Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
#339484 por Clebson Melo
31 Dez 2008, 19:40
LeoRJ ...

Pela terceira vez deverei voltar a Ilha Grande. Dessa vez para fazer a volta completa. Meu plano é para maio iniciando a trilha dia 8 até 22 para aproveitar a lua cheia.
Moro em Natal/RN. Até agora daqui temos eu e Isis, uma amiga aventureira q esteve comigo na Chapada. Deverei ter a companhia de alguns amigos aí do Rio que fazem parte dos Camelos de Mochila.
Enfim, se tiver a fim de se juntar a nós ...

#339595 por Augusto
02 Jan 2009, 11:03
Oi Clebson.

Cartuchos de gás não levamos muito não. 1 só foi o necessario.
Se vc acampar em praias, onde existe camping estruturado vc sempre encontra PFs, por até $10,00.

Nós só fizemos uso do fogareiro 4x (até dava p/ usar menos, mas como não queriamos trazer comida de volta).
As outras sempre foram comendo PFs.

Um cartucho dá tranquilamente.

No final até sobrou um pouco de comida.

P/ vc que irá fazer em + de 10 dias a caminhada, vale a pena comer PFs. Procure não levar muita comida p/ não pesar muito na mochila.

É a minha sugestão.

Abcs

clebsonmelo escreveu:Augusto ...
quantos cartuchos de gás vcs utilizaram? O que vcs levaram foi suficiente ou sobrou / faltou?
#339714 por Augusto
03 Jan 2009, 05:46
Oi pessoal.

Só ficou faltando colocar algumas dicas e informações interessantes.

# Só existe um horário de Barca tanto de Angra como de Abraão.
Angra-Abraão – dias de semana: 15:30 hrs ($6,00), fins de semana: 13:30 hrs ($12,00).
Abraão-Angra – qualquer dia: 10:00 hrs. Existe a opção de pegar a Barca em Mangaratiba saindo as 08:00 hrs em direção a Abraão.

# Ilha Grande possui 16 trilhas sinalizadas – T1 a T16 que muitas vezes liga uma praia a outra.

# Camping na Vila de Abraão tem em grande quantidade (se não for em reveillon e carnaval se encontra vagas facilmente).

# Para acampar na Praia do Aventureiro pegue autorização na TurisAngra em Angra dos Reis, pois existe um limite de pessoas/dia.

# Saco do Céu não existe camping, o que permitem é acampar nos quintais de alguns moradores.

# Praia Grande de Araçatiba só encontramos um camping (Bem Natural); pelo que vimos existe opção de acampar em quintais de alguns moradores que moram em frente da praia (é caso para se informar).

# Praia Vermelha possui um camping ainda sem muita estrutura.

# Praia de Provetá possui um camping (D. Cleuza) estruturado localizado próximo a bica de água e de frente para a praia.

# Praia de Parnaioca existem 2 moradores que permitem acampar no quintal da casa (Silvio e Janeth).

# Uma outra praia, além de Abraão com inúmeras pousadas é Bananal e Grande de Araçatiba.

# Os PFs em Palmas e Abraão estavam com preços semelhantes (+ - $10,00). Já o camping em Abraão está $15,00 e Palmas $10,00.

# Praias do Sul e do Leste não é permitida a passagem e em feriados prolongados e alguns finais de semana, os fiscais do IF ficam por lá não permitindo que se passe. A opção é contratar algum barco.

# Um dos melhores sites onde pegamos os mapas e algumas informações sobre as trilhas:
http://www.ilhagrande.org

# De Caxadaço até Santo Antônio a trilha não está tão demarcada e existem bifurcações que levam para o costão, o que torna a trilha difícil (só faça esse trecho se vc tiver experiência de trilha).

# Da Vila da Abraão até Provetá existem postes com cabos de energia que seguem pela trilha e se tiver alguma dúvida nas bifurcações é só seguir os cabos, eles são a referência até Provetá.

# Água não é problema para quem estiver fazendo a volta da ilha; o ideal é sempre levar um cantil.

# Somando o percurso das trilhas por onde passamos, chegamos a um total de +- 70 kms.

Acho que é isso.

Abcs
#339719 por Clebson Melo
03 Jan 2009, 08:52
Mais uma vez obrigado pelas dicas Augusto.
Já estive na Ilha duas vezes. Da primeira fiz somente Abraão - Dois Rios. Da segunda já de posse do livro do Bernardo, um verdadeiro mapa de palavras, fiz Abraão - Parnaioca - Praia do Leste - Caxadaço e Pico do Papagaio. Exceto o Pico todo o resto fiz sozinho seguindo as trilhas e as orientações do livro do Bernardo.
Estou relendo para fazer a travessia completa em maio. Provavelmente irei com amigos mas me sinto muito a vontade para fazer sozinho novamente.
Ler os relatos (esse seu então) nos dão uma visão global da ilha e o que esperar.
Espero poder complementar suas informações na volta para auxiliar os futuros desbravadores.
Grande abraço
#340097 por Augusto
07 Jan 2009, 13:23
Blz Clebson.

Esse livro do Zé Bernardo eu também usei, mas peguei emprestado de um amigo meu.
É dificil encontrar p/ venda. Acho que só entrando em contato com ele p/ conseguir o livro.

Eu tirei cópias de algumas dicas do trecho Caxadaço-Lopes Mendes.
Esse é o pior trecho de toda essa caminhada.

E não esquecer de pegar a Autorização na TURISANGRA (em frente ao cais de Sta Luzia, em Angra) p/ acampar em Aventureiro e ir na Gruta do Acaiá (a trilha até lá é bem longa e vc tem de sair da trilha principal, mas vale a pena).

De resto, a trilha entre as praias é sempre tranquila.

Um bom método, que também p/ mim foi útil, é vc se orientar pelos cabos de energia elétrica, que terminam em Provetá.

Até tentei chegar no Pico do Papagaio, mas a chuva não deixou.
Tomara que vc tenha melhor sorte.

E qdo voltar, não esqueça de criar um relato aqui nesse Fórum.

Abcs

clebsonmelo escreveu:Mais uma vez obrigado pelas dicas Augusto.
Já estive na Ilha duas vezes. Da primeira fiz somente Abraão - Dois Rios. Da segunda já de posse do livro do Bernardo, um verdadeiro mapa de palavras, fiz Abraão - Parnaioca - Praia do Leste - Caxadaço e Pico do Papagaio. Exceto o Pico todo o resto fiz sozinho seguindo as trilhas e as orientações do livro do Bernardo.
Estou relendo para fazer a travessia completa em maio. Provavelmente irei com amigos mas me sinto muito a vontade para fazer sozinho novamente.
Ler os relatos (esse seu então) nos dão uma visão global da ilha e o que esperar.
Espero poder complementar suas informações na volta para auxiliar os futuros desbravadores.
Grande abraço
#348291 por Syllpb
12 Fev 2009, 14:54
oi, rapazes!
Devo estar em ilha grande, agora em março, não sei se meus amigos topariam fazer trilha, mas confesso que estou tentada!
Parabéns pela caminhada, Augusto!
Vi todas as fotos, inclusive a dos esquilos invisíveis!!(aos meus olhos, hehehehehehe)
clebsonmelo, que livro é esse do Bernardo, gostaria de conhecer!
um abraço!
#348339 por Clebson Melo
12 Fev 2009, 18:53
Syll escreveu:clebsonmelo, que livro é esse do Bernardo, gostaria de conhecer!um abraço!

Olá Syll

O livro do Bernardo é um extraordinário guia de trilhas, histórias e demais informações relacionadas a Ilha Grande. Apenas de posse do livro e das informações vc é capaz de fazer a volta completa sem problemas seguindo as super detalhadas descrições contidas no livro.
Você pode ter mais informações no site http://ilhagrande.org/Caminhos-e-Trilhas.
Eu consegui comprar diretamente com o Bernardo. Mandei e-mail pra ele e fui prontamente atendido. Bernardo é uma simpatia e muito prestativo.
Vale muito ler o livro antes de conhecer a Ilha.
#348621 por Augusto
13 Fev 2009, 19:18
Syll, só complementando o que o Clebson, disse.
O livro é muito bom mesmo.
Imperdivel p/ quer quiser conhecer toda a ilha ou ficar lá por volta de 1 mes.

Eu levei varias cópias de dicas do livro, mas só usei mesmo as que falam sobre a trilha do Caxadaço a Lopes Mendes (na verdade o livro relata a trilha no sentido inverso).

Nos outros trechos da travessia da ilha, deu p/ se virar tranquilamente.
As trilhas são bem demarcadas e na duvida, é só perguntar p/ os moradores que eles sempre ajudam. Outra referencia são os cabos de energia eletrica.

E sobre os esquilos :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Cada dia a gente encontrava um animal diferente :mrgreen: :mrgreen:
O problema é que muitos não queriam se deixar fotografar :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Até pegar a maquina e ligá-la, o animal já tinha ido embora. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Uma pena.

Abcs
#348675 por Syllpb
13 Fev 2009, 23:44
Oi!
Agradeço pelo esclarecimento, o livro do Bernardo parece muito interessante, inda mais depois de ler sobre no IlhaGrande.Org!
Pena que minha turma não se animou mesmo :cry: ....
Mas estaremos lá outras vezes, e não pretendo agora, mas quero ler o livro do Bernardo sim!! :wink:

Augusto escreveu:a
E sobre os esquilos :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Cada dia a gente encontrava um animal diferente :mrgreen: :mrgreen:
O problema é que muitos não queriam se deixar fotografar :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Até pegar a maquina e ligá-la, o animal já tinha ido embora. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Uma pena.

Abcs

Augusto, talvez para tirar fotos dos animais na trilha, seja necessário andar com a maquina em punho! :lol: :lol:
Que cansativo caminhar segurando a maquina fotográfica ligada full time! :lol: :lol: :lol:
E haja bateria/pilha!!!!!!!! :mrgreen:

Abraços, rapazes!!!
#351514 por Augusto
27 Fev 2009, 23:00
Wyllo.
Levar um bote p/ a trilha?
Vai depender muito o que vc quer fazer com ele.
Ir até a Lagoa Azul......,Lagoa Verde....., ir de uma praia a outra????

O complicado é que além do bote vc tem de levar também os remos.
Não vai atrapalhar não?
Outro problema é vc ter de inflar e depois desinflar. É um saco fazer isso. Eu tenho um e já levei ele em uma trip em Barra do Una, em Peruibe/SP. Mas eu tava de carro.

Eu sugiro vc levar um outro equipamento que é quase obrigatório na ilha: mascara, snorkel e nadadeiras ou só a mascara e o snorkel.

No mais, a volta da ilha é super tranquila. Eu até faria mais tempo, mas só tinha 15 dias.
Se pudesse ficaria varios dias em varias praias.
A ilha é linda, ainda mais conhecendo as praias pelas trilhas.

Abcs
#352647 por Wyllo
05 Mar 2009, 21:11
Neste link também tem um relato muito bom que pode ajudar aqueles que pretendem da a volta na Ilha Grande, como eu estou pretendendo. rsrsrs

http://guiadoviajante.com/489/a-volta-n ... em-5-dias/

Fiz até um roteiro...Veja só:

1º DIA
Chegada em Abraão às 09:00 hs, fazer o circuito abraão e seguir para a praia Saco do Céu e acampar.

2º DIA
Seguir em direção a praia grande de Araçatiba e acampar.

3º DIA
Seguir em direção a praia do Aventureiro e acampar.

4º DIA
Seguir para o Pico do Papagaio e acampar.

5º DIA
Fazer a T12 até o Farol e acampar.

6º DIA
Retornar pra Abraão e pegar a barca para mangaratiba.

Só não sei se vai dá muito certo, qualquer dica ou correção, por favor, fique a vontade, vai me ajudar muito.

Bye
Wyllo
#352823 por Augusto
06 Mar 2009, 18:16
Pelo seu roteiro Wyllo, me diga uma coisa.

Vc vai acampar na Praia do Aventureiro sem autorização?
Não esqueça disso hein.
E como vc pretende sair de lá direto p/ o Papagaio?
Aventureiro tá no outro extremo da ilha. Vc viu no mapa que tá na primeira postagem?
E não esqueça que está chovendo muito no litoral.
As vezes nem compensa vc chegar no topo do Papagaio com tempo fechado.

E na Gruta do Acaiá e Caxadaço, vc nem pretende passar?
É um dos melhores pontos da ilha.

6 dias é o maximo que vc pode ficar lá?

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes