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Salta e arredores, sem carro (mais ou menos...)


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Domingo, 30 de abril de 2023

A van pra Cachí começa a pegar a turma em suas hospedagens a partir de 7h. O hostel já deixa o café no jeito uns 15 minutos antes porque a maioria das pessoas que fica lá vai fazer os passeios pela região. Até finalmente juntar a galera e sair da cidade já são 8h.

O caminho até Cachí é de enlouquecer qualquer amante de geografia (e os que odeiam geografia também:grin:) pois são pelo menos 4 câmbios de paisagem. Começamos passando por plantações de tabaco, depois a atravessamos a floresta de Yungas, começamos a subir a Cuesta del Obispo e chegamos no alto da Piedra del Molino (3457m) e em seguida passamos a uma paisagem mais seca com o Parque Nacional Los Cardones e seus... cardones!, que são uma espécie de cacto típica da região, que crescem em altitude, aproximadamente 1 cm por ano, indicando que são bastante antigos e cuja diferença pra outros cactos é que disseram que seu interior é mais esponjoso.

Cuesta del Obispo

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Tem pontos como a Recta del Tin-Tin, onde a gente atualiza a definição de “segue reto toda vida” e um mirador pra ver o nevado de Cachí. Pouco antes de chegar em Cachí, perto de Payogasta, nessa época do ano é quando estão colocando as pimentas pra secar (uma região forte em produção de pimentas) e fica muito bonito aqueles campos de pimenta secando, aquele vermelho forte contrastando com o verde seco ao redor em vários pontos.

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Depois de seguir reto toda vida, estou ao lado de um jovem cardón de...sei lá...800 anos...

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Em Cachí mesmo não há muito o que ver, apenas a praça com uma igreja e um museu. O legal do passeio é mesmo a estrada. Paramos pra almoçar no Restaurante El Aujero de Cachí. Almoçamos todos da van na mesma mesa, eram quase todos argentinos, exceto eu, outra brasileira que estava viajando com uma amiga argentina e uma alemã. Na hora de pagar, como todos estavam pagando com dinheiro, eu peguei a grana e paguei no meu cartão pra não ter que sacar depois ::otemo::

Uma voltinha rápida na praça de Cachí e 15h começamos a voltar, dessa vez só a parada técnica pra baños no meio do caminho mas igualmente disfrutando a mesma vista maravilhosa que tivemos na ida. A guia Bethy também era muito boa, ia explicando coisas sobre o caminho, sobre a história de Salta, sobre a bandeira, os motivos da empanada salteña ser tão pequena, sobre a rotação de culturas de milho e outros com o tabaco pra descansar a terra, a expansão das tabacaleras, do que viviam as pessoas nos pequenos povoados, enfim, uma aula.

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Chegamos de volta em Salta 19h. Entrei no quarto do hostel e encontrei um casal conversando em espanhol. Mas não eram um casal, nem sua língua nativa era o espanhol. Conheci então o Gabriel, italiano de Milão e a Eva, alemã de Stuttgart, que tinham acabado de chegar, estavam combinando de sair pra comer e já me chamaram pra ir junto. A história dessa viagem ganharia lindos capítulos a partir desse momento. Fomos numa lanchonete numa das esquinas da Plaza 9 de Julio chamada Rustiko e pedimos uma hamburguesa. Fui o último a terminar de comer e isso pra frente ia virar meme 😂 Conversamos sobre os planos de viagem e eles já tinham fechado o passeio pra Cachí no dia seguinte. Como eu tinha acabado de voltar, falei sobre minhas impressões e conversamos outras amenidades normais de quem acaba de se conhecer. Voltamos pro hostel e fomos descansar pra mais um passeio cedo no dia seguinte, eles pra Cachí e eu pra Cafayate.

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  • Colaboradores

Segunda, 01 de maio de 2023

Novamente levantando cedo pra fazer os passeios. Descemos pro café que já fica no jeito pouco antes das 7h. Eva e Gabriel foram pra agência pegar o passeio de Cachí e eu fiquei esperando me buscarem pra Cafayate conforme já estava combinado. Ao contrário de ontem, dessa vez não tinha uma guia a parte, o próprio motorista é que ia falando as coisas pelo caminho. Mas novamente um passeio predominantemente com argentinos, que eram a maioria na van. Exceto eles, apenas eu, um coreano e duas francesas. A saída de Salta é pelo mesmo caminho de Cachí até a cidade de El Carril, onde as estradas se separam. Seguimos pela Ruta 68, mais uma das tantas estradas cênicas dessa região. Quando saímos de Salta o tempo estava fechado, chuviscando, mas o motorista/guia disse que provavelmente teria sol em Cafayate pois pluviosidade anual de Salta é de 1300mm e de Cafayate apenas 250mm, ou seja, uma região bem mais árida e ensolarada. E assim foi, nos aproximando de Cafayate o sol apareceu.

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Passamos primeiro pela Quebrada de las Conchas e a Garganta del Diablo. Passamos reto pelo Anfiteatro, onde pararíamos na volta e paramos no Mirante Tres Cruces. Seguimos até a entrada de Cafayate onde paramos na Bodega Vasija Secreta, uma vinícola dessa região que é famosa pela produção de vinhos de altura. Fizemos um tour rápido e uma degustação de vinho branco e tinto. Terminamos na Praça de Cafayate onde tem muitos restaurantes pra você escolher o que quiser, uma cerveja artesanal local chamada Me Echó la Burra e mais coisas pra ver. Cafayate é bem mais interessante que Cachí, urbanisticamente falando. Provei o doce de cayote que é um parente da abóbora mas que o sabor me lembrou doce de mamão verde ou cidra.

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Por volta de 15h começamos a voltar, paramos pra fotos próximo de La Yesera e no Anfiteatro. Assim como no dia anterior, o passeio chega de volta em Salta por volta de 19h.

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Fui pro hostel, poucos minutos depois Eva e Gabriel chegaram do passeio de Cachí e trocamos figurinhas de como tinham sido os nossos passeios. Eles gostaram tanto das fotos de Cafayate que resolveram fazer o tour no dia seguinte. Estávamos sempre conversando em espanhol e num momento em que eu comentei sobre os chinelos havaianas do Gabriel, uma moça que até então estava quieta na cama dela perguntou: Vc é brasileiro? Pronto, mais uma integrante pra turma. Conhecemos a Karol, paraibana, e já tratamos de convidar ela pra ir jantar. Fomos no restaurante Doña Salta. Pedi um matambre muito bom. Novamente fui o último a terminar de comer :D Dois dias seguidos de passeio saindo 7h da manhã e voltando 7h da noite dá uma cansada. Hostel e cama 😴

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Demais o relato @Rezzende! Que ideia incrível ir para as salinas no amanhecer, deve ter sido mágico 😍 

É muito legal quando a gente tá sozinho e encontra uma galera massa né? 

Aguardando a continuação, espero que você tenha visitado o cerro de 14 colores hehehe (na minha humilde opinião o lugar mais surreal da região)

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