Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

ROADTRIP GRÃ-BRETANHA – ESCÓCIA, PAÍS DE GALES E INGLATERRA (com funeral da Betinha)

Postado
  • Membros
  • Este é um post popular.

Hey! Como ceis tão?

Vim aqui fazer um breve #sqn relato dessa trip que finalmente rolou! Ela foi planejada lá em 2019 pra acontecer em 2020, mas né! Planos são feitos só pra serem infinitamente alterados... e nesta, o Universo quis que a viagem fosse adiada até a gente chegar na Inglaterra no mesmo dia em que a Betinha partia...

ROTEIRO

Londrina > São Paulo > Londres > Cambridge > Edimburgo > Inverness > Glasgow > Cardiff > Londres > Zurique > São Paulo > Londrina (e muitas coisas no caminho)

DESLOCAMENTOS

●       Londrina <> São Paulo: ônibus cama (mais barato, confortável e confiável em se tratando de teto em Londrina)

●       São Paulo <> Londres com conexão longa na Suiça na volta: aéreo (estes voos foram alterados e cancelados infinito, no fim das contas ficou ida e volta pela Swiss)

●       Londres > Cambridge > Edimburgo > Inverness > Glasgow > Cardiff > Londres: carro alugado

●       Em Londres e Zurique: transporte público

HOSPEDAGENS

Desta vez, Booking e airbnb!

CAMBRIDGE: 82 libras 1 diária (booking) – pago na hospedagem

EDIMBURGO: R$1.629,08 3 diárias (airbnb) – pago antes

INVERNESS: 210 libras 2 diárias (booking) – debitado no cartão próximo a data de hospedagem (R$1392,31)

GLASGOW: 150 libras 2 diárias (booking) – debitado no cartão próximo a data de hospedagem (R$R$987,70)

CARDIFF: R$1.275,42 2 diárias (airbnb) – pago antes

LONDRES: R$2.320,00 6 diárias (airbnb) – pago antes

VALORES HOSPEDAGENS: R$8.121,11 mil reais, média de 507 reais por diária (16) – 170 reais por pessoa por dia! Achei uma bizarrice de caro.

CÂMBIO E ORÇAMENTO

Nas nossas viagens pra gringa tínhamos o costume de levar apenas dinheiro in cash (já na moeda do país que visitaríamos ou em alguma que pudesse ser trocada no destino) e usávamos cartão de crédito para eventualidades, cientes das péssimas taxas. Já existiam contas multimoedas ou internacionais, mas o processo era ligeiramente burocrático e eu tinha preguiça!

Ocorre que na nossa viagem pro Chile, que rolou em abril deste ano, nos deparamos com várias situações onde somente cartões eram aceitos, dinheiro vivo não! Coisas da pandemia que não vão mais embora. Já tem até termo pra isso: “lesscash”... e muito países estão “aderindo” (inclusive o Brasil, com o PIX). Conversando com amigos que moram ou que tinham ido pouco antes de mim pro UK, eles me contaram que em Londres já tá difícil usar dinheiro por exemplo.

Acabei fazendo minha conta na WISE que pareceu mais simples, mas a NOMAD tb parece ser boa, além de outras opções. Enfim, a conta da WISE é muito prática, simples, e bem mais vantajosas no câmbio (em relação a dinheiro vivo), sem contar que não precisamos mais ir atrás de casas de câmbio, um sonho, rs! (Veja quantidades de saques permitidos em ATMs sem custo e taxas de operação).

Resumindo, levei parte do dinheiro in cash (até pq já tinha comprado em 2020) e parte no cartão WISE. Fui convertendo aos poucos e peguei múltiplas cotações, e bem próximo a data da viagem, quando faltava comprar pouco dinheiro, o câmbio despencou. Claro que dá raiva, mas ir trocando ou convertendo aos poucos é bastante indicado pra evitar variações bruscas (paguei 6,55 e 5,50 na libra ao longo do tempo que fiquei juntando). No total foram 3000 libras compradas numa média de câmbio de 1 libra pra  6,32 reais.

Esse meu orçamento é relativamente apertado para a quantidade de dias, mas deu. Somente no último dia usamos nosso cartão de crédito, mas para compras não essenciais.

DOCUMENTOS

Passaportes, carteira de motorista (Ju e Gui), PID (Gui), seguro viagem (emitido pelo cartão, gratuito), comprovante de vacinas (pra voltar ou se alguém pedir) e RG do João.

Obs.: O UK não exige seguro viagem ao pé da letra, mas acho sempre válido ter. Ademais, tínhamos planos de dar um rolê em Zurique tb, e pra lá poderiam pedir (na verdade é obrigatório, mas ninguém pediu).

DOCS no celular: criamos um grupo de zap só de nós 3 específico pra essa viagem e mandamos cópias de todos os documentos, que foram baixados em todos os celulares para acesso offline. Se um é perdido/roubado, ainda tem os demais. Além disso tudo tb salvo no drive.

INTERNET MÓVEL

Além da locomoção, tem a comunicação. Nós já viajamos muito na vida sem internet, mas sei lá, parece que agora é uma necessidade. A gente baixa mapas offlines e apps, mas a comunicação (principalmente com os diversos anfitriões) pesa, e resolvemos pedir um chip Giffgaff ainda no Brasil, com as dicas do BLOG LONDRES PARA PRINCIPIANTES.

https://www.londresparaprincipiantes.com/chip-para-celular-londres-europa/

Deu certo demais e eu mega recomendo! O chip chegou uns dias antes da trip, entrei no site, validei ele, carreguei créditos e imediatamente ele funcionou operando na VIVO. Amo a modernidade!

CLIMA

Embora, em tese, as temperaturas sejam amenas e a chuva menos intensa em setembro (melhor mês pra ir pra Londres por exemplo), na prática é que em todo o reino unido o clima é INSTÁVEL o ano todo. Pode chover, ventar, nevar, escurecer, clarear, chover canivete e fazer sol e calor dentro de poucas horas em qualquer dia de qualquer estação, especialmente quanto mais norte se vai. A Ilha de Skye olha pra previsão do tempo e ri! Quem acompanha nossas viagens e relatos a mais tempo sabe: amo outono/inverno, detesto calor com toda a minha força, então fui feliz curtir meu segundo outono do ano, esperando talvez um pouco menos de chuva do que pegamos no Chile, haha!

E posso contar? Toda a chuva do mundo ficou no Chile em absil, pegamos ZERO DIAS DE CHUVA!

COMPRADO/RESERVADO ANTES DE IR

Comprado (recomendável): Castelo de Edimburgo (foi cancelado e estornado no cartão por causa do luto da Betinha)

Comprado (obrigatório): Warner Bros. Studio Tour (Harry Potter), Liverpool Tour Stadium (este teve horário alterado e optamos por cancelar, foi estornado no cartão dias depois).

Reservado (obrigatório*): Sky Garden Entrance, Museu de História Natural, Museu Britânico

*no site dos museus fala que é obrigatório, na prática não é, rs. O Sky entra rapidinho com reserva e tem fila sem!

Eu compro e/ou reservo antecipadamente só o que considero ou obrigatoriamente é estritamente necessário, por não gostar de amarrar/engessar o rolê, então estes aí em cima foram escolhidos a dedo.

Tem várias outras atrações pagas que tem recomendação de compra antecipada, mas nós não fomos ou não compramos antecipadamente. Então fique atento às suas necessidades específicas.

Acho que é isso gente, vamos viajar? Afinal foram 3.140km de carro e 82km a pé! :D (adoro as estatísticas do google)

CONTINUA

• Respostas 21
  • Visualizações 5.8k
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Most Popular Posts

• Juliana Champi
    Juliana Champi

DIA ZERO DA TRIP (06.09.22 – TERÇA): BORBOLETAS NO ESTÔMAGO Londrina > São Paulo Não importa o quanto a gente viaje (e infelizmente não é o tanto que eu gostaria, rs), sempre vai ser a pr

• Juliana Champi
    Juliana Champi

DIA 4 DA TRIP (10.09.22 – SÁBADO): EDIMBRÓ Edimburgo Edimburgo é uma cidade tão fantástica que a gente poderia ficar dias e semanas e meses falando só sobre ela! São muitos fatos interessant

• Juliana Champi
    Juliana Champi

DIA 3 DA TRIP (09.09.22 – SEXTA): ESCÓCIA BABY! Cambridge > York > Alnwick >Edimburgo Tomamos nosso café da manhã incluído na diária do hotel COM TUDO QUE TÍNHAMOS DIREITO (só falto

Posted Images

Featured Replies

Postado
  • Autor
  • Membros

DIA ZERO DA TRIP (06.09.22 – TERÇA): BORBOLETAS NO ESTÔMAGO

Londrina > São Paulo

Não importa o quanto a gente viaje (e infelizmente não é o tanto que eu gostaria, rs), sempre vai ser a primeira vez em algum lugar, em alguma situação, sempre algo dá errado e algo dá certo demais. Na real todo dia da nossa vida comum tb é assim, mas a gente não pensa nisso. Ansiedade galopante depois de tanto tempo sem voar sobre o mar, partimos a noite de Londrina, rumo a São Paulo, de busão.

DIA 1 DA TRIP (07.09.22 – QUARTA): INDEPENDENCE DAY

São Paulo > Londres

Feriado na quarta, até que as rodoviárias não estavam tão cheias. Chegamos bem cedo na Barra Funda e os planos iniciais eram ir na casa de uma amiga tomar um café e um banho, MAS, como era 7 de setembro, ficamos meio receosos de haverem protestos e bloqueios de caminhos e resolvemos matar um pouco de tempo ali na Barra Funda mesmo. A ideia era fazer o tour do Estádio do Palmeiras para delírio dos meus palmeirenses, hahauaha, mas estava chovendo pacaray e acabamos não indo, fomos direto a Guarulhos.

Mofamos lá o dia todo e no fim da tarde partimos rumo a Zurique!

DIA 2 DA TRIP (08.09.22 – QUINTA): FELIZ ANIVERSÁRIO

Chegada em Zurique > Londres

Pouso em Zurique dentro do horário previsto. Foi nostálgico descer de novo naquele que foi o primeiro aeroporto fora do Brasil que pisamos (eu e Gui) na vida, a caminho da Turquia. Naquele 12 de junho de 2013, dia dos namorados e viagem de lua de mel (atrasada 5 anos). Neste 8 de setembro, 9 anos depois, 43 voltas no sol do Gui! ❤️

Tá, mas ao contrário da primeira vez, o aeroporto estava O CAOS! Filas quilométricas, uma zona, checagem de passaporte onde antes não tinha... e nossa conexão era curta. Ficamos um pouco ansiosos acho, e na passagem por um controle de segurança resolveram nos revistar nível alerta aeroporto. Abriram as mochilas e passaram papelzinho detector de drogas na gente hahauahaa, mas em 15 minutos nos liberaram.

Depois de embarcados, num incrível sol quente, nosso avião pra Londres atrasou... ficamos cerca de 1h no sol dentro do avião sem ar. Mas enfim decolamos! VAI FINALMENTE COMEÇAR NOSSA AVENTURA... se der tudo certo na imigração né queridos.

CONTINUA

Postado
  • Membros

@Juliana Champi juro que quando vi a notícia da morte da Betinha, lembrei de ti, porque tu soltou em algum lugar aqui que viajaria em setembro. Como não uso insta, tava ansiosa pelo relato 😄

12 horas atrás, Juliana Champi disse:

se der tudo certo na imigração né queridos.

pelo jeito essa temporada promete kkkk

Postado
  • Autor
  • Membros
7 minutos atrás, SilviaAlves disse:

@Juliana Champi juro que quando vi a notícia da morte da Betinha, lembrei de ti, porque tu soltou em algum lugar aqui que viajaria em setembro. Como não uso insta, tava ansiosa pelo relato 😄

pelo jeito essa temporada promete kkkk

hahauahauaha foi muito doido viver este período por lá, meu celular quase derreteu no dia 8 de mensagens de amigos falando disso kkk, pq quando chegamos lá a imprensa tava noticiando o agravamento da doença, que a família tinha sido chamada e tals... a gente foi ouvindo no rádio... e pouco tempo depois a confirmação da morte!

Logo continuo, tenho que separar umas fotinhas! :D

Postado
  • Membros

@Juliana ChampiEu estava na Grécia, sai de lá e vim para Madrid com o calor que sumiu neste fim de semana como um passe de mágica.Agora na Espanha só chove e faz frio. Lembrei de você,frio é contigo,porque eu já vivo congelado em Curitiba. Mas não sabia que você ia pela "minha querida " amiga Swiss, que me obrigou a fazer uma tonelada de exames lá no centro médico do aeroporto e depois no hospital da Universidade de Zurich.E aí vem a pergunta:Sei que você não pode andar sem seus remédios para diabetes. Eles não falaram nada?A BBC não esqueceu da morte dessa dona 1 segundo,mas por mim e pelos gregos não aconteceu nada...

Postado
  • Autor
  • Membros
20 horas atrás, D FABIANO disse:

@Juliana ChampiEu estava na Grécia, sai de lá e vim para Madrid com o calor que sumiu neste fim de semana como um passe de mágica.Agora na Espanha só chove e faz frio. Lembrei de você,frio é contigo,porque eu já vivo congelado em Curitiba. Mas não sabia que você ia pela "minha querida " amiga Swiss, que me obrigou a fazer uma tonelada de exames lá no centro médico do aeroporto e depois no hospital da Universidade de Zurich.E aí vem a pergunta:Sei que você não pode andar sem seus remédios para diabetes. Eles não falaram nada?A BBC não esqueceu da morte dessa dona 1 segundo,mas por mim e pelos gregos não aconteceu nada...

Eu tinha melhor impressão da Swiss do que tive desta vez. Não que tenha tido algum problema, mas eu esperava mais. O aeroporto, como comentei, estava uma zona absurda... não dava pra saber onde ir pq estava entupido de gente... na conexão da ida nós fomos andando meio rápido e teve uma hora que cheguei numa porta de saída do aeroporto sem ter passado por nenhum controle de nada, nem passaporte nem segurança... até agora não entendi como isso aconteceu. Voltei pra achar meu caminho de conexão e fomos revistados com rigor, mas imagino que seja pq estávamos com pressa. Abriram nossas mochilas onde estavam todos os meus medicamentos e insumos e não falaram nada não, só ficaram passando o papelzinho de procurar droga kk! Detalhe que revistaram só a mim e marido, e nossas mochilas, nosso filho do lado e eles não revistaram nem olharam a mochila! Já na Inglaterra só ele foi revistado, na volta, hahauahauaha!

Na volta nós passamos o dia em Zurique, aí foi mais tranquilo tanto pra sair quanto pra voltar, afinal o querido verão já tinha acabado!

Postado
  • Autor
  • Membros

(continuação) ainda dia 2 da trip e aniversário do Gui!

Deu tudo certo na imigração! HAHHAUAHAUAHAUAHA

O agente perguntou a finalidade da viagem (férias), quantos dias (18), vão ficar 18 dias em Londres? (não, vamos tb a Escócia e País de Gales), uma “roadtrip” então? (sim senhor), aproveite as férias e sejam bem vindos! (obrigada!).

Sem precisar me preocupar com câmbio e chip de celular, nos dirigimos ao balcão da Europcar pra retirar nosso possante (pegamos o bus que deixava a gente lá no local certo), que era o carro mais básico que podia ser, com exceção de ser automático pq ninguém merece trocar marcha com a mão errada! Mas o moço... ele era bom de papo! Nos convenceu a pegar um SUV da MERCEDES por uma “pequena” diferença de preço.

Ó, serião... logo depois que saímos de lá eu me senti burra e quis morrer. Os argumentos dele foram conforto (é claro que o carro foi muito confortável) e economia de combustível, afinal o SUV era a diesel! Depois de um tempo verifiquei que de fato pagamos barato pelo aluguel daquele carrão, e que ele foi MEGA econômico. Valeu a experiência sim, embora tenhamos sofrido um puco no começo, haha!

Nós já havíamos tido a experiência de dirigir na mão inglesa, na África do Sul, mas a sensação de estranheza foi a mesma da primeira vez! E assim como fizemos lá, retiramos o carro e já pegamos a estrada, pq é mais fácil ir se habituando na estrada do que na cidade! Partimos pra Cambridge!

Dirigir ao contrário ok, o problema foi que a gente NÃO SABIA NEM LIGAR O CARRO. HAHAHAUA! A gente pegou ele ligado, saímos, ficamos nervosos, encostamos pra organizar as ideias e NÃO SABÍAMOS LIGAR O CARRO DE NOVO. Kkkkkkkkkkkkk

É incrível como a gente se vira! Assistimos vídeos tutorias de crianças na internet e seguimos.

O principal desafio dessa vez não era entrar na rotatória ao contrário, e sim não bater no meio fio já que o carro era largo. Depois de muitas travadas de esfíncteres, posso adiantar que devolvemos o carro inteiro e toparíamos ter um carro daquele kk!

CAMBRIDGE

CHEGAMOS! Nossa hospedagem foi no Holliday Inn Express, muito novo, confortável, com estacionamento e café da manhã. Largamos as coisas e fomos passear!

Eu só queria respirar aquele ar mágico inteligente. A Universidade de Cambridge, formada por 31 colleges (16 colégios “antigos”, fundados entre 1284 e 1596; e 15 colégios “novos”, fundados entre 1800 e 1977) pariram nada menos que 82 prêmios nobel!

Em Trinity College, por exemplo, fundado em 1546 por Henrique VIII (um dos colégios mais importantes da universidade de Cambridge) passaram Isaac Newton e Lorde Byron. Ao todo, os alunos de Trinity College já ganharam 32 prêmios Nobel. Entre os alunos de St. John’s College, fundado em 1511, por Lady Margaret Beaufort, mãe do rei Henrique VII e avó paterna de Henrique VIII estão vencedores de 10 prêmios Nobel, 7 primeiros-ministros, 12 arcebispos de vários países e pelo menos 2 príncipes. Em Gonville e Caius College, fundado em 1348 e refundado em  1557, “estudaram” Stephen Hawking, Francis Crick (descobridor, juntamente com James Watson, da estrutura do DNA), James Chadwick (descobridor do nêutron) e Howard Florey (desenvolvedor de penicilina). Ao todo, seus alunos ganharam 14 prêmios Nobel. E só pra finalizar, Charles Drawin tb morou aqui! Tá explicado pq eu fui né? Amo muito esse povo todo!

Ah, andamos pela cidade toda, que fervilhava com a notícia da morte da rainha! Que cidade agradável, fofa, eu adoro cidade com canais e água e riozinhos... gostei demais de Cambridge, a despeito da passagem rápida.

Comemos na rua (numa ótima rede que recomendo, a Prezzo, italizana – 40 libras para os 3) e ainda tivemos pique pra um último drink no hotel (16 libras uma cerveja, uma taça de vinho e um refri).

Segue algumas fotos!

1.thumb.jpeg.24f6312073952d17f11a24e47afe1506.jpeg

Foto 1: Adoro cidades "com água"

2.thumb.jpeg.b7b953c6a8dbea2d4d53af5caebe31dd.jpeg

Foto 2: Flores, que tanto me impressionaram durante toda a trip!

3.thumb.jpeg.26aa8764492bdc12b4f1c43f8c3ebc00.jpeg

Foto 3: mais uma de "água"!

4.thumb.jpeg.9b5c2b8632da34e811ac11c8a0b6315b.jpeg

Foto 4: E uma Igrejinha redonda!

CONTINUA (por cidades).

Editado por Juliana Champi

Postado
  • Autor
  • Membros

DIA 3 DA TRIP (09.09.22 – SEXTA): ESCÓCIA BABY!

Cambridge > York > Alnwick >Edimburgo

Tomamos nosso café da manhã incluído na diária do hotel COM TUDO QUE TÍNHAMOS DIREITO (só faltou o black pudim) assim que foi possível e partimos de Cambridge com destino a Edimburgo, mas com algumas paradas no caminho!

A primeira delas: YORK! Terra do meu Minduco, que embora adotado depois de resgate por maus tratos, abandono e atropelamento, é um yorkshire!

Foi uma parada rápida pelo centrinho da cidade, que é um charme. Pudemos conhecer a famosa “Shambles”, rua incrível com prédios do século 14 no estilo enxaimel e repleta de lojas, cafés, restaurantes e outras atrações que levaram a rua a ganhar o prêmio de Rua Mais Pitoresca do Reino Unido, a maravilhosa Catedral de York, a maior catedral gótica do norte da Europa, e alguns portões e muralhas da cidade antiga.

7.thumb.jpeg.2f3219f6e3221687dd8a3e217a9390d0.jpeg
Foto 5: um portão, rs

6.thumb.jpeg.8d43612279a82b7b1f8400257cce58b1.jpeg
Foto 6: Catedral

5.thumb.jpeg.e9a40e122c732da466406e824513bcd4.jpeg
Foto 7: parte das "Shambles"

Nossa próxima e última parada antes de Edimburgo foi para conhecer o Castelo de ALNWICK, na cidade de mesmo nome. Com estilo gótico, a residência do Duque de Northumberland foi dublê de Hogwarts nos 2 primeiros filmes da série, e é onde foi filmada a primeira aula de voo (filme 1) e onde aterrissa o Ford Anglia (filme 2). MUITO AMOR nesse lugar!

9.thumb.jpeg.3aafa72ebbcbb6e327dab85752e4eb88.jpeg
Foto 8: Castelo de Alnwick!

Seguimos viagem e finalmente cruzamos a fronteira da Inglaterra com a Escócia... Um sonho que se realizava! Chegamos em Edimburgo já no começo da noite e nos dirigimos direto até nossa hospedagem, uma casa fofa num bairro residencial da cidade!

10.thumb.jpeg.a26ea53f7b2c467851675ce88f0d242e.jpeg
Foto 9: o primeiro "self-abastecimento"

11.thumb.jpeg.240f39e9f3ac81cec2bda479c83c7797.jpeg
Foto 10: borrada mas... Escócia baby!

CONTINUA.

Editado por Juliana Champi

Postado
  • Membros

Eu também sai por esta porta após os caras me darem o visto por indicação deles mesmo.Foi assim:O chefe foi a sala dele carimbar o passaporte,o outro ficou comigo rindo dos brasileiros, contando várias histórias de gente que ele já barrou, pois tinham a intenção de ficar. O chefe voltou, se juntou a conversa (os dois falam espanhol muito bem),me perguntou aonde ia começar, eu disse que por Basel e ele me indicou essa  porta,a esquerda antes do raio x.Se o chefe mandou não passar no raio x,eu é que não vou passar meus 10 diferentes tipos de remédios lá. 

• Silnei featured this tópico
Postado
  • Membros

não se se já chegou em edimburgo, mas se não, conheça a CORO the chocolate cafe - um dos melhores doces que comi lá! Se você gosta de chocolate - prove COOKIE DAUGH! vontade de voltar lá só pra comer isso

amei edimburgo, muito lindo lá!

Postado
  • Autor
  • Membros
11 horas atrás, nayaradorta disse:

não se se já chegou em edimburgo, mas se não, conheça a CORO the chocolate cafe - um dos melhores doces que comi lá! Se você gosta de chocolate - prove COOKIE DAUGH! vontade de voltar lá só pra comer isso

amei edimburgo, muito lindo lá!

Eu já voltei!! Mas boa dica pra quem ainda vai! Eu não anotei muito nomes de lugares que comi, mas cookies e chocolates estiveram em alta, rs! :D

Já continuo o relato! 

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.