Ir para conteúdo

Serra do Mar: Paranapiacaba e Estrada Velha de Santos - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros

Trilhas na Serra do Mar via Paranapiacaba

 

Além da bela Vila "Inglesa" de Paranapiacaba, este local dispõe de inumeras Trilhas, Mirantes, Rios e é claro Cachoeiras. As Trilhas mais conhecidas na região e a Trilha da Pedra Lisa e a do Poço das Moças, locais de rara beleza, porém há muito mais.

 

Comecei minhas aventuras pela região em 1980, e desde então não parei mais, sempre há novidades novos caminhos, muita história.

 

E o que é melhor, sempre e possível armar nossas barracas.

 

Havendo interesse, estou a disposição para aprofundarmos no assunto, e com certeza vcs vão descobrir um ótimo local para Caminhadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 93
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros

Roberto , tbm frequento muito essa região e ha muito tempo , mas a bandidagem de Parapiacaba andou afastando o pessoal .

Qdo vou pra Paranapiacaba , vou com pouco dinheiro , docum. e levo lanche de trilha .

Andei por lá domingo antes do carnaval e vi umas viaturas rondando Taquarussu . Ando mais entre Quatinga e Taiassupeba que tem mata mais fechada e nunca vi ninguém suspeito por ali ...

 

[]s...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Prezado Eduvelo

 

Este assunto não é bem o foco, é eu não tinham intenção em abordá-lo, mas alguns comentários são importantes e sempre chegam na hora certa.

 

Para todos nos, amantes de atividades ligadas à natureza, e muito triste constatar que as ações da bandidagem tenham ultrapassado as fronteiras dos centros urbanos e chegado ao agreste.

 

Com isso desenvolvemos novos costumes, como vc falou, em prol de nossa "defesa", porém, não podemos abandonar os bons e velhos costumes, como exemplo a cordialidade, solidariedade, etc.

 

E muito confortador cruzar com outros grupos, Trekkings, Motoqueiros, Jipeiros, Bikers, etc e ser cumprimentado, e saber que em caso de alguma necessidade, estes estão prontos para ajudar, muitas vezes desviando de seus principais objetivos, espírito este praticamente extinto nas cidades, onde não confiamos em ninguém, sempre esperamos alguma hostilidade.

 

Infelizmente, assaltos vêm ocorrendo em vários points, devemos acreditar que ações para diminuir estas ocorrências venham sendo tomadas, o fato de vc ter encontrado viaturas em ronda nas trilhas e um excelente sinal.

 

Paranapiacaba vem passando por mudanças, acredito que a pior fase no sentido de assaltos em trilhas já tenha passado, hoje a estrutura local e melhor em vários aspectos e num futuro muito próximo, esta relação de Paranapiacaba com assaltos será completamente apagada.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Roberto ,sei o qto é chato esse tema , mas é o tema do momento , qdo vamos fazer alguma trilha a pergunta que vem primeiro é - será que esse lugar é seguro ??

Realmente desde novembro , qdo fizeraam a limpa num pessoal na cachoeira que tem após Paranapiacaba descendo pra esq. , não ouvi mais nada de anormal , acho que melhorou um pouco a segurança .

Mas já faz uns 2 anos que não paro mais no centrinho , só paro pra pegar água e caio fora o mais rápido possível ...

 

[]s ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros

Salve Robertolima

 

Cara, lega, faz um tempo que quero ir acampar em Paranapiacaba, só que não sei nem como chegar já que de CPTM não dá mais; também não faço idéia de como me localizar lá chegando...se puder me dar alguma dica agradeço.

 

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

A mensagem que escrevi antes dessa deve ser deletada pelo administrador por conta de algus problemas de formatação - a acentuação mais precisamente.

 

Assim deixo apenas o link para a repotagem sobre o assassinato em um das trilhas de Paranapiacaba:

 

Intolerância. Essa foi a razão que levou ao assassinato do estudante Rodrigo Monteiro Sakavicius, 23 anos, morto no distrito de Paranapiacaba, em 29 de agosto.

 

http://www.thecauldronbrasil.com.br/article/view/379/1/84

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

E aí pessoal.

 

Existe um outro passeio muito legal.

É conhecido como Caminhos do Mar - Pólo Ecoturístico.

 

Ele se inicia próximo do inicio da descida da Estrada Velha de Santos.

 

É feito somente a pé pelo leito da antiga estrada Velha de Santos, num percurso de 8 Km e duração de aproximadamente 4 horas e 30 minutos. O retorno é feito em ônibus exclusivo.

 

Para o passeio são formados grupos de 20 pessoas, que farão o percurso acompanhados de monitores.

 

O passeio tem início no km 42 da estrada velha de Santos e termina em Cubatão. As pessoas devem chegar ao portal do Pólo entre 8h30 e 10h00 para formação dos grupos e início do passeio.

O Pólo está aberto de terça a domingo, inclusive feriados, a partir das 8h30.

 

Existem seis monumentos históricos no Parque Estadual da Serra do Mar, que datam de 1922:

- Monumento do Pico

- Pouso Paranapiacaba

- Ruínas

- Pouso Circular

- Rancho da Maioridade

- Padrão do Lorena

 

 

Para agendamento:

De terça a domingo das 8:30 às 16:30

(13) 3372-3307 ou (13) 3372-4114

Fax: (13) 3372-8452

E para visitas à Usina Henry Borden

(13) 3372-3384 ramal 229

 

 

Já fiz esse passeio e vale a pena.

 

Abcs.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...
  • Membros de Honra

Estrada no meio da mata

 

No meio da Mata Atlantica, com varias cachoeiras e o som das aves e animais bem proximos. E ainda por cima, com uma estrada transitavel em qualquer epoca.

Assim é a estrada Intermediaria, construida pela Petrobras entre Caraguatatuba e Salesopolis. A obra foi necessaria, para a construção e manutenção da tubulação de petroleo que vai de São Sebastiao para as refinarias do Vale do Paraiba e Paulinia.

Sao cerca de 30 km de estrada municipal, saindo de Salesopolis, mais 50km feitos pela empresa para descer a serra. Este trecho todo tem a pista de rolamento feita de concreto, proporcionando deslocamento mais facil. Mesmo assim o percurso todo, contando as paradas obrigatorias para apreciar as belezas da Mata Atlantica, pode lever ate cinco horas de aventura.

É preciso ir de carro alto e de boa potencia. Deve-se escolher um dia de sol, se nao a baleza some na neblina. Leve ainda um lanche, agua potavel e repelentes, pois pelo caminho, quase com certeza, vai estar so voce. Quando entrar em alguma cachoeira nao abuse, pois as pedras sao escorregadias.

A propria Estrada Intermediaria tambem tem um projeto para se transformar na Rodovia do Sol, mas nao saiu ainda do papel por problemas ecologicos.

 

O caminho - Sua viagem começa em Salesopolis. Saindo pela estrada das Pitas siga por 15km e entre a direita, na indicação do Parque Bascente do Tietê. Antes de entrar, rode mais 1km e chegue ate a Cachoeira do Ze Bi, local que merece uma visita. Ali tem restaurante funcionando nos finais de semana. Voltando para a estrada, logo adiante outro recanto para os apreciadores da boa comida, um restaurante tipico serve a Costela no Bafo.

Com 20km voce chega a nascente do Tiete. Aproveite para conhecer o lugar, importante na historia de Sao Paulo. Rode mais tres pra sair da estrada original para a Serra. Cascalhada, mas dirija com cuidado.

Com mais de 10km - Alto da Serra. Bonita vista do Vale do Sao Lourenço. Inicio do Parque Estadual da Serra do Mar. Inicio do trecho da estrada que é conservada pela Petrobras. Voce vai começar a ver imensas tubulacoes de petroleo. A partir de 38km, varias cachoeiras à beira da estrada, com locais para lanche.

No km 48 o encontro dos Rios Verde e Novo. Local para parada. Do lado de baixo, rio manso e limpo para banho. Junto a ponte, uma cachoeira para banho, mas perigosa, devido as pedras. No km 63 - Travessia do Rio Verde, com local pra banho. No km 64, onde aparecem os viadutos abandonados de um antigo projeto da Rio-Santos começa a baixada, terminando no Bairro do Porto Novo, em Caraguatatuba.

 

Fonte: Guia Valemar 2004

 

Alguem ja fez esse caminho ou tem alguma dica?? Da pra ir com uma Parati???

 

[]'s!!

 

Ps - Editores, fiquei em duvida se postava no topico de Salesopolis-Boiçucanga ou abria um novo topico. Resolvi abrir, mas se tiver no lugar errado, eh soh avisar q eu apago esse e posto la.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

É a famosa "Estrada da Petrobrás", muito procurada por jipeiros e off-roaders em geral... se procurar na net (google) deve achar várias fotos sobre essa trilha.

 

Pelo que sei, é uma trilha relativamente fácil (pra 4x4), pra carro "comum" não sei não, acho que é furada. Se eu descobrir algo mais concreto, te falo... ah, o Fernando Abdalla, participante aqui do Mochileiros deve saber mais sobre essa trilha!

 

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...