Ir para conteúdo

Mochilão Bolívia-Chile-Peru - 25 dias sozinha com 960 dólares + passagens!!


Posts Recomendados

  • Membros

Dia 22 - La Paz

 

Pessoal, peço desculpas novamente por demorar 21346653 anos pra atualizar o post. Bora terminar esse relato!

 
Nesse dia acordei cedo e fiz check-out do hostel. No dia anterior tinha pesquisado e reservado outro hostel em La Paz: Hostal Austria. Decidi ficar lá o resto dos dias de viagem porque além da localização boa, era mais barato e tinha cozinha. 
 
O hostel ficava umas 3 quadras de distância do WR, aí pensei: "chego lá em 10 minutos, faço o check-in, deixo minha mochila e vou desbravar a cidade!". Gente, ledo engano! Demorei 1 hora pra andar 3 quadras porque a cidade tava um inferno! Pra quem não sabe, como eu também não sabia, dia 22 de janeiro é o Dia da Fundação do Estado Plurinacional da Bolívia. É uma festa muito linda em comemoração ao reconhecimento de um Estado plurinacional, multiétnico e pluri-linguísta. Pra quem não sabe, grande parte do povo boliviano é descendente  dos aimaras e dos quéchuas!  As casas todas ficam com aquela bandeira cheia de quadradinhos coloridos pendurada na janela. A festa é realmente linda gente, mas a questão é que eu estava no epicentro dela! O WR ficava a umas 2 quadras da praça principal, que era onde a muvuca toda tava e eu meio que tinha que passar ali pra ir pro hostel Austria. O problema era que muitas ruas estavam fechadas por causa dos desfiles e as ruas que os policiais estavam permitindo a circulação estavam literalmente muito, mas MUITO abarrotadas de gente! Tava eu com uma mochila quase do meu tamanho nas costas de baixo de um sol dos infernos pedindo 'Permission senhór, perdón senhõra!' toda hora. Teve uma hora que simplesmente agarrei no meio da multidão, acho que minha mochila agarrou em algo ou alguém e eu fiquei meio sem conseguir me mexer, aí foi a hora que eu perdi a paciência e saí meio que atropelando todo mundo com alguma educação e só escutei atrás de mim pessoas putas gritando "boluda, boluda" ::lol4::
 
Tive que dar uma volta gigantesca pra chegar na rua do hostel e quando finalmente cheguei, a rua também estava fechada e os guardinhas não queriam me deixar passar! Eu, que já estava puta, só olhei pro guarda, apontei pra entrada do hostel e falei: "mi hostel" com a cara mais fechada possível. Ele teve que me deixar passar. 
 
Quando cheguei na entrada do hostel fiquei um pouco assustada porque assim que entrei no prédio me deparei com um monte de entulho, parecia que estavam em reforma. Mas quando subi as escadinhas, o lugar era muito aconchegante! Fiquei num quarto com 3 camas. Além de mim, tinha uma argentina e um francês no quarto, daqui a pouco conto mais desse francês! O hostel é bem calminho, limpo e silencioso. São poucos quartos, poucos hóspedes. O único ponto fraco que identifiquei foi a cozinha fechar muito cedo: 21hs. Fora isso eu adorei e recomendo bastante. É bom fazer a reserva no Booking, o link é esse: hostal Austria
 
Agora sim, deixei minha mochila lá no hostel, peguei o mapinha da cidade que o recepcionista do WR tinha me dado no dia anterior e fui finalmente desbravar a cidade!
 
Evitei passar por aquela muvuca toda e fui comer no BK que tinha ali perto. Na época que fui, a Bolívia ainda não tinha McDonalds, coisa triste para os amantes do junk food como eu, não sei se agora tem!
 
Infelizmente, como era feriado, muita coisa tava fechada e a cidade não tava aquele caos que eu esperava e que é normalmente. Mas foi bom porque deu pra ir em todos os lugares com tranquilidade. 
 
A primeira parada foi no mercado das bruxas, lá tinha muita coisa aberta e a maioria das agências também estavam abertas. Aproveitei pra fechar o passeio da Estrada da Morte. Fechei com a Viacha Tours, foi a mais barata que encontrei, fica lá no mercado das bruxas mesmo, numa rua cheia de agências. Quem me vendeu foi a agência, mas fui mesmo com a companhia The Fear. Sobre os preços: 338 bols pagos na agência pelo passeio + 50 bols para entrar na Estrada da Morte (tive que pagar só no dia do passeio). Fechei o passeio para o dia seguinte.
 
27580473479_4a27349b18.jpg
 
Depois de dar várias voltas pelas ruas do mercado, decidi ir na rodoviária comprar de uma vez a minha passagem de ida pra Santa Cruz. Gente, uma dica que dou pra vocês aqui é: peguem os ônibus capengas que parecem que vão desmontar a qualquer momento que circulam pela cidade! Vale a pena tanto pela experiência quanto pelo preço! Eu pagava 2 bols e dava pra ir em vários pontos da cidade. Só pergunte ao motorista se ele vai mesmo passar pelo lugar que você quer ir. Enfim, peguei um desse ônibus e fui pra rodoviária.
 
27580466359_5158e81bea.jpg
 
25488182888_d61612a823.jpg
 
Outra dica importante: pesquisem os preços em TODAS as agências da rodoviária. Assim, se você quiser achar o busão mais barato né. E vá direto nas agências, não nos caras que ficam gritando o preço das passagens. Parece que a passagem varia conforme a sua cara. No meu ônibus conheci uma mulher que pagou 180 bols, outra que pagou 220 e eu paguei 200 bols. Fui pela companhia Eldorado. Não vou recomendar não porque o ônibus foi uma porcaria, mas foi o mais barato que encontrei kkkkkk 
 
Passagem comprada, era hora de conhecer o teleférico que liga o município de La Paz a El Alto! É bem interessante a história desse teleférico. Ele não foi construído pra turismo nem nada disso, foi construído apenas para facilitar o deslocamento das pessoas entre as duas cidades, que antes demorava de 40 minutos a uma hora e que agora demora apenas 3 minutos! Por isso o ingresso pro teleférico é extremamente barato: apenas 6 bols ida e volta, e a vista é incrível, dá pra ver a cidade quase toda! Não deixem de ir, sério mesmo. A fila é bem grande mas anda muito rápido. Lá em cima, tem uma feira gigantesca que vende de tudo que você imaginar, desde parafusos até pomadas caseiras. Fiquei um tempão andando lá e comprei um fone de ouvido chinês que, claro, estragou em um mês kkk
 
27580558649_eb4c053416.jpg
 
38649517784_e4c0d5891b.jpg
 
Depois do teleférico fui lá no Mirador Killi-Killi, pra lá fui de táxi mesmo. Não tinha quase ninguém. A vista também é incrível!
 
38649515684_68f89fec8b.jpg
 
 
Por fim, fui lá na praça principal ver o finalzinho da comemoração e tirar umas fotos. Lá conheci um boliviano muito gente boa chamado Ariel. Ele mora mesmo no México e tinha vindo visitar a família na Bolívia. Aproveitei e perguntei pra ele onde tinha um supermercado naquela cidade porque eu não tinha visto nenhum. Ele foi muito gentil e me levou por uns caminhos muito feios, tão feios que eu achei que ele tava me levando era pra um cativeiro, mas no final era mesmo um supermercado! ::mmm: Comprei muitas coisas lá pro resto dos dias que eu passaria na cidade e Ariel foi muito gentil me acompanhando até a porta do hostel.
 
25488288868_aeffa05969.jpg
 
39327653472_4fb66c909a.jpg
 
Cheguei lá, jantei e fiquei quietinha descansando pro próximo dia!
 
GASTOS DO DIA:
 
59 bols - diária WR
42 bols - diária hostel Áustria
338 bols- downhill
22,5 bols -burguer king
2 bols - bus até rodoviária
200 bols - passagem la paz - santa cruz
2 bols - bus até teleférico
6 bols - teleférico ida e volta
20 bols - fone de ouvido que estragou em 1 mês
18 bols - táxi até mirador killi killi
10 bols - táxi até centro
43,5 bols -compras no supermercado 
 
TOTAL: 763 bols
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 2 semanas depois...
  • 5 meses depois...
  • Membros

Ei Natalia,

Acompanhei seu relato com muita atenção e interesse.  Já fui em alguns lugares que vc foi, e outros estão na minha lista, como por exemplo a La Paz. Quando cheguei a sua útil postagem, foi mais ou menos um susto: "e o downhill"? Ficou aquele gosto de "quero mais". Espero que esteja tudo bem com você e que, quando vc tiver tempo, acabe de narrar suas aventuras.

Christian

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Oi Nath. tudo bem?

Cara, tô amarradão nesse relato, que demais. Parabéns pela viagem e pelo relato que está excelente.

Não estou conseguindo baixar a planilha, não sei se você tirou ou o site deu problema, poderia upar ela de novo por favor, ou enviar por email, pois estou querendo ir em 2020 e será de muita ajuda. :D

Desde já agradeço e parabéns novamente pela aventura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...