Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Soroche, Mal de Altura ou Mal da Altitude

Postado
  • Membros
  • Este é um post popular.

Companheiros mochileiros,

Notei que existem por aqui inúmeras dicas a respeito de viagens pela Bolívia, hospedagem, passeios... enfim, tudo que precisamos saber para uma boa e tranquila viagem pelo país...ou melhor, quase tudo...Não vi por aqui nenhum tópico com dicas mais aprofundadas e realmente úteis para um problema que afeta, segundo as estatísticas médicas, 92% dos turistas que chegam a altitudes superiores a 2800, vindos do nível do mar e de uma hora para outra...é o tal do "mal da altitude", termo "popular" para o Mal Agudo das Montanhas (Acute Mountain Sickness, AMS). Eu, como médico, mochileiro e participante do fórum, resolvi postar aqui algumas dicas de como, se não evitar, minimizar os efeitos desse problema.

Na grande maioria dos casos os sintomas são leves e duram de 4 a 24 horas, dependendo de cada pessoa. São eles:

- dor de cabeça (95%)

- náuseas e vômitos (70%)

- tontura (58%)

- perda de apetite

- insônia

- falta de ar aos médios esforços

Normalmente no segundo ou terceiro dia da viagem você já estará aclimatado e esses sintomas diminuirão bastante, desaparecendo por volta de 5 dias. É muito importante, portanto, nesse período de aclimatação tomar algumas medidas para amenizar esses sintomas e evitar complicações, como o edema agudo pulmonar e cerebral. São algumas dessas medidas:

- Na altitude, principalmente com o clima seco da Bolívia, perdemos muito líquido. A hidratação deve ser reforçadíssima. Recomenda-se a ingestão de 3 a 4 litros de água diariamente nessas condições; portanto, garrafinha de água na mochila! Restrição na ingestão de sal e ingestão de uma carga maior de carboidratos é uma boa idéia.

- Nada de atividades físicas extenuantes nos dois primeiros dias...caminhadas leves. Se ficar muito cansado e ofegante, pare e descanse, se não melhorar, volte para o hostel. Se te convidarem para jogar bola, resista, não dá nem para jogar no gol!!

- Nada de subir ainda mais enquanto não estiver aclimatado. Acima dos 3800 metros recomenda-se no máximo mais 300 por dia, seja escalando ou de busão...ou seja, se vc chegou a La Paz em um certo dia e for ao Chacaltaya (a mais de 5000 metros) no dia seguinte, a chance de vc ter um edema pulmonar ou cerebral é gigantesca!!

- Nada de álcool ou cigarro!! Álcool desidrata e provoca mais tonturas e náuseas. O cigarro vai te atrapalhar ainda mais para respirar!!

Além dessas medidas comportamentais, há também a prevenção e tratamento medicamentoso:

- Se você vai sair do nível do mar e seu destino é uma cidade acima dos 3500m, como Cusco ou La Paz, há alguns medicamentos que podem ser administrados previamente e que, se não evitam os sintomas, pelo menos minimizam seus efeitos e, principalmente, evitam as complicações e aceleram a aclimatação:

* Acetazolamida (Diamox): recomenda-se a ingestão de 125mg 2 vezes ao dia (a cada 12 horas) um dia antes da saída para a altitude e segue até o segundo ou terceiro dia, na altitude. Essa substância é um diurético, que acidifica o sangue, fazendo com que respiremos mais rápido, facilitando na adaptação. A acetazolamida não mascara os sintomas, apenas minimiza, principalmente a falta de ar noturna (quando dormimos a frequência respiratória cai, e isso na altitude causa muitos problemas...). Por ser diurético, você vai ir ao banheiro por diversas vezes (mais um motivo para tomar bastante água, não vá ficar desidratado!) e pode ter um formigamento na ponta dos dedos e na face. Os refrigerantes e outras bebidas gaseificadas podem ficar com sabor estranho. Alérgicos a sulfa não podem tomá-la!!

* Dexametasona (Decadron): se você for médico ou for viajar acompanhado de um ou passar em consulta antes da viagem; alguns pesquisadores recomendam o uso de 4mg de decadron, de 12/12h no dia da viagem e no primeiro dia na altitude...eu não recomendo o seu uso sem supervisão especializada...a dexametasona, ao contrário da acetazolamida, mascara os sintomas, ou seja, você vai sentir-se bem, mas não ajuda na adaptação à altitude.

Para os sintomas do "Mal da altitude" recomenda-se:

- dor de cabeça : o Ibuprofeno (Alivium, Dalsy...), 600mg de 8/8h é normalmente a primeira escolha. Paracetamol (tylenol) e AAS também podem ser usados.

- Náuseas ou vômitos: O Plasil ou o Motilium podem ser usados. Evite o Dramin, como ele causa sono, a frequência respiratória diminui e pode piorar a falta de ar.

***Cuidado: Não use medicação para dormir!!! (Diazepam ou equivalentes). Esses remédios causam diminuição da frequência respiratória, e na altitude isso pode até mesmo ocasionar uma parada respiratória!!! Se estiver com dificuldades para dormir, tome um diamox (125 ou 250mg) pela noite, ele vai aumentar a frequência respiratória, propiciando uma melhor oxigenação noturna (apesar de acordar várias vezes para ir ao banheiro...)

Sinais de alerta:

- Tosse, com expectoração espumosa ou com sangue

- Falta de ar mesmo em repouso

- Perda de coordenação na fala ou motora

- Alterações visuais

- Excesso de fadiga, sonolência

- Alucinações

Se você começar a apresentar alguns desses sintomas, pode estar com Edema Pulmonar ou Edema Cerebral, nesse caso procure ajuda médica o mais rápido possível e DESÇA da altitude que estiver o mais rápido possível, de preferência abaixo dos 2500 metros.

Bom pessoal, espero ter ajudado a amenizar o "sofrimento" de quem vai fazer uma viagem para elevadas altitudes e que com essas dicas possam aproveitar mais a viagem.

Qualquer dúvida ou se quiserem perguntar alguma coisa a mais, estou a disposição, é só mandar um e-mail. Isso não é propaganda, não vou cobrar consulta, hehehe!!!( mesmo por que nem tenho consultório, trabalho em PS...).

Abraço a todos!

Juliano Paes

• Respostas 260
  • Visualizações 245k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• tontonmacoutes
    tontonmacoutes

Caro Juba Boas dicas, é importante estar bem informado, pois o mal agudo da montanha pode atacar qualquer um. Estive no Aconcagua na temporada passada(05/06), e ocorreram 3 mortes, nenhuma por queda

• Obrigado pelo complemento!!! Essa tabela é muito útil para se ter uma idéia de que se o que você está sentindo é "normal", ou seja, o mal agudo na sua forma mais leve, ou algo mais grave, como edema p

• No Nepal, antes do trek, fomos a algumas farmacias em Thamel, bairro turistico de Kathmandu, capital do Nepal, de onde saem praticamente todas expediçoes e trekkers. Bastavamos abrir o capitulo do Lon

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Membros

olás!

as lagunas miscanti e tals estão a pouco mais de 2.000 msnm (não causa tanta diferença, mas já se sente alguma alteração)... salar já começa subir, mais de 3.000... geisers sobe mais ainda, pra lá de 4.000.... então bom organizar os passeios pra administrar bem a adaptação... sempre bom mascar coca pra sentir menos os sintomas!

veja: "Os cinco tours (ou passeios) mais famosos e concorridos são: Geisers del Tatio (4.300 metros): saída às 4h da manhã (eles te pegam no hotel/pousada) e retorno entre 14h e 15hs, com café da manhã. Valle de La Luna e Vale da Lua (3000 metros): saída as 16h na frente da agência com volta às 21h. Sem lanche. Salar do Atacama, Laguna Chaxa e Cejar (3000 metros): saída as 16h na frente da agência, volta lá pelas 21h. Com lanchinho. Lagunas Altiplânicas: a agência te busca no hotel/pousada entre 6h e 7h da manhã com retorno às 14h, com café da manhã. Deserto do Atacama e Salar de Tara (4.500m)"

fonte: http://viagensaamericadosul.blogspot.com.br/2013/04/deserto-do-atacama-guia-rapido-dicas-e.html

e boas viagens !!

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Fala ae, galera, beleza?

Então, indico mais previnir do que remediar.

Fui a Bolivia e fiquei tranquilo só tendo em conta algumas dicas para prevenir soroche.

São elas:

- Beba bastante água – Por minha boa experiência, minha regra de ouro é: beba muita água (muita mesmo!). Eu chegava a beber mais de 4 L de água por dia.

- Alimente-se bem e com comidas de fácil digestão

- Evite álcool e cigarros (ou ao menos diminua)

- Mova-se devagar

- Durma bem

Nesse link tem várias dicas de como prevenir o mal de altitude (soroche):

http://instintoviajante.com/o-que-e-soroche-ou-mal-de-altitude/

Abraços!

• 4 semanas depois...
Postado
  • Membros

Boa noite, Marcio.

Se ela estiver controlada, não.

Consulte seu médico antes de viajar.

Boa viagem!

Postado
  • Membros

Para quem sente muito a altitude tem o Soroche Pill.

Tem que tomar um antes de passar mal.

Minha esposa tomou quando já estava tonta e ai ficou super enjoada e tonta, depois de um tempo até passou e ela melhorou.

Vale a pena tomar para prevenir.

• 4 meses depois...
Postado
  • Membros

Pessoal, uma dúvida: Se eu estiver numa cidade na altitude (ex: Huaraz no Peru), já aclimantado, voltar para uma cidade litorânea por uns dias (ex: Lima) e depois ir para Cuzco, eu "perco" a aclimantação? Tem prazo de validade? Rsrs.

Postado
  • Membros
Pessoal, uma dúvida: Se eu estiver numa cidade na altitude (ex: Huaraz no Peru), já aclimantado, voltar para uma cidade litorânea por uns dias (ex: Lima) e depois ir para Cuzco, eu "perco" a aclimantação? Tem prazo de validade? Rsrs.

O que costumo ouvir é que a aclimatação é relativamente acumulada no decorrer da vida.

Cada vez que o indivíduo tenha estado, no decorrer de sua vida, em alturas superiores a 3.000m, houve uma pequena aclimatação, e essa não se perde totalmente ao descer para altitudes menores.

Mas não tenho embasamento, é só "ouvir dizer"

• 4 semanas depois...
Postado
  • Membros

Para quem sofre com o "Enjoo de altitude", o melhor medicamento que está no mercado (minha opinião) é o Diamox ( princípio ativo Acetazolamida)

Deve ser tomado duas vezes por dia, 24 horas antes de iniciar a subida para elevada altitude e até realizar a descida para baixa altitude

• 1 mês depois...
Postado
  • Membros

Nossa, Juliano ! Valeu mesmo pelas dicas. Vi em bora hora, já que estarei indo visitar 5 países da América do Sul a partir desta sexta. Como dois dos países são de grande altitude em relação aonde eu moro - Rio de Janeiro, tô meio preocupado em sentir alguma coisa... Será minha primeira vez em LaPaz , Machu Picchu e Salar Uyuni. Confesso que deu medo lendo alguns relatos aí de gente que morreu, como por exemplo o que o Raul disse de pessoas que morreram no Aconcágua ... Se bem que eu nem penso em ir ao Aconcágua rs Fui ao médico dias atrás e levei o resultado de um Ecocardiograma , Teste Ergométrico e uns exames de sangue e ele disse que está tudo Ok. Espero que sim mesmo. Brigadão !

• 2 meses depois...
Postado
  • Membros

@LeoRJ Por favor, cara! Quanto tempo antes e durante vc tomou o Citoneurin? Até comprei, mas ainda não comecei a tomar... Não sei se tomo 1, 2 ou 3 por dia e nem qdo começar!

Nenhum médico que fui entendia de altitude! 

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Account

Navigation

Pesquisar

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.