Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Luan e eu estamos realizando um Mochilão de Volta ao Mundo.

Extraímos esse post de nosso blog: https://brotherspelomundo.wordpress.com/2022/04/09/cruzando-os-balcas-por-terra-custos-duracao-empresas-etc/

Mostramos tudo dessa viagem em nosso canal do YouTube: https://www.youtube.com/c/BrotherspeloMundo/videos

E em nosso Instagram: @brotherspmundoo

___________________________________________

No total, são 10 países que fazem parte do que chama-se "Península Balcânica".

Nessa viagem, visitamos 7 deles: Albânia, Macedônia (que tem o nome oficial de “Macedônia do Norte” desde 2019), Bulgária, Romênia, Sérvia, Montenegro e Bósnia e Herzegovina. Ficando de fora: Grécia, Kosovo e Croácia.

Passamos um total de 40 dias explorando e curtindo muito esses países que, frequentemente, ficam de fora dos roteiros tradicionais na Europa.

Esse post tem a intenção de ajudar a todos que pretendem fazer uma viagem por estes países ou, ainda, auxiliar quem tem vontade de conhecer, mas fica com receio devido à falta de informação na internet - especialmente sobre locomoção via terrestre (ônibus ou trem).

Ficamos nessa região da Europa de 16/03/2022 a 26/04/2022.

Segue:

Belgrado – Sarajevo:  21 euros 

Embora a moeda corrente no país não seja Euro, tudo eles cobram em euro referente à transportes.

Foram 8 horas de viagem em um ônibus antigo e sem banheiro. Paga-se ao motorista o valor de 1 euro por bagagem colocada no porta-malas e paga-se o valor de 180 dinares à rodoviária (taxa de embarque). Somente em espécie!

Empresa: Centrotrans/SP LASTRA

Compramos pelo site Busticket4.me

img_9692.jpg?w=768

Atenção ao fato de que esse ônibus chega na parte leste de Sarajevo. Explicando resumidamente, a cidade é dividida em duas: a parte leste e a parte oeste. A parte leste é de domínio sérvio. A parte oeste é de domínio bósnio… isso se dá por conta da guerra entre os dois países – e ocorre em outras cidades da Bósnia também.

O que isso implica na viagem? Bom, a rodoviária da parte leste é bem longe do centro (aproximadamente 8 km). Sendo assim, os turistas dependem de táxi para chegar até o centro, pois não há transporte público ligando uma parte a outra. Como, ao chegar, não tínhamos o dinheiro bósnio, o taxista no cobrou em euros: 15 euros.

Sarajevo – Mostar: 12 marcos (aprox 6,75 dólares)

Viagem de trem. Seria 1h50 de viagem (das 16:40 às 18:30). Mas o trem quebrou no caminho. Então chegamos somente às 20:20 (3h40 de viagem). Isso ocorre com frequência, segundo os nativos.

Mostar – Kotor: 24 euros

Empresa: lalatovic

7 horas de duração

Kotor – Budva: 3,50 euros.

É um micro-ônibus que faz esse trajeto. Partiu às 11:40. Tivemos que pagar 1 euro por cada mala (colocamos as mochilas grandes no bagageiro).

Duração: 30 minutos.

Budva – Tirana: 21 euros

Micro-ônibus!! Sem banheiro.

Duração: 6 horas de viagem (era para ter sido 4 horas)

Empresa: Old Town Travel

A previsão era chegarmos às 15:30, mas chegamos às 17:30!! Aconteceu de tudo nessa voagem – desde motorista desce do ônibus até briga entre passageiros!

img_1353.jpg?w=1024

Tirana – Skopia: 2400 leks (aprox 20 euros)

Duração da viagem: 8h30.

Saímos de Tirana às 9 da manhã. Chegamos em Skopia às 17:30. Considerando 1h de imigração entre a Albânia e a Macedônia. O ônibus parou em diversas cidades! Estradas com muitas curvas, subindo e descendo vales e com muitas paisagens bonitas.

img_1566.jpg?w=768 Ônibus antigo com banheiro trancado

Skopia – Sofia: 1650 denares (aprox 28,50 dolares // 27 euros).

Duração da viagem: era para ter sido 4:40 de viagem. Acabaram sendo 6:30. Saímos às 17:30 e chegaríamos às 23:30 (por conta do fuso horário, acrescenta-se 1h – 22:30 no horário de Skopia).

Ônibus velho. Quebrou na estrada e ficamos por 2h trafegando a 20 km por hora.

img_2105.jpg?w=768

Sófia – Bucareste: 51 levs (aproximadamente 28 dólares // 26 euros)

Viagem de trem, partindo da Sofia Central Station.

Embarque: 07:15 da manhã // Chegada: 19h (Estação Norte de Bucareste).

Era para ter sido uma viagem de 10 horas, acabou durando quase 12h, por conta da imigração, a qual levou 1h20 na saída da Bulgária + 40 minutos na entrada da Romênia.

Bucareste – Brasov: 27,90 lei (aproximadamente 6,09 dólares)

Viagem de trem! Trem bem confortável!

Trem atrasou para sair de Bucareste. Estava bem cheio! 3 horas de trajeto, sendo que ele parou em diversas cidades no caminho.

img_2780.jpg?w=768

Brasov – Sinaia: 7,80 lei (aprox 1,70 dolares)

Trem bem pontual. Saímos de Brasov às 13h. Chegamos às 14:15. Pouco espaço para as malas!

img_3066-1.jpg?w=1024

Sinaia – Ruse: 82 lei (aproximadamente 17,90 dólares)

Viagem de trem com troca de trem em Bucareste.

Embarque: 07 da manhã // Desembarque em Bucareste: 09:35.

Segundo embarque: 10:55 // Desembarque em Ruse: 14:20.

Total: 7h20, considerando 1h20 de conexão + 1h de imigração (saída da Romênia e entrada na Bulgária).

O primeiro trem foi daqueles tipo ônibus. O segundo foi dividido em cabines.

Ruse – Varna: 25,40 lev (aproximadamente 13,86 dólares). Viagem de trem.

Embarque: 16h // Chegada: 20h

Total: 4 horas de viagem

D23CC4F2-C291-4AD7-9850-83D5EC53BDBA.thumb.jpeg.b005bdeda61d68d4950b467b3506340e.jpeg

Total gasto em deslocamentos nos Balcãs: 165 euros, em 12 trechos. Dando, assim, a média de: 13,75 euros/por trecho.

Dentre os países dos Balcãs, somente Grécia, Montenegro e Kosovo utilizam o Euro como moeda oficial, mas em todo lugar a moeda é extremamente bem aceita e, algumas vezes, até preferida sobre a moeda deles. Nas rodoviárias que passamos, todas as passagens têm escrito o valor na moeda corrente do país e, também, em euro. E, caso você decida pagar em euro, eles irão aceitar.

Exceção: passagens de trem.

 

Resumindo: essa região da Europa é, de fato, mais precária em relação a transportes. Você terá deter paciência, especialmente porque na maioria das vezes você deverá se deslocar à rodoviária/estação de trem para comprar a passagem, pois não há bons sites em funcionamentos nesses países - e, quando há, cobram taxas altíssimas de conveniência.

 

Mas, de toda forma, são "perrengues" que valem a pena, pois são países incríveis e que enriqueceram - e muito - a nossa viagem.

Qualquer dúvida manda aí!!
 
Editado por Helder Andrade
  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 17/05/2022 em 06:16, D FABIANO disse:

@Helder AndradeNão há outro meio de transporte para se fazer esses trechos de onibus,como trens por exemplo? 

Hey Fabiano! Td bem?

Há trens, sim! Poucos, mas tem. Inclusive utilizamos nos trechos em que foram possíveis! Ta ai no post, da uma olhadinha e qlq dúvida pode vir novamente perguntar :)

  • Obrigad@! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Essa é a famosa resposta "depende".

Depende de tudo, de onde vai sair, de quais países quer visitar, quanto tempo vai ter, quanto pode pagar. Não tem mágica, tudo tem que ser pesquisado, começando por olhar o mapa da região pra ter idéia de onde é melhor começar e terminar, pesquisar preços dos voos e etc e fazer um roteiro.

Editado por Taciano Bahia
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • Membros

Olá,  td bem?

Estou planejando uma viajem aos balcaes em setembro.

Todas as minhas rotas estão em viagens de ônibus no site flixbus.

Fui comprar uma passagem de Belgrado até Sarajevo, e constava apenas que podia levar uma bagagem de mão de 5kg.

Pra mim não faz o menor sentido atravessar dois países e só poder levar uma mochila pequena.

Como é o esquema de ônibus lá? Só pagar a taxa para o motorista e boa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
7 horas atrás, renesacilotto disse:

Olá,  td bem?

Estou planejando uma viajem aos balcaes em setembro.

Todas as minhas rotas estão em viagens de ônibus no site flixbus.

Fui comprar uma passagem de Belgrado até Sarajevo, e constava apenas que podia levar uma bagagem de mão de 5kg.

Pra mim não faz o menor sentido atravessar dois países e só poder levar uma mochila pequena.

Como é o esquema de ônibus lá? Só pagar a taxa para o motorista e boa?

Bagagem é paga a parte na hora, custa cerca de uns 5-6 reais na moeda local. Leve moedas.
 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
8 horas atrás, renesacilotto disse:

Olá,  td bem?

Estou planejando uma viajem aos balcaes em setembro.

Todas as minhas rotas estão em viagens de ônibus no site flixbus.

Fui comprar uma passagem de Belgrado até Sarajevo, e constava apenas que podia levar uma bagagem de mão de 5kg.

Pra mim não faz o menor sentido atravessar dois países e só poder levar uma mochila pequena.

Como é o esquema de ônibus lá? Só pagar a taxa para o motorista e boa?

Em Belgrado tive que pagar 180 dinares para entrar na parte das plataformas (taxa de embarque) e mais 100 dinares para despachar meu mochilão. Isso em 2018.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...