sair da fronteira 9:30 no horário do Chile (8:30 na Bolívia). E a gente acabou ficando tempo demais nas águas termais.. Já eram 7:30 e ainda tinha a Laguna Verde. No fim deu só pra dar uma rápida passada na Laguna Verde, só pra tirar umas fotinhas, nem deu pra curtir muito a paisagem, que é belíssima. Chegamos na fronteira era quase 8:30 eu acho, e a fila pra sair da Bolívia estava grande!! Até então só eu iria para San Pedro, mas de última hora Susan decidiu ir comigo! Ficamos na fila durante uma hora.. Demorou muito. Pra carimbar a saída da Bolívia os policiais lá dentro cobram uma propina de 15 bol, esse valor pode variar, a Susan por exemplo pagou 17. Vi pessoas também que se recusaram a pagar e realmente saíram de lá sem pagar.

 

33489408632_ac454a5c36_b.jpgLaguna Verde by Natalia Natsumy, no Flickr

 

Despedimos do resto do grupo e do Senhor Raimundo e fomos pegar o transfer.

 

Quem vai de transfer para o Atacama recebe um papelzinho com o nome do empresa/van que vai fazer o trajeto. É importante guardar esse papel, senão tem que pagar o transfer a parte. Ah, e essa questão de horário é simbólico. Quando entrei no meu transfer, que era um ônibus, o motorista estava esperando o ônibus encher pra partir, ficamos sentadas no ônibus uma hora até ele encher ¬¬

 

O caminho da fronteira até San Pedro é bem tranquilo e rápido. Uns 40 minutos e estávamos na imigração do Chile. Nessa hora todos temos que descer do ônibus, pegar as mochilas e passar na imigração e na aduana, é bem tranquilo. Ah, enquanto estávamos no ônibus já preenchemos aquele papel de imigração.

 

Depois que todo mundo do ônibus passou pela imigração, entramos de novo no ônibus, andamos 5 minutos e descemos em um estacionamento. Lá fica bem pertinho do centro da cidade. Eu queria ir até a Calle Toconao e de lá começar a procurar pelos hostels. No caminho passamos pelo hostel e agência Towanda, que li muitas vezes aqui no mochileiros por ser mais em conta e tal. Não sei se é porque fui na alta temporada, ou se mudaram de dono, mas os preços de lá não estavam tão bons não.. A diária estava 11000 pesos. Achamos um hostel mais barato. Minha dica aqui é procurar o centro de informações da cidade que fica na pracinha na Calle Toconao. Lá você pode pedir o mapa da cidade e a lista de hotéis/hostels/pousadas com a localização e o preço de cada um. Nem todos os preços estão atualizados, mas ajuda bastante. Fomos logo no mais barato.. Hostel Inti Para, que fica uns 5 min andando do centro. No folheto estava que a diária era 7000 pesos, mas chegando lá a moça disse que estava desatualizado, que agora era 9000. Choramos um pouco e ela fez por 8000 pesos! O hostel é bem simples, fiquei num quarto com 8 camas, tinha cozinha compartilhada também, bem limpinho. Deixamos as mochilas lá, dei um alô pros meus pais e fomos cambiar dinheiro. Eu tinha separado 200 dólares pra gastar no Chile.. Minha ideia era fazer o passeio do Valle de la Luna e de Piedras Rojas. Como eu estava com Susan e ela ia pra Arica no outro dia à noite, mudei meus planos de ficar dois dias no Atacama e fiquei só um dia e meio. Foi o suficiente pra eu fazer os passeios que eu queria.. Mas arrependi de não ter feito o Sandboard. San Pedro é uma cidade bem cara e só tem turistas. Os preços lá me assustaram bastante e influenciaram na minha escolha de cortar um dia de San Pedro. Se eu for rica um dia quero voltar lá pra curtir mais! Kkk

 

Bom, acabei trocando só 150 dólares na cotação de 1 dólar = 650 pesos, que foi o suficiente. Depois de cambiar fomos procurar agências pra fechar os passeios. Queria ir no Valle de La Luna naquela tarde mesmo pra ver o pôr do sol. Gente, quando eu tava pesquisando os preços fiquei bem assustada, tava muito caro! Mas acabamos achando uma que tava ok: Fox travel ou Fox tours, não me lembro o nome direito, mas foi a que encontrei os melhores preços. Ela fica na Calle Caracoles, no quarteirão entre Toconao e Tocopilla. Fechei apenas o Valle de la Luna por 8000 pesos e lá na entrada tinha que pagar 2500 pesos (preço para estudante, normal é 3000 pesos). Depois disso tínhamos um tempinho e fomos até a rodoviária comprar a passagem pra Arica.

 

Abrindo um parênteses aqui pra falar que nessa viagem fui com a carteira de estudante ISIC que fiz aqui no Brasil mesmo. Custa 45 reais e tem validade de 1 ano. Eu tenho cartão do Santander Universidades e consegui fazer de graça pelo site deles. Achei que valeu a pena, principalmente pro ingresso de Machu Picchu, que você paga metade do valor normal. Na Bolívia não consegui nenhum desconto com ela, mas no Chile consegui em algumas entradas de parque e no Peru vale pra alguns museus e pro boleto do Vale Sagrado também. Só fiquem atentos porque ela sempre vence em março, independente do mês que for feita.

 

Fomos para a rodoviária que fica uns 10 minutos andando do centro. É minúscula e só tem algumas empresas, o que facilitou a busca pelas passagens. Infelizmente no horário que fomos algumas cabines de venda estavam fechadas pro horário de almoço, então tivemos que esperar um tempo. Pra ir pra Arica você pode pegar um ônibus direto pra lá ou comprar uma passagem pra Calama e outra de Calama pra Arica. Procuramos passagens pra Calama nas que tinham lá e tava tudo esgotado pro outro dia.. Tinha uma empresa que esqueci o nome que fazia o trajeto direto para Arica, mas a passagem era caríssima! Coisa de 30 ou 40 mil pesos, totalmente fora do meu orçamento. Esperamos então a cabine da Frontera del Norte abrir, porque só faltava pesquisar nela. Depois de umas meia hora esperando a moça chegou e pra nossa alegria tinha passagens pro outro dia! E tava até mais barato que nas outras.. Compramos de San Pedro pra Calama por 3000 pesos saindo 19:45 e de Calama pra Arica por 12000 pesos, saindo de Calama 22:15. Finalmente com as passagens compradas, tínhamos ainda que comer algo e trocar de sapato (a gente tava de chinelo) antes de sair pro passeio do Valle de la Luna. Já eram 15:10 e o passeio sairia 16hs.

 

Passamos em uma vendinha e eu comprei duas bananas pra comer de almoço kkk Depois fomos pro hostel, coloquei uma bota e Susan queria passar em um caixa ATM pra tentar sacar dinheiro. Passamos em um, ela tentou várias vezes mas não conseguiu. Acabamos nos perdendo pela cidade e ficamos atrasadas, quando chegamos na agência já era mais de 16hs! A moça da agência olhou pra gente com os olhos arregalados e ficou perguntando: “meninaaaas, que passó??”, ao mesmo tempo que levava a gente lá pra fora, trancava a agência e começava a correr ligando pro motorista pra ele esperar a gente. Nas ruelas de San Pedro não podem passar ônibus nem vans, eles podem transitar só nas ruas um pouco afastadas do centro turístico, então foi uma corridinha até onde ele tava. Por sorte quando chegamos lá o ônibus tava saindo, deu tempo dele parar pra gente entrar! Agradecemos a moça da agência umas mil vezes e entramos no ônibus suadas e vermelhas.

 

De San Pedro até Valle de la Luna são uns 20 minutos de ônibus. No caminho o guia vai explicando sobre o lugar e tal. Chegamos lá e depois de pegar o ingresso, vamos em umas mini cavernas formadas pelas rochas de lá, subimos em algumas pedras grandes também.. Depois subimos em um mirante pra ver uma duna enorme. Gente nesse passeio eu recomendo ir com sapato fechado. Entra muita areia, mas é o melhor calçado pra andar pelas pedras e tal. Vi algumas pessoas usando até salto!! Não façam isso kk A última parada era no mirante do Valle de la Luna pra ver o pôr do sol. É espetacular o lugar. É lá onde tem a Piedra del Coyote, que tava com tanta fila pra tirar foto que eu nem tirei. Escolhi um lugar legal pra admirar o pôr do sol e fiquei lá. E quando o sol começa a se pôr, é mágico.. O lugar todo começa a mudar de cor, ficar meio rosa, meio laranja.. E eu olhava pro lado e tinha centenas de pessoas lá acomodadas só pra ver esse espetáculo. Vale muito a pena ir. Faz frio lá em cima, venta muito. Recomendo levar uma blusa de frio e ir de calça. Fui de short e passei frio! Kkk

 

33476814662_9445ac9f24_b.jpgcaminho maluco by Natalia Natsumy, no Flickr

 

33476812822_64e99defe1_b.jpgCIMG0860 by Natalia Natsumy, no Flickr

 

33633232105_d91bab8d24_b.jpgAnfiteatro by Natalia Natsumy, no Flickr

 

33249600340_69e22b2bcf_b.jpgValle de la Luna by Natalia Natsumy, no Flickr

 

33249598700_5a95238a90_b.jpgValle de la Luna by Natalia Natsumy, no Flickr

 

Voltamos e o ônibus deixou a gente na entrada da cidade. Ficamos andando por San Pedro a noite, as ruas ficam lotadas de turistas, as lojinhas ficam todas abertas.. É um clima bem legal. Depois de andar um pouco fomos em um mercadinho comprar coisas pra fazer no hostel. Compramos pão, ovo, miojo e uma inca kola de 1,5l. Fomos também na mesma agência que fechamos o Valle de la Luna pra fechar o passeio para Piedras Rojas. Acabou que só eu fechei, porque Susan tava ficando sem dinheiro. Lá nessa agência o tour para Piedras Rojas era 35000 pesos + 2500 pesos pra entrar no parque onde tem as lagunas + 3000 pesos pra entrar no Salar do Atacama.

 

Fomos pro hostel, tomamos banho, fizemos um pouco de hora e começamos a preparar nossa janta. Incrível como coisas simples marcam tanto a gente. Essa janta foi uma das mais agradáveis que tive! Preparamos miojo com ovo, tomamos com Inca Kola na pequena cozinha do hostel juntas com um alemão que também tava hospedado lá. Conversamos sobre viagens, sobre as diferenças do português pro espanhol.. Além disso eu adorei a Inca Kola, ela tem uma cor meio bizarra, parece amarelo fluorescente mas achei uma delícia! Depois de conversar bastante fomos todos dormir. Meu passeio no dia seguinte sairia 6hs!

 

33645939495_2dd8ce0031_b.jpgjanta agradável by Natalia Natsumy, no Flickr

 

Câmbio: 1 dólar = 650 pesos chilenos

 

Gastos do dia:

6 bol - águas termais

15 bol - propina pra sair da Bolívia

-----------------------------------------------------

8000 + 2500 pesos - Valle de la Luna

15000 pesos - passagens (3000 para Calama + 12000 de Calama para Arica)

500 pesos - 2 bananas

35000 + 5500 pesos - tour Piedras Rojas

2360 pesos - compras no mercadinho

8000 pesos - diária Inti Para

 

Total: 21 bol + 76860 pesos chilenos

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Dia 6 : Piedras Rojas

 

Nesse dia a van ficou de passar em frente ao meu hostel mais ou menos 6hs. Depois de me arrumar fiquei esperando lá na porta. Do nada chegou um menino me chamando e me conduziu até a van. A primeira parada era num restaurante perto de San Pedro pro café da manhã (incluso no tour). Adivinha o que teve? Isso mesmo, pão com geléia + chá kkk Mas nesse teve até um bônus de ovos mexidos. Depois seguimos pras Lagunas Altiplânicas. É longe da cidade, ficamos umas 2hs, 2:30 na van. As paisagens pelo caminho são lindas, mas teve uma hora que bateu um sono e tive que dar uma cochilada. Na entrada do parque das lagunas tem que pagar uma entrada de 3000 pesos, estudantes pagam 2500. Que eu me lembre passamos por 2 lindas lagunas, a Laguna Miscanti pra mim é a mais bonita. Nosso guia era muito empolgado e dava explicações muito legais sobre elas. Acabei fazendo amizade com o filho dele que estava lá também, eram chilenos de Arica. Andamos um pouco ao redor delas, tiramos umas fotos e seguimos viagem.

 

33646305265_4f5d7d7ec2_b.jpgChegando nas lagunas by Natalia Natsumy, no Flickr

 

33517106131_9623848204_b.jpgCIMG0904 by Natalia Natsumy, no Flickr

 

33605777236_82f97c7ddf_b.jpglaguna miscanti by Natalia Natsumy, no Flickr

 

A próxima parada foram nas Piedras Rojas propriamente ditas. É um lugar exótico, diferente de tudo que eu já tinha visto.. Mas vou ser sincera, não me surpreendeu taaanto assim como eu esperava não. Ficamos muito tempo lá apreciando a paisagem. Uma das brasileiras do meu grupo passou mal com a altitude e teve que ficar um tempo agachada. É bom não ficar andando muito rápido nesses lugares com altitude alta, dá pra ficar tonto muito fácil.

 

33262517090_f0e5015a9a_b.jpgpiedras rojas by Natalia Natsumy, no Flickr

 

32832756743_4e36779ca7_b.jpgpiedras rojas by Natalia Natsumy, no Flickr

 

Depois da atração principal, fomos em um restaurante almoçar (também incluso no valor). Almoçamos e seguimos viagem para o Salar de Atacama, que também é um deserto de sal mas bem diferente do da Bolívia. Esse lugar é bem pertinho da cidade então demoramos mais umas 2:30 até chegar lá saindo do lugar que estávamos.

 

Quando chegamos todo mundo tem que comprar o ingresso pra entrar que é 3000 pesos (sem desconto para estudantes). É bem bonito lá, diferentão, tem alguns flamingos.. Mas acho que nem dá pra ficar muito impressionado depois de ir no Salar de Uyuni.

 

33605773026_9d83f00d7d_b.jpgSalar de Atacama by Natalia Natsumy, no Flickr

 

33605775186_edfee1054e_b.jpgflamingos by Natalia Natsumy, no Flickr

 

Por último passamos em uma cidade ao lado de San Pedro onde tinha umas lojinhas de artesanato. Andei um pouco por lá e comprei um picolé. Nesse tour de Piedras Rojas é bom levar uma roupa de frio pra parte das Lagunas Altiplânicas, mas no fim do tour faz muito calor, então vá com uma roupa leve por baixo.

 

Eu gostei do tour de Piedras Rojas, mas acho meio caro demais. Acredito que quem passa primeiro pelo Salar de Uyuni não fica tão impressionado assim, sabe? É lindo mas não é aquele UAU! E passamos mais tempo deslocando de um lugar pra outro do que apreciando os lugares mesmo. Eu sinceramente preferia ter feito o Sandboard, me arrependi horrores kkkk Bom, essas foram as minhas impressões sinceras.

 

A van deixou o grupo na entrada de San Pedro. Como era cedo ainda decidi andar um pouco pela cidade e fui em uma igrejinha bem charmosa que tem por lá. Também passei em uma loja de artesanato pra comprar uma pulseira.

 

33645801375_a14e7b9b0e_b.jpgturistando em San Pedro by Natalia Natsumy, no Flickr

 

Quando voltei pro hostel, troquei de roupa e fiquei atoa com Susan conversando (ainda eram 18hs). Conhecemos então o Nicholas, um inglês que estava viajando desde o Alasca até Ushuaia de bicicleta :o Tinha 2 anos que ele estava na estrada. Foi uma das pessoas mais fodas que encontrei na viagem, super inspirador! Durante o tempo que conversamos ele ficou mostrando vídeos que ele fez em vários lugares diferentes que passou, tipo no norte do Peru, México, Ilha de Galápagos.. Fiquei com muita vontade de conhecer o Equador depois dos vídeos que vi de lá.

 

O Nicholas tem um site onde ele posta fotos, vídeos e os relatos dessa trip maluca dele. Pra quem tiver interesse, segue o link: http://nicholasgault.com/

 

Quando deu 19:30 eu e Susan nos despedimos do pessoal do hostel e seguimos para a rodoviária. O ônibus saiu com um atraso de uns 10 minutos. Até Calama é mais ou menos 1:30h de viagem e pudemos apreciar um lindo pôr do sol pela janela.

 

Chegamos em Calama era quase 21:30 e ficamos esperando fora do terminal que era minúsculo. Do nosso lado tinha um casal comendo umas batatas fritas com frango que tava com um cheiro maravilhoso mas acabou que nem deu pra comprar nada por lá, primeiro porque nossos pesos estavam acabando, depois porque já tava quase na hora do ônibus. Também não achamos banheiro lá no terminal :/

 

O ônibus chegou no horário e quando nos acomodamos abri um pacote de biscoito pra “jantar” kkk Esse tanto de biscoito que eu arrumava é de um estoque enorme que a minha mãe enfiou na minha mochila antes de eu sair de casa. Na verdade nem coube tudo na mochila, levei uma sacola cheia de biscoitos no avião também. Foi ruim porque tive que ficar carregando a sacolinha durante um tempo, mas foi ótimo porque os biscoitos duraram até Cusco! ::otemo::

 

No próximo dia chegaríamos em Arica e eu seguiria sozinha para o Peru!

 

Gastos do dia:

(as entradas dos parques foram incluídos nos gastos do dia anterior)

700 pesos - picolé

1000 pesos - pulseira

 

Total: 1700 pesos

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Muitissimo obrigada pelo relato sua linda! Viajo sozinha agora no dia 10/04 e praticamente o mesmo roteiro do relato.

Estou animada...ja fiz outras viagens sozinha, mas sempre me dá frio na barriga...então quando eu leio um relato de outra mulher, tenho muito mais força. Beijos

 

Oi Zildinha35, que bom que você está gostando! Eu te entendo muito, quando eu tava planejando essa viagem dava um alívio quando eu encontrava relatos de mulheres viajando sozinhas, dá muito mais força e vontade de viajar mesmo. Te desejo do fundo do meu coração uma ótima viagem e muitas lembranças inesquecíveis. Espero que meu relato te ajude bastante. E quando voltar não esquece de postar seu relato aqui também ::love::

 

Beijos!

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Dia 7 : Arica -> Tacna -> Arequipa

 

 

Chegamos em Arica umas 6:30.

 

Acho que não falei ainda, mas a ideia de Susan era ir até Arica pra ver o mar pela primeira vez. Como o dinheiro dela tava curto, ela ficaria só aquele dia lá e de noite ia voltar pra Bolívia. Então primeiro fomos procurar as passagens pra ela voltar pra Bolívia. O terminal rodoviário que o ônibus para só vende passagens para outras cidades do Chile. Para comprar passagens pra Bolívia ou pro Peru temos que ir pra um terminal que fica bem em frente, só sair da rodoviária e atravessar a rua. Fomos lá procurar a passagem pra Susan e depois de algum tempo pesquisando ela comprou uma pra sair 22hs rumo a Oruro.

 

Fomos em uma lanchonete ali perto pra comer algo mas acabou que nem comi nada, parece que lá só vendia umas sopas. Era hora de me despedir de Susan e seguir viagem sozinha. Dei aquele abração nela e fui pro terminal, ia sentir falta dela, ficamos muito amigas naqueles últimos dias. Até hoje mantenho contato com ela e já estamos até combinando a próxima viagem juntas ::love::

 

Bom, pra ir pra Arequipa saindo de Arica, precisamos ir para Tacna (primeira cidade do Peru depois da fronteira) e de lá comprar uma passagem para Arequipa. Lembro que quando eu tava planejando a viagem achei essa parte um pouco complicada, mas a verdade é que não tem mistério nenhum.

 

Pra ir pra Tacna, você vai nesse terminal que fica em frente a rodoviária. Lá, existem 2 opções: ônibus que custa 2000 pesos e táxi compartilhado que custa 4000 pesos. Antes de sair da rodoviária tem que pagar uma taxa de 300 pesos. Dizem que táxi é mais rápido porque nos ônibus tem que esperar todos os passageiros passarem pela imigração e tal. Por isso optei por ir de táxi. Os táxis também ficam dentro do terminal e tem uma fila pra eles. A fila anda bem rápido e os táxis saem quando completam 4 passageiros. O taxista pega seu documento (passaporte ou ID) e leva pra uma salinha pra tirar xerox e preencher seus dados. Já volta com o papelzinho da imigração impresso e com os dados preenchidos.

 

De Arica até a fronteira demora uns 30min. Deu pra sentir o cheirinho do mar e deu até vontade de ficar mais um tempinho por lá. A praia de lá não é muito bonita não mas tinha tanto tempo que eu não via o mar.. kkk Aliás, pra quem quiser incluir uma praia nesse mochilão, recebi muitas recomendações de Iquique dos gringos que encontrei pelo caminho. Me disseram que não é tão bonita quanto as do Brasil mas parece que é famosinha no Chile.

 

Chegamos na fronteira pra sair do Chile e estava LOTADA. Descemos do táxi deixando nossas mochilas lá mesmo e fomos pra fila somente com nossos documentos e o papel da imigração. Funciona assim: de um lado é feita uma fila pra quem tá saindo de táxi/carro e do outro lado fica uma fila só pra quem vai de ônibus. Na verdade se forma uma fila de ônibus, e só quando todos os passageiros de um ônibus terminam de passar que os do próximo descem. Mas gente, a fila do meu lado estava muito grande! Acho que foi uma peculiaridade daquele dia específico mesmo, porque todas as outras pessoas que encontrei no caminho depois e que tinham saído do Chile de táxi me disseram que não demorou nada. Eu fiquei 2:30hs na fila só pra sair do Chile kkkkk Tá vendo, quando dou uma de fina querendo um pouco de conforto indo de táxi acontece essas bostas, devia ter economizado e ido de ônibus, não ia demorar tanto ::lol3:: Mas tudo bem. Na fila vão apenas os passageiros, os taxistas ficam esperando sentados em algum lugar fora da fila. Fiquei com medo nessa hora do motorista não esperar e ir embora com a minha mochila e tudo, mas quando tava chegando a nossa vez de passar pelos fiscais ele apareceu pra auxiliar a gente com os papéis.

 

33541691311_1965b3aaaf_b.jpgFila gigante pra sair do Chile by Natalia Natsumy, no Flickr

 

Tudo certo pra saída, entramos no táxi novamente seguindo para entrada do Peru. Rapidinho estávamos lá e dessa vez temos que levar as mochilas pra passar pela aduana. Foi muito rápido essa parte, em 10 minutos já estávamos no táxi de novo rumo à rodoviária de Tacna. 15 minutos depois chegamos lá e pagamos o taxista.

 

Na rodoviária fui primeiro trocar alguns pesos chilenos que tinha sobrado por soles. Com o dinheiro fui comprar uma passagem pra Arequipa. Gente, dei uma pesquisada por lá e o mais barato que achei foi na empresa Flores. Acho que tem um guichê da empresa lá dentro da rodoviária, mas alguns locais me recomendaram comprar no próprio terminal da empresa que fica em um prédio azul em frente a rodoviária. Foi só atravessar a rua. Lá comprei a passagem de 10:30 por 20 soles. Fiquei esperando lá até dar hora, comprei uns lanches, fui no banheiro.. O ônibus atrasou mas chegou. Esse foi o pior ônibus da viagem. O mais abafado e o mais apertado, e toda hora entrava alguém vendendo milho, frango e tudo que você imaginar kkk Mas acho que pelo preço foi ok. No Peru, antes de entrar nos ônibus eles têm o costume de filmar sua cara, achei bem estranho no começo. A paisagem até Arequipa é desértica, monótona e parece que demora muito pra chegar.

 

Cheguei em Arequipa umas 17hs, peguei um pouco de trânsito no começo da cidade. Fui logo negociar um táxi. Logo na saída da rodoviária existem vários taxistas oferecendo serviço. Acho que eu dei um pouco de bobeira pegando logo ali na saída, acredito que saindo da rodoviária os preços ficam melhores. Depois de chorar um pouco paguei 8 soles pro cara me deixar na Plaza de Armas.

 

Eu adorei Arequipa, a Plaza das Armas é lindona. Já fui procurar casas de câmbio por lá mesmo pra trocar dólares. Troquei inicialmente 100 dólares. Mas aqui dei bobeira de novo. As cotações nas casas de câmbio da Plaza de Armas não são muito vantajosas. Compensa muito mais ir na Calle Jerusalen, que é uma das ruas paralelas à Plaza que tem dezenas de casas de câmbio. Só fui descobrir isso nos meus últimos dias em Arequipa.

 

Eu tinha feito reserva no Wild Rover quando ainda tava em San Pedro. Na minha opinião o WR de Arequipa é o melhor de todos. Fica a dois quarteirões da Plaza, a localização é excelente. Fiz meu check-in, guardei minha mochila e fui andar pela cidade. Nessa hora já tava escuro, a praça fica ainda mais linda toda iluminada! Andei um pouco por lá e fui caçar algo pra comer. Queria comer um ceviche mas na praça tava absurdamente caro, tipo 40 soles um pratinho. Acabei comendo em um restaurante perto da praça por 16 soles a comida + refri.

 

33630347076_e099467357_b.jpgplaza de armas by Natalia Natsumy, no Flickr

 

33514598912_f211921994_b.jpgplaza de armas by Natalia Natsumy, no Flickr

 

33286996760_69b87e621d_b.jpgplaza de armas by Natalia Natsumy, no Flickr

 

33630355626_0c4c36814a_b.jpgarequipa by Natalia Natsumy, no Flickr

 

Tem algumas galerias de artesanato na praça, andei um pouco por lá e achei os preços amigáveis. É mais fácil negociar preços com os peruanos do que com os bolivianos, além disso as coisas no Peru são muito mais bonitas, pelo menos foi o que eu achei. Como vocês vão ver nos próximos capítulos, eu esculhambei um pouco minhas economias no Peru e acabei comprando coisa demais por lá kkkk

 

Depois de jantar fui pro hostel descansar, estava morta!

 

Gastos do dia:

 

Troquei 16200 pesos Chilenos na cotação de 1 sol = 202 pesos

16200 pesos = 80 soles

----------------------------------

Troquei 100 dólares na cotação de 1 dólar = 3,37 soles

 

4000 pesos - táxi para Tacna

300 pesos - taxa terminal

 

20 soles - passagem Tacna -> Arequipa

4,5 soles - lanche

0,5 soles - banheiro

8 soles - táxi rodoviária-Centro

16 soles - janta

 

TOTAL: 4300 pesos + 49 soles

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