Guias e troca de informações sobre destinos do estado de Santa Catarina
#632895 por Pedrada
14 Set 2011, 10:06
olá, bem vindo Toresu !!
ficar no centro, talvez, seja o local com melhores acessos para todos locais da ilha, mas isso depende muito dos meios que se dispõe (bike, onibus, pés, carro). sugiro ler os tópicos e verá as distintas opniões dos mochileiros, veja: dicas-de-florianopolis-t52210.html e
hoteis-e-albergues-florianopolis-t49731.html?hilit=hospedagem
eu sempre prefiro escolher alguma praia (do sul, de preferência, mas já fiquei em, pelo menos, umas 15 diferentes em toda ilha) ou, na lagoa q tb é um ótimo local pra conhecer este lado da ilha (até moçambique, barra, prainha!, mole, galheta!, joaca, tavares, campeche, incluir a costa e o canto)......
acho que em outubro estaremos em uma das melhores estações, a primavera!!! ñ chove muito e já começa a esquentar, sem contar na luminosidade, no brilho e colorido das plantas heheehe
boas trips, estamos aí!!

#641555 por Netuno
12 Out 2011, 20:24
Ola Diego,

Se for usar transporte publico, a Lagoa torna-se uma opcao muito mais pratica do que a Barra da Lagoa. Só cuide para ficar em local proximo ao Terminal da Lagoa (TILAG), para nao ter que pegar outro bus ate a pousada. A Lagoa tem bares, restaurantes, cafes e muito movimento. A Barra da Lagoa é um local muito mais tranquilo, porem vc precisara pegar outro bus no TILAG ate a Barra.

Outro detalhe relevante: o reveillon é o periodo mais cheio por aqui. E na alta temporada o engarramento entre a praia Mole e a Lagoa é gigantesco. A Barra da Lagoa fica depois da Praia Mole. De carro ainda da para sair pelo Rio Vermelho em direcao ao norte da ilha, mas de bus as opcoes sao escassas. Tem uma linha Lagoa - Canasvieiras com poucos horarios (21 horarios nos dias uteis e 10 horarios aos domingos). Pesquise os sites das empresas de onibus ou da prefeitura para saber os horarios.

Abracos
#660584 por Netuno
05 Dez 2011, 20:14
Canasvieiras tem boa infra-estrutura na alta temporada. Fora de temporada fica bem vazio. É a regiao preferida dos argentinos. Vc vai encontrar muitos hermanos no verao e poucos Manezinhos. Eu nao gosto da praia de Canas, mas é questao de gosto. Facil acesso de bus ou carro as praias do norte, mas longe do resto da ilha.

Lagoa tem boa infra-estrutura e agito o ano inteiro. Frequentada por Manezinhos e turistas. Vc precisa pegar bus ou carro p ir a praia. Mais facil de se deslocar p as varias regioes da ilha.

Barra da Lagoa tem menos infra do q Lagoa ou Canas. Por outro lado é uma regiao bem tranquila. Junto a praia. Para se deslocar p a maioria das praias vc tera q ir ate a Lagoa.

Cada um desses bairros tem os seus pros e contras. Depende do estilo de viagem de cada um. E alem disso, na Lagoa vc pode ficar no centrinho mais agitado ou em lugares mais tranquilos, mas c pior acesso de bus. Perto de Canas vc pode ficar na Cach do Bom Jesus ou Ponta das Canas. Mais tranquilos, mas com menos servicos e agitacao.

E vc tem outras opcoes de hospedagem tb no Centro e no sul da ilha. Regioes com caracteristicas bem diferentes.

Abracos e Boas Trips
#664790 por Netuno
19 Dez 2011, 15:11
Oi Livea,

Para quem vai se locomover de bus, a Lagoa é bem + facil q a Barra da Lagoa. Da Barra da Lagoa p a maioria das praias vc vai ter q pegar um bus p a Lagoa e trocar de bus no TILAG (terminal q fica no centrinho da Lagoa). Nas paginas deste forum tem infos sobre os sites da empresas de bus e da Prefeitura onde vc pode obter os horarios dos onibus em Floripa.

Se vc gosta de trilhas, a Costa da Lagoa q o (E) sugeriu tem um visual fantastico. Conhecer a Praia de Naufragados e a Lagoinha de Leste tb sao boas opcoes de trilha.

Na minha opiniao, o centro historico de Floripa nao é imperdivel. Vale uma visita em 1 dia de chuva. E ai uma parada no mercado publico é inevitavel. Ja o casario de Sto Antonio de Lisboa vale a pena uma caminhada por la. Especialmente se vc pegar o por do sol e almocar ou jantar em alguns dos muitos restaurantes de la. No sul da ilha o Ribeirao tem tb casario colonial e os melhores restaurantes de ostra.

Abs

Abs
#664819 por ( E )
19 Dez 2011, 15:55
Quantos dias ficará aqui e de quando até quando?
Antes deixa eu te responder sobre a localização. Na ilha, o transporte público é simples, o que cansa as vezes é o fato de ter que ir pingando de terminal em terminal para se chegar a algum lugar. Não se assuste, o preço é cobrado apenas uma vez se trocar de ônibus nos terminais. Mas existe o cartão cidadão para outras situações também, se alguém achar necessário eu explico com mais detalhes. Portanto, é fácil chegar em qualquer lugar da ilha, vencendo os obstáculos do trânsito (que mesmo de carro é bem chato) e paciência para ir trocando de ônibus. Aqui também é comum caronas, as vezes consegue uma só para o lugar que quer ir, mesmo distante.

Acesso você terá, com esta paciência que falei chegará em outros pontos, sim. Como eu disse, fique num lugar que, se não encontrar saída para uma longa voltinha, encontre o essencial para te relaxar na viagem!

Não sei se já começou, terá um serviço de barco prestado pela cooperativa da Costa ligando a Barra da Lagoa com a Lagoa da Conceição. Custará R$ 5,00 a passagem, o preço de se driblar a linha de carros nas estradas. Sem contar o passeio de barco.

Tem muitas coisas para se fazer em Floripa, principalmente turísticas. Gosto bastante das praias do sul da ilha, são mais tranquilas (claro que são mais, fora da temporada!). Morei por alguns meses no Pântano do Sul, uma pequena colônia de pescadores, onde eramos visitados por baleias franca todos os dias (infelizmente passou a época). Os restaurantes de lá são ótimos, em especial, não o Arante como todos pensam, o Bar do Vadinho. Excelente comida, barata e generosa. Muito famosa, precisa chegar cedo para pegar lugar; na verdade, todos os restaurantes no Pântano lotam muito nesta época. Por lá tem uma trilha para a Lagoinha do Leste, que eu ainda não fiz; uma das praias que as pessoas mais elogiam. Estou pensando em acampar por lá e aproveitar um pouco mais do lugar. Eu não vejo muita graça no Campeche, mas pode ser que eu não a conheça bem. As praias Mole e Joaquina ficam perto da Barra da Lagoa e da Lagoa da Conceição (dê uma olhadinha pelo Google Maps) e são bem gostosas também. Como não sou muito fã das praias do Norte da ilha, apesar que muitos gostam, não saberia te indicar com entusiasmo, prefiro menos pessoas e mais natureza. Uma trilha boa para se fazer que dá numa praia bem pequena é a do Naufragados, também no sul. E claro que uma voltinha pelo centro do Floripa vale também, fica perto do terminal de ônibus e para quem vem de carro tem um estacionamento público que custa 2,50/hora.
#664836 por nad5135
19 Dez 2011, 16:26
olá livea,
já morei em floripa, entre a baixa e alta temporada, cerca de 8 meses e te digo, janeiro o trânsito é isso mesmo que o pessoal falou, é caótico, mts gringos de carro e fora os nativos... mas se tiver calma, e um copiloto (para ajudar na sinalização) vale a pena locar um carro, visto que dependendo pra onde quer ir, levará mais de hr para chegar de bus, além do $$ que a meu ver é mt caro as passagens... mas tem outras formas de transporte público (vans e os amarelinhos embora mais caros, te levam ao destino mais rápido que os bus normal) dá pra passear tranquilo e outra, como falaram acima, rola sim as caronas, eu mesma já peguei caronas, principalmente da joaca pra lagoa nos finais de tarde...
já para ficar, eu recomendo lagoa (tem boa infraestrutura, mercado, farmácia, restaurantes, terminal TILAG, além da melhor noite, vários bares com clima totalmente trip.. e acesso rápido e fácil para as praias mole, joaquina etc...)
Ou caso prefira o norte da ilha... (particularmente eu não gosto, prefiro o leste e sul da ilha)
Ano passado eu fiquei 10 dias na casa da minha tia em ingleses, fui com o meu namorado e uma amiga, fomos de carro, pena que pegamos alguns dias de chuva que não deu para aproveitar mt...
Esse ano vamos novamente, eu e meu namorado (para natal e reveillon), e vamos nos aventurar, vamos ficar em camping na lagoa da conceição (isso é se tiver vagas por lá, os campings lá são bastante concorridos pelo que tenho visto aqui no site)
então assim, minha sugestão, fique na lagoa, e veja se vai ser realmente necessário locar um carro...
qt ao centro histórico, como Netuno disse, não é 'imperdível', mas recomendo a fortaleza de são josé da ponta grossa (http://www.fortalezas.ufsc.br/fortaleza-ponta-grossa), que fica na praia do forte, próximo a praia de jurerê, vale a pena a paisagem e o passeio pelo forte, e para finalizar um banho nas aguas mais quentes da praia do forte.
#665489 por Netuno
21 Dez 2011, 08:52
Ananias,

para quase todas as praias vc vai precisar trocar de bus nos terminais. Estando no centro vc pega bus no TICEN.
Para as praias do sul, vc vai trocar de bus no TIRIO (terminal do Rio Tavares). Para saber as linhas e horarios pesquise no site da empresa www.insultartc.com.br
Para as praias do norte, vc vai trocar de bus no TISAN (terminal de Sto Antonio) se for p Jurere, Daniela e Forte. Ou trocar de bus no TICAN (terminal de Canasvieiras) para as outras praias da regiao. Para saber as linhas e horarios pesquise no site da empresa www.canasvieirastc.com.br
Para as praias do leste, vc vai trocar de bus no TILAG (terminal da Lagoa). Para saber as linhas e horarios pesquise no site da empresa www.transoltc.com.br
Para quem esta na Lagoa, alem de bus p o centro, tem bus do TILAG para o TIRIO e para o TICAN, mas sao poucos horarios. Vale a pena pesquisar nos sites das empresas ou da prefeitura.
Os horarios costumam ser cumpridos, exceto qdo os engarramentos nao permitem.
Abs
#665681 por ( E )
21 Dez 2011, 18:15
Ananias e a todos com dúvidas parecidas. Hoje fui de coletivo do centrinho da Lagoa da Conceição até o centro da cidade, na altura do Shopping Beiramar. Aproveitei e prestei atenção no tempo para fazer este trajeto e ajudar na aflição de vocês. Levei em torno de uma hora na ida e o mesmo na volta (nos dois, já somando o tempo de espera para a saída na troca dos ônibus nos terminais).
Saibam que, além de ter muito trânsito no centro comumente, nesta época de temporada o que pega mesmo são as estradinhas que levam à praias, estradas de uma faixa só, diferentemente do centro que tem avenidas com diversas faixas. Se eu fosse continuar até alguma praia teria que pegar, por exemplo, um outro ônibus (só se paga uma vez trocando de ônibus nos terminais) para a Joaquina, Barra, Mole ou etc. Este sim seria o ponto mais complicado de congestionamento.
Postarei para vocês o tempo levado se eu acabar indo para alguma praia nestes dias.
Abraços!
#681010 por João Rosenthal
30 Jan 2012, 15:13
Cara, ir do aeroporto até Canasvieiras de ônibus é fácil, mas MUITO demorado. Se vc for com mais 2 ou 3 pessoas, vá de táxi, mas se estiver sozinho o táxi sairá bastante caro. Isso pq esses dois locais são exatamente nos dois opostos da ilha.
Vc precisará pegar o ônibus "Corredor Sudoeste" no aeroporto, e esse ônibus irá parar no terminal do centro. Lá, o terminal é movimentado, e existem quatro, portanto vc precisa perguntar onde pegar o ônibus canasvieiras. Ele é fácil de ver, pois quase todos os ônibus em Floripa são azuis, e o canasvieiras é verde. Entre no canasvieiras, espere um bom tempo, e vc chegará no seu destino final. Com MUITA sorte, vc faz essa viagem em 1h15 minutos, mas o mais normal é 1h30, podendo chegar a 2h por conta do carnaval, época em que Floripa enche mais ainda.
#681014 por João Rosenthal
30 Jan 2012, 15:17
Ah, e o ônibus "Canasvieiras", tome cuidado, pois existe vários tipos de canasvieiras. Todos chegarão no bairro, mas cada um vai por um lugar diferente, e vc deve perguntar qual o mais rápido. Por exemplo, se vc pegar o Canasvieiras via Lagoa da Conceição, aí já era... pode esperar boas duas horas dentro do busão, sem contar o trajeto inicial aeroporto-terminal do centro.
#681030 por Netuno
30 Jan 2012, 15:43
João Rosenthal escreveu:Ah, e o ônibus "Canasvieiras", tome cuidado, pois existe vários tipos de canasvieiras. Todos chegarão no bairro, mas cada um vai por um lugar diferente, e vc deve perguntar qual o mais rápido. Por exemplo, se vc pegar o Canasvieiras via Lagoa da Conceição, aí já era... pode esperar boas duas horas dentro do busão, sem contar o trajeto inicial aeroporto-terminal do centro.


Do TICEN (Terminal do Centro) para Canasvieiras pegue o 210 que é direto (não para em nenhum pto até Canas). Para horarios ver site http://www.canasvieirastc.com.br

DO Aero p o TICEN pegue o Corredor Sudoeste ou o Amarelinho (executivo). Para horarios ver site http://www.insulartc.com.br

Se nao me engano, o Corredor Sudoeste chega na plataforma B do TICEN e o Canasvieiras sai da plataforma C.

O bus p Canas via Lagoa parte do TILAG e nao passa no centro. Do centro p Canas vc tem alem do bus direto paradores via Mauro Ramos (221 e 231) e via Gama Deca (230). Demoram 1 pouco + q o direto, pois param nos ptos ao longo do trajeto.

Chegando no TICAN (terminal de Canasvieiras), vc provavelmente vai precisar pegar outro bus ate o seu destino final, pois o terminal é bem longe do centrinho do bairro e da praia.

Abs
#689335 por Netuno
26 Fev 2012, 09:24
Enio Rezende escreveu:Qual a melhor opção: Naufragados ou Pântano do Sul? Quais os pontos positivos e negativos de cada um? Terei pouco tempo em Floripa e preciso optar por um ou outro. Qual seria a melhor opção de passeio?


Enio,

A praia de Naufragados fica dentro de uma reserva e só é acessível de barco (se o mar estiver muito batido não tem barco) ou por trilha (45 minutos). Logo é uma praia que nunca fica cheia, mesmo na alta temporada. Eu acho a praia muito bonita e o mar agradavel. No canto direito da praia tem uma pequena trilha até um farol. Em Naufragados tem 2 bares. Nao sei se estao funcionando no momento, por causa de uma briga judicial referente por ser area de reserva ( O Cacau, um dos proprietarios, tem fotos que demonstram que eles ja estavam la muito antes de ser reserva). Na volta de Naufragados, vc pode parar em um dos muitos restaurantes de ostras do Ribeirao da Ilha, um bairro historico de Floripa com casario colonial.

A praia do Pantano do Sul é uma praia de pescadores. Um bom lugar para vc conversar com os manezinhos tradicionais e comer um peixe muito fresco. A praia dos Açores é a continuação do Pantano e é bem vazia. Muito agradavel para caminhar.

Qual o melhor passeio? Uma questao de gosto pessoal. Eu prefiro Naufragados no verão e adoro caminhar nos Açores em dias de sol de inverno.

Se vc curte longas trilhas, uma alternativa é fazer a trilha de Naufragados ate o Saquinho e de lá até a praia da Solidão. Da Solidão vc sobe e desce um morro, chegando na praia dos Açores. Assim, vc conhece no mesmo dia tanto Naufragados como o Pantano do Sul. A trilha pode ser feita no sentido inverso, também.

Espero ter ajudado.

Abracos
#706177 por Lucianook_Fpolis
14 Abr 2012, 00:18
verdade Énio... a Cidade comparada com outras capitais ainda é um paraíso..

Sim , já tem violência, mas ela ainda é concentrada em certos pontos e demais, roubos e furtos normais em cidades turísticas.

a Moda aqui agora é câmeras de vigilância espalhadas pela cidade.. e aqui esta dando certo.. já diminuiu a criminalidade .. nada para dizer que seja MUITO.. mas Floripa ainda é um PARAÍSO.
#728465 por Netuno
18 Jun 2012, 09:57
Da Lagoa a Jurere de bus, acho q a melhor opcao é pegar um bus até o TITRI (terminal da Trindade) e lá pegar o Sto Antonio até o TISAN (terminal de Santo Antonio) onde vc pega o Jurere ou Daniela até Jurere. Vc pode tb pegar um bus na Lagoa, descer na Rod Admar Gonzaga após o supermercado Rosa ou na Madre Benvenuta e pegar o Canasvieiras - Trindade até o TISAN. É mais rápido, mas sem cartão cidadão vc paga 2 passagens. Uma outra opção é pegar o Lagoa - Canasvieiras e de lá seguir para Jurere, mas esta linha tem bem poucos horarios.

Jurere é uma praia agradavel para caminhar. Depois de conhecer a fortaleza de São Jose da Ponta Grossa, vc pode descer até a praia do Forte. Lá tem um barzinhos na praia bem legais e com precos normais (o que nao acontece em Jurere, que como a Eduarda ja disse os bares de praia são carissimos). Se curtirem caminhar, podem seguir por uma trilha bem curta (menos de meia hora) até a praia da Daniela. Onde vcs podem pegar o bus de volta. Nao sei dizer se os bares abrem dias de semana no inverno. O Pescador Lobo é um dos restaurantes da praia do Forte mais conhecidos. Vc pode procurar o tel deles na internet.

No Norte, alem do Santinho onde vc encontra inscricoes rupestres e trilhas interessantes até a praia de Mocambique, eu gostou muito da Lagoinha de Ponta de Cana e da Praia Brava. No TICAN (terminal de Canasvieiras) vc pegar bus para essas 2 praias, separadas por um morrao que dá pra ir a pé.

Espero ter ajudado

Abracos

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes