Ir para conteúdo

QUANDO A ESTRADA CHAMA: 6300km em 17 DIAS – ARGENTINA, CHILE (ATACAMA) E UMA PITADA DE BOLÍVIA!! VÁ DE CARRO! VÁ AGORA! GASTOS E FOTOS


Posts Recomendados

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores
Em 10/08/2019 em 11:32, MARCELO.RV disse:

Show!!! Acompanhando aqui, em 2016 fizemos um roteiro parecido e no próximo ano pretendo voltar ao Atacama rumo ao Peru. 

Preciso ir ao Peru urgente tb! Vc pensa em ir de carro?? Conta tudinho depois, rs! E obrigada por acompanhar!

Logo continuo, prometo! Me enrolei nos últimos fds, rs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Silnei featured this tópico
  • Membros
54 minutos atrás, Juliana Champi disse:

Preciso ir ao Peru urgente tb! Vc pensa em ir de carro?? Conta tudinho depois, rs! E obrigada por acompanhar!

Logo continuo, prometo! Me enrolei nos últimos fds, rs!

Vamos de carro sim e pode deixar que conto tudo.rsrsrs Iremos depois de meados do próximo ano.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

DIA 12 - 17 DE JULHO, QUARTA: O dia da Bolívia! E meu! 38 invernos!

Lagunas Blanca e Verde, vulcão Licancabur! 129km

 

Acordei plena às 6h30 da manhã para comemorar meu 38º inverno, e que inverno da porra tava naquele quarto em SPA, kkkk! Parabéns pra mim! Fiz 38 no deserto! Adoro deserto. Acho que por estar acostumada com floresta tenho fetiche por deserto.

Depois de colocar todas as roupinhas em camadas e tomar café da manhã com chá de coca a vontade, partimos, às 8h, rumo a Bolívia. Como a gente é retardado, rs!

Chegamos na fronteira às 8h35... fila imensa! Um milhão de vãs! Na fila vimos alguns motoristas olhando estranho pra gente... uns riam... até que o que estava na nossa frente veio falar conosco: “onde vcs vão com este carro?”

Pq na fila só tinha vã e 4x4... e as vãs só levam os passageiros até a fronteira, quando atravessam todos, TODOS, embarcam em 4x4! Comecei a perguntar se em algum momento eu disse pro moço da agência que nos falou que era possível fazer este rolê de carro que a gente tava de versa... hahahahauaha, a gente não disse... e certamente ele pressupôs que estávamos de carro tracionado...

Enfim...

Conversamos com o motorista da vã a nossa frente e explicamos que não íamos ao Uyuni, que só queríamos visitar as Lagunas... ele disse que só conseguiríamos ir até a primeira, a Blanca, mas resolvemos ver qual era!

Liberamos da fronteira do Chile às 9h35 e ainda ficamos mais um tempo na da Bolívia! Novamente os agentes de fronteira bolivianos nos alertaram de que não rolava passear por ali com o nosso carro.

120.thumb.jpg.fe115faadeeb74c07af6643843bca85f.jpg

Na fila da fronteira da Bolívia!

Um deles insistiu que deixássemos o carro ali na fronteira e fôssemos a pé até a Laguna Blanca, desta forma ele não precisaria fazer o trâmite de entrada do carro e eu não precisaria pagar as entradas do Parque que não são baratas... A Laguna Blanca não estava longe, mas estávamos à 5.000msnm e eu já tinha trocado o dinheiro mesmo... vamos de carro moço!

Entramos! Paga-se as entradas (150 Bol cada um, João não pagou) e ganha-se mapas e explicações! No complexo de entrada tem um hotel com restaurante, aproveitamos pra ir ao banheiro (3 Bol cada um) e enfim partimos!

KKKKKKKKKK

Rindo de nervoso!

As estradas que existiam no google eram só no google. O que se via eram apenas as várias marcas de 4x4 que passaram antes de nós. Como os 4x4 são altos, deixavam entre as marcas de pneus um morrinho BEM ALTO de pedra... a gente tinha que passar com uma roda em cima do morrinho de pedra e uma no chão. Perguntamos pra alguém que ainda estava por ali se até a Laguna Colorada as estradas eram daquele jeito... e disseram, não, é bem pior!

Chegar na Laguna Blanca já foi bem complexo! E ela estava relativamente bem perto. Mas valeu a pena o esforço. Tudo GELO, tudo branco!

121.thumb.jpg.fc29b3029b84680e0f55ec3328e34f43.jpg

Laguna Blanca linda e congelada!

122.thumb.jpg.073147d9f1a5cb4525c87fa0779e928e.jpg

Gelo... gelo...

123.thumb.jpg.6057165321c13ce3656df3877067619c.jpg

Frio... frio...

124.thumb.jpg.3bc2e7ed5c4697c8c1ddb24d46de0f6a.jpg

Adoro!

Depois de ficarmos mais ou menos 1h andando a pé por ali, era hora de decidir o que fazer! O Gui queria voltar embora, mas eu pedi pra gente ir só mais um pouquinho e tentar chegar na Verde!

Que difícil. Que judiera do VERSA!

125.thumb.jpg.16480a31a26f8b9974e58601614966cf.jpg

VERSA é offroad sim! kkkk

Depois de muito cagaço chegamos! Escalamos morros, quase congelamos, quase morremos sem ar, mas como valeu a pena!

126.thumb.jpg.b7446badad1cb341605ffe7a86d6b243.jpg

Mais uma raposinha linda! Elas (eram 3) nos acompanharam pela nossa visita na Laguna Verde.

127.thumb.jpg.7983b8e4b0f00e1e433ecc51c260fd25.jpg

Aproximando... Licancabur e Laguna Verde!

128.thumb.jpg.a594434edc44ffcafc9fb6fe059a82b2.jpg

E o paraíso! Estourou um pouco a cor mas é lindo assim mesmo!

 

129.thumb.jpg.35d61e5ffd5527c43a2dc23e4f6c0d53.jpg

 

130.thumb.jpg.200e96779c29d1bd69829225acdb9a72.jpg

Que demais!

 

A Laguna Colorada ia ficar pra próxima... mas eu já estava feliz demais de ter visto este pouquinho!

A volta foi ainda mais difícil, pegamos outro “caminho” e atolamos, subimos morro de pedras escorregadias, quase viramos o carro... mas conseguimos!

131.thumb.jpg.c840fca1848b4b007381008d316ca99b.jpg

Um pouco de areia no vidro depois de atolar!

132.thumb.jpg.e8093d7b5af4f2bc0a593948204a1eb8.jpg

Despedida das montanhas coloridas da Bolívia!

Cerca de 14h estávamos de volta na fronteira! Na Bolívia foi rápido, mas na do Chile... aaaaffffffeeeeeee!

Só tinha a gente e ficamos mais de 1h esperando. Até que eu entendi que antes da gente tinha um guia enroscado lá... poxa, podia passar a gente na frente já que o caso dele ia demorar...

A esta hora eu já estava um pouco zonza, já fazia bastante tempo que estávamos entre 4000 e 5000msnm... depois de longa espera e carimbos de entrada no passaporte, o cara da fronteira revistou nosso carro como no “Fronteiras Perigosas da América Latina”. Desmontou o carro praticamente, kkkkkk... tirou estepe, tapetes, bateu na lateral de todas as portas... MEOODEOOS, não tem cocaína aqui não fi!

Enfim liberados, voltamos para SPA. Devolvemos os bolivianos que sobraram (pq João não pagou entrada) a 90 pesos chilenos (tínhamos comprado a 110) e gastamos 8.000 pesos com regalos, já que nossa estadia em SPA tava a poucos dias do fim!

A noite fomos jantar num restaurante mais bonitinho, que agora não me lembro o nome! Afinal era meu aniversário! Foi bem gostoso, mas pagamos por 2 pratos de sopa de cabotiá, 2 taças de vinho, um refri e um menu kids a bagatela de 27.720,00 pesos (mais ou menos 170 reais). Mas tá valendo, hj o dia foi FODAAA!

 

Gastos do dia (em pesos chilenos)

Comida: 27.720,00

Entradas: 309 Bolivianos (33.990,00 pesos chilenos)

Compras: 8.000,00

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

DIA 13 - 18 DE JULHO, QUINTA: O dia dos turistas!

Geyseres del Tatio, Lagunas Escondidas de Baltinache!

 

Depois de tanta aventura ao volante no dia anterior, hj era dia de folga. Dia de passeio com agência! Expliquei lá no primeiro tópico de SPA pq escolhemos estes passeios e pq esta agência, então bora lá!

Acordamos às 4h30 e conforme tínhamos combinado com o pessoal da agência, quando o nosso guia e motorista parou na frente de casa ele nos chamou pelo whatsapp! Eram 5h da manhã e sem chance de ficar na rua a -10oC simplesmente esperando, rs.

Seguimos buscando outros passageiros, que foram mais 4 moças e um casal com filho já moço tb! Um outro casal que estava previsto na mesma vã foi deixado pra trás por atraso! MASSA!

O Gabriel, nosso guia, era bem gente fina, e tb tinha uma ótima trilha sonora no carro, kkk. O casal (Mirian e Gino) e filho (André) tb eram super gente fina e ficamos o tempo todo conversando!

Não lembro exatamente que horas chegamos nos Geiseres El Tatio, mas era antes das 7h e estava -9 oC no termômetro, a sensação térmica era de sei lá o que!

As entradas são pagas a parte, custou 10.000 pesos cada um, inclusive João. Altitude 4200msnm.

Gabriel nos explicou muita coisa e fomos passeando pelos diferentes tipos de geyseres que tem por ali (são 14). Uns espirram água sem parar, uns a cada x minutos, uns só fervem, uns só soltam fumaça... a experiência é riquíssima! Valeu a pena ter ido guiada no campo geotermal mais diverso do mundo!

Já tinha lido relato de gente que achou mais ou menos este passeio, poxa, nós achamos incrível! Aula de biologia, física e geologia e céu aberto! Adoro! Vou deixar uns vídeos no fim do post pq acho que no meio atrapalham! As fotos não traduzem.

133.thumb.jpg.4689db1962b5c7fb7edb39cb80e73016.jpg

Geyseres!

134.thumb.jpg.8e9949ffe617c0e09726f8fbdc0e3f2e.jpg

Lindos!

135.thumb.jpg.67bb258648bf2422a4fe75de4f9ef84e.jpg

::love::

Depois do rolê pelos gêiseres tomamos café da manhã assistindo àquele espetáculo... João achou que o pé dele ia congelar e tive que fazer respiração boca meia pra esquentar... olha as coisas que mães são obrigadas a fazer! kkkkkkkkkkkkkkk

Quando o sol nasce a fumaça dos gêiseres diminui bastante e chega a hora de nadar! Rs... Eles fizeram uma piscina com água de geyser e quem quiser pode nadar! A água quente é misturada com água fria, fica a uns 35 oC, mas mais quente em uns pontos e mais frias em outros pontos.

Levamos roupas pro João e Gui nadarem, eu tava de boa, kkkk, mas tava tão frio que resolvemos que se o João quisesse nadar (e ele queria), eu e Gui teríamos que ficar de fora pra hora de trocar... teria que ser um PIT STOP a troca de roupa... tava ZERO GRAU.

E lá foi João pra água, ele tava alucinado de vontade pular na água quente de vulcão, rs!

136.thumb.jpg.4fe62cf10821ce93ad967b8cfa9b3f12.jpg

Água quentinha!

137.thumb.jpg.ce07689b51501b48d3c851c4024a937b.jpg

João se divertindo!

138.thumb.jpg.b5e882a8e3f132bf571f71c8dd3c5b7c.jpg

PIT STOP troca de roupa! ::Cold::

Ficou por lá pouco menos de 1h, e na hora de sair quase congelou, hahahahauaha! Tremia tanto que achei que ia ter um troço! Mas deu tudo certo!

Como estávamos sem atrasos, e Gabriel nos propôs irmos à um lugar mais escondido, que quase ninguém vai! Ele disse que só ia nos levar pq percebeu nosso respeito às regras e à Natureza! Pois onde ia nos levar era um lugar sagrado para os povos andinos e foi maravilhoso estar ali sem ninguém! Visitamos os Cerros e Vale e de Tocorpuri e o Geyser Branco. 4500msnm.

139.thumb.jpg.b85cceda7dc95ed2a44fa28b9f25b8d0.jpg

Bactérias extremófilas, sal e água quente!

140.thumb.jpg.65abfa168ac69d7f17e5ee982612f50c.jpg

O que aparece branco é cinza de vulcão, e a água lá embaixo está a 100 graus!

141.thumb.jpg.cc6f818da66c2671d60e3fa21be66416.jpg

Geyser Branco

142.thumb.jpg.8cc36389dcf04c8bb18dc282763f64f1.jpg

Pelos caminhos e vale de Tocorpuri!

143.thumb.jpg.79cc2c260a38ca679b2532a29ccbaca7.jpg

::love::::love::::love::::love::::love::

Por conta dessa parada extra acabamos passando muito rápido pelo Vale de La Putana, e isso foi realmente triste, embora tivéssemos concordado, pois o Vale do Rio Putana era maravilhoso e estava cheio de animais! Vou ter que voltar lá! Kkkk

E nossa última parada deste passeio: Povoado de Machuca. É um aglomerado de casinhas onde se pode ir ao banheiro e comer espetinho de LHAMA!

144.thumb.jpg.150c681b2a3c2c3e25d087e5ee69bdb4.jpg

Antigo povoado

145.thumb.jpg.95f784fee7394ad06ab1807c8393ff33.jpg

Novo povoado

Eu não sou vegetariana, mas como pouquíssima carne, primeiro pq a produção de carne de boi, principalmente, gera muito impacto ao ambiente e segundo pq não sou muito fã de carnes em geral mesmo, prefiro evitar. Já tentei cortar, mas como já faço dieta com restrição de carboidrato por conta do diabetes, restringir proteína tb foi demais pra mim. Enfim. Eu estava absolutamente decidida a não comer espeto de Lhama, eu amava elas, como ía comê-las?

Mesmo sabendo que elas são criadas para isso, mesmo sabendo que lá a lhama é o boi deles... eu não ía comer!

Mas os meninos quiseram experimentar... e o cheiro tava tão bom... eu tava com tanta fome... decidi só dar uma provadinha tb! E Putaquelpariu, que carne boa. Macia, suculenta... me odeio por sentir isso, mas era boa mesmo!

Foram 7.500,00 pesos entre empanadas de queijo e espetinho de lhama!

Voltamos pra SPA e fomos direto trocar de roupa. Afinal em SPA tava bem calor! Estávamos com pouco tempo para o início do passeio da tarde, que sairia da agência, então subimos logo para a Caracoles, compramos empanadas, refri e água (8000,00) e seguimos para agência!

Por sorte o passeio da tarde, Lagunas Escondidas de Baltinache, era com o mesmo guia e tb com a Mirian, Gino e André. Além de nós foi mais um casal de brasileiros. O único ponto negativo deste passeio foi o carro incrivelmente velho e desconfortável. O resto foi perfeito!

As entradas custaram 5.000,00 pesos para cada adulto, João pagou 3.000,00, e as estradas até lá estavam relativamente boas. Até dava pra ter ido de carro baixo... as costeletas da estrada é que iam judiar um pouco!

As Lagunas Escondidas de Baltinache são compostas por 7 lagoas no total, em diferentes cores e formatos, várias em tons de azul. São Lagunas artificiais e não faz muito tempo que são exploradas para fins turísticos. Elas são poços que se formaram na década de 80 por conta da extração de lítio (usado para fazer baterias de carros, celulares e inúmeras outras coisas, até remédio).

Como as lagunas concentram muitos minerais que podem ser prejudiciais à saúde, apenas a primeira e a última entre as sete lagoas são realmente próprias para banho. E elas tb são puro sal... MUITO mais que no mar, portanto é impossível afundar. Pular de cabeça tb não é uma boa ideia, pois molhar o rosto e o cabelo pode machucar pra valer!

Embora estivesse quentinho a tarde, as lagunas estavam quase congeladas! Tínhamos 4 candidatos a entrar! Gui, João, André, e a moça do outro casal. Entraram: Gui e André! Kkkkkkk

João desistiu ao colocar os pés na água, eu tb fiquei com a metade da canela na água e já foi o suficiente pra amortecer as pernas.

Foi bem engraçado a entrada dos meninos! Quase um parto. O guia disse pra eles soltarem o corpo de costas lentamente, mas o André acabou indo com um pouco mais de força e molhou o rosto, rs! Gui gritava de frio... e ambos se divertiram ao não afundar nem a pau!

146.thumb.jpg.008b9e332b4db24a00f6e82b8c8cbe02.jpg

Que paz olhar esta água!

147.thumb.jpg.3beb2fd636eb6994bc93aaeafe648ac0.jpg

Azul com sal!

148.thumb.jpg.bd5335baa8a138afaabfba694c19b94d.jpg

Sal com azul!

149.thumb.jpg.7f86ffb7f1cf9211925d141f2b95981b.jpg

Gui tomando coragem!

150.thumb.jpg.fa89f88235c84f7e9d480fceded1452e.jpg

Gui congelando!

Eles acabaram entrando na primeira laguna! A última parecia mais legal, mas tava mais cheia e bem mais longe dos chuveiros, rs!

Ficaram lá gritando e interagindo com outros corajosos (tinha uma mulher muito engraçada dando um escândalo) enquanto eu observava a cena mais ridícula de toda viagem! Vou contar pra vcs!

Eu já vi gente ficar só tirando selfie ao invés de olhar a paisagem, já vi gente filmando um show inteiro ou toda a apresentação do filho na escola sem assistir direito, eu já vi muita coisa idiota, mas essa foi uma das piores!

Tinha um casal rondando a Laguna que os meninos estavam nadando. Eles estavam cheios de equipamentos e certamente gravavam stories... cheios das fotos clichês, caras tipos e bocas, o bombadinho e a siliconada de maiô rosa caminhavam para frustrar seus seguidores... eles não estavam com coragem de entrar na água congelante e salgada!

Pausa: nada contra academia e silicone, é que tudo ali era um exagero e como acho que era a intenção deles, os músculos do moço e o silicone decotado da moça era o que mais chamava a atenção neles, por isso o apelido!

Voilá. Eles começaram a agachar na beira da Laguna de modo que a foto que estavam tirando podia dar a impressão de que estavam dentro... e pra fechar com chave de ouro, o bombadinho jogava gotas de água em seu peito para que elas secassem e deixassem a marca do sal, que acontece com quem sai da Laguna... a água seca e fica tudo branco de sal!

Eles estavam fingindo que entraram... kkkkkkkk... a que ponto chegamos instagramers influencers?????

Deu o tempo dos meninos, corre pro chuveiro tirar aquele sal todo! Chuveiro de água fria tb tá! Mas pior que isso... acabou a água! Hahahahauaha

Gui ainda conseguiu tirar bastante do sal mas André narrou seu banho épico gelado gota a gota de forma muito engraçada!

Saímos de lá e fomos a um lugar perdido no meio do nada onde um ônibus oxidado perece sob o sal e o vento! Muita gente faz alusão ao ônibus do livro “Na Natureza Selvagem” pq até parece... mas no livro (e na vida real, rs) o ônibus tá no Alaska.

151.thumb.jpg.714e93ce6caff0b4875d73c31b618c92.jpg

 

152.thumb.jpg.7f81a086b7328142ef53e38688541701.jpg

Como disse o Gui: bora voltar!!

153.thumb.jpg.5a1a52aa58d710e091a4a5f9d06339d3.jpg

Paisagem única!

Chegamos já com o sol se pondo e tinha uma galera bem idiota pulando em cima daquele ônibus que tava quase cedendo... logo eles se foram e pudemos ficar com a vista do sol indo embora no meio do salar só pra gente. Fizemos um lanche já com bastante frio e voltamos!

De volta em SPA fomos pra casa pegar mais blusas, rs, pq de manhã vc congela, a tarde vc derrete e a noite vc congela de novo! Aproveitamos pra abastecer (10.000,00) e tivemos nossa última janta (12.800,00).

Hora de voltar pra casa e tentar arrumar a bagunça que estava as nossas malas.

 

Gastos do dia (em pesos chilenos)

Comida: 28.300,00

Entradas: 43.000,00

Combustível: 10.000,00

 

VIDEOS GEYSERES

CONTINUA

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

@Juliana Champi O Gabriel também foi meu guia nos geysers, ele é muitíssimo gente boa!

Ele fez a mesma oferta para o grupo em que eu estava sobre ir ao Geyser Branco (e ficar menos tempo em Machuca), mas só se o grupo todo topasse. Daí tinha duas chilenas que não toparam e acabamos ficando mais de uma hora em Machuca 😓 Queria muito ter ido nesse geyser branco, pelas suas fotos e comentários vale super a pena!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...