Ir para conteúdo

#PARTIUMOCHILÃO - Bolivia, Chile e Peru - 26 dias - relato com vídeo, fotos e muitas dicas!


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, Bárbara!

Está demais o relato. Estou planejando fazer praticamente o mesmo roteiro que o seu entre dez e jan/2017.

Estou meio preocupada com o visita ao Peru, pois já vi várias pessoas aconselhando a não visitar nessa época do ano, por causa do período de chuvas e tal. E agora? haha Você pegou muita chuva em algum lugar?

 

Mais alguém aí já foi nessa época do ano?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ae Bárbara, agora é oficial... passando só para falar que acabei de comprar as passagens!!! ::hahaha:: e pode se sentir responsável... porque por conta do seu relato eu e minha namorada acabamos resolvendo bater o martelo nessa trip! ::otemo::

Ja bateu aquele frio na barriga... vou em Outubro mesmo... tenho 3 meses pra planejar tudo a partir de agora!! ::otemo::

Coincidentemente faz exatamente 1 ano que fiz meu primeiro mochilão... que foi pela Europa... claro que são lugares completamente diferentes... mas espero me divertir e conhecer pessoas e lugares incríveis!! Expectativa a mil!

 

Teremos 23 dias de viagem... acho que vai dar pra fazer a maioria das coisas! ::cool:::'>

Nas próximas semanas vou organizar melhor o roteiro... surgindo dúvidas eu grito aqui... haha só vim compartilhar mesmo a notícia das compras das passagens! ::hãã2::

 

beeijo

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Bárbara! Viajo em um mês e não vejo a hora! Tô super animada... Cê importa de me responder umas dúvidas já que minha viagem está tão próxima?

 

Vamos lá!

 

1) Você comprou os trechos de ônibus Cusco - Puno / Puno - Copa/ Copa - La Paz individualmente? Se sim, como que foi isso? Tranquilo chegar em Puno e comprar a passagem pra Copa mais tarde no mesmo dia e em Copa comprar para La Paz no dia seguinte?

 

Pode dar a dica de onde você ficou em Copa e qual foi o custo do passeio da Ilhas Uros e da Isla Del Sol?

 

Muito muito muito obrigada desde já guria. Beijão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
lindo relato, obrigada!!! ::love::

 

Obrigada você Carol rsrs ::otemo::

 

Olá, Bárbara!

Está demais o relato. Estou planejando fazer praticamente o mesmo roteiro que o seu entre dez e jan/2017.

Estou meio preocupada com o visita ao Peru, pois já vi várias pessoas aconselhando a não visitar nessa época do ano, por causa do período de chuvas e tal. E agora? haha Você pegou muita chuva em algum lugar?

 

Mais alguém aí já foi nessa época do ano?

 

E ai Stephanie :D

Primeiro obrigada pelo elogio hehe

Segundo, também ouvi muitos conselhos desse tipo guria, mas tive que ir nesse época por causa das minhas férias no trabalho e vou te falar que eu não peguei chuva nenhum dia haha. Também tive esse medo, mas não adianta ficar se precipitando com esse negócio do clima... Tem que ir preparada para tudo rsrs eu fui no verão e achei que não fosse pegar frio e peguei neve no Glaciar em Huaraz guria. No Machu Pichu que eu achei que fosse chover, fez sol haha. É meio que uma questão de sorte rsrs ::mmm: Pode ser que tu vá agora para lá, que não é época de chuva, e caia o mundo. Então não fique se preocupando com isso, esteja pronta para qualquer tipo de clima. A viagem vai ser maravilhosa, faça chuva, faça sol rsrs :wink:

 

Ae Bárbara, agora é oficial... passando só para falar que acabei de comprar as passagens!!! ::hahaha:: e pode se sentir responsável... porque por conta do seu relato eu e minha namorada acabamos resolvendo bater o martelo nessa trip! ::otemo::

Ja bateu aquele frio na barriga... vou em Outubro mesmo... tenho 3 meses pra planejar tudo a partir de agora!! ::otemo::

Coincidentemente faz exatamente 1 ano que fiz meu primeiro mochilão... que foi pela Europa... claro que são lugares completamente diferentes... mas espero me divertir e conhecer pessoas e lugares incríveis!! Expectativa a mil!

 

Teremos 23 dias de viagem... acho que vai dar pra fazer a maioria das coisas! ::cool:::'>

Nas próximas semanas vou organizar melhor o roteiro... surgindo dúvidas eu grito aqui... haha só vim compartilhar mesmo a notícia das compras das passagens! ::hãã2::

 

beeijo

 

Aeeeeee que notícia boa Luan!!! Ganhei o meu dia lendo isso hahaha fico muito feliz que contribui um pouco para que isso acontecesse, atingi o meu objetivo rsrs

Agora é segurar o coração nesses 3 meses de ansiedade haha

E pode ter certeza que vocês vão aproveitar muito, fazer novas amizades, conhecer lugares de todos os tipos e se divertir muito :wink:

Qualquer dúvida gritem mesmo ::cool:::'>

 

Oi Bárbara! Viajo em um mês e não vejo a hora! Tô super animada... Cê importa de me responder umas dúvidas já que minha viagem está tão próxima?

 

Vamos lá!

 

1) Você comprou os trechos de ônibus Cusco - Puno / Puno - Copa/ Copa - La Paz individualmente? Se sim, como que foi isso? Tranquilo chegar em Puno e comprar a passagem pra Copa mais tarde no mesmo dia e em Copa comprar para La Paz no dia seguinte?

 

Pode dar a dica de onde você ficou em Copa e qual foi o custo do passeio da Ilhas Uros e da Isla Del Sol?

 

Muito muito muito obrigada desde já guria. Beijão!

 

Uhuuuul Camila ::otemo:: Que legal guria!! 1 mês só? Vai passar voando haha queria estar indo de novo também :cry: Se fosse eu já estaria com a mala pronta de tanta ansiedade rsrs

Sobre as suas dúvidas, é claro que eu não me importo de responder antes haha capaz guria :D

 

Eu comprei esses trechos individualmente sim guria. Todas as minhas passagens de ônibus eu comprava na hora que chegava na cidade praticamente, para garantir já. Uma vez ou outra eu comprei depois (como em Arequipa e Ica), mas nunca na hora, sempre com um pouco de antecedência. Então é só chegar no terminal e comprar a passagem, mas se certifique que você vai mesmo na data marcada porque se fizer que nem eu em Arequipa que não sabia quantos dias eu ia ficar, é melhor deixar para comprar quando tiver certeza né rsrs.

 

Em Cusco eu comprei a passagem para Puno em uma agência de turismo no centro mesmo, paguei só 10 soles a mais que eu pagaria no terminal, só que de táxi ida e volta até o terminal só para comprar a passagem ia dar mais que 10 soles, então valeu a pena. Comprar em agência é uma opção também para não ter que ir ao terminal :wink:

 

Em Puno eu cheguei e já garanti a passagem para Copacabana ali no terminal mesmo, bem tranquilo. A mesma moça que me vendeu a passagem para Copacabana foi quem me vendeu o passeio das Islas de Uros (25 soles na passagem e 20 soles no passeio se eu não me engano). Ali no terminal têm muitas agências que fazem o transporte e os passeios de Puno também. Só chegar e garantir porque os ônibus para Copacabana vão lotados praticamente. Enfim, fiz o passeio, voltei, almocei e já peguei o ônibus para Copacabana, sem nenhum problema :D

 

Em Copacabana eu cheguei, me instalei no Hotel Los Andes, bem bom :wink: Ficou 60 soles para cada num quarto duplo com banheiro. Fica na Av. Bush entre a Av. 16 de julio e Costanera Internacional. Tenho o cartão deles qualquer coisa. Bem perto do lago e do ''terminal''. Obs: lá não existe um terminal, é uma rua onde os ônibus param e as pessoas embarcam e desembarcam rs. Mas Copacabana é uma cidade muito pequena, não tem muito segredo haha. Fica tudo perto rsrs. E o passeio para Isla del Sol eu paguei 30 soles no tour com o norte e o sul da Ilha (tem outro passeio que faz somente o sul da ilha e uma outra ilha chamada Isla de la Luna, por 40 soles). Fechei com uma agência na Av. 6 de agosto, que é a rua principal. Tem tudo nela ::otemo::

 

Blz guria? Qualquer coisa estou aqui!

Beijo

 

Bárbaraa, posta mais!! Preciso terminar meu roteiro e dependo de você kkk ::otemo::

 

Eu e uma amiga vamos em novembro, mais alguém vai nesta data?

=)

 

Ai meu deus!!! Mil desculpas Natália ::putz::::putz::

To enrolando mesmo haha mas agora estou de férias ::otemo:: Agora a coisa anda hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Uhuuuul Camila ::otemo:: Que legal guria!! 1 mês só? Vai passar voando haha queria estar indo de novo também :cry: Se fosse eu já estaria com a mala pronta de tanta ansiedade rsrs

Sobre as suas dúvidas, é claro que eu não me importo de responder antes haha capaz guria :D

 

Eu comprei esses trechos individualmente sim guria. Todas as minhas passagens de ônibus eu comprava na hora que chegava na cidade praticamente, para garantir já. Uma vez ou outra eu comprei depois (como em Arequipa e Ica), mas nunca na hora, sempre com um pouco de antecedência. Então é só chegar no terminal e comprar a passagem, mas se certifique que você vai mesmo na data marcada porque se fizer que nem eu em Arequipa que não sabia quantos dias eu ia ficar, é melhor deixar para comprar quando tiver certeza né rsrs.

 

Em Cusco eu comprei a passagem para Puno em uma agência de turismo no centro mesmo, paguei só 10 soles a mais que eu pagaria no terminal, só que de táxi ida e volta até o terminal só para comprar a passagem ia dar mais que 10 soles, então valeu a pena. Comprar em agência é uma opção também para não ter que ir ao terminal :wink:

 

Em Puno eu cheguei e já garanti a passagem para Copacabana ali no terminal mesmo, bem tranquilo. A mesma moça que me vendeu a passagem para Copacabana foi quem me vendeu o passeio das Islas de Uros (25 soles na passagem e 20 soles no passeio se eu não me engano). Ali no terminal têm muitas agências que fazem o transporte e os passeios de Puno também. Só chegar e garantir porque os ônibus para Copacabana vão lotados praticamente. Enfim, fiz o passeio, voltei, almocei e já peguei o ônibus para Copacabana, sem nenhum problema :D

 

Em Copacabana eu cheguei, me instalei no Hotel Los Andes, bem bom :wink: Ficou 60 soles para cada num quarto duplo com banheiro. Fica na Av. Bush entre a Av. 16 de julio e Costanera Internacional. Tenho o cartão deles qualquer coisa. Bem perto do lago e do ''terminal''. Obs: lá não existe um terminal, é uma rua onde os ônibus param e as pessoas embarcam e desembarcam rs. Mas Copacabana é uma cidade muito pequena, não tem muito segredo haha. Fica tudo perto rsrs. E o passeio para Isla del Sol eu paguei 30 soles no tour com o norte e o sul da Ilha (tem outro passeio que faz somente o sul da ilha e uma outra ilha chamada Isla de la Luna, por 40 soles). Fechei com uma agência na Av. 6 de agosto, que é a rua principal. Tem tudo nela ::otemo::

 

Blz guria? Qualquer coisa estou aqui!

Beijo

 

Pois ééééé falta super pouco. O coração tá a mil já! últimas dúvidas sobre isso:

 

1) o passeio acaba mais ou menos que horas?

2) Que horas sai o ônibus para La Paz, dá para voltar do passeio e fazer tudo numa boa ou é corrido?

3) Que horas você chegou em La Paz?

 

Acho que é isso! Ai, tô muito animada. Brigadãããão Guria! Beijos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Pois ééééé falta super pouco. O coração tá a mil já! últimas dúvidas sobre isso:

 

1) o passeio acaba mais ou menos que horas?

2) Que horas sai o ônibus para La Paz, dá para voltar do passeio e fazer tudo numa boa ou é corrido?

3) Que horas você chegou em La Paz?

 

Acho que é isso! Ai, tô muito animada. Brigadãããão Guria! Beijos

 

Imagino a ansiedade haha passei por isso também :D

Tu quer saber sobre qual passeio guria? Islas de Uros ou Isla del Sol? O passeio das Islas de Uros acaba por volta das 12:30 e o da Isla del Sol chega em Copacabana umas 17:30/17:40 mais ou menos (sai da ilha 17:00).

O ônibus para La Paz sai às 18:30. Fica meio corrido mas dá tempo sim guria. Nós chegamos em Copacabana, só pegamos a mochila no hotel e já fomos pegar o ônibus. Só não dá tempo de comer algo e tal, mas tu consegue pegar o ônibus tranquilo, até porque muitas pessoas pegam esse ônibus das 18:30, então as agências se programam certinho para chegar antes das 18:00.

Sai de Copacabana portanto às 18:30 e chega em La Paz umas 22:30/23:00 :wink:

 

Se tiver mais dúvidas, me chama :D

 

Barbara vc lembra o horário do busão de Copacabana para La Paz?

 

Muito obrigada!!!

 

O busão sai de Copacabana às 18:30 e chega em La Paz entre 22:30/23:00 guria :wink:

Beijo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

12º Capítulo - O primeiro contato com o Oceano Pacífico

 

15/01/16

 

Eita sono bão! Não pensei que esse passeio de buggy fosse me cansar tanto ::essa:: Eu capotei de uma forma que vocês não tem noção. Foi triste ter que interromper o meu sonho às 5:30 da manhã :cry:

 

Acordamos, tomamos aquele banho e arrumamos as nossas coisas para fazer o check-out. A moça da agência havia nos recomendado ir de calça e uma blusa fresca. Como sou friorenta e pensei que no litoral fosse ventar bastante, levei a minha jaqueta. E não deu outra, usei ela grande parte do dia. Tanto nas ilhas quanto nas praias venta bastante ::sos:: Portanto, levem um casaco hehe. Também aproveito para recomendar, aos que tiverem cabelo cumprido e também aos que não quiserem ganhar um cocô de gaivota na cabeça, que levem uma touca ou um chapéu, porque é complicado ::dãã2::ãã2::'>

 

Fizemos o check-out e fomos esperar a van se arrastando de sono e morrendo de fome. Ressalto novamente o que eu recomendei no capítulo anterior: providenciem um desayuno. No Hotel Casa de Arena não tem café-da-manhã e não tem nenhum café por perto também. Qualquer bolachinha ou sanduíche velho já ajuda. Vocês vão me agradecer depois rsrs :D

 

A van chegou às 6:36 para ser mais exata. Fomos as últimas a entrar para o grupo que tinha 3 casais de lua de mel, bem romântico. Éramos as únicas mochileiras vida louca ali, o que é raro de acontecer :?

 

Até o mar, foi 1h de viagem. Eu achei que fosse mais perto, mas dei uma cochilada (para variar) então até que passou rapidinho :evil: Chegando no porto tivemos que pagar a entrada da Reserva Nacional Sistema de Islas, Islotes y Puntas Guaneras. Também conhecida como Islas Ballestas rs. Custou 18 soles a entrada + 2 soles de taxa de embarque :? Cada um pagou o que devia na cabinezinha e depois ficamos esperando o guia nos chamar para entrarmos no barco.

 

IMG_6153.jpg.a81127ca03f6704094e87db6925613e8.jpg

 

IMG_6154.jpg.30979bd182e4492bc884f23313b4715c.jpg

 

IMG_6163.jpg.c1f0a33056f7ea0ac99fdb5f5de42041.jpg

 

GOPR1697.jpg.681822229d145d288292b1e28c130498.jpg

 

Depois de intermináveis 30 min, entramos no barco. Vestimos os nossos coletes fedidos e seguimos para as Islas Ballestas ::hahaha::

 

GOPR1701.jpg.09d0a34cf976ace2eaa5526c0c0996b2.jpg

 

IMG_6168.jpg.ebafa0bcc6180a1351a6eef37d5c2e16.jpg

 

Todas as atrações são vistas do barco, portanto permanecemos sentadas o passeio inteiro (digo isso porque eu achei que fossemos descer em alguma ilha, mas não rs ::mmm: ). A primeira ''parada'' é o Candelabro de Paracas que ninguém sabe como surgiu, mas está lá intacto até hoje. Dizem que o desenho não se desfez ainda porque ali não venta muito, mas eu não sei da onde essa história porque eu senti um tornado naquela área ::tchann::

 

IMG_6182.jpg.5a750be48d8a2a449aaa8b42ad720eb0.jpg

 

Depois fomos nos aproximando das ilhas e então eu entendi porque tinham tantos homens vendendo chapéu no porto. QUANTAS AVES!!!!! ::essa:: Na hora eu coloquei a touca e o capuz do casaco e pedi para o papai do céu que aqueles seres vivos não fizessem as suas necessidades na minha cabeça rsrs. Graças a ele, voltei com a cabeça limpa ::lol3:: Mas eu juro que fiquei meio assustada com a quantidade de aves e fiquei ainda mais quando o guia nos contou que as ilhas tinham essa cor branquinha em cima porque era tudo cocô :? É tanto cocô que o Peru exporta como adubo gente. Portanto não esqueçam a touca/o chapéu ::sos::

 

IMG_6218.jpg.8961083254f51b35383a90419b0c3284.jpg

 

Depois vimos leões-marinhos (que também não são poucos), alguns pinguins e claro, muitas aves. Também vimos o famoso ''rosto de Cristo'' que se forma nas pedras e que, de acordo com o guia, está ali para abençoar os animais rsrs.

 

IMG_6240.jpg.f7ee0f4dd2f6cfa5861fabf74386781a.jpg

 

IMG_6263.jpg.ebaa0bdff079cb7b2cd63320542839c4.jpg

 

IMG_6281.jpg.d7f7989e25d2d297c44eef6c9f9da670.jpg

 

IMG_6287.jpg.6e6cf417c32fa1378ae03895a8071967.jpg

 

IMG_6308.jpg.98a5266999066b2e73735b7dfdd192f8.jpg

 

IMG_6336.jpg.96bfce001d19f1cfdef53cae0c2011ea.jpg

 

IMG_6348.jpg.5148c1a25e003236997b9fad2588b49c.jpg

 

IMG_6354.jpg.d46599f4517c08c032fd84e68e4d1d0b.jpg

 

IMG_6375.jpg.04da7c217da13479364ee8329559b1bd.jpg

 

IMG_6388.jpg.424be06c6ad86872b0e8bfe39a55b37b.jpg

 

Às 10:30 o passeio terminou e voltamos para o porto. Ficamos livres para tomar café e comprar alguns souvenires. Ali era tudo um pouco caro e tinha apenas refeições, nada de desayuno. Fomos então em um mercadinho e compramos um nescau tipo toddy e um pacote de bolacha por 3 soles. O guia disse para não comermos muito porque não íamos demorar muito para almoçar e eu acreditei nele :evil:

 

IMG_7848.JPG.9e9c9ed4633a5630b46bbdd77be0735d.JPG

 

Demos mais algumas voltinhas ali na beira-mar e depois voltamos todos para a van. Adentramos então no deserto peruano rumo a Reserva Nacional de Paracas. A primeira parada foi na linda La Catedral. Aqui eu já me apaixonei pelo lugar. É uma mistura de deserto com oceano com penhasco que é demais rsrs.

 

IMG_6395.jpg.2ce4883a986ea4f45c62bcb002e7790d.jpg

 

IMG_6401.jpg.41be198c862b8b7e0c98994b709d8182.jpg

 

IMG_6404.jpg.2e1b6efdce480b85289392ec189a5735.jpg

 

IMG_6411.jpg.7fd966cb10998592637995ad0dcebfad.jpg

 

GOPR1728.jpg.2ab04b1baa4332cff6acb04f06b682ed.jpg

 

Continuamos o passeio no lugar mais esperado de todos: a Playa Roja. Para quem não sabe ''roja'' significa vermelho. É uma praia que tem areia de cor vermelha, resultado de atividade vulcânica. Não se pode pisar nessa areia, apenas ver a praia de cima, mas a vista já vale a pena ::otemo::

 

IMG_6439.jpg.efa77f07e756f42ed6307e4edd8f86dc.jpg

 

IMG_6442.jpg.1bd6ef403a41adb8be2720805b884ea9.jpg

 

Ainda em êxtase com esses lugares, seguidos para a praia mais cara do Peru: a Playa Lagunilla. É aonde os peruanos metem a faca nos turistas. Em outras palavras, é o lugar aonde almoçamos, mas como são poucos restaurantes, os preços são muito altos. Ali é tudo no mínimo 25 soles POR PESSOA. Essa parte do passeio nós simplesmente odiamos porque eram poucas opções e nada que nos agradasse. Para piorar, escolhemos o restaurante de frente para o mar e pedimos um menu individual para nós duas, por 25 soles, que incluía uma porção horrível de ceviche, um mísero prato de arroz que eles chamam de chaufa e uma dose aguada de pisco sour. Já deu para perceber que o almoço foi horrível né? Rsrs. Por isso eu recomendo dar uma boa olhada em cada restaurante antes de sentar e comer para fazer jus ao que você vai gastar, porque nós gastamos muito em uma comida tão ruim.

 

IMG_6472.jpg.80793ca244af0431b65b7bea94bb0392.jpg

 

IMG_6475.jpg.5258e8df6b628d6183e86bc0466aa4eb.jpg

 

IMG_6478.jpg.60f346959743779abbca942d09ce55c8.jpg

 

GOPR1734.jpg.b2091f0f598a5ccd51bdfc9d3a9503d2.jpg

 

De estômago praticamente vazio decidimos voltar para a van enquanto os outros ainda almoçavam, até que vimos um casal mandando ver em uma batata frita no restaurante perto do estacionamento. Eu olhei para a minha irmã, ela olhou para mim e nós duas praticamente nos jogamos na mesa ::lol3:: Foi a melhor batata frita da minha vida por 10 soles ::love::

 

Agora de estômago cheio, voltamos para a van e seguimos de volta a Ica. Chegamos em Ica às 16:30, mas pegamos o maior trânsito do mundo. Ficamos praticamente 1h sem sair do lugar e eu já estava desesperada achando que não ia conseguir pegar o ônibus para Lima. Pedimos para o guia nos deixar primeiro em Huacachina pois tínhamos que pegar as nossas coisas e ainda voltar para Ica, mas ele disse que nos deixaria em Huacachina e depois no terminal, só tinha que deixar os outros passageiros no centro primeiro. Como não íamos gastar com tuktuk assim, aceitamos né hehe.

 

Deixamos o pessoal no centro e o guia nos levou super rápido para Huacachina. Pegamos as nossas mochilas, aproveitamos para o usar o Wi Fi do hotel para avisar as nossas amigas a hora que íamos chegar e voltamos de novo para Ica :? Chegamos no terminal da Cruz del Sur às 18:00 com o coração a mil. Agradecemos o guia pela carona e despachamos as nossas mochilas.

 

O ônibus chegou às 18:35 e partiu às 18:50. Nessa viagem não teve refeição, apenas um ''snack'', e apesar de estar cansada, não dormi nessa viagem (eu sei, milagre né rsrs). O ônibus era semi-leito, mas era bem confortável e ainda passou Velozes e Furiosos 7.

 

Chegamos em Lima às 23:15 e as nossas amigas peruanas já estavam nos esperando de braços abertos. Até hoje eu estou impressionada com a disposição delas em mostrar Lima para duas gurias que elas conheceram há poucos dias em outro país e ainda hospedá-las com muito carinho. Lichi e Fabiola, muchas gracias ::love:: Ustedes estan en nuestros corazones!

 

Chegamos na casa da Lichi, tomamos aquele banho e apagamos. No dia seguinte íriamos conhecer a famosa capital do Peru com a companhia de duas amigas peruanas muito queridas :D

 

______________________________________________

Gastos:

18 soles - entrada da Reserva Nacional Sistema de Islas, Islotes y Puntas Guaneras

2 soles - taxa de embarque

3 soles - nescau + bolacha

25 soles - almoço parte 1

10 soles - almoço parte 2

 

Cotação do dia:

1 dólar = 3,41 soles

 

Obs: atualizei o final do capítulo anterior que eu tinha esquecido de mencionar uma parte rs. Peço desculpas ::mmm:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...