Guias e troca de informações sobre destinos do estado de Minas Gerais
#168677 por Bruno Scarpelli
24 Jun 2005, 12:49
Galera, só para acresentar, sou natural e moro em Belo Horizonte. Ou seja, não tenho nenhum compromisso com a cidade de Aiuruoca. EStou dando o toque, porque realmente vale a pena visitar. E cara Ticiaq, tá na hora de voltar então né? uahuhahua Realmente Aiuruoca não é fácil de falar não... abraço a todos..
Bruno Scarpelli

#168773 por Silnei
24 Jun 2005, 16:00
<font size="4"><b>Aiuruoca - MG - Novos Destinos</b></font id="size4">

<i><b>Aiuruoca - nome de origem tupi, que significa casa dos papagaios - tem sua origem em princípios do século XVIII, quando um paulista de Taubaté, João Siqueira Afonso, atravessou a Serra da Mantiqueira, descobriu as minas de Sumidouro e Guarapiranga e, impulsionado pela ambição, seguiu até a Serra dos Papagaios.</b></i>


Imagem


Nessa serra, o paulista fundou, por volta de 1706, o arraial de Aiuruoca, junto às minas de mesmo nome, atraindo exploradores portugueses e paulistas. Com o seu território desmembrado de Baependi, a Vila de Aiuruoca foi instalada e em 1868, passou à categoria de cidade.

Quando o ouro se esgotou, o povoado, que se fixou na região, começou a se dedicar à criação de gado leiteiro e à agricultura. A criação de gado transformou a Aiuruoca de hoje em um dos grandes produtores de laticínios em Minas, sendo, inclusive, um grande exportador de queijos.

Tendo como pano de fundo a Serra do Papagaio, onde se encontra a estação ecológica de mesmo nome, Aiuruoca é uma cidade privilegiada pela beleza natural.


<font size="4"><b>Atrativos</b></font id="size4">

<b>Pico do Papagaio</b>

Imagem

O pico do Papagaio é um conjunto de oito picos, localizados na serra de mesmo nome. Seu nome de origem se deve à presença de grande quantidade desses animais no seu cume. Encontra-se dentro da Estação Ecológica do Papagaio. Tem a forma arredondada que se desenvolve em sentido horizontal, com várias pontas, terminando com uma grande rocha, com altitude de 1.976 metros. Nele se encontram muitas nascentes d'água.

A vegetação que circunda o pico é de mata virgem, com árvores de grande porte, além de campos de cerrado. A fauna é bastante diversificada sendo composta por: periquitos, papagaios, tucanos, onças, lobos-guará, veados, raposas e pássaros silvestres. A paisagem que circunda o pico é de montanhas, podendo-se avistar à noite várias cidades adjacentes, entre elas: São Lourenço, Pouso Alto, Baependi, Caxambu, Cruzília, São Vicente de Minas, Andrelândia, etc.

Devido à grande extensão da rocha, há muitos locais interessantes para passeios e caminhadas. Não há nenhuma infra-estrutura nestes percursos cujo acesso só é possível por trilhas estreitas de terra, para andar a pé ou a cavalo. A área não é cercada. No sopé da montanha há muitas propriedades particulares, dentre elas, a comunidade Santo Dame e duas pousadas. O pico é singular, podendo ser visto em longas distâncias. Na época dos bandeirantes, ele foi usado como ponto de referência.

Da cidade de Aiuruoca tem-se uma bela vista do atrativo, porém, do Vale do Matutu, que está mais próximo, pode-se sentir de mais perto a sua imponência e a aura mística que o circunda. No Vale do Matutu há guias que fazem a cavalo o passeio até o alto do Pico.


<b>Estação Ecológica do Papagaio</b>
A Estação Ecológica do Papagaio foi criada pelo decreto Estadual nº 31.368, de 2 de junho de 1990. Localizada na Serra da Mantiqueira está numa área de relevante interesse ambiental.

A área total da Estação Ecológica do Papagaio é de aproximadamente 26.788 hectares, distribuídos em 10.117 hectares com altitude superior a 1.800 metros. A estação abrange parte dos municípios de Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Itamonte e Pouso Alto, onde se apresenta um conjunto de maciços conhecidos como: as Serras do Garrafão, do Charco, do Gamarra, do Papagaio e ainda o extenso vale de altitude do rio Santo Agostinho.

Nela estão concentradas as nascentes dos principais rios formadores da bacia do Rio Grande, responsáveis pelo abastecimento de grandes centros urbanos do sul de Minas.

Abrange uma das últimas matas nativas do bioma da Mata Atlântica, em Minas Gerais, constituindo-se, desta forma, em uma das únicas unidades de conservação com estas características no Brasil.

A fauna é bastante diversificada sendo composta por: papagaios, periquitos, tucanos, onças, lobos-guará, veados, raposas, etc.

Em função da sua riqueza ambiental, a sua criação contou com o apoio de inúmeras entidades ambientais nacionais e internacionais.

A administração é da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM).

<b>Retiro dos Pedros</b>

Imagem

Pelos campos de altitude iremos conhecer melhor esta região do futuro Parque Estadual da Serra do Papagaio. Muros de pedras centenárias compõem também a paisagem. Teremos finalmente uma incomensurável visão do mar de montanhas das Minas Gerais.
Trilha com duração de + ou - 6 horas
Grau de dificuldade Médio


<b>Cachoeira das Fadas</b>
A Cachoeira das Fadas possui cerca de três metros de altura. Ela forma um poço de aproximadamente cinco metros de circunferência, por três metros de profundidade. Sua água é transparente, límpida e gelada. O volume d'água é razoável, havendo possibilidade de banho. A vegetação circundante é formada por mata nativa densa. A cachoeira se encontra dentro de uma propriedade particular e é necessária a autorização para se visitar.



<b>Cachoeira do Batuque</b>
A Cachoeira do Batuque localiza-se em propriedade particular. Ela possui aproximadamente trinta metros de altura por três metros de largura, e não há possibilidade de banho. A água é límpida, fria e transparente. A vegetação que circunda a cachoeira é de mata nativa, destacando-se a presença de araucária. A fauna é rica em aves, raposas, onças e cachorros-do-campo.


<b>Cachoeira dos Garcias</b>

Imagem

A cachoeira dos Garcias, de propriedade particular, tem aproximadamente 25 metros de altura por sete metros de largura. Possui um grande poço para nadar, com uma profundidade que varia de três a cinco metros. A água é límpida, fria e transparente. A vegetação circundante é de campo e mata natural. A fauna é rica em aves, raposas, cachorros-do-campo, porcos do mato, onças, jaguatiricas e lobo-guarás.


<b>Cachoeira do Cacique</b>
A Cachoeira do Cacique tem aproximadamente 30 metros de altura, sendo formada por fios d'água, sem haver formação de poço. Sua água é límpida e não há possibilidade para banhos.

O acesso ao local é difícil, havendo somente possibilidade de aproximação.

O atrativo está localizado em área particular, sendo necessária uma autorização para visitá-lo.

Imagem


<b>Fonte:</b> Pousada do Lado de lá
http://www.doladodela.com.br/

Descubra Minas
www.descubraminas.com.br

<b>Fotos:</b> Pousada do Lado de lá
#168945 por Bruno Scarpelli
25 Jun 2005, 09:23
Caramba!! que fotos heim!! Realmente é isso aí ó... estive lá esse ano e o lugar é de babar!! E você encontra hopsedagem de 20 até 300 reais a diária... Arruma a mochila e vai pra lá pessoal, porque vale a pena!!
#169300 por jaum
26 Jun 2005, 23:15
legal esse lugar
#176406 por nitolas
18 Jul 2005, 14:52
ME LEMBREI!!!![:p] NOSSA AIRUOCA!!! [:)] eu lembro de meus pais ( que eram de um grupo religioso) me levarem até Airuoca por que tem um lugar onde o pessoal de todo Brasil desse grupo se reunia... e dai eu fui junto por que era pequeno e não tinha onde fica... nOssa o lugar é muito show pra quem curti uma natureza de verdade... eu lembro... as ruas eram de terra... apenas algumas delas e apenas com casas... ainda quero voltar pra la.. pra curtir essa natureza... [;)]
#182136 por Sandro
06 Ago 2005, 13:52
Não deixem de ler também o relato do Marcelo_Insider no Link:

<b>http://www.mochileiros.com/topic.asp?TOPIC_ID=8731&whichpage=1</b>

E algumas fotos da Trip que fizemos com alguns amigos aqui do Fórum encontram-se no Link:

<b>http://sandmanskywalker.multiply.com/photos/album/6 </b>

Abraços e boas trilhas.
#189121 por farolBAIXO
29 Ago 2005, 16:50
VALEU GALERA .... VO DAR MEU JEITO AKI PARA PODER CONHECER ESSA MARAVILHA ... ESSAS FOTOS ... ME DEIXARAM LOKO
#196895 por judeu
28 Set 2005, 11:53
Vcs não tem idéia do que é passar a noite no Pico do Papagaio !!

la nao é reserva nao??? Como vc fez isso?? conta pra gente!!
#197067 por rodrigoschemes
28 Set 2005, 20:16
E aí Judeu.. já acampei no topo, tem espaço para umas 10 barracas. Tem locais bem protegidos do vento o que faz se passar uma noite tranquila mesmo ventando. Peguei um pôr do sol maravilhoso lá e a noite é possível ver a cidade de Aiuruoca bem iluminada. Pena que quando fui de manhã acordamos com neblima total e muito vento, não conseguimos apreciar muito a vista. Descemos pelo Vale do Matutu pra ir embora.

Segue o link com as fotos: http://diarionamochila.multiply.com/photos/album/10
#197223 por cebola
29 Set 2005, 12:42
Estive lá no ano passado e confesso que o lugar é muito bão........recomendo prá quem não conhece!!!!!!!Abraços...
#198542 por ivans
04 Out 2005, 14:23
não deixem de subir no pico do papagaio...
o visual é deslumbrante!!
#199502 por dore
07 Out 2005, 08:08
e a trilha é super tranquila e umas 2h30min vc sobe ela tranquila, vale a pena mesmo
#200423 por cebola
10 Out 2005, 17:45
Dore aquela trip lá nossa foi estórias mil diz aí.......
#200526 por dore
10 Out 2005, 21:34
hahahah aquelas historias foram muito 10 o sargentinho hauhauahua, as pira na volta a cachu gelada hehehe muito bom mesmo.

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes