Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Ola pessoal,

Tenho 20 dias férias (sem chance de negociação) em Agosto/2020 e planejo viajar de carro (com esposa e filha de 18 meses) até Praia Grande-SC / Cambará do Sul-RS e depois Foz do Iguaçu.

Sim. Só viajaremos se a questão do COVID19 tenha de fato amenizado. O que não parece ser o caso.
Mas vou seguir com o planejamento e decidir na véspera...


O trecho entre São Paulo e Floripa eu conheço bem.
Planejo fazer uma parada de 1 noite em Curitiba e 3 noites em Florianópolis e então seguir para  Praia Grande-SC / Cambará do Sul-RS.

A ideia é não fazer trechos muito longos de carro (> ~5hs) para não deixar minha filha muito irritada e cansada.

Porém, o trecho entre Praia Grande-SC / Cambará do Sul-RS até Foz do Iguaçu está um quebra cabeça.

A ideia a principio era sair de Praia Grande-SC / Cambará do Sul-RS e seguir até Chapecó e passar 1 noite para então seguir viagem.

Porém os trechos de Praia Grande-SC / Cambará do Sul-RS até Chapecó e então Foz do Iguaçu são bem longos (~8hs)

Tenho simulado diversas opções de caminho, cogitando 2 paradas antes de Foz do Iguaçu, mas as cidades mais promissoras ficam aproximadamente ~6hs.

Alguém conhece essa região e poderia sugerir uma roteiro entre Praia Grande-SC / Cambará do Sul-RS até  Foz do Iguaçu?

Obrigado. Grande Abraço!
Marcelo

Link para o comentário
  • Membros

Conheço bem esta região, os meus pais residem em Foz do Iguaçu, mas a maioria dos parentes reside no oeste de Santa Catarina e na região de Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul no RS, e antes de me mudar de lá, fiz muitas vezes um trecho parecido de carro.

Na minha opinião, não tem nada de muito promissor no caminho sem um desvio significativo da rota mais rápida e curta, tanto que nós costumamos fazer num tiro só, é puxado, são umas 13 ou 14 horas, dá um dia inteiro de estrada, mas vale o sacrifício para não "perder" 2 ou 3 dias em locais nada promissores, este 1 dia que economizaria na estrada seria melhor gasto em Foz do Iguaçu...

Mas se você tempo e não se importar em fazer um desvio do caminho, uma opção é parrar em São Joaquim na serra Catarinense, fica a 3 ou 4 horas de carro de  Praia Grande-SC / Cambará do Sul-RS, aproveitando para passar na Serra do Rio do Rastro antes de chegar em São Joaquim.

Se ainda tiver tempo disponível depois de São Joaquim, e como já estaria fazendo um desvio da rota mais curta, daria para parar em Treze Tilhas - SC, uma cidadezinha pequena de colonização austríaca, que lembra as vilas e pequenas cidades dos alpes austríacos.  Treze Tilhas fica a umas 4 horas de carro de São Joaquim.

 Agora de Treze Tilhas em diante, eu faria o sacrifício e iria direto até Foz do Iguaçu via PR-280 em Palmas, pessoalmente não lembro de nada no caminho que valha a pena no inverno.

Só um detalhe, Agosto é inverno e pode ser bem frio na serra, e a estrada na Serra do Rio do Rastro estar congelada e fechada no período da manhã, então é bom ir preparado para o frio e ter um plano B caso não consiga subir pela Serra do Rio do Rastro.

https://www.viagensecaminhos.com/2019/02/o-que-fazer-em-treze-tilias.html

https://www.viagensecaminhos.com/2019/01/o-que-fazer-em-sao-joaquim.html

https://www.viajoteca.com/serra-do-rio-do-rastro-santa-catarina/

 

 

 

Link para o comentário
  • Membros

Ola, Poiuy.

Vou considerar essas paradas na serra do Rio do rastro e treze Tílias.

Caso decida ir direto de Cambará para Foz alguma recomendação de caminho?

A noite em Chapecó é o melhor ponto de parada?

Alguma estrada a ser evitada?

Obrigado pela atenção.

Abs!

Link para o comentário
  • Membros
1 hora atrás, MAQ1981 disse:

Caso decida ir direto de Cambará para Foz alguma recomendação de caminho?

Nós geralmente fazemos a parte do RS pela BR-386 e BR-158 via Lageado, Carazinho e Frederico Westphalen, saindo do RS na cidade de Iraí, depois subimos pela BR-158 até Maravilha-SC, depois devisamos pela BR-282 até São Miguel do Oeste e subimos pela BR-163 até quase chegar em Cascavel-PR, onde pegamos a BR-277 até Foz do Iguaçu.

Mas partindo de cambará do Sul, a primeira parte ficaria meio fora de mão para você, então daria para pegar uma rota mais direta, via Vacaria, Erechim, Chapecó.

De Chapecó dá para ir por 2 caminhos, via São Lourenço Oeste e Francisco Beltrão, ou via Maravilha e São Miguel do Oeste, via São Lourenço é um pouco mais curto, mas a última vez que passei por lá a uns 4 anos atras, a estrada não estava muito boa e tem muitas curvas.

1 hora atrás, MAQ1981 disse:

A noite em Chapecó é o melhor ponto de parada?

Chapecó é a maior cidade da região, então é uma cidade onde você vai achar uma boa oferta de hotéis e locais abertos para você jantar. Mas em termos turísticos, não tem nada para se fazer na cidade, só mesmo esticar as pernas, jantar e dormir...

1 hora atrás, MAQ1981 disse:

Alguma estrada a ser evitada?

Da última vez que passei por lá, a BR-163 antes de Cascavel não estava em condições muito boas, mas ela está em obras de duplicação, então já pode ter melhorado. 

Faz uns 3 ou 4 anos que não vou para o RS, pelo que lembro, as estradas não eram perfeitas, mas não lembro de nenhum trecho onde estivesse muito ruim, mas isto foi a uns 3 ou 4 anos atras, não posso afirmar com certeza de como as estradas estão hoje.
 

Link para o comentário
  • Membros

Mas agora me toquei de outra coisa, você iria se abalar lá de São Paulo até Cambará do Sul, e não vai dar uma esticadinha até Gramado?  É quase um pecado! KKKKK

Caso Foz do Iguaçu não seja o destino principal desta viagem, pessoalmente eu daria uma esticada até Gramado e Canela antes de voltar para São Paulo, e pensaria seriamente em deixar Foz do Iguaçu pra uma outra oportunidade, pois Foz do Iguaçu é um desvio muito grande de rota para você.

Alem disto, a oferta de voos entre São Paulo e Foz do Iguaçu é bem grande, passada a crise do Covid, vai voltar a ter mais de 10 voos diários direto de São Paulo para Foz do Iguaçu, e com um pouco de sorte, você consegue comprar passagem de ida e volta por menos de R$ 250 por pessoa, mesmo sendo para três pessoas, acho que seria menos do que você gastaria em gasolina e pedágios.

E Foz do Iguaçu é um destino que dá para encaixar bem num feriado prolongado de 3 de ou 4 dias, e onde um carro também não faz tanta falta assim.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...