Ir para conteúdo

#PARTIUMOCHILÃO - Bolivia, Chile e Peru - 26 dias - relato com vídeo, fotos e muitas dicas!


Posts Recomendados

  • Colaboradores
Acompanhando...Estou adorando seu relato! Minha viagem está marcada para o dia 02/04 :D

 

Que bom Patricia :D Fico muito feliz haha! Se tiver alguma dúvida que eu possa antecipar, é só perguntar :wink:

 

Já favoritei principalmente pelo fato do secador :D hahahah

Ainda nesse assunto de secador (já que pretendo levar o meu também hahah), como foi a questão da tomada? E deu para usá-lo tranquilamente nos Hostels?

 

Hahahaha eu não vivo sem o meu secadorzinho rs.

Agora que eu vi que eu falei contigo lá no Instagram haha.

Então guria, eu não tive nenhum problema com tomada. Todos os lugares eram 220V e as entradas eram para 2 ou 3 pinos. O meu secador é de 2 pinos então funcionou em todos os lugares tranquilo, principalmente nos hostels. Não precisei de adaptador nem nada. No Wild Rover tem secador e chapinha haha, mas só no Wild Rover porque não vi em mais nenhum hostel, então foi válido ter levado o meu haha ::otemo::

 

Bárbara Fabris, ansioso por mais este relato ::otemo::

 

Pelo visto vai ser do nipe do RodrigoVix, como minha viagem é só em outubro acho que até lá vcs dois terminam ::lol4::::lol4::

 

Adorei o vídeo, vai ajudar muito a conversar a mulherada a topar essa empreitada! Show meninas! ::otemo::

 

Hahaha uhuuuul!!! Muitíssimo obrigada Vinicius :D Até lá eu termino sim haha!

 

Bárbara, seu relato ta ficando ótimo, parabéns! :) Tenho uma dúvida: em quais lugares no Chile e no Peru vc sentiu mais frio? Eu pretendo incluir esses dois países no meu mochilao desse ano e ano passado fui pra Bolívia, então minha referência de frio é o tour do salar. Nos outros dois países é mais tranqüilo ou vc acha que eu tenho que levar tanta roupa de frio quanto eu levaria pra Bolívia? (Fui em novembro e esse ano pretendo ir na mesma época)

 

Ansiosa pela parte do Atacama e do Peru :D

 

Obrigada Jéssika :D

No Chile eu não senti frio haha o Atacama é bem quente ::dãã2::ãã2::'> O máximo que tu vai pegar ali é uma brisa de final do dia haha ::otemo:: Lá não usei roupa de frio em nenhum momento. Calça jeans lá era quase impossível usar.

Já no Peru, depende para onde tu vai. O lugar que eu mais senti frio foi no Glaciar em Huaraz. Lá estava nevando rs ::Cold:: Mas se tu não vai para Huaraz, não precisa de muita roupa. Se tu for, dai eu recomendo roupas mais pesadas, gorro, luvas etc porque é frio igual nos Geysers do Salar.

Em Arequipa, Ica (Huacachina), Lima, Cusco e Puno não fez frio, longe do frio que tu sentiu no Salar. O máximo de blusa que eu usei nesses lugares foi um cardigã fininho. Só em Águas Calientes quando eu cheguei final do dia e no Macchu Pichu bem cedo, estava friozinho, mas ainda não se compara ao Salar haha, só uma blusinha de lã já está ótimo (até porque depois esquenta um monte).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bárbara, estou adorando seu relato. Espero que de tempo de vc terminar antes de eu fazer meu mochilao, hahaha...

Vou em agosto p ficar aprox. 20 dias. Roteiro parecido c o seu... ainda tá um pouco cru, mas ja tá criando forma, rsrs... vou ficar acompanhando por aqui e qq dúvida corro p socorro... abcs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Excelente relato! Na torcida para concluir antes do meu embarque em 24/03. Curioso para saber como foi a chegada na Madrugada congelante de Uyuni

 

Valeu Zecameiralins ::otemo:: E bota congelante nisso haha. Amanhã já tem o próximo capítulo!!

 

Feliz esse relato fresquinho!! ::otemo::

Ansiosa pela continuação!!

Ótimas Dicas Obrigada!!

Uma duvida:

Vcs fizeram por terra o trecho Ica/Huaraz ?

VLW!! :D

 

Obrigada Flavia e Taymon :D Ansiosa para relatar a continuação rs. ::hahaha::

Fizemos por terra sim, só que não direto. De Ica nós fomos para Lima (4h de viagem), passamos o dia lá e dai a noite fomos para Huaraz (8h30 de viagem), até porque não tem ônibus direto de Ica para Huaraz.

 

Acompanhando! Este roteiro é meu sonho de mochilão e enquanto não faço o meu próprio vou matando a vontade :P

 

Que isso guria, ta na hora de colocar esse sonho em prática!! Haha :D

Espero que eu consiga fazer tu comprar as passagens pra ontem já haha.

 

Maravilha! Fico feliz em ter contribuído, Bárbara. E orgulhoso com a organização que você começou seu relato. Já vi que vai ser dos BONS! ::otemo::

 

Abraço!

 

Obrigada Rodrigo ::otemo:: É uma honra ouvir isso de ti! Haha

 

Bárbara, estou adorando seu relato. Espero que de tempo de vc terminar antes de eu fazer meu mochilao, hahaha...

Vou em agosto p ficar aprox. 20 dias. Roteiro parecido c o seu... ainda tá um pouco cru, mas ja tá criando forma, rsrs... vou ficar acompanhando por aqui e qq dúvida corro p socorro... abcs...

 

Que bom Julie :D Qualquer dúvida corre mesmo haha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

2º Capítulo - Uyuni e o primeiro dia sem banho no Salar

 

05/01/16

 

E então chegamos em Uyuni às 4:15. A viagem foi tranquila e como acordamos às 4:00 no dia anterior, estávamos mortas e por isso dormimos a viagem inteira ::otemo:: O ônibus até que era bom e tinha banheiro, só não tinha lanchinho e coberta :cry:

 

Como eu sou de Curitiba, achei que o frio que a galera falava que sentia em Uyuni era igual o frio de Curitiba. Que inocência a minha! Eu nem tinha colocado o pé para fora do ônibus e já queria voltar para a minha poltrona. Que friooooooo é esse gente!!! ::Cold::::sos::

 

Tive que abrir a minha mochila ali na rua mesmo e pegar o máximo de roupa que eu conseguia, porque a curitibana aqui achou que era imune a essa friaca e nem vestiu muita roupa para viajar.

 

Então a dica fashion é: use todas as roupas quentes que você tiver rs. Antes de pegar o ônibus em Sucre, tente vestir essas roupas e viaje com elas ou leve elas na mão porque realmente é MUITO frio :cry:

 

Depois de ter recuperado os dedos do pé que estavam congelados, fomos procurar a tal velhinha que acolhe todo mundo aqui do mochileiros.com haha. Assim que você sai do ônibus tem um monte de pessoas te abordando, mas não vimos nenhuma senhora querendo nos acolher :cry:

 

Nessa hora bate um desespero porque está escuro, frio e não tem nada aberto ::essa:: Fora que o ônibus para no meio da rua mesmo, não tem rodoviária haha. Mas os deuses incas não nos abandonaram e mandaram o Betto para nos receber rs. Ele veio falar com a gente perguntando se não queríamos ir com ele até a agência dele que tem um café do lado e como eu já tinha ouvido falar da Betto Tours aqui mesmo no mochileiros.com, resolvemos ir com ele (não tínhamos outra opção mesmo né ::lol4:: ).

 

Ele nos levou de carro até o café Nonis e ficamos lá até as agências abrirem. O café era bem aconchegante e tinha calefação ::otemo:: Tinha Wi Fi também, mas não funcionava ::bad::

 

GOPR0931.jpg.d5dddb6a01fca85e94f531c83c394f40.jpg

 

Tomamos um desayuno (café da manhã) com direito a chá, café solúvel, pão, geleia e manteiga, no escuro, por 15 bols. Digo no escuro porque acabou a luz em Uyuni e tivemos que comer no escuro haha (lanternas da Casa China nos salvaram).

 

GOPR0927.jpg.a7c0e9f08df2cb3af8d0e3a9b1a31b3a.jpg

 

12696633_1113267528683780_1888372563_o.jpg.dae4644c02615e64889dfdff0bb5b256.jpg

 

GOPR0930.jpg.c087c289c862495b04000bb6523f509d.jpg

 

Aproveite para tirar todas as camadas de roupa que você estava vestindo para vestir a roupa que você quer para o primeiro dia no Salar. Aqui eu não tenho nenhuma dica fashion haha, pode colocar o que você quiser, só vou alertar que o vento é de bagunçar o cabelo e o sol de rachar rs.

 

Quando deu umas 7:30 fomos dar uma voltinha pelo centro (voltinha mesmo porque é minúsculo) e procurar a agência Esmeralda Tours para fechar o passeio de 3 dias e 2 noites no Salar ::hahaha:: Para quem tem pouco tempo, tem o passeio de 1 dia só e o de 2 dias também (http://www.esmeraldatoursuyuni.com/en-US/programs/2/uyuni-tours/#body).

 

12695556_1113236295353570_1485946424_o.jpg.93a2eb8555441bb7d2a4e19fe18eb892.jpg

 

IMG_4550.jpg.f855ed716f8cf6169d9817a6078e8093.jpg

 

IMG_4564.jpg.e539bd9ab63bf4170ac380d1d311d0db.jpg

 

IMG_4571.jpg.25da545e3bb65b9f1bc4fb6251c456b4.jpg

 

Perguntamos para todo mundo aonde ficava a agência e ninguém sabia :evil: Até que resolvemos voltar para a rua do café Nonis e da agência Betto Tours e achamos a agência haha. Pagamos 850 bols pelo tour + 50 bols do transfer para San Pedro do Atacama. Inclui praticamente tudo: transporte, 7 refeições (2 cafés da manhã, 3 almoços e 2 jantas), hospedagem para 2 noites e o passeio de 3 dias com guia.

 

Pagamos mais caro do que a gente esperava, mas nesse passeio tínhamos combinado que não íamos economizar para poder aproveitar o máximo. E como sabíamos que a Esmeralda Tours é uma das poucas agências que levam para ver o pôr-do-sol, ficamos com ela mesmo, até porque o pôr-do-sol no Salar era parada obrigatória para gente ::hahaha::

 

IMG_7701.JPG.79e23a4b1a2882906d85639728f3bc22.JPG

 

GOPR0933.jpg.54e884b3f785b0b560dc8f6f0a7046f4.jpg

 

É possível achar tours mais baratos por 750 bols por exemplo, só que não sei dizer se são confiáveis. Posso dizer que com a Esmeralda Tours não tivemos nenhum problema com o carro, o guia era gente boa e sabia tudo (Antonio o nome dele), a comida era ótima e os hotéis eram muito confortáveis, só não tinham água quente ::essa:: , mas isso eles já haviam nos alertado na agência e já estávamos preparadas para isso também. Enfim, eu recomendo haha ::otemo::

 

Tour fechado, era hora de comprar besteirinhas haha. Ali perto da agência mesmo, fomos em um armazém que tinha tudo. Compramos água de 2 litros (5 bols), bolacha (3 bols), shampoo (20 bols), 2 rolos de papel higiênico (5 bols) e uma chompa (blusa de lã - 100 bols) rs.

 

Voltando na agência, encontramos a galera que ia fazer o tour com a gente. Liz (Peru), Fabiola (Peru), Julia (Alemanha) e Connor (Estados Unidos). Demos sorte porque eles eram legais e nos demos todos muito bem. Tão bem que depois fomos encontrar as peruanas em Lima e ficamos na casa de uma delas haha ::love::

 

Aqui eu abro um espaço para dar uma dica do que levar na mochila de ataque no Salar porque os mochilões ficam em cima do carro e o guia não deixa pegar durante os passeios. Então se você precisar de algo, não adianta chorar pra ele porque eles não pegam pra você haha. Recomendo levar: protetor solar, protetor labial, óculos de sol, hidratante e soro fisiológico ou colírio para quem usa lente de contato (isso porque o clima é tão seco que chegava a embaçar a minha visão e eu tinha que pingar soro fisiológico para ''limpar'' a minha lente).

 

Às 10:30 o carro já estava ali, mas saímos só às 10:55. Seguimos para a primeira parada: Cemitério de Trens. Fica a 10 min de Uyuni, bem pertinho. É maior do que eu imaginava, mas é tão cheio de turistas que estraga um pouco o lugar :cry: Fora isso, o lugar é legal e dá para subir nos trens rs.

 

GOPR0962.jpg.9d3d3c5316f53525a902b876f7d26513.jpg

 

GOPR0963.jpg.17ad63ff5b9ef238635b046cc7456b53.jpg

 

GOPR0965.jpg.0526a49325332fe8978d7afc21bd899e.jpg

 

IMG_4606.jpg.30c355a6e88a434ce1d08e9ccf6efe65.jpg

 

IMG_4640.jpg.080067545a8bc39a04ae8c5c7baacf4a.jpg

 

GOPR0985.jpg.c77bd7282db5d1f55980f31817c1e7b9.jpg

 

A segunda parada é em Colchani. Apesar do museu de sal que tem lá, não é bem um ponto turístico. Tem uma feirinha enorme de artesanatos, mas não compramos nada porque como ali só tem turista, achamos que podíamos achar as mesmas coisas por um preço bem mais em conta no decorrer da viagem (e foi o que aconteceu rs).

 

IMG_4661.jpg.13b5ebe6700efdc14f1e1f26017081da.jpg

 

IMG_4662.jpg.32d2057bae484c9c3d3c72a88811c54a.jpg

 

IMG_4663.jpg.024f0931fd9acb5e8a4bf6e3518588ca.jpg

 

Depois fomos para a imensidão de ''sal''. Sal entre aspas porque estava mais para areia rs. Fomos em janeiro para tentar ver o Salar espelhado, mas demos o azar que justo esse ano o El Ñino não estava tão mijão e não chovia há dias :cry:

 

IMG_4675.jpg.68b0abc2122ce75121654366d6f552cb.jpg

 

IMG_4715.jpg.6be3e3c43825cb8c32a74e04bb6d47b1.jpg

 

IMG_4716.jpg.d651db381566230364ee83e3864bd9fb.jpg

 

Seguimos para o lugar aonde íamos almoçar e lá sim estava branquinho (obrigada deuses incas) ::otemo:: É aonde tem o monumento ''Dakar Bolivia'' e um monte de bandeiras para tirar fotos rs.

 

IMG_4747.jpg.adc40e5dd7fbd195ccdf0b72d048a48d.jpg

 

IMG_4730.jpg.83efd86569664bb4462475ea525e1dc4.jpg

 

IMG_4754.jpg.f3339afb073d1999d4df4cbeb5b8805f.jpg

 

IMG_4761.JPG.f96efbcc2452765d1db3acbab9164a74.JPG

 

IMG_4769.jpg.fc4f55ad738f2c8cc68aa725b15c7e34.jpg

 

O almoço foi servido pelo guia mesmo em um lugar coberto com mesas e bancos feitos de sal. O cardápio foi arroz frio, carne fria, salada fria, água quente, coca quente e banana em temperatura ambiente de sobremesa rs. Todo mundo almoça nesse lugar então é muito cheio e tem briga por mesa. Demoramos uns 30 min para almoçar porque tivemos que esperar algum grupo liberar a mesa ::bad:: Mas ok. Almoçamos, descansamos e eu aproveitei para ir no banheiro e paguei 5 bols.

 

GOPR1034.jpg.e42158f1397488541c443c5cd368ca42.jpg

 

IMG_4766.jpg.390b3b468cb6efc9e50143e3dc33407e.jpg

 

IMG_4771.JPG.af631d76e039cf71b42ac9392930c219.JPG

 

IMG_4773.jpg.80f10f8c1604d9f2b33fe07c421249fc.jpg

 

Continuamos o passeio em direção a imensidão de sal de novo. Aqui o guia nos levou em um pedaço que não tinha ninguém por perto então aqui eu realmente curti o Deserto de Sal.

 

IMG_4786.jpg.020ec229da4c4fac361ddd59605d6244.jpg

 

IMG_4845.JPG.ea01bd1422afdf3352f51f09910620eb.JPG

 

IMG_4863.jpg.4804e01aec1f5cd0b4341ff8b19f8fc7.jpg

 

G0451106.jpg.b24f272f6f515be2f3786e1947bc35af.jpg

 

A última parada antes do pôr-do-sol foi a Isla Incahuasi ou Isla del Pescado. De início eu não estava afim de ir ''entrar'' nessa ilha porque nas fotos ela parecia não ser grande coisa, mas foi só a gente ir chegando mais perto que eu mudei de ideia haha. A ilha é muito grande e cheia de cactos gigantes. Paguei os 30 bols de entrada (não está incluso no pacote da agência) e subimos até o pico mais alto da ilha. A subida é fodinha, mas é só ir devagarzinho porque a vista vale a pena!

 

IMG_4867.jpg.611890dfa0a2024f72f57e691ef11e2d.jpg

 

IMG_4872.jpg.a498a693059c5f6f9db67074e5de464e.jpg

 

IMG_4877.jpg.d87ba05dc3253b9f84ef171bbe6a9dc1.jpg

 

IMG_4884.jpg.4c09c83c13361c189a4d4574d5249899.jpg

 

IMG_4916.jpg.d7d8803ed020e0566bb811624dbf3dfd.jpg

 

IMG_4915.jpg.aff8775d7d742dc5a766a99ea83654c8.jpg

 

IMG_4894.jpg.35d62e1810586527ba41b5808e01e20a.jpg

 

E por fim, o momento mais esperado do dia rs ::hahaha:: O guia nos levou há alguns quilômetros da Isla Incahuasi e lá esperamos o sol se pôr.

 

IMG_4953.jpg.655041f4296572ce7b099543e97a024f.jpg

 

598dd3bece8ea__MG_5020(2).JPG.69d7274b865013d34e92a4c0a0d21631.JPG

 

_MG_4978.JPG.a096a86d45a20dd47314bd3692190919.JPG

 

_MG_5004.jpg.864f3b77e29a3f3fa9146026b1c924af.jpg

 

GOPR1162.jpg.a8a258aa511db825d01f4feb8843d85d.jpg

 

Ainda em choque com o pôr-do-sol, seguimos rumo ao hotel de sal em San Juan. É um pouquinho longe da aonde estávamos e o caminho é uma loucura porque não tem placa ou qualquer tipo de sinalização e é no meio do deserto sem estrada ::cool:::'> . Eu ainda estou chocada que o guia conseguiu chegar.

 

O hotel por fora é uma casinha com uma entrada bem feinha haha, mas por dentro é bem bonitinho. Ficamos em um quarto duplo com camas muito confortáveis. O banheiro era um pouquinho sinistro, mas nada comparado ao banheiro da rodoviária de Sucre (ainda tenho pesadelos). É possível carregar os celulares, câmeras etc no cômodo aonde são servidas as refeições (caso alguém fique no mesmo hotel rs).

 

GOPR1175.jpg.2c9757b35c12ae35a55e305e0f5c7415.jpg

 

GOPR1173.jpg.fa02b3a03d45a88de5408a45913bf51a.jpg

 

Nos reunimos para jantar e comemos a sopa de entrada (mal sabia eu que ia comer sopa em praticamente todos os lugares dessa viagem), depois batatas-fritas e carne na chapa como prato principal. De sobremesa teve pêssego rs. Nem preciso dizer que estava gostoso né haha ::otemo::

 

Tomei um banho de gato com os meus lenços umedecidos ::xiu:: e lavei a cabeça na pia haha. Aprendi a fazer isso em outras viagens e é válido se o seu cabelo não tiver mais jeito haha ::cool:::'> Tinha chuveiro, mas tava MUITO frio e a água não esquentava de jeito nenhum. Os corajosos que se arriscarem por favor depois me contem como foi a experiência ::Cold::

 

Depois de ter jantado e tomado ''banho'', era hora de dormir já que íamos acordar 6:00 no dia seguinte.

 

______________________________________________

Gastos:

15 bols - desayuno

900 bols - tour + transfer

133 bols - água, bolacha, shampoo, rolos de papel higiênico blusa de lá

5 bols - banheiro

30 bols - Isla Incahuasi

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...