Ir para conteúdo

Soroche, Mal de Altura ou Mal da Altitude


Posts Recomendados

  • Colaboradores

eu estive em La Paz no mes passado e de fato não senti absolutamente nada em relação a altitude ...cansei na cidade de La Paz prq tem ladeira pra caramba, mas cansei como cansaria andando em qualquer cidade do mundo, agora ao subir o Chacaltaya, ai sim senti o drama, falta ar mesmo...cansa e o coração acelera...mas por sorte pra mim só deu isso, cansar e o coração acelerou, sei de pessoas que tem dor de cabeça, enjoo, num sei oq mais...mas por sorte pra mim "no passo nada"... deixo aqui o relato prq assim como eu derrepente as pessoas vão cheio de medo pra lá e não acontece nada...

abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Só para entender, Soroche Pill é uma classificação, nao é o nome em sí da pílula?

 

Em todas elas contém sulfa? Sou alérgico. Posso pedir na farmácia tranquilamente qualquer outra?

Vou fazer a trilha Salkantay um dia após chegar em Cusco.

 

Gibbon,

É o nome comercial. A composição que encontrei em vários lugares é:

Cada CÁPSULA contem Ácido acetilsalicílico (AAS) 325 mg, Salófeno 160 mg, Cafeína 15 mg.

 

Não existe relação direta entre alergia à Sulfa e AAS.

As pessoas que são alérgicas demais (dezenas de substâncias), pode coincidir que ser alérgica à essas duas.

 

AAS, o Acido-Acetil-Salicílico está presente em dezenas de remédios brasileiros, por exemplo: Alidor, analgesin, antifebrin, bufferin, hipotermal, melhoral, somalgin, antitermin, cibalena, doloxene-a, coristina, doril, engov, fontol, migrane, sonrisal, superhist, vasclin, etc. SE você já tomou algum deles, e não teve nada, então pode tomar AAS ou Soroche pills... (exceto se vc tiver o azar de ser alérgico à cafeina, ou ao Salofeno - muito pouco provavel, raro, raro...).

 

Como é possível existir outro fabricante, sempre confira no rótulo a formula. Mas percebe-se que a ideia é 1 analgésico (AAS) para dor de cabeça e mal estar, e 1 estimulante (cafeina). O Paramino-salol (Salofeno, Salophen) está no grupo dos análgesicos (seria uma derivação antiga do AAS...).

 

20100601222746.png Existe muito "folclore" nessas melhoras exageradas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
ficar lendo muito sobre isso começa a preocupar rsrs.

Bom, eu nao pretendo fazer trekking e nem escalada mas fiquei preocupado.

Pretendo ter Cusco e Santiago como inicio e fim do meu roteiro, mas existe uma opção mais tranquila em termos de altitude? Tinha pensado ficar 4 dias em Cusco e 3 em Arequipa (5800m) agora estou em duvida se inverto o roteiro. Saindo de Santiago .

Qual seria mais "suave"? Ou to preocupando a toa?

 

Abdo, pode ficar tranquilo, principalmente que você não ira fazer atividade física. Um dos segredos é se movimentar pouco nas primeiras horas ou dia. Repousar mesmo, se possível...

Cuzco fica a cerca de 3500 metros. (é um início elevado, mas muitos turistas de todas as idades chegam lá diariamente. SE FOSSE nesta mesma altitude, e mais distante da linha do Equador, seria pior...)

Os guias locais recomendam: "Atenção: nada de pressa em Cuzco. Andem devagar, comam pouco e nem pensar em exercícios físicos." Os guias alertam os turistas ainda no aeroporto. Andar com "despacito" (devagarinho), comer "poquito" (pouquinho) e dormir "solito" (sozinho). Além, do descanso físico e digestivo, Hidrate bem, mesmo que seja com o chá de coca, e a pilula pode ajudar. Eu levaria Diamox (testaria meio comprimido de Diamox, já no Brasil), tomaria 24 horas antes da chegada, pois é o único que COMPROVADAMENTE ACELERA a adaptação (não mascara os sintomas, mas sim modifica a quimica da adaptação !!!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores
Realmente comecei a me assustar quando pensei na questão da altitude enquanto planejo uma viagem de carro a Cuzco.

 

Moro em Porto Alegre, RS, 10m acima do nível do mar, e nunca tive experiência em altitudes acima da 1000m.

Imagino que a viagem se extenda por 4 dias apenas para ir, e estou começando a me preocupar com a adaptação a altitude.

 

...não gostaria de ter maiores problemas além de tonturas, dores de cabeça e até um enjôo, mas estou começando a me preocupar com o surgimento de maiores problemas.

Será que é possível, que ocorram maiores problemas, considerando que vou subindo os Andes progressivamente indo de carro?

 

Marcos, muitos vão de avião, sem problemas maiores(muda de altitude bruscamente). De carro a adaptação mais lenta será muito melhor. Pode ir tranquilo. Os alertas de Risco neste site, é por que alguns fazem "exageros", correm riscos devido despreparo e desconhecimento. Leia o forum desde o inicio: Voce se sentirá seguro, pois não fará esforços maiores, subirá mais lento (respeite os limites de mudança de altitude, e principalmente os "avisos" do seu organismo (sintomas...). Se hidrate bem, etc. Aproveite !!

Leve seus "estepes" (pneu sobressalente, diamox, etc.) Toda viagem pode e deve ser bem planejada. Antecipar situações que geralmente nem ocorrerão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Mesmo que você morasse em Campos do jordão que é a cidade mais alta do Brasil, eu ia te dizer que não iria adiantar muita coisa. Minha experiência com altitude é não é das melhores mas não traumática. Não cheguei a vomitar em momento nenhum, mas senti dor de cabeça e sensação de cansaço Fiz uma viagem para a Bolívia em que cheguei a dormir no aeroporto de El alto na primeira noite. Dormir, na verdade, é modo de falar porque eu não consegui descansar. Tinha a toda hora a sensação de estar num ônibus com todas as janelas fechadas embora o aeroporto estivesse entregue as moscas. Eu fiz o passeio ao Chacalataya no terceiro dia de minha estadia em La paz. Senti um pouco ao chegar no acampamento e depois ralei para subir até o primeiro pico. Mas consegui. Antes de sair de viagem, fiz uns exames requeridos por um médico para atestar de que eu poderia fazer esforços físicos em grande altitude. Recomendo que faça também, principalmente se tiver mais idade ou se alguém próximo na família tem histórico de problemas cardio-respiratórios.

Resumindo o que senti da altitude, se você vai de 2000 a 3000, eu acho que você aguenta bem se for uma pessoa não sedentária. Já de 3000 para 4000, é fato que você vai sentir os efeitos. De 4000 para 5000, então nem se fala. Note que o pico de chacaltaya está a coisa de 5000 e uns quebrados.

 

Pessoal irei de Sta Cruz para La PAz, chegarei em La PAz e nesse dia não ferei nada, porém no outro dia estava pensando em ir ao Chacaltaya.

Vcs acham que isso poderia ser arriscado para os problemas mais sérios.... hj em dia moro em sp que é um pouco alto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Acredito que é possível sim ir no Chacaltaya no outro dia à chegada. Mas é uma resposta que vc terá só na hora. O importante é que você irá subir e voltar para dormir em La Paz, o que, se sua intenção for montanhismo é até interesante para aclimatação.

Um amigo foi agora para lá e subiu o Chacaltaya no mesmo dia que chegou. Não deu nada.

Agora mal de altitude não é lenda. Não é bicho de 7 cabeças mas só chegadando lá e ver como seu corpo está reagndo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Colaboradores

Quando cheguei a La Paz logo pela manhã, entrando na cidade passei muito mal. Vomitei bastante e tive um sintoma que nao é muito comum, pelo menos que eu tenha pesquisado...Cólica de intestino!

Minha barriga parecia que se retorcia por dentro, dei muito trampo dentro do busao! teve gente que ficou assustado...dor terrível ::mmm:

E olha que nunca tive problema de intestino preso.

 

Chegando na rodoviaria fui direto tomar chá de coca, o negócio é bom mesmo...bateu no estomago e corri pro banheiro vomitar mais ainda, não tinha mais nada mas mesmo assim o musculo da garganta insistia em se mover! Sensação terrivel.

 

Quando fui para o hostel primeira coisa que fiz foi comprar um laxante, mesmo nao recomendado, mas só depois que fui ao banheiro pela madrugada foi que melhorei. A dor passou e eu fiquei mais tranquilo, foi estranho porque em Santa Cruz eu tinha feito uma refeição bem leve e vinha tomando agua desde quando cheguei na cidade. Não tomei nenhum remedio muito menos o soroche pills no caminho, falha minha! poderia ter me ajudado muito.

 

No primeiro dia em La Paz fiquei deitado me recuperando, o segundo dia estava ótimo! não tive dor de cabeça e as nauseas tinham passado, a unica coisa que pedrominou foi a falta de ar! A falta de oxigenio deixa você meio lesado, depois você até acha engraçado mas enfim...

 

Volto pra Bolivia em Janeiro e confesso que estou com medo, hehehe

Potosí é ainda mais alto, minha unica rota favoravel pela grana que tenho para chegar até Uyni...que deus me ajude :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Olá Diego,

Realmente foi pouco citado nos tópicos anteriores (ou nem citado), mas a constipação até que é comum : sugerem ser devido provavel e principalmente por estar pouco hidratado. E talvez também a pouco oxigenação para fazer a digestão.

Reproduzo os comentarios de Aspen Valley Hospital:

 

"Aspen and Snowmass Village are approximately 8,000 feet in elevation. If you’re skiing or hiking, you may ascend another 3,000 – 4,000 feet. There is less oxygen and less humidity available to you than at sea level, and a variety of symptoms can result. For most people, the minor symptoms of altitude will disappear as your body adjusts. This may take a few days or a few weeks.

 

Symptoms of altitude sickness

 

The most common symptoms of altitude sickness include:

Nausea and vomiting

Insomnia

Shortness of breath

Headache

Diarrhea

Constipation

"Gas"

Restlessness

Fast heartbeat

Nasal congestion

Cough

Fatigue

Several of the above symptoms can also be caused by heart disease. It is best to be checked by a physician. More serious symptoms of altitude sickness -- such as worsening shortness of breath, increased cough, and fluid in the lungs -- can also occur and require medical attention.

 

How to minimize your symptoms

 

Take it easy for the first day or so. Physical exertion will affect your response to altitude.

Eat lightly, drink plenty of liquids, and avoid alcohol. Alcohol aggravates high altitude symptoms. Because you are prone to dehydration and constipation at altitude, drink lots of water and don’t overeat.

Get plenty of sleep. Overexertion and lack of sleep can result in more severe and persistent altitude symptoms.

Listen to your body. The symptoms noted above are a warning to decrease your activity and protect yourself. If your symptoms persist or worry you, visit Aspen Valley Hospital. "

 

--- e outro site, com a referência : "Constipation is actually a quite common complaint at altitude, where decreased oxygen slows down the function of the intestines and excessive fluid losses rob water from the colon (NAMOHAE p. 3) ".

 

Quanto à sua proxima viagem, em Janeiro, vá tranquilo: cada viagem o organismo pode responder diferente, quem sabe da próxima vez será melhor (a pior foi esta agora...). E vc estará mais hidratado, e mudando de níveis de altitude mais gradualmente. Abç.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Para jayjunior e demais aventureiros....

Acho que cada um tem um organismo diferente e que reage de maneira diferente aos efeitos da altitude...

Se não estou enganado Cuzco está a menos de 3000m, ou seja, é alto, mas ainda assim não tanto quanto La Paz que está de 3800 a 4000m...

De qualquer modo vou deixar minha contribuição aqui no fórum porque a minha experiência pode ajudar outras pessoas que vão pros Andes:

Eu realmente não me dei bem com a altitude...mas cometi alguns erros:

No primeiro dia de chegada a La Paz, com o pessoal da viagem estavamos todos felizes pela trip e fomos para um bar e.... enchi o pote...não saí caindo, mas bebi razoavelmente para o que estou acostumado

Acho que os efeitos do álcool são potencializados pela altitude, não sei, mas apesar de nao ter ficado ruim na hora, no dia seguinte tive dor de cabeça e imaginem: desidratação!

O mais estranho foi ter a desidratação sem ter diarréia ou vômito, eu senti a boca seca o tempo inteiro, não tinha saliva, e por esse motivo não conseguia comer nada, só tomar líquido porque aí descia bem...nunca tinha sentido isso. Pois bem, passei a beber agua o tempo inteiro durante 2 dias pra voltar ao normal e só no terceiro dia meu organismo conseguiu ter um equilíbrio eletrolitico....mesmo bebendo agua o tempo inteiro a sensação de sede não passava...era como se eu bebesse 1 litro de água e saísse tudo do meu corpo sem ter nenhum efeito...uma sensação muito ruim...Passei a comer coisas doces pra estimular a salivação, pq acabei indo ao hospital e ficando 1 dia em observação, qdo tive esse diagnóstico de desidratação. O interessante é que eu não havia lido relatos desse sintoma aqui no fórum...vi todos tipos de relato menos desidratação, no meu caso causada pelo álcool e mesmo pela respiração normal no ar rarefeito...Detalhe: só não pedi soro na veia pra hidratar porque não queria ficar no hospital, voltei pro hostel e fiquei descansando.

Nos dias seguintes estava melhor, mas qualquer caminhada em excesso era um martírio, subir algumas ruas em La Paz era particularmente um esforço de deixar a gente ofegante...O mais engraçado era que enquanto eu estava morrendo pra respirar e subir uma ladeira, as cholas passavam pelo meu lado andando rápido numa velocidade incrível pra quem tem o peso delas e carregando trouxas nas costas, como se estivessem desfilando...

De resto a viagem vale a pena, todos devem ir, mas recomendo cautela e principalmente: bebam bastante água!!!

Ah, eu preciso falar que como eu pratico esportes regularmente, eu cheguei em La Paz achando que não ia sentir nada e que estava bem preparado fisicamente...mas não foi bem assim não viu...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Em 2008, eu fiz uma viagem p/ o Peru. Embarquei em Lima e comprei na farmacia do aeroporto o famoso "Soroche Pills" (mais caro do que nas demais farmacias), e tomei uma pílula logo de cara... De Lima, fui até Arequipa de avião e até Cusco de ônibus(11hs de viagem). Tomei as pílulas diariamente, assim que acordava e não senti absolutamente nada... Quando chegei em Machupichu, subi aqueles degraus, quase correndo. .. Andei muito em Cusco, já que o hostel era longe do centro... Cheguei a provar o chá de coca, mas não gostei.

 

Bem, agora estou planejando uma viajem p/ Bolívia-La Paz e Salar de Uyuni...Sei que altitude é maior, mas estou apostando novamente nesta pílula milagrosa ;)

Mas, agora tem um detalhe que pode me favorecer... eu pratico corrida de rua a 2 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...