Ir para conteúdo

QUANDO A ESTRADA CHAMA: 6300km em 17 DIAS – ARGENTINA, CHILE (ATACAMA) E UMA PITADA DE BOLÍVIA!! VÁ DE CARRO! VÁ AGORA! GASTOS E FOTOS


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Que pena @luizh91

Realmente a região do Geyser Branco é bem bonita. Ele ainda fez uma dinâmica tipo aquelas que se faz em cavernas, de meditação, foi bem legal! E Machuca não tem muito o que fazer além de comer lhama e ir ao banheiro né, rs! Eu só queria ter tido mais tempo para o Vale do Rio Putana, estava lindo e a gente só deu uma paradinha muito rápida! :(

Mas não dá pra ter tudo né, rs!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

DIA 14 - 19 DE JULHO, SEXTA: O dia de começar a voltar!

SPA > SSJ, 475km, 8h

Dia de começar a voltar.

Jura?

Já?

Queria mais! rs

Mas ok, eu tava com sdd do meu banheiro, da minha cama e principalmente, da minha comida, da minha cozinha! Mas estes são detalhes! Embora comida brasileira sempre seja um estímulo a voltar.

Fomos voltando tranquilos e sem pressa, mas querendo chegar em Jujuy lá pelas 17h, a tempo de pegar o fim de uma feira de artesanatos locais que já estava na sua metade final, segundo fiquei sabendo antes de partir.

A Ruta 23, de SPA até a fronteira, tava SUPEEERRR movimentada, bem diferente da ida em que estávamos sozinhos. Passamos uns 150 caminhões cegonheira, sem exagero. Mais muitos outros... kilos e kilos de caminhões! A gente precisava chegar na fronteira antes deles, pelamor, kkkk! Sei lá quem nos disse que estavam a caminho do Paraguay. As placas eram paraguaias acho. Não lembro mais.

Os trâmites da fronteira para sair do Chile foram tranquilos. Chegaram vários ônibus e eles resolveram deixar a gente passar sem revista alguma, rs! Se eu soubesse tinha trazido umas plantas kkkkk! Na fronteira aproveitamos pra abastecer, mas só completamos o tanque, 600 pesos em nafta super.

Curtimos a estrada inteira novamente! RN52 forever! A melhor! Paramos nas Salinas Grandes... tem atividade turística intensa ali! Passeios guiados e tudo, tava lotado... queria ficar mais... mas parecia que precisava de mais tempo. Gastamos 850 pesos com presentinhos e plantinhas, rs!

154.thumb.jpg.56870a68c46a62a4632e07ea5d151c2c.jpg

João montado na lhama de sal, nas Salinas Grandes!

155.thumb.jpg.1bb15b3f7c0a54b22fc1b85dc402d046.jpg

Extração de Sal, Salinas Grandes!

Paramos tb num restaurante muito bom que o Gui paquerou na ida! Chama-se La Pekana! O Gui pediu empanada de Lhama e eu comi só um pedacinho de novoooooo sou péssimaaaaaa! Que delícia de lhaminha! Desculpa. Deos. Tb comemos humitas, que são pamonhas menos boas que as nossas e tomamos refris! Total 610 pesos.

156.thumb.jpg.485f816f092c2173cf6e0aee48dc7ac1.jpg

Restaurante dahora! La Pekana!

157.thumb.jpg.339b0d38c3cd0721b68f375654dabf0b.jpg

Bife de lhaminha!

E enfim seguimos... dando tchau pras lhaminhas e vicunhas do caminho! Cactos e montanhas iam ficando pra trás! E chegamos. Estávamos de volta ao iglu. Fomos passear na feira de artesanato (1465 pesos em regalos, rs), passamos no mercado (995 pesos em vinhos e tranqueiras) e voltamos pra casa! Juntei as mudas que queria levar embora, troquei ideia com a anfitriã... nos recolhemos.

Às 21h toca meu celular (chamada de whatsapp claro). Na tela aparece “Eduardo Champi”. Meu cunhado! Irmão do marido! Casado com uma portuguesa linda que amo, a Maria. “Gui... atende aí, é seu irmão”. O Eduardo, Duda, mora em Portugal desde sempre. Estivemos com ele em 2015 quando turistamos juntos pela Espanha! Ele e a esposa vieram pra cá em 2016. Planejávamos revê-los o quanto antes! Eles deviam estar querendo saber da viagem, certeza...

Mas...

Não era o Duda. Era um estranho. Antonio. Se apresentou como irmão da Maria (minha cunhada). Depois de alguns minutos em que o coração foi acelerando até quase explodir com a reação do Gui ao telefone... a notícia mais maluca: o Duda, com apenas 34 anos, tinha sofrido uma parada cardíaca em casa. Maria estava no trabalho quando tudo aconteceu. Pediu ajuda aos vizinhos... o socorro demorou a chegar... naquele momento o prognóstico era de – horas de vida.

WHATAFUCK estava acontecendo! A gente ficou sem chão... Comassim! Só pode ser trote. Liga de volta pro cara... pede nome do hospital... avisa o sobrinho no Brasil... pede pra ligar pra Portugal... pro hospital... meo... tava MESMO acontecendo. Avisa a irmã no Brasil... Que que é esse pesadelo?

Meia noite no Brasil. Quatro da manhã em Portugal. Chega a mensagem: o Duda partiu. Teve morte cerebral.

...

A gente era dor, agonia e desespero.

Toda viagem chega ao fim. Chegou pro Duda.

...

Gastos do dia (em pesos argentinos)

Combustível: 600,00

Comida: 1605,00

Compras: 2315,00

 

DIA 15 - 20 DE JULHO, SÁBADO: O dia mais triste!

SSJ > Corrientes, 835km, 12h

 

Foi difícil dormir... foi difícil acordar e lembrar de que o pesadelo era real.

Gui se declarou bem pra dirigir. Mas eu estava ali pronta pra assumir. Partimos. O trecho mais longo, mais reto, mais triste. Tocava uma música, lágrima. Fazia um silêncio, lágrima. Que grandissíssima merda.

Saímos às 7h40. Abastecemos, 780 pesos! 40 pesos no pedágio... e aquela estrada e aquela dor... abastecemos de novo (1.100,52 pesos), só tinha a nafta premium que é mais cara (54,04 por L). Aproveitamos pra comprar uns lanchinhos (300 pesos).

Passamos mais uma vez por aquela estrada do inferno nas proximidades de Monte Quemado... e chega o Chaco... muito animal solto, muito animal atropelado. A estrada tava super movimentada, bem diferente da ida. Polícia ativa em toda parte, mas ninguém nos parava...

O sol ía embora de novo...

158.thumb.jpg.93c4d03a5a9fcf6f414534715ee28f45.jpg

O sol se põe na estrada!

Passamos mais 2 pedágios (80 e 60 pesos) e por fim estávamos de volta na casa do Cesar! Antes de chegar já passamos no posto que tem perto da casa dele e jantamos (830 pesos) e abastecemos (1400,26).

Ficamos a noite em casa, fazendo contato com os parentes e mais uma vez foi difícil acreditar!

 

Gastos do dia (em pesos argentinos)

Combustível: 3.280,78

Pedágio: 180,00

Comida: 1.130,00

 

DIA 16 - 21 DE JULHO, DOMINGO: O dia que ainda dói muito!

Corrientes > Iguazu, 598km, 7h

 

Saímos às 8h50 de Corrientes depois de tomar um lento café! Compramos água e chocolates (90 pesos) e seguimos com um dia morno, agradável, calmo... paisagem com muitos lagos e lagoas!

A estrada estava bem movimentada, com polícia ativa, mas ninguém nos parava. No caminho tinha uma cidade comemorando alguma festa religiosa, tinha muita gente na estrada... depois esvaziou bem.

Passamos por Ituzaingó (pedágio 70 pesos) e depois Santa Ana (pedágio 70 pesos) e as polícias continuavam não parando a gente.

Paramos no YPF de Santa Ana, onde abastecemos (1220,00) e comemos (717,00). Seguimos e pegamos mais um pedágio (70,00) e tinha muitos radares. A província de Missiones é a mais ativa! Mas todos estavam sinalizados.

Chegamos em Iguazu e nossa hospedagem era bem perto da fronteira... no caminho nos pararam (não eram policiais, pareciam agentes municipais) e nos cobraram 50 pesos cada, exceto João, como taxa de turismo. Eles tb aceitam em reais (5 reais). Achei estranho, mas o ticket me pareceu verídico e pesquisei depois e vi que passaram mesmo a cobrar esta taxa.

Mais 100m e a polícia caminera de Iguazu finalmente nos parou e pediu pra encostar. PRIMEIRA e ÚNICA vez na viagem toda. Conforme contei lá no início do relato, de fato o carro suspeitava ao menos curiosidade. Pediram os documentos do carro, carteira de motorista do Gui e carta verde, e ao ver que tudo constava no meu nome pediram meu passaporte. Não foram grosseiros mas tampouco foram simpáticos. Perguntaram de onde estávamos vindo e pra onde estávamos indo. Liberados.

Deixamos nossas coisas em casa e fomos à pé na feirinha de Iguazu, onde tudo é caro e ruim. Comprei apenas cereja em conserva que é a única coisa que vale a pena! (85 reais em 3 potes).

Fomos jantar num bar legal que tinha por ali, no centrinho de Iguazu, acho que era Lecker Bar ou algo do tipo! Foram 1560 pesos + 200 de gorjeta pq eu tinha e o garçon foi bem gente fina!

Gastamos os últimos 510 pesos em um mercadinho e fomos pra casa.

Casa que foi a única que não recomendo. Era suja. A anfitriã era gente boa, mas a casa incrivelmente suja, o banheiro nojento. Cheguei a considerar ligar pra Léo e atravessar a fronteira e ir pra casa dela... mas deixa quieto, são só mais algumas horas...

 

Gastos do dia (em pesos argentinos)

Combustível: 1220,00

Comida: 3.000,77 pesos argentinos + 85 reais

Pedágio: 210,00

Entradas: 100,00

 

DIA 17 - 22 DE JULHO, SEGUNDA: O dia que voltamos pra casa!

Iguazu > Londrina, 533km, 7h

 

Tava tudo tão sujo que levantamos e saímos, sem café nem nada. Às 6h50 estávamos na estrada! Pedágio em Foz do Iguaçu, 16,40... o pendrive com 438 músicas iniciou de novo pela quarta vez.

Mais todos os pedágios: 15,80 – 15,80 – 15,80 – 10,50 - 10,50

Mais comida: 34,00

Mais um filtro de barro que a gente queria faz tempo: 95,00

Mais álcool: 84,39

 

Gastos do dia (em reais)

Combustível: 84,89

Comida: 34,00

Pedágio: 84,80

 

Chegamos!

Foi uma viagem incrível, única, maravilhosa, mas de gosto amargo demais no fim! Coisas que vão além da nossa vontade e compreensão! E é justamente por estas coisas que precisamos aproveitar cada segundo de vida, e se possível, viajando o máximo que der!

Obrigada pra quem nos acompanhou em mais esta aventura, até a próxima!

VALEU DEMAIS AMADO GATO GUERREIRO!

159.thumb.jpg.964acce4c7f357ac23f5db30b2e985a5.jpg

6300km!

160.thumb.jpg.6f60ae867dcf0e6262804aa9b7ca53a9.jpg

Valeu Gato Guerreiro!

No próximo e último post faço o resumo financeiro de tudo!

  • Gostei! 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Ah Ju, eu amei o seu relato!! Me ajudou muito no pré viagem (me acalmou muito a parte da policia!) e adorei ler o resto da historia agora! Vc escreve super bem!

Eu fiquei super triste pelo que aconteceu com o seu cunhado, sei o baque que foi que vcs passaram pq o mesmo ja aconteceu com a gente também... Ficam as lembranças da pessoa e tb a lembrança de que a vida é isso aí... A gente ta aqui hoje, tá feliz, tá com saúde, tá pagando os boletos de 3 viagens diferentes... Amanha a gente não sabe! Então vamos viver da melhor forma que pudermos, fazendo o que faz sentindo pra gente (mesmo q não faça sentido pra 98% da população 🤷‍♀️)... 

Eu, ao contrario de vc, sou péssima de publicar historias, de publicar foto... hahahah 

Mas quem sabe não subo meu relato pra cá também? Foram 24 dias e andamos mais de 10 mil quilometros... Foi chão!! Mas também foi demais!

😘😘

 

 

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Oiê! Que legal que gostou, obrigada Marcela! :)

E força aí, escreve sim! Vc esteve em vários outros lugares lindos tb! Nem que seja um mais curtinho pq sei bem que escrever estes imensos é meio cansativo, hahahaha! Mas por outro lado é uma forma de lembrar e ter a memória da viagem!

Bora! :)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...