Ir para conteúdo

O Roteiro Peru/Bolívia é possível (barato)?


Posts Recomendados

  • Membros

Galera, eu venho planejando uma viagem há um ano pra fazer em abril de 2020. Quero passar no Salar e Machu Pichu principalmente, mas quero ir em outras cidades nesse caminho. Até então eu tava pensando em ir por terra pela Bolívia via Corumbá, mas percebi que sai um pouco caro ter que ir e depois descer pela Bolívia novamente. 

Portanto, to pesquisando promoções aéreas pra Cusco pra começar o mochilão lá! E aí ir descendo até o Salar e depois volto por terra pro Br.

 

Vocês acham isso uma boa ideia ? Cusco é uma cidade massa pra começar pela primeira vez sozinho um mochilão ?? 

 

Aceito recomendações !! 

Vlw galera !

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@Iago Nunes brother eu acho que pra Cusco voce dificilmente irá encontrar passagens mais em conta. Procurando para Lima ou La Paz provavelmente terá mais opçoes. Caso encontre algum preço bom para Lima voce pode ir descendo até a Bolivia e aproveitando as atraçoes que têm pelo caminho.

E sobre sua dúvida sobre começar ou nao por Cusco a resposta é SIM! Lá é uma cidade que tem vários coisas pra voce ver/fazer, e nao somente lá seria um bom começo, qualquer lugar que voce queira ir com um bom planejamento conseguirá aproveitar muito.

Boa sorte!

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

O grande problema é que uma passagem de avião só de ida costuma custar mais caro do que uma passagem de ida e volta.

Pegando umas datas aleatórias em Abril/2020 na Latam:

- Ida e volta SP x Cusco: R$ 1.374,9

- Ida e volta SP x Lima: R$ 1.466,02

- Ida e volta SP x La Paz: R$ 3.752,73

- Só ida SP x Cusco: R$ 2.786,55

- Só ida SP x Lima: R$ 2.721,42

- Só volta Cusco x SP: R$ 3.980,41

- Só volta Lima x SP: R$ 4.053,82

- Só volta La Paz x SP: R$ 4.030,02

- Múltiplos destinos (Várias cidades): SP x Cusco - La Paz x SP: R$ 1.442,76

- Múltiplos destinos (Várias cidades): SP x Calama / San Pedro de Atacama (Chile) - Cusco x SP: R$ 1.458,08

 

Ou seja, comprar só ida de avião e depois ir voltando por terra, ou ao contrário, ir por terra e voltar de avião, é a pior coisa que você poderia escolher, irá custar muito mais caro!

Compre passagens "Múltiplos destinos", opção "Voo para mais de um destino?" no site da Latam, chegando por Cusco e voltando por La Paz, será muito mais barato do que fazer por terra.

Com o tempo e dinheiro que você gastaria para ir ou voltar por terra da Bolívia, dá até para pensar em incluir San Pedro de Atacama na viagem, começando por Calama no Chile, depois seguir de ônibus até San Pedro de Atacama, Uyuni, La Paz,  Puno, e terminando em Cusco, de onde voltaria ao Brasil.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Combinando avião e ônibus:

- avião SP X Cusco - La Paz - SP: R$ 1.442
- ônibus Cuscos x Puno: R$ 100

- ônibus Puno x La Paz: R$ 100 
- ônibus La Paz x Uyuni: R$ 100
- ônibus Uyuni x La Paz: R$ 100

- Total avião + ônibus: R$ 1.842

Tudo de ônibus:

- SP x Corumba: R$ 200
- Puerto Quijarro x Santa Cruz de la Siera - Santa Cruz Uyuni: R$ 300
 -Uyuni x La Paz : R$ 100
- La Paz x Puno: R$ 100
- Puno x Cusco: R$ 100
- Cusco x SP: R$ 700

Total ônibus: R$ 1.500

Olhando assim de cara, fazer tudo de ônibus seria R$ 350 mais barato, mas você estaria esquecendo que você vai ter que comer na estrada.

Por exemplo só de SP até Corumbá são 21 horas de viagem, e você vai precisa fazer 3 refeições a beira da estrada, na volta de cusco até SP são quase 5 dias de estrada, e um monte de refeições na beira da estrada!

E na ida a Uyuni, teria que fazer conexão em Corumba/Puerto Quijarro e em Santa Cruz, por que acho que não teria ônibus direto, e dificilmente os horários dos ônibus encaixam, o que geralmente significa um pernoite ou uma longa espera em Corumba e Santa Cruz, com com você gastando com alimentação, hospedagem, etc..

Eu aposto que o que gastaria com comida neste  7 ou 8 dias de busão para  ir e voltar da Bolívia / Peru daria mais que estes R$ 350 que você economizaria indo de ônibus.

 

Mas independente da opção escolhida, só passagens lhe consumiriam uns R$ 1.800, sobrando menos de R$ 700 para todo o resto, e om este orçamento, esqueça Cusco!

Só o trem para ir e voltar de Cusco até Machu Picchu vai lhe custar uns R$ 500 a R$ 600, o ingresso para Machu Picchu outros R$ 100, totalizando uns R$ 600 a R$ 700 só para ir ver Machu Picchu.

Ou seja, só passagens e Machu Picchu já consumiria todo o seu dinheiro, e você ainda teria que pagar hospedagem, alimentação, passeios, etc...

Com um orçamento limitado destes, se for pagar por tudo, transporte, alimentação, hospedagem, passeios, dá para ir no máximo até a Bolívia sem passar aperto ou necessidade durante a viagem. 

Para você conseguir fazer mais que Bolívia com um orçamento destes, já teria que começar a pensar em modos alternativos de viajar, como por exemplo viajar pedindo carona, tentar algum couchsurfing para não pagar hospedagem, fazer alguns bicos durante a viagem para conseguir alguns trocados, etc...

Mas não é todo mundo que está disposto a encarrar uma viagem pedindo carona e fazendo bicos, e coachsurfing são é sempre que dá certo de você achar um lugar para dormir, e ai precisa ter dinheiro para pagar um hostel se você não quiser dormir na rua... 

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

@Iago Nunes Você ainda é muito jovem. Se prepare mais um pouco financeiramente, e daqui um tempo retome esse projeto. 

As coisas ainda podem dar errado,  estará numa região de alta altitude, se precisar de algum atendimento médico mais especializado estará em maus lençóis. 

Viajar para não aproveitar a viagem é perda de tempo.

Espero ter ajudado 

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@poiuy Nem sei como agradecer, está me ajudando muito ! Realmente fica muito limitado.. A passagem de ida tava pensando em pagar antes fora os 2.000. E pretendo pernoitar pelo menos nas principais cidades da Bolivia como Potosi, La Paz, Sucre e Cochabamba(aqui tenho onde dormir de graça)... Também vou tentar pegar couchsurfing em alguns lugares. 

Realmente fica caro o Machu Pichu :( Mas queria tanto conhecer.. Talvez seja melhor repensar isso.. 

 

Ah, tinha encontrado passagens de Santa Cruz p/ SP por valores inferiores a 800 reais.. Aí, poderia ir de bus e voltar de avião..

 

E ainda tem o seguro saúde né ?! ...

 

Minha ideia de ir pro Peru era só pra conseguir conhecer pelo menos dois países nessa minha viagem. Pois eu sou natural de Fortaleza(bem mais longe) e só devo continuar morando no Sudeste(o que facilita ir pra esses países aqui do lado) até o próximo ano.. :( 

 

Agradeço demais pela sua ajuda e sugestões!  

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Todos estes lugares vão continuar lá por muito tempo, não vão desaparecer ou fechar daqui a 12 meses, então a minha sugestão seria para adiar um pouco esta viagem, adiar ela em 6 meses ou 1 ano não vai ser algo tão grave.

E neste tempo você pode juntar mais alguma grana para conseguir fazer a viagem sem perrengue e curtir e aproveitar bem cada momento e não passar metade do tempo preocupado se você vai ter um teto para dormir ou se vai ter dinheiro para comer amanhã...

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...