Ir para conteúdo

Filé do Caminho da Fé - Águas da Prata a Campos do Jordão


Posts Recomendados

  • Membros

rnimg_4880.jpg

 

Há alguns anos eu planejava fazer o CdF, que por uma razão ou outra acabava não dando certo.

 

Este ano, eu e meu irmão programamos de fazer uma versão resumida, em 4 dias, que chamamos de Filé do Caminho da Fé.

Com o tempo que tínhamos, resolvemos sair de Águas da Prata (AdP) e acabar em Campos do Jordão (CdJ), já que não tínhamos nenhum objetivo religioso de chegar a Aparecida e a parte de terra e montanha acaba em CdJ.

 

Apesar de não ter uma conotação religiosa, fiquei bem tentado em chegar até Aparecida pela sensação de cruzar a linha de chegada e cumprir o Caminho. Entretanto, alguns amigos que já tinham feito disseram que teríamos diversão suficiente neste trecho da AdP até CdJ, o que foi a mais pura verdade.

 

Aproveitamos o feriado paulista de 9 de julho (segunda) e matamos a sexta-feira anterior para fechar os quatro dias.

 

Na quinta a noite peguei a Viação Cometa de Campinas até AdP e encontrei meu irmão que vinha de Ribeirão Preto já na Pousada do Peregrino, sede do CdF.

 

xrnP1010982.jpg

 

Além de nós, tinham outros 3 ciclistas. Além destes, somente encontramos mais um durante os 4 dias de caminho. Imaginei que encontraria mais bicicleteros (como dizem os moradores das cidadezinhas do CdF).

 

O planejamento de roteiro foi:

Dia 1: AdP até Inconfidentes, 85 km, 2.100 m de ascensão.

Dia 2: Inconfidentes-Estiva, 58 km, 1.900 m de ascensão.

Dia 3: Estiva-Luminosa (Pousada da Dona Inês, já na subida da serra), 65 km, 2.000 de ascensão

Dia 4: Pousada da D. Inês-CdJ, 35 km, 1.400 m ascensão

 

xrnP1010986.jpg

 

O clima estava perfeito, seria difícil melhorar. Dias de céu azul, quase sem nuvens, clima fresco (20-25 graus) e chão compactado, sem poeira ou barro.

 

xrnP1010994.jpg

 

A viagem foi muito melhor do que eu poderia esperar em termos de paisagens, pessoas e a experiência de ficar 4 dias somente pedalando, distante das preocupações cotidianas. Foi uma verdadeira terapia mental e física.

 

xrnP1020025.jpg

 

As cidadezinhas do roteiro são muito bacanas e tem também muitos bairros rurais, onde a vida segue num ritmo de muitos anos atrás.

 

Tivemos quase nenhum problema durante os 4 dias, somente 2 pneus furados (na minha bike) e meu irmão perdeu o ciclocomputador dele.

 

xrnP1020011.jpg

 

Outra dica de um amigo que já fez o CdF foi se poupar nas grandes subidas, empurrando a bike logo no começo. Aliás, subida é que não falta no CdF, para citar as maiores: Serra dos Limas, Serra de Tocos do Moji, Serra do Caçador e, a mais temível, Serra de Luminosa.

 

Se você conseguir subir todas elas pedalando, parabéns! Nós empurramos bastante nessas e em outras também.

 

rn2012-07-08-173632.jpg

 

No penúltimo dia chegaríamos e dormiríamos em Luminosa, mas decidimos continuar além do vilarejo e dormir na Pousada da Dona Inês, uns 4 km após Luminosa, já subindo a famosa serra. O objetivo foi dividir a subida em duas partes, o que foi muito acertado.

 

xrnP1020097.jpg

 

Em termos de gastos, a viagem é barata. Para dormir custa entre R$ 30 e R$ 40 por pessoa e as refeições ficam abaixo de R$ 10. Além disto não tem muito mais onde se gastar. Ou seja, por dia você gastará uns R$ 70.

 

xrnP1020125.jpg

 

Todos os 3 ônibus que peguei levaram a bike no bagageiro sem problemas ou taxas extras.

 

Seguem algumas fotos:

https://picasaweb.google.com/106721644794220114823/CaminhoDaFe2012

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...