Ir para conteúdo
View in the app

A better way to browse. Learn more.

Mochileiros.com

A full-screen app on your home screen with push notifications, badges and more.

To install this app on iOS and iPadOS
  1. Tap the Share icon in Safari
  2. Scroll the menu and tap Add to Home Screen.
  3. Tap Add in the top-right corner.
To install this app on Android
  1. Tap the 3-dot menu (⋮) in the top-right corner of the browser.
  2. Tap Add to Home screen or Install app.
  3. Confirm by tapping Install.

Olá viajante!

Bora viajar?

Postado
  • Membros
  • Este é um post popular.

Introdução 

Estou viajando desde 2019, saí de Osasco-SP percorri até Boipeba-BA, fiquei 9 meses no Chile, voltei a SP e Paraty, me juntei com uma companheira compramos um Uno e agora estamos viajando de carro pela Argentina.

Sou massoterapeuta e professor de yoga, levo uma cadeira de massagens que me permite trabalhar em qualquer lugar.

A ideia de escolher o Uno foi por conta da economia de combustível, manutenção barata e relativamente fácil.

Fizemos uma manutenção básica nele, tiramos o banco traseiro, instalamos um rack/bagageiro de teto (que pouco usamos) e pegamos estrada com pouco dinheiro. Levamos uma semana de Osasco até Buenos Aires onde mora a família da minha companheira, paramos em algumas cidades, curtimos e trabalhamos um pouco.

Ficamos 2 meses trabalhando e morando em uma casa em Buenos Aires agora estamos a 20 dias viajando pelo litoral argentino.

Mas como é na prática?

Temos uma rotina, como nosso carro não é preparado temos que alternar entre modo cama, modo cozinha e modo viagem.

Para dormir passamos TODAS as coisas para os assentos da frente, estendemos isolante térmico e bolsas de dormir atrás e ponto. Eu tenho 1,74 e ela em torno de 1,80. Não se dorme 100% cômodo nem esticado mas a verdade é que se acostuma. Geralmente dormimos em postos de gasolina (onde tem banheiro, wi-fi, e eletricidade) ou em praças. Evitamos cidades grandes assim nos sentimos mais seguros e nunca repetimos o msm lugar em noites seguidas. Até o momento nenhum momento de tensão ou medo.

Para cozinhar temos um fogão da Nautika que é bem potente. Preparamos um café da manhã caprichado com aveia, sementes, frutas e ovos. Um almoço simples e a noite compramos algo leve para comer. Costumamos cozinhar em praças, postos ou estacionamentos de grandes mercados.

Sinto falta de acesso a energia elétrica e um banheiro, aprendi a não desperdiçar a chance de usar um. Para tomar banho buscamos um terreno vazio e que não passe ninguém (nem todos os postos possuem chuveiros), nos sentamos num banquinho e com uma garrafa nos banhamos, no começo é estranho mas dps se acostuma.

Outra coisa que faz falta é o acesso à água potável, além da água para consumo e para cozinhar usamos tbm para nos banhar, lavar a louça e roupa. Economia é a chave.

Para lavar roupa usamos um galão desses de 10L cortado, deixamos a roupa de molho e dps ficamos um tempão remexendo ela como faz na máquina de lavar, funciona e não necessita de quase nada de sabão. Dentro do carro passamos um varal e quando há privacidade estendemos do lado de fora.

Agora estamos parados por uns dias numa cidade chamada Mar del Tuyu, uma pessoa nos deixou acampar em seu quintal. A nossa rotina é curtir o dia na praia ou fazendo outras coisas e pela tarde/noite saímos a trabalhar, dps comemos e passeamos um pouco.

Escrevo esse relato com a intenção de mostrar que é possível com um pouco de planejamento viver assim. Antes eu pensava que necessitava de um montão de coisas para viver na estrada, mas a vdd é que sempre saímos com mais coisas do que precisamos.

Featured Replies

Postado
  • Membros

Que legal o que vcs estão fazendo!, nota 1000!

Você está trabalhando numa boa, ou o pessoal do governo tem te atazanado??

Editado por casal100

Postado
  • Colaboradores

Acho interessante esse modo de viagem. Ainda preciso tirar meu primeiro auto, mas penso seriamente em começar montando uma kombihome. 

Manda fotos dos lugares onde vc esteve, e de como é o uno por dentro se possível, nunca tinha visto alguém usando a velha caixinha de fósforo (apelido carinhoso, diga-se de passagem, meu pai já teve um) como veículo de longas viagens.

Editado por StanlleySantos

Postado
  • Membros

Cara, parabéns pelo seu esforço!

Dá pra imaginar que não é fácil mesmo, pelo seu relato, mas é como você mesmo disse: se acostuma! E se não valesse a pena você já tinha desistido né?

Sucesso para vocês e muita sorte nessa caminhada.

Abraços

Postado
  • Autor
  • Membros
  • Este é um post popular.

@casal100Trabalhamos de boa de boa, uma vez perto da capital uma pessoa da prefeitura veio falar comigo mas é pq queria saber o valor da massagem, mas não sei se em todas as cidades é assim tranquilo. Agora estou indo diariamente a uma feira de artesanato, e teve um dia que a polícia tomou a mercadoria de uma pessoa.

@StanlleySantos eu comecei esse projeto uns 8 anos atrás com uma kombi, dava um trabalho lascado e vi que tinha mesmo era vontade de viajar e a kombi estava sendo um fardo, aconteceram algumas coisas e fui pra estrada só com a mochila. A kombi é legal pq ela é simpática e faz amizades, o pessoal se aproxima pra ver, buzina na estrada (não sei se cumprimentam ou reclamam), mas eu não gostei muito não, é mto lenta e pesada, já tive tbm uma van antiga chamada Trafic que gostei mais.

@Lucass7sim não é fácil mas vale e muito a pena se é isso que vc quer, eu me sinto realizando e vivendo um sonho que comecei a sonhar vários anos atrás, não conseguia aceitar ter que trabalhar 6 dias e folgar 1, viajar somente em feriados e qdo a grana alcançasse, comecei a estruturar minha vida em coisas que poderia fazer em qualquer lugar do mundo sem depender de ninguém, as vezes dá certo outras vezes nem tanto, mas sinto que vou aprendendo a cada dia.

Modo cozinha em Pinamar, não recomendo cozinhar dentro do carro e agora evitamos fazer isso. 

_20230124_082745.thumb.JPG.53ddaf17729cf3ec64bb484046d71c24.JPG

Modo cama em Santa Terezinha, litoral.

Postado
  • Membros

Caramba essa panela de 2 andares é show de bola, ideia muito interessante mesmo!

Tá me animando a fazer algo parecido...valeu demais suas dicas.

Editado por casal100

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

Conteúdo Similar

Account

Navigation

Pesquisar

Configure browser push notifications

Chrome (Android)
  1. Tap the lock icon next to the address bar.
  2. Tap Permissions → Notifications.
  3. Adjust your preference.
Chrome (Desktop)
  1. Click the padlock icon in the address bar.
  2. Select Site settings.
  3. Find Notifications and adjust your preference.