Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Soroche, Mal de Altura ou Mal da Altitude

Postado
  • Membros
  • Este é um post popular.

Companheiros mochileiros,

Notei que existem por aqui inúmeras dicas a respeito de viagens pela Bolívia, hospedagem, passeios... enfim, tudo que precisamos saber para uma boa e tranquila viagem pelo país...ou melhor, quase tudo...Não vi por aqui nenhum tópico com dicas mais aprofundadas e realmente úteis para um problema que afeta, segundo as estatísticas médicas, 92% dos turistas que chegam a altitudes superiores a 2800, vindos do nível do mar e de uma hora para outra...é o tal do "mal da altitude", termo "popular" para o Mal Agudo das Montanhas (Acute Mountain Sickness, AMS). Eu, como médico, mochileiro e participante do fórum, resolvi postar aqui algumas dicas de como, se não evitar, minimizar os efeitos desse problema.

Na grande maioria dos casos os sintomas são leves e duram de 4 a 24 horas, dependendo de cada pessoa. São eles:

- dor de cabeça (95%)

- náuseas e vômitos (70%)

- tontura (58%)

- perda de apetite

- insônia

- falta de ar aos médios esforços

Normalmente no segundo ou terceiro dia da viagem você já estará aclimatado e esses sintomas diminuirão bastante, desaparecendo por volta de 5 dias. É muito importante, portanto, nesse período de aclimatação tomar algumas medidas para amenizar esses sintomas e evitar complicações, como o edema agudo pulmonar e cerebral. São algumas dessas medidas:

- Na altitude, principalmente com o clima seco da Bolívia, perdemos muito líquido. A hidratação deve ser reforçadíssima. Recomenda-se a ingestão de 3 a 4 litros de água diariamente nessas condições; portanto, garrafinha de água na mochila! Restrição na ingestão de sal e ingestão de uma carga maior de carboidratos é uma boa idéia.

- Nada de atividades físicas extenuantes nos dois primeiros dias...caminhadas leves. Se ficar muito cansado e ofegante, pare e descanse, se não melhorar, volte para o hostel. Se te convidarem para jogar bola, resista, não dá nem para jogar no gol!!

- Nada de subir ainda mais enquanto não estiver aclimatado. Acima dos 3800 metros recomenda-se no máximo mais 300 por dia, seja escalando ou de busão...ou seja, se vc chegou a La Paz em um certo dia e for ao Chacaltaya (a mais de 5000 metros) no dia seguinte, a chance de vc ter um edema pulmonar ou cerebral é gigantesca!!

- Nada de álcool ou cigarro!! Álcool desidrata e provoca mais tonturas e náuseas. O cigarro vai te atrapalhar ainda mais para respirar!!

Além dessas medidas comportamentais, há também a prevenção e tratamento medicamentoso:

- Se você vai sair do nível do mar e seu destino é uma cidade acima dos 3500m, como Cusco ou La Paz, há alguns medicamentos que podem ser administrados previamente e que, se não evitam os sintomas, pelo menos minimizam seus efeitos e, principalmente, evitam as complicações e aceleram a aclimatação:

* Acetazolamida (Diamox): recomenda-se a ingestão de 125mg 2 vezes ao dia (a cada 12 horas) um dia antes da saída para a altitude e segue até o segundo ou terceiro dia, na altitude. Essa substância é um diurético, que acidifica o sangue, fazendo com que respiremos mais rápido, facilitando na adaptação. A acetazolamida não mascara os sintomas, apenas minimiza, principalmente a falta de ar noturna (quando dormimos a frequência respiratória cai, e isso na altitude causa muitos problemas...). Por ser diurético, você vai ir ao banheiro por diversas vezes (mais um motivo para tomar bastante água, não vá ficar desidratado!) e pode ter um formigamento na ponta dos dedos e na face. Os refrigerantes e outras bebidas gaseificadas podem ficar com sabor estranho. Alérgicos a sulfa não podem tomá-la!!

* Dexametasona (Decadron): se você for médico ou for viajar acompanhado de um ou passar em consulta antes da viagem; alguns pesquisadores recomendam o uso de 4mg de decadron, de 12/12h no dia da viagem e no primeiro dia na altitude...eu não recomendo o seu uso sem supervisão especializada...a dexametasona, ao contrário da acetazolamida, mascara os sintomas, ou seja, você vai sentir-se bem, mas não ajuda na adaptação à altitude.

Para os sintomas do "Mal da altitude" recomenda-se:

- dor de cabeça : o Ibuprofeno (Alivium, Dalsy...), 600mg de 8/8h é normalmente a primeira escolha. Paracetamol (tylenol) e AAS também podem ser usados.

- Náuseas ou vômitos: O Plasil ou o Motilium podem ser usados. Evite o Dramin, como ele causa sono, a frequência respiratória diminui e pode piorar a falta de ar.

***Cuidado: Não use medicação para dormir!!! (Diazepam ou equivalentes). Esses remédios causam diminuição da frequência respiratória, e na altitude isso pode até mesmo ocasionar uma parada respiratória!!! Se estiver com dificuldades para dormir, tome um diamox (125 ou 250mg) pela noite, ele vai aumentar a frequência respiratória, propiciando uma melhor oxigenação noturna (apesar de acordar várias vezes para ir ao banheiro...)

Sinais de alerta:

- Tosse, com expectoração espumosa ou com sangue

- Falta de ar mesmo em repouso

- Perda de coordenação na fala ou motora

- Alterações visuais

- Excesso de fadiga, sonolência

- Alucinações

Se você começar a apresentar alguns desses sintomas, pode estar com Edema Pulmonar ou Edema Cerebral, nesse caso procure ajuda médica o mais rápido possível e DESÇA da altitude que estiver o mais rápido possível, de preferência abaixo dos 2500 metros.

Bom pessoal, espero ter ajudado a amenizar o "sofrimento" de quem vai fazer uma viagem para elevadas altitudes e que com essas dicas possam aproveitar mais a viagem.

Qualquer dúvida ou se quiserem perguntar alguma coisa a mais, estou a disposição, é só mandar um e-mail. Isso não é propaganda, não vou cobrar consulta, hehehe!!!( mesmo por que nem tenho consultório, trabalho em PS...).

Abraço a todos!

Juliano Paes

• Respostas 260
  • Visualizações 245k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• tontonmacoutes
    tontonmacoutes

Caro Juba Boas dicas, é importante estar bem informado, pois o mal agudo da montanha pode atacar qualquer um. Estive no Aconcagua na temporada passada(05/06), e ocorreram 3 mortes, nenhuma por queda

• Obrigado pelo complemento!!! Essa tabela é muito útil para se ter uma idéia de que se o que você está sentindo é "normal", ou seja, o mal agudo na sua forma mais leve, ou algo mais grave, como edema p

• No Nepal, antes do trek, fomos a algumas farmacias em Thamel, bairro turistico de Kathmandu, capital do Nepal, de onde saem praticamente todas expediçoes e trekkers. Bastavamos abrir o capitulo do Lon

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros
Galera, vou ficar 3 dias em Cochabamba, depois 2 em Sucre para depois ir para Potosi. Vocês acham que é um bom periodo de adaptação ou ainda é arriscado?

Eu estava pensando em nem tomar nada aqui antes de ir, só comprar as Soroche Pills lá e tomar chá de coca continuamente mesmo.

Olá!

Faça ao dowload do livro que postei no forum!

É um excelente livro sobre o Mal de Montanha!

download/file.php?id=18626

Abração

Cristhian

Postado
  • Membros

Caro Andre Antunes,

Li todas as páginas deste fórum.Já estou armado até os dentes para minha viagem em Março para o Peru.

Contudo, estarei viajando com minha esposa, o bem mais precioso que tenho na vida.

Meu receio consiste no fato de que minha esposa não tem um bom preparo físico e além disso, tem asma.

Sei que não irei fazer nenhuma escalada e nem mesmo estar em altitudes extremas, mas estou realmente preocupado com ela.

Iremos de avião até Arequipa, ficaremos uma noite e seguiremos para mais uma noite em Chivay (Colca), voltamos para mais uma noite em Arequipa.

Seguiremos de ônibus para Cusco, 1 noite, e trem para Águas Calientes, mais uma noite e retorno a Cusco.2 noites em Cusco e ônibus para Puno.

Acha que ela sofrerá com esse roteiro?

Obrigado de antemão amigo.

PPMV.

Postado
  • Membros
Caro Andre Antunes,

Li todas as páginas deste fórum.Já estou armado até os dentes para minha viagem em Março para o Peru.

Contudo, estarei viajando com minha esposa, o bem mais precioso que tenho na vida.

Meu receio consiste no fato de que minha esposa não tem um bom preparo físico e além disso, tem asma.

Sei que não irei fazer nenhuma escalada e nem mesmo estar em altitudes extremas, mas estou realmente preocupado com ela.

Iremos de avião até Arequipa, ficaremos uma noite e seguiremos para mais uma noite em Chivay (Colca), voltamos para mais uma noite em Arequipa.

Seguiremos de ônibus para Cusco, 1 noite, e trem para Águas Calientes, mais uma noite e retorno a Cusco.2 noites em Cusco e ônibus para Puno.

Acha que ela sofrerá com esse roteiro?

Obrigado de antemão amigo.

PPMV.

Olá,

Vamos ao seu roteiro:

-Arequipa: 2,335 m, chegada súbita (de avião) e pernoite. Razoável, diria que tem que chegar mesmo. Tem que ter o primeiro degrau para subir, e Arequipa é o primeiro degrau.

-Dia seguinte, Chivay: 3,635 m, com pernoite. (não gostei: subiu mais de mil metros num dia !!). Não conheço a região, mas procuraria um lugar para dormir mais uma noite abaixo de 3000 mil metros, ou em torno desta altitude.

Lembre-se que o IDEAL é subir mil metros em 2 ou 3 dias. Pernoitar uma noite a cada 300 a 400 metros da subida, e pernoitar duas noites quando chegar em 3 mil, 4 mil, 5 mil metros.

-3ª noite desce para Arequipa (o que é bom).

-Depois sobe "devagar" (onibus) para Cusco: 3,399 m (tudo bem, já pernoitou em 3.600 m duas noites antes...).

-Dorme alto e desce para dormir baixo em Águas Calientes, 2,040 m (o que é bom).

-Sobe para Cusco (3399 m) por duas noites (tranquilo, já havia dormido aí,

e prepara para Puno com 3,830 m).

NINGUÉM consegue prever mal de altitude. O super atleta passa mal, e o sedentário passa bem.

Esta parte OLHANDO SÓ ALTITUDE, eu ficaria uma noite a mais em Arequipa, ou em algum lugar com altitude intermediária. Sou precavido. Não gosto de remediar.

Quanto à ASMA, é outro capítulo: TEM que levar as bombinhas, etc, os medicamentos habituais, e HIDRATAR BEM, pois se perderá muita água, devido o AR MAIS SECO, seja no verão ou na neve. Só respirando normal, sem exercícios já perde.

E este ar seco pode irritar as mucosas das vias aéreas. E se tiver com ar frio, pode irritar mais ainda. A hidratação ajuda a manter as mucosas mais úmidas.

Tem pessoas que pioram a asma quando respiram muito rápido, como rindo demais, dando gargalhadas por minutos. Então tem que ser mais precavido ainda. E evitar esforços que farão ela respirar muito rapidamente!! (você e ela já estarão respirando mais rapidamente um pouco, como forma de adaptação).

É conveniente ela visitar seu médico pneumologista, e pedir para fazer uma receita completa, em caso de piora.

Para não falar só coisa ruim, nas montanhas, o ar mais puro geralmente tem menos alergenos (pós, etc), então alguns asmáticos até melhoram quando mudam para as altitudes elevadas.

E toda essa conversa acima é se sua esposa tem asma controlada.

SE tive Asma severa, de difícil controle, ela terá problema, pois aqui no Brasil, ela já estaria com baixa oxigenação, e lá nas montanhas, iria complicar.

Os outros medicamentos (diamox, etc) são atenuantes dos sintomas do mal, não estão relacionados diretamente com a melhora da Asma.

Espero ter ajudado! ::cool:::'>

boa viagem...

Postado
  • Membros

Obrigado.Sua ajuda é fundamental.

infelizmente não tenho como acrescentar mais dias na viagem.

Na sua opinião seria melhor ficar 2 noites em Arequipa, uma em Chivay, e depois seguir para cusco.

Ou não mudaria praticamente nada?

Abs,

PPMV.

Postado
  • Membros

Outra opção seria pernoitar em Yanque ( 3417 metros). Mas não sei se 250 metros a menos muda algo?

Postado
  • Membros
Obrigado.Sua ajuda é fundamental.

infelizmente não tenho como acrescentar mais dias na viagem.

Na sua opinião seria melhor ficar 2 noites em Arequipa, uma em Chivay, e depois seguir para cusco.

Ou não mudaria praticamente nada?

Abs,

PPMV.

Olá,

Se olharmos só as altitudes, fica mais fácil. Como disse, não conheço a região para "roteirar" pensando em "atrações, hospedagem, distãncia, etc). Estou olhando só as Altitudes, usando as cidades que vc citou.

Vamos ver:

1ª Sugestão: Seria dormir duas noites em Arequipa (2800 m). E depois se vocês vão para Chivay 3,635 m. Está melhor assim.

2ª Sugestão: A outra opção de Arequipa duas noite, (2800 m), depois Yanque ( 3417 metros) é interessante, depois Chivay (3.635 m). . Então seria Arequipa 2 noites, Yanque, depois Chivay...

Daí você pode reduzir um dia em Cuzco, na parte final da viagem, onde estava previsto duas noites, porque já estarão aclimatados por vários dias antes de ir a Puno.

PODE fazer diferença sim, e lógico, para melhor. Vocês vão subir 600 metros após duas pernoites em 2800 m. Está mais próximo dos 300 a 400 metros de ascenção por dia. E como disse, prefiro sempre prevenir que remediar.

E remediar é ficar mais um dia na mesma altitude, ou, em situação pior, ter que descer. Aí acaba todo o roteiro...

Acho a 2ª sugestão melhor: Arequipa 2x, Yanque 1x, Cusco 1x, Aguas Calientes 1x, Cusco 1x e Puno.

Abç. ::cool:::'>

Postado
  • Membros

Bom dia! Aos glutoes de plantao é aconselhavel alimentacao mais leve principallente nos primeiros dias. Se abusar é dor abdominal na certa e doi muito vai por mim. Abcs.

• 7 meses depois...
Postado
  • Membros

Gostaria de perguntar ao pessoal que já foi ao CHILE se vocês passaram muito mal lá por conta da altitude?

Postado
  • Membros

Fala Alefemaiike,

Para o Chile não! O máximo de altitude que pegamos no Chile foram os 2.847 m do cume do Vulcão Villarica, em Pucon.

Abraço,

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.