Ir para conteúdo

#PARTIUMOCHILÃO - Bolivia, Chile e Peru - 26 dias - relato com vídeo, fotos e muitas dicas!


Posts Recomendados

  • Colaboradores

14º Capítulo - Huaraz e a falta de oxigênio

 

17/01/16

 

Chegamos em Huaraz às 7:30, os três meio sonolentos ainda. Descemos no mini terminal da Cruz del Sur (é apenas um terminal de desembarque) e logo na saída fomos abordados loucamente com panfletos de várias agências :? Eu nem conseguia enxergar a rua direito de tanta gente que tinha. Saímos andando da muvuca para conseguir um pouco de ar, até que um homem simpático apareceu perguntando se falávamos inglês rsrs. Chega um ponto da viagem que você não aguenta mais responder essa pergunta, mas o homem foi muito simpático. Com o nosso portunhol, conversamos com ele que acabou nos convencendo a ir na agência dele.

 

Andamos 2 quadras até chegar na agência Sechin Tours, mas com a mochila nas costas, qualquer lugar parecia ser longe. A agência fica na rua Jirón Julian de Morales, do lado da Pizzeria Piccolo e na frente tem uma farmácia Boticas Fasa. É praticamente na esquina e bem perto da Plaza de Armas. Logo de cara já vimos que Huaraz não era uma cidade muito bonita e como era domingo de manhã, não tinha ninguém na rua. Parecia uma cidade fantasma rsrs. Mas mal sabíamos que ia ser a melhor parte da viagem 8)

 

598dda132f801_CaminhoatSechinTours.jpg.e9755cd064c7cc19bb3b5b874cbe5c61.jpg

 

598dda1337dbd_SechinTours.jpg.a50a62bab4d9d052406157ac7ae0100b.jpg

 

Huaraz não estava nos nossos planos então não conhecíamos muito sobre o lugar, até porque não existem muitas informações na internet, mas sabíamos os passeios que queríamos fazer: o Glaciar Pastoruri e a Laguna 69. Um funcionário da agência com cara de mafioso nos explicou os passeios e nos mostrou algumas fotos. Eu não sabia quanto custavam esses passeios geralmente, mas achei barato :D Pagamos 85 soles nos dois passeios, que equivale a uns 25 dólares. Nesse preço inclui o transporte de ida e volta para os lugares, acompanhados por um guia. Não inclui refeição e nenhum equipamento. Caso precise de algum, você precisa alugar :cry:

 

Passeios fechados, era hora de achar um lugar para ficar e para comer, afinal, tivemos apenas um lanchinho durante a viagem que a Cruz del Sur deu. Perguntamos ao ''mafioso'' se ele tinha algum hostel para indicar e ele disse que tinha um muito bom um pouco longinho do centro e que o taxista (sem carro de taxista nem nada) ia nos deixar lá por 5 soles. Caso não gostássemos, o taxista ia nos deixar na Plaza de Armas de volta sem pagar nada :D

 

Resolvemos então conferir o Albergue Ishinca. Não é perto do centro de Huaraz e fica em uma zona meio feinha, mas fomos conhecer mesmo assim. A minha irmã e o Bruno subiram para ver como era o hostel e eu fiquei ali embaixo esperando com o taxista. Bem do lado desse Albergue Ishinca, tinha uma vendinha e eu fui ali comprar algo para comer porque eu estava morta de fome. Foi ai que eu conheci a dona do Hotel La Luz. Além de tudo na vendinha ser MUITO barato, o hotel era ótimo. Fica exatamente do lado desse Albergue Ishinca, mas fica em uma ruazinha sem saída e ela não tem no mapa. Tive que caçar aqui no Google Maps rs. Mas pelo o que eu vi, todo mundo conhece o Albergue Ishinca, então é só perguntar por ele :D

 

598dda134012b_HotelLaLuz.jpg.d713a4066e9a4cbd5109a40e095fce86.jpg

 

IMG_6613.jpg.77b5c256f90db82dbf5f96a4a1c0babb.jpg

 

IMG_6612.jpg.34e74bbebbd9240445162874705f05e5.jpg

 

Decidimos fechar então esse Hotel La Luz. Os quartos eram limpíssimos, o chuveiro foi o melhor da viagem toda e o Wi Fi funcionava perfeitamente. Pedimos para o taxista avisar o mafioso o hotel que íamos ficar para nos buscar depois e dispensamos ele, que ficou todo esse tempo nos esperando, por 5 soles. A dona era tão querida, mas tão querida, que fez a gente se sentir em casa mesmo.

 

Pagamos 15 soles por pessoa em 1 quarto privado com 3 camas e um banheiro. Éramos os únicos no hotel, então, como disse a dona do hotel: ''puede hacer lo que quiera'' rsrs. Mas como eu falei, o hotel fica longe do centro e em uma zona meio feia. Portanto para quem não gosta de andar, recomendo ver um lugar mais perto da Plaza de Armas para ficar, mas para quem não tem problema com isso, eu super recomendo esse hotel ::cool:::'> Dá para tomar café-da-manhã ali do lado e comprar tudo que precisar na vendinha do hotel.

 

GOPR1758.jpg.ddcd97923475015e67c593f1d3b90e37.jpg

 

Colocamos todas as roupas quentes que tínhamos e fomos tomar café-da-manhã no Albergue Ishinca que tinha café-da-manhã por 5 soles. Como não ia dar tempo de irmos para o centro comer, comemos ali do lado mesmo. O café-da-manhã tinha open pão com manteiga, omelete e chá de coca ou café ::otemo:: Além de tomar um café-da-manhã bem reforçado, recomendo levar algum lanche na bolsa que dê sustância, até porque a caminhada requer esforço físico e como dizem todas as mães: saco vazio não para em pé certo?

 

Por ser nas Cordilheiras, faz muito frio. E não é aquele frio de 5ºC, mas de -5ºC. É frio pra &*$#@ gente ::sos:: Então, a dica fashion é a mesma do terceiro dia no Salar: use todas as roupas quentes que você tiver. Blusa térmica, luva, toca, 5 meias em cada pé, cachecol... tudo que você tiver que seja quente e confortável. Além disso, aconselho a levar uma capa de chuva pois se você der sorte com o clima que nem eu, pode ser útil ::mmm:

 

Pode parecer dica de mãe, mas água é simplesmente imprescindível nesses passeios. Recomendo levar 1 litro por pessoa, no mínimo rsrs. Também é bom levar folha de coca e de preferência um saquinho, ajuda muito no mal de altitude.

 

Depois de tomar o desayuno, fomos esperar a van, que devia chegar às 9:30, mas quando deu 10:00 e o desespero de ter sido esquecida bateu, a querida dona do hotel se dispôs a ligar para a agência e eles disseram que já estavam chegando. 10 minutos depois, chegou um micro ônibus, ufa! Partiu Glaciar Pastoruri ::hahaha::

 

A primeira parada é para o almoço. Paramos em um restaurante que eu acho que todas as agências param e ficamos uns 40 min ali. Nós não almoçamos porque tínhamos acabado de tomar café, então eu aproveitei para o usar o banheiro e comprar folha de coca por 1 sol. Depois voltei para o ônibus para esperar o resto das pessoas almoçarem. Não paga nada para usar o banheiro, mas não tem papel higiênico, portanto, levem papel higiênico rsrs.

 

O Glaciar fica no lindíssimo Parque Nacional Huáscaran e antes de irmos ao local próximo ao Glaciar, paramos na Zona de Recreacion Pumapampa, dentro do parque mesmo. Nessa zona é possível ver: a Puya Raimondii, uma planta que cresce até 10 metros altura :shock:; a Agua Gasificada, que é uma fonte de água natural que se encontra com outros minerais no subsolo e alcança a superfície como água gaseificada; a Laguna 7 Colores que dependendo da onde você vê ela, é possível enxergar a cor d'água em 7 cores diferentes; e claro, lhamas. Mas não são simples lhamas, são lhamas COM ÓCULOS 8)

 

IMG_6629.jpg.309194088c623550acac3cb456c3b06c.jpg

 

IMG_6631.jpg.bb18083a29f8ef71e4cb8446f1a56e9e.jpg

 

IMG_6632.jpg.aacfd9f48b25c861f68aee2c76ce5d09.jpg

 

IMG_6636.jpg.fd58909ab4b12857574d006f4c109287.jpg

 

IMG_6637.jpg.669773eeab3447dc89b5f7e77d214472.jpg

 

IMG_6643.jpg.cb7c9bae3e3ac1c581267cd761072278.jpg

 

IMG_6646.jpg.dd4573d58eb747500dcac98cf297273c.jpg

 

IMG_6648.jpg.bbfe7ba7b22e12d368bfc34b4bff27d0.jpg

 

IMG_6649.jpg.302c058d2fd7e2132f873ed07487e3e8.jpg

 

Depois dessa parada, partimos rumo à base do Glaciar. O caminho até lá é meio enjoativo. São várias curvas e é uma subida que não acaba nunca ::dãã2::ãã2::'> Portanto, aos enjoados de plantão, recomendo levar algo para enjoo, mas que não dê sono, claro. O passeio se resume basicamente a uma caminhada de 2.5 km até o Glaciar. O guia nos deixa em um ponto que, de acordo com ele, fica a mais ou menos 5.000 metros de altitude, aonde tem banheiro e umas ''cholas'' vendendo chocolate, água, folha de coca, etc, e então segue-se a pé rumo ao Glaciar. A partir daqui, é cada um por si rsrs. Para chegar no Glaciar, precisa caminhar os 2.5 km de subida, ou seja, chegando nos 5.200 metros de altitude ::sos:: Nenhum carro chega lá, então ou você vai na raça mesmo ou vai montado em um cavalo por alguns soles.

 

IMG_6651.jpg.8d80ee372e6757d60aeb7f8bcd53343b.jpg

 

IMG_6659.jpg.4cc1f69672d068e1f9887f2013fb7424.jpg

 

IMG_6661.jpg.b6fce38488fc9ac4ac34d4b930d476f3.jpg

 

IMG_6663.jpg.6afc4a190e17ff78f28fe97515e70265.jpg

 

IMG_6666.jpg.aff6685c3ffd7794e1fcdd2b3e249062.jpg

 

IMG_6675.jpg.6df69cbd4d2de4d1fe99f690872c5d61.jpg

 

IMG_6680.jpg.eae6baa3ccd6201b5c85121fb6f0e4b4.jpg

 

Antes de sair de Huaraz, eu tomei um comprimido de soroche pills por recomendação do guia, mas assim que chegamos lá nos 5.000 metros de altitude eu senti uma leve dorzinha de cabeça. Só que fora isso, eu estava me sentindo bem. Sem falta de ar ou tontura. Apenas uma dor de cabeça. Decidimos então fazer a caminhada em vez de ir com o cavalo, até para irmos nos ''acostumando'' já que no dia seguinte iríamos fazer o trekking da Laguna 69, que é mais pesado.

 

Começamos então a segunda caminhada mais sofrida da minha vida (a primeira foi a da Laguna 69). Mal tínhamos começado a caminhar, começou a me dar tontura, falta de ar, pressão baixa... Eu simplesmente não conseguia ir muito rápido. Parecia que eu tinha acabado de correr uma maratona. Tinha horas que eu sentava no chão para tentar respirar um pouco porque tava complicado. E para melhorar a minha situação, começou a NEVAR!!!! ::sos:: Mas não foi uma nevezinha de leve, foi uma nevasca mesmo! Estava difícil até para enxergar.

 

IMG_6678.jpg.3e7b73a517d04d76f40f5267f8ded65f.jpg

 

IMG_6679.jpg.71fe038561ddf82478f00d502846bdc1.jpg

 

IMG_6684.jpg.8936570d4a207ca646ff286cfc64efbd.jpg

 

IMG_6691.jpg.6d96ddb68173faa26ce3492689a0b39f.jpg

 

IMG_6690.jpg.b0168881210094d34ae83fb34198425e.jpg

 

IMG_6695.jpg.071014dd19bdd600aeb6fcae9b814743.jpg

 

Se liga na nevasca:

 

 

Depois de 1h congelando, mascando muitas folhas de coca e com muita falta de ar, nós finalmente chegamos ao Glaciar. Que lugar incrível! ::love:: E frio ::Cold:: As fotos falam por si:

 

IMG_6700.jpg.a65d3919c1bb2b92fc6797fb4406794a.jpg

 

IMG_6703.jpg.d94bd0c0e75d81912d2735c32c046e06.jpg

 

IMG_6732.jpg.01a0f8a62e965306d07486ccc55c569e.jpg

 

IMG_6738.jpg.9240929937a54e291a8737384746545c.jpg

 

IMG_6739.jpg.a947aa13f03d0144d3bc95fa645967cd.jpg

 

IMG_6743.jpg.0069cd62894323a5110e7f408439b8c5.jpg

 

IMG_6749.jpg.b1c0a3f04817e31952601cf8c2843efd.jpg

 

IMG_6750.jpg.a512737af71700351355b729aa0ec55b.jpg

 

IMG_6756.jpg.89d9006d21ccf3a26fe50e722726cccc.jpg

 

Ficamos 1h apreciando o paredão de gelo e voltamos para o micro ônibus. Valeu a pena o sacrifício, mas também foi ótimo chegar no micro ônibus quentinho. Eu simplesmente não estava sentindo os meus dedos do pé e foi uma sensação horrível :? Uns 20 min depois que eu comecei a senti-los de volta, fui comprar uma água e uma bolacha porque a minha pressão ainda estava baixa. Depois que todas as outras pessoas chegaram, nós voltamos para Huaraz. Todos mortos depois da caminhada ::essa::

 

Antes de chegarmos em Huaraz, paramos no mesmo restaurante da ida para comer de novo. Dessa vez aproveitamos para comer e pedimos uma batata frita com molho por 8 soles, 2 chocolates por 2 soles e uma inka kola por 3 soles. Nesse restaurante tem 3 opções de sopa para quem quiser esquentar um pouco rsrs :wink:

 

Quando chegamos em Huaraz o céu ainda estava claro. O guia nos deixou na Plaza de Armas pois tínhamos que trocar dinheiro e comprar a nossa passagem de volta para Lima. Perto da Plaza de Armas, na Av. Mariscal Toribio Luzuriaga, tem várias casas de câmbio, lojinhas, restaurantes e até hostel. Trocamos alguns dólares em uma casa de câmbio aonde o dólar estava custando 3,42 soles, a melhor cotação que achamos por ali. Perguntamos ao funcionário da casa da câmbio aonde podíamos comprar a passagem para Lima e ele nos deu um mapa com as coordenadas.

 

Fomos a pé mesmo no lugar aonde ficam todas as companhias rodoviárias. Não existe um terminal grande com todas elas, é uma região onde cada empresa de ônibus tem a sua sala de embarque e desembarque. Nós, até então, só conhecíamos a Cruz del Sur, então fomos atrás dela, perguntando para as pessoas na rua rsrs. Mas descobrimos que existia o desembarque da Cruz del Sur em uma rua (aonde nós chegamos) e o embarque em outra. Portanto a Cruz del Sur possui dois ''terminais''. Os dois são pertos, mas são lugares diferentes. Achamos então o embarque da Cruz del Sur, que é aonde compra as passagens, e junto com ela a empresa Oltursa. As duas na Rua Antonio Raymondi, 825. Fica perto da Plaza de Armas e dá para ir a pé tranquilo ::cool:::'>

 

598dda173501c_CaminhoataOltursa-CruzdelSur.jpg.69efb4937a18e49a64a14d70597e8339.jpg

 

A Cruz del Sur estava com uma fila gigante e nós começamos a ficar com fome, então decidimos comprar a passagem na Oltursa mesmo. Pagamos 10 soles de diferença da Cruz del Sur, totalizando 50 soles no ônibus semi-leito.

 

Passagem na mão, era hora de comer hehe. Fomos andando pela Av. Mariscal Toribio Luzuriaga até encontrarmos o restaurante La Rustika. Como a fome estava grande, pedimos um pollo con papas fritas por 22 soles. Muito bom, recomendo o lugar! ::otemo::

 

Antes de voltarmos para o hotel, compramos um shampoo e um condicionador na farmácia da frente do restaurante, porque os meus já estavam acabando, e pagamos 20 soles nos dois.

 

Voltamos então para o hotel, andando. Até uma parte do caminho estava tranquilo, tinha bastante gente na rua. Mas depois que passamos um hospital, o caminho começou a ficar meio sinistro. Não tinha ninguém na rua e tinha poucos postes de luz, o que deixava a rua meio assustadora. Aceleramos o passo e chegamos no hotel, todos morrendo de medo de serem assaltados, afinal, 3 branquelos com cara de turista, chama um pouco a atenção rsrs.

 

Tomei um banho de rainha e fui dormir. No dia seguinte íamos acordar super cedo para ver o lugar mais lindo da minha vida, a incrível Laguna 69 ::love::

 

______________________________________________

Gastos:

85 soles - passeio do Glaciar Pastoruri e da Laguna 69

5 soles - táxi

5 soles - café-da-manhã

15 soles - diária no Hotel La Luz

1 sol - folha de coca

2 soles - água e bolacha

13 soles - batata, chocolate e inka kola

50 soles - passagem para Lima

22 soles - jantar no La Rustika

20 soles - shampoo e condicionador

 

Cotação do dia:

1 dólar = 3,42 soles

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Bárbara, tudo bem? Só queria agradecer a várias dicas suas, me economizou uma boa grana, principalmente nos passeios do Atacama, fechei na mesma agência que vc.

Hj estou em Arequipa no meio da minha trip e amanhã estarei em Puno. Assim q finalizar também vou postar no fórum o meu relato e meus perrengues.

Salvei a última página sobre Huaraz para ler off-line depois.

Um abraço :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Poxa, lendo seu relato agora sobre Huaraz me bateu um arrependimento danado de não ter ido. Eu tinha planejado fazer vááááarios passeios em Huaraz: todas as lagunas + trekking de Santa Cruz, mas por alguns percalços tive que voltar do mochilão mais cedo. Suas fotos são massa! Me deixou aqui na vontade ::otemo::

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bárbara do céu! Obrigada por me apresentar Huaraz e mudar um pouco meus planos. ::otemo::::otemo::

 

Estou planejando a minha viagem para ano que vem! ::mmm:

Como eu e o meu namorado gostamos de fazer tudo com calma e tempo de conhecer os lugares e ficar uma pouco de bob só curtindo as cidades (vamos tirar somente 20 dias de férias), decidimos que vamos dividir a nossa viagem em 02.

Inicialmente planejei na a viagem 1: La Paz, Copacabana (pernoite a Ilha do Sol), Cusco, Lima. Vendo o seu relato, o do rodrigovix e do rodrigopaulo, adicionei 2 dias em Paracas, porém, depois desse seu último capítulo, estou pensando em deixar Paracas (ou Ica) para a vaigem 2 e pegar esses 02 dias e fazer Hauarz ::hahaha::

Como não quero deixar de conhecer Paracas e as ilhas ballestas ::love:: A viagem 2 consiste na outra "meia lua" da viagem, ou seja, na 2° viagem (que ficará só para 2018) irei fazer o Salar com trasnfer para Atacama, subir para Arequipa, Ica e terminar em Lima. ::hein:

Meio louco, mas é o nosso primeiro mochilão em outro país, então vamos com calma hahahah

 

Só um adianto no seu relato. Você fez o Downhill na Estrada da Morte em La Paz?? Eu ainda não decidi se irei faze-lo ou não... Bate um frio na espinha só de pensar nele hahahah

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Oi Bárbara, tudo bem? Só queria agradecer a várias dicas suas, me economizou uma boa grana, principalmente nos passeios do Atacama, fechei na mesma agência que vc.

Hj estou em Arequipa no meio da minha trip e amanhã estarei em Puno. Assim q finalizar também vou postar no fórum o meu relato e meus perrengues.

Salvei a última página sobre Huaraz para ler off-line depois.

Um abraço :)

 

Oi Marcelo! Tudo certo e por ai?

Uhuul, que legal haha. Fico muito feliz em saber disso ::otemo::

Aproveitem muuuuuito a viagem e qualquer coisa gritem!

Aguardo o seu relato hehe :D

 

Arrasou no relato, Bárbara!!! Uma dúvida: você falou ali que faz muito frio e falou das roupas, mas falou só das blusas rs

Vi que você parece estar de legging nas fotos, você foi só com uma? Mesmo se for térmica, ela deu conta do frio?

 

Valeu Jéssika ::otemo::

Então, eu usei legging e usei uma meia calça de fio 180 por baixo hehehe ::mmm: Posso te dizer que deu conta, mas não consigo te dizer que não senti frio haha, porque por mais que você esteja com várias blusas ou várias calças, você ainda sente frio rsrs. Mas dá para usar uma dessas meias por baixo e uma calça quente por cima que já esquenta bastante :wink:

 

Poxa, lendo seu relato agora sobre Huaraz me bateu um arrependimento danado de não ter ido. Eu tinha planejado fazer vááááarios passeios em Huaraz: todas as lagunas + trekking de Santa Cruz, mas por alguns percalços tive que voltar do mochilão mais cedo. Suas fotos são massa! Me deixou aqui na vontade ::otemo::

 

Abraços!

 

Putz, que pena Rodrigo :cry: Huaraz é um lugar que vale a pena conhecer mesmo. Não deixe de incluir na sua próxima ida ao Peru rsrs

E eu estou acompanhando o seu relato viu haha. Está ficando demais! ::otemo::

 

Bárbara do céu! Obrigada por me apresentar Huaraz e mudar um pouco meus planos. ::otemo::::otemo::

 

Estou planejando a minha viagem para ano que vem! ::mmm:

Como eu e o meu namorado gostamos de fazer tudo com calma e tempo de conhecer os lugares e ficar uma pouco de bob só curtindo as cidades (vamos tirar somente 20 dias de férias), decidimos que vamos dividir a nossa viagem em 02.

Inicialmente planejei na a viagem 1: La Paz, Copacabana (pernoite a Ilha do Sol), Cusco, Lima. Vendo o seu relato, o do rodrigovix e do rodrigopaulo, adicionei 2 dias em Paracas, porém, depois desse seu último capítulo, estou pensando em deixar Paracas (ou Ica) para a vaigem 2 e pegar esses 02 dias e fazer Hauarz ::hahaha::

Como não quero deixar de conhecer Paracas e as ilhas ballestas ::love:: A viagem 2 consiste na outra "meia lua" da viagem, ou seja, na 2° viagem (que ficará só para 2018) irei fazer o Salar com trasnfer para Atacama, subir para Arequipa, Ica e terminar em Lima. ::hein:

Meio louco, mas é o nosso primeiro mochilão em outro país, então vamos com calma hahahah

 

Só um adianto no seu relato. Você fez o Downhill na Estrada da Morte em La Paz?? Eu ainda não decidi se irei faze-lo ou não... Bate um frio na espinha só de pensar nele hahahah

 

Hahaha que bom apresentei então Natália :D

Achei interessante a ideia de vocês dividirem. É uma boa forma de ver tudo com calma, sem ficar muito cansativo, até porque é um lugar atrás do outro sem parar rsrs.

Eu posso te dizer que Huaraz foi a melhor parte da viagem para mim. Não só porque foi algo inesperado, mas tanto o Glaciar quanto a Laguna 69 (que vai ser o próximo capítulo) são lugares que não deixam a desejar. Vale muito a pena conhecer! Pode incluir no seu roteiro ::otemo::

E eu fiz o Downhill sim guria. Foi uma das coisas mais loucas que eu já fiz, mas é uma experiência inesquecível. Eu também tinha medo porque sou muito desastrada hehe, mas é só seguir as instruções do guia que é tranquilo :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Bárbara Fabris, ansioso por mais este relato ::otemo::

 

Pelo visto vai ser do nipe do RodrigoVix, como minha viagem é só em outubro acho que até lá vcs dois terminam ::lol4::::lol4::

 

Adorei o vídeo, vai ajudar muito a conversar a mulherada a topar essa empreitada! Show meninas! ::otemo::

 

 

Tb vou em meados de outubro/2016

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
::love:: Ainnn Huaraz ::love::

 

Maravilhoso esse trecho! Melhor lugar do mundo né? rs

Passei mal no Nevado tbm, mas o meu caso foi ultra mega mal!

Ansiosa pro capítulo da Laguna 69!

Bjos

 

Hahaha é maravilhoso mesmo guria! ::love::

Eu passei mal, mas consegui subir com muito sacrifício rsrs. A primeira coisa que eu fiz depois dessa viagem foi me inscrever em uma academia ::mmm:

E estou acompanhando o seu relato viu Raquel, muito bom ::otemo:: Uma nova opção de roteiro pra galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...