Use o menu Tags para buscar informações sobre destinos! - Clique aqui e confira outras mudanças!

Ir para conteúdo
Bárbara Fabris

#PARTIUMOCHILÃO - Bolivia, Chile e Peru - 26 dias - relato com vídeo, fotos e muitas dicas!

Posts Recomendados

Fala galera mochileira!! ::otemo::

Como todo inicio de relato, começo dizendo muchas gracias às boas almas que compartilharam as suas experiências aqui no mochileiros.com, porque sem vocês, eu não teria embarcado nessa viagem maravilhosa hehe ::love::

Agradeço principalmente ao Rodrigovix pelo relato bombástico, muchas gracias amigo!

Como forma de agradecimento, vou relatar a viagem que eu e a minha irmã fizemos em janeiro deste ano para Bolívia, Chile (Atacama) e Peru. Já vou avisando que eu falo bastante, então se preparem para ler :D Mas caso eu esqueça alguma informação ou não tenha ficado muito claro no relato, fiquem a vontade para perguntar :!:

Antes de mais nada, um vídeo de entrada rsrs.

Índice:

Preparativos - Pág. 1 (partiumochilar-bolivia-chile-e-peru-26-dias-relato-com-video-fotos-e-muitas-dicas-t124362.html)

1º Capítulo - Partiu Mochilão - Pág. 1 (post1161101.html#p1161101)

2º Capítulo - Uyuni e o primeiro dia sem banho no Salar - Pág. 2 (post1162687.html#p1162687)

3º Capítulo - O segundo dia sem banho no Salar - Pág. 4 (partiumochilao-bolivia-chile-e-peru-26-dias-relato-com-video-fotos-e-muitas-dicas-t124362-45.html)

4º Capítulo - O terceiro dia congelante no Salar e a tarde quente no Chile - Pág. 5 (partiumochilao-bolivia-chile-e-peru-26-dias-relato-com-video-fotos-e-muitas-dicas-t124362-60.html)

5º Capítulo - As Lagunas Escondidas no deserto chileno - Pág. 8 (post1170674.html#p1170674)

6º Capítulo - Último dia no Chile - Pág. 12 (post1174422.html#p1174422)

7º Capítulo - A chegada no Peru - Pág. 15 (post1178767.html#p1178767)

8ª Capítulo - O Cañon del Colca e a espera interminável pelo Condor

- Pág. 18 (post1182495.html#p1182495)

9º Capítulo - Dia de sossego (ou não) em Arequipa - Pág. 20 (post1186938.html#p1186938)

10º Capítulo - A despedida de Arequipa no Monastério de Santa Catalina - Pág. 20 (post1188618.html#p1188618)

11º Capítulo - Um Oásis no deserto peruano - Pág. 23 (partiumochilao-bolivia-chile-e-peru-26-dias-relato-com-video-fotos-e-muitas-dicas-t124362-330.html)

12º Capítulo - O primeiro contato com o Oceano Pacífico - Pág. 26 (post1199024.html#p1199024)

13º Capítulo - 24 horas pelas ruas de Lima - Pág. 27 (post1202769.html#p1202769)

14º Capítulo - Huaraz e a falta de oxigênio - Pág. 29 (post1209660.html#p1209660)

15º Capítulo - O ápice da viagem, a incrível Laguna 69 - Pág. 32 (post1218982.html#p1218982)

16º Capítulo - Algumas horas em Lima e muitas horas na estrada - Pág. 34 (post1225066.html#p1225066)

17º Capítulo - Hola, Cusco! - Pág. 34 (post1226972.html#p1226972)

Roteiro:

04/01 - Curitiba - São Paulo - Santa Cruz de la Sierra - Sucre - Uyuni

05/01 - Uyuni - Salar de Uyuni

06/01 - Salar de Uyuni

07/01 - Salar de Uyuni - San Pedro de Atacama

08/01 - San Pedro de Atacama

09/01 - San Pedro de Atacama - Arica

10/01 - Arica - Tacna - Arequipa

11/01 - Arequipa

12/01 - Arequipa

13/01 - Arequipa - Ica

14/01 - Ica

15/01 - Ica - Lima

16/01 - Lima - Huaraz

17/01 - Huaraz

18/01 - Huaraz - Lima

19/01 - Lima - Cusco

20/01 - Cusco

21/01 - Cusco

22/01 - Cusco - Aguas Calientes (Macchu Pichu)

23/01 - Aguas Calientes (Macchu Pichu) - Cusco

24/01 - Cusco

25/01 - Cusco - Puno

26/01 - Puno - Copacabana

27/01 - Copacabana - La Paz

28/01 - La Paz

29/01 - La Paz

30/01 - La Paz

31/01 - La Paz - Santa Cruz de la Sierra - São Paulo - Curitiba

Então vamos ao preparativos ::hahaha::

Gastos

A principal preocupação dos mochileiros é a bufunfa ::essa:: Por isso vamos começar por este tópico...

Eu levei 1.590 dólares + 1.000 reais para emergência, tudo em dinheiro. Não toquei nos reais, usei apenas os dólares ::tchann::

Coloquei aqui embaixo o gasto aproximado de cada país na sua respectiva moeda e um valor aproximado em dólares. Inclui apenas os gastos na viagem e não passagem aérea, roupas, etc.

Gastos por país:

Bolívia - 4.098 bolivianos = 589 dólares (1 dólar = 6,95 bolivianos)

Chile - 88.700 pesos = 125 dólares (1 dólar = 705 pesos)

Peru - 2.504,90 soles = 732 dólares (1 dólar = 3,42 soles)

Total gasto em 26 dias: 1.446 dólares ::quilpish::

É um valor considerável já que não economizamos para valer. Fazíamos o que tínhamos vontade sem pensar muito no dinheiro (quem vê pensa que sou rica rs), então posso dizer que é possível viajar por 26 dias e gastar menos que isso se levar a sério a economia ::otemo:: Isso também depende da época que você vai. Como fomos em janeiro, época de temporada, muitas coisas pagamos mais caro, como a passagem aérea por exemplo (1.412 reais).

Recomendo ir em março/abril ou outubro/novembro porque as passagens são bem mais em conta :D

Mal de Altitude (Soroche)

Acredito que a segunda maior preocupação antes da viagem é o mal de altitude. Posso dizer que o mal de altitude só se manifestou em mim quando eu tinha que fazer esforço (alguma subida por exemplo), porque fora isso, não tive nenhum problema, mas na minha irmã por exemplo de manifestou mais.

Por isso eu recomendo fazer uma visita no seu médico, porque isso depende de pessoa para pessoa. Eu me consultei com o meu cardiologista antes de viajar porque tenho tipo uma pressão baixa e porque não sabia direito que remédios levar, até porque não contratamos nenhum seguro de viagem hehe ::mmm:

Certificado Internacional de Vacinação

Para entrar na Bolívia, para quem não sabe, é necessário ter tomado a vacina contra a febre amarela pelo menos 10 dias antes da viagem e depois emitir um certificado na ANVISA. Como eu já havia tomado em 2008, tinha apenas que emitir o certificado.

Realizei o pré-cadastro no site da ANVISA (http://portal.anvisa.gov.br/wps/content/Anvisa+Portal/Anvisa/Inicio/Portos+Aeroportos+e+Fronteiras/Publicacao+Portos+Aeroportos+e+Fronteiras/Certificado+Internacional+de+Vacinacao) e fui no aeroporto de Curitiba no posto da ANVISA (no último andar) algumas semanas antes da viagem e peguei o certificado (é gratuito).

Não recomendo emitir esse certificado no dia da viagem porque vi gente que não conseguiu emitir e por mais que não tenham me pedido nenhuma vez, é melhor não viajar sem né haha :roll:

Aconselho também a grampear na última folha do passaporte para não perder hehe.

Documentos

Eu levei o passaporte para poder ganhar os carimbos haha mas é possível viajar para esses países somente com o RG. Leve os dois e deixe em lugares diferentes para caso perca um (só por precaução).

Aos estudantes, levem a sua carteirinha porque é possível ganhar descontos ::hahaha:: Quem tiver a carteirinha ISIC (internacional) melhor ainda, porque consegue o ingresso para o Macchu Pichu pela metade do preço. Quem não tem e quer fazer: https://www.carteiradoestudante.com.br/

Seguro de Viagem

Como eu já disse aqui, fomos na louca e não contratamos nenhum seguro haha. Graças aos deuses incas, não precisamos também, mas aconselho contratar um, tanto para saúde quanto para segurança (contra roubos...). As empresas mais famosas são a Mondial e a Assist Card.

Idioma

Não é exatamente uma preocupação, já que falamos português ::tchann:: Mas mesmo assim, eu aconselho a procurar no google aqueles sites grátis para aprender o básico para viagens haha. Praticamente ninguém fala inglês nesses países então tem que arriscar o portunhol mesmo. Não to falando para fazerem cursos haha apenas aprenderem palavras como onde, banheiro, comidas, etc :wink:

Hostels

Reservamos apenas o Wild Rover de La Paz pelo site deles mesmo com 1 dia de antecedência porque íamos chegar tarde. Fora isso não reservamos nada antecipadamente porque sempre surgem imprevistos e vai que não dá para ficar no lugar né :roll:

Ingressos

Caso você queira subir a montanha Wayna-Pichu, aconselho a comprar o ingresso online antes de viajar porque eles limitam o número de pessoas por dia e os ingressos acabam rápido. Eu vi gente que conseguiu comprar com 2 dias de antecedência, mas eu não arriscaria rs.

Sites para comprar o ingresso + informações: http://ingressomachupicchu.com/?gclid=Cj0KEQiA-aujBRDqj772vpGfgooBEiQAzWAZUvjg0l6_0DL2-O0MxGpBHpKtL33Rs-gTbM-0ST7SdtYaAr9M8P8HAQ

http://www.machupicchu.gob.pe/

Fora isso, não compramos nenhum ingresso antecipado :wink:

Tomadas

As tomadas nesses países eu só vi do tipo C e algumas vezes do tipo L, portanto é preciso ter saída de 2 pinos redondos. Como o meu secador e todos os meus carregadores são de 2 pinos redondos, eu consegui usar em todos os lugares e não precisei de um adaptador. O único adaptador que eu levei foi um com 4 entradas para carregar várias coisas ao mesmo tempo, foi muito útil. Para aqueles que tiverem carregadores com saída de 2 pinos ''risquinhos'', recomendo levar um adaptador com saída de 2 pinos redondos, porque é difícil encontrar tomadas para esse tipo.

Atenção: a voltagem nesses países é 220V.

plugs.gif.2a691240f1cce0fb3e278096b3ce7ab8.gif

E finalmente, O que levar:

GOPR0837.JPG.2d6d4de68ad3c97c2007465b0565a435.JPG

Gastei um bom dindin na Decathlon (tinha acabado de receber meu salário rsrs) e tudo que eu comprei foi válido. Porém é possível substituir por outra coisa que você tenha em casa mesmo, mas caso você queira e possa ostentar um pouquinho, segue uma listinha do que eu comprei :D :

1) Bota Nord Outdoor Adventure - não achei aqui na internet, mas eu comprei na Centauro e paguei 149,90. Ela é muito boa. A palmilha tem 2,5 cm de altura, então é muito confortável, e é resistente a água. Meu pai até comprou uma igual para ele rs.

2) Mochila Quechua Forclaz 70l - paguei 349,99 reais na época. Eu já tinha outra mochila que eu usei em outro viagem, mas ela não estava em boas condições haha.

http://www.decathlon.com.br/montanha---aventura/mochilas-38170/mochila-trekking-mochilao/mochila-forclaz-70l_164112?skuId=1809068

3) Mochila ''de ataque'' Quechua Arpenaz 10l - paguei 29,90 reais. Não recomendo porque ela é muito pequena. Tive que comprar uma maior no Peru :cry:

http://www.decathlon.com.br/montanha---aventura/mochilas-38170/mochila-pequeno-e-medio-volume/mochila-arpenaz-10-quechua_232755?skuId=630322

4) Almofada de pescoço - paguei 59,90 reais. Muito bom para as viagens de bus.

http://www.decathlon.com.br/montanha---aventura/camping-38138/sacos-de-dormir/almofada-modulo_183977?skuId=1791151

5) Capa para mochila de 55/80l Quechua - paguei 59,90 reais. Essencial se você quer manter a sua mochila limpa (obs: só no final da viagem eu descobri que o lado laranja era pra dentro ::otemo::)

http://www.decathlon.com.br/montanha---aventura/mochilas-38170/acessorios-de-mochila-e-viagem/capa-mochila-55-80-l-quechua_37122?skuId=914460

6) Toalha de auto absorção - paguei 29,90. Essencial também.

http://www.decathlon.com.br/natacao-37170/acessorios-37221/toalhas-37227/toalha-kingcham-80-x-130cm_32025?skuId=1118779

7) Blusas e calça fleece - paguei 129,97 nas três peças.

http://www.decathlon.com.br/montanha---aventura/aventura-mulher/roupas-de-frio---camada-2-38158/blusa-polar-forclaz-20-fem_65000?skuId=1718810

http://www.decathlon.com.br/montanha---aventura/aventura-mulher/segunda-pele---camada-1-38157/blusa-simple-warm-wed%C2%B4ze-feminino_227726?skuId=884795

http://www.decathlon.com.br/montanha---aventura/aventura-mulher/roupas-de-frio---camada-2-38158/calcas-fleeceforclaz-50-mulher_153556?skuId=1558085

8) Jaqueta Corta Vento - paguei 189,99 na Decathlon também, só que eu não achei no site :cry: achei apenas nesse site:

http://odisseiaesportes.com.br/produto/1-casaco-softshell-tribord

Essa foi sem dúvida a segunda melhor aquisição pré-viagem (a bota foi a primeira hehe). Ela não é impermeável, mas é resistência a água e corta-vento. Em Huaraz pegamos chuva na trilha e eu não me molhei com ela. Levei só ela de jaqueta/casaco e deu conta super bem, recomendadíssima.

9) Cadeado - ganhei de presente rs. É um item obrigatório para quem vai ficar em hostel. Recomendo levar 2 cadeados também porque um geralmente fica no locker com o seu celular carregando e outro fica no locker do quarto mesmo. Minha irmã perdeu um dos cadeados e ficava usando o meu para carregar o celular ::toma::

http://www.decathlon.com.br/eletronicos-e-oculos/mochilas--bolsas-e-malas-37771/acessorios-de-viagem-37789/cadeados-de-chave-c--2-rosa_198061?skuId=676685

10) Bateria extra - paguei 89,90 no Mercado Livre uma bateria original da Go Pro. Não é necessário, mas me foi muito útil :wink:

11) Lanterna - paguei 3,99 na Casa China ::otemo:: Usei principalmente no Salar de Uyuni e recomendo levar.

Agora vamos às coisas que eu já tinha e que eu levei:

1 calça ''tailandesa''

1 calça jeans

1 calça fleece

2 leggings

2 shorts

1 casaco moletom

1 biquíni

2 blusas de manga cumprida

10 blusas

1 blusa de lã

2 lenços/cachecol

2 tocas

1 par de luvas

10 calcinhas

7 pares de meia

2 sutiãs

1 top

1 alpargata

1 havaianas

1 tênis

1 secador de cabelo (rs)

1 lençol (desnecessário)

1 capa de chuva

1 adaptador de tomada com 4 entradas

1 colher (para tomar o meu remédio)

1 pastinha para documentos

1 bloquinho de papel e caneta

1 câmera Canon + carregador + polarizador

1 câmera Go Pro + carregador + bateria extra

1 tablet + carregador

2 cartões de memória

1 celular + carregador

1 óculos de sol

1 óculos de grau (sou cega rs)

1 pacote com 40 lenços umedecidos

1 doleira

1 fone de ouvido

1 monopod

Necessaire:

lentes de contato + soro fisiológico

talco

desodorante

lixa de unha

mini perfume

escova e pasta de dente

repelente

maquiagem (somente base, rímel e lápis)

pinça

sabonete líquido

protetor solar

protetor labial

Remédios:

Paracetamol (o mais usado)

Ablok (para minha pressão)

Plasil

Multigrip

Ibuprofeno

Floratil

Nimesulida

Ponstan

Aqui eu reforço a ida ao médico para consultar quais remédios levar, porque cada um reage de forma diferente a cada medicamento.

O que eu não levei/fiz e precisei:

1) hidratante - sei que parece frescura, mas no Salar de Uyuni o tempo seco raxou a minha pele e na minha irmã raxou num nível que cortou a pele dela... tivemos que comprar um hidratante e um hipogloss no Atacama porque machucava até quando passava o dedo. Enfim, depois desse drama, deu pra entender que eu acho importante levar né rs. ::tchann::

2) playlist - aos sofridos que, assim como eu, não possuem Spotify Premium, recomendo que baixem o maior número de músicas possíveis porque nas intermináveis horas de ônibus, elas vão te salvar ::love::

3) meias trekking - eu levei 4 pares de meia ''normais'' e 3 pares de meias mais grossas. Aconselho a levar mais meias grossas ou as famosas meias trekking, porque na trilha da Hidrelétrica eu vi que essas meias fazem diferença haha :cry:

E é isso gente, próximo capítulo começo a contar sobre a viagem ::otemo::

Qualquer dúvida, estamos ai!

Facebook: Bárbara Fabris

Instagram: @fabrisbarbara

G0240914.jpg.2d88f745dff3c6ac45d9e0ed75f8661c.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, esse relato parece que vai ser dos bons. Vou acompanhar, apesar de estar viajando já no próximo sábado dia 06/02. Seu vídeo não está carregando aqui, tá dizendo que não é possível exibir no Brasil.

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
Opa, esse relato parece que vai ser dos bons. Vou acompanhar, apesar de estar viajando já no próximo sábado dia 06/02. Seu vídeo não está carregando aqui, tá dizendo que não é possível exibir no Brasil.

Abraços!

Oi Rodrigo!!

Amanhã já posto o próximo capítulo haha. Boa viagem, aproveita muito ::otemo:: Qualquer dúvida, pode perguntar!

E obrigada por avisar haha já arrumei o vídeo. Acho que agora já está funcionando :wink:

Compartilhar este post

Link para o post

Ótimo post favoritei rsrs secador de cabelo kkk

Pode me tirar uma pequena dúvida? Eu ficarei um mês na amazônia e para (muito calor), depois vou ficar outros meses na Colômbia, peru Bolívia e até pró sul.

Se eu levar pouca roupa de frio daqui e chegar lá nos outros países vai ficar caro comprar umas roupas de frio? Tipo poncho e algo mais? Pq senão terei que levar um peso "extra" de blusa enquanto estou na amazônia... Valeu!!

Compartilhar este post

Link para o post

Pode me tirar uma pequena dúvida? Eu ficarei um mês na amazônia e para (muito calor), depois vou ficar outros meses na Colômbia, peru Bolívia e até pró sul.

Se eu levar pouca roupa de frio daqui e chegar lá nos outros países vai ficar caro comprar umas roupas de frio? Tipo poncho e algo mais? Pq senão terei que levar um peso "extra" de blusa enquanto estou na amazônia... Valeu!!

Não vivo sem o meu secadorzinho ::mmm:

Então Piterdog haha eu acho que tu podia levar do Brasil pelo menos uma jaqueta ''técnica'', aquelas corta-vento que seja quentinha (tipo a que eu comprei na Decathlon), porque isso é difícil de encontrar e deve ser bem mais caro nesses países que tu vai, sem contar que não ocupa muito espaço na mala. Leve também uma blusa fleece ou segunda pele aqui do Brasil, porque é mais barato e para o frio extremo, aquele casaco e uma blusa dessas já está ótimo. O resto tu compra lá dai. Eu levei só um casaco e dai as blusas de baixo eu comprei praticamente todas na viagem rs. Mas quando ficava muito frio, eu usava a blusa fleece e a jaqueta que eu comprei aqui no Brasil.

Ponchos, blusas de lã, gorro etc você consegue comprar fácil e não é tão caro. As chompas (blusas de lã) e ponchos você encontra a partir de 40 reais (se duvidar até menos se conseguir pechinchar ::tchann:: ) e não dá para viajar sem comprar pelo menos um né haha.

Então, minha dica é: deixe separado um espaço na mochila para as roupas de frio e compra nesses países. Mas a jaqueta e uma blusa fleece (que são roupas técnicas) eu recomendo comprar no Brasil, porque isso eu acho que é caro e não compensa lá, ok? ::otemo::

Abraço!!

Compartilhar este post

Link para o post

Não vivo sem o meu secadorzinho ::mmm:

Então Piterdog haha eu acho que tu podia levar do Brasil pelo menos uma jaqueta ''técnica'', aquelas corta-vento que seja quentinha (tipo a que eu comprei na Decathlon), porque isso é difícil de encontrar e deve ser bem mais caro nesses países que tu vai, sem contar que não ocupa muito espaço na mala. Leve também uma blusa fleece ou segunda pele aqui do Brasil, porque é mais barato e para o frio extremo, aquele casaco e uma blusa dessas já está ótimo. O resto tu compra lá dai. Eu levei só um casaco e dai as blusas de baixo eu comprei praticamente todas na viagem rs. Mas quando ficava muito frio, eu usava a blusa fleece e a jaqueta que eu comprei aqui no Brasil.

Ponchos, blusas de lã, gorro etc você consegue comprar fácil e não é tão caro. As chompas (blusas de lã) e ponchos você encontra a partir de 40 reais (se duvidar até menos se conseguir pechinchar ::tchann:: ) e não dá para viajar sem comprar pelo menos um né haha.

Então, minha dica é: deixe separado um espaço na mochila para as roupas de frio e compra nesses países. Mas a jaqueta e uma blusa fleece (que são roupas técnicas) eu recomendo comprar no Brasil, porque isso eu acho que é caro e não compensa lá, ok? ::otemo::

Abraço!!

Valeu!!! Mesmo!

Agora aguardamos a continuação kkk abrasss

Compartilhar este post

Link para o post

1º Capítulo - Partiu Mochilão ::hahaha::

04/01/16

Acordamos 4:00 porque o nosso voo de Curitiba para São Paulo (Congonhas) era 6:54. Pessoas normais teriam chego horas antes, mas como não somos normais, nos atrasamos já no primeiro voo ::otemo:: Chegamos em cima da hora e fomos as últimas a embarcar (quem estava nesse voo, por favor não me odeie rs).

IMG_7673.jpg.42d3eb45f107a9aff3e482a025216380.jpg

Chegamos em São Paulo era 8:10, mas como estávamos em Congonhas e nosso voo para Santa Cruz de la Sierra era em Guarulhos, tivemos que pegar o ônibus da Gol (é de graça e tem a cada 30 min ::love:: ) para Guarulhos. Em 1h e pouquinho estávamos em Guarulhos.

Almoçamos (ou seria café da manhã?) no aeroporto e às 11:05 embarcamos. Chegamos em Santa Cruz (aeroporto Viru Viru) 12:50 no horário da Bolívia (14:50 no horário de São Paulo - são 2h de diferença). Compramos 2 meses antes da viagem o voo de Santa Cruz para Sucre (com conexão em Cochabamba) e pagamos 294 bols (bolivianos) no site da Boliviana de Aviación. Com a péssima cotação, ficou 187 reais.

IMG_7665.jpg.59ce09650180d4a672eacf2f4ca03027.jpg

Nosso voo para Cochabamba era 14:10. Isso mesmo, era... Atrasou um tempão e a chegada que estava prevista para 14:55, ficou para 16:00. A sorte é que tinha Wi Fi de graça. Se eu não me engano o Wi Fi é o SABSA :D

Santa Cruz tem o sistema mais engraçado de segurança. Quando você desembarca no aeroporto, tem que passar pelo raio X, mas lá você primeiro aperta um botão e se acender a luz verde, eles não revistam a sua mala. Mas se acender a luz vermelha, revistam. E claro que a sortuda aqui não ia passar sem essa né. Claro que a $%#& da luz vermelha acendeu e eu tive que mostrar até a minha alma para a mulher e claro que ela não achou nada ::cool:::'>

Uma dica fashion para vocês: viajem com uma calça confortável e que não esquente muito, porque Santa Cruz é bem quente e não tem ar condicionado ::dãã2::ãã2::'> Nos aviões também morri de calor. Então aconselho a ir com uma calça e uma blusa fresquinhas e dai um casaquinho fino para caso você dê sorte e pegue um avião com um bom ar condicionado.

Nosso voo para Sucre era (de novo) 15:30, mas graças aos deuses incas novamente, mais da metade das pessoas do nosso voo de Santa Cruz para Cochabamba também ia para Sucre e quando chegamos em Cochabamba nem entramos no aeroporto, saímos de um avião e fomos para outro. Aos bolivianos que estavam há 30 min esperando no avião para Sucre, dessa vez não foi culpa minha rs.

Partimos 16:25 e 30 min depois, enfim chegamos em Sucre. Já no aeroporto encontramos 3 brasileiros (Eduardo, Erik e Marcelo) e dividimos o táxi com eles até a rodoviária. Deu 8 bols para cada (40 bols no total). Lá é difícil pechinchar o táxi, os taxistas não são nem um pouco flexíveis :cry: . No caminho eu vi aonde eu tinha me enfiado. Me dei conta de que estava realmente Bolívia. Pensa num trânsito caótico...

O nosso plano era dormir em Sucre porque estávamos cansadas, mas entramos na onda da galera e compramos o bus para Uyuni para aquela noite já. Foi a melhor decisão a ser tomada porque nos próximos dias ia ter o Rali Dakar e boatos que não ia ter passeios para o Salar de Uyuni. Mas como tínhamos acabado de chegar, não tínhamos bolivianos para comprar a passagem. Um dos brasileiros nos emprestou e compramos, porque o cara do guichê não reservava e só tinha mais 2 lugares (coisas do destino).

Compramos os dois últimos lugares no bus-cama por 100 bols cada na empresa 6 de Octubre (fica no final do corredor - foto abaixo). Outra decisão bem tomada porque os meninos pegaram o semi-cama e no decorrer da viagem encontramos eles e eles disseram que o bus era horrível. Então primeira dica: vá de bus-cama rs. É bem confortável e tem lanchinho haha.

598dd39c9836b_6deOctubre.jpg.a88c6cd455f43a596f1f79575a524d4b.jpg

IMG_7676.jpg.f4b918a2f401c5959b9e12446f3e95d0.jpg

Já tínhamos lido aqui no mochileiros.com que é melhor viajar de noite e realmente é a melhor coisa a fazer porque assim você economiza uma diária de hostel e não perde horas de dia viajando. Então sempre que der, viaje de noite ::otemo::

Faltava algumas horas ainda para pegarmos o bus, então decidimos trocar dinheiro. Fechamos com um taxista queridão fofão simpaticão ::love:: (Zacarias o nome dele) por 30 bols (se não me engano) para nos levar a uma casa de câmbio e depois nos levar de volta para a Rodoviária.

O Zacarias nos levou em uma casa de câmbio que o dólar estava 6,94 e trocamos ali mesmo (recomendo trocar já o dinheiro que você vai precisar em Uyuni porque Uyuni tem uma péssima cotação). Dai o queridão fofão simpaticão nos levou na Plaza de Armas (sem querer cobrar mais) e ficou la com a gente uns 20 min. Gostamos tanto do cara que decidimos dar pagar 50 bols (10 bols cada) ao invés de 30 bols. Quem o encontrar no terminal de buses pode ir que ele é de confiança ::otemo::

IMG_4549.JPG.81ea4ebe0a78a8673231c415123f6ded.JPG

IMG_4524.jpg.d4950f8327620c9e0a301462548052b6.jpg

IMG_4520.jpg.9c4504ebdaea5d2e36400aeb427d0a15.jpg

Voltando ao terminal, fomos na farmácia exatamente na frente e compramos soroche pills (remédio para mal de altitude - muito bons, recomendo) porque a minha irmã estava sentindo dores de cabeça. Ficou 35 bols o soroche pills + 4 bols por 2 águas.

Nosso bus sairia às 20:30, então lá pelas 20:00 já estávamos na ''sala de embarque'', que de sala não tem nada. Não sei se é porque era dia 04 de janeiro e muita gente ainda estava voltando das férias de ano novo, mas pensa num caos ::sos:: Nessa hora acho que eu até rezei para conseguir encontrar meu bus. Mil pessoas andando de um lado para o outro, vozes do além gritando um monte de cidades diferentes e um cheirinho de quem não toma banho fazem dias. Resolvi arriscar o banheiro desse inferno na terra e paguei 1 bol para quase vomitar :?

Bexiga vazia, passagem na mão, agora só faltava o busão rs. Pagamos a taxa de embarque que se eu não me engano foi 1,50 bols cada e fomos lá fora procurar o bus. Claro que ele não estava na plataforma que nos disseram quando compramos, mas como estava cedo, achamos que ele estava por vir ainda. Numa dessas resolvemos sair da muvuca e ir mais para ponta, longe daqueles seres :roll:

Encontramos um santo gringo que falava português e ele nos disse que o ônibus da 6 de Octubre estava num canto lá, longe daquele caos, em nenhuma plataforma. Juro que se tivesse cerveja naquele terminal, eu comprava uma pra esse cara ::lol4:: Colocamos as mochilas no porta-malas e esperamos fecharem para entrarmos no bus (todo cuidado é pouco).

E então embarcamos para Uyuni... ::Cold::::Cold::

Gastos:

8 bols - táxi

100 bols - bus cama para Uyuni

10 bols - táxi

39 bols - farmácia

1 bol - banheiro

1,50 bols - taxa de embarque

Cotação do dia:

1 dólar = 6,94 bols

Compartilhar este post

Link para o post

A minha viagem de jan/2017 inclui Colômbia também, além de Equador, Peru e Bolívia. Sem Chile. Estou estudando a possibilidade de passar uns dias no Norte e sair de lá. Quando fizer sua viagem, tente postar aqui com dicas da Colômbia. Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

Acompanhando esse relato que como diz um amigo meu,deve ser TOTALMENTE EXCELENTE!

Agora fiquei preocupado com essa do Rally Dakar.. :shock::shock::shock::shock: Devo fazer o salar nesse período de Janeiro de 2017.

Sucesso no relato!

Compartilhar este post

Link para o post
#PARTIU acompanhar esse relato. :roll:

Estou montando o meu roteiro pra ir em Junho.

Haha #partiu!!! Até junho eu devo terminar (espero rs) :D

AAAhhh, tá ficando ótimo seu relato (isso q mal começou kkkkk) to super acompanhando! vou em julho pra lá ::hahaha::

Uhuuul!! Obrigada Letícia ::love:: Aguarde que tem muita coisa por vir ainda ::hahaha:: E se prepare porque essa viagem vai mudar tua vida haha.

Ótimo relato, continue (passe todas as informações antes de abril, hehehe)... estou indo em abril, trajeto bem parecido!!! ::otemo::::otemo::::otemo::

Hahaha obrigada Rafael! Prometo que vou tentar passar ::otemo::

Acompanhando esse relato que como diz um amigo meu,deve ser TOTALMENTE EXCELENTE!

Agora fiquei preocupado com essa do Rally Dakar.. :shock::shock::shock::shock: Devo fazer o salar nesse período de Janeiro de 2017.

Sucesso no relato!

Muito obrigada Nuttyoliveira ::otemo::

Hahaha então, eu dei sorte rs. Eu cheguei em Uyuni dia 05 e o Rali Dakar ia começar dia 07. Eu tinha entendido que não ia ter passeios do dia 07 até o dia 09 (não sei se teve ou não haha se alguém conseguiu ou não fazer, se pronuncie haha). Dai me falaram que eu poderia ir tranquilo no dia 05, mas que se eu quisesse voltar para Uyuni no último dia (dia 07 no caso), não ia dar porque a estrada para voltar para Uyuni ia estar bloqueada. Como eu fui direto para o Atacama depois, não ia ter esse problema.

Depois conhecemos duas peruanas que foram na nossa van para o Salar e elas conseguiram voltar para Uyuni porque depois do almoço a estrada foi liberada. Então não sei haha pode ser que tu nem tenha problemas, mas para não correr esse risco tente ir antes do evento :wink:

Compartilhar este post

Link para o post

Já favoritei principalmente pelo fato do secador :D hahahah

Ainda nesse assunto de secador (já que pretendo levar o meu também hahah), como foi a questão da tomada? E deu para usá-lo tranquilamente nos Hostels?

Compartilhar este post

Link para o post

Bárbara Fabris, ansioso por mais este relato ::otemo::

Pelo visto vai ser do nipe do RodrigoVix, como minha viagem é só em outubro acho que até lá vcs dois terminam ::lol4::::lol4::

Adorei o vídeo, vai ajudar muito a conversar a mulherada a topar essa empreitada! Show meninas! ::otemo::

Compartilhar este post

Link para o post

Bárbara, seu relato ta ficando ótimo, parabéns! :) Tenho uma dúvida: em quais lugares no Chile e no Peru vc sentiu mais frio? Eu pretendo incluir esses dois países no meu mochilao desse ano e ano passado fui pra Bolívia, então minha referência de frio é o tour do salar. Nos outros dois países é mais tranqüilo ou vc acha que eu tenho que levar tanta roupa de frio quanto eu levaria pra Bolívia? (Fui em novembro e esse ano pretendo ir na mesma época)

Ansiosa pela parte do Atacama e do Peru :D

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Conteúdo Similar

• Por Lielto
      Sebuí é o nome dado a uma Reserva Ecológica que fica proximo a Guaraqueçaba-PR. Sendo exato fica ha 50 minutos de barco.
      http://rppnsebui.blogspot.com.br/

Trata-se de uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) com 400 hect. de Mata Atlântica e ecossistemas asociados, litoral norte do Paraná.
      Ha cerca de 6 cachoeiras dentro dessa pequena ilha, ha algumas cavernas também e o que mais impressiona é a fauna, as belas aves e animais que voce -com sorte e atenção- vera pelo caminho.

São mais de 91 espécies de aves, cerca de 20 de anfíbios, além de peixes, répteis e várias de mamíferos convivem na reserva.

A visita começa por Guaraqueçaba (em tupi: Pousada do Pássaro Guará).

Ou melhor voce pode colocar Paranaguá no roteiro se tiver um tempinho a mais, pois é um bom lugar pra se tirar fotos e ver o sol nascer na baía, dar uma volta no centro histórico de Paranaguá, almoçar.

Tambem em Paranaguá (cidade tombada pelo patrimônio histórico) sera inaugurado (em fev/ 14 ?) o Aquário Marinho.

Além de ser a melhor opção para ir até Guaraqueçaba, são 2:30 de barco (40 reais ida e volta)
      Mas se atente aos horários de barco.

Pois de carro se percorre um longo caminho de estrada de chão, 76km. Quase 3 horas de percurso.
      A empresa Viação Graciosa http://www.viacaograciosa.com.br/ faz esse percurso, mas de ônibus demora-se quase o dobro de tempo. (42,77 ida 39,77 volta)

(com essa estrada de chão, somente o eco-turista que realmente preserva o meio ambiente vai para lá, se fizerem o asfalto... Os comerciantes lucrarão mas a cidade perdera o encanto em si pois pessoas imundas irão para lá com suas caixas de cerveja e som alto)

Se for passar a noite em Paranaguá tem um hostel http://www.hostelcontinente.com.br/ que ta sempre tocando um bom e velho rock n roll.
      obs. talvez voce considere passar a noite lá por causa do horario do barco para Guaraqueçaba.
      http://www.paranagua.pr.gov.br/conteudo/guia-turistico/horarios-de-barcos
      Saída as 09:00 e 14:00 horas.

Guaraqueçaba é encantadora, tem seus artesanatos, suas lojinhas, sua igrejinha, seus barcos coloridos, suas histórias... No ultimo dia por exemplo, ficamos sabendo da história do Copo Sujo.
      Chico Mula era um índio/ poeta dono de um bar, morador querido e conhecido por todos, ícone da cidade, casado com uma das mais belas mulheres da Baía de Guaraqueçaba
      Em seu bar havia um copo do qual ele sempre servia uma dose de graça pra quem quisesse beber algo, porem o copo 'como tradição' nunca era lavado, logo ficou conhecido e desejado (?) pelos viajantes, como Copo Sujo.

Voltando a falar de Sebuí. Ha duas opções de se conhecer o lugar. Uma sai meio caro... Mas as chances de ver animais, pássaros exóticos é maior! Uma vez que você pousaria dentro de uma cabana na ilha. (lembrando que não se pode acampar lá e nem tem como).
      Entre em contato com eles e conheça o pacote e suas tarifas http://www.cormorano.com.br/ (média de 500 reais/ pessoa por um pacote com tudo incluso, hospedagem 2 noites e 3 dias, 4 refeições, passeios e uma serie de atividades)
      Outra foi como fizemos, entrar em contato direto com um dos barqueiro de Guaraqueçaba solicitando o passeio até a Reserva de Sebuí.
      Por sorte, conhecemos um dos melhores e mais simpático barqueiro da região, Senhor Valdir. Que nos cobrou 60 reais por pessoa.

Claro que foi um passeio mais simples mas pudemos conhecer uma parte de Sebuí, 3 cachoeiras, o mangue, os pássaros guaras, infelizmente devido a maré no vimos os papagaios de cara roxa.

Senhor Valdir também nos fez companhia no barzinho a noite contanto suas histórias e curiosidades do município. Uma figura ele!
      Tambem nos fizeram cia um casal muito gente boa, foi uma noite bem bacana de muita história, pois estávamos todos nos conhecendo naquele dia/ viagem.

ha... ao contrario do que eu pensava, a melhor lua é a minguante, pensei que fosse a cheia, mas na minguante o mar fica mais velejável.
      Pois na cheia, ha duas mares: uma muito rasa (por isso demoramos pra sair de barco) e outra muito cheia. Por essa demora não pudemos conhecer outras cachoeiras que existem na ilha.

Na minguante ha 4 tipos de marés, todas quase no mesmo nível, o que facilita a navegação nesse caso.
      Se puder escolher... Pois isso facilitará, mas se ficar em Sebuí, a Lua Cheia e sua luminosidade sera melhor para observação das espécies.

Em Paranaguá deixamos o carro no Estacionamento Bom Abrigo; Rua Correa de Freitas, nº89. Centro.
      Pagamos 20 reais por dia. Estacionamento coberto.
      Fone: 41-3422-6789
      Lembrando que também tem ônibus Ctba-Paranaguá. Mas o horário não bate com o de saída do barco!

Em Guaraqueçaba nos ficamos na Pousada Chauá: http://pousadachaua.blogspot.com.br/
      35 reais com café da manha incluso.

Então, por mais que como mochileiro, eu fuja dessas agencias de turismo, nesse caso, ha de se considerar um pouco a idéia. Pra ser exato não é uma agencia e sim o próprio dono de Sebuí que planeja esses pacotes contanto com uma equipe de guias de apoio. E é o único tambem.
      Todavia, dependendo dos dias que voce tenha, da pra explorar bem nos bate-volta até Sebuí.

Bom, como faz tempinho que fomos (feriado de novembro/13) as coisas já não estão tao frescas na memória mas qualquer dúvida só perguntarem que tentamos ajudar!

Dedico esse relato a nova mochileira Andressa, que deu a idéia de irmos para lá abrindo o tópico: reserva-ecologica-do-sebui-pr-setembro-t84825.html
      Agradeço as queridas meninas Carina e Daila, que me deram o prazer da companhia sendo eu o bendito fruto entre as mulheres.

Bom e também a todos que aqui prestam seus relatos de viagem os quais tanto nos ajuda e inspira a por o pé na estrada.
    • Por Vanilsa Potira
      Olá,  galera da mochila!!!
      Estou de volta ao Mochileiros para descrever em um breve relato a viagem que fiz com amigos ao Chile entre os dias 05 a 19 de janeiro passado. O Chile é bastante visitado e os lugares que conhecemos dispensam relatos com muitos detalhes. Por isso me atentarei nos valores que pagamos nos passeios, nos hostels e nos registros fotográficos dessa aventura linda que fizemos da Rota do Deserto à Rota do Fim do Mundo.
      Primeiramente, como sempre, a viagem de avião começou em Manaus porque passagens com saída de Boa Vista custam simplesmente “os olhos da cara”! Conseguimos passagens com um preço bom de 1700,00 reais ida e volta, mas, já vi passagens com tarifas bem mais baixas, mas para outro período, fora da alta estação.
      Ao chegarmos em Santiago, seguimos direto para o Atacama, onde ficamos cinco dias por lá e aproveitamos bem os passeios naquele incrível deserto. Mas, antes, conferimos a cotação do dólar que estava 1 dólar para 600,00 pesos e 1 real corresponde a 165 pesos, mais ou menos.
      Pegamos o voo da Sky, cuja tarifa foi de 50,00 dólares. Já tínhamos reservado antes pela internet. Voo tranquilo com duração de 1h40min mais ou menos. Do aeroporto seguimos de van da empresa Lincancabur, que também tínhamos reservado antecipadamente pela net. O translado custou 12 mil pesos. A van nos deixou no Hostel Ayny com a primeira diária já reservada pelo Booking. Esse hostel oferece quarto compartilhado com banheiro e cozinha também compartilhados. Também tem opção para casais e quarto com banheiro e cozinha privativo. Ou seja, tem para todas as preferências e bolsos.
      No dia seguinte, depois de pesquisarmos os preços em várias agências, decidimos pela Lithium Adventures. Dos dez passeios que a agência oferece fechamos um pacote com sete tours, por 172 mil pesos ou 287 dólares por pessoa, que foi mais ou menos uns mil reais sem as tarifas de entradas. Abaixo, um resumo do roteiro que realizamos:
      1º dia:  Laguna Cejar (entrada: 17 mil pesos);
      2º dia: Piedras Rojas e lagunas altiplanicas - Full Day (Entrada: 5500,00 pesos);
      3º dia: Valle del Arcoiris e Petrogrifos (entrada no Petrogrifos: 3000 pesos e no Valle de la Luna:  3000 pesos).
      4º dia: Gêiser del Tatio, Termas del Puritama e Tour Astronômico (entrada nos gêiseres: 10 mil pesos para estrangeiros e nas Termas del Puritama foram 9 mil pesos)
      5º dia: Salar de Tara e Monges de la Pakana - Full Day.
      Todos os passeios são feitos de vans e guias bilíngues. No dia do passeio a Piedras Rojas, houve um protesto dos indígenas contra o impacto ecológico e ambiental causado pelo turismo e, portanto, não pudemos visitar a região.
      Assim, foram nossos dias no Atacama, um lugar belíssimo, maravilhoso, que é quente durante o dia e muito frio a noite. San Pedro do Atacama é uma cidade pequena com cerca de 10 mil habitantes e uns 200 turistas para cada um! Rss. Muito legal encontrar gente de várias partes do mundo e sempre com alguém se inicia uma grande amizade.
      Quero destacar a atenção dos guias. Todos maravilhosos. Mas o Nicolás Yaru foi o mais incrível de todos. Detentor de um vasto conhecimento da área, explicou com segurança como é a vida das pessoas que vivem no Atacama, seus costumes e suas necessidades básicas de sobrevivência no deserto. É bastante comunicativo e interativo com as pessoas e além do mais não se importa em tirar fotos para os turistas, pois sabe o melhor ângulo para uma excelente fotografia!! É o melhor guia do Atacama!!
      Depois desses cinco dias intensivos no Atacama, segui de ônibus para Santiago, pela Rota do Deserto.  Foi uma opção minha para conhecer a realidade daquela região. O deserto chega a ser hostil em certos trechos e ao mesmo tempo imponente e lindo. A passagem do ônibus pela TurBus custou 49 mil pesos
      Depois de um dia e uma noite viajando, cheguei em Santiago e segui direto ao aeroporto, onde encontrei minha amiga para irmos a Punta Arenas, o outro extremo do Chile. De Punta Arenas seguimos para Puerto Natales, com transfer em ônibus da empresa Busur. Que também foi agendado e pago pela internet por 30 dólares ida e volta.
      Depois de mais ou menos três horas de viagem, pela chamada Rota do Fim do Mundo, chegamos na rodoviária da gelada Puerto Natales. Tomamos um táxi até o Hostel Chamango, onde ficamos hospedadas em um quarto com banheiro privativo, por 24 mil pesos a diária.
      No dia seguinte, fechamos com a agência o único passeio que fizemos no lugar: Parque Nacional Torres Del Paine que custou 35 mil pesos por pessoa, sem almoço e a entrada no parque que custa 21 mil pesos. Uma dica que dou é de as pessoas levarem seu próprio almoço ou almoçar nos caríssimos restaurantes localizados dentro do parque.
      O passeio no Parque Nacional Torres Del Paine é lindo, com muitas paisagens belíssimas, é um local ideal para trekking, de fato. Nesse passeio, avistamos as Torres Del Paine por diversos miradores espetaculares, conhecemos o Lago Grey e visitamos a Cueva do MIlodón.
      Agendamos um passeio de barco pelo Glaciar Balmaceda y Serrano, mas, chuva e vento nos impediram de sair do hostel. Foi uma pena, pois ficamos na pequena cidade de Puerto Natales praticamente sem fazer muita coisa alternativa nesse dia chuvoso.
      E, após três dias curtindo o frio e o vento da patagônia chilena, retornamos a Santiago para encontrar um casal de amigos que fizeram passeios alternativos pelas vinícolas chilenas, pois estavam com uma bebê de colo e depois visitamos uma amiga chilena que morou em Roraima um tempo.
      Assim passamos as férias no Chile. Presenciamos tantas belezas que foram uma recompensa à distância que percorremos, ao calor e frio que sentimos, e claro, ao investimento $$$$$$$$$$$$ necessário. Afinal de contas a Patagônia, principalmente, não é um dos destinos mais baratos para viajar na América Latina. A média de preços de hospedagem e alimentação pode assustar os viajantes mais econômicos. Um simples café com leite e pão com manteiga podem custar uns 36,00 reais! um almoço simples, uns 42 reais... Já no Atacama, como já citei, tem para todos os gostos e bolsos. 
      Mas, valeu a pena. Elegi o Atacama como meus destinos preferidos. Mas, também fiquei muito encantada com a beleza da Patagônia. Valeu tanto a pena que eu vou voltar para conhecer outros destinos do fim do mundo. Já pensando na Argentina... rss
      Abaixo segue algumas fotos do maravilhoso passeio ao Chile.

• Por crysthyna
      Oiee genteee!
      Olha eu aqui de novo! Então... tô aqui pra fazer mais um relato, dessa vez sobre a Colômbia, mais especificamente, San Andrés!!! Um lugar incrível que eu sempre tive muita vontade de conhecer e quando vi uma oportunidade no valor de passagens super em conta e que batia com meu período de férias, não pensei duas vezes!!! Masssss, eu já havia comprado passagens para ir novamente a Fernando de Noronha e achei que ficaria super caro ir para esses dois lugares em uma única férias, mas pesquisei bastante, fiz meus cálculos e quem já acompanhou algum relato meu aqui sabe como sou de economizar muitooooo...rsrs! Enfim, comprei logos as passagens e depois ia me virar e foi o que fiz! Vi que San Andrés não era um lugar muito caro q comecei a investigar tudo sobre o lugar...hehehe! Já fechei a minha meta de gastos e o passeios que desejaria fazer, infelizmente as vezes é preciso abrir de algumas coisas para realizar uma viagem assim, mas eu nunca me arrependo, pois quero mais é curtir o local e pensar em coisas supérfluas depois... Bom, as passagens custaram pela Copa Airlines a bagatela de R$1.083,00 (incluindo as taxas) saindo do Rio de Janeiro, e já que o preço real foi de R$689,00 e o restante foram taxas, então vc vê que foi super em conta! Mas só depois que comprei é que vi as pessoas comentando que setembro é um mês mega chuvoso em San Andrés e já me desanimei bastante, poxa vida... será que eu ia me dar mal? Mas já estava feito e agora era rezar pro tempo ajudar....rsrs... fui na fé mesmo, minha gente!

Não sou muito exigente com hospedagem, mas para mim uma boa localização é o ideal e como vi também que a ilha era muito quente, eu optei para ao menos o lugar ter ar condicionado e não precisava ser de frente para o mar ou um super hotel nem nada, eu fui pra curtir as praias e não os quartos e a estrutura do hotel, mas como eu sempre disse, existem vários perfis de viajantes, o meu é esse! Eu ficaria no El Viajero, o hostel mais famoso e procurado de lá, cheguei a fazer a reserva pelo booking e tudo, mas uns 10 dias antes eu estava olhando novamente e encontrei uma pousada por uma diferença pouca em quarto privativo com banheiro compartilhado que ficava na rua ao lado do El Viajero, uma localização boa e não pensei 2x!!! Cancelei a reserva anterior e fechei com essa pousada e não me arrependi, pelo contrário, gostei muito! Na verdade, não era uma pousada e sim uma casa de morador que alugava alguns quartos, assim como acontece em Noronha e como já tinha passado por essa experiência não achei problema algum.

O lugar se chama Jackson House Inn e tem até página no face, paguei em 5 diárias a bagatela total de Cop 292.500!!! Muitoooo baratooo! Até fiquei meio receosa...rsrs... mas olha o quarto é arrumadinho, possui ar condicionado, frigobar, tv a cabo, cama de casal e a limpeza é feita todos os dias... Eles deixam vc usar a cozinha da casa que possui todos os utensílios necessários e era lá que eu fazia meu jantar de cada dia....rsrs... o banheiro, apesar de ser compartilhado não vi ninguém usando, parecia até que só eu usava, estava sempre muito limpo! Eu pagaria no El Viajero o valor de Cop 270.000 então vc vê como a diferença é pouca, apesar que no hostel eu teria café da manhã e lá não possui, mas isso não é problema pra mim! Fica perto do comércio e possui mercados próximos e foi lá que fiz uma comprinhas para passar os dias... Ah, não precisei comprar água pois o pessoal de lá também deixa vc utilizar a água potável para beber, eu enchia minhas garrafinhas todos os dias e deixava no frigobar e também levava para as praias, que beleza né?! Hehehe.... Eles lhe dão as chaves, uma do quarto e a outra da porta da casa e assim vc fica a vontade para entrar e sair a hora que quiser e a casa estava sempre vazia, foi bem tranquilo. De onde eu estava para a praia principal eram uns 5min caminhando, bem pertinho! Então, dá pra ver que bela economia eu tive com a hospedagem né?!

Eu sempre coloco uma meta de gastos e dessa vez não foi diferente, acreditem se quiser, eu gastei U$200,00 com tudo, quando digo tudooo, eu digo tudo mesmo! Passeios, hospedagem, alimentação e taxa de entrada na Ilha! Mas ainda voltei com U$10 então na verdade gastei U$190!!! Hahahaha!
      Mas Cris, como vc consegue? Gente, mantenha o foco e controle seus gastos, ainda mais eu que tinha acabado de voltar de Fernando de Noronha e juntei uma viagem na outra, ou era assim ou não ia....rsrs! Bom, como economizar? Em tudo que vc vê que dá pra fazer sem gastar seu dinheirinho suado, eu por exemplo não gastei com táxi do aeroporto para a pousada e vice-versa, pois vi pelo google maps que dava pra ir andando e deu mesmo, eram 10 min apenas do aeroporto e foi super simples, eu gastaria no táxi Cop 15.000 ida e Cop 15.000 volta! Ah, mas isso é bobagem, pra mim não é não... pois de bobagem em bobagem vc nem vê seu dinheiro indo embora! Eu levei dólares para trocar na ilha e o cambio estava péssimo nas casas, fiquei xoxa mas lembrei q tinha o contato de um rapaz que consegui nas minhas pesquisas e procurei por ele... na mesma hora ele levou o dinheiro na pousada e fez a troca pra mim, estava bem melhor do que nas casas de cambio neste dia e ele é super de confiança, todos o conhecem e foi tudo certinho. Eu tive que pagar a taxa de entrada na ilha em Bogotá, onde foi minha escala e lá já troquei U$35,00 para pagar a taxa que era de Cop 99.000 e só aceitava em pesos, então tive que trocar no aeroporto mesmo, mas a taxa não estava tão ruim. Sendo assim cheguei em San Andrés apenas com U$165,00 e consegui me virar com isso.... hauahauhah!!!!

A fila é imensa para fazer a imigração, mas anda bem rápido e olhaaaa, a ilha é bem quente mesmo, parece até o Rio no verão...rsrs! O aeroporto é muito pequeno, mas dá pra atender a todos e já achei o pessoal bem simpático! Eles pedem o comprovante de pagamento da taxa e vc guarda o outro com vc, pois vai precisar mostrar para sair da ilha, ou pagará novamente, então guarde-o muito bem!!!

1º Dia: Fui andando para a pousada, arranhei um portunhol e consegui encontrar a dita cuja, foi fácil até! Olha gente, eu em momento algum tive receio de andar na ilha, nem mesmo a noite, achei tudo super tranquilo, é bem policiado e por isso tive total segurança em andar sozinha, mesmo com uma mochila gigante nas costas...hahahaha! Guardei as coisas, e fui conhecer a praia principal, chama Peatanol e já fiquei bestaaaaa!!! Que coisa lindaaaaaa! Vê se não tenho razão?

Estava sol, a praia não estava muito cheia, era baixa temporada e um dia de semana né, então já viu...rsrs

Pesquisei os valores dos passeios e vi que é tudo a mesma coisa, nem adianta pechincar, é tudo tabelado! Passei no mercadinho, abasteci o frigobar, comprei pães, biscoitos, presunto, ovos, sorvete (amooooo) e etc... e fui dormir cedo, pois estava cansada!

2º Dia: Acordei cedo e já fui direto para o cais comprar algum passeio, compre direto lá no cais mesmo, pois é mais fácil e vc já saí logo no primeiro barco! Não precisa reservar, comprei o meu na hora e foi ok! Escolhi fazer o Aquário e Johnny Cay que custa Cop 15.000 + 5.000 de taxa em Johnny Cay e foi só pra ter uma idéia de como era, gostei muito dos dois, mas achei pouco tempo no Aquário e já resolvi fazer novamente em outro dia, porém Johnny eu achei suficiente e não gostei muito da muvuca na hora de ir embora e por isso não fiz de novo. O lugar é realmente muito lindo!

3º Dia: Neste dia resolvi Ir para West View, peguei o ônibus no centro que deixa bem em frente e na volta vc pega no mesmo lugar para voltar ao centro. A entrada custa Cop 4.000 e vc ganha um pedaço de pão para os peixes, eles possuem estrutura como restaurante e um trampolim onde o pessoal fica o tempo todo saltando...rsrs! Neste dia desabou uma chuva daquelas e me desanimou totalmente, tinha muita gente chegando na hora que fui embora, não sei se foi por causa da chuva, mas não curti muito o lugar, achei as praias bem melhores! Mas vale a pena conhecer!

4º Dia: Acordei cedo, mais uma vez peguei o ônibus e segui para a Playa de San Luis, fica próximo e é muito bonita, o tempo não estava muito legal, sol com muitas nuvens e achei que ia chover novamente, mas depois abriu maior solzão e o dia ficou perfeito! Fiquei alí curtindo aquela praia que estava praticamente deserta ainda e era praticamente toda minha.

Depois fui esperar o ônibus, pois queria seguir para Rocky Cay, mas ele estava demorando tanto que resolvi ir andando mesmo e foi uma caminhada boa, já que estava muito quente, mas quando cheguei no lugar valeu a pena!!!! Adorei simplesmente maravilhosa! Vc pode usar a estrutura ou só ficar na praia mesmo e eu apenas aluguei um locker na praia para guardar as coisas, eles cobram Cop 5.000 e vc pode utilizar o dia todo. Atravessei a praia até a ilhota que fica um pouco longe, mas vale a pena, é bem legal... Depois fiquei curtindo a praia na sombra, fiz meu lanchinho e aproveitei o resto do dia por alí!

Atravessei a praia até a ilhota que fica um pouco longe, mas vale a pena, é bem legal... Depois fiquei curtindo a praia na sombra, fiz meu lanchinho e aproveitei o resto do dia por alí!

5º Dia: Mais uma vez acordei cedo e neste dia resolvi ir novamente ao Aquário, custou Cop 10.000 e cheguei lá por volta das 08:30 e só saí as 13:00h, foi muito bom!! Estava bem cheio, mas deu pra encontrar alguns lugares mais desertos e aproveitar bastante!

Algumas pessoas não queriam atravessar para o outro lado, na ilha de Haynes Cay, que é maior e mais bonita (na minha opinião), passei a maior parte do tempo lá e estava muito melhor, no Aquário é muita muvuca!! Dá pra atravessar de boa, pois a água chega somente até a cintura!

Não guardei as coisas nos armarios, mas eles tem pra alugar e custa Cop 5.000, também tem mascaras e sapatilhas, mas eu já tinha tudo isso e não comprei na Ilha, levei as minhas mesmo, aqui do Brasil!

Na volta fiquei pela praia do Peatanol, ela é uma delícia e eu adorei, super tranquila! Eu deixava minhas coisas na areia e ficava de boa na água... Passei o resto do dia nessa praia e depois curti o pôr do sol, foi ótimo!

6º Dia: Era meu último dia e meu voo era a tarde, então fui comprar uma lembrancinhas pelo centro e depois arrumei minhas coisas pra ir embora.

Deu pra aproveitar tudo muito bem e com calma, economizei, pois não comi em restaurantes (não faço questão) e sempre procurando priorizar o que estava dentro do meu orçamento. Andei de ônibus, não aluguei mula, pois estava sozinha e sairia bem caro pra mim, mas indico, pois vc deve ver mais coisas e pode dar a volta na ilha. O ônibus custa Cop 2.000 e apesar de serem bem velhos e alguns até quebrados, te leva onde vc quiser...rsrs!

Amei a ilha e a energia que vc sente é incrível! As pessoas são maravilhosas e muito gentis, apesar de não falar espanhol, vc conseguirá se virar muito bem! Voltaria de olhos fechados pra lá e aconselho a quem deseja conhecer o mar do caribe, vistá-la, pois é barata e muito mais acessível! espero que meu relato tenha ajudado vcs! Até a próxima, pessoal!
    • Por brayan.linhares
      Olá Mochileiros e Mochileiras,

Recentemente voltei de uma viagem de 10 dias com minha noiva para Cidade do México, uma viagem sem igual.
      Acompanho o mochileiros.com a alguns anos, sempre lendo os mais variados roteiros de viagem, já montei alguns roteiros através do site que ainda não realizei, e nesta vigem par o México não poderia ser diferente, pesquisei algumas coisas aqui que me ajudaram muito. Através deste relato pretendo ajudar com o máximo de informações quem pretende ir futuramente para este país incrível.
      Vou começar fazendo algumas considerações gerais da viagem, e logo depois um relato dia a dia de tudo que aconteceu.

Por que o México? Na verdade tanto eu como minha noiva pouco conhecíamos sobre o país, a vontade veio depois de ver uma promoção de passagem e surgir a oportunidade de realizar um trabalho fotográfico lá, juntamos isso com uma pesquisa mais a fundo do país e decidimos ir para ver e viver tudo que havíamos pesquisado, alem disso tem o fato da Sara ser estudante de moda e nós dois termos uma marca de roupas, e o México se mostrou um ótimo campo de pesquisa.

Passagens Aéreas: A decisão de viajar já vinha a tempos, mas quando vimos as passagens para o México acabamos definindo nossos destino. A muito tempo que acompanho o http://www.passagensimperdiveis.com.br e um belo dia eles postaram a promoção de passagens para CDMX (Cidade do México), promoções não são novidades mas geralmente os melhores preços são saindo das grandes cidades, e nesta pesquisa encontrei as passagens por R$ 1.070,00 (cada) com todas as taxas incluídas, saindo de Navegantes-SC (NVT), cidade vizinha a minha, o valor normal desse voo NVT-MEX é entre R$ 2.500 e R$ 3.100. Comprei uma passagem pela Decolar.com e outra pela Submarino Viagens, preferi o serviço da decolar.com. Resumindo as duas passagens custaram R$ 2,140,00.

Vôo: No Final meu vôo ficou assim NVT(Navegantes)> GRU(Guarulhos)> BOG(Bogota) > MEX (Cidade do México), Foram 24h de ida e 21h de volta, o vôo de ida de NVT a GRU foi operado pela Gol em parceria com a Avianca, e o de volta CGH a NVT novamente operado pela Gol, na volta tive mudança de aeroporto, pousamos em GRU e sairíamos para o ultimo vôo de CGH, o translado foi feito gratuitamente com ônibus da Gol apresentando o ticket de embarque, se não me engano o ônibus sai de hora em hora, é bom chegar cedo no local de embarque pois os lugares são contados, fomos os últimos a conseguir embarcar no ônibus. Voltando a ordem dos fatos, a partir de GRU os vôos passaram a ser operados pela Avianca, já tinha voado antes de Avianca e recomendo sem duvidas!! Neste caso o vôo era operado pela Avianca Colombiana, ótimo serviço de bordo. entretenimento, atendimento da equipe de bordo e aviões em ótimo estado!

Hospedagem: Na hora de montar o roteiro acabamos decidindo ficar os 10 dias de viagem na Cidade do México para explorar de ponta a ponta a cidade, alem do que perderíamos 1 dia em função do trabalho fotográfico. Então optamos pelo Airbnb, o que se mostrou uma ótima escolha, nós hospedamos no centro histórico, em um apartamento muito bom, perto de restaurantes, farmácias, a 50 Metros do Metro, loja de conveniências e afins. Além de tudo o apartamento era super seguro, estávamos com todo dinheiro em especie e os equipamentos fotográficos, ficaria meio preocupado de deixar tudo isso em um quarto de hostel! Alem de todas as vantagens do apartamento tem a comodidade de pagar tudo pelo cartão ainda no Brasil e parcelar em até 3X, nos hospedamos neste apartamento: https://www.airbnb.com.br/rooms/7651362 Ana nossa anfitriã sempre muito prestativa e atenciosa, dando dica de lugares, restaurantes, lojas e sempre tirava um tempo para conversar com nós sobre os mais variados assuntos, recomendo! Para quem não é cadastrado ainda pode se cadastrar por este link: http://www.airbnb.com.br/c/brayanl3?s=8 assim você ganha um bônus para a próxima viagem e eu também!

Moeda: A moeda corrente no México é o peso mexicano $MXN, preferi levar todo o valor em moeda local, separei cerca de $1.000MXN para gastar por dia, logo level $10.500MXN em especie, não levei travel money e levei apenas um cartão de credito internacional para emergencias, já que o limite do mesmo era baixo, no final acabei usando só para uber (através do app, não necessita ter o cartão em mãos), e também para comprar uma lembrancinha no aeroporto. O câmbio eu fiz ainda no Brasil através da Confidence Câmbio, casa de câmbio presente em todo país, apenas necessário reservar com uns 4 dias de antecedencia. Quando fiz a troca na segunda semana de fevereiro consegui quase o valor de R$1,00 X $4,00MXN, se não me engano R$1,00 comprou $3,87MXN. Uma dica é que pagando mais R$19,90 na hora do câmbio com a confidence você garante que eles comprem a moeda de volta pelo mesmo valor que você pagou, acabei não pagando e gastei até o ultimo peso no México
      Outra coisa que vi é que muita gente leva em dólares e no destino final faz a troca para a moeda local, fiz essa simulação e no meu caso não foi vantagem iria perder cerca de R$200,00. Caso você opte por fazer assim, na cidade do México o melhor lugar para fazer a troca dos dólares é na bolsa de valores (https://goo.gl/IQgW5E) fica na Avenida Paseo de la Reforma, uma das mais importantes da cidade, no link tem a localização certinho, é na salinha com a placa CI Banco.
      Para a configuração de viagem que fizemos, $1.000MXN por dia é suficiente é possível fazer até com menos. Todos as atrações que fomos fizemos por conta propria, em agencia sairia pelo menos 5X mais, ao longo dos relatos vou colocando a questão de valores e como chegar em determinados lugares. Na questão de transporte sempre utilizamos transporte público, e nos alimentamos bem, hora na rua, hora em restaurantes típicos, e poucas vezes em 'bons' restaurantes.

Transporte: Durante os 10 dias tudo que fizemos na Cidade do México foi 95% através do transporte público e caminhando. Nosso meio de transporte mais utilizado foi sem duvida o metro, chegamos a utilizar mais de 6 vezes por dia, em termos de cobertura o sistema é ótima, são mais de 200KM distribuidos em 12 linhas e 195 estações, você consegue ir para quase todos os cantos da cidade de metro é ótimo, aqui tem algumas informações interessantes (http://goo.gl/mWd1t6), mas num geral o sistema é muito bom, tem uma ampla cobertura é barato $5MXN o bilhete, e é seguro em cada estação ha vários policiais. Todo sistema é muito antigo, foi inaugurado em 1969 e desde então não passou por grandes melhorias, os trens são antigos e tudo mais, porem tudo funciona muito bem. Mais de 5 milhões de pessoas utilizam por dia o sistema, de todas as vezes que utilizamos apenas uma ou duas vezes conseguimos pegar o trem vazio a ponto de conseguir sentar, 80% das vezes estava cheio, você conseguia entrar numa boa e ficava em pé apertadinho, e duas vezes foi um parto para conseguir entrar, depois de deixar passar mais de 3 trens e muito empurra empurra conseguimos entrar, depois é só risadas, essas duas situações ocorreram entre 17:30 e 20h fora esses horarios é tranquilo. Quanto a segurança mochila sempre na frente com pertences pessoais, passaporte e dinheiro na doleira por baixo da roupa, tudo tranquilo sempre esperto sem dar bobeira. Nos horários de pico o primeiro vagão da composição é exclusivo para mulheres, apenas uma vez eu e minha noiva nos separamos pois era mais seguro para ela por conta do empurra empurra dos homens, todas as outras vezes fomos juntos no vagão geral e nunca tivemos problemas por conta de outros homens, com vagões cheios se via muitas mulheres em meio aos homens, mas nessas situações de empurra empurra não vi nenhuma, e o vagão de mulheres ia igualmente cheio. Minha opinião geral sobre o sistema, é que é super tranquilo de usar, muitos brasileiros evitam porem achei super tranquilo, é seguro, limpo e barato, fomos em todos lugares que queríamos apenas com o metro, recomendo.
      Alem do metro por 3 vezes utilizamos os famosos e temidos táxis de ruas, utilizamos em trajetos de no máximo 2km por pura preguiça de caminhar. O fato é que existe uma lenda urbana (verídica) que principalmente a noite taxistas sequestram e extorquem turistas, conversando com um amigo mexicano ele me confirmou essas historias e contou que inclusive um hospede seu de nacionalidade suíça sofreu um sequestro que durou 2 dias, os sequestradores o doparam dentro do táxi então faziam saques do seu cartão de credito, depois de 2 dias ele foi liberado. Mas conversando com os mexicanos a orientação para fugir desse tipo de risco é: Se sair a noite para um restaurante ou balada, ao voltar para o hotel peça que alguém do local que você está chame um táxi de confiança, evite pegar táxi nas ruas. Se possível utilize o UBER ou aplicativos como Easy Taxi. Se for pegar táxi na rua durante o dia, tente pegar nos pontos, que são os TAXIS de Sitio, se não encontrar nenhum escolhas os táxis branco e rosa e de preferencia para carros mais novos, segundo um taxistas executiva que fez nosso transfer do aeroporto os táxis branco e rosa seguem a ultima regulamentação. No nosso caso pegamos 3 táxis na rua durante o dia, desses 2 eram carros muito velhos, o que era melhor também era registrado no Easy Taxi, motorista muito simpático e atencioso.
      Utilizamos o Uber por 2 vezes, serviço muito bom. Para o transfer do ultimo dia para o aeroporto foi a melhor opção, muito mais barato que um táxi velho de rua.
      Se você ainda não se cadastrou no Uber, use esse link aqui e tenha desconto na primeira viagem: https://www.uber.com/invite/9sdkheezue
      Ônibus coletivos não utilizamos nenhum, tem também os peseros que são micro-ônibus e não é muito aconselhável por ser um sistema confuso e sem linhas fixas.
      Outra boa opção é o Metrobus, semelhante ao sistema de Curitiba, com linhas fixas estações fechadas e bons ônibus, o valor é o mesmo do metro, nas estações de metrobus você só entra através de cartão, na entrada da estação é possível comprar um cartão recarregável por $10MXN esse mesmo cartão pode ser utilizado no metro.

Alimentação: Uma coisa você pode ter certeza, a comida mexicana que comemos nos restaurantes do Brasil nada tem haver com a verdadeira comida mexicana, tanto pelo sabor quanto pelo preço. Comer no México, mais precisamente na região central é barato comparado ao Brasil. Sabe aquela dica que todo mundo dá, não coma comida de rua? Esqueça, como na rua, nas barraquinhas, nos mercadões, no metro, é muito tranquilo pelo menos uma vez por dia comíamos em barraquinhas na rua, assim como no Brasil é claro que você deve prezar pela higiene do local, e quanto a isso todos os locais que comemos eram muito limpo e organizados, então COMA COMIDA DE RUA! Só assim da pra aproveitar bem a tipica comida mexicana na sua essência.
      Para quem sem preocupa com a comida apimentada relaxa, nem tudo é pimenta no México, a maioria dos pratos vem sem pimenta, a pimenta vem em um recipiente separado e você coloca ao seu gosto, mas para prevenir peça sempre: Sin Chile, por favor. Assim os atendentes sempre te indicam um prato menos apimentado, e no final você acaba se acostumando e sentindo falta da pimenta.
      Quanto ao valor por exemplo um bom café da manhã (Desayuno Completo) Custa cerca de $36MXN por pessoa, vem com Café ou Chá + Suco de Laranja + Cesta de Pães + prato escolhido ou seja muito barato. Na rua se compra 5 Tacos por $30MXN e por ai vai, nossa refeição mais cara foi $320,00MXN o casal, mas foi um verdadeiro banquete em um bom restaurante. Nos bairros como Condesa e Polanco existem restaurantes bem chiques ali a conta pode passar dos $1.000MXN Facilmente. No mais outra boa maneira de economizar são as conveniências, são duas grandes redes e tem em todo lugar OXXO e 7eleven, praticamente uma em cada esquina.

Segurança: Bom a CDMX se mostrou muito mais seguro do que esperávamos, quando se pesquisa sobre se acha muitas comparações entre CDMX e SP. Gosto muito de SP e até moraria lá sem problemas nenhum, mas CDMX se mostrou uma cidade muito mais limpa e seguro para mim, andamos os 4 cantos da cidade desde bairros ricos a periferia e tudo de transporte publico e a pé, o que vimos foi uma cidade limpa, sem moradores de rua, sem ocupações, sem pontos de droga a céu aberto, enfim se existe nós não vimos.
      Os cuidados para andar na rua são os mesmos que tomo em minha cidade, sem ostentar objetos de valor, sempre de olho quando se esta no meio de muita gente, no metro objetos de valor sempre na mochila e a mochila na frente do corpo, ou em bolsos com ziper. Em nenhum momento nos sentimos ameaçados na rua e tal, li recentemente uma matéria que falava que o índice de furtos no metro da CDMX era inferior ao do metro de Londres .
      Também há muito policiamento nas ruas, muito mesmo principalmente na região central, é so andar com o mesmo cuidado que você anda aqui que não há problema algum.
      Bom essas são minhas primeiras dicas e impressões gerais, em seguida vou relatando dia a dia a viagem, com dicas especificas de lugares e tudo mais.
      Deixo aqui um vídeo com um resumo de tudo que vimos e vivemos, em breve continuo as postagens.

Antes de ver nosso vídeo da uma passadinha e nos segue lá no Instagram: https://www.instagram.com/mundodequintal/
      Se você gostou do nosso vídeo, entra lá no canal e se inscreve, sempre tem coisa legal saindo
      Segue Planilha com os custos, lembrando que da para ser BEM mais econômico que isto, por exemplo só de presentes e coisas pessoais foram 20% do orçamento total.
      Todos os valores são para duas pessoas:
      Custos Cidade Do México.pdf