Ir para conteúdo

Volta completa de Ilha Grande/RJ -Uma caminhada inesquecível


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Augusto,

 

en cuanto al alojamiento : la idea era alugar un cuarto en el camping do Luis, mantuvimos contacto por facebook, pero el cuarto tiene el sistema siguiente: si està disponible se aluga, no se reserva.

pero al llegar encontramos por pura casualidad nuestra amiga que conoce infinitas historias, y ella nos alojò en su casa caiçara.

Y cuando pienso la solidaridad que encuentro en Aventureiro, no dejo de asombrarme y creer que un mundo a escala humana es posible.

Aventureiro es único, allì los gestores son los moradores. (A diferencia de Abrao)

Por otro lado: realmente vacìo Aventureiro fuera de los feriados!!!!! todos los campings , sòlo unos pocos en lo de Luis.

Claro que me refiero de segunda a sexta.

Un dato: es el paraíso de los niños que andan sueltos y libres, hay 10 niños en la escuela y brincan todo el tiempo junto con los hijos de los turistas, la nieta de luis debe tener 5 o 6 años, ya los mayores van a estudiar a Proveta.

El paseo de Muriti es la vuelta completa a la isla, (una opciòn ùnica para nadar en Meros), no encuentro caro 100 rs. para un paseo de 9 a 7PM

El boleto hasta Abrao 50 rs, pero asegura el retorno al continente.(ademàs llegar a Aventureiro cuesta 50 rs. y en Abrao se puede retornar en la barca que es barata)

en cuanto a Lagoa Verde, valiò x la caminata, la ida en canoa y el bar flotante: la vida marina està difìcil con cantidad de barcos en la vuelta.

Como estabamos alojadas en Aventureiro, (q fue de relax total) la idea era llegar a Proveta y de allì caminar, dormir en Aracatiba, y retornar al otro dìa a Aventureiro.

 

Una canoa de fibra con un solo remo es todo un desafìo.

En fin nunca sè donde voy en la isla hasta que llego a la isla, allì pongo en pràctica el camino se hace al andar.

Ahora Aventureiro no tiene nada que ver con la locura de Abrao!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Olá Augusto

 

Quero agradecer o seu relato completíssimo. Fiz a na semana santa com minha filha, em cinco dias, mas pulando de Dois Rios para Abraão. Na verdade, foi muito puxado, só descansamos uma tarde em Bananal, nos outros quatro dias foi uma trilha de manhã e outra de tarde, nem deu tempo para curtir. De qualquer modo, valeu, só teria esta oportunidade e foi gostoso passar por este desafio.

Salvei o seu relato off-line e várias vezes me foi útil. Por duas vezes, já no meio da trilha, fiquei em dúvida do caminho e o consultei, me evitando maiores perdas de tempo.

Aproveito para complementar com o aviso para os futuros viajantes de que os espera em algumas trilhas um grande escarcéu dos macacos bugios. Não sabíamos o que era e ficamos bem bolados com a gritaria. De Araçatiba para Provetá e daqui para Aventureiro, foi sinistro. Depois que nos informamos, relaxamos.

Enfim, super obrigado.

 

Paulo e Sílvia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Paulo.

 

Bacana que o relato foi útil p/ vcs. Esse é o intuito.

Só lamento vcs terem apenas 5 dias p/ completar a travessia.

Em uma outra oportunidade vcs retornam e aproveitam melhor, ou quem sabe iniciem por 2 Rios e continuem até Caxadaço, Lopes Mendes e terminem a volta.

Visitem também a Gruta.

 

É sempre bom dar uma atualizada nos relatos.

Nós, por exemplo, não encontramos um único bugio. Disseram que encontraríamos no trecho Parnaioca-Dois Rios, mas nem lá.

Encontramos alguns teiús e cobras.

Os teiús por causa das jacas, que estavam bem maduras.

 

Se puder, crie ou coloque aqui mesmo no tópico um pequeno ou grande relato e onde acamparam ou se hospedaram.

Como tá a fiscalização por lá?

Estão proibindo mesmo o camping no Saco do Céu?

E a travessia da Praia do Leste?

Pode ser útil p/ outras pessoas.

Não é todo mundo que pode disponibilizar de uns 10 dias p/ finalizar essa volta.

Com 5 dias vcs conseguiram.

Parabéns.

Sempre que precisarem, é só falar.

 

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Con certeza entre Parnaioca y Dois Rios, siempre aparecen los buggios pròximo a Mar Virado (perto de los bambus) es solo sentarse y esperar, como son curiosos aparecen de lejos al poco tiempo. Es una gracia ver la familia brincar!!!! Normalmente hago esa caminata a la mañana cedo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

Augusto, boa tarde.

 

Fantástico seu relato. Estou planejando uma meia volta agora em setembro, tenho algumas dúvidas e gostaria de pegar algumas idéias contigo. Estou oensando pegar um barco de Angra até Araçatiba e completar o trajeto até Abraão, sem pressa, quero ficar pelo menos 2 dias em Aventureiro. A trilha entre Cachadaço e Santo Antônio está boa?

Você tem um mapa completo das trilhas para me ajudar?

Minha idéia é ir numa terça-feira e chegar no Abraão no domingo. O que acha?

 

Tem algum e-mail para contato?

 

Obrigado.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Dudu, tudo bom?

 

Esse seu roteiro não é meia volta de jeito nenhum. É quase uma volta completa. rs, rs, rs, rs........::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::

É um bom roteiro e como vc pretende seguir de barco até Araçatiba vou até sugerir que vc inclua a Lagoa Verde, onde é possível chegar pela trilha, saindo do lado direito da Praia de Araçatiba.

Leve mascara e snorkel, porque além da Lagoa Verde, na Praia de Araçatibinha também existe um costão muito bom p/ mergulhos.

Como vc estará indo em época de baixa temporada, vai encontrar praias vazias e preços, talvez, um pouco mais baixos.

 

Quanto a trilha do Caxadaço até Santo Antônio, eu usei cópias do livro do José Bernardo. Ele detalhou muito bem esse trecho da ilha, mas recentemente recebi retornos de pessoas que fizeram essa trilha e não encontraram dificuldades.

Parece que a trilha tá ficando cada vez mais demarcada e isso é muito bom.

A trilha se inicia bem atras da placa, na Praia do Caxadaço.

Depois que passar o trecho das samambaias, a trilha segue na direção contrária do costão. Talvez seja o único ponto onde eu fiquei na dúvida, mas a partir dali a trilha era intuitiva.

Se vc tiver um pouco de experiência em trilha de mata fechada, creio que não terá problemas por lá.

Alguns bifurcações surgem, mas todas elas levam ao costão.

O que eu posso te ajudar nesse trecho é só com esse relato mesmo.

 

Acho que é possível vc terminar essa caminhada 5 dias sem pressa nenhuma, mesmo ficando 2 dias em Aventureiro. Mas se tiver mais tempo disponível, acho que uns 6 dias é o ideal.

Se vc me permitisse eu até sugeriria o seguinte roteiro:

Terça-feira: do cais de Sta Luzia até Araçatiba e possivel visita a Lagoa Verde.

Quarta-feira: Araçatiba-Aventureiro

Quinta-feira: Aventureiro

Sexta-feira: Aventureiro-Parnaioca

Sabado: Parnaioca-Caxadaço ou direto até Palmas

Domingo: Até Abraão.

 

Qqer outra duvida, pode postar aqui mesmo ou em um link de contato no blog.

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Augusto, maravilha, eu que estou trocando e-mails contigo no carlos.brandao@csn.com.br.

 

O trekking está fechado para os dias 27/09 as 01/10... esse roteiro que você me sugeriu não passa pela Gruta do Acaiá, certo? eu estava mesmo pensando em desistir de ir na Gruta, pois assim, terei mais tempo para curtir Caxadaço e fazer a temida Caxadaço/Santo Antônio com calma, para depois curtir Lopes Mendes. Meu roteiro atual vai ser:

 

Sábado desembarcar em Praia Vermelha às 13:30 - Praia Vermelha / Provetá / Aventureiro

Domingo: ficar no aventureito até 15:00 e partir rumo a Parnaioca;

Segunda: acordar em Parnaioca e fazer até Caxadaço.

Terça: Caxadaço/Palmas.

Quarta: Palmas Abrahão.

 

o que acha?

Tenho como conseguir cópia da parte do livro que fala somente sobre o trajeto Caxadaço/Santo Antônio??

 

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Ola Carlos.

Vou te passar algumas sugestões p/ vc alterar esse roteiro.

 

- O tempo de caminhada que vcs devem fazer da Praia Vermelha até a Gruta do Acaiá será de + - 1 hora.

Para visitar a Gruta creio que pouco mais de 30 minutos e depois mais 1 hora de retorno.

Então acrescente umas 3 horas nesse roteiro do 1º dia.

Será mesmo que não dá para incluir a Gruta?

Creio que mesmo saindo umas 4 da tarde da Praia Vermelha vcs cheguem no Aventureiro no início da noite. Lembre-se que existe um atalho saindo da Praia Vermelha até Provetá que vai te economizar um tempo precioso.

Mas se chegar durante a noite em Aventureiro, podem ir tranquilo também. Esse é um dos trechos mais demarcados dessa volta da Ilha. A trilha parece uma estrada, de tão aberta que é.

 

- Tomarem que vcs encontrem um barco em Aventureiro até Parnaioca, porque se não conseguirem, a caminhada até lá é um pouco cansativa e devem sair um pouco mais cedo do que as 15:00 hrs.

 

Quando fiz a volta eu tinha levado um xerox do trecho Caxadaço-Sto Antônio.

O livro era de um colega que a muito tempo não vejo.

Mas como vc estará em grupo, é bem mais fácil.

 

 

Qqer outra ajuda, é só perguntar.

 

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

::Ksimno:: Augusto, seu relado é PERFEITO. Amooooooo a Ilha, já fui alguma vezes e morro de vontade de fazer a volta a ilha. Vou me preparar fisicamente para isso e arrumar uma galera. Já li alguns de seus relatos e são todos tops.

Vou pra Ilha agora em dezembro, mas tenho poucos dias. Mas em breve farei a volta também.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Ju.

 

Não creio que é necessário se preparar tão bem fisicamente.

Até dá p/ vc fazer essa volta da ilha, ficando em pousadas. E com isso vc economiza no peso da mochila, levando só o essencial e ficando com ela bem leve.

As trilhas que vão ligando as praias da Ilha são bem demarcadas e sem maiores dificuldades.

Não existe trilha difícil.

 

E com poucos dias vc pode tentar só fazer a meia volta.

Ou talvez iniciando na Praia de Araçatiba.

 

 

Valeu pelo incentivo.

 

 

Abcs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...