Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Gvogetta,

 

Muito, mas muito obrigado mesmo pela resposta!

 

Um detalhe.... decidi a um mes atraz r por NAO comprar um novo saco de dormir, apesar de minha namorada ter chego a menos de um mes dos EUA... sua resposta me deixou ainda mais feliz com minha decisao.

 

Meu entendimento é que saco de plumas de ganso, pelo que pesquisei MUITO, em diversos sites gringos, custam cerca de 300% mais que o sintético, e o sintetico pesam cerca de 100% mais.... e é MUITO sensivel a humidade, podendo deixar voce na mao em um vacilo mínimo.....

 

O que eu quero dizer, é que por melhor que seja as condiçoes, barraca, etc.... bom, voce pode estar bebendo um chá antes de dormir e a caneca entornar! Em um sintético voce xinga, perde um pouco de temperatura mas ele ainda te aqueçe.... em um pena de ganso vc simplesmente esta condenado não só nesta noite, mas pelas próximas noites a passar frio!

 

Portanto, um saco que tenho, o Marmott Tressless 0F..... pesa 2,5kg e não custa mais que US 150...... seu equivalente em plumas pesaria 1,3kg a menos e custaria não menos que US 300..... com a difereça que as plumas podem me deixar encrencado....

 

Perae....mais caro e apenas 1,5kg de vantagem....e pode te deixar encrencado?

 

Para Patagonia, Brazil , Peru, enfim, circuitos de baixa montanha etc.... pra que usar plumas????

Entendo casos como Everest, Aconcagua, K2, etc.... que um kg faz MUITA diferença devido a altitude..... pra que usar plumas????

 

Pego por exemplo o comentário do Blueseye....descordo do saco para TDP, porque lá chove pra burro, vc cruza rios, etc.... para "economizar 1kg e gastar US 100 a mais".... acho mais válido o trekker optar por comprar a comida nos refúgios invés de carregar toda a comida. Gasta-se mais com comida sim senhor, mas carregar comida para 7 dias significa carregar 5 kg a mais.... enquanto que o meu saco sintetico para -5C pesa menos de 2kg.... se fosse pluma de ganso pesaria 1kg...

 

BOm.... ja enchi a todos com minha opnião, obrigado pela informação da sensibilidade das plumas.... é bem pior do que pensava! :) viva o sintético!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Rlciq,

 

 

É por aí mesmo. Compartilho da mesma opinião que você externou. Existem situações e situações. Entendo que para a maioria delas, vale a pena carregar um pouco mais de peso e usar o sintético, mais rústico e garantido. Pluma mesmo acho que é coisa para alta montanha.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Completando não durmo em barraca sozinho sem chuva há mais de 10 anos... So bivaco... E em qualquer condição de frio, vento e altitude... Nunca tive problema algum com sacos de pena... O problema e quando pena chuva forte e ele molha ainda na mochila... Mas para isso transporto o meu em um saco estanque compressivel e resolve tudo.

 

Pessoalmente não compro nenhum saco sintético no Brasil... NENHUM!!! Quantas lojas vcs iram guardando os sacos descomprimidos e da forma correta? NENHUMA! Igual aos distribuidores e isso destrói a fibra...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

thomasb

 

Fiz o Circuito completo TDP em janeiro desse ano com um Deuter Orbit 0° e foi tranquilo. Como vc irá em março que é mais frio penso que o Orbit -5° te protege bem e qualquer coisa vá vestindo as roupas que tem. Ano passado na Travessia Urubici-Bom Jardim em SC pegamos -11° e eu estava com o Orbit 0°. Vesti todas as roupas que eu levei e dormi legal.

 

Abraço e boas trips!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Bons sacos de pena ja tem proteção e hidrofugaçao para neblina, garotas finas. E os mais modernos ja possuem penas hidrofugadas.

Uso mais pena de ganso 800 cuin sem medo...

 

Mas é isso que não peguei Bulleye!

 

Ter um tecido que ISOLA a água e não permitir que o saco molhe em uma garoa, eu entendo! Vc poe um saco bivaque por cima de tudo e vc esta isolado da chuva!

Aqui nos fds tbm uso apenas saco bivaque.... mas depende da noite, quando acordo de manhã há sim humidade dentro do saco bivaque, as vezes há até flocos de gelo cobrindo o saco...

Creio que:

- Eu transpiro, como todos!

- O vapor de agua atravessa o tecido interno do saco;

- Atravessa a fibra sintética;

- Atravessa o tecido externo;

- Atravessa aos poucos o goretex do saco bivaque...mas

- Parte da humidade acaba parando no tecido hipermeavel do saco bivaque

- O vento bate no exterior e congela o vapor entre o saco bivaque e o saco de dormir.

 

Enfim, o que quero dizer com todo o discurso de percurso do vapor é que.... em algum momento, o vapor da transpiração passa pelas penas! Se o tecido exterior é a prova da agua as penas poderiam molhar!

Outra, não entra garoa pelo rosto (há um buraco aberto onde enfiamos a cabeça!)???? Não é perigoso, entrar e empoçar internamente e molhar as penas?

 

Uso um saco da MSR, ele cobre a cabeça (claustrofóbico!). Uso um bastão de trekking para "levantar" e formar uma area de respiração, assim não molha por dentro e ainda permite respirar ar puro.

http://www.backpacker.com/may_09_gear_review_msr_ebivy/gear/13078

 

Agora, eu acho MUITA sacanagem sua, divulgar essas bivacadas com garoa só agora que eu não posso mais comprar tão cedo e que o dolar ja ta quase batendo 2,50!

 

Finalmente.... o que é "penas hidrofugadas"? Como identifico isso em um saco?

 

E finalmente, NUNCA molhou em 10 anos.... mas e SE molhar, em pleno circuito de sei la, 5 dias.... sua próxima noite será inesquecivel, ou é possível secar com um bom dia vento e sol?? O quão difícil é a secagem?

 

Pessoalmente não compro nenhum saco sintético no Brasil... NENHUM!!! Quantas lojas vcs iram guardando os sacos descomprimidos e da forma correta? NENHUMA! Igual aos distribuidores e isso destrói a fibra...

 

Infelizmente..... a cultura do pais é não acampe.... como espera ter lojas boas e especializadas no assunto?

Mas vms falar o que é.... se eu quiser ir pro Itatiaia... tenho que ir primeiro para Miami?.... Claro, vc vai uma vez para o Chile, ou qqer outro lugar e compra tudo... mas vms supor que roubam seu carro, sei la... vai ter que ir pra fora para comprar tudo de novo? E quem ta começando? Dificil a vida né? Brasileiro que quer acampar e ter bom equipamento sofre.... !

 

Essa discução deveria ter ocorrido a 2 meses atráz... talvez eu tivesse comprado outro saco...ganhou ponto, mas ainda não me convenceu 100% blueseye...! ::hahaha::

 

Quanto ao perigo de molhar na mochila, isso não é motivo para medo, nem é preciso usar um caro e pesado saco estanque! "Plastico de supermercado" Já atende! veja:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ummmm acho que identifiquei uma falha aí... Voce ta usando sempre o saco de bivak? Se usa isso e um problema... Ele foi criado para ser usado somente em chuvas... Ele tem MUITO mais condensação que uma barraca... E naomtem goretex que agüente ela...

 

A técnica correta e dormir direto como eu fiz... Aí não condensa nada!! O vapor passa lentamente sem condensar no máximo amanhece com uma camada de geada ou neve no saco... Ja aconteceu comigo... Aí logo que acorda bate o saco e ela se dissipa.

 

Pena hidrofugada e a ultima inovação em sacos de dormir e promete meiomque revolucionar os sacos de dormir nos proximosmaos assim que a tecnologia for melhor dominada. Consiste em um banho químico nas plumas e penugens e criam uma camada que repele a água como as fibras sintéticas porém mantém o poder de isolamento térmico da pluma, ou seja seria. Melhor dos dois mundos, resistência a água e aquecimento molhado do sintético e peso leve, duraao e compressibilidade da pena.

 

E tive sorte e peguei uma puta "promoção" na compra deste saco, meu terceiro em pluma, ele ja e dessa geração. Pesa 1,2kg para conforto menos 18 extremo de menos 32.

 

Sobre equipamentos e verdade eu faço trekking há 20 anos e aos poucos fui selecionando melhor o equipamento e José estou tentado fazer um kit ultralight para travessias de 4 dias com 8 a 9 kg... Ta foda... Mas ainda consigo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Ummmm acho que identifiquei uma falha aí.(...)

 

Possível! Uso o saco por padrão porque ele corta o vento e o orvalho...

Na próxima vou experimentar o uso de um toldo (tarp). Mas como não existe um leve e bom aqui no Brasil.... vou fazer experiencia com aquelas lonas pretas leves de construção!

 

Sobre equipamentos e verdade eu faço trekking há 20 anos e aos poucos fui selecionando melhor o equipamento e José estou tentado fazer um kit ultralight para travessias de 4 dias com 8 a 9 kg... Ta foda... Mas ainda consigo...

 

Olha, não sei o que voce esta contando nesses 8/9kg....mas meu "peso seco" é de 6 a 8 kg...

 

1,0kg Mochila Golite Jam http://www.golite.com/Jam-70L-Pack-Unisex-P46813.aspx

1,8kg Saco sintético 20F sierra desing

1,5kg blusas diversas da decatholn

1,0kg Panelinha aluminio, fogareiro, remedios e coisas diversas

..... e quando o clima necessita.... 2kg barraca (nepal).

 

De resto é comida+agua....... meu problema mesmo é o equipamento fotografico (4kg.....)

Deixo a propaganda da mochila, pq ela é realmente boa e ultralight... o tecido possui resistencia a chuva, não entra agua, e é bem leve.

 

O saco de pluma, realmente, tiraria peso do meu conjunto. Vou guardar a sugestão, principalmente por essa nova tecnologia, vamos dar uns 2 anos mais, até meu saco atual "ir pro saco". No futuro será útil. Valeu a dica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Possível é... Do mesmo modo que fazíamos trilha do ouro com fogareiro yanez de cartucho, barraca trilhas e rumos de 4kg, levávamos cobertor, cantil de alumínio e mochila vidigal... Mas depois a técnica e experiência mostra outras coisas...

 

Vento para mim não e problema pois o náilon do saco de dormir e barreira suficiente, o orvalho a questão e o ponto de orvalho o dew point, quando se esta abaixo do dew point qualquer superfície vai criar orvalho. Seja tarpa ou barraca. O que ocorre e as barracas mudam o microclima interno fazendo com que dificilmente isto ocorra no saco de dormir mas ainda ocorre na parede da barraca a dita e famosa condensação, por ter uma área muito maior e menos problemática que sacos de bivac fechados ou abertos. Ja as tampas não mudam o dew point assim o orvalho q ocorreria ocorrera do mesmo modo com ou sem a tarpa.

 

Depois de 2 anos usando tampas abandonei por completo. Simplesmente não vale a pena, não ajudam no orvalho, tem péssima sustentação quando comparadas a qualquer barraca, montagem lenta e prejudicada em chuvas, quando chove não protege do vento de forma adequada e não protege da água que escorre pelo chão. E quando se leva um foot print para isso fica mais pesada que uma barraca ultra light... Tentei muito mas desisti.

 

Meu gol e:

 

Mochila jam a minha pesou 900g

Barraca (ainda falta) 1000g

Saco de dormir. 1200g

Fogareiro jetboil sol (fog+panela+gás+talher alloy). 480g

Isolante big agnes 440g

Osprey hydraulics rígido exelente p mochilas sem sustentação 270g

Gps e radio Rino 650. 350g

Calça solo xpower. 220g

Calca nort face hard shell light full zíper. 320g

2 camisetas sintéticas. 300g

Segunda pele smartwool 150g

Fleece nort face TKA 100. 280g

Hardshell nort face. 360g

Par de meia e linner 150g

Saco estanque. 60g

Saco de compressão estanque 110g

Prato delta boil. 120g

Manta térmica de emergência. 60g

Kit primeiro socorros repelente e higiene. 250g

8 saches gel energético 260g

3 kit comida liofilizada. 650g

Amendoim, chocolate, passas. 250g

Água. 1000g

 

Total. 9180g

 

Ou seja para uma travessia de 4 dias em total autonomia sem muitos extras, comida na medida certa, roupa nada de especial ja passa de 9kg...

 

Sem maquina fotográfica nem nada...

 

Ja fez esses cálculos ou pesou a mochila?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
(...)

Ou seja para uma travessia de 4 dias em total autonomia sem muitos extras, comida na medida certa, roupa nada de especial ja passa de 9kg...

Sem maquina fotográfica nem nada...

Ja fez esses cálculos ou pesou a mochila?

 

Sempre peso.... a balança ta aqui, eu prefiro pesar a mochila do que ME pesar....rs

 

 

Jogando ela AGORA deu 5kg... claro, ta sem máquina, sem a blusa flecee, sem agua, sem comida, sem barraca, mas com o saco bivaque...

fico pensando que o uso de um saco com plumas abaixaria em 0,9kg... (1, vai tirando o saco bivaque)...... uma mochila com 4kg ja ta parecendo até piada...

mas só saio com essa configuraçao para s bivaques de fds. Para as longas, tipo patagonia, levo mais coisas, claro.

 

 

para completar seu kit, a barraca podia ser a imogene de apenas 1kg..... ou um tarp de 0,7kg ou um poncho tarp de 0,2kg

http://www.golite.com/Imogene-UL2-Tent-P47000.aspx

http://www.golite.com/Shangri-La-2-Tarp-P47002.aspx

http://www.golite.com/Poncho-Tarp-P885.aspx

 

fica de sugestão! []s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...