Ir para conteúdo

Soroche, Mal de Altura ou Mal da Altitude


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Olá a tod@s,

tenho pesquisado muito sobre a Bolivia, meu destino em janeiro, e uma coisa que tem me preocupado muito é o lance da altitude, principalmente pq viajo com uma amiga que tem uma disfunção de ATM (maxilar) e NÃO pode mascar as santas folhas de coca. Minha amiga nao pode mascar chiclete nem comer alimentos mais consistentes, caso contrario desencadeia uma crise de dor que muitas vezes só é amenizada com morfina. Ou seja, não é brincadeira.

 

Sendo assim, quais seriam as demais opções de paleativos que ela pode utilizar nos primeiros dias de Bolivia caso tenha sintomas de mal de altitude, além das folhinhas de Coca? O chá tem o efeito rapido também? Alguem sabe me dizer se ele deve ser tomado quente e fresco (recem feito) para que haja efeito?

 

Pensei em arrumar uma garrafinha termica para ela levar e assim ir tomando cha onde quer q esteja, pode ser uma boa pois ajuda a hidratar e ainda combate os sintomas.

Se alguem puder dar-nos uma luz nesse assunto ficamos muito gratas.

 

abs! Marla.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

oi Marla,

O chá não tem efeito super instantâneo como mascar as folhas tem. Mas além do chá, tem as balas que são boas tbm.

De qualquer forma, as folhas não devem ser mascadas como um chiclete. Elas devem ser colocadas de lado, na bochecha e ir salivando-as.

A questão da altitude acho muito relativa. Eu nunca senti mta coisa, só um leve formigamento e uma dor de cabeça também leve após algum esforço físico maior.

É melhor vocês pegarem leve então pelo menos nos dois primeiros dias pra não ter maiores problemas ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olá, pessoal!

A título de curiosidade, há várias formas de se denominar o mal da altitude pela América do Sul:

Sorojchi (Bolivia), Soroche (Perú e Equador), Apunamiento (Argentina) e Yeyo (Colômbia).

Soroche é popular em todos estes países!

Pessoalmente, quando começava o principio do mal da altitude ::essa:: , eu tomava 1 Tylenol*.

Detalhe: eu tomava já nos primeiros sintomas do soroche.

Se fosse necessário ::dãã2::ãã2::'> , tomava o segundo Tylenol.

Geralmente eu preciso de 3 dias pra me aclimatar. Neste período tenho 1 a 2 soroches!

Ah! Usei uma vez as famosas "Sorojchi Pills" (foto abaixo), que é uma mistureba de ácido acetilsalicílico (Aspirina*), cafeína e um analgésico/antipirético (salófeno). Pra mim, funcionou!

20101103093806.jpg

(*) É preciso conhecer e respeitar as contraindicações da Aspirina e do Tylenol.

Mascar coca e tomar chá, pra mim, não fez diferença! Se bem que é dificil avaliar se houve ou não efeito positivo.

De qualquer forma, masquei muita coca, pela curtição e pra entrar no clima andino! rs

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
A conclusão que eu cheguei com o tal soroche é que ele é pura balela.

 

Desculpe-me, caro Jay, mas você foi infeliz na sua colocação. Muito infeliz.

 

Você e seus 10 amigos não foram afetados pelo mal de altitude numa das viagens, mas vocês poderão sentir o soroche futuramente, dependendo da altitude, ritmo de adaptação, condições físicas/saúde no dia da exposição.

Aliás, vocês nem foram pra altas altitudes:

- Águas Calientes: 1.880 m.

- Macchu Picchu: 2.400 m (onde fica-se apenas algumas horas).

- Arequipa: 2.325m.

- Canyon Colca: 4.000 m. Vocês chegaram lá depois de uma adaptação à altitude. E geralmente os passeios lá são das 9h até o meio dia (el condor pasa!). Mesmo assim sua esposa sentiu-se mal).

 

O mal de altitude não é uma balela e não atinge igualmente a todas as pessoas.

E uma pessoa pode não sentir nada numa ocasião, mas numa outra viagem pode ser afetada.

Há dezenas de variáveis: saúde no momento da viagem, estado físico, o tipo de atividades que ela está realizando, a alimentação, a variação no clima, temperatura, horas de sono, bebidas alcoólicas, etc etc.

Há números que comprovam que o mal de altitude não é uma balela:

 

- A maioria dos viajantes pode subir até os 2.000 m sem problemas.

- 25% das pessoas que vão acima dos 2.000 m sofrem o mal de altitude.

- 50% das pessoas que chegam entre 2.500 a 3.000 m sentem o problema.

- 70% dos viajantes que estão acima de 4.500 m são afetados.

 

Jay e seus amigos não tiveram o soroche numa das viagens.

Mas poderão ou não sentir o mal da altitude futuramente, dependendo de dezenas de variáveis.

Soroche não é uma balela.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Dois links a respeito do "mal da montanha".

 

Acho que já postei algo a respeito disso, mas não faz mal repetir:

 

Artigo escrito por um montanhista experiente: http://altamontanha.com/colunas.asp?NewsID=1274

 

Sobre acidentes e lesões em altitude elevada: http://mmspf.msdonline.com.br/pacientes/manual_merck/secao_24/cap_282.html

 

Intééé

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

por essas e outras que ja marquei uma consulta com no Centro de Saude do Viajante qe tem no Instituto Emilia Ribas aqui em São Paulo. Consegui marcar para o dia 20/dez. Nao é um serviço muito divulgado e so quem vai atras da informação é que fica sabendo desse serviço que, a proposito, é gratuito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membros

Pessoal, na viagem que fiz ao Peru, tive um certo mal estar quando fui fazer o Cânion do Colca e em Cusco. Entretanto, não foi preciso tomar nenhum medicamento, apenas muito chá de coca e algumas folhas para mascar de vez em quando. Mas, como já foi falado aqui, cada um reage de forma diferente. Em todo caso, fica o registro do testemunho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Lucianooooo você é um cara de sorte heheheheh

 

Quando eu saí de Cochabamba rumo a La Paz, eu já cheguei com um certo mal estar mais não sabia o que era, então quando eu peguei a mochila para sair da Rodoviária de La Paz eu não consegui dar 10 passos com a minha mochila nas costas, eu parei respirei .. era como se tivesse algodão dentro do meu nariz e uma dor nas costelas como se eu estivesse fraturado mais era uma dorzinha suportável, a minha boca ficava seca e toda hora a garrafinha d'água era a solução dos meus problemas, a família que me hospedeu me deu chá de coca + um medicamento que eu não sei o que era, me lembro de ter apagado e acordado no dia seguinte, eles me falaram para eu pegar leve nas caminhadas e que de preferência eu fizesse um repouso nesse primeiro dia, mais a minha gana de conhecer La Paz era tão grande, que eu coloquei a garrafa de chá de coca de baixo do braço, uma garrafinha d'água debaixo do outro e pé na estrada pela cidade .... no final do segundo dia por La Paz, eu já colocava sangue pelo nariz e as dores nas costelas era insuportável para respirar .. de noite eu parei no hospital público perto da Plaza Murillo algumas quadras dali, a médica qdo me perguntou para aonde eu iria, eu disse que iria para cusco etc ... ela disse que era um caminho para o meu túmulo e mandou que eu voltasse para o Brasil ou países vizinhos que mais altura me mataria ...

O terror psicológico dela foi tanto, que eu desisti de ir para Cusco, Ilha dos Urus, Lima, eu segui para o Norte do Chile, mais não sabia de um mero detalhe ... a familia que me hospedou já havia ligado para a minha mãe dizendo que eu passei a noite internada e blá blá blá .. cedinho qdo eu voltei do hospital, eu saí destinada a ir para Antofagasta, Iquique, Atacama e cia mais eu não contava com uma coisa ... A fronteira da Bolívia com o Chile ainda é mais alta do que La Paz, eu quase morri dentro do bus, o motorista parou umas 3 vezes e eu colocando sangue pelo nariz, foi quando um colombiano do bus me deu um medicamento que até hoje eu não sei o que era e eu apaguei, lembro de ter parado na aduana com o policial dizendo para eu ligar para a minha mãe, que até para lá ela já havia ligado dizendo para eu retornar ao Brasil.

Depois de ter passado a fronteira e quase chegando a Iquique o mal estar passou e eu fui melhorando aos poucos ... BOLÍVIA AGORA SOMENTE DE AVIÃO hehehehe

 

abração e chá de coca = chá de camomila ;)

 

chao

 

Maira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Bom, vou contar minha experiencias pelas terras Andinas por 30 dias.

 

Passeio por El Alto (La Paz), Potosi, subi o Chacaltaya, fiz a trilha Salkantay (ambos proximos ou acima dos 4.000)

 

Comecei por Cochabamba, Sucre, Potosi, Salar, Atacama, Arica, Arequipa, Cusco, Machu Pichu, Puno, Copacabana, La Paz e retornei a Cocha.

Fiz um roteiro gradativo de altitude e me ajudou.

 

Não passei em nenhum medico antes e nem depois, comprei a Soroche Pills (4) e usei uma unica pilula.

 

Não senti enjoo nenhum, não doeu a cabeca, meu nariz não sangrou, alias ficou bem irritado pelo ar seco e poeira. Nao senti dores no corpo e nada.

Tomava cha de coca todos os dias, mastigar as folhas é horrivel, então eu comprava bala e de vez em quando eu comia.

 

A unica vez que tomei a soroche pills foi no segundo dia da salkantay, uma subida monstra que me faltava ar e realmente me ajudou, talvez até psicologicamente, rssrs

 

Unica coisa que senti diferença é que voce sentando na mesa conversando ou mesmo na cama para dormir, o ar sumia, mas nada para se preocupar. voce vai se acostumando.Até mesmo nas caminhadas e trilhas seu corpo vai se adaptando e voce vai sentindo seu ritmo.

 

Vi uma garota da Bahia passando mal, saiu de 100m de altitude de noite e a tarde estava em 3900. Ai acho que é dificil mesmo.

Não se encha de remédios enquanto não aparecer nenhum sintoma.

 

ah outras dicas, levem algo para hidratar as narinas, muito seco o ar e muita poeira, isso me irritou mais que a altitude.

 

Na volta para o BRasil me senti com 18 anos, estava correndo e subindo as montanhas daqui fácil fácil

 

abs e boa viagem para todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...