Ir para conteúdo

Soroche, Mal de Altura ou Mal da Altitude


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Moro em Minas, minha cidade é um pouco alta, minha casa está numa altitude de 1080m e diariamente passo por locais com altitude de 1200m. Então, estou muito bem acostumado com essas altitudes de 1100m. No caso de ir para essas cidades como La Paz e outras entre 3000 e 4000m, por eu já estar acostumado com essa altitude de 1100m, eu teria menos dificuldade com a adaptação do que alguém que vive ao nível do mar? Ou quem sabe até não sentiria nada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Célio, ajudar até ajuda, mas não é lá uma altitude muito significativa, ou seja, você não está livre do mal da altitude. Então tudo que foi discutido aqui vale pra você também, mas se for comparar com alguém que sai do nível do mar você já tem uma vantagem na adaptação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Pessoal, obrigado pelas dicas, já li o fórum inteiro (assim como vários outros tópicos gigantes). Estou reunindo bastante informação útil pra viagem que pretendo fazer em maio de 2012. Meu roteiro seria algo como La Paz > Salar de Uyuni > Atacama > Arequipa (talvez o Cânion) > Cusco > Trilha Salkantay > MP > Copacabana > La Paz, em cerca de 30 dias ou pouco menos.

 

Meu problema é que irei de avião para La Paz saindo de BH. Mas pretendo gastar uns 3 dias por lá antes de seguir para o Salar, a fim de me aclimatar. Vocês acham que pode ser uma boa opção pernoitar a primeira noite em Coroico (~1500m) para diminuir um possível mal? Ou seria muita variação de altitude (chegar direto em 3650m em La Paz, dormir a 1500m em Coroico e voltar aos 3650m)? Minha dúvida é, isso poderia ajudar ou piorar? De qualquer forma, já estou querendo incluir ao menos 1 dia em Coroico no roteiro, sem contar com o downhill.

 

Valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Ajuda sim, mas a resposta para todas as perguntas desse tópico são:

 

1- Ganhar altitude progressivamente e o mais lentamente possível ajuda muito no processo de aclimatação, mas não te livra do mal.

 

2- Não se sabe bem sobre o mal da altitude, então e não adianta especular, pois uma mesma pessoa pode não sentir nada na primeira viagem e ter um edema ao chegar novamente a altitude em uma segunda viagem. Ou até não sentir nada assim que chega e passar mal uma semana depois.

 

3- Ficar tomando Diamox é maior furada, pois ele pode te mascarar os sintomas e vc poderá ter problemas e não ter o alerta de seu organismo.

 

4- Hoje em dia vende oxigênio enlatado nas farmácias e medicamentos simples como Ácido Acetilsalicílico para aguentar os primeiros dias.

 

5- Uma pessoa que não possui doenças graves, não deveria estar se preocupando tanto de chegar a altitudes inferiores a 4.500m.

 

 

Abraço a todos,

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Pessoal,.....Meu roteiro seria algo como La Paz > Salar de Uyuni > Atacama > Arequipa (talvez o Cânion) > Cusco > Trilha Salkantay > MP > Copacabana > La Paz, em cerca de 30 dias ou pouco menos.

 

Meu problema é que irei de avião para La Paz saindo de BH. Mas pretendo gastar uns 3 dias por lá antes de seguir para o Salar, a fim de me aclimatar. Vocês acham que pode ser uma boa opção pernoitar a primeira noite em Coroico (~1500m) para diminuir um possível mal? Ou seria muita variação de altitude (chegar direto em 3650m em La Paz, dormir a 1500m em Coroico e voltar aos 3650m)? Minha dúvida é, isso poderia ajudar ou piorar? De qualquer forma, já estou querendo incluir ao menos 1 dia em Coroico no roteiro, sem contar com o downhill.

Valeu!!

 

Leandro, a melhor parte da sua viagem será vc ficar os treis dias em La Paz, em se falando de aclimatação, pois quase ninguém faz isto.

Você poderá sentir alguma coisa no primeiro e segundo dia em La Paz? Sim, porém faça como os guias locais sugerem. Menos atividade física, principalmente no primeiro dia ( não faça nada mais extenuante não garante, mas contribui...), hidrate bem, etc.

Pode pernoitar direto em La Paz... Me parece que o mal das montanhas é menos grave na Bolivia do que no Nepal, ainda não identifiquei o porque. Penso que deve ser que no Nepal é mais extenuante, nunca tem um taxi ou bus. É tudo no dedão, ou seja no esforço !!

No Nepal, Se quiser chegar na pousada, faltando 2 km, não tem taxi não! faça seu maior esforço, dê o máximo de si, senão dorme abaixo de zero graus centigrados... Em La Paz não tem isso... Vc chega mais alto, "sentado" no avião, e depois "sentado num bus ou taxi"...

 

Outra: O mal de altitude é mais frequente à noite!! Pensa-se que é provavelmente pela frequência respiratória à noite...

DICA: deixa uma brechinha na janela, para entrar AR NOVO !!mesmo que entre frio também...

Porque renova o oxigênio do ambiente, e deixa o GAS CARBONO ACUMULADO NO AMBIENTE, saído da respiração SAIR do quarto !! Tenho observado que mesmo no Brasil, em quartos fechados, eu e quem estiver dentro, respira mais rápido. Quando eu levanto e abro uma fresta, em poucos minutos a respiração de quem estiver no quarto fica mais calma.

Viagei com filho para TDP, e pude fazer esta experiência, várias noites. Quando eu acordava respirando rápido, e ele também, abria a janela, e ele dormindo, reduzia e normalizava a respiração. Horas depois, pelo frio, eu fechava a janela, e o ciclo se repetia. Piorava horas após fechar janela, e melhora MINUTOS após ABRIR janela...

 

O Diamox não mascara. Ele faz seu efeito na acidez do sangue. Se tiver que sentir piora, vai sentir. Ele faz "como antecipar" a melhora. É o único. No seu caso, talvez só seja necessário nos dois a treis primeiros dias, ou quando vc subir mais alto, ou quando vc sentir algo.

Já a Aspirina é mascarador, pois ela "tira", o sintoma, sem mexer no problema. Vc sente menos, porque tirou os sintomas "artificialmente". Tirou a dor...

Acho seu roteiro tranquilo. Lembre-se da hidratação, urina clarinha é primordial !! (hidratado significa sangue mais "ralo, mais fluido", menos esforço para o coraçao, mais fácil circular nos orgãos, cérebro, pulmão, etc...)

Tenha uma boa trip !! ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá André!

 

Boas dicas e informações! O "soroche" é realmente um problema para os viajantes em qualquer lugar do mundo, mas como já afirmou o Leo em posts anteriores, depende muito do organismo de cada um e do momento também (condições físicas e de saúde da pessoa naquele momento). O problema pode ser minimizado ou ter sua possibilidade de ocorrência reduzida especialmente com uma providência básica que é uma aclimatação bem feita e progressiva, de pelo menos 4-5 dias. Essa providência é ainda útil no sentido de permitir que seja identificada a condição do seu organismo naquele momento, dando indícios de como seu corpo vai se comportar - se vai ou não encontrar dificuldades maiores depois (uma prévia ruim no período de aclimatação já permite abortar passeios mais "radicais", evitando riscos maiores pelo esforço e extenuação física). Mascar folha de coca é uma receita antiga e que geralmente funciona bem (experiência de vários amigos meus que já relataram isso em viagens pelos Andes).

 

Gostei especialmente da dica da entrada de ar nos quartos à noite. Na verdade eu já havia percebido isso empiricamente em casa (especialmente no frio do nosso inverno aqui no sul) mas nunca tinha feito essa associação e análise, digamos, mais "científica".

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
3- Ficar tomando Diamox é maior furada, pois ele pode te mascarar os sintomas e vc poderá ter problemas e não ter o alerta de seu organismo.

 

O Diamox não mascara. Ele faz seu efeito na acidez do sangue. Se tiver que sentir piora, vai sentir. Ele faz "como antecipar" a melhora. É o único. No seu caso, talvez só seja necessário nos dois a treis primeiros dias, ou quando vc subir mais alto, ou quando vc sentir algo.

 

André

 

Na prática, já evoluí de um estado de perfeita aclimatação (mais de um mês entre 3.400 e 4.200 metros) a um HACE sem sentir efeitos de que isso estava ocorrendo. Já tive problemas em alta montanha e conheço bem o mal na prática, já que morava a 3.400m. Sinceramente, não vejo outra causa pra ter mascarado meus sintomas que não seja o Diamox. Um médico do hospital em La Paz perguntou exatamente se tinha usado o medicamento e relatou que fui somente mais um caso de problemas usando o medicamento.

 

Pode ser que dependa do organismo de cada um, mas não tive ganho ou facilidade alguma de usar tal medicamento. Além de se perder muito liquido, e isso, é uma ruína estando em atividade física em locais sem muitos recursos.

 

 

DICA: deixa uma brechinha na janela, para entrar AR NOVO !!mesmo que entre frio também...

Porque renova o oxigênio do ambiente, e deixa o GAS CARBONO ACUMULADO NO AMBIENTE, saído da respiração SAIR do quarto !! Tenho observado que mesmo no Brasil, em quartos fechados, eu e quem estiver dentro, respira mais rápido. Quando eu levanto e abro uma fresta, em poucos minutos a respiração de quem estiver no quarto fica mais calma.

Viagei com filho para TDP, e pude fazer esta experiência, várias noites. Quando eu acordava respirando rápido, e ele também, abria a janela, e ele dormindo, reduzia e normalizava a respiração. Horas depois, pelo frio, eu fechava a janela, e o ciclo se repetia. Piorava horas após fechar janela, e melhora MINUTOS após ABRIR janela...

 

Legal isso. Na primeira vez que fui a La Paz, acordava a noite respirando rápido e parecendo que estava ficando sufocado. Vou testar esse lance da janela ::otemo::

 

 

Hoje em dia, prefiro não tomar nada e nem me preocupar com altitude, pois até curto sentir o mal e ver como meu organismo se comporta em vários níveis de altitude.

 

Sinceramente... Acho que o pessoal anda dando muita enfase e criando um mito de medo em cima de uma coisa muito simples. Chegar a 3.600m não é igual a passar de 5.000m. Nunca se sabe se vai sentir ou não o mal e não há o menor motivo pra se preocupar tanto se não possui problemas de saúde.

 

Acho legal saber o que se pode fazer se estiver sentindo o mal, saber os sintomas e tudo mais, mas não se medicar preventivamente pra uma coisa que nem sabe se vai ter ou não. Acho bem legal me sentir mal e ver meu limite ::lol4::::lol4::::lol4::

 

No meu caso, uso vitaminas e mais nada, mas mesmo assim, isso é contestável.

 

Abraço,

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Gente, li o tópico inteiro e as dicas foram super úteis. Obrigada!

 

Vou fazer uma viagem curta até o Peru amanhã. Viajo para Lima e em seguida subo para Cuzco de avião. No domingo, faço o caminho inverso de volta a SP.

Sou fumante, mas fumo pouco (3/4 cigarros por dia) e vou interromper o fumo a partir de agora (uma boa oportunidade de parar definitivamente, aliás).

 

Tenho uma alimentação bastante regrada e variada e bebo muuuita água o dia inteiro, e a ideia é manter esses hábitos por lá. Mas sou médio sedentária: faço tudo a pé e só, não faço exercício em academia e tal. Eu entendi que o MAM pode atingir qualquer pessoa, que não dá pra prever mesmo diante desses fatores, mas além de comprar aspirina e citonerin, tem algo mais que eu possa fazer a essa altura pra prevenir/melhorar o soroche?

 

A propósito, onde eu compro as soroche pills?

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

na verdade eu quero perguntar ,eu nunca viagei para lugares com altas altitudes,vamos eu e uma amiga, e estamos com um pouco de receio,porque vimos vários relatos de pessoas que foram e passaram muito mal,nos vamos pegar o avião em são paulo e vamos descer em santa cruz de la sierra, e depois vamos para sucre ,potossi ,salar de yuni,e depois machu piobrchu,estamos meio receiosas vcs tem algumas dicas. se devemos ficar uns dois ou ate tres dias em santa cruz para depois seguirmos para outro lugar, obrigada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...