Ir para conteúdo

Mochilão Bolívia-Chile-Peru - 25 dias sozinha com 960 dólares + passagens!!


Posts Recomendados

  • Membros

Dia 10 : Arequipa -> Cusco

 

Nesse dia acordei um pouco mais tarde, tomei banho e fiz check-out no hostel (11hs). Em todos os hostels que estive era possível você sair e deixar sua mochila guardada numa salinha. Nos WRs podia até ficar na área comum depois do check-out.

 

Minha ideia era ir na rodoviária comprar a passagem pra Cusco, voltar pro centro turístico, almoçar e ficar passeando até dar a hora do ônibus.

 

Pra pessoas que viajam sozinhas como eu é muito desvantajoso pegar um táxi, a não ser que você ache outro viajante pra dividir a corrida. Por isso acabei usando muito ônibus, que são baratíssimos lá, apenas 1 s/!! Peguei o ônibus perto da ponte que tinha ido no outro dia, mais especificamente na Calle Cruz Verde. Na verdade é tudo misturado: ônibus, vans, muitos veículos levam passageiros para vários locais e param todos no mesmo ponto. Pedi pra um local me avisar quando passasse algum que ia pra rodoviária (terminal de buses), e assim ele fez. Logo eu já tava dentro do ônibus. É muito importante perguntar pra um local qual é o preço do ônibus! Não tem trocador nem nada, normalmente você dá o dinheiro pro motorista ou passa um menino pegando o dinheiro de cada pessoa. Pedi pro motorista me avisar quando chegasse na rodoviária. Demorou uns 20 min pra chegar lá (o ônibus dá volta demais kkk).

 

Abrindo um parêntesis aqui pra falar que várias agências que oferecem passeios lá na Plaza das Armas também vendem passagens de ônibus. Mas não achei os preços nada amigáveis viu.. O mais barato que achei foi 60 s/. Em assento normal pela empresa Transzela. Achei caro... Claro que eles tem que receber uma comissão e tal, mas se você for diretamente na rodoviária acho que fica bem mais barato.

 

Chegando na rodoviária pesquisei os preços em TODAS as companhias que faziam o trajeto pra Cusco e o mais barato disparado achei na empresa Romeliza, por apenas 30s/.! Deixando claro aqui que foi assento normal, não foi leito não. Horário de saída acho que era às 20hs.

 

Depois de comprar a passagem voltei pro centro de ônibus e fui procurar algum lugar pra almoçar. Eu queria que queria comer um ceviche.. E achei pequenos restaurantes perto do rio vendendo ceviches baratíssimos! É o seguinte, você vai na Plaza e vai andando em direção ao rio Chili (são uns 3 quarteirões até o rio). Quando estiver próximo ao rio vai aparecendo restaurantes muito baratos, onde vários locais comem. Pena que eu descobri isso só no último dia né.. Teria ido lá mais vezes. Não tenho certeza se eles ficam abertos até a janta. Comi um ceviche muito bom em um desses por 11s/. Depois disso só fiquei andando por lá, comprei umas coisas na galeria, entrei na Catedral (não deixem de entrar, é lindíssima!), comi muitas coisas na rua.. Nesse dia gastei demais kkk Troquei mais alguns dólares e reais também. Achei a cotação de Arequipa um pouquinho melhor que a de Cusco.

 

Uma dica pra quem gosta de coisas doces: tem uma lojinha muito boa que vende tortas/bolos/doces na rua fechada perto da Plaza que tem o McDonalds, Burguer King, etc. Chama Luciano. Gente, é muito bom!! E barato também. Comi um pão com creme e chocolate lá bastante memorável rs

 

Quando chegou perto da hora de pegar o ônibus começou a chover! Peguei minha mochila e tive que ir de táxi pra rodoviária, porque já era horário de pico e eu sabia que ia pegar trânsito. Não se esqueçam de pagar a taxa do terminal quando chegarem na rodoviária! Não lembro o valor, acho que 1,5s/.. Quase perdi o ônibus porque a fila pra pagar essa porcaria tava enorme. Mas no final deu tudo certo, no dia seguinte estaria em uma das cidades mais esperadas da viagem!

 

GASTOS DO DIA:

 

69 s/. - 3 diárias WR

1 s/. - ônibus pra ir na rodoviária

30 s/. - passagem pra Cusco

1 s/. - ônibus de volta pra Plaza

11 s/. - ceviche de almoço

10 s/. - franguinho do Kentuch

5,5 s/. - batata McDonalds

4,5 s/. - pão no Luciano

30,3 s/. - compras na galeria

5 s/. - táxi até rodoviária

1,5 s/. - internet na rodoviária

1,5 s/. (?) - taxa terminal

 

TOTAL: 170,3 s/.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Adorando as suas dicas!! Continua por favor! Vc comprou suas passagens do Trem para Machu Picchu pelo cartão?

Qual foi o valor? Beijooo!!

 

Oi Isabela! Eu não fui de trem pra Machu Picchu. Fui de van até a hidrelétrica, fiz a trilha até Aguas Calientes e depois subi até Machu Picchu a pé mesmo.. foi a forma mais econômica que encontrei (70 soles ida e volta pela van) kkk Não comprei/reservei nada pelo cartão. O ingresso de MP comprei em Cusco quando cheguei lá (77 soles), não tive problemas. Recomendo reservar antes só se você for subir Huayna Picchu.

Eu tô meio enrolada pra postar o resto do relato né.. kkk faculdade tá apertando demais, mas logo logo eu posto mais um capítulo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Adorei o seu relato. Eu e meu namorado estamos planejando fazer um mochilão pela América do Sul também. Mas como você nunca fizemos isso e teremos que comprar alguns itens.

 

Queria saber o que você achou da mochila e como fez para despachar ela de forma segura?

 

Oi Izabela, eu achei a mochila excelente. O tamanho é bom e é muito confortável. E ela abre toda na frente sabe, não precisa ficar tirando tudo da mochila pra pegar uma coisa lá do fundo. Além disso tem vários compartimentos e o preço também não achei tão ruim. O único ruim é que não tem como colocar cadeado, mas não tive problemas com isso, normalmente só levava roupas lá. Recomendo! A que comprei foi essa: http://www.decathlon.com.br/trilha-e-trekking/mochilas-de-trekking-de-varios-dias/mochilas-de-50-a-90-litros/mochila-de-trilha-forclaz-50-litros?skuId=1809066

 

Eu fiquei bem preocupada com essa questão de despachar.. Como ela não solta as alças, comprei a capa própria pra ela e coloquei do lado das alças pra não correr o risco delas agarrarem nas esteiras. E coloquei uma cinta (daquelas que prende mala grande mesmo) prendendo a capa na mochila. Foi a maior gambiarra kkk Isso deu certo na ida, mas na volta perderam a cinta. Acho que só de colocar a capa nela já fica bastante protegida. Vi alguns mochilões nas esteiras dos aeroportos que passei e quase nenhum tava com capa.. então acho que não precisa dessa gambiarra toda que eu fiz. Se você tiver muito preocupada, acho que vale colocar ela num saco grande ou embalar ela com aqueles plásticos filme.

Bom mochilão pra vocês!

 

Muito obrigada pelas dicas =D =D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Estou esperando o restante do relato. ::hãã::

Por favor, falte algumas aulas da facul só para dar continuidade ao relato!!!! ::lol4::

Eu irei fazer o trajeto Peru - Bolívia - Chile agora em junho. E tenho uma dúvida: como funciona a questão das tomadas nesses três países?

Elas são iguais ou diferentes? Qual você levou?

Desde já, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Estou esperando o restante do relato. ::hãã::

Por favor, falte algumas aulas da facul só para dar continuidade ao relato!!!! ::lol4::

Eu irei fazer o trajeto Peru - Bolívia - Chile agora em junho. E tenho uma dúvida: como funciona a questão das tomadas nesses três países?

Elas são iguais ou diferentes? Qual você levou?

Desde já, obrigado.

 

Se eu não tivesse tão mal em algumas matérias eu até faltaria viu Caio, muito sério kkkkkkkkk esse semestre tá uma bola de neve, mas já tô dando um jeito! ::lol4::

 

As tomadas que usei eram todas daquelas de 2 pinos, tipo essa:

tomada-tipo-c-1383850404865_300x300.jpg

 

Em alguns lugares não encaixava muito bem, ficava meio larga e o carregador ficava caindo, nesses casos eu só colocava alguma coisa escorando mesmo.. Mas por via das dúvidas levei um T que também é um adaptador pra 3 pinos e pra pinos chatos, recomendo que você leve por precaução.. Ah, e é turo 220v viu? Tome cuidado com isso.

Que legal que você vai mês que vem, deve estar bem ansioso né? kkk Te desejo uma ótima viagem e JURO que posto mais alguns capítulos até lá kkkkkk

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá, Boa noite, estou acompanhando o seu mochilão e está muito bom. Eu irei em Junho e estou com dificuldade para comprar o meu boleto para Machu Picch. Gostaria de saber se você comprou lá na hora ou com antecedência e se poderia me informar o site.

Desde já grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Olá, Boa noite, estou acompanhando o seu mochilão e está muito bom. Eu irei em Junho e estou com dificuldade para comprar o meu boleto para Machu Picch. Gostaria de saber se você comprou lá na hora ou com antecedência e se poderia me informar o site.

Desde já grato.

 

Oi Rafael! Eu comprei o boleto de MP lá na hora quando cheguei em Cusco mesmo e foi super tranquilo. Recomendo que você compre com antecedência só se for subir o Huayna Picchu, que tem limite de visitantes por dia. Se não for, pode comprar na hora numa boa. O site que vende/reserva ingressos é esse:

 

http://ingressomachupicchu.com/

 

Acho que nele dá pra você ver a disponibilidade dos ingressos no dia que você quer ir também!

 

Te desejo uma ótima viagem, aproveita muuuuito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros
Dia 6 : Piedras Rojas

 

Nesse dia a van ficou de passar em frente ao meu hostel mais ou menos 6hs. Depois de me arrumar fiquei esperando lá na porta. Do nada chegou um menino me chamando e me conduziu até a van. A primeira parada era num restaurante perto de San Pedro pro café da manhã (incluso no tour). Adivinha o que teve? Isso mesmo, pão com geléia + chá kkk Mas nesse teve até um bônus de ovos mexidos. Depois seguimos pras Lagunas Altiplânicas. É longe da cidade, ficamos umas 2hs, 2:30 na van. As paisagens pelo caminho são lindas, mas teve uma hora que bateu um sono e tive que dar uma cochilada. Na entrada do parque das lagunas tem que pagar uma entrada de 3000 pesos, estudantes pagam 2500. Que eu me lembre passamos por 2 lindas lagunas, a Laguna Miscanti pra mim é a mais bonita. Nosso guia era muito empolgado e dava explicações muito legais sobre elas. Acabei fazendo amizade com o filho dele que estava lá também, eram chilenos de Arica. Andamos um pouco ao redor delas, tiramos umas fotos e seguimos viagem.

 

33646305265_4f5d7d7ec2_b.jpgChegando nas lagunas by Natalia Natsumy, no Flickr

 

33517106131_9623848204_b.jpgCIMG0904 by Natalia Natsumy, no Flickr

 

33605777236_82f97c7ddf_b.jpglaguna miscanti by Natalia Natsumy, no Flickr

 

A próxima parada foram nas Piedras Rojas propriamente ditas. É um lugar exótico, diferente de tudo que eu já tinha visto.. Mas vou ser sincera, não me surpreendeu taaanto assim como eu esperava não. Ficamos muito tempo lá apreciando a paisagem. Uma das brasileiras do meu grupo passou mal com a altitude e teve que ficar um tempo agachada. É bom não ficar andando muito rápido nesses lugares com altitude alta, dá pra ficar tonto muito fácil.

 

33262517090_f0e5015a9a_b.jpgpiedras rojas by Natalia Natsumy, no Flickr

 

32832756743_4e36779ca7_b.jpgpiedras rojas by Natalia Natsumy, no Flickr

 

Depois da atração principal, fomos em um restaurante almoçar (também incluso no valor). Almoçamos e seguimos viagem para o Salar de Atacama, que também é um deserto de sal mas bem diferente do da Bolívia. Esse lugar é bem pertinho da cidade então demoramos mais umas 2:30 até chegar lá saindo do lugar que estávamos.

 

Quando chegamos todo mundo tem que comprar o ingresso pra entrar que é 3000 pesos (sem desconto para estudantes). É bem bonito lá, diferentão, tem alguns flamingos.. Mas acho que nem dá pra ficar muito impressionado depois de ir no Salar de Uyuni.

 

33605773026_9d83f00d7d_b.jpgSalar de Atacama by Natalia Natsumy, no Flickr

 

33605775186_edfee1054e_b.jpgflamingos by Natalia Natsumy, no Flickr

 

Por último passamos em uma cidade ao lado de San Pedro onde tinha umas lojinhas de artesanato. Andei um pouco por lá e comprei um picolé. Nesse tour de Piedras Rojas é bom levar uma roupa de frio pra parte das Lagunas Altiplânicas, mas no fim do tour faz muito calor, então vá com uma roupa leve por baixo.

 

Eu gostei do tour de Piedras Rojas, mas acho meio caro demais. Acredito que quem passa primeiro pelo Salar de Uyuni não fica tão impressionado assim, sabe? É lindo mas não é aquele UAU! E passamos mais tempo deslocando de um lugar pra outro do que apreciando os lugares mesmo. Eu sinceramente preferia ter feito o Sandboard, me arrependi horrores kkkk Bom, essas foram as minhas impressões sinceras.

 

A van deixou o grupo na entrada de San Pedro. Como era cedo ainda decidi andar um pouco pela cidade e fui em uma igrejinha bem charmosa que tem por lá. Também passei em uma loja de artesanato pra comprar uma pulseira.

 

33645801375_a14e7b9b0e_b.jpgturistando em San Pedro by Natalia Natsumy, no Flickr

 

Quando voltei pro hostel, troquei de roupa e fiquei atoa com Susan conversando (ainda eram 18hs). Conhecemos então o Nicholas, um inglês que estava viajando desde o Alasca até Ushuaia de bicicleta :o Tinha 2 anos que ele estava na estrada. Foi uma das pessoas mais fodas que encontrei na viagem, super inspirador! Durante o tempo que conversamos ele ficou mostrando vídeos que ele fez em vários lugares diferentes que passou, tipo no norte do Peru, México, Ilha de Galápagos.. Fiquei com muita vontade de conhecer o Equador depois dos vídeos que vi de lá.

 

O Nicholas tem um site onde ele posta fotos, vídeos e os relatos dessa trip maluca dele. Pra quem tiver interesse, segue o link: http://nicholasgault.com/

 

Quando deu 19:30 eu e Susan nos despedimos do pessoal do hostel e seguimos para a rodoviária. O ônibus saiu com um atraso de uns 10 minutos. Até Calama é mais ou menos 1:30h de viagem e pudemos apreciar um lindo pôr do sol pela janela.

 

Chegamos em Calama era quase 21:30 e ficamos esperando fora do terminal que era minúsculo. Do nosso lado tinha um casal comendo umas batatas fritas com frango que tava com um cheiro maravilhoso mas acabou que nem deu pra comprar nada por lá, primeiro porque nossos pesos estavam acabando, depois porque já tava quase na hora do ônibus. Também não achamos banheiro lá no terminal :/

 

O ônibus chegou no horário e quando nos acomodamos abri um pacote de biscoito pra “jantar” kkk Esse tanto de biscoito que eu arrumava é de um estoque enorme que a minha mãe enfiou na minha mochila antes de eu sair de casa. Na verdade nem coube tudo na mochila, levei uma sacola cheia de biscoitos no avião também. Foi ruim porque tive que ficar carregando a sacolinha durante um tempo, mas foi ótimo porque os biscoitos duraram até Cusco! ::otemo::

 

No próximo dia chegaríamos em Arica e eu seguiria sozinha para o Peru!

 

Gastos do dia:

(as entradas dos parques foram incluídos nos gastos do dia anterior)

700 pesos - picolé

1000 pesos - pulseira

 

Total: 1700 pesos

 

=================================

 

Olá, como vai?

Sou novo aqui no Mochileiros.com. No titulo de sua viagem, diz que foram 25 dias de viagem, mas só vi os relatos até o 6º dia. Acho que você esta inserindo aos poucos....

 

Bom, pretendo fazer uma viagem semelhante a sua em meados de outubro ou novembro deste ano, mas só devo ter no máximo 15 dias. Então vou precisar cortar algumas coisas, mas mesmo assim, passar pelos três países (Bolívia, Chile e Peru). Se não for pedir muito, será que você pode fazer um breve resumo dos próximos dias? Só pra eu ter uma ideia geral e depois acompanhar os detalhes da viagem por aqui. Se preferir, pode mandar o resumo, em partes ou como achar melhor pro meu e-mail.

 

Desde já agradeço muito pelas dicas.

 

Abraço!

 

Gustavo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...