Membros Este é um post popular. Geovane Rodrigues Postado Janeiro 21, 2022 Membros Este é um post popular. Postado Janeiro 21, 2022 Quero compartilhar com vocês a viagem que começarei em breve com meu pai. Estamos hoje a exatos 65 dias para começar esta longa jornada de carro que chamamos carinhosamente "De Minas a Patagônia". Como o nome diz, é uma viagem que começará em Minas Gerais, especificamente na cidade de Betim, onde meus pais residem e têm como destino principal a região da Patagônia Argentina e Chilena, chegando até o oceano pacífico no vilarejo de Bahía Mansa. Essa é uma viagem que eu planejava a muito tempo e que finalmente vou realizar com uma companhia mais do que especial, meu pai que neste ano completará 72 anos e pela primeira vez na vida irá pisar em solo estrangeiro assim como vários outros lugares aqui mesmo no Brasil. Meu pai é um homem do interior de Minas, nasceu em 1950 em Tijucal, um vilarejo escondido no meio do nada e que naquela época pertencia a cidade de Diamantina, famosa em minas por Juscelino Kubitschek, o período colonial com a exploração de diamantes, Chica da Silva e o Carnaval. Lá pela década de 60, Tijical se transformou em Presidente Kubitschek, não à toa acabou homenageando o conterrâneo em seu nome. Desde o início de sua vida a palavra "batalhador" foi presente de forma constante, nunca houve um dia que o luxo fizesse parte do seu contexto. Para ele trabalhar a vida toda foi necessário cuidar dos três filhos, sendo eu o segundo deles. Papai, como gosto de chamá-lo, sempre teve sua família em primeiro plano em tempos de muita dificuldade ele fez o que podia para alimentar e cuidar de todos, mesmo com a grana contada no bolso, o carinho nunca faltou em casa. Papai conheceu pouco do Brasil, sua vida praticamente foi toda vivendo no sudeste. O Rio de Janeiro e São Paulo foram lugares onde ele morou e trabalhou por um tempo quando era mais jovem. Já Brasília, Goiás e Espírito Santo foram apenas durante viagens pontuais da família. Assim como vários outros brasileiros, conhecer outros lugares não era a primeira escolha para si, mas sim a subsistência. Vi desde cedo, desde criança, meus pais dando duro em todos os aspectos para conseguir dar uma vida digna aos filhos. Em 2020 eu planejava retornar pela terceira vez à Patagônia. Eu já havia viajado para o lado Chileno da Patagônia em Puerto Natales em duas oportunidades recentes, no ano de 2018 e 2019 para participar de uma prova de Ultra Trail mas com o mal tempo que caia pela região nos dois anos a competição passou por problemas. Em 2018 a largada foi alterada para o outro dia e eu corria risco de perder o vôo de volta, já em 2019 a competição foi cancelada e houve apenas uma corrida menor para dar uma resposta às pessoas que ali estavam. Em resumo, eu não consegui conhecer muitas coisas por lá, pois as viagens foram curtas e planejadas para vivenciar a "corrida" que eu participaria. Porém eu me apaixonei pela região por tudo que vi e claro eu retornaria em 2020, desta vez para uma outra região, em San Martin de Los Andes… Mas eu não tinha ideia que teríamos uma pandemia pela frente. Planos cancelados para 2020 o jeito era esperar e começar a pensar por exemplo que talvez daria para fazê-la em 2021, mas novamente não deu, o mundo estava fechado. Foi aí que em um dia, durante o almoço de família pensei: "Vamos fazer juntos, de carro essa viagem!". Seria uma oportunidade única para apresentar ao meu pai um pouco do continente que vivemos e para mim um momento único de aproveitar sua companhia e histórias. Fiz o convite e tive um longo trabalho de convencê-lo para embarcar nesta aventura, ele topou depois de muita insistência e da ajuda de uma tia, mas topou. A viagem para nós dois será uma celebração entre pai e filho na estrada. Ele está prestes a completar seus 72 anos e eu os 40. Será também a celebração de uma amizade forte e mais do que isso será um presente para ele, levá-lo para conhecer um pouco mais das fronteiras do nosso continente, outras culturas, pessoas e vivenciar outras experiências. Começaremos nossa aventura no dia 26 de Março e retornaremos dia 25 de Abril. Serão 32 dias na estrada e de quebra ainda vou participar da Patagonia Run Ultra Maraton. Será uma viagem daquelas, ando ansioso pois falta muita coisa pela frente e o tempo anda rápido demais. Quero registrar o olhar do meu pai sobre esse novo mundo que logo mais estará à sua frente. Estou publicando um pouco do nosso planejamento e organização em: deminasapatagonia.com.br E também fiz um Instagram onde compartilharei um pouco mais da viagem: instagram.com/deminasapatagonia Vou tentar deixar todas as informações organizadas (Planejamento e Custos) para que outros aventureiros possam cair na estrada também. Li praticamente todas as publicações da comunidade com relatos de aventuras semelhantes e aprendi muito com cada um e espero compartilhar o máximo de experiências com vocês. Fiquem à vontade para contribuir com dicas e sugestões de lugares diferentes para conhecer, ficar e comer. Nossa viagem será uma mistura de tudo, do camping ao Airbnb, da natureza aos lugares culturais e do bom e barato sempre. Ainda temos um longo trecho entre Buenos Aires e Bariloche que não definimos muito bem e que ao mesmo tempo nos dá muitas possibilidades. Enfim, teremos tempo suficiente até lá. Dia 26 de Março estaremos na estrada 2 4 Citar
Colaboradores Juliana Champi Postado Janeiro 21, 2022 Colaboradores Postado Janeiro 21, 2022 (editado) Que história legal @Geovane Rodrigues Comecei a seguir vcs no insta (o meu é @familia.mochileira) pois vamos fazer parte do caminho pouco depois! Pra poder viajar duas vezes no ano a gente "pica" as férias em dois pedaços, então infelizmente não teremos tempo pra fazer a trip completa de uma vez. A melhor viagem da vida foi quando saímos de carro aqui do Paraná e fomos ao sensacional norte da Argentina e depois Atacama, (relato aqui)! E em busca da mesma sensação será nosso próximo rolê. Os planos iniciais eram sair daqui de carro de novo, mas com pouco tempo optamos por começar de Santiago. Tb não encontramos opções de locadoras de carro que permitiam a cruza de fronteira, então optamos por ficar só no Chile! Mas vamos somente até a região dos lagos patagônicos desta vez. Já emitiram o passe de mobilidade no Chile? Eu e marido estamos com 3 doses, o que nos isenta de quarentena, mas no conecteSUS não aparece a minha terceira dose. Já abri chamado lá e ainda nada, tenho dúvida se consigo o passe de mobilidade com a imagem da "carteira de vacinação". Enfim, acompanhando! Editado Janeiro 21, 2022 por Juliana Champi 1 Citar
Membros Geovane Rodrigues Postado Janeiro 21, 2022 Autor Membros Postado Janeiro 21, 2022 Ei @Juliana Champi que legal o perfil de vocês! Já estou acompanhando a família pela estrada também. Estou aqui lendo seu relato neste momento sobre a aventura de vocês do Paraná ao Atacama, que maravilha de viagem. O Atacama eu não conheço ainda mas vou planejar uma nova expedição pelos lados de lá e sua história será muito útil mesmo. O passe mobilidade eu não estava ciente sobre ele (vishe, passou despercebido). Meu pai já está com a terceira dose e eu recebo a minha terceira dose no meio de Fevereiro, inclusive estou neste momento com Covid, sintomas leves apenas. Logo mais vou compartilhar nosso roteiro, tive a sorte de ter a ajuda do Matheus Rosa que conheci em outro grupo e que me trouxe dicas bem valiosas. Fico muito feliz em encontrar pessoas maravilhosas interessadas em ajudar nessa longa jornada. Fique a vontade para deixar suas sugestões. #tamojunto 1 Citar
Colaboradores Juliana Champi Postado Janeiro 21, 2022 Colaboradores Postado Janeiro 21, 2022 @Geovane Rodrigues essa viagem que irão fazer será fantástica, mas se programem sim "pro norte" pq é surreal de legal! Não só o Atacama, mas o Norte da Argentina é mágico! Sobre o passe de mobilidade, fique de olho... tem que submeter as nossas vacinas aqui à validação do governo chileno pelo site https://mevacuno.gob.cl/ com antecedência pq podem demorar até 30 dias pra retornar. Neste site vc terá que colocar, além de informações de identificação (Passaporte ou rg e Foto segurando o documento), as datas, fabricante, lote das vacinas e local onde as tomou, segundo o que consta no conecteSUS, que tb vai precisar anexar. Hj apareceu minha terceira dose lá e já submeti o formulário. Com 3 doses, pelas regras atuais, tem que testar negativo antes e chegando lá, mas não precisa de quarentena. Em até 48h antes de ir tb tem que preencher um outro formulário e anexar o teste PCR negativo. Isso segundo as regras de hj. Na Argentina são menos exigências, mas tb tem que preencher formulários e etc, estes dias mesmo alguém colocou dicas aqui! Vamos trocando figurinhas! 1 Citar
Membros Geovane Rodrigues Postado Janeiro 22, 2022 Autor Membros Postado Janeiro 22, 2022 Dicas valiosíssimas @Juliana Champi vou olhar estas questões neste momento e se for o caso já submeter nossas informações. Vou aproveitar e checar as informações corretas para a Argentina (tem uma colega de trabalho Argentina, de Buenos Aires) que também está ajudando nessa jornada) e checar as condições do Uruguai também pois nossa idéia é ficar por lá alguns dias também. 1 Citar
Membros MARCELO.RV Postado Fevereiro 5, 2022 Membros Postado Fevereiro 5, 2022 Boa sorte e boa viagem conterrâneo de estado, estou a 100km de vcs, moro em Cons. Lafaiete e fiz a Patagônia Argentina e sul do Chile de carro com a família em 2018/2019, fiz tb o Atacama 2015/2016(relatos aqui no site), estou adiando minha viagem ao Peru a 2 anos e ainda acho que este ano não sai, infelizmente😭. Acompanhe as fronteiras pois a chilena continua fechada pelos menos em alguns pasos e sem previsão de abertura. 1 Citar
Membros Geovane Rodrigues Postado Fevereiro 9, 2022 Autor Membros Postado Fevereiro 9, 2022 Olá @MARCELO.RV muito obrigado pelo seu comentário. Como você mesmo disse o Chile de fato ainda é o mais criterioso para entrar. Já fiz o meu cadastro e do meu pai no site mevacuno.cl e já fomos aprovados para entrar no país. A entrada na Argentina está mais tranquila, pois eles liberaram a entrada somente com a comprovação das vacinas, estando com o ciclo vacinal completo, que é o nosso caso, não é necessário nem mesmo fazer um PCR 72hs antes. E no Uruguai está sendo exigido um PCR antes. Caso você queira compartilhar alguma dica bacana da Patagônia Argentina fique a vontade. Grande abraço 1 Citar
Membros Fabrício Lima Postado Fevereiro 9, 2022 Membros Postado Fevereiro 9, 2022 Olá pessoal! Muito bacana o seu relato @Geovane Rodrigues! Seguindo o tópico daqui! Achei muito legal a proposta e não tenho dúvidas que será uma viagem inesquecível para vocês! Já pesquei a informação do cadastro no site do Chile e vou fazer o meu ainda hoje! Hehe Em relação à abertura (ou não) das fronteiras, onde eu consigo as informações oficiais? Procuro na internet , mas só acho notícia de jornal e blog, seria importante ter uma fonte mais confiável. obrigado galera! forte abraço Citar
Colaboradores Juliana Champi Postado Fevereiro 9, 2022 Colaboradores Postado Fevereiro 9, 2022 (editado) 55 minutos atrás, Fabrício Lima disse: Em relação à abertura (ou não) das fronteiras, onde eu consigo as informações oficiais? Procuro na internet , mas só acho notícia de jornal e blog, seria importante ter uma fonte mais confiável. Sobre as fronteiras, tem no Viaje na Viagem, mas tá meio desatualizado. Eu to seguindo umas pessoas no insta que estão cruzando fronteiras pra ver como está, rs https://www.viajenaviagem.com/reabertura-chile/ As informações oficiais de entrada vc tem no site do governo do Chile: https://www.chile.travel/en/traveltochileplan/ Mas este post do Blog aqui do mochileiros está em constante atualização, com base no site do Chile: https://www.mochileiros.com/blog/entrar-no-chile Editado Fevereiro 9, 2022 por Juliana Champi Citar
Membros Fabrício Lima Postado Fevereiro 9, 2022 Membros Postado Fevereiro 9, 2022 Oi @Juliana Champi bacana este post que vc sugeriu, não tinha achado antes! Muito obrigado!! em relação aos requisitos para o Uruguai, alguém tem uma boa referência (atualizada ou oficial) para indicar ? valeu galera!! Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.