Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

A Trilha Transcarioca

 

Inicialmente idealizada pelo diplomata Pedro Cunha e Menezes em seu livro “Todos os Passo de Um Sonho” (2000), a ideia da trilha Transcarioca foi a de implantar no Brasil um circuito de caminhos naturais  de longo curso e sinalizado.

 

Inspirado em casos de sucesso internacionais, como a Appalachian Trail (E.U.A), Huella Andina (Argentina), Hoerikwaggo Trail (África do Sul) e Te Araroa Trail ( Nova Zelândia),  a ideia era criar um longo percurso de trilhas sinalizadas que interligasse as áreas de proteção natural do Município do Rio de Janeiro, estimulando deste modo a visitação à estes parques.

 

Depois de alguns avanços e muitos retrocessos, a Trilha Transcarioca finalmente saiu do papel e foi implantada e inaugurada em fevereiro de 2017.

 

Com 180 Km. de trilhas sinalizadas pelo trabalho de centenas de voluntários, o circuito atravessa grandes áreas de preservação ambiental do Rio de Janeiro, tais como:

 914043454_Transcariocacompleta.thumb.jpg.ba9903b93048db0d2548077771006547.jpg

  •        Parque Municipal de Grumari
  •        Parque Estadual da Pedra Branca (Maior Floresta Urbana do Mundo)
  •        Parque Nacional da Tijuca
  •        Parque Municipal da Catacumba
  •        Parque Natural Paisagem Carioca
  •        Monumento Natural do Pão de Açúcar

 

Hoje o circuito é uma das grandes atrações e programas dos cariocas amantes de Hiking e Trekking.

 

É ideal para quem mora numa grande cidade e não deseja realizar uma grande viagem para completar um grande circuito de trekking.

 

Ele pode ser completado de uma só vez só ou aos poucos, como eu fiz, dando um intervalo de descanso de alguns dias entre um trecho e outro.

 

Também pode ser feito no sentido Guaratiba – Urca ou no contrário.  Os intrépidos excursionistas que completam o percurso no primeiro sentido são conhecidos como Guarurcas, enquanto os segundos atendem pelo apelido de Urcibas.

 

Comecei minha empreitada logo depois da inauguração da supertrilha, e relato todos os detalhes desta aventura no meu blog Saga Transcarioca.

 

 Vou resumir aqui um pouquinho da aventura e todos seus principais atrativos.

 

Percorri a trilha em 23 etapas, fazendo uma adaptação pessoal no roteiro recomendado pela organizadora do circuito, de modo que não deixasse de lado as badaladas Pedras da Gávea e Bonita.

 

            Já no primeiro dia da aventura, visitei uma das maiores atrações naturais do Rio: a famosa Pedra do Telégrafo, que passou a ser bem procurada depois que passaram a circular nas redes sociais fotos de aventureiros pendurados na ponta da pedra que se projeta sobre o abismo.

 IMG_3753.thumb.JPG.6fa8b34b1fe33be34f1b72baca652a49.JPG

            Mas a sensação de perigo, não passa de uma ilusão de ótica, já que a base da pedra está situada poucos metros abaixo, e uma queda dali não causa mais do que alguns arranhões.

 

            Nos finais de semana, chega a se formar até uma fila de trilheiros que buscam tirar fotos ali em posições criativas.

 

            Ainda no primeiro dia, visitei as belíssimas praias selvagens que são avistadas do alto da pedra, como as praias do Perigoso, do Meio, Funda e do Inferno.

 

            No segundo dia, iniciei a caminhada na Praia de Grumari e retomei a caminhada feita pelos piratas franceses que desemcarcaram ali no longínquo ano de 1710 e adentraram a mata, para sair na Baixada de Jacarepaguá e atacar a cidade do Rio pela retaguarda.

No dia 3, começo a adentrar o coração do Maior Parque Natural Urbano do Mundo, percorrendo o sobe e desce da selvagem Serra Geral de Guaratiba.

 

O quarto dia é reservado para mais alguns mirantes e a visitação da zona rural de Campo Grande.

O alto do Mangalarga com sua vista magnífica é atingido no dia 5 e o Pico da Pedra Branca, que é o mais alto do Rio com 1021 mts. é conquistado no dia 6.

 

            O sétimo dia é um dos mais intensos com a visita à duas das maiores atrações da Transacarioca, o belíssimo Açude do Camorim e a Pedra do Quilombo.

 

            O dia seguinte é o mais cansativo de todos, pois uma subida extenuante e feita debaixo de Sol durante boa parte do tempo, é o que espera o excursionista que deseja atingir a Pedra do Ponto, que tem uma visão ímpar do Município.

 IMG_3433.thumb.JPG.6da5fac0a8436bba544773deaffa427a.JPG

            Altitudes baixas e caminhadas leves com poucas sombras prevalecem nos dias 9 e 10.

 

            Deixei o pouco conhecido Parque da Pedra Branca, para adentrar a famosa Floresta da Tijuca pelos fundos no dia 11.  Atravessa-se um vale muito selvagem com belas cachoeiras até se atingir os cumes de alguns dos picos mais altos do Parque como o Andaraí  Maior, o Tijuca-Mirim e o Tijuca.

 IMG_0076.thumb.JPG.536351687745b6cf925ff43c2d133cad.JPG

            Grandes altitudes são a norma também do dia seguinte, quando visitei pelo menos quatro grandes picos: o da Coruja, do Papagaio, do Cocanha e da Taquara.

 

            O roteiro oficial recomenda que a partir daí se atravesse para a Serra da Carioca do outro lado do parque, mas resolvi fazer um looping completo para conquistar as Pedras do Conde, da Caixa e do Anhanguera e visitar a Cachoeira das Almas, o circuito das Grutas, as ruínas do Humaitá, a Fazenda, o Alto do Cruzeiro, o Museu do Açude e o Mirante da Cascatinha, não deixando de fora nenhuma grande atração da floresta.

 

            Assim me senti satisfeito o suficiente para atravessar o vale e visitar alguns dos mirantes mais espetaculares de todo o circuito como o da Freira e do Morro Queimado.

IMG_0274.thumb.JPG.6b7caea2c466044fd5721487fc40eeab.JPG

            Descendo deste morro, resolvi fazer mais um desvio para visitar as  Pedras da Gávea e Bonita. No meio do caminho passei pelas imponentes ruínas da Fazenda Van Moke, que foi uma das maiores produtoras de café do Brasil, durante o século XIX.

 

            A Pedra Bonita, que é um dos morros mais visitados do Rio, foi conquistada no dia 16 e a imponente e misteriosa Pedra da Gávea no dia 17. Por ser a trilha mais difícil, e pela vista incrível que proporciona, a conquista da Gávea, representa um dos momentos culminantes da Transcarioca.

 IMG_0386.thumb.JPG.fc66bfc64ad5b7de496801274527c395.JPG

            No dia 18 volto para a rampa de voo livre da Pedra Bonita e de lá inicio uma árdua caminhada em mata muito fechada, passando por trilhas de traçado muito indefinido que interligam os Picos da Agulhinha, Morro do Cochrane e Ponta das Andorinhas.

 

            No final do dia reencontro com o traçado oficial da Transcarioca, saindo logo adiante na famosa Vista Chinesa.  E de lá pego uma trilha que sai no Solar da Imperatriz no bairro do Jardim Botânico.

           

            Lá retomo a caminhada no dia 19, que reservado para o banho nas várias cachoeiras do Horto, como as do Jequitibá, do Chuveiro e da Gruta.

 

            Começo o dia seguinte com o banho em mais uma cachoeira: a dos Primatas, mas a atração principal do dia, também é a principal de todo o circuito: o topo do Corcovado, que é alcançado depois de vencida trilha bem sinuosa e cansativa.

 IMG_0919.thumb.JPG.f6f7d2d158ba354d4e683fc2d8f89406.JPG

            A vista única do alto do Cristo, justifica o título de ponto turístico mais visitado do Brasil.

 

            Do alto do Corcovado vislumbro minhas próximas e últimas metas: os morrinhos de Sacopã, São João e Babilônia, que os destinos dos dias 22 e 23.

 

            Suas baixas altitudes não apequenam em nada as visões grandiosas e inusitadas que proporcionam de Botafogo e de Copacabana.

 IMG_1013.thumb.JPG.77fdf328d6543862a460e1af5fdbf613.JPG

            A Transcarioca é finalizada com a fácil subida do Morro da Urca, seguida da descida até a praça de fundação da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.

 

            Nenhum lugar seria mais apropriado para terminar esta épica jornada de 23 dias, e que ficará para sempre na memória.

 

           

 

 

           

 

 

 

 

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Silnei featured this tópico
  • 4 meses depois...
  • Membros

Nossa muito legal, estava fazendo com um grupo de trilhas uma vez por mês mas paramos no 7 trecho, espero um dia completar a travessia da trilha Transcarioca inteira🙂. Tenho vídeo dos trechos percorridos no meu canal do youtube Conhecer Desfrutar e Ser Feliz. 🧗‍♀️🎥

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...